???global.info.a_carregar???
Vitor Gonçalves (PT): Professor Adjunto no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e Mestre em Tecnologia Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade do Minho. Atualmente é Investigador do Centro de Investigação em Educação Básica do IPB (http://cieb.ese.ipb.pt/vitor-manuel-barrigao-goncalves-2) e coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da ESE-IPB. Entre outros, participou nos projetos: Ciência Bragança (2011-2013); Projeto Europeu INTACT (2012-2015); Projeto INTEGRA(-TE) – Rotas Científicas para a Integração Intercultural (2016-2018); Projeto Europeu AduLeT - Advanced use of Learning Technologies in Higher Education (2016-2019); Portal dos Catraios – o portal web da educação de infância e do ensino básico (2001-2018); Projeto Poli Entrepreneurship Innovation Network (2016-2018) e membro do Gabinete de Empreendedorismo do IPB (2008-2018). Vitor Gonçalves (EN): Professor in the Department of Educational Technology and Information Management in the School of Education (ESE) of the Polytechnic Institute of Bragança (IPB). PhD in Electrical and Computer Engineering and Master in Multimedia Technology from the Faculty of Engineering of the University of Oporto. Degree in Management Informatics from the University of Minho. He is currently a Researcher at the IPB Basic Education Research Center (http://cieb.ese.ipb.pt/vitor-manuel-barrigao-goncalves-2) and coordinator of the ESE-IPB International Relations Office. Among others, had participated in the projects: Ciência Bragança (2011-2013); ERASMUS+ INTACT Project (2012-2015); INTEGRA(-TE) Project - Scientific Routes for Intercultural Integration (2016-2018); ERASMUS+ AduLeT Project - Advanced use of Learning Technologies in Higher Education (2016-2019); Portal dos Catraios - the web portal for early childhood education and primary education (2001-2018); Poli Entrepreneurship Innovation Network Project (2016-2018) and member of the IPB Entrepreneurship Office (2008-2018).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vitor Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, Vitor

Identificadores de autor

Ciência ID
A310-FFD6-55A1
ORCID iD
0000-0002-0645-6776
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=i1fgXnAAAAAJ
Researcher Id
G-5274-2012

Telefones

Telefone
  • (351) 273303000 Ext.: 3649 (Profissional)
  • (+351) 273303000 Ext.: 3613 (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão de Informação. Campus de Santa Apolónia (CP:1101), 5301-856, Bragança, Bragança, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.ese.ipb.pt (Profissional)
  • http://www.vgportal.ipb.pt (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2007 - 2007
Concluído
Curso de Formação de Formadores e Facilitadores em Empreendedorismo (Outros)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2003 - 2007
Concluído
Engenharia Electrotécnica e dos Computadores (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"A Web Semântica no Contexto Educativo: Um sistema para a recuperação de objectos de aprendizagem baseado nas tecnologias para a Web Semântica, para o e-Learning e para os agentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2004 - 2005
Concluído
CISCO Networking Academy Program (CCNA 1, 2, 3, 4) (Outros)
ISLA Bragança, Portugal
2000 - 2003
Concluído
Tecnologia Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A WEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1997 - 1999
Concluído
Profissionalização em Serviço - Grupo 39: Informática (Outros)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1995 - 1998
Concluído
Informática de Gestão (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Instituto Politécnico de Bragança: Uma abordagem sistémica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1990 - 1993
Concluído
Informática de Gestão (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
"Aplicação informática para Contabilidade Analítica da Cerâmica do Campo Redondo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2008/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/12 - 2008/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1999/12 - 2002/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Cargos e Funções

2019 - Atual Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da ESE/IPB
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1999 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
1999 - Atual Conselho pedagógico
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2019 Coordenador de Departamento TEGI
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2015 - 2019 Coordenador de CTeSP - Secretariado e Línguas
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2013 - 2017 Coordenador-adjunto do Departamento TEGI
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2013 - 2016 Conselho geral ou orgão correspondente
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2011 - 2015 Coordenador de CET Secretariado e Assessoria Administrativa
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2009 - 2013 Membro do conselho técnico-cientifico do IPB
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2009 - 2011 Coordenador de Departamento TEGI
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022/07/31 CTwoSEAS - CLIMATE CHANGE: SCIENCE, ETHICS AND SOCIETY
2019-1-ES01-KA203-064188
Investigador
Erasmus Plus, Bélgica
Erasmus Plus
2016 - 2019/08/31 AduLeT (Advanced use of Learning Technologies in Higher Education)
2016-1-DE01-KA203-002915
European Commission, Bélgica
European Commission
2012 - 2015/11/30 INTACT (INteracve Teaching Materials Across Culture and Technology)
527932-LLP-1-2012-1-DE-COMENIUS-CMP
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Comenius Institut

European Commission

Outro

Designação Financiadores
2003 - 2018/12/31 Gestão do Portal dos Catraios
NONIO Século XXI
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2001 - 2003/12 Portal dos Catraios
NONIO Século XXI
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gonçalves, Vitor; Garcia-Tartera, Francisco. "Educação para o empreendedorismo em duas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha". 2019.
  2. Gonçalves, Bruno Miguel Ferreira; Gonçalves, Vitor. "Professional development in MOOC: Teachers motivation". 2019.
    10.23919/CISTI.2019.8760597
  3. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "Comunidade de práticas do projeto AduLeT: cenário de aprendizagem inovador". 2019.
  4. Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno; Garcia-Tartera, Francisco. "MOOCs to Semantic Web Education". 2019.
  5. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "AduLeT community of practice: an innovative learning setting". 2019.
  6. Romanowski, Antónia Elisabete; Gonçalves, Vitor. "Website de uma instituição educativa: uma proposta de tradução e localização". 2019.
  7. Freitas, Ingrid Souza de; Gonçalves, Vitor. "A importância da localização no processo de tradução: uma breve perspectiva". 2019.
  8. Catalão, Ana Paula; Gonçalves, Vitor. "MOOC: uma tecnologia educativa atual". 2019.
  9. Côrtes Valim, Alinne; Gonçalves, Vitor. "As competências linguísticas e tecnológicas do tradutor em projetos de tradução". 2019.
  10. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "AduLeT project and its community of practice: an insight into technology advanced use within higher education". 2019.
    10.26352/D627_2384-9509_2019
  11. Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor. "Uma experiência de ensino precoce de programação: algumas lições". 2019.
  12. Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno Miguel Ferreira. "The process of planning and building a xmooc: a practical review". 2018.
  13. Gonçalves, Vitor. "Oficina de formação sobre moocs para promover novas oportunidades". 2018.
    10.4995/INN2018.2018.9639
  14. Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor; Mendes Silva, Elisabete; Patrício, Maria Raquel. "Adulet: an innovative community of practice for higher education". 2018.
  15. Gonçalves, Vitor. "AduLeT: experiências de uso de tecnologias educativas". 2018.
  16. Garcia Tartera, Francisco J.; Gonçalves, Vitor. "El proceso de enseñanza-aprendizaje potenciado con actividades participativas en plataformas e-learning". 2018.
  17. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "Adulet project and educational technologies: updates to the state of the art". 2018.
  18. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Fachada, Ivone; Branquinho, Raquel. "Educação para o empreendedorismo na integração intercultural". 2018.
  19. Garcia-Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor. "Aprendizaje potenciado con evaluación unos a otros". 2018.
    10.21001/edutec.2018
  20. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "AduLeT project: leading technology enhanced learning tips". 2018.
    10.4995/INN2018.2018.9639
  21. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Patrício, Maria Raquel. "AduLeT Project: the community of practice platform". 2018.
  22. Gonçalves, Vitor. "As potencialidades linguísticas de plataformas multilingues". 2018.
  23. Eurico Carrapatoso. "Geração (semi)automática de metadados: um contributo para a recuperação de objectos de aprendizagem". Trabalho apresentado em Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet, Vila Real, 2007.
    Publicado
  24. Gonçalves, V.; Carrapatoso, E.. "Poster - A search system of educational contents for semantic web,Poster - Um sistema de pesquisa de conteúdos educativos para a web semântica". 2006.
Artigo em revista
  1. Gonçalves, Vitor. "INTEGRA(-TE): um projeto de integração de jovens PALOP através de ações científicas, empreendedoras e multiculturais". Eduser - Revista de Educação (2018): https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/111.
    10.34620/EDUSER.V10I1.111
  2. Gonçalves, Vitor; Carvalho, Márcio Rogério; Tartera, Francisco J. Garcia. "Servidor Web: instalación y configuración para una institución educativa". MAD.RID. Revista de Innovación Didáctica de Madrid. 50 (2018): 21-37.
    Publicado
  3. Gonçalves, Vitor. "Educação para o empreendedorismo ambiental". CIALP - 1º Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa II 1 (2018): 349-357.
    Publicado
  4. Gonçalves, Vitor; Alves, Paulo. "Projeto Gen10s.pt: a experiência do 5° e 6° ano numa escola de Bragança". II Encontro Professores Inovadores com TIC 1 (2018): 1-10.
    Publicado
  5. Tartera, Francisco J. Garcia; Gonçalves, Vitor. "Secuencia de un sistema trifásico, medición de potencia y lugar geométrico de elementos". Revista de Innovación Didáctica de Madrid 51 (2018): 09-35.
    Publicado
  6. Paula Marisa Fortunato Vaz; Vítor Gonçalves; Ivone Fachada; Raquel Branquinho. "INTEGRA(-TE): cultura, ciência, pedagogia e empreendedorismo". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 35-35. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2360.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2360
  7. Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor; Chico, Luís. "Circuitos trifásicos. Potencia trifásica (parte 1)". MAD.RID. Revista de Innovación Didáctica de Madrid. 43 (2017): 34-52.
    Publicado
  8. García Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor; Gonzalo Chico, Luís. "Circuitos trifásicos. Potencia trifásica (Parte II)". MAD.RID (REVISTA DE INNOVACIÓN DIDÁCTICA DE MADRID). 1 44 (2017): 33-47.
    Publicado
  9. Santana, Larissa; Santos, Luiz; Silva, Thiciane; Villar, Victor; Rocha, Fabio; Gonçalves, Vitor. "Scrum as a Platform to Manage Students in Projects of Technological Development and Scientific Initiation: A Study Case Realized at UNIT/SE". Journal of Information Systems Engineering & Management 2 1 (2017): 1-7.
    Publicado
  10. Gonçalves, Vitor. "Contenidos y materiales didácticos: Evaluación de Herramientas 2.0". Jornadas Virtual USATIC 1 (2017): 1-10.
    Publicado
  11. Gonçalves, Vitor. "Educação para o Empreendedorismo: relato de uma experiência educativa". Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo 1 (2017): 123-128.
    Publicado
  12. Gonçalves, Vitor. "Education for entrepreneurship: a proposal for higher education based on Disney's creative strategy". ICERI2017 Proceedings (10th International Conference of Education, Research and Innovation) 1 (2017): 7254-7258.
    Publicado
  13. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula. "PROJETO INTEGRA-(TE): Pedagogia e educação na exploração de novos desafios". II Seminário Internacional de EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO 1 (2017): 105-114.
    Publicado
  14. Vitor, Gonçalves; Tartera, Francisco J. Garcia. "E-learning: estudo de caso na perspetiva dos professores portugueses e espanhóis". II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) 1 (2017): 508-513.
    Publicado
  15. Sabino, Rosimeri; Gonçalves, Vitor. "A formação superior para o secretariado na perspectiva luso-brasileira". Revista de Gestão e Secretariado - GeSec 7 1 (2016): 150-171.
    Publicado
  16. Gonçalves, Vitor. "Formação contínua de professores a distância baseada em MOOCs". 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) 1 (2016): 115-121.
    Publicado
  17. Gonçalves, V.; Chumbo, I.; Torres, E.; Gonçalves, B.. "TEACHER EDUCATION THROUGH MOOC: A CASE STUDY". ICERI2016 Proceedings (9th International Conference of Education, Research and Innovation) 1 (2016): 8350-8358.
    Publicado
  18. Torres Simón, Ester; Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno; Chumbo, Isabel. "MOOCS: ¿traspasando barreras tecnológicas?". CIDUI - Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació 1 (2016): 1-10.
    Publicado
  19. Sabino, R. F.; Goncalves, V. M. B.. "THE HIGHER EDUCATION TO THE SECRETARIES IN LUSO-BRAZILIAN PERSPECTIVE". Revista De Gestao E Secretariado-Gesec 7 1 (2016): 150-171. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000376384400009&KeyUID=WOS:000376384400009.
    10.7769/gesec.7i1.528
  20. Rodrigues, Maria José; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor. "A educação em ciências em contexto bilingue e móvel". 3º International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies (INNODOCT 2015) 1 (2015): 1-10.
    Publicado
  21. Mateus, Maria do Nascimento Esteves; Gonçalves, Vitor. "Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social". imagonautas 6 (2015) - Revista Interdisciplinaria sobre Imaginarios Sociales 6 (2015): 53-61.
    Publicado
  22. Gonçalves, Bruno; Esther, Torres; Isabel, Chumbo; Gonçalves, Vitor. "Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso". Revista Onis Ciência III 10 (2015): 5-21.
    Publicado
  23. Luísa, Lopes; Gonçalves, Vitor. "Revista AdolesCiência – Um projeto editorial jovem suportado pelo Open Journal System". III Congreso Ibérico de Innovación en Educación con las TIC (ieTIC 2013) 1 (2014): 1-10.
    Publicado
  24. Maria do Rosário, Caldeira; Gonçalves, Vitor. "Um estudo descritivo sobre as Redes Concelhias /Interconcelhias de Bibliotecas Portuguesas". III Congreso Ibérico de Innovación en Educación con las TIC (ieTIC 2013) 1 (2014): 1-10.
    Publicado
  25. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "MOOC: uma estratégia de captação de alunos?". Revista Multimédia de Investigação Em Educação 1 1 (2014): 1-10.
    Publicado
  26. Gonçalves, Vitor. "Web Semántica – un socio para el aprendizaje". Boletín del Centro del Conocimiento de Tecnologías Aplicadas a la Educatión 22 1 (2013): 1-10.
    Publicado
  27. Santos, José; Gonçalves, Vitor. "Criação de Ambientes de Aprendizagem Tridimensionais". EBOOK COIED 2012 - 2.ª CONFERÊNCIA ONLINE DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL 1 (2012): 71-78.
    Publicado
  28. Lopes, Luísa; Gonçalves, Vitor. "Planeamento de uma revista júnior de investigação suportada por um sistema de edição eletrónico". eBook COIED 2012 - 2.ª CONFERÊNCIA ONLINE DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL 1 (2012): 183-189.
    Publicado
  29. Fernandes, Carla; Gonçalves, Vitor. "Criação e Exploração de Objectos de Aprendizagem: SCORM e Learning Design". Actas da Conferência Ibérica: Inovação na Educação com TIC 2011 1 (2011): 306-324.
    Publicado
  30. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Web Semântica e e-Learning juntos por uma boa causa". 8th International Symposium on Computers In Education 1 (2010): 1-10.
    Publicado
  31. Gonçalves, Vitor. "Exploração de Ferramentas Web 2.0 na Formação Inicial de Professores". Sem título V (2010): 6-25.
    Publicado
  32. Patricio, M. R.; Goncalves, V.; Chova, LG; Belenguer, DM; Torres, IC; Gonçalves, V. "FACEBOOK IN THE LEARNING PROCESS: A CASE STUDY". 3rd International Conference of Education, Research and Innovation (Iceri2010) (2010): 3267-3273. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000318797403029&KeyUID=WOS:000318797403029.
  33. Goncalves, V.; Patricio, M.; Chova, LG; Belenguer, DM; Torres, IC; Gonçalves, Vitor; Patrício, Maria Raquel. "INFORMATION TECHNOLOGY FOR GRANDPARENTS AND GRANDCHILDREN". 3rd International Conference of Education, Research and Innovation (Iceri2010) (2010): 3328-3332. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000318797403038&KeyUID=WOS:000318797403038.
  34. Gonçalves, Vitor; Bergano, Sofia. "EMPREENDEDORISMO FEMININO: UMA PROPOSTA DE E-LEARNING". X Congresso da SPCE 1 (2009): 1-10.
    Publicado
  35. Gonçalves, Vitor. "EMPREENDEDORISMO: DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR". X Congresso da SPCE 1 (2009): 1-10.
    Publicado
  36. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "GERAÇÃO (SEMI)AUTOMÁTICA DE METADADOS: UM CONTRIBUTO PARA A RECUPERAÇÃO DE OBJECTOS DE APRENDIZAGEM". IADIS International Conference WWW/Internet 2007 1 (2007): 1-10.
    Publicado
  37. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. "Rumo a uma Web mais inteligente". Eduser 2 2 1 (2006): 201-227.
    Publicado
  38. Gonçalves, Vitor. "Ensino à Distância e Web Semântica". Newsletter Professores Inovadores - Microsoft Educação 11 (2005): 10-13. http://www.microsoft.com/portugal/educacao/parceirosnaeducacao/professoresinovadores/newsletter/novembro/artigovgoncalves.mspx.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Garcia-Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor. "Competencia Digital en la Docencia Universitaria del Siglo XXI". Universitat de Valência, 2019.
  2. Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Gonçalves, Vitor. "Ensinar com tecnologia avançada de aprendizagem: o projeto internacional AduLeT". Whitebooks, 2019.
  3. Gonçalves, Vitor. "MOOC - evolução ou revolução na aprendizagem?". In MOOC - evolução ou revolução na aprendizagem?, 33-56. Salvador, Brasil, Brasil: EDUFBA - Editora da UFBA, 2017.
    Publicado
  4. Gonçalves, Vitor. "Capítulo VII - Ensinar e Aprender em Ambientes Virtuais Tridimensionais". In Capítulo VII - Ensinar e Aprender em Ambientes Virtuais Tridimensionais, 121-137. Porto Editora: Porto Editora, 2012.
    Publicado
  5. Gonçalves, Vitor. "Capítulo VIII - E-learning e Objetos de Aprendizagem para a Web Semântica". In Capítulo VIII - E-learning e Objetos de Aprendizagem para a Web Semântica, 139-155. Porto Editora: Porto Editora, 2012.
    Publicado
Livro
  1. García-Valcárcel, Ana (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.); Meirinhos, Manuel (Ed.); Patrício, Maria Raquel (Ed.); Rodero, Luís (Ed.); Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho (Ed.). V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019: livro de resumos. 2019.
  2. Araújo, Carla Sofia (Ed.); Teixeira, Carlos (Ed.); Falcão, Cecília (Ed.); Santos, Lídia (Ed.); Fernandes, Paula O. (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.). I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: LUSOCONF2018: livro de atas. 2019.
  3. Teixeira, Carlos (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.); Fernandes, Paula O. (Ed.); Rodrigues, Alexandra Soares (Ed.); Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo (Ed.); Santos, Lídia (Ed.). II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019: livro de resumos. 2019.
  4. García-Valcárcel, Ana (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.); Meirinhos, Manuel (Ed.); Patrício, Maria Raquel (Ed.); Rodero, Luís (Ed.); Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho (Ed.). V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019: atas da conferência. 2019.
  5. Gonçalves, Vitor (Org.); Moreira, J. António (Org.); Corrêa, Ygor (Org.). Educação e Tecnologias na Sociedade Digital. Whitebooks. 2019.
  6. Araújo, Carla Sofia (Ed.); Teixeira, Carlos (Ed.); Falcão, Cecília (Ed.); Santos, Lídia (Ed.); Fernandes, Paula O. (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.). I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de resumos. 2018.
  7. Gonçalves, Vitor; Patrício, Raquel. Manual de TIC. Bragança: IPB, ESE: Instituto Politécnico de Braga. 2010.
    Publicado
  8. Goncalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. Poster - a fishing system of a system to search for educational content for the semantic web. 2006.

Outros

Outra produção
  1. Gonçalves, Vítor. 2019. Educação para o empreendedorismo: relato de uma experiência educativa. Nos últimos anos, o Instituto Politécnico de Bragança tem vindo a incluir nos seus cursos unidades curriculares no âmbito da Educação para o Empreendedorismo. Estas unidades curriculares visam reconhecer no aluno a necessidade de um espírito empreendedor alicerçado em competências para elaborar um plano de negócio ou de um projeto mais criativo, inovador, distintivo, sustentado e sustentável. Para. https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2206.
  2. Alves, Vítor Hugo Lima; Gonçalves, Vitor. 2018. Localização e tradução de páginas web: Adaptação intercultural e multilinguismo. O mote para este artigo nasceu na unidade curricular de Localização de Software e Páginas Web, do Mestrado de Tradução, do Instituto Politécnico de Bragança. Os processos de globalização e internacionalização das empresas têm vindo a escalar a localização de produtos, de serviços, de software e de páginas web, face aos requisitos do mundo cada vez mais virtual em que vivemos. A tradução já se enco. http://hdl.handle.net/10198/18526.
  3. Stamate, Madalina; Gonçalves, Vitor. 2018. Estudo de caso com base em inquérito sobre tradução e localização no distrito de Bragança. O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), através do Mestrado de Tradução, oferecido pela Escola Superior de Educação, contribui significativamente para o desenvolvimento económico-social e linguístico do distrito de Bragança, nomeadamente no que diz respeito à tradução e localização de produtos e conteúdos para o nordeste transmontano ou mesmo para outras regiões ou países. Nesta escola funciona. http://hdl.handle.net/10198/18196.
  4. Garcia, Letícia Sabina; Gonçalves, Vitor. 2018. Revisão e Edição de Projetos de Tradução: métodos e modelos. Vivemos atualmente num mundo e mercado globalizados e em constante evolução tecnológica. A tradução e a localização ocupam cada vez mais um lugar de destaque, quer a nível comercial quer a nível literário, pelo que a garantia da qualidade assume um papel preponderante, no qual se insere a revisão e a edição dos projetos da tradução. Para tal atividade, existem normas de base, como, por exemplo, o. http://hdl.handle.net/10198/18527.
  5. Branquinho, Raquel; Fachada, Ivone; Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Aguiar, Carlos. 2018. INTEGRA(-TE): um projeto de integração de jovens PALOP através de ações científicas, empreendedoras e multiculturais. A diversidade trazida pelos movimentos migratórios desperta novos desafios nas instituições, no que respeita à conceção de estratégias que promovam e valorizem a interação, o diálogo intercultural, o capital social coletivo e as competências individuais. Assim, no ano letivo de 2016/2017, surgiu a primeira edição do projeto INTEGRA(-TE): “Rotas Científicas para uma Integração Intercultural”, promo. http://hdl.handle.net/10198/17803.
  6. Luís, Paulo; Gonçalves, Vitor. 2018. Gestão de projetos de tradução - controlo de qualidade, de custos e de prazos. O artigo que aqui se apresenta tem como principal objetivo explicitar a importância da gestão de projetos de tradução e de localização na sociedade da informação e do conhecimento atual, nomeadamente no que diz respeito às principais formas de os controlar em termos da qualidade, dos custos e dos prazos. Este texto está dividido em duas partes principais. Na primeira parte será apresentado um enqu. http://hdl.handle.net/10198/18197.
  7. Valle Acevedo, Laura; Gonçalves, Vitor. 2018. Tradutor vs. Localizador: O que é o modelo GILT?. No campo da tradução, a localização é uma área importante na sociedade de informação atual que poucos conhecem verdadeiramente. Usualmente, o termo é associado a sítios na internet, ou seja, à área de “tradução de páginas web”, mas também pode significar a tradução de conteúdos de videojogos ou de diferentes softwares, bem como da respetiva documentação ou de outros componentes associados. Isto im. http://hdl.handle.net/10198/18525.
  8. Gonçalves, Vitor; Meirinhos, Manuel; Valcarcel, Ana; Tejedor, Francisco. 2011. Actas da Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011).
  9. Bento, João; Gonçalves, Vitor. 2011. Ambientes 3D no processo de ensino e aprendizagem.
  10. Gonçalves, Vitor; Meirinhos, Manuel; Valcarcel, Ana; Tejedor, Francisco. 2011. Livro de Resumos da Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011).
  11. Gonçalves, Vitor; Patricio, Maria Raquel. 2010. TINA: um projecto para netos e avós.
  12. Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor. 2010. UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DO FACEBOOK NO ENSINO SUPERIOR.
  13. Gonçalves, Vitor. 2009. Empreendedorismo: do ensino básico ao ensino superior.
  14. Gonçalves, Vitor; Bergano, Sofia. 2009. Empreendedorismo feminino: uma proposta de e-learning.
  15. Gonçalves, Vitor. 2007. Portal dos Catraios – 5 anos ao serviço da Educação de Infância.
  16. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. 2007. Search in e-Learning Systems with Semantic Web Technologies.
  17. Gonçalves, Vitor. 2007. e-Learning: reflexões sobre cenários de aplicação. Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores.
  18. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. 2006. Poster: Um Sistema de Pesquisa de Conteúdos Educativos.
  19. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. 2006. Um Sistema de Pesquisa de Conteúdos de Aprendizagem para a Web Semântica.
  20. Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico. 2006. Resumo Poster - Um sistema de pesquisa de conteúdos educativos para a Web semântica.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Empreendedor por um dia em secretariado e assessoria
2017 Assessoria de Gestão, Tecnologias e Línguas: trilogia de áreas essenciais no perfil de um profissional de secretariado
2017 Contenidos y materiales didácticos: Evaluación de Herramientas 2.0
2017 Educação para o Empreendedorismo: relato de uma experiência educativa
2017 Projeto INTEGRA: pedagogia e educação na exploração de novos desafios
2017 INTEGRA(-TE): cultura, ciência, pedagogia e empreendedorismo
(Vol. 2)
2017 Education for entrepreneurship: a proposal for higher education based on Disney's creative strategy
2017 Advanced use of Learning Technologies in Higher Education: AduLeT Project big picture
2017 INTEGRA-TE num arquipélago de saberes
2017 Moodle vs eFront: Uma análise comparativa no contexto do ensino superior
2017 Tradução assistida por computador: um estudo de caso
2017 Análise comparativa de duas plataformas de elearning: moodle e claroline
2016 Formação contínua de professores a distância baseada em moocs
2016 TEACHER EDUCATION THROUGH MOOC: A CASE STUDY
2016 EDUCAÇÃO: PENSADORES AO LONGO DA HISTÓRIA (Seymour Papert)
2016 MOOCS: ¿traspasando barreras tecnológicas?
2016 Tendarmada: presente, passado e futuro
2015 Dinamização de uma plataforma E-learning numa escola secundária de São Tomé e Príncipe: estudo de caso no ensino das ciências
2015 Plataforma INTACT - estudo de caso em curso profissional
2014 Projeto TITI - Tecnologias de Informação para a Terceira Idade
2012 Uma revista Júnior de investigação online - Análise de práticas de utilização de TIC em processos de aprendizagem
2012 Quiosque multimédia educativo no Museu Militar de Bragança
2012 Adolesciência - Implementação e avaliação de uma revista júnior de investigação

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2008/10 - Atual Empreendedorismo e Gestão de Projectos Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Gestão de Projectos Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Aplicações Informática para Gestão Integrada Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Programação e Aplicações para a Web Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Projecto Multimédia Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Tecnologia da Informação e Comunicação Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/10 - Atual Estágio Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2015 - 2015 MOOC - uma tecnologia educativa do futuro Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2002/12 - 2005/12 Introdução à Gestão Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Módulo de Tecnologia Educativa Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Tecnologia Educativa e Gestão de Informação Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Educação Multimédia (Mestrado) Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Introdução aos Sistemas Multimédia / Laboratórios Multimédia Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2002/12 - 2005/12 Organização e Gestão da Informação (Especialização) Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1999/12 - 2002/12 Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1999/12 - 2002/12 Introdução à Gestão Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1999/12 - 2002/12 Informática Aplicada ao Ensino das Línguas Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1999/12 - 2002/12 Complemento de Tecnologia Educativa e Gestão de Informação Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Distinções

Prémio

2016 Primeiro Prémio à comunicação em Póster intitulada Tendarmada: presente, passado e futuro
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Outra distinção

2018 Best Presentation INNODOCT'18 (english paper)
Universitat Politècnica de València, Espanha
2018 Best Presentation INNODOCT'18 (portuguese paper)
Universitat Politècnica de València, Espanha
2017 Best Presentation INNODOCT'17
Universitat Politècnica de València, Espanha
2016 Best Presentation INNODOCT'16
Universitat Politècnica de València, Espanha
2014 Best Presentation INNODOCT'14
Universitat Politècnica de València, Espanha
2007 Certificado de distinção para o artigo “Geração (semi)automática de metadados: um contributo para a recuperação de objectos de aprendizagem”
Comissão Científica IADIS - International Association for Development of the Information Society, Portugal