???global.info.a_carregar???
Desenvolvimento Curricular (Curricular Development) Formação de Professores e Supervisão Pedagógica (Teacher Training and Pedagogical Supervision) Inclusão (Inclusion)
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Inês
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Inês, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
A116-A4F4-0D54
ORCID iD
0000-0001-7012-0735

Endereços de correio eletrónico

  • helenaines@sapo.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022
Concluído
Formação Especializada em Administração e Organização Escolar (Outros)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
Muito Bom
2021/01/15
Concluído
Ciências da Educação/ Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Desenvolvimento Curricular/ Curricular Development
Universidade do Minho, Portugal
"A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
2013
Concluído
Supervisão Pedagógica/ Pedagogical Supervision (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"O Plano Individual de Transição no 3º ciclo: que repercussões?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2006
Concluído
Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial- domínio cognitivo e motor/ Postgraduate and Specialized Training in Special Education - cognitive and motor domain (Pós-Graduação)
Universidade Lusófona, Portugal
Muito Bom
1996
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas- variante de estudos Portugueses e Franceses/ Modern Languages and Literatures - variant of Portuguese and French studies (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/05 - Atual Atual Assessoria num Centro de Formação de Associação de Escolas- Erasmus+ CENFORES (CFAE), Portugal
2021 - Atual Atual Membro Integrado Universidade Aberta (LE@D), Portugal
Universidade Aberta (LE@D), Portugal
2021 - Atual Atual Colaboradora Universidade do Minho (CIEd), Portugal
Universidade do Minho (CIEd), Portugal
2006/09/01 - Atual Atual Docente de Educação Especial/ Special Education Teacher Ministério da Educação, Portugal
2020 - 2021 Avaliadora Externa (Avaliação do Desempenho Docente)/ External Evaluator (Teacher Performance Evaluation) Ministério da Educação, Portugal
2016 - 2021 Membro do CIEd (Doutoranda)/ Member of the CIEd (PhD student) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2020 Bolseira de Investigação/ Research Fellow Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2020 Doutoranda/ PHD student Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2015/09/01 - 2017/08/31 Coordenadora dos Serviços Técnico-Pedagógicos (Educação Especial e Psicologia/ Orientação Escolar)/ Technical-Pedagogical Services Coordinator Ministério da Educação, Portugal
2014/03/22 - 2017/07/07 Tutora de Pós-Graduação em Educação Social (Ensino Superior)/ Postgraduate tutor (Higher Education) Universidade Aberta, Portugal
2014/11/14 - 2017/02/07 Formadora Externa- Formação de Professores (Ensino Superior)/ External Trainer - Teacher Training (Higher Education) Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2017 Avaliadora Interna (Avaliação do Desempenho Docente)/ Internal Evaluator (Teacher Performance Evaluation) Ministério da Educação, Portugal
2014 - 2017 Docente no Ensino Superior (co-docência)/ Teacher in Higher Education (co-teaching) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2015/06/03 - 2015/06/05 Membro da Comissão Organizadora das II Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the II International Online Meeting Universidade Aberta, Portugal
2014/05/05 - 2014/05/10 Membro da Comissão Organizadora das I Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the I International Online Meeting Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2013 Mestranda/ Master student Universidade Aberta, Portugal
2005/09/01 - 2006/08/31 Delegada de Grupo e Subcoordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras/ Group Delegate and Sub-coordinator of the Department of Foreign Languages Ministério da Educação, Portugal
1995/09/01 - 2006/08/31 Docente do Ensino Básico (Português e Francês)/ Basic Education Teacher (Portuguese and French) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/10 - 2020/10 A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades
SFRH/BD/136655/2018
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Inês, Helena. "Alunos com dificuldades de aprendizagem em tempos de pandemia", Boletim CIEd Fórum de reflexão educativa COVID-19, 2020
Artigo em conferência
  1. Inês, Helena; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.. "Perceções de coordenadores de Cursos de Formação Inicial sobre Formação de Docentes de 2.º CEB". Trabalho apresentado em 8th International Congress of Educational Sciences and Development, Pontevedra, 2020.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Paulo, Viana; Marta, Abelha; Helena, Inês; Patrícia, Gramaxo; Filipa, Seabra. "Supervised Teaching Practice in Initial Teacher Education of Early Childhood Teachers in Portugal". Pacific Early Childhood Education Research Association 17 3 (2023): 163-184. http://dx.doi.org/10.17206/apjrece.2023.17.3.163.
    Publicado • 10.17206/apjrece.2023.17.3.163
  2. Helena Inês; José Augusto Pacheco; Marta Abelha; Filipa Seabra. "Teaching Students with Learning Difficulties or Disabilities: Regular Education Teachers’ Professional Development and Practices". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12100652.
    10.3390/educsci12100652
  3. Helena Inês; Filipa Seabra; José-Augusto Pacheco. "Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal". Revista Portuguesa de Educação 35 1 (2022): 310-330. https://doi.org/10.21814/rpe.21952.
    10.21814/rpe.21952
  4. Barreto de Seabra, Filipa; Pacheco, José Augusto. "Formação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal". Revista Lusófona de Educação 53 53 (2021): 11-30. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/809.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Barreto de Seabra, Filipa; Pacheco, José Augusto. "Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: perceções de coordenadores de cursos de formação inicial". Revista Portuguesa de Educação (2021):
    Acesso aberto • Publicado
  6. Inês, Helena; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.. "Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidades". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9900.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Inês, Helena. "A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades". Doutoramento, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2021.
  2. Inês, Helena. "O Plano Individual de Transição no 3º ciclo : que repercussões?". Mestrado, Universidade Aberta, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2547.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/10/28 Perceções de coordenadores de cursos de formação inicial sobre formação de docentes de 2º CEB 8th International Congress of Educational Sciences and Development
(Pontevedra, Espanha)
2020/09/10 Perceções de docentes do 2º CEB quanto ao seu percurso de formação inicial e contínua sobre dificuldades de aprendizagem ou incapacidades XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
(Portugal)
2020/02/08 Gestão de diversidades na sala de aula regular: conceções de docentes de 2º CEB sobre o trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Évora, Portugal)
2019/01/25 A Gestão Curricular de Diversidades nos planos de formação inicial e contínua para professores de 2º Ciclo do Ensino Básico III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Lisboa, Portugal)
2017/02/23 Formação para Docentes do Ensino Regular do 2.º CEB sobre Necessidades Educativas Especiais. II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos Olhares II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos Olhares
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2016 Que formação inicial e contínua para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre Necessidades Educativas Especiais? XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): fronteiras, diálogos e transições na educação
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2014/05/06 O plano individual de transição no 3.º ciclo: que repercussões? I Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação
Universidade Aberta (Portugal)
2012/10/26 O plano Individual de Transição no 3.º Ciclo: Que repercussões? V Seminário de Educação Inclusiva - para uma educação inclusiva: dos conceitos às práticas
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (Portugal)
2012/06/22 O plano individual de transição no 3.º CEB 12.º Colóquio Psicologia e Educação: Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da Investigação e da Prática
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual O Ensino da Música mediado por tecnologias nos Conservatórios das Regiões Autónomas Portuguesas – antes e depois de março de 2020
Coorientador
2022 - Atual Práticas colaborativas de ensino e aprendizagem: perspetivas de professores de primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico. Um estudo de caso
Coorientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Encontro entre investigadores (2023)
Encontro
Universidade Aberta (LE@D), Portugal
2015 - 2015 Membro da Comissão Organizadora das II Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the II International Online Meeting (2015 - 2015)
2014 - 2014 Membro da Comissão Organizadora das I Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the I International Online Meeting (2014 - 2014)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019 - 2019 III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade Lusófona, Portugal
2017 - 2017 II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos Olhares
Universidade do Algarve, Portugal
2016 - 2016 XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 I Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 12.º Colóquio Psicologia e Educação: Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da Investigação e da Prática
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - 2021 Avaliadora Externa (Avaliação do Desempenho Docente)/ External Evaluator (Teacher Performance Evaluation) Ministério da Educação, Portugal
2015 - 2017 Avaliadora Interna (Avaliação do Desempenho Docente)/ Internal Evaluator (Teacher Performance Evaluation) Ministério da Educação, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - Atual Procedimento disciplinar (grupo de alunos) AE 4 de Outubro, Portugal
2009 - 2009 Instrutora de um processo disciplinar
2003 - 2003 Instrutora de um processo disciplinar

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - 2017 Ação de formação- Educação Especial em Contexto Escolar Regular - Universidade Aberta (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2016 Unidade Curricular- Intervenção Educativa no âmbito das Necessidades Educativas Especiais- Pós-Graduação em Educação Social (Pós-Graduação) Universidade Aberta, Portugal
1996 - 1999 Francês e Português- Ensino Básico e Ensino Recorrente (Ensino básico 3º ciclo) Ministério da Educação, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Currículo e Equidade na Sociedade em Rede Grupo de trabalho que desenvolve investigação relacionada com o currículo e a inclusão na sociedade em rede.
Membro
Universidade Aberta (LE@D), Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual IAFOR
Distinções

Outra distinção

2021 IV Concurso Literário de Edições Vieira da Silva- (participação selecionada)/ IV Vieira da Silva Literary Contest - (selected participation)
Edições Vieira da Silva, Portugal
2021 Sarau. Brasil. 2021, Seleção Poesia Brasileira
2018 II Concurso Literário de Edições Vieira da Silva- (participação selecionada)/ II Vieira da Silva Literary Contest - (selected participation)
Edições Vieira da Silva, Portugal
2018 Bolsa de investigação/ doutoramento (FCT)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2002 Aventura Literária 2002 (Coordenação Pedagógica)/ Literary Adventure 2002 (Pedagogical Coordination)
Editora Caminho, Portugal