???global.info.a_carregar???
[PT] - É Professor Adjunto no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). É Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (2007), Mestre em Tecnologia Multimédia (2002) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Licenciado em Informática de Gestão (1998) pela Universidade do Minho. Atualmente é investigador no Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB-IPB), membro colaborador do grupo de investigação da Universidade de Salamanca (Espanha) "Innovación y Educación Digital"; membro do Grupo Interdisciplinar de Investigação em Tecnologias de Informação e Comunicação (GPITIC), membro do Grupo Interdisciplinar de Investigação em Secretariado (GPISEC) (Brasil) e coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da ESE-IPB (incoming). É diretor da revista científica adolesCiência desde 2011. Recebeu 12 prémios e/ou menções honrosas. Publicou 10 capítulos de livros, editou 8 atas e 2 livros e publicou mais de 100 artigos em atas de conferências científicas e revistas (10 indexados ao Scopus ou WoS). Entre outros, participou em projetos nacionais e internacionais: responsável do IPB no Projeto Catraios (2001-2003) disponível online de 2001 a 2018; membro do IPB no projeto Ciência Bragança (2011-13); membro do IPB no projeto INTACT (2012-15); membro do projeto INTEGRA(-TE) (2016-18); membro do IPB no projeto Poli Entrepreneurship Innovation Network (2016-2018); responsável do IPB no projeto AduLeT (2016-19), responsável do IPB no projeto CTwoSEAS (2019-22): Climate Change: Science, Ethics and Society; membro do IPB no projeto QuILL (2021-23): Quality in Language Learning; e agora coordena o projeto HACK-IT (2022-25): Hackathon and ICT-based Innovative Methodologies in Higher Education. De 2008 a 2018, foi membro do Gabinete de Empreendedorismo do IPB e coordenador do Núcleo de Administração e Desenvolvimento de Aplicações. Atualmente pertence à equipa de facilitadores do programa Demola. ... [EN] - Is professor in the Department of Educational Technology and Information Management in the School of Education (ESE) of the Polytechnic Institute of Bragança (IPB). He is PhD in Electrical and Computer Engineering (2007), Master in Multimedia Technology (2002) from the Faculty of Engineering of the University of Porto and Degree in Management Informatics (1998) from the University of Minho. He is currently a researcher at the Research Centre in Basic Education (CIEB-IPB-Portugal), collaborating member in the research group of the University of Salamanca (Spain) “Innovación y Educación Digital”; member of the Interdisciplinary Research Group on Information and Communication Technologies (GPITIC), member of the Interdisciplinary Research Group on Secretariat (GPISEC) (Brazil), and coordinator of the ESE-IPB International Relations Office (incoming). He is director of the scientific journal adolesCiência since 2011. Has received 12 awards and/or honours. Published 10 book chapters, edit 8 proceedings and 2 books, and published more than 100 papers in proceedings of scientific conferences and journals (10 indexed on Scopus or WoS). Among others, has participated in national and international projects: responsible of IPB in Catraios Project (2001-2003) available from 2001 to 2018; member of IPB in Ciência Bragança project (2011-13); member of IPB in INTACT project (2012-15); member of INTEGRA(-TE) project (2016-18); member of IPB in Poli Entrepreneurship Innovation Network Project (2016-2018); responsible of IPB in AduLeT Project (2016-19), responsible of IPB in CTwoSEAS project (2019-22); member of IPB in QuILL project (2021-23); and now coordinate the HACK-IT project (2022-25); From 2008 to 2018 he was member of the IPB Entrepreneurship Office and coordinator of the Application Administration and Development Nucleus. He currently belongs to the team of facilitators of the Demola program.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vitor Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, Vitor
  • Gonçalves, V.
  • Gonçalves, V. B.
  • Gonçalves, Vitor Barrigão
  • Gonçalves, V. M. B.
  • Gonçalves, Vitor Manuel Barrigão

Identificadores de autor

Ciência ID
A310-FFD6-55A1
ORCID iD
0000-0002-0645-6776
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=i1fgXnAAAAAJ
Researcher Id
G-5274-2012
Scopus Author Id
57197390255

Telefones

Telefone
  • (351) 273303000 Ext.: 3649 (Profissional)
  • (+351) 273303000 Ext.: 3613 (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão de Informação. Campus de Santa Apolónia (CP:1101), 5301-856, Bragança, Bragança, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/01/04 - 2021/07/01
Concluído
Co-creation facilitator training (Outros)
Especialização em Empreendedorismo e Co-criação
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Curso de Formação de Formadores e Facilitadores em Empreendedorismo (Outros)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2003 - 2007
Concluído
Engenharia Electrotécnica e dos Computadores (Doutoramento)
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal
"A Web Semântica no Contexto Educativo: Um sistema para a recuperação de objectos de aprendizagem baseado nas tecnologias para a Web Semântica, para o e-Learning e para os agentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2007
Concluído
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Semantic Web no Contexto Educativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004 - 2005
Concluído
CISCO Networking Academy Program (CCNA 1, 2, 3, 4) (Outros)
ISLA Bragança, Portugal
2003
Concluído
Tecnologia Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Desenvolvimento de Sistemas de Informação para a Web" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1997 - 1999
Concluído
Profissionalização em Serviço - Grupo 39: Informática (Outros)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1998
Concluído
Informática de Gestão (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal
"Estágio: IPB -Uma abordagem sistémica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1990 - 1993
Concluído
Informática de Gestão (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
"Aplicação informática para Contabilidade Analítica da Cerâmica do Campo Redondo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2008/10/01 - 2010/05/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
2005/12 - 2008/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/06/01 - Atual Conselho Geral do IPB Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1999 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/01 - 2022/06/30 Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da ESE/IPB Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
1999 - 2021/07/31 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2019 Coordenador de Departamento TEGI Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2019 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2019 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2015 - 2019 Coordenador de CTeSP - Secretariado e Línguas Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2013 - 2017 Coordenador-adjunto do Departamento TEGI Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2015 Coordenador de CET Secretariado e Assessoria Administrativa Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2009 - 2013 Membro do conselho técnico-cientifico do IPB Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2009 - 2011 Coordenador de Departamento TEGI Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/12/05 - 2002/12/06 Assistente de 1.º Triénio - Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1998/09/01 - 1999/12/05 Professor do Quadro Nomeação Definitiva - Grupo de Informática Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1997/09/01 - 1998/08/31 Professor do Quadro Nomeação Provisória - Grupo de Informática Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1993/10/01 - 1997/08/31 Professor provisório - Grupo Técnicas Especiais Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/03/01 - 2025/03/01 DISmode - Digital training for NGO's youth workers to become disability support moderators for youth with disabilities
2022-2-PT02-KA220-YOU-000095234
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2022/02/01 - 2025/02/01 HACK-IT: Hackathon e Metodologias Inovadoras no Ensino Superior Project
2021-1-PT01-KA220-HED-000023406
Investigador responsável
Em curso
2021/03/21 - 2023/02/28 QuILL - Quality in Language Learning
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019/10/01 - 2022/07/31 CTwoSEAS - CLIMATE CHANGE: SCIENCE, ETHICS AND SOCIETY
Investigador
Erasmus Plus, Bélgica
Erasmus Plus
Em curso
2016/11/01 - 2019/08/31 AduLeT (Advanced use of Learning Technologies in Higher Education)
European Commission, Bélgica
European Commission
Em curso
2012/12/01 - 2015/11/30 INTACT (INteracve Teaching Materials Across Culture and Technology)
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Comenius Institut

European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2003/01 - 2018/12/31 Gestão do Portal dos Catraios
NONIO Século XXI
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Em curso
2001/12 - 2003/12 Portal dos Catraios
NONIO Século XXI
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gonçalves, Bruno F.; Gonçalves, Vitor; Bruno F. Gonçalves; Vitor Gonçalves. "Planning and Development of the MOOC-DTS Digital Tutorial Space: Case Study in a University Tuna". 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_21
  2. Paula Fortunato Vaz; Vitor Gonçalves; Carlos Teixeira. "ASSESSMENT OF SKILLS TO FACILITATE THE LEARNING OF READING AND WRITING: A STUDY IN THE 1ST YEAR OF SCHOOLING IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1508
  3. Elisabete Mendes Silva; Isabel Chumbo; Vitor Gonçalves; Cláudia Martins; Alexia Dotras Bravo; Ana Alves. "INTERNATIONAL NETWORKING: THE CASE OF THE EUROPEAN PROJECT QUILL". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0438
  4. Paula Fortunato Vaz; Vitor Gonçalves; Carlos Teixeira. "IDENTIFYING RISK IN READING AND WRITING IN THE 2ND YEAR OF SCHOOLING: A STUDY IN NORTHERN PORTUGAL IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1804
  5. Vitor Gonçalves; D. Martins; F. Gonçalves. "INTERNATIONALISATION OF HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: A CASE STUDY IN A POLYTECHNIC IN NORTHEASTERN PORTUGAL". 2022.
    10.21125/inted.2022.2074
  6. Paula Fortunato Vaz; Carlos Teixeira; Vítor Gonçalves. "IDENTIFICATION OF STUDENTS AT RISK IN READING, WRITING AND GRAMMAR: A STUDY WITH STUDENTS FROM 3RD AND 4TH GRADES IN NORTHERN PORTUGAL". 2022.
    10.21125/inted.2022.2001
  7. Gonçalves, Bruno F.; Gonçalves, Vitor. "Digital technologies in the activity of Portuguese University Tunas: a case study at RaussTuna - Tuna Mista de Bragança". 2022.
    10.23919/CISTI54924.2022.9820209
  8. Carolina Freitas; Vitor Gonçalves; Perry Krassner. "EXAMINING THE RELATIONSHIP BETWEEN GLOBALISATION AND COMMUNICATION AND ITS EFFECTS ON BILINGUAL EDUCATION". 2021.
    10.21125/iceri.2021.0642
  9. Vitor Gonçalves. "INNOVATION WITH AUGMENTED REALITY TO ERASMUS STUDENTS". 2021.
    10.21125/iceri.2021.0800
  10. Vitor Gonçalves; Juliana Costa; Arlinda Semedo; Sofia Bergano. "Contributions of the SocialNEET project to the development of skills for active life". 2021.
    10.4995/HEAd21.2021.13186
  11. Sousa, Silvana Freitas; Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "Stopit - bullying no ensino básico: um instrumento para a formação de professores". 2021.
  12. Morais, Leticia; Gonçalves, Vitor; Assis, Lilian Bambirra de. "A case study on the use of gamification in the flipped classroom". 2021.
    10.23919/CISTI52073.2021.9476257
  13. Lopes, Luciene; Gonçalves, Vitor. "Avaliação de uma aplicação educativa de realidade aumentada para 2.º ciclo do ensino básico". 2021.
  14. Sousa, Silvana Freitas; Gonçalves, Vitor. "MOOC sobre bullying para professores do 1.º ciclo do ensino básico". 2021.
    10.23919/CISTI52073.2021.9476525
  15. Gonçalves, Vitor. "Criatividade, inovação e processo de co-criação". 2021.
    10.4995/INN2021.2021.14026
  16. Marinho, Sónia; Gonçalves, Vitor. "O contributo da formação para a transformação digital das microempresas do Planalto Mirandês". 2021.
  17. Marcos, Lewane; Gonçalves, Vitor. "Reflexão crítica sobre a implementação do plano tecnológico da educação em Moçambique". 2021.
  18. Marcos, Lewane; Gonçalves, Vitor. "Ensino híbrido nas escolas secundárias Moçambicanas: progressos e dificuldades". 2021.
  19. Costa, Juliana; Gonçalves, Vitor. "Um portal web de turismo para as Terras de Trás-os-Montes". 2021.
  20. Pires, Isabel; Gonçalves, Vitor. "Novos desafios para a aprendizagem da língua: tecnologias digitais e design thinking". 2021.
  21. Marinho, Sónia; Gonçalves, Vitor. "A importância dos recursos de base tecnológica nas empresas face à pandemia". 2021.
  22. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "Online teaching and learning: a year later what has changed?". 2021.
    10.4995/HEAd21.2021.13188
  23. Lopes, Gabriel William; Gonçalves, Vitor. "Assessment of scientific literacy levels of IPB students". 2021.
  24. Sousa, Silvana Freitas; Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "Stopit: bullying no ensino básico: um instrumento para a formação de professores". 2021.
  25. Silva, Elisabete Mendes; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor; Martins, Cláudia; Dotras Bravo, Alexia; Alves, Ana M.. "QuILL: Quality in Language Learning". 2021.
  26. Silva, Elisabete Mendes; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor; Martins, Cláudia; Dotras Bravo, Alexia; Alves, Ana M.. "QuILL: innovation and quality in language learning in higher education". 2021.
  27. Gonçalves, Vitor. "Connecting NEET (in)to local social institutions through IPB and ADRAT". 2020.
  28. Gonçalves, Vitor. "Ambiente virtual classroom no ensino superior: um estudo de caso". 2020.
  29. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "Planear antes de desenvolver um sistema de informação: um estudo de caso". 2020.
  30. Gonçalves, Vitor. "Ambiente virtual classroom no ensino superior: um estudo de caso". 2020.
  31. Freitas, Carolina de; Gonçalves, Vitor. "A relação entre globalização, comunicação e perspectiva bilíngue das escolas da atualidade". 2020.
  32. Gonçalves, Vitor; Vaz, Cátia Emanuela Augusto. "(Ciber)Bullying: revisão sistemática da literatura". 2020.
  33. Freitas, Carolina de; Gonçalves, Vitor. "A relação entre globalização, comunicação e perspetiva bilíngue das escolas da atualidade". 2020.
  34. Gonçalves, Vitor; Oliveira, Lucas; Schmitt, Dyowanne. "Estudo de caso de um projeto editorial de investigação jovem". 2020.
  35. Oliveira, Lucas; Schmitt, Dyowanne; Gonçalves, Vitor. "Estudo de caso de um projeto editorial de investigação jovem". 2020.
  36. Gonçalves, Vitor; Exposto, José; Patrício, Maria Raquel; Silva, Elisabete Mendes; Chumbo, Isabel; Garcia-Tartera, Francisco; Castiñeiras, Pedro. "Projeto europeu para a educação em alterações climáticas e tecnologias web associadas". 2020.
  37. Morais, Leticia; Gonçalves, Vitor. "Plataformas de aprendizagem baseadas em jogos: uma revisão sistemática da literatura". 2020.
  38. Gonçalves, Vitor; Garcia-Tartera, Francisco. "Educação para o empreendedorismo em duas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha". 2019.
  39. Gonçalves, Bruno Miguel Ferreira; Gonçalves, Vitor. "Professional development in MOOC: Teachers motivation". 2019.
    10.23919/CISTI.2019.8760597
  40. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "Comunidade de práticas do projeto AduLeT: cenário de aprendizagem inovador". 2019.
  41. Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno; Garcia-Tartera, Francisco. "MOOCs to Semantic Web Education". 2019.
  42. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "AduLeT community of practice: an innovative learning setting". 2019.
  43. Romanowski, Antónia Elisabete; Gonçalves, Vitor. "Website de uma instituição educativa: uma proposta de tradução e localização". 2019.
  44. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "AduLeT project and its community of practice: an insight into technology advanced use within higher education". 2019.
    10.26352/D627_2384-9509_2019
  45. Romanowski, Antónia Elisabete; Gonçalves, Vitor. "Website de uma instituição educativa: uma proposta de tradução e localização". 2019.
  46. Freitas, Ingrid; Gonçalves, Vitor; Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Patrício, Maria Raquel; Freitas, Ingrid Souza de; Côrtes Valim, Alinne. "A importância da localização no processo de tradução: uma breve perspectiva". 2019.
  47. Gonçalves, Vitor; Garcia-Tartera, Francisco. "Educação para o empreendedorismo em duas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha". 2019.
  48. Schinaid, Hermane Pegoraro; Gonçalves, Vitor. "Um espaço de empreendedorismo artístico para a comunidade da lusofonia em Bragança". 2019.
  49. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "AduLeT: uso avançado de tecnologias de aprendizagem no ensino superior". 2019.
  50. Meirinhos, Manuel; Gonçalves, Vitor; Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Patrício, Maria Raquel. "Edgar Morin: pensadores ao longo da história". 2019.
  51. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "AduLeT project and its community of practice: an insight into technology advanced use within higher education". 2019.
  52. Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno Miguel Ferreira. "The process of planning and building a xmooc: a practical review". 2018.
  53. Gonçalves, Vitor. "Oficina de formação sobre moocs para promover novas oportunidades". 2018.
    10.4995/INN2018.2018.9639
  54. Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor; Mendes Silva, Elisabete; Patrício, Maria Raquel. "Adulet: an innovative community of practice for higher education". 2018.
  55. Gonçalves, Vitor. "AduLeT: experiências de uso de tecnologias educativas". 2018.
  56. Garcia Tartera, Francisco J.; Gonçalves, Vitor. "El proceso de enseñanza-aprendizaje potenciado con actividades participativas en plataformas e-learning". 2018.
  57. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "Adulet project and educational technologies: updates to the state of the art". 2018.
  58. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Fachada, Ivone; Branquinho, Raquel. "Educação para o empreendedorismo na integração intercultural". 2018.
  59. Garcia-Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor. "Aprendizaje potenciado con evaluación unos a otros". 2018.
    10.21001/edutec.2018
  60. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "AduLeT project: leading technology enhanced learning tips". 2018.
    10.4995/INN2018.2018.9639
  61. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "AduLeT Project: the community of practice platform". 2018.
  62. Gonçalves, Vitor. "As potencialidades linguísticas de plataformas multilingues". 2018.
  63. Gonçalves, Vitor; Alves, Paulo. "Projeto Gen10s.pt: a experiência do 5° e 6° ano numa escola de Bragança". 2018.
  64. Gonçalves, Vitor. "Educação para o empreendedorismo ambiental". 2018.
  65. Gonçalves, Vitor. "SP: processo de educação para o empreendedorismo com TIC". 2017.
  66. Gonçalves, Vitor. "Contenidos y materiales didácticos: evaluación de herramientas 2.0". 2017.
  67. Gonçalves, Vitor. "Educação para o empreendedorismo: relato de uma experiência educativa". 2017.
  68. Gonçalves, Vitor. "Contenidos y materiales didácticos: evaluación de herramientas 2.0". 2017.
  69. Gonçalves, Vitor. "Assessoria de gestão, tecnologias e línguas: trilogia de áreas essenciais no perfil de um profissional de secretariado". 2017.
  70. Gonçalves, Vitor. "Empreendedor por um dia em secretariado e assessoria". 2017.
  71. Gonçalves, Vitor. "Educação para o empreendedorismo: relato de uma experiência educativa". 2017.
  72. Gonçalves, Vitor. "Education for entrepreneurship: a proposal for higher education based on Disney's creative strategy". 2017.
  73. Mouta, Rui; Gonçalves, Vitor. "Análise comparativa de duas plataformas de elearning: moodle e claroline". 2017.
  74. Santos, Djackline; Gonçalves, Vitor. "Moodle vs eFront: uma análise comparativa no contexto do ensino superior". 2017.
  75. Gonçalves, Vitor; Garcia-Tartera, Francisco; Vitor, Gonçalves; Tartera, Francisco J. Garcia. "E-learning: estudo de caso na perspetiva dos professores portugueses e espanhóis". 2017.
  76. Gonçalves, Vitor. "Education for entrepreneurship: a proposal for higher education based on Disney's creative strategy". 2017.
  77. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Projeto INTEGRA: pedagogia e educação na exploração de novos desafios". 2017.
  78. Ala, Filipe Raúl Gonçalves; Gonçalves, Vitor. "Tradução assistida por computador: um estudo de caso". 2017.
  79. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Fachada, Ivone; Branquinho, Raquel. "INTEGRA-TE 2.0: Projeto para a Integração Intercultural de alunos PALOP em Bragança". 2017.
  80. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Projeto Integra-(Te): Pedagogia e educação na exploração de novos desafios". 2017.
  81. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "Advanced use of learning technologies in higher education: AduLeT project big picture". 2017.
  82. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gonçalves, Vitor; Branquinho, Raquel; Fachada, Ivone. "INTEGRA(-TE): cultura, ciência, pedagogia e empreendedorismo". 2017.
  83. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Fachada, Ivone; Branquinho, Raquel. "INTEGRA-TE num arquipélago de saberes". 2017.
  84. Gonçalves, Vitor. "Aprendizagem bilingue com a plataforma INTACT". 2016.
  85. Gonçalves, Vitor. "Formação contínua de professores a distância baseada em MOOCs". 2016.
  86. Gonçalves, Vitor; Martins, Maria Luzia. "INTACT platform in professional courses: a case study". 2016.
  87. Gonçalves, Vitor. "Formação contínua de professores a distância baseada em MOOCs". 2016.
  88. Azevedo, Rúben; Gonçalves, Vitor. "Tendarmada: presente, passado e futuro". 2016.
  89. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Torres, Ester; Gonçalves, Bruno. "Teacher education through MOOC: a case study". 2016.
  90. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Torres, Ester; Gonçalves, Bruno. "Teacher education through MOOC: a case study". 2016.
  91. Torres, Ester; Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno; Chumbo, Isabel. "MOOCS: traspasando barreras tecnológicas?". 2016.
  92. Martins, Maria Luzia; Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel. "INTACT Platform: a case study in a training course". 2016.
  93. Martins, Maria Luzia; Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel. "INTACT Platform: a case study in a training course". 2016.
  94. Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Meirinhos, Manuel; Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor. "Educação: pensadores ao longo da história: Seymour Papert". 2016.
  95. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "MOOC: um aliado para a formação contínua de professores". 2015.
  96. Carvalho, Isito Lima Da Cruz; Gonçalves, Vitor. "Dinamização de uma plataforma E-learning numa escola secundária de São Tomé e Príncipe: estudo de caso no ensino das ciências". 2015.
  97. Martins, Maria Luzia; Gonçalves, Vitor. "Plataforma INTACT: estudo de caso em curso profissional". 2015.
  98. Rodrigues, Maria José; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor. "A educação em ciências em contexto bilingue e móvel". 2015.
    dx.doi.org/10.4995/INNODOCT.2015.1056
  99. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "MOOC: um aliado para a formação contínua de professores". 2015.
  100. Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno. "Avaliação de plataformas para criação e distribuição de MOOC para a formação contínua de professores". 2015.
  101. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "A aprendizagem informal suportada pelas redes sociais: um contributo para a formação do aluno?". 2015.
  102. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "MOOC e b-Learning: aliados por um mestrado a distância". 2014.
  103. Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor. "Webquests in translator tools learning: a case study". 2014.
  104. Mateus, Maria do Nascimento Esteves; Gonçalves, Vitor. "Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social". 2014.
  105. Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor. "Planning of INTACT: Interactive teaching materials across culture and technology". 2014.
  106. Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor. "INTACT project: bringing teaching resources to mobile life". 2014.
  107. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "MOOC e b-Learning: aliados por um mestrado a distância". 2014.
  108. Gonçalves, Vitor. "As plataformas colaborativas e de aprendizagem e as ferramentas de autoria de conteúdos educativos: estudo de caso num Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores". 2014.
  109. Gonçalves, Vitor. "Tecnologias de Apoio ao Secretariado e às Línguas". 2014.
  110. Caldeira, Maria do Rosário; Gonçalves, Vitor; Maria do Rosário, Caldeira. "Um estudo descritivo sobre as redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas portuguesas". 2014.
  111. Gonçalves, Vitor. "Formação em Secretariado e Assessoria Administrativa: Que futuro?". 2014.
  112. Chumbo, Isabel; Jokiaho, Annika; May, Birgit; Gonçalves, Vitor. "INTACT project: bilingual teaching resources tailored for students’ mobile life". 2014.
  113. Gonçalves, Vitor; Santos, Antónia Cristina Pinto dos. "Projeto TITI: tecnologias de informação para a terceira idade". 2013.
  114. Padrão, José Maria Lopes; Gonçalves, Vitor. "Quiosque multimédia educativo no Museu Militar de Bragança". 2012.
  115. Santos, José António; Gonçalves, Vitor. "Criação de ambientes de aprendizagem tridimensionais". 2012.
  116. Lopes, Luísa Diz; Gonçalves, Vitor. "Uma revista Júnior de investigação online: análise de práticas de utilização de TIC em processos de aprendizagem". 2012.
  117. Lopes, Luísa Diz; Gonçalves, Vitor. "Planeamento de uma revista júnior de investigação suportada por um sistema de edição eletrónico". 2012.
  118. Lopes, Luísa Diz; Gonçalves, Vitor. "Adolesciência - Implementação e avaliação de uma revista júnior de investigação". 2012.
  119. Gonçalves, Vitor; Patrício, Maria Raquel. "TINA: um projecto para netos e avós inovadores". 2011.
  120. Fernandes, Carla Patrícia Teixeira; Gonçalves, Vitor. "Criação e exploração de objectos de aprendizagem: scorm e learning design". 2011.
  121. Fernandes, Carla Patrícia Teixeira; Gonçalves, Vitor. "Criação e exploração de objectos de aprendizagem: scorm e learning design". 2011.
  122. Gonçalves, Vitor; Patrício, Maria Raquel. "Projecto TINA: um projecto para netos e avós inovadores". 2011.
  123. Gonçalves, Vitor; Patrício, Maria Raquel. "TINA: um projecto para netos e avós". 2010.
  124. Gonçalves, Vitor; Patrício, Maria Raquel. "Facebook in the learning process: a case study". 2010.
  125. Gonçalves, Vitor; Patrício, Maria Raquel. "Information technology for grandparents and grandchildren". 2010.
  126. Gonçalves, Vitor; Patrício, Maria Raquel. "TINA: um projecto para netos e avós". 2010.
  127. Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor. "Facebook in the learning process: a case study". 2010.
  128. Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor. "Utilização educativa do facebook no ensino superior". 2010.
  129. Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor. "Utilização educativa do facebook no ensino superior". 2010.
  130. Gonçalves, Vitor; Patrício, Maria Raquel. "Information technology for grandparents and grandchildren". 2010.
  131. Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor. "Facebook: rede social educativa?¿". 2010.
  132. Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor. "Facebook: rede social educativa?". 2010.
  133. Gonçalves, Vitor. "Empreendedorismo: do ensino básico ao ensino superior". 2009.
  134. Gonçalves, Vitor; Bergano, Sofia. "Empreendedorismo feminino: uma proposta de e-learning". 2009.
  135. Gonçalves, Vitor; Bergano, Sofia. "Empreendedorismo feminino: uma proposta de e-learning". 2009.
  136. Gonçalves, Vitor. "Empreendedorismo: do ensino básico ao ensino superior". 2009.
  137. Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Tecnologias Web 2.0: recursos pedagógicos na formação inicial de professores". 2008.
  138. Gonçalves, Vitor. "Portal dos Catraios: 5 anos ao serviço da Educação de Infância". 2007.
  139. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Semantic web technologies in e-learning". 2007.
  140. Gonçalves, Vitor. "e-Learning: reflexões sobre cenários de aplicação". 2007.
  141. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico; Eurico Carrapatoso. "Geração (semi)automática de metadados: um contributo para a recuperação de objectos de aprendizagem". Trabalho apresentado em Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet, Vila Real, 2007.
    Publicado
  142. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Search in e-Learning systems with semantic web technologies". 2007.
  143. Gonçalves, V.; Carrapatoso, E.. "Poster - A search system of educational contents for semantic web,Poster - Um sistema de pesquisa de conteúdos educativos para a web semântica". 2006.
  144. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Web semântica e e-Learning juntos por uma boa causa". 2006.
  145. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Um sistema de pesquisa de conteúdos educativos para a Web semântica". 2006.
  146. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Um sistema de pesquisa de conteúdos de aprendizagem para a Web semântica". 2006.
  147. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Poster - A fishing system of a system to search for educational content for the semantic web". 2006.
  148. Gonçalves, Vitor; Rodrigues, Cristina Sofia. "Um sistema de B-learning no ensino secundário português". 2006.
  149. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Um sistema de e-learning para a web semântica baseado na tecnologia de agentes". 2005.
Artigo em revista
  1. Vitor Gonçalves; Fábio Moda Magoni; Luana Cristina Barbieri da Silva; Ana Claudia Loureiro. "Tecnologias digitais e currículo de ciências da natureza: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal". Revista EDaPECI (2023): https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.118465.91-101.
    10.29276/redapeci.2023.23.118465.91-101
  2. Vitor Gonçalves; Cátia Emanuela Augusto Vaz. "Bullying e cyberbullying: um estudo em tempos de pandemia". Revista EDaPECI (2022): https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.217850.36-54.
    10.29276/redapeci.2022.22.217850.36-54
  3. Gonçalves, Vitor; Cardoso, Carlos; Almeida, André. "Estudo comparativo entre sistemas de gestão de conferências científicas". (2021): http://hdl.handle.net/10198/23546.
    10.29073/rtic.v2i1.371
  4. Moreira, J. António; Gonçalves, Vitor. "Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação". (2021): http://hdl.handle.net/10198/23497.
  5. Gonçalves, Vitor; Vaz, Cátia Emanuela Augusto. "(Ciber)Bullying: revisão sistemática da literatura". (2021): http://hdl.handle.net/10198/23065.
  6. Gonçalves, Vitor. "Estoy enfermo ¡pero estoy en clase! La realidad de la educación inclusiva en Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/10198/24152.
  7. Gonçalves, Vitor. "COVIDados a inovar e a reinventar o processo de ensino-aprendizagem com TIC". (2020): http://hdl.handle.net/10198/22481.
  8. Gonçalves, Vitor; Moreira, J. António. "Educação para a web semântica: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos". (2020): http://hdl.handle.net/10198/22483.
  9. Costa, Juliana; Gonçalves, Vitor. "A importância da mobilidade académica internacional na vida discente". (2020): http://hdl.handle.net/10198/23014.
  10. Costa, Juliana; Gonçalves, Vitor. "Educação Ambiental: uma reflexão para o consumo consciente de tecnologias e outros equipamentos eletrónicos". (2020): http://hdl.handle.net/10198/23133.
    10.34620/eduser.v12i2.144
  11. Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Meirinhos, Manuel; Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor; Sousa, João Sérgio Pina de Carvalho. "Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s". (2020): http://hdl.handle.net/10198/23037.
  12. Fernandes-Sobrinho, Marcos; Castro, Paulo Alexandre de; Saavedra, Rodrigo Arellano; Gonçalves, Vitor. "Investigação qualitativa nos contextos da psicologia e do ensino". (2020): http://hdl.handle.net/10198/22521.
    10.33837/msj.v3i2.1270
  13. Costa, Juliana; Gonçalves, Vitor. "Environmental Education: a reflection for the conscious consumption of technologies and other electronic equipment". (2020): https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/142.
    10.34620/eduser.v12i2.142
  14. Gonçalves, Vitor; Carvalho, Márcio Rogério; Santos, Layse Sousa. "A presença Web de uma Instituição Educativa". (2019): http://hdl.handle.net/10198/19910.
    10.17564/2359-4942.2019v3n3
  15. Sousa, Patrícia; Gonçalves, Vitor. "Localizador vs. Tradutor". (2019): http://hdl.handle.net/10198/19966.
  16. Gonçalves, Vitor; Carvalho, Márcio Rogério; Tartera, Francisco J. Garcia. "Servidor Web: instalación y configuración para una institución educativa". MAD.RID. Revista de Innovación Didáctica de Madrid. 50 (2018): 21-37.
    Publicado
  17. Gonçalves, Vitor. "Educação para o empreendedorismo ambiental". CIALP - 1º Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa II 1 (2018): 349-357.
    Publicado
  18. Gonçalves, Vitor; Alves, Paulo. "Projeto Gen10s.pt: a experiência do 5° e 6° ano numa escola de Bragança". II Encontro Professores Inovadores com TIC 1 (2018): 1-10.
    Publicado
  19. Gonçalves, Vitor; Carvalho, Márcio Rogério; Garcia-Tartera, Francisco. "Servidor Web: instalación y configuración para una institución educativa". (2018): http://hdl.handle.net/10198/16622.
  20. Garcia-Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor; Tartera, Francisco J. Garcia. "Secuencia de un sistema trifásico, medición de potencia y lugar geométrico de elementos". Revista de Innovación Didáctica de Madrid 51 (2018): 09-35. http://hdl.handle.net/10198/17806.
    Publicado
  21. Branquinho, Raquel; Fachada, Ivone; Gonçalves, Vítor; Vaz, Paula; Aguiar, Carlos. "INTEGRA(-TE): a project to integrate youth PALOP through scientific, entrepreneurial and multicultural activities". (2018): https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/111.
    10.34620/eduser.v10i1.111
  22. Paula Marisa Fortunato Vaz; Vítor Gonçalves; Ivone Fachada; Raquel Branquinho. "INTEGRA(-TE): cultura, ciência, pedagogia e empreendedorismo". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 35-35. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2360.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2360
  23. Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor; Chico, Luís. "Circuitos trifásicos. Potencia trifásica (parte 1)". MAD.RID. Revista de Innovación Didáctica de Madrid. 43 (2017): 34-52.
    Publicado
  24. García Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor; Gonzalo Chico, Luís. "Circuitos trifásicos. Potencia trifásica (Parte II)". MAD.RID (REVISTA DE INNOVACIÓN DIDÁCTICA DE MADRID). 1 44 (2017): 33-47.
    Publicado
  25. Santana, Larissa; Santos, Luiz; Silva, Thiciane; Villar, Victor; Rocha, Fabio; Gonçalves, Vitor. "Scrum as a Platform to Manage Students in Projects of Technological Development and Scientific Initiation: A Study Case Realized at UNIT/SE". Journal of Information Systems Engineering & Management 2 1 (2017): 1-7.
    Publicado
  26. Gonçalves, Vitor. "Contenidos y materiales didácticos: Evaluación de Herramientas 2.0". Jornadas Virtual USATIC 1 (2017): 1-10.
    Publicado
  27. Gonçalves, Vitor. "Educação para o Empreendedorismo: relato de uma experiência educativa". Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo 1 (2017): 123-128.
    Publicado
  28. Gonçalves, Vitor. "Education for entrepreneurship: a proposal for higher education based on Disney's creative strategy". ICERI2017 Proceedings (10th International Conference of Education, Research and Innovation) 1 (2017): 7254-7258.
    Publicado
  29. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula. "PROJETO INTEGRA-(TE): Pedagogia e educação na exploração de novos desafios". II Seminário Internacional de EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO 1 (2017): 105-114.
    Publicado
  30. Ala, Filipe Raúl Gonçalves; Gonçalves, Vitor. "GILT: Tradução e Localização de Software". (2017): http://hdl.handle.net/10198/14203.
  31. Azevedo, Rúben; Afonso, Leonor; Gonçalves, Vitor. "TendArmada: um evento académico artístico". (2017): http://hdl.handle.net/10198/14209.
  32. Garcia, Tânia Marisa Nogueiro; Gonçalves, Vitor. "Modelo GILT". (2017): http://hdl.handle.net/10198/14202.
  33. Garcia-Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor; Gonzalo Chico, Luís. "Circuitos trifásicos. Potencia trifásica (Parte II)". (2017): http://hdl.handle.net/10198/14186.
  34. Dias, João Daniel; Gonçalves, Vitor. "Localização de Software e Páginas Web". (2017): http://hdl.handle.net/10198/14201.
  35. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gonçalves, Vitor; Fachada, Ivone; Branquinho, Raquel. "INTEGRA(-TE): cultura, ciência, pedagogia e empreendedorismo". (2017): http://hdl.handle.net/10198/14820.
    10.17979/reipe.2017.0.08
  36. Santana, Larissa Freitas; Santos, Luiz Felipe Cirqueira dos; Silva, Thiciane Suely Couto; Villar, Victor Brito; Rocha, Fabio Gomes; Gonçalves, Vitor. "Scrum as a platform to manage students in projects of technological development and scientific initiation: a study case realized at UNIT/SE". (2017): http://hdl.handle.net/10198/14264.
    10.20897/jisem.201707
  37. Vales, Nuno Miguel da Silva; Gonçalves, Vitor. "Localização e Tradução: origem e diferenças". (2017): http://hdl.handle.net/10198/14200.
  38. Garcia-Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor; Gonzalo Chico, Luís. "Circuitos trifásicos. Potencia trifásica (Parte I)". (2017): http://hdl.handle.net/10198/13921.
  39. Sabino, Rosimeri; Gonçalves, Vitor. "A formação superior para o secretariado na perspectiva luso-brasileira". Revista de Gestão e Secretariado - GeSec 7 1 (2016): 150-171.
    Publicado
  40. Gonçalves, Vitor. "Formação contínua de professores a distância baseada em MOOCs". 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) 1 (2016): 115-121.
    Publicado
  41. Gonçalves, V.; Chumbo, I.; Torres, E.; Gonçalves, B.. "TEACHER EDUCATION THROUGH MOOC: A CASE STUDY". ICERI2016 Proceedings (9th International Conference of Education, Research and Innovation) 1 (2016): 8350-8358.
    Publicado
  42. Torres Simón, Ester; Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno; Chumbo, Isabel. "MOOCS: ¿traspasando barreras tecnológicas?". CIDUI - Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació 1 (2016): 1-10.
    Publicado
  43. Sabino, R. F.; Goncalves, V. M. B.. "THE HIGHER EDUCATION TO THE SECRETARIES IN LUSO-BRAZILIAN PERSPECTIVE". Revista De Gestao E Secretariado-Gesec 7 1 (2016): 150-171. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000376384400009&KeyUID=WOS:000376384400009.
    10.7769/gesec.7i1.528
  44. Sabino, Rosimeri; Gonçalves, Vitor. "A formação superior para o secretariado na perspectiva luso-brasileira". (2016): http://hdl.handle.net/10198/13056.
    10.7769/gesec.v7i1.528
  45. Torres, Ester; Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno; Chumbo, Isabel. "MOOCs: traspasando barreras tecnológicas?". (2016): http://hdl.handle.net/10198/13619.
  46. Gonçalves, Vitor Barrigão. "Portal dos Catraios – Perspectiva de evolução". (2016): https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/12.
    10.34620/eduser.v1i1.12
  47. Gonçalves, Vitor Barrigão; Carrapatoso, Eurico Manuel. "Web Semântica e Cérebro Global juntos por uma boa causa". (2016): https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/8.
    10.34620/eduser.v1i1.8
  48. Rodrigues, Maria José; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor. "A educação em ciências em contexto bilingue e móvel". 3º International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies (INNODOCT 2015) 1 (2015): 1-10.
    Publicado
  49. Mateus, Maria do Nascimento Esteves; Gonçalves, Vitor. "Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social". imagonautas 6 (2015) - Revista Interdisciplinaria sobre Imaginarios Sociales 6 (2015): 53-61.
    Publicado
  50. Gonçalves, Bruno; Ester, Torres; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor; Esther, Torres; Isabel, Chumbo. "Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso". Revista Onis Ciência III 10 (2015): 5-21. http://hdl.handle.net/10198/13108.
    Publicado
  51. Mateus, Maria do Nascimento Esteves; Gonçalves, Vitor. "Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social". (2015): http://hdl.handle.net/10198/12857.
  52. Luísa, Lopes; Gonçalves, Vitor; Lopes, Luísa Diz. "Revista AdolesCiência – Um projeto editorial jovem suportado pelo Open Journal System". III Congreso Ibérico de Innovación en Educación con las TIC (ieTIC 2013) 1 (2014): 1-10.
    Publicado
  53. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "MOOC: uma estratégia de captação de alunos?". Revista Multimédia de Investigação Em Educação 1 1 (2014): 1-10.
    Publicado
  54. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "MOOC: uma estratégia de captação de alunos?". (2014): http://hdl.handle.net/10198/11499.
  55. Gonçalves, Vitor. "Web Semántica – un socio para el aprendizaje". Boletín del Centro del Conocimiento de Tecnologías Aplicadas a la Educatión 22 1 (2013): 1-10.
    Publicado
  56. Gonçalves, Vitor. "Web Semántica: un socio para el aprendizaje". (2013): http://hdl.handle.net/10198/11109.
  57. Santos, José; Gonçalves, Vitor. "Criação de Ambientes de Aprendizagem Tridimensionais". EBOOK COIED 2012 - 2.ª CONFERÊNCIA ONLINE DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL 1 (2012): 71-78.
    Publicado
  58. Lopes, Luísa; Gonçalves, Vitor. "Planeamento de uma revista júnior de investigação suportada por um sistema de edição eletrónico". eBook COIED 2012 - 2.ª CONFERÊNCIA ONLINE DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL 1 (2012): 183-189.
    Publicado
  59. Fernandes, Carla; Gonçalves, Vitor. "Criação e Exploração de Objectos de Aprendizagem: SCORM e Learning Design". Actas da Conferência Ibérica: Inovação na Educação com TIC 2011 1 (2011): 306-324.
    Publicado
  60. Bento, João José Fernandes; Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Vítor Barrigão; Bento, João. "Ambientes 3D no processo de ensino e aprendizagem". (2011): http://hdl.handle.net/10198/5998.
    10.34620/eduser.v3i1.30
  61. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Web Semântica e e-Learning juntos por uma boa causa". 8th International Symposium on Computers In Education 1 (2010): 1-10.
    Publicado
  62. Patricio, M. R.; Goncalves, V.; Chova, LG; Belenguer, DM; Torres, IC; Gonçalves, V. "FACEBOOK IN THE LEARNING PROCESS: A CASE STUDY". 3rd International Conference of Education, Research and Innovation (Iceri2010) (2010): 3267-3273. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000318797403029&KeyUID=WOS:000318797403029.
  63. Goncalves, V.; Patricio, M.; Chova, LG; Belenguer, DM; Torres, IC; Gonçalves, Vitor; Patrício, Maria Raquel. "INFORMATION TECHNOLOGY FOR GRANDPARENTS AND GRANDCHILDREN". 3rd International Conference of Education, Research and Innovation (Iceri2010) (2010): 3328-3332. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000318797403038&KeyUID=WOS:000318797403038.
  64. Gonçalves, Vitor; Bergano, Sofia. "EMPREENDEDORISMO FEMININO: UMA PROPOSTA DE E-LEARNING". X Congresso da SPCE 1 (2009): 1-10.
    Publicado
  65. Gonçalves, Vitor. "EMPREENDEDORISMO: DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR". X Congresso da SPCE 1 (2009): 1-10.
    Publicado
  66. Gonçalves, Vitor. "Portal dos Catraios: perspectiva de evolução". (2009): http://hdl.handle.net/10198/14192.
  67. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Web semântica e cérebro global juntos por uma boa causa". (2009): http://hdl.handle.net/10198/1219.
  68. Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor. "Exploração de ferramentas Web 2.0 na formação inicial de professores". Sem título V (2009): 6-25. http://hdl.handle.net/10198/1216.
    Publicado
  69. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "GERAÇÃO (SEMI)AUTOMÁTICA DE METADADOS: UM CONTRIBUTO PARA A RECUPERAÇÃO DE OBJECTOS DE APRENDIZAGEM". IADIS International Conference WWW/Internet 2007 1 (2007): 1-10.
    Publicado
  70. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Rumo a uma Web mais inteligente". Eduser 2 2 1 (2006): 201-227. http://hdl.handle.net/10198/7432.
    Publicado
  71. Gonçalves, Vitor. "Ensino à Distância e Web Semântica". Newsletter Professores Inovadores - Microsoft Educação 11 (2005): 10-13. http://www.microsoft.com/portugal/educacao/parceirosnaeducacao/professoresinovadores/newsletter/novembro/artigovgoncalves.mspx.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Silva, Elisabete Mendes; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor; Martins, Cláudia; Dotras Bravo, Alexia; Alves, Ana M.. "Quality in state-of-the art digital language education". Instituto Politécnico de Bragança, 2023.
    10.34620/dadosipb/BBMSQE
  2. Sonia Rodriguez Cano; Vanesa Delgado-Benito; Vitor Gonçalves. "Educational Technology Based on Virtual and Augmented Reality for Students With Learning Disabilities". In Specific Projects and Applications. 2022.
    10.4018/978-1-7998-8371-5.ch003
  3. Marcos M. Tenório; Francisco Reinaldo; Vitor Goçalves; Eliana C. Ishikawa; Lourival A. Góis; Guataçara dos Santos, Jr. "The Impact of a Gamified E-Learning Environment in Students Attitude: A Case Study". 2021.
    10.1007/978-3-030-67209-6_43
  4. Marcos M. Tenório; Francisco Reinaldo; Vitor Gonçalves; Eliana C. Ishikawa; Lourival A. Góis; Guataçara dos Santos, Jr. "Correction to: The Impact of a Gamified E-Learning Environment in Students Attitude: A Case Study". 2021.
    10.1007/978-3-030-67209-6_61
  5. Fabio Gomes Rocha; Guillermo Rodriguez; Eli Emanuel F. Andrade; Adolfo Guimarães; Vitor Gonçalves; Rosimeri F. Sabino. "Supervised Machine Learning for Automatic Assessment of Free-Text Answers". 3-12. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-89820-5_1
  6. Raquel Branquinho; Vitor Gonçalves; Paula Fortunato Vaz; Ivone Fachada; Carlos Aguiar. "Integra(-te)". In Project Based on Integrative Science, Entrepreneurial, and Multiculticultural Activities. 2020.
    10.4018/978-1-7998-2925-6.ch005
  7. Gonçalves, Vitor; Moreira, J. António. "MOOC: as máquinas de ensinar em rede do século XXI". EDUFBA, 2020.
  8. Branquinho, Raquel; Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Fachada, Ivone; Aguiar, Carlos. "Integra(-te): project based on integrative science, entrepreneurial, and multiculticultural activities". IGI Global, 2020.
    10.4018/978-1-7998-2925-6.ch005
  9. Gonçalves, Vitor. "Educação para o empreendedorismo e tecnologias associadas". CINEP/IPC, 2020.
  10. Garcia-Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor. "Competencia Digital en la Docencia Universitaria del Siglo XXI". Universitat de Valência, 2019.
  11. Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Gonçalves, Vitor. "Ensinar com tecnologia avançada de aprendizagem: o projeto internacional AduLeT". Whitebooks, 2019.
  12. Gonçalves, Vitor. "MOOC: evolução ou revolução na aprendizagem?". In MOOC - evolução ou revolução na aprendizagem?, 33-56. Salvador, Brasil, Brasil: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2017.
    Publicado
  13. Gonçalves, Vitor. "Herramientas para la creación de contenidos y materiales didácticos". Joxman Editores Multimedia, 2013.
  14. Gonçalves, Vitor. "Capítulo VII - Ensinar e Aprender em Ambientes Virtuais Tridimensionais". In Capítulo VII - Ensinar e Aprender em Ambientes Virtuais Tridimensionais, 121-137. Porto Editora: Porto Editora, 2012.
    Publicado
  15. Gonçalves, Vitor. "Capítulo VIII - E-learning e Objetos de Aprendizagem para a Web Semântica". In Capítulo VIII - E-learning e Objetos de Aprendizagem para a Web Semântica, 139-155. Porto Editora: Porto Editora, 2012.
    Publicado
  16. Gonçalves, Vitor. "E-learning e objetos de aprendizagem para a web semântica". Porto Editora, 2012.
Documento de trabalho
  1. Gonçalves, Vitor; Patrício, Maria Raquel. 2010. "Manual de TIC". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10198/7430.
Livro
  1. Gonçalves, Vitor (Ed.); García-Valcárcel, Ana (Ed.); Moreira, José António (Ed.); Gutiez Cuevas, Pilar (Ed.); Patrício, Maria Raquel (Ed.); Meirinhos, Manuel (Ed.); Tejedor, Francisco (Ed.); et al. VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022: livro de resumos. Instituto Politécnico de Bragança. 2022.
    10.34620/ietic.2021
  2. Toma, Radu Bogdan (Ed.); Hortigüela Alcalá, David (Ed.); Pérez, Sonia Velasco (Ed.); Montesano, Lorena (Ed.); Ioan, Angela (Ed.); Lorusso, Maria Luisa (Ed.); Martinuzzi, Andrea (Ed.); et al. FORDYSVAR EBOOK: best practices and technological resources for students with specific learning difficulties (SpLDs). Servicio de Publicaciones e Imagen Institucional - UNIVERSIDAD DE BURGOS. 2022.
    10.36443/9788418465185
  3. Gonçalves, Bruno (ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.). II Jornadas da RaussTuna - Tuna Mista de Bragança: livro de resumos. 2022.
  4. Teixeira, Carlos (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.); Fernandes, Paula O. (Ed.); Rodrigues, Alexandra Soares (Ed.); Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo (Ed.); Santos, Lídia (Ed.). II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de atas. 2021.
  5. Teixeira, Carlos (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.); Fernandes, Paula O. (Ed.); Araújo, Carla Sofia (Ed.); Rodrigues, Alexandra Soares (Ed.). III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2021: livro de resumos. Instituto Politécnico de Bragança. 2021.
  6. Moreira, José António (Ed.); García-Valcárcel, Ana (Ed.); Gutiez Cuevas, Pilar (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.). VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020: livro de resumos. Instituto Politécnico de Bragança. 2020.
  7. Moreira, José António (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.); García-Valcárcel, Ana (Ed.); Gutiez Cuevas, Pilar (Ed.). VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020: livro de atas. Instituto Politécnico de Bragança. 2020.
    10.34620/ietic.2020
  8. García-Valcárcel, Ana (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.); Meirinhos, Manuel (Ed.); Patrício, Maria Raquel (Ed.); Rodero, Luís (Ed.); Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho (Ed.). V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019: livro de resumos. 2019.
  9. Araújo, Carla Sofia (Ed.); Teixeira, Carlos (Ed.); Falcão, Cecília (Ed.); Santos, Lídia (Ed.); Fernandes, Paula O. (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.). I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: LUSOCONF2018: livro de atas. 2019.
  10. Teixeira, Carlos (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.); Fernandes, Paula O. (Ed.); Rodrigues, Alexandra Soares (Ed.); Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo (Ed.); Santos, Lídia (Ed.). II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019: livro de resumos. 2019.
  11. García-Valcárcel, Ana (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.); Meirinhos, Manuel (Ed.); Patrício, Maria Raquel (Ed.); Rodero, Luís (Ed.); Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho (Ed.). V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019: atas da conferência. 2019.
  12. Gonçalves, Vitor (Org.); Moreira, J. António (Org.); Corrêa, Ygor (Org.). Educação e Tecnologias na Sociedade Digital. Whitebooks. 2019.
  13. Araújo, Carla Sofia (Ed.); Teixeira, Carlos (Ed.); Falcão, Cecília (Ed.); Santos, Lídia (Ed.); Fernandes, Paula O. (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.). I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de resumos. 2018.
  14. Meirinhos, Manuel (Ed.); García-Valcárcel, Ana (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.); Rodero, Luís (Ed.); Patrício, Maria Raquel; Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho (Ed.). IV Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2016): livro de atas. Instituto Politécnico de Bragança. 2016.
    10.34620/ietic.2016
  15. Mesquita, Elza; Pereira, Ana; Gonçalves, Vitor (Proj. gra.). O gato que amava a mancha laranja. Vergara & Riba Editores. 2014.
  16. Gonçalves, Vitor (Ed.). I Conferência de Secretariado e Assessoria Administrativa: livro de resumos. Instituto Politécnico de Bragança. 2014.
  17. Mesquita, Elza; Pereira, Ana; Gonçalves, Vitor (Proj. gra.). El gato que amaba la mancha naranja. V&R. 2013.
  18. Gonçalves, Vitor; Patrício, Raquel. Manual de TIC. Bragança: IPB, ESE: Instituto Politécnico de Braga. 2010.
    Publicado
  19. Mesquita, Elza; Pereira, Ana; Gonçalves, Vitor (Proj. gra.). O gato que amava a mancha laranja. Vogais & Companhia. 2009.
  20. Mesquita, Elza; Pereira, Ana; Gonçalves, Vitor (Proj. gra.). A história da baleia. Vogais & Companhia. 2009.
  21. Goncalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. Poster - a fishing system of a system to search for educational content for the semantic web. 2006.

Outros

Outra produção
  1. Editorial. O ano de 2020 foi um ano deveras conturbado, fruto da pandemia por COVID-19, que afetou quer os sistemas educativos, quer quaisquer outros sistemas organizacionais mundiais. Mas nem por isso significou que não conseguíssemos editar e publicar mais um número da revista adolesCiência. Com o 7.º volume, número 1, esta revista conta já com uma centena de publicações (48 trabalhos do ensino não superio. 2020. Gonçalves, Vitor. http://hdl.handle.net/10198/23017.
  2. Educação para o empreendedorismo: relato de uma experiência educativa. Nos últimos anos, o Instituto Politécnico de Bragança tem vindo a incluir nos seus cursos unidades curriculares no âmbito da Educação para o Empreendedorismo. Estas unidades curriculares visam reconhecer no aluno a necessidade de um espírito empreendedor alicerçado em competências para elaborar um plano de negócio ou de um projeto mais criativo, inovador, distintivo, sustentado e sustentável. Para. 2019. Gonçalves, Vítor. https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2206.
  3. Localização e tradução de páginas web: Adaptação intercultural e multilinguismo. O mote para este artigo nasceu na unidade curricular de Localização de Software e Páginas Web, do Mestrado de Tradução, do Instituto Politécnico de Bragança. Os processos de globalização e internacionalização das empresas têm vindo a escalar a localização de produtos, de serviços, de software e de páginas web, face aos requisitos do mundo cada vez mais virtual em que vivemos. A tradução já se enco. 2018. Alves, Vítor Hugo Lima; Gonçalves, Vitor. http://hdl.handle.net/10198/18526.
  4. Estudo de caso com base em inquérito sobre tradução e localização no distrito de Bragança. O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), através do Mestrado de Tradução, oferecido pela Escola Superior de Educação, contribui significativamente para o desenvolvimento económico-social e linguístico do distrito de Bragança, nomeadamente no que diz respeito à tradução e localização de produtos e conteúdos para o nordeste transmontano ou mesmo para outras regiões ou países. Nesta escola funciona. 2018. Stamate, Madalina; Gonçalves, Vitor. http://hdl.handle.net/10198/18196.
  5. Revisão e Edição de Projetos de Tradução: métodos e modelos. Vivemos atualmente num mundo e mercado globalizados e em constante evolução tecnológica. A tradução e a localização ocupam cada vez mais um lugar de destaque, quer a nível comercial quer a nível literário, pelo que a garantia da qualidade assume um papel preponderante, no qual se insere a revisão e a edição dos projetos da tradução. Para tal atividade, existem normas de base, como, por exemplo, o. 2018. Garcia, Letícia Sabina; Gonçalves, Vitor. http://hdl.handle.net/10198/18527.
  6. INTEGRA(-TE): um projeto de integração de jovens PALOP através de ações científicas, empreendedoras e multiculturais. A diversidade trazida pelos movimentos migratórios desperta novos desafios nas instituições, no que respeita à conceção de estratégias que promovam e valorizem a interação, o diálogo intercultural, o capital social coletivo e as competências individuais. Assim, no ano letivo de 2016/2017, surgiu a primeira edição do projeto INTEGRA(-TE): “Rotas Científicas para uma Integração Intercultural”, promo. 2018. Branquinho, Raquel; Fachada, Ivone; Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Aguiar, Carlos; Gonçalves, Vitor. http://hdl.handle.net/10198/17803.
    10.34620/EDUSER.V10I1.111
  7. Gestão de projetos de tradução - controlo de qualidade, de custos e de prazos. O artigo que aqui se apresenta tem como principal objetivo explicitar a importância da gestão de projetos de tradução e de localização na sociedade da informação e do conhecimento atual, nomeadamente no que diz respeito às principais formas de os controlar em termos da qualidade, dos custos e dos prazos. Este texto está dividido em duas partes principais. Na primeira parte será apresentado um enqu. 2018. Luís, Paulo; Gonçalves, Vitor. http://hdl.handle.net/10198/18197.
  8. Tradutor vs. Localizador: O que é o modelo GILT?. No campo da tradução, a localização é uma área importante na sociedade de informação atual que poucos conhecem verdadeiramente. Usualmente, o termo é associado a sítios na internet, ou seja, à área de “tradução de páginas web”, mas também pode significar a tradução de conteúdos de videojogos ou de diferentes softwares, bem como da respetiva documentação ou de outros componentes associados. Isto im. 2018. Valle Acevedo, Laura; Gonçalves, Vitor. http://hdl.handle.net/10198/18525.
  9. Actas da Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011). 2011. Gonçalves, Vitor; Meirinhos, Manuel; Valcarcel, Ana; Tejedor, Francisco.
  10. Livro de Resumos da Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011). 2011. Gonçalves, Vitor; Meirinhos, Manuel; Valcarcel, Ana; Tejedor, Francisco.
  11. TINA: um projecto para netos e avós. 2010. Gonçalves, Vitor; Patricio, Maria Raquel.
  12. UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DO FACEBOOK NO ENSINO SUPERIOR. 2010. Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor.
  13. Empreendedorismo: do ensino básico ao ensino superior. 2009. Gonçalves, Vitor.
  14. Empreendedorismo feminino: uma proposta de e-learning. 2009. Gonçalves, Vitor; Bergano, Sofia.
  15. Poster: Um Sistema de Pesquisa de Conteúdos Educativos. 2006. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico.
  16. Um Sistema de Pesquisa de Conteúdos de Aprendizagem para a Web Semântica. 2006. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico.
  17. Resumo Poster - Um sistema de pesquisa de conteúdos educativos para a Web semântica. 2006. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Empreendedor por um dia em secretariado e assessoria
2017 Assessoria de Gestão, Tecnologias e Línguas: trilogia de áreas essenciais no perfil de um profissional de secretariado
2017 Contenidos y materiales didácticos: Evaluación de Herramientas 2.0
2017 Educação para o Empreendedorismo: relato de uma experiência educativa
2017 Projeto INTEGRA: pedagogia e educação na exploração de novos desafios
2017 INTEGRA(-TE): cultura, ciência, pedagogia e empreendedorismo
(Vol. 2)
2017 Education for entrepreneurship: a proposal for higher education based on Disney's creative strategy
2017 Advanced use of Learning Technologies in Higher Education: AduLeT Project big picture
2017 INTEGRA-TE num arquipélago de saberes
2017 Moodle vs eFront: Uma análise comparativa no contexto do ensino superior
2017 Tradução assistida por computador: um estudo de caso
2017 Análise comparativa de duas plataformas de elearning: moodle e claroline
2016 Formação contínua de professores a distância baseada em moocs
2016 TEACHER EDUCATION THROUGH MOOC: A CASE STUDY
2016 EDUCAÇÃO: PENSADORES AO LONGO DA HISTÓRIA (Seymour Papert)
2016 MOOCS: ¿traspasando barreras tecnológicas?
2016 Tendarmada: presente, passado e futuro
2015 Dinamização de uma plataforma E-learning numa escola secundária de São Tomé e Príncipe: estudo de caso no ensino das ciências
2015 Plataforma INTACT - estudo de caso em curso profissional
2014 Projeto TITI - Tecnologias de Informação para a Terceira Idade
2012 Uma revista Júnior de investigação online - Análise de práticas de utilização de TIC em processos de aprendizagem
2012 Quiosque multimédia educativo no Museu Militar de Bragança
2012 Adolesciência - Implementação e avaliação de uma revista júnior de investigação

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2008/10 - Atual Empreendedorismo e Gestão de Projectos Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Gestão de Projectos Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Aplicações Informática para Gestão Integrada Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Programação e Aplicações para a Web Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Projecto Multimédia Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Tecnologia da Informação e Comunicação Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Estágio Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2015 - 2015 MOOC - uma tecnologia educativa do futuro Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2002/12 - 2005/12 Introdução à Gestão Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Módulo de Tecnologia Educativa Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Tecnologia Educativa e Gestão de Informação Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Educação Multimédia (Mestrado) Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Introdução aos Sistemas Multimédia / Laboratórios Multimédia Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Organização e Gestão da Informação (Especialização) Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1999/12 - 2002/12 Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1999/12 - 2002/12 Introdução à Gestão Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1999/12 - 2002/12 Informática Aplicada ao Ensino das Línguas Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1999/12 - 2002/12 Complemento de Tecnologia Educativa e Gestão de Informação Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Distinções

Prémio

2022 Melhor comunicação Inovação - 10% Escolhes Tu
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020 Best Presentation INNODOCT'20
Universitat Politècnica de València, Espanha
2018 Best Presentation INNODOCT'18 (english paper)
Universitat Politècnica de València, Espanha
2018 Best Presentation INNODOCT'18 (portuguese paper)
Universitat Politècnica de València, Espanha
2017 Best Presentation INNODOCT'17 - Educação para o empreendedorismo na integração intercultural
Universitat Politècnica de València, Espanha
2016 Best Presentation INNODOCT'16 - INTACT platform in professional courses: a case study
Universitat Politècnica de València, Espanha
2016 Primeiro Prémio à comunicação em Póster intitulada Tendarmada: presente, passado e futuro
2014 Best Presentation INNODOCT'14 - As Plataformas Colaborativas e de apredizagem e as ferramentas de autoría de conteúdos educativos. Estudio de Caso num Curso de Formaçao Pedagógica inicial de Formadores
Universitat Politècnica de València, Espanha
2007 Melhor artigo em Português apresentado na conferência Ibero-Americana WWW/Internet, Vila Real: Geração (semi)automática de metadados: um contributo para a recuperação de objectos de aprendizagem
International Association for Development of the Information Society, Portugal

Outra distinção

2021 Paper selected to be published in the Journal EDUCAONLINE
Universidade Aberta, Portugal