???global.info.a_carregar???
Sílvia Monteiro. Completed the PhD in Educational Psychology in 2012 by Universidade do Minho, Master Degree in Psychology - Specialization on School Psychology in 2008 by Universidade do Minho and Licenciatura in Psychology in 2004 by Universidade do Minho. Is Researcher in Universidade do Minho. Published 16 articles in journals. Has 2 section(s) of books. Organized 9 event(s). Participated in 6 event(s). Co-supervised 3 PhD thesis(es). Has received 1 awards and/or honors. Participates and/or participated as Other in 1 project(s), PhD Student Fellow in 1 project(s), Post-doc Fellow in 1 project(s), Principal investigator in 1 project(s) and Researcher in 4 project(s). Works in the area(s) of Educational Sciences and Educational Psychology. In her professional activities interacted with 37 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In her curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Higher Education; Employability; Competencies; University-to-work transition; Superior achievement; Giftedness; Expertise; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sílvia Monteiro

Nomes de citação

  • Monteiro, Sílvia

Identificadores de autor

Ciência ID
A111-376D-C4EF
ORCID iD
0000-0002-5236-2711
Scopus Author Id
55535083900

Endereços de correio eletrónico

  • silviamonteiro@ie.uminho.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2014/01 - 2019/01
Concluído
Educational Psychology (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012
Concluído
Educational Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Percursos de excelência académica no ensino superior: Estudo em alunos de engenharia em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2008
Concluído
Psychology - Specialization on School Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A Excelência em Contexto Académico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1999 - 2004
Concluído
Psychology (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"(sem tese)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15.3
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2014/01/01 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02 - 2019/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/07 - 2019/02 Trainer in scientific research methodology Associação Académica dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho, Portugal
2015/10 - 2019/01 Teacher in postgraduate and advanced training courses in the field of educational psychology Instituto CRIAP, Portugal
2004/09 - 2008/08 Psychologist Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014 - 2021/02 From academic training to professional integration: Impact factors on the employability of Portuguese graduates
SFRH/BPD/92331/2013
Bolseiro de Pós-Doutoramento
University of Minho - Research Centre on Education, Portugal
Foundation for the Science and Tecnology
2008 - 2012 Pathways of academic excellence in higher education: Study in Engineering students in Portugal
SFRH/BD/43192/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Spanish Universities Involvement in Social Innovation Activities (SUISIA)
000/000
Investigador
INGENIO [CSIC-UPV] Ciudad Politécnica de la Innovación, Espanha
Gobierno de España Agencia Estatal de Investigación
2021 - 2024/03/28 (Re)Search for Career: Distance career intervention, employability and social equity in the access to the labour market
PTDC/CED-EDG/0122/2020
Investigador responsável
Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2020/02/15 Characterization for action in career resources in students of higher education in Galicia and Northern Portugal
100
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade da Coruña - Campus de Elviña, Espanha
Agrupación Europea de Cooperación Territorial – Galicia-Norte de Portugal (GNP-AECT)
2006 - 2008 Factors of Dropout and Academic Failure at the University of Minho
POCI/N/04 0102/0010/0002/2006
Outra
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Monteiro, Silvia; Vasconcelos, Rosa M.; Almeida, Leandro. "Perceived Employability and Career Adaptability of Engineering Graduates". 2021.
    Publicado • 10.1109/edunine51952.2021.9429142
  2. Sílvia Monteiro; Leandro Almeida. "FACILITATORS AND BARRIERS OF THE LABOR MARKET TRANSITION: PERCEPTIONS OF NEW HIGHER EDUCATION GRADUATES". 2020.
    10.21125/iceri.2020.0794
  3. Monteiro, Sílvia; Leandro Almeida; Adela García-Aracil. "(Mis)matched perceptions: Graduates and employers’ views about competencies in professional activities". Trabalho apresentado em 11th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Mallorca, 2019.
    Publicado
  4. Monteiro, Sílvia; Eliana Silva; Aldina Correia; Fátima Almeida. "It’s Mathematics!: A modelling day to develop real-world problem solving". Trabalho apresentado em 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Seville, 2019.
    Publicado
  5. Monteiro, Sílvia; Leandro Almeida. "Da universidade ao mercado de trabalho: Perceções de competência, formação e condições de integração profissional de graduados da Universidade do Minho". Trabalho apresentado em III Seminário “Ser diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos, Braga, 2017.
    Publicado
  6. Sílvia Monteiro; Leandro Almeida; Rosa Vasconcelos. "Engineering graduates' perception of competencies and preparation to the labor market transition". 2016.
    Publicado • 10.21125/iceri.2016.0019
  7. Monteiro, Sílvia; Leandro Almeida; Adela García-Aracil. "Towards a new understanding of the role of higher education: Factors impacting the employability of Portuguese graduates.". Trabalho apresentado em Investigaciones de Economía de la Educación 9, Valencia, 2014.
    Publicado
  8. Rosa M. Vasconcelos; Monteiro, Sílvia. "O ensino por projecto: Design, execução e avaliação de um modelo implementado em cursos de engenharia da Universidade do Minho. I". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering and Technology Education, Ilhéus, 2010.
    Publicado
  9. Joly, M. C. R. A.; Leandro Almeida; Monteiro, Sílvia; Anelise Dias; Armanda Pereira. "Estudo do funcionamento diferencial do item para a Escala de Competência de Estudo - ECE (SUP)". Trabalho apresentado em Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Braga, 2010.
    Publicado
  10. Monteiro, Sílvia; Leandro Almeida; Rosa M. Vasconcelos. "Adaptação e validação do Questionário de Motivação para a Prática Deliberada em contexto académico: Análise em alunos de engenharia com desempenho excelente.". Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Braga, 2010.
    Publicado
  11. Monteiro, Sílvia; Leandro Almeida; Rosa M. Vasconcelos. "Adaptação e validação da escala de competências de estudo para alunos de engenharia e tecnologias: Uma análise em alunos de engenharia com desempenho excelente.". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Braga, 2010.
    Publicado
  12. Rosa M. Vasconcelos; Leandro Almeida; Monteiro, Sílvia. "O insucesso e abandono académico na universidade: Uma análise sobre os cursos de Engenharia". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering and Computer Education, Buenos Aires, 2009.
    Publicado
  13. Monteiro, Sílvia; Leandro Almeida; Rosa M. Vasconcelos. "O papel docente na formação de alunos de excelência na engenharia - dados de um estudo qualitativo na Universidade do Minho". Trabalho apresentado em World Congress on Communication and Arts, São paulo, 2009.
    Publicado
  14. Rosa M. Vasconcelos; Monteiro, Sílvia. "Observatory of graduates in engineering and technologies of the University of Minho". Trabalho apresentado em X International Conference on Engineering and Technology Education, São Paulo, 2008.
    Publicado
  15. Leandro Almeida; Rosa M. Vasconcelos; Monteiro, Sílvia. "O estudo dos alunos em função dos métodos de ensino dos professores: análise em alunos universitários.". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de Psicología y Educación: Los retos del futuro, Oviedo, 2008.
    Publicado
  16. Rosa M. Vasconcelos; Monteiro, Sílvia; Magda Pinheiro. "O processo de Bolonha e as mudanças na avaliação da aprendizagem: Uma análise nos cursos de engenharia da Universidade do Minho". Trabalho apresentado em 5o Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Maputo, 2008.
    Publicado
  17. Rosa M. Vasconcelos; Monteiro, Sílvia; Magda Pinheiro. "Competências de escrita em alunos universitários". Trabalho apresentado em World Congress on Communication and Arts, São Paulo, 2007.
    Publicado
  18. Monteiro, Sílvia; Leandro Almeida; Rosa M. Vasconcelos. "Ajustamento e sucesso académico em alunos do 1o ano de engenharia da Universidade do Minho". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering and Computer Education, São Paulo, 2007.
    Publicado
  19. Rosa M. Vasconcelos; Leandro Almeida; Monteiro, Sílvia. "Competências dos alunos do 1o ano dos cursos de engenharia da Universidade do Minho: Resultados em função de variáveis pessoais e académicas". Trabalho apresentado em World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, Santos, 2006.
    Publicado
  20. Rosa M. Vasconcelos; Leandro Almeida; Monteiro, Sílvia. "Academic profile of first-year engineering students". Trabalho apresentado em SEFI - 34th Annual Conference: Engineering Education and Active Students, Uppsala, 2006.
    Publicado
  21. Rosa M. Vasconcelos; Leandro Almeida; Monteiro, Sílvia. "Uma análise dos métodos de estudo dos alunos do 1o ano da Universidade do Minho". Trabalho apresentado em IV Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Maputo, 2005.
    Publicado
  22. Monteiro, Sílvia; Rosa M. Vasconcelos; Leandro Almeida. "Rendimento académico: uma análise dos métodos de estudo.". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Monteiro, Sílvia. "Employability of higher education graduates: reflections and pedagogical implications". Revista Lusófona de Educação 51 51 (2021): 47-58.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle51.03
  2. Monteiro, Sílvia; Isusi-Fagoaga, Rosa; Almeida, Leandro; García-Aracil, Adela. "Contribution of Higher Education Institutions to Social Innovation: Practices in Two Southern European Universities". Sustainability 13 7 (2021): 3594. http://dx.doi.org/10.3390/su13073594.
    Publicado • 10.3390/su13073594
  3. Monteiro, Sílvia; Crislanda Mendes; Leandro S. Almeida. "EMPREGABILIDADE PERCEBIDA E DESIGUALDADE SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA AUTOEFICÁCIA ENTRE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES NO ENSINO SUPERIOR". Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação 3 1 (2021): 212-227. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/8318/5930.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Sílvia Monteiro; Leandro Almeida; Cristiano Gomes; Jorge Sinval. "Employability profiles of higher education graduates: a person-oriented approach". Studies in Higher Education (2020): https://doi.org/10.1080/03075079.2020.1761785.
    10.1080/03075079.2020.1761785
  5. Sílvia Monteiro; Leandro Almeida; Adela García-Aracil. "“It's a very different world”: work transition and employability of higher education graduates". Higher Education, Skills and Work-Based Learning (2020): https://doi.org/10.1108/HESWBL-10-2019-0141.
    10.1108/HESWBL-10-2019-0141
  6. Monteiro, Sílvia; Leandro S. Almeida; Adela García-Aracil. ""It’s a very different world”: Transition to work and perceived employability of Higher Education graduates.". Higher Education, Skills and Work-Based Learning (2020):
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.1108/HESWBL-10-2019-0141
  7. Sílvia Monteiro; Maria do Céu Taveira; Leandro Almeida. "Career adaptability and university-to-work transition". Education + Training ahead-of-p ahead-of-p (2019): https://doi.org/10.1108/ET-10-2018-0206.
    Publicado • 10.1108/ET-10-2018-0206
  8. Sílvia Monteiro; Adela García-Aracil; Leandro Silva Almeida. "Adaptation and Initial Validation of the Perceived Employability Scale". Paidéia (Ribeirão Preto) 29 (2019): https://doi.org/10.1590/1982-4327e2935.
    10.1590/1982-4327e2935
  9. Monteiro, Sílvia. "Students’ perceptions of their preparedness for transition to work after graduation". Active Learning in Higher Education (2018): http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1469787418791026?journalCode=alha.
    Publicado • 10.1177/1469787418791026
  10. Sílvia Monteiro; Leandro S. Almeida; José Fernando A. Cruz; Rosa M. Vasconcelos. "Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia". Revista Portuguesa de Educação 23 2 (2018): 213-213. https://doi.org/10.21814%2Frpe.13993.
    Publicado • 10.21814/rpe.13993
  11. Monteiro, S.; Ferreira, J.A.; Almeida, L.S.. "Self-perceived competency and self-perceived employability in higher education: the mediating role of career adaptability". Journal of Further and Higher Education 44 3 (2018): 408-422. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0309877X.2018.1542669.
    Publicado • 10.1080/0309877X.2018.1542669
  12. Monteiro, S.; Almeida, L.; Aracil, A.G.. "Graduates' perceptions of competencies and preparation for labour market transition: The effect of gender and work experience during higher education". Higher Education, Skills and Work-based Learning 6 2 (2016): 208-220. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84965017135&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1108/HESWBL-09-2015-0048
  13. Monteiro, S.; Almeida, L.S.. "The relation of career adaptability to work experience, extracurricular activities, and work transition in Portuguese graduate students". Journal of Vocational Behavior 91 (2015): 106-112. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84943426102&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1016/j.jvb.2015.09.006
  14. Monteiro, Sílvia. "The relationship of personality, study practice and learning environments on excelent engineering students". Análise Psicológica 31 1 (2015): 97-111. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/953.
    Publicado • 10.14417/ap.953
  15. Monteiro, Sílvia. "Students' perceptions of competencies by the end of a masters' degree". Revista de Estudios e Investigación en Psicolog´ia y Educación 2 1 (2015): 41-46.
    Publicado • 10.17979/reipe.2015.2.1.932
  16. Monteiro, S.; Almeida, L.S.; Vasconcelos, R.M.; Cruz, J.F.A.. "Be(com)ing an excellent student: a qualitative study with engineering undergraduates". High Ability Studies 25 2 (2014): 169-186. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84922329784&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1080/13598139.2014.966066
  17. Sílvia Monteiro; Marlene Castro; Leandro Almeida; José Fernando Cruz. "Alunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na trajectória académica". Análise Psicológica 27 1 (2012): 79-87. https://doi.org/10.14417%2Fap.184.
    Publicado • 10.14417/ap.184
  18. Monteiro, S.C.. "Approaches to learning, self-regulation and motivation: Their convergence on excellent academic performance | Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: Convergência no desempenho acadêmico excelente". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 13 2 (2012): 153-162. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871428937&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  19. Rosa Maria Vasconcelos; Leandro da Silva Almeida; Silvia Correia Monteiro. "Métodos de estudo em alunos do 1º ano da universidade". Psicologia Escolar e Educacional 9 2 (2005): 195-202. https://doi.org/10.1590%2Fs1413-85572005000200002.
    10.1590/s1413-85572005000200002
Capítulo de livro
  1. Monteiro, Sílvia. "Estudar e trabalhar, barreira ou oportunidade? Estudo comparativo entre estudantes trabalhadores e estudantes não trabalhadores.". In Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior, 251-274. Coimbra, Portugal: CINEP/IPC, 2018.
    Publicado
  2. Monteiro, S.; Franco, A.R.; Soares, D.L.; Aracil, A.G.; Almeida, L.S.. "Beating the odds in university, labor market and life: The role of higher education in times of socioeconomic change". 2017.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Monteiro, Sílvia; Leandro S. Almeida. "Post-Bologna practices of teaching and learning: An experience of active learning in Research Methodology in Education". Trabalho apresentado em ECER 2021: Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations, 2021.
  2. Monteiro, Sílvia. "Graduates’ employability profiles: A person-oriented approach". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, 2020.
  3. Monteiro, Sílvia; Leandro Almeida. "Empregabilidade de estudantes de Psicologia: Perceções e recursos de adaptabilidade no final da formação superior". Trabalho apresentado em 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses., 2018.
  4. Monteiro, Sílvia; Leandro Almeida. "Ser estudante trabalhador no Ensino Superior: Análise de comportamentos face ao estudo e do desenvolvimento de competências.". Trabalho apresentado em II Seminário “Ser estudante no ensino superior, 2016.
  5. Monteiro, Sílvia; José F. Cruz; Leandro Almeida; Rosa M. Vasconcelos. "Adaptação e validação do Questionário de Motivação para a Prática Deliberada em contexto académico: Análise em alunos de engenharia com desempenho excelente.". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, 2010.
  6. Monteiro, Sílvia; José F. Cruz; Leandro Almeida; Rosa M. Vasconcelos. "Adaptação e validação do Questionário de Motivação para a Prática Deliberada em contexto académico: Análise em alunos de engenharia com desempenho excelente". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, 2010.
  7. Monteiro, Sílvia; Leandro Almeida; Rosa M. Vasconcelos. "Adaptação e validação da Escala de Competências de Estudo para alunos de engenharia e tecnologias: Uma análise em alunos de engenharia com desempenho excelente.". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, 2010.
  8. Leandro Almeida; Susana Caires; Monteiro, Sílvia; Stéphanie Dermagne; Tatiana Mendes. "Reflexões em torno do insucesso e abandono no ensino superior: A perspectiva dos docentes.". Trabalho apresentado em I Congreso de Docencia Universitaria, 2009.
  9. Monteiro, Sílvia; Leandro Almeida; Rosa M. Vasconcelos; José F. Cruz. "Studying excellent engineering students: A mixed methods approach.". Trabalho apresentado em 5th Annual Mixed Methods Conference, 2009.

Outros

Conjunto de dados
  1. Career Adapt-Abilities Scale—Portugal Higher Education Form.
    10.1037/t46811-000
Atividades

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/11 - 2021/06 Member of the Writing Committee of the Regulation of the Research Staff of the Institute of Education of University of Minho
Membro
Distinções

Prémio

2020 Highly Commended paper
Emerald Eagle Publishing, Reino Unido