Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
 - Helena Inês
 - Género
 - Feminino
 
Nomes de citação
- Inês, Helena
 
Identificadores de autor
- Ciência ID
 - A116-A4F4-0D54
 - ORCID iD
 - 0000-0001-7012-0735
 
Endereços de correio eletrónico
- helenaines@sapo.pt (Profissional)
 
Websites
- https://orcid.org/my-orcid (Académico)
 - https://www.wook.pt/livro/esmeralda-a-menina-com-sindrome-do-amor-helena-ines/19268198 (Pessoal)
 - https://www.fnac.pt/SearchResult/ResultList.aspx?SCat=0%211&Search=esmeralda+a+menina&sft=1&sa=0 (Pessoal)
 - https://www.researchgate.net/profile/Helena_Ines (Académico)
 
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
 
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 
                                  2022 
                                 Concluído 
                               | 
                              Formação Especializada em Administração e Organização Escolar (Outros)
                                  Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal 
                               | 
                              Muito Bom | 
| 
                                  2021/01/15 
                                 Concluído 
                               | 
                              Ciências da Educação/ Educational Sciences (Doutoramento)
                                  Especialização em  Desenvolvimento Curricular/ Curricular Development 
                                 Universidade do Minho, Portugal 
                                 "A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino
                                       Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades." (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              Muito Bom por unanimidade | 
| 
                                  2013 
                                 Concluído 
                               | 
                              Supervisão Pedagógica/ Pedagogical Supervision (Mestrado)
                                  Universidade Aberta, Portugal 
                                 "O Plano Individual de Transição no 3º ciclo: que repercussões?" (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              Muito Bom | 
| 
                                  2006 
                                 Concluído 
                               | 
                              Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial- domínio cognitivo e motor/ Postgraduate and Specialized Training
                                 in Special Education - cognitive and motor domain (Pós-Graduação)
                                  Universidade Lusófona, Portugal 
                               | 
                              Muito Bom | 
| 
                                  1996 
                                 Concluído 
                               | 
                              Línguas e Literaturas Modernas- variante de estudos Portugueses e Franceses/ Modern Languages and Literatures - variant of
                                 Portuguese and French studies (Licenciatura)
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal 
                                 "n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              15 valores | 
Percurso profissional
            Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2023/05 - Atual | Atual Assessoria num Centro de Formação de Associação de Escolas- Erasmus+ | CENFORES (CFAE), Portugal | 
| 2021 - Atual | Atual Colaboradora | Universidade Aberta (LE@D), Portugal | 
| Universidade Aberta (LE@D), Portugal | ||
| 2021 - Atual | Atual Colaboradora | Universidade do Minho (CIEd), Portugal | 
| Universidade do Minho (CIEd), Portugal | ||
| 2006/09/01 - Atual | Atual Docente de Educação Especial/ Special Education Teacher | Ministério da Educação, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Avaliadora Externa (Avaliação do Desempenho Docente)/ External Evaluator (Teacher Performance Evaluation) | Ministério da Educação, Portugal | 
| 2016 - 2021 | Membro do CIEd (Doutoranda)/ Member of the CIEd (PhD student) | Universidade do Minho, Portugal | 
| Universidade do Minho, Portugal | ||
| 2018 - 2020 | Bolseira de Investigação/ Research Fellow | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
| 2016 - 2020 | Doutoranda/ PHD student | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | 
| 2015/09/01 - 2017/08/31 | Coordenadora dos Serviços Técnico-Pedagógicos (Educação Especial e Psicologia/ Orientação Escolar)/ Technical-Pedagogical Services Coordinator | Ministério da Educação, Portugal | 
| 2014/03/22 - 2017/07/07 | Tutora de Pós-Graduação em Educação Social (Ensino Superior)/ Postgraduate tutor (Higher Education) | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2014/11/14 - 2017/02/07 | Formadora Externa- Formação de Professores (Ensino Superior)/ External Trainer - Teacher Training (Higher Education) | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2015 - 2017 | Avaliadora Interna (Avaliação do Desempenho Docente)/ Internal Evaluator (Teacher Performance Evaluation) | Ministério da Educação, Portugal | 
| 2014 - 2017 | Docente no Ensino Superior (co-docência)/ Teacher in Higher Education (co-teaching) | Universidade Aberta, Portugal | 
| Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
| 2015/06/03 - 2015/06/05 | Membro da Comissão Organizadora das II Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the II International Online Meeting | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2014/05/05 - 2014/05/10 | Membro da Comissão Organizadora das I Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the I International Online Meeting | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2010 - 2013 | Mestranda/ Master student | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2005/09/01 - 2006/08/31 | Delegada de Grupo e Subcoordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras/ Group Delegate and Sub-coordinator of the Department of Foreign Languages | Ministério da Educação, Portugal | 
| 1995/09/01 - 2006/08/31 | Docente do Ensino Básico (Português e Francês)/ Basic Education Teacher (Portuguese and French) | Ministério da Educação, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2018/10 - 2020/10 | A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino
                                 Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades
                                  SFRH/BD/136655/2018 
                                 Bolseiro de Doutoramento
                                     
                              Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Concluído 
                               | 
                           
Produções
            Publicações
| Artigo em boletim informativo | 
                                 
  | 
                           
| Artigo em conferência | 
                                 
  | 
                           
| Artigo em revista | 
                                 
  | 
                           
| Tese / Dissertação | 
                                 
  | 
                           
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento)  | 
                           |
|---|---|---|
| 2020/10/28 | Perceções de coordenadores de cursos de formação inicial sobre formação de docentes de 2º CEB | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
                                   (Pontevedra, Espanha) 
                               | 
                           
| 2020/09/10 | Perceções de docentes do 2º CEB quanto ao seu percurso de formação inicial e contínua sobre dificuldades de aprendizagem ou incapacidades | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
                                   (Portugal) 
                               | 
                           
| 2020/02/08 | Gestão de diversidades na sala de aula regular: conceções de docentes de 2º CEB sobre o trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades |  IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
                                   (Évora, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/01/25 | A Gestão Curricular de Diversidades nos planos de formação inicial e contínua para professores de 2º Ciclo do Ensino Básico | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
                                   (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017/02/23 | Formação para Docentes do Ensino Regular do 2.º CEB sobre Necessidades Educativas Especiais. II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos Olhares | II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos Olhares
                                  Universidade do Algarve (Faro, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016 | Que formação inicial e contínua para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre Necessidades Educativas Especiais? | XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): fronteiras, diálogos e transições na educação
                                   Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal) 
                               | 
                           
| 2014/05/06 | O plano individual de transição no 3.º ciclo: que repercussões? |  I Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação
                                  Universidade Aberta (Portugal) 
                               | 
                           
| 2012/10/26 | O plano Individual de Transição no 3.º Ciclo: Que repercussões? | V Seminário de Educação Inclusiva - para uma educação inclusiva: dos conceitos às práticas
                                  Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (Portugal) 
                               | 
                           
| 2012/06/22 | O plano individual de transição no 3.º CEB | 12.º Colóquio Psicologia e Educação: Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da Investigação
                                 e da Prática
                                  Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) (Portugal) 
                               | 
                           
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado  | 
                              Curso (Tipo) Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | O Ensino da Música mediado por tecnologias nos Conservatórios das Regiões Autónomas Portuguesas – antes e depois de março
                                 de 2020
                                  Coorientador 
                               | 
                              |
| 2022 - Atual | Práticas colaborativas de ensino e aprendizagem: perspetivas de professores de primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico.
                                 Um estudo de caso
                                  Coorientador 
                               | 
                              
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação)  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023 - 2023 | Encontro entre investigadores (2023)
                                  Encontro 
                               | 
                              Universidade Aberta (LE@D), Portugal | 
| 2015 - 2015 | Membro da Comissão Organizadora das II Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the II International Online Meeting (2015 - 2015) | |
| 2014 - 2014 | Membro da Comissão Organizadora das I Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the I International Online Meeting (2014 - 2014) | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento  | 
                              Nome do evento Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2019 - 2019 | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | 
                                  Universidade Lusófona, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 - 2017 | II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos Olhares | 
                                  Universidade do Algarve, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 - 2016 | XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | 
                                  Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 - 2014 | I Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação | 
                                  Universidade Aberta, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 - 2012 | 12.º Colóquio Psicologia e Educação: Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da Investigação e da Prática | 
                                  Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal 
                               | 
                           
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria  | 
                              Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2020 - 2021 | Avaliadora Externa (Avaliação do Desempenho Docente)/ External Evaluator (Teacher Performance Evaluation) | Ministério da Educação, Portugal | |
| 2015 - 2017 | Avaliadora Interna (Avaliação do Desempenho Docente)/ Internal Evaluator (Teacher Performance Evaluation) | Ministério da Educação, Portugal | 
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | Procedimento disciplinar (grupo de alunos) | AE 4 de Outubro, Portugal | 
| 2009 - 2009 | Instrutora de um processo disciplinar | |
| 2003 - 2003 | Instrutora de um processo disciplinar | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2016 - 2017 | Ação de formação- Educação Especial em Contexto Escolar Regular - Universidade Aberta | (Outros) | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2014 - 2016 | Unidade Curricular- Intervenção Educativa no âmbito das Necessidades Educativas Especiais- Pós-Graduação em Educação Social | (Pós-Graduação) | Universidade Aberta, Portugal | 
| 1996 - 1999 | Francês e Português- Ensino Básico e Ensino Recorrente | (Ensino básico 3º ciclo) | Ministério da Educação, Portugal | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2020 - Atual | Currículo e Equidade na Sociedade em Rede
                                 Grupo de trabalho que desenvolve investigação relacionada com o currículo e a inclusão na sociedade em rede.
                                  Membro 
                               | 
                              Universidade Aberta (LE@D), Portugal | 
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | IAFOR | 
Distinções
            Outra distinção
| 2021 | IV Concurso Literário de Edições Vieira da Silva- (participação selecionada)/ IV Vieira da Silva Literary Contest - (selected
                                 participation)
                                  Edições Vieira da Silva, Portugal 
                               | 
                           
| 2021 | Sarau. Brasil. 2021, Seleção Poesia Brasileira | 
| 2018 | II Concurso Literário de Edições Vieira da Silva- (participação selecionada)/ II Vieira da Silva Literary Contest - (selected
                                 participation)
                                  Edições Vieira da Silva, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 | Bolsa de investigação/ doutoramento (FCT)
                                  Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2002 | Aventura Literária 2002 (Coordenação Pedagógica)/ Literary Adventure 2002 (Pedagogical Coordination)
                                  Editora Caminho, Portugal 
                               | 
                           
