???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
renato danton sampaio de abreu

Nomes de citação

  • abreu, renato

Identificadores de autor

Ciência ID
A112-0179-6DC8
ORCID iD
0000-0001-8392-6623
Formação
Grau Classificação
2013/10/02 - 2017/07/19
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"Mobile Leraning e Educação em Saúde: Estudo de Caso no Ensino Superior de Práticas Laboratoriais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2017
Concluído
Doutoramento em Educação, na área de especialização em Educação a Distância e Elearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
"Mobile learning e educação em saúde: etudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2015
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"Mobile Learning e Educação em Saúde: estudo de caso no Ensino Superior de Práticas Laboratoriais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2001
Concluído
Mestrado em Saúde Pública (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola Nacional de Saúde Pública, Portugal
"Higiene e Segurança em Laboratórios de Patologia Clínica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom por unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
2016 - 2019 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2007 - 2018 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1990/10/01 - 2017/03/14 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Alemanha
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martinho, Carla; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Escudeiro, Maria João; Escudeiro, Maria. "O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAU". 2021.
  2. Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Abreu, Renato; Rodrigues, Ricardo Pereira; Martinho, Carla; Escudeiro, Maria. "O ensino à distância no Politécnico de Lisboa: diagnóstico de necessidades de formação". 2021.
  3. Mendes, Fernando; Nogueira, António José M.; Barbeira, Marisa; Plácido, Rui; Fernandes, Sílvia; Abreu, Renato. "The national students survey applied to Portuguese Biomedical Laboratory Science Students". 2021.
  4. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. "Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa combate COVID-19 com EaD". 2020.
  5. abreu, renato. "Educação 4.0 no Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais: m-learning e flipped-classroom". Trabalho apresentado em Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, Faro, 2019.
  6. Cardoso, T.; Abreu, R.. "Mobile learning and health education: How students of biomedical laboratory sciences use their mobile devices?". 2019.
  7. Tavares, Ana Sofia; Ladeira, Carina; Quintão, João; Luís, Carolina; Pereira, Miguel; Abreu, Renato. "Evaluation of urinary protein and creatinine concentration in athletes after high-performance physical exercise". 2019.
  8. Mendonça, Paula; Abreu, Renato; Ferreira, I.; Lopes, J.; Santos, R.. "Health sciences schools students’ knowledge about human papillomavirus (HPV)". 2019.
    10.1093/eurpub/ckz093.009
  9. Cardoso, Teresa; Abreu, Renato. "Mobile learning and health education: how students of biomedical laboratory sciences use their mobile devices?". 2019.
  10. Tavares, Ana Sofia; Ladeira, Carina; Quintão, João; Luís, Carolina; Pereira, Miguel; Abreu, Renato. "Evaluation of urinary protein and creatinine concentration in athletes after high-performance physical exercise". 2019.
  11. Abreu, Renato. "E-learning em saúde". 2018.
  12. Abreu, Renato; Cardoso, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "A utilização de dispositivos móveis por docentes numa escola superior de saúde de Lisboa". 2018.
  13. Leitão, Maria do Céu; Abreu, Renato; Bellém, Fernando; Almeida, Ana; Ribeiro-Varandas, Edna; Tavares, Ana Sofia. "Job satisfaction of bioscientists at a Lisbon hospital". 2016.
    10.1186/s12913-016-1423-5
  14. Tavares, Ana Sofia; Almeida, Ana; Leitão, Maria do Céu; Ribeiro-Varandas, Edna; Abreu, Renato; Bellém, Fernando. "Study of biochemical and haematological changes in football players". 2016.
    10.1186/s12913-016-1423-5
  15. Tavares, Ana Sofia; Monteiro, Cátia; Lopes, Inês; Ribeiro-Varandas, Edna; Abreu, Renato; Leitão, Maria do Céu; Bellém, Fernando; Almeida, Ana. "The efficiency of urine dipsticks for the diagnosis of urinary tract infection". 2015.
Artigo em revista
  1. Martinho, Carla; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Escudeiro, Maria João. "Satisfaction with remote teaching and the return to in-person teaching: perception of higher education students". (2022): http://hdl.handle.net/10400.21/14896.
    10.21125/edulearn.2022.1303
  2. Miguel, Ângela; Pardal, Bruna; Leal, Catarina; Jerónimo, Rita; Abreu, Renato; Poças, Ilda Maria. "Videos: contribution to the practical teaching in the disciplinary area of Orthoptics at ESTeSL". (2021): https://doi.org/10.25758/set.2286.
    https://doi.org/10.25758/set.2286
  3. Tavares, Ana Sofia; Bellém, Fernando; Abreu, Renato; Leitão, Maria do Céu; Medeiros, Nuno; Alves, Patrícia; Calmeiro, Luís; et al. "Assessment and impact of the risk of exposure of Portuguese biomedical scientists in the context of COVID-19". International Journal of Environmental Research and Public Health (2021): http://hdl.handle.net/10400.21/13599.
    10.3390/ijerph18137097
  4. Miguel, Ângela; Pardal, Bruna; Leal, Catarina; Jerónimo, Rita; Abreu, Renato; Poças, Ilda Maria; Miguel, Angela; et al. "Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL". Saúde & Tecnologia (2021): N.º 25 (2021): Maio-N.º 25 (2021): Maio. http://hdl.handle.net/10400.21/14120.
    10.25758/set.2286
  5. Costa, Elisabete da; Ricardo, Fernando; Melo, Tânia; Mamede, Renato; Abreu, Maria H.; Domingues, Pedro; Domingues, M. Rosário; Calado, Ricardo. "Site-specific lipidomic signatures of sea lettuce (Ulva spp., Chlorophyta) hold the potential to trace their geographic origin". (2020): http://hdl.handle.net/10773/28056.
    10.3390/biom10030489
  6. Tavares, Ana Sofia; Ladeira, Carina; Quintão, João Filipe; Luís, Maria Carolina; Pereira, Miguel Oliveira; Abreu, Renato. "Evaluation of urinary protein and creatinine concentration in athletes after high-performance physical exercise". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/12113.
    10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  7. Tavares, Ana Sofia; Ladeira, Carina; Quintão, João Filipe; Luís, Maria Carolina; Pereira, Miguel Oliveira; Abreu, Renato. "Evaluation of urinary protein and creatinine concentration in athletes after high-performance physical exercise". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/12113.
    10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  8. Cardoso, Teresa; Abreu, Renato. "Mobile learning and health education: how students of biomedical laboratory sciences use their mobile devices". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/13050.
  9. Alves, Daniel; Felix, Margarida; Jesus, Rui; Abreu, Renato. "LeucoDiff: mobile application for hematology students improve their skills in calculating the leukocyte formula". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/10069.
    10.1109/ENBENG.2019.8692458
  10. Souza, Pricianny Galdino; Albino, Alisson Martins; Lima, Renato Abreu. "IDENTIFICATION OF SECONDARY METABOLITES IN EXTRACT OF ETHANOLIC INFLORESCENCES OF Piper arboreum AUBL. AND ITS POTENTIAL CANDIDACIDAL". (2019): https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3211.
  11. Cardoso, Teresa; Abreu, Renato. "Mobile learning and health education: how students of biomedical laboratory sciences use their mobile devices". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/13050.
  12. Tavares, Ana Sofia; Ladeira, Carina; Quintão, João Filipe; Luís, Maria Carolina; Pereira, Miguel Oliveira; Abreu, Renato. "Evaluation of urinary protein and creatinine concentration in athletes after high-performance physical exercise". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/12113.
    10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  13. Tanoka, Erika Harumi; Santos, Paulo Ferreira dos; Silva, Marcela Fernandes; Botelho, Priscila Fernanda Figueiredo Borges; Silva, Patricia; Rodrigues, Natalia Camargo; Gomes, Matheus Machado; Moraes, Renato; Abreu, Daniela Cristina Carvalho de. "O efeito do exercício físico supervisionado e domiciliar sobre o equilíbrio de indivíduos idosos: ensaio clínico randomizado para prevenção de quedas". (2016): http://dx.doi.org/10.1590/1809-98232016019.150027.
    http://dx.doi.org/10.1590/1809-98232016019.150027
  14. Tanaka,Erika Harumi; Santos,Paulo Ferreira dos; Silva,Marcela Fernandes; Botelho,Priscila Fernanda Figueiredo Borges; Silva,Patrícia; Rodrigues,Natalia Camargo; Gomes,Matheus Machado; Moraes,Renato; Abreu,Daniela Cristina Carvalho de. "The effect of supervised and home based exercises on balance in elderly subjects: a randomized controlled trial to prevent falls". (2016): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232016000300383.
  15. Tanaka,Erika H.; Santos,Paulo F.; Reis,Júlia G.; Rodrigues,Natalia C.; Moraes,Renato; Abreu,Daniela C. C.. "Is there a relationship between complaints of impaired balance and postural control disorder in community-dwelling elderly women? A cross-sectional study with the use of posturography". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552015000300186.
  16. Assis, Conceição; Duarte, Guida; Silva, Isabel; Tostão, Israel; Abreu, Renato; Caria, Elisa. "Perfil lipídico em estudantes do ensino superior: caracterização numa população de jovens". (2011): http://hdl.handle.net/10400.21/986.
    10.25758/set.414
  17. Batista, Generosa; Magalhães, Zúzeca; Abreu, Renato; Caria, Elisa; Almeida, Ana. "Avaliação de dois métodos laboratoriais para diagnóstico de hidatidose". (2009): http://hdl.handle.net/10400.21/136.
  18. Batista, Generosa; Magalhães, Zúzeca; Abreu, Renato; Caria, Elisa; Almeida, Ana. "Evaluation of two laboratory methods for the diagnosis of hydatidosis". (2009): https://doi.org/10.25758/set.204.
    https://doi.org/10.25758/set.204
Capítulo de livro
  1. Ribeiro, Edna; Oliveira, Ketlyn; Dias, Marta; Gomes, Bianca; Pimenta, Raquel; Delgadinho, Mariana; Ginete, Catarina; et al. "Towards an integrated approach on occupational health to tackle COVID-19 pandemic". Springer, 2024.
    10.1007/978-3-031-38277-2_22
  2. Cardoso, Teresa; Abreu, Renato; Cardoso, T.; Abreu, R.; abreu, renato. "Mobile learning and education: synthesis of Open Access research". 133-148. Springer Publishing Company, 2015.
    10.1007/978-3-642-54146-9_85
Poster em conferência
  1. abreu, renato. "Utilização de Dispositivos Móveis por docentes numa Escola Superior de Saúde de Lisboa". Trabalho apresentado em Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, 2018.
  2. abreu, renato. "M-learning versus Docentes do Ensino: Utilização de Dispositivos Móveis por docentes numa Escola Superior de Saúde de Lisboa". Trabalho apresentado em Encontro Nacional com a Ciência e Tecnologia- Ciência 2017, 2017.
Recurso online
  1. abreu, renato. Educação 4.0 no curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais: m-learning e Flipped Classroom. 2020. https://youtu.be/yQR_5NKZgfU.
Tese / Dissertação
  1. Ye, Jiaxin. "Estudo do perfil plaquetário em doentes com COVID-19". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16677.
  2. Sebastião, Carolina das Neves Rosário. "Determinação e análise de parâmetros hematológicos e imunológicos em patologia clínica". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/15751.
  3. Abreu, Renato. "Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6612.
  4. Abreu, Renato. "Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6612.
  5. Abreu, Renato. "Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6612.
  6. Abreu, Renato. "Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6612.

Outros

Outra produção
  1. Moodle tutorial: transferir conteúdos de uma disciplina para outra (exportar e importar conteúdos). Transferir conteúdos de uma disciplina para outra através de backup e restores. Quais os passos que devo seguir para transferir conteúdos de uma disciplina do Moodle antigo para o novo Moodle?. 2021. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/13031.
  2. O teste do ensino à distância: colibri, moodle, SEB (guia da formação). Plano: configurar o teste na plataforma Moodle; descarregar e instalar o SEB; configurar o ficheiro SEB através do config tool; colocar o ficheiro SEB na plataforma Moodle; e, depois do teste, o que posso fazer na plataforma Moodle?; simulação da prova.. 2020. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/12982.
  3. O teste do ensino à distância: colibri, moodle, SEB (guião para estudantes). O que terei de fazer para realizar um teste online, na ESTeSL, com o SEB + Moodle + Colibri?. 2020. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/12984.
  4. O teste do ensino à distância: colibri, moodle, SEB (guia da formação). Plano: configurar o teste na plataforma Moodle; descarregar e instalar o SEB; configurar o ficheiro SEB através do config tool; colocar o ficheiro SEB na plataforma Moodle; e, depois do teste, o que posso fazer na plataforma Moodle?; simulação da prova.. 2020. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/12982.
  5. O teste do ensino à distância: colibri, moodle, SEB (guião para estudantes). O que terei de fazer para realizar um teste online, na ESTeSL, com o SEB + Moodle + Colibri?. 2020. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/12984.
  6. Estratégias e ferramentas de avaliação à distância com recurso ao Moodle: como criar um teste no Moodle. Na sequência das medidas assumidas para fazer face à atual conjetura social e académica e tendo em conta a necessidade de “ em todas as UC, a avaliação da aprendizagem à distância, por meios remotos, recorrendo à monitorização através de ferramentas digitais existentes e/ou a disponibilizar”, a Presidência decidiu promover uma formação sobre estratégias e ferramentas de avaliação à distância com r. 2020. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/12983.
  7. Do presencial… à distância! Alinhar a mudança para garantir qualidade do ensino. Objetivo: Criar questões relevantes e o ambiente adequado para a realização de testes à distância. Sumário: 1. Alinhamento construtivista. 2. Avaliação formativa e sumativa em EaD. 3. Boas práticas na avaliação de estudantes em EaD. 4. Boas práticas para testes online em EaD. 5. Como reduzir a oportunidade de fraude académica em EaD.. 2020. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/12985.
  8. Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais. O mobile learning continua a ser uma área emergente na educação a distância e-learning, em que se tira partido, por exemplo, do poder ubíquo dos dispositivos móveis. Assim, importa perceber de que modo pode ser integrado no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, e com este estudo, pretendeu-se perceber de que modo o m-learning e a utilização de dispositivos móveis potencia a educação em. 2018. Abreu, Renato. http://hdl.handle.net/10400.21/10402.
  9. Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais. O mobile learning continua a ser uma área emergente na educação a distância e-learning, em que se tira partido, por exemplo, do poder ubíquo dos dispositivos móveis. Assim, importa perceber de que modo pode ser integrado no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, e com este estudo, pretendeu-se perceber de que modo o m-learning e a utilização de dispositivos móveis potencia a educação em. 2018. Abreu, Renato. http://hdl.handle.net/10400.21/10402.
  10. Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais. O mobile learning continua a ser uma área emergente na educação a distância e-learning, em que se tira partido, por exemplo, do poder ubíquo dos dispositivos móveis. Assim, importa perceber de que modo pode ser integrado no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, e com este estudo, pretendeu-se perceber de que modo o m-learning e a utilização de dispositivos móveis potencia a educação em. 2018. Abreu, Renato. http://hdl.handle.net/10400.21/10402.
  11. Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais. O mobile learning continua a ser uma área emergente na educação a distância e-learning, em que se tira partido, por exemplo, do poder ubíquo dos dispositivos móveis. Assim, importa perceber de que modo pode ser integrado no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, e com este estudo, pretendeu-se perceber de que modo o m-learning e a utilização de dispositivos móveis potencia a educação em. 2018. Abreu, Renato. http://hdl.handle.net/10400.21/10402.
  12. Moxtra ‘o meu’, ‘o teu’, ‘o nosso’, ‘o vosso’ mobile learning. Neste workshop pretende-se apresentar uma aplicação móvel (Moxtra) que integra uma experiência de inovação pedagógica no âmbito do mobile-learning que está em pleno desenvolvimento, com a participação ativa dos estudantes e docentes das unidades curriculares de Hematologia Laboratorial I e II do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais. A adesão dos estudantes ao projeto mobile-learning é inédit. 2015. Abreu, Renato. http://hdl.handle.net/10400.21/5447.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/09/24 Arguente da Defesa de Tese de doutoramento em Educação a Distância e eLearning sobre Apps e estratégias mLearning para PLE
Arguente
Filipa Andreia Martins Matos (Doutoramento)
2019/09/18 Arguente Da Prova De Defesa De Tese De Doutoramento Em Educação a Distância E Elearning Sobre Mobile Learning E Pensamento Computacional
Arguente principal
José Manuel Freixo Nunes (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/09/01 - Atual Hematologia Laboratorial I e II Tecnologia Laboratorial Controlo de Qualidade Seminário de Integração em Ciências Biomédicas Laboratoriais Ciências Biomédicas Laboratoriais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/05 - Atual Coordenador do Gabinete de Apoio, Desenvolvimento e Monitorização do Ensino a Distância (GADMED).
Coordenador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
2017 - 2020 Membro do Conselho Coordenador do Laboratório de Ensino a Distância da Universidade Aberta de 2017/2020
Coordenador
Universidade Aberta, Portugal
Distinções

Outra distinção

2019 Carta de Mérito Académico
Universidade Aberta, Portugal
2015 3º prémio no Concurso Nacional de Ciência EUREKA
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 2º prémio no concurso de comunicações livres no VI Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
2007 Recebeu o primeiro prémio do IV Encontro Nacional das Tecnologias da Saúde
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
2002 1º Prémio pela Comunicação Livre