???global.info.a_carregar???
Jose Antonio Figueiredo. Concluiu o(a) Doutoramento em 2008/12/03 pela Universidade do Minho, Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas em 1988/07/02 pelo ISCTE Business School. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém. Coordenador da Licenciatura de Marketing e Publicidade no Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém. Coordenador da Licenciatura de Gestão de Marketing no Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém. Membro do Conselho Científico CIAC no Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Publicou 2 livros. Nas suas atividades profissionais interagiu com 13 investigadores em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Marketing; Publicidade; management; technology; tourism; Emotional labour and culture; Nigerian call centres; Call centre agents; Non-western context; Sport sponsorship; bibliometric analysis; VOS viewer; Emerging themes; Literature review; keyword analysis; luxury apparel; middle class; emerging markets; collectivism; income levels; service quality; word of mouth; custom satisfaction; health care; higher education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jose Antonio Figueiredo

Nomes de citação

  • Figueiredo, Jose

Identificadores de autor

Ciência ID
A610-66A9-C607
ORCID iD
0000-0002-9367-8210

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
Formação
Grau Classificação
2001/09/03 - 2008/12/03
Concluído
Doutoramento (Doutoramento)
Especialização em Ciências Empresariais
Universidade do Minho, Portugal
Aprovado
1993/09/05 - 1995/07/23
Concluído
Gestão de Empresas/The Lisbon MBA (Pós-Graduação)
Especialização em Marketing
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
16
1983/10/02 - 1988/07/02
Concluído
Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura)
ISCTE Business School, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/02/14 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2009/02 - 2014/02 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2012 - 2014 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2009/01 - 2012/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2010 - 2010 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Gestão e Administração Leiria, Portugal
2010 - 2010 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2003 - 2006/06 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/30 - Atual Coordenador da Licenciatura de Gestão de Marketing Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2020/09/29 - Atual Membro do Conselho Científico CIAC Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Unidade de Investigação, Portugal
(...)
2014 - Atual Coordenador da Licenciatura de Marketing e Publicidade Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Figueiredo, Jose. "Evaluation of Band Extensions: The Case of Fragrances". Trabalho apresentado em XVIII SEMINARIO LUSO-ESPAÑOL DE ECONOMIA EMPRESARIAL, 2016. Salamanca, Salamanca, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Lopez-Pastor, Marcial; Garcia-Madariaga, Jesus; Sanchez, Joaquin; Figueiredo, José. "DEMAND IMPACT FOR PRICES ENDING WITH “9” AND “0” IN ONLINE AND OFFLINE CONSUMER GOODS RETAIL TRADE CHANNELS". International Review of Management and Marketing 10 6 (2020): 58-78. http://dx.doi.org/10.32479/irmm.10683.
    10.32479/irmm.10683
  2. Blasco López, Maria Francisca; Virto, Nuria Recuero; Figueiredo, José. "Determinants of Residents’ Word-of-Mouth Behaviour and Support for Tourism". Administrative Sciences 10 3 (2020): 51. http://dx.doi.org/10.3390/admsci10030051.
    Acesso aberto • 10.3390/admsci10030051
  3. Figueiredo, Jose; Eiriz, Vasco. "Fragrances' luxury brand extension: consumer behaviour and influences". EuroMed Journal of Business 16 2 (2020): 241-258. http://dx.doi.org/10.1108/emjb-04-2020-0038.
    10.1108/emjb-04-2020-0038
  4. Jose Figueiredo; Vasco Eiriz. "Fragrances' luxury brand extension: consumer behaviour and influences". EuroMed Journal of Business ahead-of-p ahead-of-p (2020): https://doi.org/10.1108/EMJB-04-2020-0038.
    10.1108/EMJB-04-2020-0038
  5. Recuero Virto, Nuria; Gomez Punzón, Jonatan; Blasco López, Maria Francisca; Figueiredo, José. "Perceived relationship investment as a driver of loyalty: The case of Conimbriga Monographic Museum". Journal of Destination Marketing & Management 11 (2019): 23-31. http://dx.doi.org/10.1016/j.jdmm.2018.11.001.
    10.1016/j.jdmm.2018.11.001
  6. Eiriz, Vasco; Barbosa, Natália; Figueiredo, José. "A conceptual framework to analyse hospital competitiveness". The Service Industries Journal 30 3 (2009): 437-448. http://dx.doi.org/10.1080/02642060802236137.
    Publicado • 10.1080/02642060802236137
  7. Figueiredo, Jose; Eiriz, Vasco. "Analysis of the impact of technological innovation on healthcare services". International Journal of Behavioural and Healthcare Research 1 3 (2009): 234-246.
    Publicado
  8. Eiriz, Vasco; António Figueiredo, José. "Quality evaluation in health care services based on customer-provider relationships". International Journal of Health Care Quality Assurance 18 6 (2005): 404-412. http://dx.doi.org/10.1108/09526860510619408.
    Publicado • 10.1108/09526860510619408
  9. Figueiredo, Jose; Eiriz, Vasco. "Uma Abordagem em Rede à Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde". Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão 3 4 (2004): 20-28. http://purl.org/coar/access_right/c_16ec.
    Publicado
Livro
  1. Figueiredo, Jose. Sem casas, sem carros, sem lojas- Modelos de negócio no séc.XXI. Lisboa, Portugal: Actual Editora. 2020.
    Publicado
  2. Figueiredo, Jose. 12 regras de comunicação. Lisboa, Portugal: Escolar Editora. 2014.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Figueiredo, Jose; Eiriz, Vasco. "Public and private partnerships in the hospital sector – New challenges for Portugal". Trabalho apresentado em The 10th International Conference of Public and Private Sector Partnerships, SHEFFIELD HALLAM UNIVERSITY, 2004, Faro, 2004.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Figueiredo, Jose. "Inovação e desempenho de equipamentos médicos : estudo qualitativo em hospitais portugueses". Doutoramento, Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, 2008. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9074.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/10/09 - 2020/10/09 Estágio Curricular Entidade: Nuno Ramos Pires, Unipessoal Lda.
Orientador de Diogo Miguel Esteves Rato
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2020/09/29 - 2020/09/29 Estágio Curricular Entidade: Crivosoft - Serviços de Marketing Digital
Orientador de Renata dos Santos Monteiro
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2020/09/28 - 2020/09/28 Estágio Curricular Entidade: Luís, Vitaliano e Luís, SA
Orientador de André Lopes Ferreira
Marketing e Consumo (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2020/09/28 - 2020/09/28 Estágio Curricular Entidade: Manuel Conceição Graça
Orientador de Margarida Baltazar Ferreira
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2020/09/25 - 2020/09/25 Estágio Curricular Entidade: Importante Sublinhar Lda - World Print
Orientador de Ana Margarida Gonçalves Albino
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2020/09/17 - 2020/09/17 Estágio Curricular Entidade: Creative Minds
Orientador
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2020/06/15 - 2020/09/15 Estágio curricular Entidade: Crivosoft
Orientador de Francisca do Rosário Marques Marcelino
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2020/09/08 - 2020/09/08 Estágio Curricular Entidade: Crivosoft
Orientador de Patrícia Isabel Patrício Leal Pereira
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2020/09/03 - 2020/09/03 Estágio Curricular Entidade: Marco Gouveia - Digital Marketing
Orientador de Maria Laura Costa
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2020/07/30 - 2020/07/30 Estágio Curricular Entidade: Purpled Webconcepts
Orientador de Matilde Quadros da Silva
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2019/10/23 - 2019/10/23 Estágio Curricular Entidade: Caetano Auto
Orientador de João Pedro Reis Pereira
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2019/07/15 - 2019/10/15 Estágio Curricular Entidade: ITMP Alimentar SA (Intermarché)
Orientador de Rafaela Pires Duarte
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2019/10/09 - 2019/10/09 Estágio Curricular Entidade: Cofina Media
Orientador de Catarina Benício Brito
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2019/10/03 - 2019/10/03 Estágio Curricular Entidade: Tecauto
Orientador de Sara Alexandre Catarino
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2019/10/03 - 2019/10/03 Estágio Curricular Entidade: Prime Group
Orientador de Alice Batista Satiro
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2019/07/01 - 2019/09/30 Estágio Curricular Entidade: APAAC
Orientador de Marta Pinto Velez
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/11/15 - 2018/11/15 Tese de Mestrado em Marketing: "Os Determinantes na Escolha do Banco dos Clientes Particulares"
Orientador de Rui Manuel Ferreira Abreu
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/07/01 - 2018/10/31 Estágio Curricular Entidade: Teletrade Lda.
Orientador
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/10/12 - 2018/10/12 Estágio Curricular Entidade: Randstad II
Orientador de Débora Filipa Bexiga Simões
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/09/18 - 2018/09/18 Estágio Curricular Entidade: Quinta do Casal Branco
Orientador de Andreia Policarpo Bessa
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/06/18 - 2018/09/18 Estágio Curricular Entidade: TLC Marketing Ibérica
Orientador de Sandra Ferreira Teresa Teixeira
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/07/12 - 2018/07/12 Estágio Curricular Entidade: TAP
Orientador
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/05/15 - 2018/05/15 Tese de Mestrado em Marketing - "Plano de Marketing - Santarém Hotel"
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/02/05 - 2018/02/05 Estágio Curricular Entidade: IP - Tintas, Unipessoal, Lda
Orientador de Sónia Alexandre Jorge dos Santos Luís
Marketing e Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/11/20 Marketing Digital nos vinhos tintos premium portugueses
Arguente
Joana Nunes Faria dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2019/07/08 Effectiveness of Internal Marketing on Employee's Performance in Social Economy Organisations
Arguente
MAHMUD ELGAED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/11/15 Os determinantes na escolha do banco dos clientes particulares
Orientador
Rui Manuel Ferreira Abreu (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018 Merchandising e comunicação visual: uma aplicação na sinalética nos pontos de venda da ALDI Supermercados
Arguente principal
Adriana Braga Serra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 Plano de Marketing - Santarém Hotel
Orientador
Sílvio Levi Pinheiro Duque (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2016 Critérios de decisão na realização de ecografias obstétricas
Orientador
Cíntia Isabel Pina Trincão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2015 Construção de um novo modelo de estratégia de desenvolvimento económico para os pequenos estados insulares em desenvolvimento
Arguente
Albertino da Boa Morte Francisco (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 A avaliação da extensão de marca de luxo
Orientador
Joana Catarina Coelho dos Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2014 O Valor da marca – Modelo integrativo de avaliação de marcas
Arguente
Daniel do Nascimento Pereira da Silva (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Proposta de desenvolvimento de um sistema de incentivos à área comercial : o caso do Crédito Agrícola
Orientador
Nuno Miguel dos Santos Gouveia Simões (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2012 Contributo das redes sociais na Internet para a adopção de contraceptivos orais em Portugal
Arguente
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2010 A publicidade e as audiências televisivas: o valor do Benfica como conteúdo catalizador de publicidade
Arguente
João Pedro Teixeira de Lucena (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - 2020 1st International Conference on Management, Technology and Tourism: Social Value Creation (ICOMTT2020) Instituto Politecnico de Santarem

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/12/09 - 2021/01/03 Journal of Fashion Marketing Management (1361-2026) Emerald
2020/09/21 - 2020/10/19 Management research review Emerald Publishing
2020/04/22 - 2020/05/17 Management Research Review (2040-8269) Emerald (MCB UP)
2020/03/29 - 2020/04/20 Qualitative Market Research An International Journal (1352-2752) Emerald (MCB UP)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/09/29 - Atual Membro do Conselho Científico do CIAC
Membro
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém Unidade de Investigação, Portugal
2020/02/03 - 2020/02/04 Membro da Comissão Científica - 1st International Conference on Management, Technology and Tourism: Social Value Creation (ICOMTT2020)
Membro
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/03/23 - Atual Membro do Júri de Reconhecimento de Graus Académicos e Diplomas de Ensino Superior Área científica de Marketing Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2020/07/30 - 2020/07/30 Provas Públicas para atribuição do Título de Especialista, área de Marketing e Publicidade (CNAEF - 342). Sílvio Levi Pinheiro Duque Atribuição de Título de Especialista - Despacho 56-2020. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/07/31 - 2018/07/31 Membro do Júri de Seleção e Seriação dos candidatos ao Mestrado em Marketing Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/03/16 - 2018/05/17 Provas Públicas para a Atribuição do Título de Especialista em Marketing. Carlos Augusto Clamote Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2017/09/18 - 2017/09/18 Membro do Júri de Seleção e Seriação dos candidatos ao Mestrado em Marketing Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2016/12/06 - 2017/01/19 Provas Públicas para Atribuição do Título de Especialista em Marketing. Duarte Miguel da Costa Xara Brasil Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal