???global.info.a_carregar???
David Ross. Concluiu o(a) Licenciatura em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento em 2006 pelo(a) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Doctor of Philosophy em PhD Management em 2018 pelo(a) University of Hull. É Professor Auxiliar no(a) Universidade dos Açores. Publicou 7 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s), Bolseiro de Investigação em 1 projeto(s) e Investigador Pós-doutorado em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais. Nas suas atividades profissionais interagiu com 20 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: turismo; património cultural; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
David Ross

Nomes de citação

  • Ross, David

Identificadores de autor

Ciência ID
A112-5FAE-547F
ORCID iD
0000-0002-1917-1411

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais
Formação
Grau Classificação
2024/07/31
Concluído
Ensino Digital e em Rede (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
2018
Concluído
PhD Management (Doctor of Philosophy)
University of Hull, Reino Unido
"Examining the Creative Tourism Potential of Intangible Archaeological Heritage in Alentejo (Portugal) – a study on the Role of Tourism Providers in Developing Creative Archaeological Tourism Experiences" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
2006
Concluído
Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02/19 - 2020/11/13 Investigador (Investigação) University of Exeter, Reino Unido
2014/10/01 - 2018/04/16 Investigador (Investigação) University of Hull, Reino Unido
2012/11/15 - 2013/11/14 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2011/10/01 - 2012/03/31 Investigador (Investigação) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/16 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
Universidade dos Açores, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025 - Atual Diretor da Licenciatura em Turismo Universidade dos Açores Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
2023 - Atual Subdiretor CEEAplA - Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico Universidade dos Açores Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/10/01 - 2018/06/01 Examining the creative tourism potential of intangible archaeological heritage in Alentejo (Portugal): A study on the role of tourism providers in developing creative archaeological tourism experiences
PhD-Scholarship
Bolseiro de Doutoramento
Hull University Business School, Reino Unido
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018/01/01 - 2020/01/01 VISTA-AR - "Visitor experience Innovation through Systematic Text Analytics and Augmented Reality"
nd
Investigador Pós-doutorado
Concluído
2012/11/01 - 2014/06/30 Práticas funerárias da Pré-História Recente no Baixo Alentejo e retorno sócio económico de programas de minimização de impactes
PTDC/HIS-ARQ/114077/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ross, David; Alvares, Daniela. "Marketing destinations with low rates of local Covid19 transmission: The case of the Azores islands, Portugal". Trabalho apresentado em TOURMAN 2021 Restarting tourism, travel and hospitality: The day after, 2021.
  2. Smart, Andi; Phillips, Laura; Ross, David; Manchanda, Pikakshi; Mosconi, Cristina. "A panoptic framework of visitor intelligence". Trabalho apresentado em CAUTHE 2020, 2020.
    No prelo
Artigo em revista
  1. Elsa Gatelier; David Ross; Laura Phillips; Jean-Baptiste Suquet. "A business model innovation methodology for implementing digital interpretation experiences in European cultural heritage attractions". Journal of Heritage Tourism (2022): 1-18. https://doi.org/10.1080/1743873X.2022.2065920.
    10.1080/1743873X.2022.2065920
  2. David Ross. "Towards meaningful co-creation: a study of creative heritage tourism in Alentejo, Portugal". Current Issues in Tourism (2020): 1-14. https://doi.org/10.1080/13683500.2020.1782355.
    10.1080/13683500.2020.1782355
  3. David Ross; Gunjan Saxena. "Participative co-creation of archaeological heritage: Case insights on creative tourism in Alentejo, Portugal". Annals of Tourism Research 79 (2019): 102790-102790. https://doi.org/10.1016/j.annals.2019.102790.
    10.1016/j.annals.2019.102790
  4. Dias Sardinha, Idalina ; Ross, David; Gomes, Ana Calapez. "The clustering conditions for managing creative tourism destinations: the Alqueva region case, Portugal". Journal of Environmental Planning and Management 61 4 (2018): 635-655.
    10.1080/09640568.2017.1327846
  5. Ross, David; Saxena, Gunjan; Correia, Fernando; Deutz, Pauline. "Archaeological tourism: A creative approach". Annals of Tourism Research 67 (2017): 37-47.
    http://dx.doi.org/10.1016/j.annals.2017.08.001
  6. Dias-Sardinha, I.; Ross, D.. "Perceived Impact of the Alqueva Dam on Regional Tourism Development". Tourism Planning and Development 12 3 (2015): 362-375. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84929834375&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/21568316.2014.988880
  7. Dias Sardinha, Idalina ; Ross, David; Loureiro, Sandra. "Rescue archaeology heritage valuation in Europe’s largest dam - Alqueva: ex-situ products as elements of creative tourism". 12 3 (2014): 623-634.
    10.25145/j.pasos.2014.12.046
Capítulo de livro
  1. Alvares, Daniela; Carneiro, Daniela; Ross, David. "Estratégias para a retomada do turismo no cenário da COVID-19: Reflexões sobre os Açores – Portugal". 2022.
    Publicado
  2. Ross, David. "Creative tourism and digital reconstruction: Two approaches for heritage loss compensation". In Cultural Heritage Compensation: Approaches to Transformation of Sites with Cultural Values and Architectural Qualities, editado por Ronn, Magnus; Danielson, Benjamin G, 251-271. Gothemburg, Suécia: Chalmers University of Technology, 2020.
    Publicado
  3. Gomes, Ana Calapez ; Dias Sardinha, Idalina ; Ross, David. "The hierarchical gap: bypassing communication barriers to build collaborative processes for value co-creation in rural settings". In Meeting Challenges For Rural Tourism Through Co-Creation Of Sustainable Tourism Experiences, 415-440. Newcastle, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2016.
  4. Jorge, Patrícia; Dias Sardinha, Idalina ; Ross, David; Loureiro, Sandra. "A arqueologia de salvamento: que valor para a sociedade?". In Perspetivas de Desenvolvimento Sustentável. Clássica, 2016.
Poster em conferência
  1. Ross, David; Dias Sardinha, Idalina. "Creative tourism framework for rescue archaeology valuation in Europe’s largest dam – Alqueva". Trabalho apresentado em CHAT Experience - The Experience of Archaeology and the Archaeology of Experience, 2013.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/10/24 Rethinking co-creation in creative tourism: A case of archaeological tourism in Alentejo, Portugal 3rd CREATOUR International Conference
University of Algarve (Faro, Portugal)
2018/11/06 Overcoming heritage loss through creative interpretation in archaeological tourism DIG! The value of archaeology for society and the economy
Heritage Council (Kilkenny, Irlanda)
2018/10/22 Do we need a creative approach to archaeological tourism? ICOMOS – ICIP Critical Issues in Heritage Interpretation and Sustainable Tourism
ICOMOS (Florence, Itália)
2018/09/28 Managing creative interpretation in archaeological tourism: insights from Alentejo, Portugal Inclusive Innovation in Tourism: Enhancing Local Experience
Researcher Links Workshop (Phuket, Tailândia)
2016/06/01 Collaboration and clustering in creative tourism destination management for the Alqueva dam, Alentejo region, Portugal EURAM 2016
European Academy of Management (Paris, França)
2015/09/21 Developing a framework for creative tourism as a means of enhancing the economic potential of (in)tangible archaeological heritage Sharing Cultures 2015: 4th International Conference on Intangible Heritage
Green Lines Institute for Sustainable Development (Lagos, Portugal)
2014/05/28 The hierarchical gap: bypassing communication barriers to foster collaborative processes for resource valorisation International Conference Mapping Culture: Communities, Sites and Stories
University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
2013/09/07 Archaeological heritage valuation in Europe’s largest dam - Alqueva: ex-situ products as elements of creative tourism ORTE Conference - International Conference on Rural Tourism
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2012/09/27 Sustainable tourism: stakeholders’ perceptions in the northern region of Portugal IS 2012 – Innovation for Sustainability International Conference
University Lusiada of Porto (Porto, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025 Olivina Brand Activation Solutions: A importância do marketing promocional e de eventos Alexandra Teves Silva (Mestrado)
2025 O efeito mediador da autoeficácia na relação entre a inteligência emocional e o comprometimento organizacional Iúri Pedro Rodrigues Costa (Mestrado)
2025 Indústria 4.0: Rumo à sustentabilidade nos Açores Rui Miguel da Cunha Ataíde Bettencourt (Mestrado)
2024 A promoção turística dos destinos no contexto pós-pandémico Alexandre Miguel Botelho da Costa (Mestrado)
2024 A Accional como empresa digital dos Açores Diogo José do Amaral Tavares (Mestrado)
2024 Importância do marketing no futebol: Uma análise comparativa entre clubes Henrique Samuel Oliveira Carreiro (Mestrado)
2024 Metaverso: A próxima fronteira do marketing João Pedro Aguiar (Mestrado)
2024 A inovação no turismo: Uma perspetiva do seu impacto na gestão, valorização e sustentabilidade das unidades de alojamento turístico na Ilha de São Miguel José Tiago Matos Mendes (Mestrado)
2024 Promotores da intenção de turnover e o papel do envolvimento e do burnout em contexto organizacional Maria do Carmo da Luz Pimentel (Mestrado)
2024 Felicidade no trabalho, motivação e desempenho dos colaboradores Mariana Sofia Elias Raposo (Mestrado)
2023/03/31 O setor empresarial e a transformação digital Russell Michael Sousa (Mestrado)
2023/03/27 Fomento ao turismo cinematográfico nos Açores: Um projeto concebido com a participação de stakeholders regionais Miguel Nobre Chagas (Mestrado)
2023/03/24 Análise das opções estratégicas do marketing digital e o seu impacto na promoção do alojamento turístico Hugo Filipe Avelar Leite (Mestrado)
2023/03/13 B2B versus B2C digital communication: approaches and dimensions used Bruno Melo de Faria (Mestrado)
2023/02/24 Análise da presença digital das empresas de animação turística pós covid-19 Rodrigo Brilhante Sousa (Mestrado)
2023/02/23 O futuro do turismo nos Açores: previsões com modelos de simulação e modelos de séries temporais Gonçalo Carvalho Goulart (Mestrado)
2023/02/23 Avaliação da intenção de viajar em companhias aéreas: Um estudo aplicado Maria Antónia Sebastião Borges (Mestrado)
2023/02/23 O marketing digital na hotelaria: Key performance indicators e web analytics Sara Furtado Vieira (Mestrado)
2023/02/01 Indicadores de turismo sustentável: Análise comparativa entre os Açores e a Madeira Rodrigo Costa Medeiros (Mestrado)
2023/01/25 A relação dinâmica entre o sentimento do investidor, os mercados acionistas e o Produto Interno Bruto Ana Sofia Oliveira Gomes de Gusmão Guimarães (Mestrado)
2022/12/28 As estratégias de marketing digital adotadas pelas empresas em contexto pandémico: Análise de casos dos ginásios em São Miguel Eva Carolina Almeida Funchinho (Mestrado)
2022/09/22 Eco-Friendly Practices and their Effects on Hotels in the Azores Dina Pavlenko (Mestrado)
2022/07/19 City Brand Personality (CBP) no contexto de Ponta Delgada Tânia Cristina da Ponte Rego (Mestrado)
2022/03/29 Gestão da hospitalidade: o caso da organização de eventos no Terra Nostra Garden Hotel Arthur John Paixão Barbosa (Mestrado)
2022/03/22 Comportamento de viagem dos seniores antes e depois da aposentação Ana Beatriz Arruda Pacheco (Mestrado)
2022/01/17 Os produtos locais apícolas: um estudo de caso Pedro Medeiros Braga (Mestrado)
2021/11/25 Análise do Perfil do Turista Americano e Canadiano e Determinantes de Lealdade ao Destino Açores Tiago Alexandre Fontes Cardoso (Mestrado)
2021/11/04 A produção de conteúdo na promoção dos destinos do operador turístico Inovtravel Mariana Barreira Pavão (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025 - Atual International Journal of Tourism Research
2025 - Atual Asian Journal of Technology Innovation
2025 - Atual Journal of Hospitality and Tourism Cases
2025 - Atual The Design Journal
2023 - Atual Journal of Sustainable Tourism
2023 - Atual Anatolia
2023 - Atual Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events
2023 - Atual Leisure Sciences
2022 - Atual Tourism Management
2022 - Atual International Journal of Heritage Studies
2022 - Atual PASOS Journal of Tourism and Cultural Heritage
2022 - Atual Nordic Journal of Architectural Research
2022 - Atual Sustainability
2021 - Atual Current Issues in Tourism
2021 - Atual Journal of Tourism and Cultural Change
2020 - Atual Journal of Heritage Tourism
2020 - Atual Journal of Open Innovation

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Desafios e Tendências do Turismo Gestão de Destinos Turísticos Universidade dos Açores Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
2024 - Atual Métodos de Investigação em Turismo II Gestão de Destinos Turísticos Universidade dos Açores Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
2022 - Atual Turismo Sustentável Turismo Universidade dos Açores Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
2022 - Atual Técnicas de Guia-Intérprete Turismo Universidade dos Açores Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
2021 - Atual Animação Turística Turismo Universidade dos Açores Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
2021 - Atual Introdução à Gestão Gestão Universidade dos Açores Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
2020 - Atual Gestão de Produtos Turísticos Turismo Cultural Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual ICOMOS - Portugal
2019 - Atual Association of Critical Heritage Studies

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Membro da Comissão Administrativa da Faculdade de Economia e Gestão Universidade dos Açores, Portugal
2021 - Atual Membro eleito do Conselho Científico da Faculdade de Economia e Gestão Universidade dos Açores, Portugal
2023 - 2025 Membro eleito da Assembleia da Faculdade de Economia e Gestão Universidade dos Açores, Portugal
Distinções

Outra distinção

2014 PhD Scholarship
University of Hull, Reino Unido