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Nasceu no Porto em 1984. Doutorado em Belas Artes (especialidade videojogos) pela Universidad Politécnica de Valencia (UPV), Espanha, desde 2012, onde em 2010 obteve o Diploma de Estudios Avanzados (DEA) e em 2009 o Título de Especialista Universitário. Em 2006 licenciou-se em Tecnologias da Comunicação Multimédia no Instituto Superior da Maia onde também foi professor. Colaborou nas revistas de videojogos Mega Score e Hype! e GameCultura (Brasil) e foi coordenador, formador e membro da Comissão Científica da 1ª edição do Curso de Especialização Game Design: Pensar o Jogo na Alquimia da Cor (Porto). Investigador na área dos videojogos desde 2002, é, atualmente, Professor Auxiliar de várias unidades curriculares na área do Game Design, Argumento e Narrativas Interativas, História dos Videojogos e Crítica e Análise de Videojogos da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto tendo também já lecionado unidades curriculares na área da Comunicação, Cultura Visual e Semiótica nas Licenciaturas de Design de Comunicação e Comunicação Aplicada na mesma universidade. Anteriormente, lecionava em vários cursos e instituições tais como Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa e no Curso Superior Técnico Profissional da Escola Superior de Artes Media e Design do Instituto Politécnico do Porto. Está, atualmente, envolvido na orientação e planificação de diversos videojogos a serem produzidos no âmbito académico em Portugal.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
André Carita
Data de nascimento
1984/03/20
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Carita, André
  • André Carita

Identificadores de autor

Ciência ID
A511-F1AD-BC93

Endereços de correio eletrónico

  • andre.carita@ulusofona.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 963883859 (Pessoal)

Websites

  • pensarvideojogos.blogspot.com (Blogue)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Outras Ciências da Engenharia e Tecnologias

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/06/01 - 2020/09/01
Concluído
Ubisoft Game Creators' Odyssey - Act I: Rational Game Design (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Rational Game Design
Ubisoft Entertainment SA, França

Concordia University, Canadá
2007 - 2012
Concluído
Belas-Artes (especialidade videojogos) (Doutoramento)
Especialização em Videojogos
Universitat Politècnica de València, Espanha
"Videojuegos. Experiencias Inmersivas, Correlaciones Creativas y Experimentaciones Comunicativas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
APTO «CUM LAUDE»
2007 - 2009
Concluído
Belas Artes (DEA)
Especialização em Videojogos
Universitat Politècnica de València, Espanha
"Gameplay: Immersion Experiences – An Introduction To Videogame Studies" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Nota máxima (sobresaliente)
2002 - 2006
Concluído
Tecnologias da Comunicação e Multimédia (Licenciatura)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
"Cinegames - Influências e Diferentes Adaptações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2016/09 - 2018/09 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/09 - 2018/09 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2006/12 - 2008/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - 2021/10/01 Subdirector de Unidade Orgânica Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carita, André; Alves de Sousa, João. "Exploring Student Perceptions: Analyzing Votes on Video Game Final Presentations in a Video Game Course". Trabalho apresentado em DIGICOM 2024, Barcelos, 2024.
    Publicado
  2. Domingues, José Miguel; Filipe, Vítor; Filipe Luz; André Carita; Domingues, José; Filipe, Vitor; Luz, Filipe. Autor correspondente: Luz, Filipe. "The Impact of Perceived Challenge on Narrative Immersion in RPG Video Games: A Preliminary Study". Trabalho apresentado em 16th International Conference on Game and Entertainment Technologies 2023, Porto, 2023.
    Publicado
  3. Carita, André. "Photography in Video Games: The Artistic Potential of Virtual Worlds". Trabalho apresentado em xCoAx2013:, Bergamo, 2013.
    Publicado
  4. Carita, André. "Videojogos e pintura: um jogo de correlações". Trabalho apresentado em Videojogos 2013: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, Coimbra, 2013.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Carita, André. "Vício ou diversão?", Jornal Metro, 2007
Artigo em revista
  1. Domingues, José Miguel; Filipe, Vítor; André Carita; Carvalho, Vítor. Autor correspondente: Carvalho, Vítor. "Understanding the Impact of Perceived Challenge on Narrative Immersion in Video Games: The Role-Playing Game Genre as a Case Study". Information 15 6 (2024): https://www.mdpi.com/2078-2489/15/6/294.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Carita, André. "Trash games: o importante poder obscuro da comunicação e dos videojogos.". Comunicação Pública. Dossiê temático - Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia 17 33 (2022): https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/479/616.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34629/cpublica.479
  3. Carita, André. "Persuasive Games: Persuasão Como Abertura ao Pensamento Crítico". Revista de Arte, Ciência e Comunicação 9 19 (2015): 1-9. http://www.artciencia.com/index.php/artciencia/article/viewFile/512/pdf.
    Publicado
  4. Carita, André. "Jogar e pensar videojogos: obras abertas à comunicação". Revista Comunicando: Os Novos Caminhos da Comunicação - Os Desafios da Investigação em Ciências da Comunicação: Debates e Perspectivas de Futuro 3 3 (2014): 264-286. http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20141220-artigovf_jogar_e_pensar_videojogos_obras_abertas____comunica____o.pdf.
    Publicado
  5. Carita, André. "Videojogos e arte: uma importante permeabilidade". DEFORMA (2012):
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Carita, André. "Secção Mesa-Redonda", Smash!, 2009
  2. Carita, André. "Da experiência de jogo à literacia", GameCultura, 2008
  3. Carita, André. "A complexa caveira de Gears of War", Hype!, 2008
  4. Carita, André. "Paidia q.b.", Hype!, 2008
  5. Carita, André. "Cineplay, cinegamers", Hype!, 2008
  6. Carita, André. "A dualidade dos gráficos", Hype!, 2008
  7. Carita, André. "Os heróis que completamos", Hype!, 2007
  8. Carita, André. "Apelo à nossa veia exploradora", Hype!, 2007
  9. Carita, André. "Cinegames / Cinegamers: Play, watch and play again...", Vinte e um por vinte e um - Cinema no Porto: O Estado da Arte, 2007
  10. Carita, André. "Leituras de jogo", Hype!, 2007
  11. Carita, André. "Emoção em pixels", GameCultura, 2007
  12. Carita, André. "Push start button", Hype!, 2007
  13. Carita, André. "Vestígios do real em código binário", GameCultura, 2007
  14. Carita, André. "Nostalgia: uma multiplicidade de valores", GameCultura, 2007
  15. Carita, André. "Realidades wiirtuais", Mega Score, 2007
  16. Carita, André. "O game designer que há em nós", Mega Score, 2007
  17. Carita, André. "Videojogos, Semiótica e Arte", GameCultura, 2007
  18. Carita, André. "Do pixelizado ao realismo", Mega Score, 2007
  19. Carita, André. "Os jogadores tornaram os jogos mais inteligentes", Mega Score, 2007
  20. Carita, André. "Jogabilidades e jogabilidade", Mega Score, 2006
  21. Carita, André. "Bot: a simulação de um adversário real", GameCultura, 2006
  22. Carita, André. "Double-click: uma viagem temporal", GameCultura, 2006
  23. Carita, André. "O ponto de partida para uma constante descoberta", Mega Score, 2006
  24. Carita, André. "Um click pela História", Mega Score, 2006
Capítulo de livro
  1. Carita, André; de Sousa, João Alves. "Exploring Student Perceptions: Analyzing Votes on Video Game Final Presentations in a Video Game Course". In Advances in Design and Digital Communication V, 3-16. Springer Nature Switzerland, 2024.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-77566-6_1
Livro
  1. Carita, André. A Fotografia nos Videojogos: Um ensaio fotográfico ao The Last of Us Part II. Portugal: Lisbon Press. 2023.
    Publicado
  2. Carita, André. Pensar Videojogos: Design, Arte e Comunicação. Campo Grande, Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2015.
    Publicado
Manual
  1. Carita, André. Crítica de Videojogos. 2019.
  2. Carita, André. Pensamento crítico e escrita criativa. Portugal. 2019.
  3. Carita, André. Directrizes gerais de análise de videojogos. Portugal. 2019.
  4. Carita, André. Ficção: Tipos e Técnicas. Portugal. 2016.
  5. Carita, André. Tipos de personagens nos videojogos. Portugal. 2016.
  6. Carita, André. A progressão da história: estrutura dos três-actos. Portugal. 2016.
  7. Carita, André. Elementos para a criação de uma boa história. Portugal. 2015.
  8. Carita, André. Personagem. Portugal. 2015.
  9. Carita, André. Game Design & Game Writing Tips. Portugal. 2014.
  10. Carita, André. The High-Level Design Document. Portugal. 2013.
  11. Carita, André. Signo e significação. Portugal. 2013.
  12. Carita, André. Categorias dos signos. Portugal. 2013.
  13. Carita, André. Texto e imagem. Portugal. 2013.
  14. Carita, André. Intertextualidade. Portugal. 2013.
  15. Carita, André. Significantes plásticos: composição I e II. Portugal. 2013.
  16. Carita, André. Cor e seus significados. Portugal. 2013.
  17. Carita, André. Linguagem scripto-visual. Portugal. 2013.
  18. Carita, André. The One-Sheet Document. Portugal. 2013.
  19. Carita, André. Videojogos: sistemas emergentes. Portugal. 2013.
  20. Carita, André. Histórias que criamos. Portugal. 2013.
  21. Carita, André. Narrativas que jogamos (Estruturas Narrativas). Portugal. 2013.
  22. Carita, André. Storytelling, Game Writters & Game Design. Portugal. 2013.
  23. Carita, André. Abordagem Histórica dos Videojogos. Portugal. 2012.
  24. Carita, André. História dos Jogos e Interfaces: Década de 80. Portugal. 2012.
  25. Carita, André. Planificação e Documentação e Videojogos. Portugal. 2012.
  26. Carita, André. História dos Jogos e Interfaces: Década de 40-60. Portugal. 2012.
  27. Carita, André. História dos Jogos e Interfaces: Década de 70. Portugal. 2012.
  28. Carita, André. História dos Jogos e Interfaces: Década de 90. Portugal. 2012.
  29. Carita, André. História dos Jogos e Interfaces: Anos 2000. Portugal. 2012.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Carita, André. Homenagem a Herberto Helder.

Outros

Outra produção
  1. re_PAIR. The two sons of a Level Designer accidentally erased the level their dad had drawn on a whiteboard. Now, they have to recreate it and play it before their father comes back! re_PAIR, videojogo 2D de puzzles desenvolvido e publicado em colaboração para a Global Game Jam 2020. Função: game designer.. 2020. Carita, André. https://globalgamejam.org/2020/games/repair-8-4.
  2. Poproids: Suicide Mission!. Poproids: Suicide Mission!, videojogo de acção/arcade desenvolvido para iPod Touch, iPhone e iPad. Função: game designer, ilustrador e game tester.. 2012. Carita, André; Tiago Fernandes; Filipa Vasconcelos; Luis Carita.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2008 Videogame Literacy: Art / Design / Studies
(Matosinhos, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024 Bergolis, videojogo 3D terapêutico que procura explorar diversas fobias, desenvolvido para PC por estudantes do terceiro ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Coorientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023 - 2024 P.A.R.T.N.E.R.S., videojogo 3D survival/puzzle de cooperação, desenvolvido para PC por estudantes do terceiro ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Coorientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023 - 2024 Krystal Kore, videojogo 2D de puzzle/plataformas, desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023 - 2024 Yin Yang, videojogo 2D de acção/plataformas desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023 - 2024 Never, videojogo 2D de exploração/survival desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023 - 2024 Adventure in Mondrian, videojogo 2D de puzzles desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 - 2024 O impacto do desafio percecionado na imersão narrativa dos videojogos: O género Role-Playing Game como estudo de caso
Coorientador de José Miguel Vieira Domingues
Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2023 Campus Conundrum, videojogo 3D de puzzle (escape room), desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto. Videojogo selecionado para os 10 finalistas da 9ª Edição dos Prémios PlayStation (2023).
Coorientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023 - 2023 Dragon's Spite, videojogo 3D de acção/arcade desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Coorientador de Romeu Neto, Carolina Freitas, Leonardo Neves, Hugo Sousa
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023 - 2023 Don Drag, videojogo 3D de corridas multiplayer desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Coorientador de Bruno Costa, Fábio Monteiro, Bernardo Soares, Nuno Coelho
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2023 Brute Force Attack, videojogo 2D de acção/luta desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Orientador de Romeu Neto e Nuno Coelho
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2023 Mon Montesk, videojogo 2D género Virtual Pet desenvolvido para mobile por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Orientador de Alexandre Silva, Fábio Monteiro, Bruno Costa
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2023 Sushi Cats, videojogo 2D de cooking/management desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2023 Last Sentinel, videojogo 2D de acção/estratégia (tower defense), desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2023 Eldrisi, videojogo 3D de acção/plataformas desenvolvido para PC por estudantes do terceiro ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Coorientador de David Magalhães, Leonardo Figueiredo, Gonçalo Indi, Gonçalo Dias
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2023 Into The Dreamlands, videojogo 3D de puzzles/plataformas desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Coorientador de Carolina Ribeiro, Jenifer Lagoaça, Inês Correia, Hugo Barbosa, Rui Pinto
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2023 Project Medal, videojogo 3D de luta/arcade desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Coorientador de Sérgio Batista, Pedro Cardoso, Gonçalo Ferreira, Lara Moreira, Tomás Marques
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2023 Reset The Sun, videojogo 3D de plataformas/puzzles desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
Coorientador de Pedro Rodrigues, Tiago Videira, Gonçalo Mendonça, Francisco Pereira
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022/05/01 - 2022/07/22 Orientador de estágio da estudante Melissa Cébola desenvolvido na empresa Exaud, para Seminário de Projectos e Integração Profissional da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia. Nota final 19 (em 20).
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022/05/01 - 2022/07/22 Orientador de estágio do estudante José Fonseca desenvolvido na empresa Exaud, para Seminário de Projectos e Integração Profissional da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia. Nota final 18 (em 20).
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022/04/04 - 2022/07/22 Orientador de estágio do estudante Gean Silva desenvolvido na empresa Mindera, para Seminário de Projectos e Integração Profissional da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia. Nota final 19 (em 20).
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2022 OMG I Am Late, videojogo 3D puzzle/runner desenvolvido para dispositivos móveis por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2022 Babel, videojogo 3D de acção/puzzle na primeira pessoa, desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2022 Paper Odyssey, videojogo 3D endless run/aventura desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2022 Rigor Mortis, videojogo 3D de aventura/exploração desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022 - 2022 DreamTrap, videojogo 3D de aventura/exploração na primeira pessoa desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021 - 2022 Drit, videojogo 2D top down dungeon crawler desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021 - 2022 Dodge Game, videojogo 2D arcade desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021 - 2022 Blue Impact, videojogo 2D beat’em’up desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021 - 2022 Lovely Potion, videojogo 2D shoot’em’up runner desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021 - 2022 HELLp Granny, videojogo 2D top down shooter desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021 - 2022 In Memory of You, videojogo 2D visual novel desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020/11/01 - 2021/01/30 Orientador de estágio do estudante Valter Medeiros desenvolvido no Departamento de Oceanografia e Pescas, unidade orgânica da Universidade dos Açores, para Seminário de Projectos e Integração Profissional da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia. Nota final 18 (em 20).
Orientador de Valter Medeiros
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021 - 2021 The Core Problem, videojogo 3D na primeira pessoa desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021 - 2021 Delivery Man, videojogo 3D arcade/endless runner desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021 - 2021 Willy The Fixer, videojogo 3D de puzzles e plataformas desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021 - 2021 Thermo Jump, videojogo 3D na primeira pessoa desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021 - 2021 Paradise Café Episódio II: Renascença, videojogo 3D de aventura gráfica inspirado no videojogo original português publicado em 1985 desenvolvido para PC por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 - 2021 Thoughtscape, videojogo 2D experimental sobre depressão para Android/iOS, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador de Gustavo Maldonado; Bernardo Santos
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 - 2021 Devil's Licence, videojogo 2D de estratégia top-down point and click para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador de Inácio Maio; Melissa Cébola; Pedro Barbosa; Sofia Silva
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 - 2021 Clash Arena, videojogo 2D de estratégia para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador de João Almeida; José Santos; Miguel Teixeira; Tomás Marques
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 - 2021 RPS, videojogo 2D de estratégia para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador de Francisco Silva; José Fonseca
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 - 2021 What Lies in The Darkness, videojogo 2D de survival horror para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador de Gean Silva; Giuseppe Accorsini; João Esteves; Luiz Santos
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 - 2021 Sinful Virtue, videojogo 2D de aventura e estratégia para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador de António Francisco; Francisco Lamelas; Nuno Morgado; Rodrigo Vieira
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 - 2021 Shaped Rush, videojogo 2D arcade para Android/iOS, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador de Francisco Vaz; Ricardo Fernandes
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020/03/01 - 2020/06/01 Orientador de estágio do estudante Gonçalo de Jesus desenvolvido na empresa Ground Control Studios, para Seminário de Projectos e Integração Profissional da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto. Nota final 18 valores (em 20).
Orientador de Gonçalo de Jesus
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020/03/01 - 2020/06/01 Orientador de estágio da estudante Carolina Costa desenvolvido na empresa VR360, para Seminário de Projectos e Integração Profissional da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto. Nota final 18 valores (em 20).
Orientador de Carolina Costa
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020/03/01 - 2020/06/01 Orientador de estágio do estudante Joel Barros desenvolvido na empresa Fraunhofer Portugal, para Seminário de Projectos e Integração Profissional da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto. Nota final 17 valores (em 20).
Orientador de Joel Barros
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020/03/01 - 2020/06/01 Orientador de estágio do estudante Paulo Duarte desenvolvido na empresa Adamastor Studio, para Seminário de Projectos e Integração Profissional da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto. Nota final 17 valores (em 20).
Orientador de Paulo Duarte
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - 2020 Flowing, videojogo 2D de puzzles para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador de Eduardo Peixoto; Francisco Vaz; Nuno Morgado; Vinicius Laurindo
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - 2020 Shreddy Teddy, videojogo 2D de acção/tiros/side-scroller para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador de Maria Machado; Gonçalo Reis; Simón Riffo; Roberto Fernandes
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - 2020 Kiro, videojogo 2D de plataformas/puzzle para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Coorientador de Marcos Engelhard; João Ribeiro; José Ribeiro; Rui Lima
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - 2020 Khaba Run, videojogo 2D de corrida/puzzle/arcadas para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Coorientador de Bernardo Fosquinha; Bruno Fonseca; Diogo Alves; Simão Gonçalves; Vasco Coelho
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - 2020 Shanar’s Rune, videojogo 3D de aventura e exploração na terceira pessoa para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Coorientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - 2020 Behind the Scenes, videojogo 3D de exploração e mini-jogos para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Coorientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - 2020 Chemy, videojogo 3D de plataformas/puzzles na primeira pessoa para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Coorientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - 2020 Steel on Wheels, videojogo 3D de corrida e combate para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Coorientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - 2019 Don’t Keep The Devil Waiting, videojogo 2D de western/estratégia por turnos para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador de Fábio França; Lucas Kenji; Luana Baía; Ricardo Oliveira
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 The Last Stickman, videojogo 2D de plataformas/speedrunner para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 InSynch, videojogo rítmico para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 Revolution, videojogo de luta/ritmo 2D para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 BOP, videojogo de plataformas/puzzles 2D para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 The Chair, uma narrativa interactiva/jogo sério para PC, desenvolvido por um estudante do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 Heaven Scape, videojogo 3D de plataformas e exploração na terceira pessoa para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 This Fight of Mine, videojogo 3D hack’n’slash na primeira pessoa para PC, desenvolvido por um estudante do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 Holy Forgivness, videojogo 3D de acção e puzzles para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 Carta, videojogo 3D com narrativa interactiva/casual para PC, desenvolvido por estudantes do segundo ano da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
Orientador de Gonçalo de Jesus; Francisco Gonçalves
Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2018 Hack of a Plan, videojogo FPS multiplayer de estratégia/stealth para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Coorientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 Reisen, videojogo de aventura na terceira pessoa para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Coorientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 Symphony Flux, videojogo musical/ritmo para PC e smartphones, desenvolvido por um estudante do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Coorientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 Mutiny, videojogo de estratégia turn-based em perspectiva isométrica para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Coorientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 Terra Nova, videojogo 3D de aventura e exploração na primeira pessoa para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Coorientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 Paramnesia, videojogo 2D de plataforma/puzzle para PC, desenvolvido por estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Coorientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 ATMU, videojogo 2D de plataforma/puzzles para PC, desenvolvido por estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 Illuminants, videojogo 3D de puzzle para PC, desenvolvido por estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 Battle for Chessex, videojogo de Real-Time Strategy para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 Thaluth, free to play multiplayer collectible card game para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 Iteration, videojogo VR de exploração first-person para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Videojogo seleccionado para o Indie Dome da Lisboa Games Week 2017.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 Skratch, videojogo de aventura/acção third-person para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 Dark Step, videojogo de plataformas 3D third-person para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Coorientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 Gladiators, videojogo de aventura/acção third person para PC, desenvolvido por estudantes do primeiro ano do Curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, Vila do Conde.
Orientador
Curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 - 2017 Death Island, videojogo FPS multiplayer para PC, desenvolvido por estudantes do primeiro ano do Curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, Vila do Conde.
Orientador
Curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 - 2017 Human Machine, videojogo visual novel com elementos RPG para PC, desenvolvido por estudantes do primeiro ano do Curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, Vila do Conde.
Orientador
Curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 - 2017 Sinai's Destiny, videojogo de aventura RPG third-person para PC, desenvolvido por estudantes do primeiro ano do Curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, Vila do Conde.
Orientador
Curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 - 2017 The Blank, videojogo de plataformas/puzzles 3D isométrico para PC, desenvolvido por estudantes do primeiro ano do Curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, Vila do Conde.
Orientador
Curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital (Outra)
Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2016 - 2016 AKO, videojogo de aventura/plataformas third-person para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Videojogo seleccionado para o Indie Dome da Lisboa Games Week 2017.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 Flore, videojogo de simulação/crafting 2D para PC/Mac e plataformas móveis, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 Wolf, videojogo de aventura/survival 3D para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 Draw The Way, videojogo de puzzles 2D para smartphone/tablets, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 Forsaken, videojogo first-person shooter/survival para PC, Mac e Linux, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 Shell Shocked, videojogo point-and-click puzzle/adventure 2.5D para plataformas móveis, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 Classic Dream, videojogo de exploração/puzzles 3D para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 Endless Galaxy, videojogo de plataformas/endless run 3D para plataformas móveis, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 The Root of Evil, videojogo point-and-click horror 3D para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 Hidden, videojogo de exploração 3D para PC, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 Johnny Jump, videojogo de plataformas/side-scrolling 2D para smartphones e tablets, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 Go Fatty!, videojogo de plataformas/side-scrolling 2D para PC e plataformas móveis, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 YOLO: Unless You're a Zombie, videojogo de acção/tiros 3D para PC, smartphones e tablets, desenvolvido por estudantes do último ano da Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Orientador
Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2014 Chaos Race, videojogo de acção/corridas 3D para PC, desenvolvido por estudantes da 1ª Edição da Pós-Graduação “Game Design: Pensar o Jogo” que decorreu na Alquimia da Cor, Porto.
Orientador
Game Design: Pensar o Jogo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Alquimia da Cor, Portugal
2012 - 2014 Between Worlds, videojogo de plataformas/puzzles 3D para PC, desenvolvido por estudantes da 1ª Edição da Pós-Graduação “Game Design: Pensar o Jogo” que decorreu na Alquimia da Cor, Porto.
Orientador
Game Design: Pensar o Jogo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Alquimia da Cor, Portugal
2012 - 2014 BeQuest, serious game 3D para PC em torno do tema da permacultura, desenvolvido por estudantes da 1ª Edição da Pós-Graduação “Game Design: Pensar o Jogo” que decorreu na Alquimia da Cor, Porto.
Orientador
Game Design: Pensar o Jogo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Alquimia da Cor, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/06/16 - 2023/06/16 Lançamento do livro "A Fotografia nos Videojogos: Um ensaio fotográfico ao The Last of Us Part II" que contou com o autor André Carita e a presença do Prof. Doutor João Alves de Sousa e do Dr. Jorge Tavares da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto. (2023/06/16 - 2023/06/16)
Outro
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 - 2021 "Ramificações: espaço de comunicação e arte", evento de sessões online abertas, organizado pelo Departamento de Comunicação e Arte da Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (FCAATI) da Universidade Lusófona do Porto, que tem como principal missão a criação de um espaço de comunicação, conversas, reflexão e divulgação de temas e projetos das mais diversas áreas de investigação abordadas nos ciclos de estudos pertencentes à FCAATI. (2020 - 2021)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 - 2020 Participação na organização da Global Game Jam 2020, evento mundial ao qual a Universidade Lusófona do Porto se associou e no qual contou com mais de 40 participantes. (2020 - 2020)
Concurso (Coorganizador)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - 2019 Participação na organização da Global Game Jam 2019, evento mundial ao qual a Universidade Lusófona do Porto se associou e no qual contou com mais de 30 participantes. (2019 - 2019)
Concurso (Coorganizador)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023 - 2023 Palestra sobre Game Design intitulada Game Design: a criatividade é só o primeiro passo no evento MEO XL GAMES que decorreu na Exponor - Feira Internacional do Porto em 2023.
Festival
MEO XL GAMES 2023
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020/07/09 - 2020/07/09 Orador principal na 20ª sessão do evento LIGAÇÕES & DISCUSSÕES com uma aula aberta sobre “A Indústria dos videojogos: jogadores, criativos e tecnologia” que decorreu online via Microsoft Teams, organizado pela Universidade Lusófona do Porto
Encontro
Ligações & Discussões
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2018 Palestra sobre Game Design intitulada Para Além do Game Design no evento GameDev Week, organizado pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos.
Conferência
GameDev Week 2018
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2018 Comunicação intitulada “Videojogos e fotografia: uma correlação criativa” na 15ª edição do Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia “Imagens do Real Imaginado – Fluxos”, organizado pela Escola Superior de Media Artes e Design, Porto.
Mesa-redonda
Imagens do Real Imaginado: Fluxos - Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia
ESMAD, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/07/12 Arguente no júri da dissertação de Doutoramento de Gabriel Patrocínio em Artes Visuais – Metamedia e Design, com o título "Halag: A gamificação como metodologia para plataforma colaborativa on-line de produção de jogos digitais". Júri constituído pelo Professor Doutor João Soares (presidente) e pelos Professores Doutores Mariana Castro (arguente), Jorge Duarte (vogal), Paulo Maldonado (vogal) e Tiago Marques (orientador). Universidade de Évora. Nota final “Aprovado com distinção” por unanimidade.
Arguente principal
Gabriel Patrocínio (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2022/01/17 Arguente no júri da dissertação de Mestrado de Ruben Gandus em Artes Multimédia, na especialidade de Artes Interativas, com o título "The Cold Pythia: Como colocar questões filosóficas através da narração interativa". Júri constituído pela Professora Doutora Mónica Mendes (presidente) e pela Professora Doutora Patrícia Gouveia (orientadora), Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Nota final 18 valores (em 20) por maioria.
Arguente principal
Ruben Gandus (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 Arguente no júri do projecto de tese de Doutoramento de Pedro Miguel Celestino Pereira do Curso de Formação Avançada afecto ao Programa de Doutoramento de Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com o título “Ludo-Ética e a Questão Metafísica”. Júri constituído pela Professora Catedrática Maria Martins da Palma Pereira (Presidente) e pelos Professores Doutores Alexander Matthias Gerner, Olga Maria Pombo Martins, Rodrigo Ventura, Nuno Nabais dos Santos (Orientador).
Arguente principal
Pedro Miguel Celestino Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2018 Arguente no júri do relatório de estágio de António Rafael Marques Santos no âmbito do curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital com o título “AI Project: videojogo” desenvolvido na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, Vila do Conde. Júri constituído pela Professora Doutora Teresa Terroso (presidente) e pelo Professor Doutor Ricardo Queirós (orientador). Nota final 15 valores (em 20) com unanimidade.
Arguente principal
António Rafael Marques Santos (Outro)
Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018 Arguente no júri do relatório de estágio de Carlos Miguel Ferreira de Paula no âmbito do curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital com o título “Desenvolvimento do jogo Ninja Hop” desenvolvido na empresa Indot. Júri constituído pela Professora Doutora Teresa Terroso (presidente) e pelo Professor Doutor Ricardo Queirós (orientador), Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, Vila do Conde. Nota final 15 valores (em 20) com unanimidade.
Arguente principal
Carlos Miguel Ferreira de Paula (Outro)
Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018 Arguente no júri do relatório de estágio de Hugo Alexandre Saraiva Lopes no âmbito do curso Técnico Superior Profissional de Design de Jogos e Animação Digital com o título “Desenvolvimento do jogo Ninja Hop” desenvolvido na empresa Indot. Júri constituído pela Professora Doutora Teresa Terroso (presidente) e pelo Professor Doutor Ricardo Queirós (orientador), Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, Vila do Conde. Nota final 16 valores (em 20) com unanimidade.
Arguente principal
Hugo Alexandre Saraiva Lopes (Outro)
Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2016 Arguente no júri da dissertação de Doutoramento de João Alves de Sousa em Ciências e Tecnologia das Artes - especialidade de Arte Interactiva, com o título “Os Videojogos Indie como Forma de Expressão Autoral: Criatividade, Estilo e Significado”. Júri constituído pelo Professor Doutor Manuel Afonso da Silva Pereira Vaz (presidente) Professor Doutor Paulo Ferreira-Lopes (vogal), Professor Doutor Ricardo Flores dos Santos (arguente) e pelo Professor Doutor Carlos Sena Caires (orientador), Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto.
Arguente
João Domingos Pinho Alves de Sousa (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 Arguente no júri da dissertação de Mestrado de Miguel Dias na especialidade de Novos Media e Práticas Web, com o título "Jogos Sérios para a Saúde". Júri constituído pelo Professor Doutor Jorge Martins Rosa (presidente) e pela Professora Doutora Patrícia Gouveia (orientadora), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nota final 15,3 valores (em 20).
Arguente principal
Miguel da Silva Carmona Dias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 Arguente no júri da dissertação de Mestrado de Bruno Fonseca na especialidade de Produção e Criação em Artes Tecnológica, com o título "World of Warcraft - Um Mundo de Luz e Escuridão". Júri constituído pelo Professor Doutor José Gomes Pinto (presidente) e pela Professora Doutora Patrícia Gouveia (orientadora), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Nota final 17 valores (em 20) com unanimidade.
Arguente principal
Bruno Fonseca (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - 2018 Integrou a comissão científica da Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos “Videojogos 2018”, evento organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Avaliador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2017 Integrou a comissão científica da Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos “VJ201? – Videogames as an Art Form”, evento organizado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.
Avaliador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 Integrou a comissão científica da Conferência Stereo and Immersive Media 2016 – Photography and Sound Research, evento organizado em parceria pela Universidade Lusófona e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Avaliador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2013 Participação como membro do júri no Biodroid Zone (2ª edição), na sessão de pitching de videojogos que decorreu na Alquimia da Cor, Porto.
Avaliador
2008 - 2008 Integrou a comissão de programa da Conferência Digital Games 2008, evento organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e pela Comunidade Portuguesa de Jogos Digitais - Digital Games Group, na Universidade Católica Portuguesa, Porto.
Avaliador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Crítica e Análise de Videojogos Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - Atual Seminário de Projeto e Integração Profissional Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - Atual Argumento e Narrativas Interativas Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - Atual Projeto de Game Design I Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - Atual Projeto de Game Design II Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2017/09 - Atual Media Contemporâneos Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2017/09 - Atual História dos Videojogos Videojogos e Aplicações Multimédia (Licenciatura) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2016/09 - 2021/09 Cultura Visual Comunicação Aplicada (Licenciatura) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2016/09 - 2018 Design de Comunicação Design de Jogos e Animação Digital (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2016/09 - 2018 Desenho de Personagens e Cenários Design de Jogos e Animação Digital (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2012/09 - 2018 História dos Jogos e Interfaces Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012/09 - 2018 Ficção e Narrativas Interativas Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012/09 - 2018 Argumento Interativo Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012/09 - 2018 Cultura Visual Aplicações Multimédia e Videojogos (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012/09 - 2018 Atelier de Realização de Jogos Digitais I Aplicações Multimédia e Videojogos (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012/09 - 2018 Atelier de Realização de Jogos Digitais II Aplicações Multimédia e Videojogos (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/09 - 2017 Animação para Jogos Digitais I Design de Jogos e Animação Digital (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2012 - 2014 Game Design - Pensar o Jogo Especialização (Curso médio) Alquimia da Cor, Portugal
2006/12 - 2008/01 Semiótica do Texto e da Imagem Estática I Tecnologias da Comunicação e Multimédia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2006/12 - 2008/01 Semiótica do Texto e da Imagem Estática II Tecnologias da Comunicação e Multimédia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2006/12 - 2008/01 Semiótica da Imagem Interativa Tecnologias da Comunicação e Multimédia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2009 Entrevista cedida ao Canal UP – Universidades e Politécnicos no âmbito da reportagem intitulada “Microsoft entra no mercado dos jogos sem comando: editoras adoptam novas estratégias para chegar a mais público”.
2008 Entrevista cedida ao Canal UP – Universidades e Politécnicos no âmbito da reportagem intitulada “Investigadores vêem videojogos como ferramenta de aprendizagem”.
2007 Entrevista cedida ao Jornal Metro, n.º 529, no âmbito da reportagem intitulada “Vício ou diversão?” Jornal Metro, n.º 529

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - 2021 Membro do HEI-Lab, Digital Human-Environment Lab, Universidade Lusófona do Porto.
2013 - 2016 CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - 2019 Integrou a comissão científica da Conferência MILT – Media Literacy for Living Together, evento organizado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Distinções

Outra distinção

2009 Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Portugal