Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marta Andreia Sousa Jacinto Uva
Nomes de citação
- Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto
- Uva, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A210-D4F6-B9D5
- ORCID iD
- 0000-0003-0405-077X
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008 - 2022
Em curso
|
Formação de Professores/Formadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O Pensamento Ético dos Educadores de Infância em Iniciação à Prática Profissional. Experimentar a Mudança num Processo de
Investigação-Formação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2002 - 2006
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Orientação da Aprendizagem
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"A Obra de Arte como Recurso Pedagógico. Uma abordagem Prática em Sala de Aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1994 - 2000
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Ramo educacional - via Ensino
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Hans Jonas - o principio da responsabilidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2007/09 - 2015 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2000/11 - 2007/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | A Gestão de Conflitos: uma Estratégia de Educação para a Cidadania
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 - 2022 | O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 - 2022 | A igualdade de oportunidades e participação nas práticas educativas no Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 - 2022 | A colaboração Escola-Família: O envolvimento da família na vida escolar das crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 - 2021 | A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 - 2021 | As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 - 2021 | O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino
Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2020 | A Ética e o seu contributo na Relação Escola-Família nos contextos de Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2020 | As potencialidades pedagógicas da implementação de processos de integração curricular na prática docente em contexto de Jardim
de Infância e 1º CEB
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2020 | Aprendizagem Cooperativa e Promoção de Competências Sociais: Conceções de docentes e crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2020 | A Importância das Atividades Lúdicas no Processo de Aprendizagem em Contexto Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2020 | As Escolas e as Associações Locais: parcerias para o desenvolvimento educativo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019 - 2019 | A Importância da Educação Física nas primeiras idades: a perspetiva dos/as educadores de infância e professores do 1º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019 - 2019 | A Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social da Criança: Um Olhar Sobre as Práticas na Educação de Infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019 - 2019 | O papel do/a Educador/a de Infância na Promoção de Aprendizagens a partir de Atividades Centradas no Brincar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | Qual o papel da pedagogia diferenciada no desenvolvimento de aprendizagens significativas em crianças do contexto pré-Escolar?
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | "O papel da Aprendizagem Cooperativa na Educação Pré-Escolar e ensino do 1ºCEB-perspetiva dos docentes e crianças"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2015 - 2015 | A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Perspetivas de docentes e crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2015 - 2015 | "Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do Ensino Básico: A influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas
no pensamento ético dos alunos".
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro do painel consultivo do projeto Educação para a Cidadania, este projeto é uma Iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo EEA Grants e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. Implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), em consórcio com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa ,Centro Regional do Porto (CEDH-UCP), o projeto está alinhado com os objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) |
Distinções
Título
2015 | Especialista em Ciências da Educação-Formação de Professores
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |