???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marta Andreia Sousa Jacinto Uva

Nomes de citação

  • Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto
  • Uva, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
A210-D4F6-B9D5
ORCID iD
0000-0003-0405-077X
Formação
Grau Classificação
2008 - 2022
Em curso
Formação de Professores/Formadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O Pensamento Ético dos Educadores de Infância em Iniciação à Prática Profissional. Experimentar a Mudança num Processo de Investigação-Formação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002 - 2006
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Orientação da Aprendizagem
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"A Obra de Arte como Recurso Pedagógico. Uma abordagem Prática em Sala de Aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1994 - 2000
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Ramo educacional - via Ensino
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Hans Jonas - o principio da responsabilidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2007/09 - 2015 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2000/11 - 2007/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Uva, M.; Albertina Raposo; Bergano, Sofia; Ana F. Piedade; Silveira, Margarida; Colaço, Susana; Teixeira, Leonor; Coelho, LaSalete; Fernandes, Sandra. "“Escolas transformadoras: uma oportunidade de integração institucional da educação para o desenvolvimento”". Trabalho apresentado em VI Encontro International de Formação na Docência - "Incertezas e Desafios na Investigação em Educação", Bragança, 2022.
    Publicado
  2. Fernandes, Sandra; Gonçalves, Teresa; Silveira, Margarida; Uva, Marta; Marques, Hugo; Coelho, La Salete; Raposo, Albertina; et al. "Escolas transformadoras: uma experiência de colaboração como contributo para novos paradigmas educativos". 2020.
  3. Raposo, Albertina; Marques, Hugo; André, Céu; Coelho, La Salete; Colaço, Susana; Fernandes, Sandra; Gonçalves, Teresa; Margarida, Silveira; Uva, Marta. "A dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento: uma proposta de reflexão". 2019.
  4. Branco, Neusa Cristina Vicente; Uva, Marta; Colaço, Susana. "Educação e desenvolvimento: do compromisso local à cidadania global". 2017.
  5. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta. "The analytical tools to work gender-equality issues at the pedagogical practices and formative level". 2012.
  6. Piscalho, Isabel; Cardona, Maria João; Tavares, Teresa; Uva, Marta. "To address gender equality since the preschool education: research and practices". 2010.
Artigo em revista
  1. Ribeiro, Ana Isabel; Luís, Ana R.; Barreira, Carlos; Ribeiro-Silva, Elsa; Pires, Natália Albino. "A Reflexão Ética na Prática Educativa". A Supervisão Pedagógica no Século XXI: desafios da profissionalidade docente (2020): 165-177. http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/166/336/616-2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14195/978-989-26-1825-8
  2. "Escolas Transformadoras: colaboração, transformação e políticas educativas em Educação para a Cidadania Global". Sinergias ED 11 (2020): https://www.2013-2021sinergiased.org/index.php/revista/itemlist/category/141-revista-11.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Raposo, Albertina Marques, Hugo André, Céu Coelho, LaSalete Colaço, Susana Fernandes, Sandra Gonçalves, Maria Teresa Mar. "A dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento: uma proposta de reflexão". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.12207/4954.
  4. Cunha, Fabiana; Uva, Marta. "A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças". (2017): https://doi.org/10.25755/int.10839.
    https://doi.org/10.25755/int.10839
  5. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Claúdia. "A participac¸a~o da ESE no projeto europeu TODDLER - por oportunidades para crianc¸as desfavorecidas e com necessidades educativas especiais durante os primeiros anos de vida.". (2014): http://hdl.handle.net/10400.15/4302.
  6. Hamido, Gracinda; Uva, Marta. "Ética em educação: sentidos, razões e consequências". (2012): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/1518.
Capítulo de livro
  1. Guedes, Sara; Piscalho, Isabel; Uva, Marta. "Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformação". Instituto Politécnico de Santarém /ESE, 2022.
Livro
  1. Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Uva, Marta; Branco, Neusa Cristina Vicente; Colaço, Susana; Gouveia, Valter. Sensibilizar para o desperdício alimentar : guião do professor. Escola Superior de Educação de Santarém. 2015.
  2. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Maria João Cardona. Education guide, gender and citizenship: pre-school. 2013.
  3. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Claúdia. Envolvimento parental na educação das crianças pequenas. Guião de trabalho para profissionais de educação de infância. Psicossoma. 2013.
  4. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Claudia. Parental involvement in Toddler Education. Guidelines for teachers. PsicoSoma Ebook. 2013.
  5. Conceição Nogueira; Cristina Vieira; Isabel Piscalho; Marta Uva; Teresa-Cláudia Tavares; Cardona, Maria João; Vieira, Cristina; et al. Guião de educação, género e cidadania: 1º ciclo do ensino básico. CIG. 2011.
Relatório
  1. Potes Barbas, Maria; Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Rodrigues, Ana; Cavadas, Bento; Novo, Cristina; Linhares, Elisabete; Hamido, Gracinda; et al. 2020. HANDBOOK do Curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho 2018-2020. http://hdl.handle.net/10400.15/3360.
  2. Damas, Andreia Sofia dos Santos. 2012. Como planificar de acordo com as caraterísticas e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos. http://hdl.handle.net/10400.15/1541.
Tese / Dissertação
  1. Antunes, Ana Raquel Martins. "O papel do/a educador/a de infância na promoção de aprendizagens a partir de atividades centradas no brincar". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.15/2773.
  2. Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto. "A obra de arte como recurso pedagógico : uma abordagem prática em sala de aula". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10400.14/1673.

Outros

Outra produção
  1. Contributo para a validação do Referencial para Capacitação em Educação para o Desenvolvimento: Uma proposta Sinergias ED. Esta memória tem como foco a reflexão sobre o processo colaborativo decorrente da implementação desta ação. Para tal, partimos de um relato do processo colaborativo onde se descreve como começou, as principais reflexões e ações do grupo, sintetizando os momentos das reuniões, preparações e formações. A partir daqui, partilhamos as principais aprendizagens identificadas pelo grupo com base num exer. 2018. Raposo, Maria Albertina Coelho, Dalila Salema, Helena Marques, Hugo Cardoso, Jorge Uva, Marta. http://hdl.handle.net/20.500.12207/5047.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 A Gestão de Conflitos: uma Estratégia de Educação para a Cidadania
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2022 O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2022 A igualdade de oportunidades e participação nas práticas educativas no Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2022 A colaboração Escola-Família: O envolvimento da família na vida escolar das crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 A Ética e o seu contributo na Relação Escola-Família nos contextos de Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 As potencialidades pedagógicas da implementação de processos de integração curricular na prática docente em contexto de Jardim de Infância e 1º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 Aprendizagem Cooperativa e Promoção de Competências Sociais: Conceções de docentes e crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 A Importância das Atividades Lúdicas no Processo de Aprendizagem em Contexto Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 As Escolas e as Associações Locais: parcerias para o desenvolvimento educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 A Importância da Educação Física nas primeiras idades: a perspetiva dos/as educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 A Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social da Criança: Um Olhar Sobre as Práticas na Educação de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 O papel do/a Educador/a de Infância na Promoção de Aprendizagens a partir de Atividades Centradas no Brincar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Qual o papel da pedagogia diferenciada no desenvolvimento de aprendizagens significativas em crianças do contexto pré-Escolar?
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 "O papel da Aprendizagem Cooperativa na Educação Pré-Escolar e ensino do 1ºCEB-perspetiva dos docentes e crianças"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Perspetivas de docentes e crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 "Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do Ensino Básico: A influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunos".
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Membro do painel consultivo do projeto Educação para a Cidadania, este projeto é uma Iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo EEA Grants e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. Implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), em consórcio com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa ,Centro Regional do Porto (CEDH-UCP), o projeto está alinhado com os objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC)
Distinções

Título

2015 Especialista em Ciências da Educação-Formação de Professores
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal