???global.info.a_carregar???
Fernando Manuel Ferreira Rodrigues Silva. Concluiu Doutoramento em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em 2012. É da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Publicou 9 artigos em revistas especializadas, possui 2 livros publicados. Possui 1 item de produção técnica. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas actividades profissionais interagiu com 4 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino secundário, Saberes profissionais, Construção de identidades profissionais, Ensino de Economia, Globalização, Globalização educacional, Identidades, Mal-estar docente, Saberes e identidades docentes e Conteúdos curriculares.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Manuel Ferreira Rodrigues Silva

Identificadores de autor

Ciência ID
9C1F-95DF-9FEB
ORCID iD
0000-0001-7287-1268

Websites

  • http://www.ceied.ulusofona.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014/03/14
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciencias Sociais Educacao e Administracao, Portugal
"Saberes e Construção de Identidades Docentes no Ensino Secundário: o Caso Dos/as Professores/as de Economia." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado, por unanimidade, com distinção
2012/03/14
Concluído
Doctorate in Education (PhD) (Doutoramento)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Knowledge and construction of professional teacher identities in Secondary Education in context of globalization: the case of Economics teachers." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved, unanimously, with distinction
2008 - 2012
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Saberes e construção de identidades profissionais docentes no ensino secundário em contexto de globalização: o caso dos/as professores/as de economia " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimidade com Distinção
2002 - 2005
Concluído
Administração e Planificação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"As Aspirações e as Expectativas na trajectória escolar dos jovens face a uma futura inserção profissional: O Caso particular em ensino da disciplina de Economia no Ensino Secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com Distinção
2005
Concluído
Master's degree in Educational Administration and Planning (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"The aspirations and expectations of young people in school towards a future professional integration: the particular Case in teaching of the discipline of Economy in the Secondary Education." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Good with distinction
1999
Concluído
Master degree in Teaching of Economics (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"The teaching of economics in secondary education " (TESE/DISSERTAÇÃO)
12 (twelve) values
1973 - 1988
Concluído
Economia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
11,0 (onze)
1988
Concluído
Economics (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"ECONOMICS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
11 (eleven) values
1979
Concluído
Economics (Bacharelato)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Economics" (TESE/DISSERTAÇÃO)
11 (eleven) values
Percurso profissional

Outros

2011/09 - 2013/07 Outra Situação (Professor do Ensino Secundário)
Escola Secundária de Canelas, Portugal
2006/09 - 2011/08 Outra Situação (Professor do Ensino Secundário)
Escola Secundária com 3.º Ciclo Rodrigues de Freitas, Portugal
2005/09 - 2006/08 Outra Situação (Professor do Ensino Secundário)
Escola Secundária de António Sérgio, Portugal
1988/10 - 2005/08 Outra Situação (Professor do Ensino Secundário))
Escola Secundária Rodrigues de Freitas, Portugal
1987/10 - 1988/10 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico)
Escola Secundária de Santa Comba Dão, Portugal
1984/10 - 1987/09 Outra Situação (Professor do 3.º Ciclo)
Escola Preparatória de Lamego, Portugal
1983/10 - 1984/09 Outra Situação (Professor do 3.º Ciclo)
Escola Preparatória dos Arcos de Valdevez, Portugal
1980/11 - 1981/05 Outra Situação (Professor do 3.º Ciclo)
Escola Preparatória de Lousada, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Fernando. 2016. "Supervisão pedagógica: uma caça às bruxas ou às boas práticas?". Portugal. Portugal.
  2. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2016. "Supervisão pedagógica: uma caça às bruxas ou às boas práticas?". Portugal. Portugal.
  3. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; António Pinto. 2016. "Influence of gender in the knowledge and construction of the teaching identity in the teaching-learning process in comparative global educational contexts (Influência do género nos saberes e na construção da identidade docente no processo de ensino-aprendizagem em contextura educacional global comparada)". In Atas do Congresso sobre "A educação comparada para além dos números. Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais.: Conferência - SEC - SPCE - A Educação Comparada para além dos números, Lisboa, Portugal. Portugal.
    Publicado
  4. Silva, Fernando. 2014. "Citizenship in Teachers' Narratives in Continuous Training - An Exploratory Study - European Conference on Educational Research".
  5. Silva, Fernando. 2013. "Conflito na Escola - um conceito em movimento por meio de narrativas". Portugal. Portugal.
  6. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2013. "Conflito na Escola - um conceito em movimento por meio de narrativas". Portugal. Portugal.
  7. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2013. "Innovative practices in school textbooks of economics in secondary Education: the reconfiguration of the pedagogical-didactic action in the teaching activity (Práticas inovadoras nos manuais escolares de Economia no ensino secundário: a reconfiguração da ação pedagógico-didática na atividade letiva)". In Atas do 5º Colóquio Internacional Manuais Escolares - Manuais Escolares, E-Manuais e Investigação em Didática: 5 th International Colloquium school textbooks - School Manuals, E-Manuals and Didactic research (5.º Colóquio Internacional Manuais Escolares - Manuais Escolares, E-Manuais e Investigação em Didática, ULHT - Lisboa, Portugal. Portugal.
    Publicado
  8. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2013. "Knowledge and construction of professional teacher identities in secondary Education, in the context of globalization (Saberes e construção de identidades profissionais de docentes em economia do ensino secundário, na Nova Economia Global)". In Saberes e construção de identidades profissionais de docentes de economia do ensino secundário, na Nova Economia Global: 5th National Congress of Economists (5.º Congresso Nacional de Economistas), Lisboa, Portugal. Portugal.
    Publicado
  9. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2011. "O saber docente e as identidades profissionais dos professores de economia do ensino secundário: principais factores de influência na sua constituição". Brasil. Brasil.
  10. Fernando Manuel Ferreira Rodrigues Silva; Amélia Lopes. 2009. "Globalização educacional, sociedade do conhecimento e identidade docente: reflexões sobre resultados preliminares de um estudo sobre os professores de economia no ensino secundário". Portugal.
  11. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2005. "The aspirations and expectations of young people in school towards a future professional integration. The particular case in economics teaching (As aspirações e as expectativas na trajetória escolar dos jovens face a uma inserção profissional. O caso particular em ensino de economia)". In A Problemática da Profissão de Economista: 1st National Congress of Economists (1.º Congresso Nacional dos Economistas), Porto, Portugal. Portugal.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Natividade Santos; Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Paula Quadro-Flores. 2017. "School libraries in the digital age: what challenges? (As Bibliotecas Escolares na era do digital: que desafios?)". Indigatio Didactica 9 (4): 147-160.
    Publicado
  2. Silva, Fernando. 2017. "As Bibliotecas Escolares, na era digital: que desafios?". Indigatio didáctica.
  3. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2017. "As Bibliotecas Escolares, na era digital: que desafios?". Indigatio didáctica.
  4. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2016. "The construction of knowledge and teacher's professional identities in the context of globalization". American Journal of Educational Research 4 (10): 741-748. http://pubs.sciepub.com/education/4/10/6/índex.html .
    Publicado • 10.12691/education-4-10-6
  5. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; António Pinto. 2016. "Pedagogical supervision: a witch-hunt or good practice? (Supervisão pedagógica: uma caça às bruxas ou às boas práticas?)". XIII Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da educação (1): 34-43.
    Publicado
  6. Silva, Fernando Manuel Ferreira Rodrigues; Flores, Paula Quadros. 2015. "O conflito em contexto escolar: transformar barreiras em oportunidade". http://hdl.handle.net/10400.22/6336.
    Acesso aberto
  7. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Leanete Thomas Dotta. 2014. "Citizenship in Teachers' Narratives in Continuous Training - An Exploratory Study. European Conference on Educational Research". European Conference on Educational Research (ECER) (ID-1090): 15-26. http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/pdf/print/conference/19/contribution/31415/.
    Publicado
  8. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Flores, P.. 2014. "The conflict in school context: turn barriers into opportunities (O conflito em contexto escolar: transformar barreiras em oportunidades)". Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (1): 253-268.
    Publicado
  9. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Paula Quadro-Flores. 2014. "Presentation of experiences, communications and teaching materials (Apresentação de Experiências, Comunicações e Materiais Pedagógicos)". XXVIII Encontro Galego-Português de Educadores/as pela paz (1).
    Aceite para publicação
  10. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Leanete Thomas Dotta. 2013. "Conflict in school - a concept moving through narratives (Conflito na Escola - um conceito em movimento por meio de narrativas)". XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (1): 68-81. http://webs.ie.uminho.pt/xiigp.
    Publicado
  11. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Maria Amélia da Costa Lopes. 2011. "The teacher's knowledge and the professional identities of economics teachers of secondary education: main influencing factors in its constitution (O saber docente e as identidades profissionais dos professores de economia do ensino secundário: principais factores de influência na sua constituição).". I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente (1): 567-588.
    Publicado
  12. Silva, Fernando Manuel Ferreira Rodrigues. 2011. "Quando sopram ventos de mudança, o que fazer? Constroem-se muralhas ou moinhos?". http://hdl.handle.net/10437/2851.
    Acesso aberto
  13. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Leanete Thomas Dotta. 2010. "The curriculum and the knowledge in the teaching work: exploratory reflections (O currículo e os saberes no trabalho docente: reflexões exploratórias)". Atas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares - V Colóquio Luso-Brasileiro (1): 5265-5277.
    Publicado
  14. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Maria Amélia da Costa Lopes. 2009. "Educational globalization, knowledge society and teacher identity: reflections on the preliminary results of a study on teachers of economics in secondary education (Globalização Educacional, Sociedade do Conhecimento e Identidade Docente: reflexões sobre resultados preliminares de um estudo sobre os professores de economia no ensino secundário).". Atas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 5 (m3): 1-16.
    Publicado
  15. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Maria Amélia da Costa Lopes. 2009. "Professional knowledge of economics teachers: exploratory reflections (Saberes profissionais dos professores de economia: reflexões exploratórias).". Atas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (1): 1623-1637.
    Publicado
  16. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2009. "Educational globalization and teacher identity: exploratory reflections (Globalização Educacional e Identidade Docente: reflexões exploratórias).". Atas do VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural (1): 224-250.
    Publicado
  17. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2007. "Professional identities in the context of globalization (Identidades profissionais docentes em contexto de globalização).". Atas do V Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural (1): 535-546.
    Publicado
Livro
  1. Rita Pereira Gomes. 2016. Economics. Student Manual. Technical-Vocational High-school (Economia. Manual do Aluno. Ensino Técnico-Vocacional). Modules 1 to 4 - 10th year (Módulos 1 a 4 - 10.º ano).. Porto, Timor - Leste: Porto Editora.
    Publicado
  2. Rita Pereira Gomes. 2016. Economics. Student Manual. Technical-Vocational High-school (Economia. Manual do Aluno. Ensino Técnico-Vocacional). Modules 5 to 8 - 10th year (Módulos 5 a 8 - 11.º ano).. Porto, Timor - Leste: Porto Editora.
    Publicado
  3. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Rita Pereira Gomes. 2016. Vocational Secondary Education (Ensino Secundário Técnico-Vocacional). Teacher's book (Livro do professor). Modules 5 to 8 - 11th year. (Módulos 5 a 8 - 11.º ano)). Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  4. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Rita Pereira Gomes. 2016. Vocational Secondary Education (Ensino Secundário Técnico-Vocacional). Teacher's book (Livro do professor). Modules 1 to 4 - 10th year. (Módulos 1 a 4 - 10.º ano)). Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  5. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Rita Pereira Gomes. 2015. Action - Economics A (Ação - Economia A). Student notebook and activities (Caderno do aluno e atividades). 11th year (11.º ano).. Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  6. Adelino Teixeira; Rita Pereira Gomes. 2014. Action - Economics A - 11th (Ação - Economia A - 11.º ano). Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  7. Fernando Manuel Ferreira Rodrigues Silva; Leanete Dotta. 2013. Conflito na escola: um conceito em movimento por meio de narrativas. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/70425.
  8. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Rita Pereira Gomes. 2011. Economics - Teacher's book (Economia - Livro do professor). Modules 5 to 8 (Módulos 5 a 8). 11th year (11.º ano). Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  9. Rita Pereira Gomes. 2010. Economics - Professional Teaching (Economia - Ensino Profissional). Modules 5 to 8 (Módulos 5 a 8).. Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  10. Rita Pereira Gomes. 2009. Economics - Vocational Teaching (Economia - Ensino Profissional). Modules 1 to 4 (Módulos 1 a 4). Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  11. Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Rita Pereira Gomes. 2009. Economics - Teacher's book (Economia - Livro do professor). Modules 1 to 4 (Módulos 1 a 4). 10th year (10.º ano).. Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  12. Fernando Manuel Ferreira Rodrigues Silva; Amélia Lopes. 2009. Globalização educacional, sociedade do conhecimento e identidade docente: reflexões sobre resultados preliminares de um estudo sobre os professores de economia no ensino secundário. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/54229.
Tese / Dissertação
  1. Silva, Fernando Manuel Ferreira Rodrigues. 2011. "Saberes e Construção de Identidades Profissionais Docentes no Ensino Secundário em Contexto de Globalização : o caso dos/as Professores/as de Economia". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10437/2732.

Outros

Outra produção
  1. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2013. Article Reviewer - Coloniality and indulgence: contributions to a Latin American pedagogy (Revisor do artigo Colonialidade e indulgência: contribuições para uma pedagogia latino-americana). http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4176.
  2. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2012. Knowledge and construction of professional teaching identities in secondary education in the context of globalization: the case of economics teachers (Saberes e construção de identidades profissionais docentes no Ensino Secundário em contexto de globalização: o caso dos professores de Economia). Revista Lusófona de Educação.
  3. Silva, Fernando M. F. Rodrigues. 2011. The identities and knowledge in the teaching work (As identidades e os saberes no trabalho docente). 1st International Meeting - Training, knowledge and contexts of work and education. (I Encontro Internacional - Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e Educação).
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 Body, literature, religion and human rights: such as Education - school and non-school - incorporates new subjectiveis and problematic (Corpo, literatura, religião e direitos humanos: como a educação - escolar e não escolar - incorpora novas subjetividades e problemáticas)
Conferência
Conference on Comparative Education beyond the numbers (Conferência sobre a Educação Comparada para além dos números)
SPCE – SEC, Portugal
2014 - 2014 Presentation of experiences, communications and teaching materials (Apresentação de Experiências, Comunicações e Materiais Pedagógicos)
Encontro
XXVIII Encontro Galego-Português de Educadores pela Paz
Organization for peace (Organização para a Paz), Portugal
2012 - 2012 Knowledge and professional identities of economics teachers in Secondary Education: the reconfiguration of the pedagogical-didatic action in the their constitution (Saberes docentes e identidades profissionais dos professores de economia do ensino secundário: principais factores de influência na sua constituição)
Encontro
3rd Meeting of Researchers - Presentation and discussion of doctoral work (3.º Encontro de Investigadores - Apresentação e discussão de trabalhos de doutorandos)
CeiEF - ULHT, Portugal
2011 - 2011 Knowledge and construction of professional teacher identities of economics teachers in context of globalization: the case of economics teachers (Saberes e construção de identidades profissionais docentes em contexto de globalização: o caso dos professores de economia
Encontro
2nd Meeting - Investigate in education and change in school (2.º Encontro - Investigar em educação e mudança na escola)
Universidade Lusofona do Porto, Portugal
2010 - 2010 When winds of change blow, what to do? (Quando sopram ventos de mudança, o que fazer? Constroem-se muralhas ou moínhos?)
Encontro
1st Meeting of Researchers - Today's School: perspectives (1.º Encontro de Investigadores - Escola de hoje: perspectivas)
Universidade Lusofona do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 A motivação como estratégia para reduzir o índice de retenção no Ensino Profissional: um estudo de caso Jacqueline Silva Facco (Mestrado)
2017 Management Democratic at a public rural School: barriers and advances (Gestão democrática na escola pública rural: entraves e avanços) Kaylla Ferreira Pinheiro Cutrim (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação, Portugal
2015 Prevention of bullying in the school community: a study in an angolan school (Prevenção do bullying em comunidade escolar: um estudo numa escola angolana) José Francisco Tomás (Mestrado)
Universidade Lusofona do Porto, Portugal
2014 Development of scientific competence in laboratory activity in the Natural Sciences (Desenvolvimento da competência científica em atividade laboratorial de Ciências Naturais) Isabel Maria Albuquerque Costa Lima (Mestrado)
Universidade Lusofona do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - 2015 Pedagogical Supervision a reflective practice in a professional performance (Supervisão Pedagógica uma prática reflexiva num desempenho profissional) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação Aurélio Pais dos Reis, Portugal
2014 - 2014 Pedagogic Tutoring a concept in movement (A Tutoria Pedagógica um conceito em movimento) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, Portugal
2014 - 2014 Conflict management at school (A gestão de conflitos na escola) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação Aurélio Pais dos Reis, Portugal
2013 - 2013 Education for Citizenship: what contribution? (Educação para a Cidadania: que contributos?) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, Portugal
2013 - 2013 Conflict management at school (A gestão de conflitos na escola) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação Aurélio Pais dos Reis, Portugal
2005 - 2005 Statistical Analysis of Data in SPSS (Análise e Estatística de Dados em SPSS) Outra (Curso médio) Worfocos, Lda., Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2013/01 - Atual Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
1996/10 - Atual Ordem de Economistas
Atual Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas