???global.info.a_carregar???
Angela Filipe Lopes. Completed the Mestrado in Português Língua Segunda/Língua Estrangeira in 2014 by Universidade do Porto Faculdade de Letras. Completed the Doutoramento in Ciências da Linguagem - Didática de Línguas by Universidade do Porto Faculdade de Letras. Is a Researcher in Universidade do Porto Centro de Linguística. Published 9 articles in journals. Has 2 section(s) of books and 1 book(s). Supervised 1 MSc dissertation(s) e co-supervised 3. Has received 1 awards and/or honors. Works in the area(s) of applied linguistics and L2 teaching with emphasis on L2 Portuguese Teaching in general with emphasis on Applied Psycholinguistics. In her curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific output are: L2 learning and teaching; reading-writing in Portuguese L2.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Angela Filipe Lopes

Nomes de citação

  • Lopes, Angela Filipe

Identificadores de autor

Ciência ID
9F14-D41F-54FD
ORCID iD
0000-0002-1157-7652

Endereços de correio eletrónico

  • angela.tita@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Russo Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2020
Concluído
Language Science PhD (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Language Teaching
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Efeitos da leitura da crónica de imprensa na produção escrita do mesmo tipo em português L2 no nível C." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2012 - 2014
Concluído
L2 Portuguese Teaching Master (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Uma abordagem à leitura na aula de PLE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Researcher Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Linguística da Universidade do Porto
UID/LIN/00022/2019
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lopes, Angela Filipe. "Fundamentos processuais implicados no ensino-aprendizagem de português L2". 2023.
  2. Lopes, Angela Filipe. "Aprender a ensinar uma língua estrangeira sobre a impossibilidade do método de ensino ideal.". 2022.
  3. Lopes, Angela Filipe. "O continuum leitura-escrita: da compreensão leitora à produção escrita". 2021.
  4. Lopes, Angela Filipe. "Ler para escrever em Português L2 (C1/ C2) a partir da crónica literária". 2020.
Artigo em revista
  1. Lopes, Angela Filipe. "Ensino-aprendizagem de uma L2: uma perspetiva processual". Revista Orientes do Português 5 (2023): 43-62. https://ojs.letras.up.pt/index.php/ori/article/view/13780/12386.
    Publicado
  2. Lopes, Angela Filipe. "Assessing L2 Portuguese writing: idea density and sentence complexity". Signo 47 88 (2022): 72-85.
    Publicado
  3. Lopes, Angela Filipe. "Medir a qualidade da escrita em Português L2: a densidade de ideias". Linguística. Revista de estudos linguísticos da Universidade do Porto. Special (2022): 197-218. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/12797.
    Publicado
  4. Ângela Filipe Lopes; Maria da Graça Lisboa Castro Pinto. "A aprendizagem e o ensino da leitura-escrita em bilingues adultos". Letrônica 14 2 (2021): e38810-e38810. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38810.
    10.15448/1984-4301.2021.2.38810
  5. Lopes, Angela Filipe. "A aprendizagem e o ensino da leitura-escrita em bilingues adultos: aspetos da sua complexidade neuropsicolinguística". Letrônica. Revista Digital do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS (2021): https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjKgcmW9LmEAxUFhP0HHVDnAB4QFnoECBAQAQ&url=https%3A%2F%2Frevistaseletronicas.pucrs.br%2Findex.php%2Fletronica%2Farticle%2Fview%2F38810&usg=AOvVaw0eK5Rs8jmRYb0HpM_vAeZW&opi=89978449.
    Publicado
  6. Lopes, Angela Filipe. "A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2". Linguarum Arena 12 (2021): https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11038.
    Publicado
  7. Lopes, Angela Filipe. "Das inferências à interpretação recursiva na leitura do texto literário em L2.". Linguística. Revista de estudos linguísticos da Universidade do Porto. 1 (2021):
    Publicado
  8. Lopes, Angela Filipe. "Aspetos do processamento dos conceitos na aprendizagem da leitura e da escrita em L2 de nível avançado". Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto Special (2020): 85-96. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/10095/9270.
    Publicado
  9. Lopes, Angela Filipe. "O contributo da literatura para o processo de aprendizagem da L2: O recurso à crónica de imprensa". Interfaces 11 4 (2020): 207-224. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwihqYfz87mEAxWxh_0HHdr2AwIQFnoECBAQAQ&url=https%3A%2F%2Frevistas.unicentro.br%2Findex.php%2Frevista_interfaces%2Farticle%2Fview%2F6682&usg=AOvVaw37PF0ZOyZ16nkvYVI-6dZM&opi=89978449.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Lopes, Angela Filipe. "How corrective feedback impacts on idea density and sentence complexity of teacher trainees in Portuguese L2". França, 2024.
    Em revisão
  2. Lopes, Angela Filipe. "A biliteracia. Alguns aspetos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em L2". In Perspetivas sobre/ de leitura: Literatura, linguística e linguagem, 67-84. Brasil, 2023.
    Publicado
Livro
  1. Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro; Lopes, Ângela Filipe. Um ponto em comum entre frase e leitura: os grupos de sentido em destaque. 2023.
    10.29327/5334988.1-1

Outros

Outra produção
  1. Academic writing in L2 Portuguese: the impact of corrective feedback on idea density and sentence complexity of teacher trainees’ essays.. Conference paper presented to Plurensa 2023: Plurilinguism, enseignement-apprentissage, complexité et integrité: perspectives épistémologiques, didactiques et politiques. Université Paul Valery Montpellier 3. 2023. Lopes, Angela Filipe. https://plurensa-2023.sciencesconf.org/data/pages/Programme_Plurensa_2026.pdf.
  2. Grammar complexity and idea density in L2 Portuguese writing. Is that sentence correct or good?. Conference paper presented to the 12th International ISAPL Congress.. 2021. Lopes, Angela Filipe. https://isapl.com.br/case-study-category/.
  3. Living with three languages: How school shaped (in)success perception. Conference paper presented to the 32nd International Conference on Foreign/ Second Language Acquisition. 2021. Lopes, Angela Filipe. https://us.edu.pl/wydzial/wh/event/32nd-international-conference-on-foreign-second-language-acquisition-online/.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2023 Reflexos da escrita na oralidade em português L2 no nível B1
Coorientador
2021 - 2023 O impacto da dimensão afetiva na escrita no 9.º ano: a reescrita de textos de opinião
Coorientador
2020 - 2021 A densidade de ideias na produção escrita de alunos do 7º e do 10º anos: da avaliação à intervenção. Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Orientador
2020 - 2021 O contributo de uma intervenção multi estratégias de inferências para o desenvolvimento da compreensão leitora. Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Coorientador
Portuguese Teaching (Mestrado)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Possíveis efeitos da prática musical na atividade da escrita vista numa perspetiva psicolinguística
Arguente
Violeta Amélia Alves de Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - 2022 Aquisição da Linguagem (Licenciatura)
2021 - 2022 Psicolinguística (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 Linguagem e Cognição (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 Psicolinguística e Aprendizagem de línguas (Mestrado)
2021 - 2022 Psicolinguística e Ensino de línguas (Mestrado)
2021 - 2022 Bases teóricas necessárias aos professores de línguas estrangeiras (Especialização pós-licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - 2023 Linguarum Arena. Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto
2021 - 2022 TAPSLA. Theory and Practice of Second Language Acquisition.
2021 - 2021 Signo. Revista do Curso de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado
2020 - 2021 Revista Letrônica. Revista Digital do PPGL. PUCRS
Distinções

Prémio

2015 Bolsa de Estudo por Mérito/ Aproveitamento Excecional Distinção (Merit-based Grant)