???global.info.a_carregar???
Nelson Pinheiro Gomes is an Assistant Professor at the School of Arts and Humanities - University of Lisbon (FLUL). He is currently the Director of the PhD in Culture Studies. Alongside his teaching activities, he has developed research regarding the Strategic Management of Culture, specifically in terms of Trend Studies and Cultural Branding. He has a PhD and a Post-Doc in the Specialty of Culture and Communication from the University of Lisbon. Nelson Gomes is also a researcher in the English Studies: Culture (RG 2) group at the University of Lisbon Centre for English Studies (CEAUL), where he coordinated the Trends and Culture Management Laboratory/Project until 2023. In previous years he was the Director of the Program in Culture and Communication, the Director of the MA and BA in Culture and Communication Studies, as well as the Director of Postgraduate Specialization Diplomas in the topics of Creative Industries and Trend Studies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nelson Pinheiro Gomes

Nomes de citação

  • Gomes, Nelson P.

Identificadores de autor

Ciência ID
A313-5D31-6CCC
ORCID iD
0000-0003-3724-4044

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
PhD in the Field of Literary and Cultural Studies, Specialty in Culture and Communication (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Comportamento de Consumo, Elites Sociais e Moda. Contributo para a consolidação disciplinar dos Estudos de Tendências / Consumer Behavior, Social Elites and Fashion. Contribution to the disciplinary consolidation of Trends Studies" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor por Unanimidade
2015
Concluído
Post-Doc in the Specialty of Culture and Communication (Pós-doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Branding na Hipermodernidade. Contributo do Estudo das Tendências, da Cultura de Consumo e das Narrativas na Gestão de Marcas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelent
2010
Concluído
MA in Cultural Sciences (Communication and Culture) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"O Marketing da Aparência - Comunicação e Imagem nas Publicações Periódicas de Moda " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores, Excelent (scale 0-20)
2009
Concluído
Specialization (Curricular Component of the MA) in European Policies (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores, Very Good (Scale 0-20)
2008
Concluído
MBA- Master in Business Administration (Pós-Graduação)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"." (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores (scale 0-20)
2006
Concluído
BA in History (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"." (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores, Good (scale 0-20)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/04 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2017/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
2015 - 2017/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01 - Atual Director of the PhD in Culture Studies Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023/05 - Atual Deputy-Director of CEAUL/ULICES - University of Lisbon Centre for English Studies Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
2021/11 - 2023/11 Director of the Program in Culture and Communication (Organic Unit) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/12 - 2023/11 Co-Director of the PhD in Culture Studies Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020/11 - 2021/11 Diretor of the BA in Culture and Communication Studies Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2020/11 Co-Diretor of the BA in Culture and Communication Studies Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 Co-Director of the Post-Graduate Diploma in Trends Management and Communication Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/03 - 2019/12 Director of the MA in Culture and Communication Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016/09 - 2019/06 Co-Director of the Post-Graduate Diploma in Creative Industries and Cultures Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/11 - Atual RYOUCULT - A "room" of their own - training cultural workers for facilitating rural youth culture
2021-1-DK01-KA220-ADU-000033681
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Erasmus
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2023/11 - Atual Project/Laboratory Trends and Culture Management
No specific funding
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Em curso
2020/09/01 - 2023/11 Project/Laboratory Trends and Culture Management
No specific funding
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Em curso
2016/09 - 2019/08 Creative Cultures (C3): Cities, Trends, Strategies
No specific funding
Investigador responsável
Universidade de Lisboa, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, Nelson P.; William Cantú; Clarissa Alves Lopes. ""The Gaze of Culture and Communication: Strategic Analysis of Consumption and Trends"". Trabalho apresentado em DDC 6th Conference., Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. RECH, SANDRA REGINA ; Gomes, Nelson P.. "Mente Coletiva e Análise de Tendências". Trabalho apresentado em Seminário nacional de pesquisa e extensão em moda, 2017.
    Publicado
  3. RECH, SANDRA REGINA ; Gomes, Nelson P.. "Anatomia das Tendências e o Desenvolvimento de Produtos de Moda". Trabalho apresentado em ., Fortaleza, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pinto Grunfeld, Manuel; Pinheiro Gomes, Nelson. "Semiotic protocols for cultural trend analysis in strategic communication: Brand cases from the telecommunications sector". International Journal of Market Research 66 5 (2024): 567-588. https://doi.org/10.1177/14707853241250287.
    10.1177/14707853241250287
  2. Cantu, William Afonso; Gomes, Nelson P.; Silva, Susy. Autor correspondente: Cantu, William Afonso. "From Industry to Creativity and the Arts: Cultural trend analysis in the reconfiguration and cultural management of industrial spaces in Lisbon". Ge-conservacion 24 1 (2023): 218-227. http://dx.doi.org/10.37558/gec.v24i1.1271.
    Acesso aberto • 10.37558/gec.v24i1.1271
  3. Gomes, Nelson P.; Afonso Cantú, William. Autor correspondente: Gomes, Nelson P.. "The curiouser nature of trends: a process thesis of sociocultural trend developments in iterations of mindsets and practices". Journal of Future Studies 28 1 (2023):
    Acesso aberto • Publicado
  4. Afonso Cantú, William; Gomes, Nelson P.. Autor correspondente: Afonso Cantú, William. "A produção semiótica de significados num espetáculo de estilo: linguagens culturais e criativas [ The semiotic production of meanings in a style show: cultural and creative languages]". dObra[s] 37 (2023):
    Acesso aberto • Publicado
  5. Nelson Gomes. "Uma abordagem a tendências socioculturais pela análise de conteúdo: a narrativa audiovisual em contexto de estudo de caso [An approach to sociocultural trends through content analysis: the audiovisual narrative in a case study context]". Anglo Saxonica (2022): https://doi.org/10.5334/as.78.
    10.5334/as.78
  6. Gomes, Nelson; Cohen, Suzana; Cantú, William; Lopes, Clarissa. "Roteiros e modelos para a identificação de tendências socioculturais e a sua aplicação estratégica em produtos e serviços [Roadmaps and models for the identification of sociocultural trends and their strategic application in products and services]". Modapalavra e-periódico 14 32 (2021): http://dx.doi.org/10.5965/1982615x14322021228.
    10.5965/1982615x14322021228
  7. Pinheiro Gomes, Nelson; Martins Alves Lopes, Clarissa; Afonso Cantú, William; Prado, Gilbertto. "Análise Estratégica de Tendências Socioculturais: uma triangulação de métodos científicos [Strategic Analysis of Sociocultural Trends: a triangulation of scientific methods]". DAT Journal 6 1 (2021): 213-228. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v6i1.336.
    Acesso aberto • 10.29147/dat.v6i1.336
  8. Gomes, Nelson P.. "Strategic or Cultural Communication? Content and signification within cultural expressions in the context of an advertising case study". E-Revista Logo 10 1 (2021): 1-28.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Gomes, Nelson P.. "A Análise Cultural e o Estudo de Tendências na Comunicação e Gestão de Marcas: Estudo de caso publicitário em contexto semiótico [Cultural Analysis and the Study of Trends in Brand Communication and Management: Advertising Case Study in a Semiotic Context]". International Journal of Marketing, Communication and New Media (2020):
    Acesso aberto • Publicado • 10.54663/2182-9306
  10. Gomes, Nelson; Malafaia, Teresa. "Ophelia and Neo-Victorian Readings: Cultural Analysis of Brand Narratives". Anglo Saxonica 18 1 (2020): http://dx.doi.org/10.5334/as.2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5334/as.2
  11. Gomes, Nelson P.. "Gestão da cultura: estratégia e articulações no âmbito do branding e das tribos urbanas". e-Revista LOGO 8 2 (2019): 24-47.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Gomes, Nelson P.; Cohen, Suzana; Flores, Ana Marta. "Trend Studies: an approach for analyzing and managing culture". Moda Palavra 11 22 (2018):
    Acesso aberto • Publicado
  13. Sandra Rech; Gomes, Nelson P.. "Sistema, Princípios e Práticas: considerações sobre os Estudos de Tendências". ALCEU 19 37 (2018):
    Acesso aberto • Publicado
  14. Nelson Pinheiro Gomes. "The management of culture: professional challenges of managing narratives and brands in a changing cultural environment.". e-Revista LOGO 6 1 (2017): 1-19. https://doi.org/10.26771/e-Revista.LOGO/2017.1.01.
    10.26771/e-Revista.LOGO/2017.1.01
  15. Nelson Pinheiro Gomes. "Trends Management applied to Branding and Cultural Management". e-Revista LOGO 5 1 (2016): 67-80. https://doi.org/10.26771/e-Revista.LOGO/2016.1.05.
    10.26771/e-Revista.LOGO/2016.1.05
  16. Gomes, Nelson P.; Paulo Alves; Maria Ana Lopes. "Coolhunting e Estudos de Tendências Aplicados à Moda: Modelo de Segmentação Estratégica". Moda Palavra 17 (2015): 5-26.
    Publicado
  17. Gomes, Nelson P.. "A análise de Tendências e da Cultura como uma ferramenta para a Gestão de Marcas". E-revista Logo 4 1 (2015): 59-72.
    Publicado
  18. Gomes, Nelson P.. "Branding de Moda na Hipermodernidade Líquida". Revista Portuguesa de Marketing 32 (2014): 9-19.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Layla de Brito Mendes; Ana Cristina Broega; Nelson Pinheiro Gomes. "Strategy for Observing Trends: A Tool for Developing Analytical and Critical Skills of Fashion Designers". 2024.
    10.1007/978-3-031-43516-4_13
  2. Layla de Brito Mendes; Ana Cristina Broega; Nelson Pinheiro Gomes. "Online Trend Observation: Analysis of Free Content Available by Fashion-Directed Agencies". 2023.
    10.1007/978-3-031-16773-7_6
  3. Layla de Brito Mendes; Ana Cristina Broega; Nelson Pinheiro Gomes. "Trends in the Fashion Sector: An Analysis of Their Use and Paths for the Researcher Profession". 2023.
    10.1007/978-3-031-09659-4_23
  4. William Afonso Cantú; Nelson Pinheiro Gomes. "Coolhunting Canvas: A Pedagogical Toolkit to Support Trendspotting and Sociocultural Innovation in Marketing". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_4
  5. Cantú, William Afonso; Gomes, Nelson Pinheiro. "Trend Studies and the Operational Concept of Cultural Trend as Change(s): A Semi-systematic Review". In Advances in Fashion and Design Research II, 94-103. Springer Nature Switzerland, 2023.
    10.1007/978-3-031-43937-7_9
  6. Afonso Cantú, William; Gomes, Nelson P.. "Strategic Cultural Management and Trend Studies: A Contribution for Articulations in Branding and Strategic Communication". In Smart Innovation, Systems and Technologies, 205-215. Springer Nature Singapore, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-981-99-0333-7_16
  7. Nelson Pinheiro Gomes; William Afonso Cantú. "Sociocultural Trend Reports as an Intelligence Tool of Strategic Cultural Management". 2022.
    10.1007/978-981-16-9272-7_6
  8. Gomes, Nelson Pinheiro; Cantú, William Afonso. "Cultural Mediations Between Branding and Lifestyles: A Case Study Based Model for the Articulation of Cultural Strategies and Urban Tribes". In Advances in Physical, Social & Occupational Ergonomics, 470-476. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-80713-9_60
  9. Lobo, Theresa; Cantú, William Afonso; Gomes, Nelson Pinheiro. "A Cultural Mediation of Meanings Between Consumer-Goods, Trends and the Culturally Constituted World". In Lecture Notes in Networks and Systems, 572-578. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-80829-7_71
  10. Lobo, Theresa; Cantú, William Afonso; Gomes, Nelson Pinheiro. "The Cork Thread, A Sustainable Material: Branding and Marketing Implications from A Cultural Perspective". In Advances in Creativity, Innovation, Entrepreneurship and Communication of Design, 94-101. Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-51626-0_11
  11. Lobo, Theresa; Cantú, William Afonso; Gomes, Nelson Pinheiro. "Cork as a Relevant Material in Fashion: A Study of Socio-Cultural Trends and a Semiotic Reading of the Cork-a-Tex Yarn". In Advances in Intelligent Systems and Computing, 27-32. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-58282-1_5
Relatório
  1. Castro, Fernanda; Baptista, Maria Manuel; Almeida, Alexandre Rodolfo Alves de; Silva, Carlos Guardado da; Gomes, Nelson P.; Santos, Clara; Carina Cerqueira; et al. 2022. Dossier da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC) (Dossier of the National Network of Cultural Studies (RNEC)).

Outros

Outra produção
  1. Comportamento de Consumo, Elites Sociais e Moda. Contributo para a consolidação disciplinar dos Estudos de Tendências (Tese de Doutoramento). 2015. Gomes, Nelson P..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05 Trend Studies are not (necessarily) about the future: early epistemology of an approach for the strategic management of culture. Trends and Culture Management: Responsive Education Colloquium
Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
2023/04 Gestão Estratégica da Cultura e Tendências: As possibilidades e os entraves a uma análise estratégica nos Estudos de Cultura [ Strategic Management of Culture and Trends: The possibilities and obstacles to a strategic analysis in Culture Studies] II Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais: Cidadania Digital e Culturas do Contemporâneo,
Universidade do Algarve (Portugal)
2023/02 Cultural Innovations, Coolhunting and Media: approaches to communicate innovation and cool signals in a fast-changing cultural landscape INN 2023 - I International Conference on Media Innovation,
Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
2022/09 Coolhunting, Tendências e a Cidade: A identificação de sinais culturais e criativos como instrumento estratégico em momentos de crescimento e de crise International Conference The Street and the City - Moments
Universidade de Lisboa (Portugal)
2021/05 Trend Studies go Cultural: a local archaeology chart of scientific results to empower future trend research within Culture Studies Colloquium Trends and Culture Management: New Beginnings
CEAUL (Lisbon, Portugal)
2020/03 Ler Publicidade(s): De uma abordagem semiótica até uma análise de conteúdo [Read Advertisement(s): From a semiotic approach to content analysis ] Colóquio Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidade(s)
CEAUL
2019/04 Review of Coolhunting Practices in Urban Spaces: Immersions in Lisbon International Conference The Street and the City – Encounters
CEAUL
2018/12 From Geek to Cool: The Impact of Space Opera and Other Narratives on Sociocultural Trends. International Conference Messengers from the Stars: Episode V - On Science Fiction and Fantasy
University of Lisbon Center for English Studies (Lisbon, Portugal)
2018/07 Culturas Criativas: Análise de dinâmicas socioculturais e criativas em Lisboa. Encontro Ciência 2018
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2017/06 Semiótica e Atualização de Narrativas. International Conference Rhetoric Discourse and the Communicative Mind
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/05 Trends Studies and Mobility: UBER and HyperLoop. redeMOV 2nd Annual Conference – Urban Mobility Innovation for a Changing Society
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/04 Gestão e Análise de Dinâmicas Culturais e Criativas em Lisboa - Das Tribos Urbanas às Tendências. International Conference Street and the City: Tresholds
University of Lisbon Centre for English Studies (Lisboa, Portugal)
2014 How Dreadfully Savage: Trends in Wonderland. International Seminar Victorians Like Us, Victorian Household
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012 How Victorian are We? Trends in Behavior and Taste. International Seminar Victorians Like Us, Memories, Dialogues and Trends
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2025 "Centros culturais públicos de Lisboa e de São Paulo: democratização, participação e representação". [Public cultural centers in Lisbon and São Paulo: democratization, participation and representation]
Coorientador de Juliana Campaneli
Estudos de Cultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2024 “Um Entre-Lugar das Políticas Públicas para a Economia da Cultura: em busca de um quadro conceitual operativo para análise da ação governamental orientada à dinâmica econômica de sistemas culturais”. [An In-Between Place of Public Policies for Cultural Economy: in search of an operational conceptual framework for analyzing government action oriented towards the economic dynamics of cultural systems]
Coorientador de Gustavo Vidigal
Estudos de Cultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2023 "Hamulak: Linguagem ritual de Tradição Oral de uma Comunidade Tétum em Fohorem, Timor-Leste" [Hamulak: Ritual language of Oral Tradition of a Tetum Community in Fohorem, Timor-Leste ]
Coorientador de Nuno da Silva Gomes
Estudos de Cultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2023 "Música de Resistência Timorense como Repertório Popular na Reafirmação da Identidade Nacional e da Identidade Cultural do Povo de Timor-Leste: Estudo Exploratório" [ Timor Resistance Music as a Popular Repertoire in the Reaffirmation of the National Identity and Cultural Identity of the People of Timor-Leste: Exploratory Study]
Coorientador de Cipriana Brites Dias
Estudos de Cultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2023 "Mitos y Marcas de Destino: Análisis Cultural y Semiótico en la Comunicación Estratégica de Lugares" [Myths and Destiny Brands: Cultural and Semiotic Analysis in Strategic Communication of Places ]
Orientador de Manuel Pinto Grunfeld
Estudos de Cultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2023 "Violência, burocracia e desumanização nos regimes ditatoriais português e espanhol do século XX. Representações literárias como expressão documental da cultura" [Violence, bureaucracy and dehumanization in the Portuguese and Spanish dictatorial regimes of the 20th century. Literary representations as a documentary expression of culture]
Coorientador de Margarida J. Guilherme
Estudos de Cultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2022 Orientação de Pós-Doutoramento em Estudos de Cultura na linha temática de Gestão de Tendências e da Cultura [ Post-Doc Supervision in Culture Studies, theme line of Trends and Culture Management]
Orientador de William Afonso Cantú
Pós-Doutoramento em Estudos de Cultura (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2021 "Tendências e Marcas: contributos para a análise estratégica de significados em produções culturais" [Trends and Brands: contributions for a strategic analysis of meanings in cultural productions]
Orientador de William Afonso Cantú
Estudos de Cultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2020/09 "Os Estudos de Tendências e a Tecnologia: análise de cenários e de impactos socioculturais" [Trend Studies and Technology: scenario and socio-cultural impact analysis ]
Coorientador de Suzana Cohen
Estudos de Cultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 "Jornalismo de Inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa" [Innovation Journalism: Trend Studies as a Research Tool]
Coorientador de Ana Marta Flores
Jornalismo (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2015 - 2016 Orientação de Pós-Doutoramento: A Importância da Pesquisa Qualitativa na Investigação de Tendências [ Post-Doc Supervision: The Importance of Qualitative Research in Investigating Trends]
Coorientador de Sandra Rech
Pós-doutoramento em Design (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05 - Atual Co-Organizer of the Trends and Culture Management Colloquium: Responsive Education, organized by ULICES - University of Lisbon Centre for English Studies and by the Program in Culture and Communication, both from the School of Arts and Humanities - University of Lisbon; and by the Escola Superior de Educação e Social Sciences at the Polytechnic Institute of Leiria. (2023/05)
2021/05 - Atual Co-Organizer of the Trends and Culture Management Colloquium: New Begginings, organized by ULICES ¿University of Lisbon Centre for English Studies and by the Program in Culture and Communication, both from the School of Arts and Humanities - University of Lisbon. (2021/05)
2020/03 - Atual Co-Organizer of the Colloquium Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidade(s) [Advertising Discourses: Semiotics, Multimodality and Visuality(s) ], organized by ULICES ¿ University of Lisbon Centre for English Studies and by the Program in Culture and Communication, both from the School of Arts and Humanities - University of Lisbon. (2020/03)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/05/12 Vogal/Orientador no júri das provas de Doutoramento em Estudos de Cultura de Manuel Pinto Grunfeld. Título da Tese: “Mitos y Marcas de Destino: Análisis Cultural y Semiótico en la Comunicación Estratégica de Lugares”. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Aprovada com Distinção e Louvor por unanimidade. Manuel Pinto Grunfeld (Doutoramento)
2021/12/03 Vogal no júri das provas de Doutoramento em Estudos de Cultura de Rita Himmel Leite. Título da Tese: “Nós e eles: ideologias sobre as identidades portuguesa, alemã e europeia nos media”. Universidade de Aveiro. Classificação de Aprovada Rita Himmel Leite (Doutoramento)
2021/08/02 Membro (avaliador externo) designado do júri das provas de Doutoramento em Design de Maria Débora Pontes. Título da Tese: “Self-Design: uma abordagem das perspectivas simbólicas na criação e no consumo de artefatos autorais de Design”. Universidade Federal de Pernambuco. Aprovada. Maria Débora Pontes (Doutoramento)
2021/07/06 Vogal/Orientador no júri das provas de Doutoramento em Estudos de Cultura de William Cantú. Título da Tese: “Tendências e Marcas: contributos para a análise estratégica de significados em produções culturais”. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Aprovada com Distinção e Louvor por unanimidade. William Afonso Cantu (Doutoramento)
2020/12/14 Arguente no júri das provas de Doutoramento em Design de Moda de Aline Guimarães. Título do Projeto: "A moda local como mais um elemento de atratividade nos centros urbanos: o estudo do caso da cidade do Porto". Universidade do Minho. Aprovada, Bom com Distinção. Aline Guimarães (Doutoramento)
2020/11/20 Membro (avaliador externo) do júri das provas de Doutoramento em Design de Clarissa Alves. Título da Tese: "Das poéticas do porvir ao devir cultural: Os discursos de design nos artefatos de tendências". Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo). Aprovada. Clarissa Alves (Doutoramento)
2020/09/24 Vogal/Co-orientador no júri das provas de Doutoramento em Estudos de Cultura de Suzana Amarante de Mendonça Cohen. Título da Tese: “Os Estudos de Tendências e a Tecnologia: análise de cenários e de impactos socioculturais;”. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Aprovada com Distinção e Louvor por Unanimidade. Suzana Cohen (Doutoramento)
2019/12/19 Arguente no júri das provas de Doutoramento em Estudos de Cultura de Nélia Paiva Resende. Título da Tese: “O guionismo como prática cultural: o olhar do guionista”. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Aprovada com distinção e louvor. Nélia Resende (Doutoramento)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual E-Revista Logo
2017 - Atual Moda Palavra

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/04/03 - Atual Presidente do júri da Prova Intermédia/Defesa de Projeto de Doutoramento em Estudos de Cultura de Márcia Jácome. Título do Projeto de Tese: "Cidades Imaginadas entre Dinâmicas do Presente e Desejos de Futuro: Narrativas Visuais como Elaboração da Experiência Urbana Contemporânea". Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. a Aprovada.
2019/06/26 - Atual Vogal na Prova de Qualificação/Defesa de Projeto de Tese do Doutoramento em Estudos de Cultura de Mário Cardoso. Título do Projeto: "Revitalização da Vita Contemplativa - A Arte da Demora em Byung-Chul Han". Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Aprovado.