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Manuel Jacinto Sarmento. Completed the Title of Aggregate in Child Studies: Sociology of Childhood in 2007/02/07 by Universidade do Minho, PhD in Child Studies - Socio-Educational Studies in 1997/10/23 by Universidade do Minho, Master in Education - Educational Administration in 1993/01/11 by Universidade do Minho and Degree in Portuguese Studies in 1980/09/30 by Universidade do Porto Faculdade de Letras. Professor Associated with Aggregation at the Education Institute of the University of Minho. CIEC researcher. Member of the Board of the ProChild-Colab Collaborative Laboratory Against Child Poverty and Social Exclusion. He published 59 articles in specialized magazines. It published 63 book chapter (s) and is author or editor of 20 book (s). Operates in the area (s) of Social Sciences with an emphasis on Sociology of Childhood and Education. He was Visiting Professor at the Universities of Paris 5 - René Descartes and Université de Basse-Normandia, Caen, in France and also at several Brazilian Universities (USP, UFES, UFF, UERJ, UDESC; UFSC, UFRGS, etc.). He was a member of the National Education Council (2006-2010). Member of the Bureau of the Association International des Sociologues de Langue Française (2008-2012). He is Director of the review Investigar em Educação, of the Portuguese Society of Educational Sciences.  He was Director of the Doctoral Program in Child Studies and Director of the Master in Child Studies, at the University of Minho. In its Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Sociology of Childhood; Childhood Studies; Normativity; Critical sociology.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Manuel José Jacinto Sarmento Pereira

Nomes de citação

  • Manuel Jacinto Sarmento

Identificadores de autor

Ciência ID
A41A-BC2D-30FE
ORCID iD
0000-0002-6556-9498

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
Formação
Grau Classificação
2007/02/07
Concluído
Estudos da Criança: Sociologia da Infância (Título de Agregado)
Universidade do Minho, Portugal
Aprovado por unanimidade
1997/10/23
Concluído
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Estudos Socio-Educativos
Universidade do Minho, Portugal
"Lógicas de Acção nas Escolas. Estudo Organizacional da Escola Primária." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade com distinção e louvor
1993/01/11
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Administração Educacional
Universidade do Minho, Portugal
"A Vez e A Voz dos Professores - Contributos para o Estudo da Cultura Organizacional da Escola Primária" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1980/09/30
Concluído
Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2022 Gestão de Ciência e Tecnologia Laboratório Colaborativo ProChild Colab - Against Child Poverty and Social Exclusion, Portugal
Laboratório Colaborativo ProChild Colab - Against Child Poverty and Social Exclusion, Portugal
2008 - 2012 Gestão de Ciência e Tecnologia Association Internationale des Sociologues de Langue Françãise (AISLF), França

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - 2021/09/30 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
1997 - 2003 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1988 - 1997 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1980 - 1998 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Membro Convidado da Comissão de Ética para as Ciências Sociais e Humanas Universidade do Minho, Portugal
2018 - Atual Membro do Conselho Científico da Estratégia Regional dos Açores de Luta contra a Pobreza Governo dos Açores, Portugal
2013 - Atual Diretor da Revista Investigar em Educação Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2021 Diretor do Mestrado em Estudos da Criança Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2009 - 2013 Diretor do Departamento de Ciências Sociais da Educação Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2007 - 2011 Vice-Presidente Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, Portugal
2006 - 2010 Membro nomeado Conselho Nacional de Educação, Portugal
2002 - 2009 Diretor do Doutoramento em Estudos da Criança Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2021 POBREZA INFANTIL – CONHECER PARA INTERVIR
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação Millenium
Em curso
2013 - 2016 Carta da Cidadania InfantoJuvenil
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2013 - 2015 Educação em Tempo Integral na Educação Infantil: um estudo das concepções e práticas no Estado do Espírito Santo
TERMO DE COOPERAÇÃO N. 17617 – FNDE/MEC/COEDI - UFES
Investigador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2006 - 2008 Caracterização das Atividades Económicas desenvolvidas por Crianças e Jovens em Portugal
Caracterização das Atividades Económicas desenvolvidas por Crianças e Jovens em Portugal
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social
Concluído
2003/05 - 2006/04 MATO – As Marcas dos Tempos: a Interculturalidade nas Culturas da Infância (
POCTI/CED/49186/2002
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2005 - 2006 Avaliação do Programa Foral ( Região Norte )
Foral- Região Norte
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundo Social Europeu
Concluído
2003 - 2006 “Crianças: Educação, Culturas e Cidadania Activa”
GRICES - CAPES - CECCA
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Fundação Millenium
Concluído
2002 - 2003 Revisão Institucional do Projeto das Escolas Rurais – Instituto das Comunidades Educativas (ICE )
ICE- Avaliação Escolas Rurais
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Bernard Van Leer Foundation
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2016 História da educação, sociologia da infância e formação de professores. Tecendo diálogos investigativos entre Brasil e Portugal
História da educação, sociologia da infância e formação de professores. Tecendo diálogos investigativos entre Brasil e Portugal
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2007 - 2008 Estudo de Diagnóstico e Avaliação das Comissões de Protecção das Crianças e Jovens
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social
Concluído
2003 - 2004 Avaliação do Plano de Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI)
Avaliação do PEETI
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Bianca Orrico Serrão; Manuel J. Sarmento; Juliana Prates Santana. "O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA". Educação & Sociedade (2022): https://doi.org/10.1590/es.257004.
    10.1590/es.257004
  2. Bianca Orrico Serrão; Manuel Jacinto Sarmento; Juliana Prates Santana. "Dos "likes" à luta: Participação cívica de crianças nas redes sociais na promoção de direitos". Sociedad e Infancias (2021): https://doi.org/10.5209/soci.78275.
    10.5209/soci.78275
  3. Manuel Sarmento. "The voices and actions of child activists against the climate crisis". E-methodology (2021): https://doi.org/10.15503/emet2020.35.50.
    10.15503/emet2020.35.50
  4. Manuel Sarmento. "Crianças Digital Influencers no combate à pandemia do Covid19". Sociedad e Infancias 4 (2020): 211-214. http://dx.doi.org/10.5209/soci.69656.
    10.5209/soci.69656
  5. Manuel Jacinto Sarmento. "A infância é um direito?". Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Temático (2020): https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/10133.
    Publicado
  6. Manuel Sarmento. "Apresentação do dossiê Crianças e suas infancias na cidade". Cadernos de Pesquisa em Educação 21 49 (2019): http://dx.doi.org/10.22535/cpe.v21i49.
    10.22535/cpe.v21i49
  7. Sarmento, Manuel Jacinto. "Infância e cidade: restrições e possibilidades". Educação 41 2 (2018): 232. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.31317.
    10.15448/1981-2582.2018.2.31317
  8. Sarmento, Manuel Jacinto. "A Sociologia da Infância portuguesa e o seu contributo para o campo dos estudos sociais da infância ". Contemporânea - revista de sociologia da UFSCar 8 2 (2018): 385-405. http://dx.doi.org/10.4322/2316-1329.065.
    10.4322/2316-1329.065
  9. Sarmento, Manuel Jacinto; Fernandes, Natália; Tomás, Catarina. "Figuras de niños y niñas en la sociología de la infancia en Portugal". Sociedad e Infancias 1 0 (2017): http://dx.doi.org/10.5209/soci.56363.
    10.5209/soci.56363
  10. Sarmento, Manuel Jacinto; Trevisan, Gabriela. "A crise social desenhada pelas crianças: imaginação e conhecimento social". Educar em Revista spe.2 (2017): 17-34. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.51387.
    10.1590/0104-4060.51387
  11. Marchi, Rita de Cássia; Sarmento, Manuel Jacinto. "INFÂNCIA, NORMATIVIDADE E DIREITOS DAS CRIANÇAS: TRANSIÇÕES CONTEMPORÂNEAS". Educação & Sociedade 38 141 (2017): 951-964. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017175137.
    10.1590/es0101-73302017175137
  12. Sarmento, M.J.. "Uma agenda crítica para os estudos da criança". Curriculo sem Fronteiras 15 1 (2015): 31-49. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84931830542&partnerID=MN8TOARS.
  13. Sarmento, Manuel Jacinto. "Educação infantil em tempo integral e bem-estar da criança como princípio de justiça". (2015): http://hdl.handle.net/1822/44258.
  14. Tomás, Catarina Almeida; Vilarinho, Emília; Homem, Luísa Fernandes; Sarmento, Manuel Jacinto; Folque, Maria Assunção. "Pensar a educação de Infância e os seus contextos". (2015): http://hdl.handle.net/1822/39778.
  15. Sarmento, Manuel Jacinto; Fernandes, Natália; Trevisan, Gabriela. "The economic crisis in Portugal and children’s rights to non-discrimination". Teacher Education 22 1 (2014): http://crean-home.net/site/assets/files/1108/mokytoj_ugdymas_2014-1_leisti.pdf.
    Publicado
  16. Sarmento, Manuel Jacinto. "A criança cidadã: vias e encruzilhadas". (2012): http://hdl.handle.net/1822/36755.
  17. Sarmento, Manuel Jacinto. "Construir a educação infantil na complexidade do real". (2012): http://hdl.handle.net/1822/36775.
  18. Manuel Jacinto Sarmento. "A reinvenção do ofício de criança e de aluno". Atos de Pesquisa em Educação 6 3 (2011): 581-602. http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/index.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Manuel Jacinto Sarmento. "Entrevista com o prof. Manuel Sarmento". Zero-a-Seis - Revista da Universidade Federal de Santa Catarina 23 (2011): http://www.periodicos.ufsc.br.index.php/zeroseis/issue/view/1641.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Manuel Jacinto Sarmento. "Estudos da infância e sociedade contemporânea: desafios conceptuais". O Social em Questão Revista do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio XII 21 (2009): 15-30. http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/v10n21a02.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Ferreira, Manuela; Sarmento, Manuel Jacinto. "Subjectividade e bem-estar das crianças: (in)visibilidade e voz". (2008): http://hdl.handle.net/1822/36754.
    10.14244/19827199
  22. Sarmento, Manuel Jacinto; Marchi, Rita. "Radicalização da infância na segunda modernidade: para uma sociologia da infância crítica". (2008): http://hdl.handle.net/1822/36735.
  23. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "A construção do saber escolar: nota de apresentação". (2008): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/99878.
  24. Sarmento, Manuel Jacinto; Fernandes, Natália; Tomás, Catarina Almeida. "Políticas públicas e participação infantil". (2007): http://hdl.handle.net/1822/36753.
  25. Tomás, Catarina Almeida; Sarmento, Manuel Jacinto; Fernandes, Natália. "Globalization, education and (re) institutionalization of contemporary childhood". (2006): http://hdl.handle.net/1822/36763.
  26. Manuel Jacinto Sarmento ; Sarmento,Manuel Jacinto. "Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância". Educação & Sociedade (2005): http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302005000200003.
    10.1590/s0101-73302005000200003
  27. Fernandes, Natália; Sarmento, Manuel Jacinto; Tomás, Catarina Almeida. "Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças". (2005): http://hdl.handle.net/1822/36752.
  28. Manuel Jacinto Sarmento. "Crianças: educação, culturas e cidadania activa: Refletindo em torno de uma proposta de trabalho". Perspectiva 23 01 (2005): 17-40.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Sarmento,Manuel Jacinto; Manuel Jacinto Sarmento. "Infância, exclusão social e educação como utopia realizável". Educação & Sociedade (2002): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200015.
    10.1590/s0101-73302002000200015
  30. Sarmento, Manuel Jacinto. "O papel dos Conselhos Pedagógicos na formação de professores". (1987): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/860.
Capítulo de livro
  1. Manuel Sarmento. "Infância, Espaço Publico e Participação: a Abordagem do Território de Aprendizagem". editado por Marcia Aparecida Gobbi; and Cleriston Izidro dos Anjos; Eunice Castro Seixas; Catarina Tom{\'{a. Universidade de S{\~{a, 2022.
    10.11606/9786587047317
  2. Manuel Sarmento. "Culturas Infantis / Children’s Cultures". 179-185. {UMinho, 2021.
    10.21814/uminho.ed.36.22
  3. Trevisan, Gabrie; Fernandes, Natália. "Child poverty in Portugal: the crisis from children's perspectives.". In Children's Lives in Southern Europe, 121-140. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2020.
    Publicado • 10.4337/9781789901245
  4. Manuel Jacinto Sarmento; Gabriela Trevisan; Helena Grangeia; Marlene Sousa; Inês Guedes de Oliveira; Adelina Paula Pinto; Adriana Sampaio; et al. "Intervenção local com crianças e famílias face à pandemia COVID-19: ProChild CoLAB em Guimarães". 67-95. {UMinho, 2020.
    10.21814/uminho.ed.24.4
  5. Manuel Sarmento. "Foreword: childhood and social exclusion – a sociology of the south?". xiii-xviii. Edward Elgar Publishing, 2020.
    10.4337/9781789901245.00005
  6. Manuel Jacinto Sarmento. "Vicissitudes do ofício de Aluno: De Novo, O insucesso Escolar em Questão". In Entre a Escola e a Vida: A condição de jovem para além do ofício de aluno, 31-48. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2019.
    Publicado
  7. Sarmento, Manuel Jacinto. "Prefácio [a Estudos da criança: diversidade de olhares]". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2018.
  8. Sarmento, Manuel Jacinto. "Retrato em positivo". In Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. Brasil: Editora Blucher, 2018.
  9. Sarmento, Manuel Jacinto; Marchi, Rita de Cássia; Trevisan, Gabriela de Pina. "Beyond the Modern ‘Norm’ of Childhood: Children at the Margins as a Challenge for the Sociology of Childhood". In Theorising Childhood, 135-157. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-72673-1_7
  10. Manuel Jacinto Sarmento. "Retos de las políticas sociales y de bienestar da de la infância en la penuinsula ibérica". In El Trabajo Social ante los Desafios del Siglo XXI desde uma Perspectiva Iberoamericana. Espanha: Thomson Reuteers-Aranzad, 2018.
    Publicado
  11. Sarmento, Manuel Jacinto; Fernandes, Natália; Trevisan, Gabriela; Diogo, Fernando; Castro, Alexandra; Perista, Pedro. "A redefinição das condições estruturais da infância e a crise económica em Portugal". In Pobreza e exclusão social em Portugal: contextos, transformações e estudos. V. N. Famalicão, Portugal: Humus, 2015.
    Publicado
  12. Sarmento, Manuel Jacinto; Araújo, Vania Carvalho de. "Para uma agenda da educação da infância em tempo integral assente nos direitos da criança". In Educação Infantil em Jornada de Tempo Integral: dilemas e perspectivas. Brasil: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo (EDUFES), 2015.
    Publicado
  13. Manuel Jacinto Sarmento. "Metodologias Visuais em Ciências Sociais". In Metodologia de Investigação em Ciências Sociais da Educação, editado por Torres, Leonor; Palhares, J. A., 197-218. V.N. Famalicão: Humus, 2014.
    Publicado
  14. Sarmento, Manuel Jacinto; Ens, Romilda Teodora; Garanhani, Marynelma Camargo. "A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceptuais e praxeológicos". In Sociologia da Infância e a Formação de Professores. Brasil: Editora Champagnat, 2013.
    Publicado
  15. Sarmento, Manuel Jacinto; Soeiro, José; Cardina, Miguel; Serra, Nuno. "Na escola de antigamente aprendia-se mais do que na de hoje?". In Não Acredite em Tudo o que Pensa. Lisboa: Tinta da China, 2013.
    Publicado
  16. Sarmento, Manuel Jacinto; Salmaze, Maria Aparecida; Almeida, Ordália Alves. "A sociologia da infância e a sociedade contemporânea. Desafios conceituais e praxeológicos". In Infância contemporânea e educação infantil: uma perspectiva a partir dos direitos da criança. Curitiba, Brasil: Editora Oeste, 2013.
    Publicado
  17. Sarmento, Manuel Jacinto; Zago, N.; Carvalho, M. Pinto de; Vilela, R. A. T.. "O estudo de caso etnográfico em educação". In .) Itinerários de Pesquisa - Perspectivas Qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro, Brasil: Lamparina Editora, 2011.
    Publicado
  18. Tomás, Catarina; Fernandes, Natália; Sarmento, Manuel Jacinto. "Jogos de imagens e espelhos : um olhar sociológico sobre a infância e as crianças em Portugal". Escola Superior de Educação de Lisboa, 2010.
  19. Sarmento, Manuel Jacinto; Arroyo, Miguel G.; Viella, Maria dos Anjos Lopes; Silva, Maurício Roberto da. "“O trabalho das crianças é na escola”: debates e controvérsias sobre trabalho infantil e a educação como trabalho". In Infância Interrompida. Caracterização das Actividades Desenvolvidas por Crianças e Jovens em Portugal. Portugal: Editora Colibri, 2009.
    Publicado
Livro
  1. Catarina Tomás; Gabriela Trevisan; Manuela Ferreira; Fernando Diogo; Manuel Jacinto Sarmento; Maria João Leote de Carvalho; Natália Fernandes. Sociologia da Infância em Portugal. Memórias, Encontros e Percursos. 2021.
    10.30553/FOQU1508
  2. Sarmento, Manuel Jacinto. Braga e o Tempo: Movimentos Coletivos. Câmara Municipal de Braga. 2018.
    Publicado
  3. Sarmento, Manuel Jacinto, coord.. Crianças, cidade, cidadania. Atas do colóquio internacional. Portugal: Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL). 2016.
    Publicado • Editor
Prefácio / Posfácio
  1. Manuel Jacinto Sarmento. "Prefácio [de Serviço social na escola: contributos para o campo profissional]". Prefácio para Serviço social na escola: contributos para o campo profissional. Húmus. 2018.
Relatório
  1. Sarmento, Manuel Jacinto; Ribeiro, Alexandrina; Ribeiro, Elisabete Vieira; Malheiro, Irene; Correia, Jorge Manuel Carvalho Fernandes; Araújo, Vítor. 2016. Carta da cidadania infantojuvenil do concelho de Guimarães. http://hdl.handle.net/1822/44285.
  2. Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde; Vila Verde. Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde; Sarmento, Manuel Jacinto; Pregueiro, Judite; Ferreira, Janine; Peixoto, Rosália. 2015. Tecer a prevenção em Vila Verde. http://hdl.handle.net/1822/39828.

Outros

Outra produção
  1. Overview of Childhood (Portugal). 2021. Manuel Sarmento. http://dx.doi.org/10.5040/9781350934382.014.
    10.5040/9781350934382.014
  2. The social crisis drawn by children: imagination and social knowledge. 2017. Manuel Jacinto Sarmento; Gabriela Trevisan.
    10.6084/m9.figshare.5667592.v1
  3. Editorial [a "Revista investigar em educação", 2.ª sér., n.º 3]. A articulação entre “crise” e “educação” é recorrente na literatura da especialidade e surge, geralmente, associada ao diagnóstico da “crise da (na) educação” e à necessidade de introduzir reformas educativas que lhe ponham cobro. A temática deste número da revista parte de uma abordagem diferente, cuja principal preocupação é a de analisar a educação na crise. Concretamente, o objetivo é conhecer. 2015. Carvalho, Luís Miguel; Sarmento, Manuel Jacinto. http://hdl.handle.net/1822/36772.
  4. Editorial [da] Revista Investigar em Educação, nº2 (2014). O editorial discute a emergência e os debates em torno das novas profissionalidades em educação e apresenta o número da revista.. 2014. Seixas, Ana Maria; Fernandes, Preciosa; Sarmento, Manuel Jacinto; Tomás, Catarina Almeida. http://hdl.handle.net/1822/39979.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2022 Participação cívica de crianças em espaços online: A ocupação das redes sociais por crianças digital influencers
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
2018 - 2022 “A Criança participa brincando: a educação de infância ao ar livre”,
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2022 : “Corpo/Criança é Movimento: Um Estudo em Sociologia da Infância sobre a Dança da Criança”
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2021 Crianças no espaço público. Nas trilhas das culturas da infância
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2015 - 2020 Crianças brasileiras imigrantes na Europa: distanciamentos e aproximações étnico-culturais entre pares
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2017 "E de dentro do circo saiu um passarhomem, metade homem e metade pássaro". As Culturas Infantis no Jardim de Infância
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 We´d learn things in a different way, instead of listening, we did things. Body and movement in primary school education
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Lugares da infância: mobilidade e práticas cotidianas das crianças nos espaços sociais de interação
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
2014 - 2014 'Somos as pessoas que temos de escolher, não são as outras pessoas que escolhem por nós'. Infância e cenários de participação pública: uma análise sociológica dos modos de codecisão das crianças na escola e na cidade
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
2013 - 2013 A criança face à publicidade e ao marketing
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Brincadeira de Faz de Conta de Crianças em uma Turma de Educação Infantil – Um Estudo Etnográfico em Sociologia da Infância
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Perceção, representações e lógicas das crianças sobre o mau trato – um Estudo de Sociologia da Infância
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Eu é que fico com a minha irmã” : vida quotidiana das crianças na periferia de Maputo
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
2011 - 2011 A infância na latitude zero - as brincadeiras da criança global africana
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Trajectos Intergeracionais
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 As crianças perambulantes-trabalhadoras, trabalhadoras-perambulantes nas feiras de Manaus: um olhar a partir da Sociologia da Infância
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 A acção social dos bebés: um estudo etnográfico no contexto da creche
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Políticas de Desenvolvimento e Educação em Contexto Rural (1986-2004): Escolaridade Básica e Dinâmicas Sociais no Vale do Cávado
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
2009 - 2009 As Concepções de Criança nas Pesquisas sobre a Formação do Professor de Educação Infantil no Brasil e do educador de Infância em Portugal: tendências teóricas e Metodológicas 1997-2003
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 O Combate ao Trabalho Infantil em Meio Rural
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 Cotidiano, Expressões Culturais e Trajetórias de Vida: Uma investigação participativa com crianças em situação de rua
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2007 Há muitos mundos no mundo… Direitos das Crianças, Cosmopolitismo Infantil e Movimentos Sociais de Crianças
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2006 - 2006 Perdidos e Achados - a Experiência de Exclusão dos Jovens do Pief, na Sua Relação com o Saber:escola e Trabalho. Um Estudo de Caso no Vale do Sousa
Orientador
Ciências do Serviço Social (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2005 - 2005 Infância e Direitos: Participação das Crianças nos Contextos de Vida – representações, Práticas e Poderes
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2004 - 2004 Protecção de Crianças e Jovens em Itinerários de risco: Representações Sociais, Modos e Espaços
Coorientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2004 - 2004 A Criança e o Adolescente Enquanto Consumidores. Técnicas de Comunicação Versus Comportamentos de Consumo Consequentes
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2001 - 2001 A Educação em Meio Rural Como Paleta de Possibilidades para o Desenvolvimento Local: Contributos da Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e do Jardim de Infância
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual ProChild CoLAB - Against Child Poverty and Social Exclusion Membro da Direção

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2008 - 2012 Membro da Direção (Bureau) da Association Internationale de Sociologues de Langue Françãise (AISLF)
Vogal
Association Internationale des Sociologues de Langue Françãise (AISLF), França
2006 - 2010 Membro do Conselho Nacional da Educação
Membro
Distinções

Prémio

2012 Prémio "Nazareth Neiva - homenagem aos que lutam pela Educação Infantil", concedido pela delegação da OMEP - Organização Mundial da Educação Pré-Escolar, do Estado do Maranhão, Brasil, em novembro de 2012
2001 1ª Menção Honrosa no Concurso Nacional “Prémio Agostinho Roseta”, edição de 2001, pela publicação da obra “Trabalho Domiciliário Infantil. Um Estudo de Caso no Vale do Ave.” (Edição PEETI).
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal

Outra distinção

2021 Louvor
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal