???global.info.a_carregar???
(pianist, PhD in Psychology of Music, University of Keel, UK) has been engaged in music teacher education at the Music Department of the College of Education in the Porto Polytechnic, Portugal, for more than 25 years, while maintaining a regular activity as a pianist in a Piano duet with the pianist Nelly Santos Leite. Graça’s research work is concerned with innovation in music education, musical practice and social inclusion, community music, and women in Philharmonic Bands. At present, she integrates one of the evaluation teams of the Agency for Evaluation and Accreditation in Higher Education (A3ES). She was Chair of the Research Commission of the International Society for Music Education (ISME) and member elected to the ISME Board for the biennium 2014-2016.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Graça Parente Figueiredo da Mota
Data de nascimento
1947/01/17
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Graça Mota

Identificadores de autor

Ciência ID
9F14-44B1-B136
ORCID iD
0000-0001-8936-4692

Endereços de correio eletrónico

  • gmota@ese.ipp.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1997
Concluído
PhD (Doktor (PhD))
University of Keele,, Reino Unido
"Determinants of Children's Musical Development in the Early Years of General Classroom Music Instruction" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Pass
1984
Concluído
Master in Education - Music Major (Master)
University of Massachusetts Boston, Estados Unidos
"Psychological Implications for Music Curriculum Development in the Schools of Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Accepted
1976
Concluído
Musik Pädagogik (Diplôme d´études supérieures)
Hochschule für Musik un Darstellende Kunst Hamburg, Alemanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Gut Bestanden
1965
Concluído
Curso Superior de Piano (Outros)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

1994 - 2013 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1987/09/01 - 1994/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

1976/11/09 - 1986/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2012 - 2015/02 Promover a inclusão social através do envolvimento com a música - o projecto Orquestra Geração
PTDC/CPE-CED/120596/2010
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
2007 - 2010/11/30 Música e Drama no 1º ciclo do Ensino Básico – o caso da Ilha da Madeira
PTDC/CED/72112/2006
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
2005 - 2008/04/30 A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses através das Bandas Filarmónicas
POCTI/CED/60609/2004
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
2001 - 2004/02/29 Educação Musical em contexto – à procura de uma nova Praxis
POCTI/1999/CED/34477
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Graça Mota. "Music learning, engagement, and personal growth: Child perspectives on a music workshop developed in a Portuguese state school". Music Education Research (2021):
    Em revisão
  2. Graça Mota. "Haiku poetry: an innovative approach to contemporary music with primary school children and college students". International Journal of Education & the Arts (2021):
    Em revisão
  3. Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel; Mota, Graça. "Between adoption and adaptation: Unveiling the complexity of the Orquestra Geração". Research Studies in Music Education 41 3 (2018): 293-309. http://dx.doi.org/10.1177/1321103x18773824.
    Publicado • 10.1177/1321103x18773824
  4. Mota, Graça. "A Review Essay: Paradigm War: Lessons Learned from 19th Century Piano Pedagogy". International Journal of Education & the Arts 18 2 (2018):
    Publicado
  5. Rosa, Ariane Samila Ferreira de Oliveira; Pinzoh, Josemar Martins. "O Projeto Orquestra Geração. A duplicidade de um evento musical/social". Sociologia 33 (2017): 135-154.
    Publicado
  6. Mota, Graça. "Performance, Educação Musical e Investigação: uma reflexão partilhada". Revista Portuguesa de Educação Musical 146/147 (2017): 50-57.
    Publicado
  7. Mota, Graça. "La formación de profesores de Educación Musical en Portugal. Aportaciones para una reflexión contextualizada". REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN MUSICAL 3 (2015): 41-50. http://dx.doi.org/10.12967/riem-2015-3-p041-050.
    Publicado • 10.12967/riem-2015-3-p041-050
  8. Mota, Graça; Abreu, Liliana. "Thirty years of music and drama education in the Madeira Island: Facing future challenges". International Journal of Music Education 32 3 (2014): 360-374. http://dx.doi.org/10.1177/0255761413515803.
    Publicado • 10.1177/0255761413515803
  9. Mota, Graça. "A Educação Musical em Portugal: Uma história plena de contradições". Debates – Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes 13 (2014): 41-50.
    Publicado
  10. Mota, Graça; Araújo, Maria José. "Music and drama in primary schools in the Madeira Island – narratives of ownership and leadership". Music Education Research 15 3 (2013): 275-289. http://dx.doi.org/10.1080/14613808.2013.772130.
    Publicado • 10.1080/14613808.2013.772130
  11. Mota, Graça. "Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil". Revista do Centro de Educação da UFSM 37 2 (2012): 273-290.
    Publicado • 10.5902/198464444843
  12. Davidson, J.; Mota, G.. "Editorial: About "Performance matters!"". Musicae Scientiae 11 SPEC. ISS. (2007): 3-4. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-39749179075&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  13. Mota, Graça. "A música no 1.º ciclo do ensino básico: Contributo para uma reflexão sobre o conceito de enriquecimento curricular". Revista de Educação Musial 129 (2007): 16-21.
    Publicado
  14. Mota, Graça. "The Music Educator’s professional training – challenges and consequences in the new European context". Problems in Music Pedagogy 2 (2007): 5-17.
    Publicado
  15. Mota, Graça; Mota, G.; Costa, J.A.; Leite, A.. "Music education in context: The construction of the teacher's identity within cross-disciplinary collaboration in the arts". Bulletin of the Council for Research in Music Education 161-162 (2005): 181-188. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-60949675452&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  16. Mota, Graça. "Educação musical em contexto: À procura de uma nova praxis". (2003):
  17. Mota, Graça. "A formação para a expressão musical na educação de infância e no 1º ciclo do ensino básico: contributo para um olhar crítico". Educare Apprendere 1 (2003): 23-37.
    Publicado
  18. Mota, Graça. "Pesquisa e formação em educação musical". Revista da Associação Brasileira de Educação Musical 8 (2003): 11-16.
    Publicado
  19. Mota, Graça. "A educação musical no mundo de hoje: um olhar crítico sobre a formação de professores". Educação, Revista do Centro de Educação 2 (2003): 11-22.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mota, Graça. "Six Young Women on a Band-Stand: Voices Lost in Time". In Landscapes: the Arts, Aesthetics, and Education, 19-32. Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-28707-8_2
  2. Mota, Graça. "Initiating music programs in new contexts: in search of a democratic music education". In Music and Music Education in People's Lives, 187-205. New York, Estados Unidos: Oxford University Press, 2018.
    Publicado
  3. Mota, Graça. "Social inclusion and non-formal music learning - in the shadow of Venezuela’s El Sistema.". In Research to practice: Vol. 7. 21st century music education: Informal learning and non-formal teaching approaches in school and community contexts, 39-56. Canadá: Canadian Music Educators’ Association, 2016.
    Publicado
  4. Mota, Graça. "Twenty five years of music teacher education in Portugal – revisiting history". In The Preparation of Music Teachers: a Global Perspective, 241-264. Florianópolis, Brasil: UDESC, 2015.
    Publicado
  5. Mota, Graça. "Musical development and positive identity change within criminal justice settings". In Rethinking Education: Empowering Individuals with the Appropriate Educational Tools, Skills and Competencies, for their Active Cultural, Political and Economic Participation in Society in Europe and Beyond, 120-149. Bélgica, 2014.
    Publicado
  6. Mota, Graça. "Thorns and joys in creative collaboration: A project with music education and visual arts students". In Collaborative Creative Thought and Practice in Music. Farnham, Reino Unido: Ashgate, 2014.
    Publicado
  7. Mota, Graça. "Voices of Two Young Women: Listening to a Growing Selfhood". In Narrative Soundings: An Anthology of Narrative Inquiry in Music Education, 329-349. Springer Netherlands, 2011.
    Publicado • 10.1007/978-94-007-0699-6_18
  8. Mota, Graça. "Portugal". In Musical Development and Learning: The International Perspective. Londres, Reino Unido: Continuum, 2001.
    Publicado
  9. Mota, Graça. "O ensino da música em Portugal". In Educação Musical em Países de Línguas Neolatinas. Brasil: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.
    Publicado
Edição de livro
  1. Mota, Graça. Crescer a tocar na orquestra Geração: contributos para a compreensão da relação entre música e inclusão social. Porto, Portugal: Verso da História. 2017.
    Publicado
  2. Mota, Graça. Crescer nas Bandas Filarmónicas: Um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens portugueses. Porto, Portugal: Afrontamento. 2009.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Mota, Graça. "Social exclusion". In Music in the social and behavioural sciences: An encyclopedia. SAGE Publications, 2014.
    Publicado
  2. Mota, Graça. "Meaning". In Music in the Social and Behavioural Sciences: An Encyclopedia. SAGE Publications, 2014.
    Publicado
  3. Mota, Graça. "Music lessons". In Music in the Social and Behavioural Sciences: An Encyclopedia. SAGE Publications, 2014.
    Publicado
  4. Mota, Graça. "Musicking". In Music in the Social and Behavioural Sciences: An Encyclopedia. SAGE Publications, 2014.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Graça Mota. 2010. A investigação como parte integrante da Formação de Educadores Musicais: perspectivas e modelos. Seminario Internacional de Investigación en Educación Musical.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/10/10 The context of Philharmonic Bands in Portugal: A long term commitment Our music, our world: wind bands and local social life - International Conference
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/09/21 CIPEM: a coerência de um percurso Conferência Internacional do CIPEM 2019 'Desafios em Educação Musical'
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
2019/05/26 The voices and trajectories of participants in social inclusive music projects Music Health Wellbeing International Symposium
(Setúbal, Portugal)
2018/10/13 A coerência de um percurso CIPEM 20 anos de Investigação e Prática
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
2018/05/24 Six young women on a band-stand – voices lost in time 6th International Conference on Narrative Inquiry in Music Education
(Boston, Estados Unidos)
2018/05/24 Aesthetic Intonation: Narrative Variants of the Research Journey 6th International Conference on Narrative Inquiry in Music Education
(Boston, Estados Unidos)
2017/11/04 Performance, Educação Musical e Investigação: uma reflexão partilhada XI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Educação Musical
Associação Portuguesa de Educação Musical (Lisboa, Portugal)
2017/04/24 Women in Portuguese Philharmonic Bands: finding a place in changing times 10th International Conference for Research in Music Education
(Bath, Reino Unido)
2016/09/07 A Orquestra Geração: contributos para a compreensão da relação entre música e inclusão social VII Congresso de Educação Artística
(Funchal, Portugal)
2016/07/24 Symposium 'Voices from inside the orchestra: exploring young people's experiences of Sistema-inspired programmes 32nd World Conference of the International Society of Music Education
International Society of Music Education (Glasgow, Reino Unido)
2016/07/24 Playing in Sistema Portugal: Sociological portraits of young musicians 32nd World Conference International Society for Music Education
International Society for Music Education (Glasgow, Reino Unido)
2016/07/06 Música y inclusión social: un tema crucial en el dominio de la Educación Musical Seminario de Investigación en Educación Musical
Universidade de Palma de Mallorca (Palma de Maiorca, Espanha)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - 2019 Conferência Internacional do CIPEM 2019 'Desafios em Educação Musical' Porto
2018 - 2018 Third Research Symposium on Social Impact of Making Music Porto
2017 - 2017 1st International Conference: Music for and by Children: Perspectives from Children Composers, Performers and Educators Aveiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - 2018 Revista Portuguesa de Educação Musical (1646-8094) Associação Portuguesa de Educação Musical
2017 - 2017 Revista Portuguesa de Educação Artística (2183-7481)
Distinções

Outra distinção

1964 Prémio Gulbenkian do Conservatório de Música do Porto, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1964 Honor prize in the Piano competition of the city of Viseu, Portugal
1962 1.º Prémio ex-aequo no Concurso Debussy da Emissora Nacional
Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal