???global.info.a_carregar???
MARIA de JESUS C. RELVAS is Professor of English Studies (with Tenure) at the Department of Humanities of Universidade Aberta (Distance Education University of Portugal), where she teaches English Literature of the Renaissance, English Society and Culture, Masterworks of Western Literature, Themes of Classic Culture and Portuguese Classic Literature. She is an Integrated Researcher at CEAUL/ULICES (University of Lisbon Centre for English Studies) and an Associate Researcher: at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D), Universidade Aberta, Portugal (https://lead.uab.pt); at CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies). She is Associate Member of SEDERI (Spanish and Portuguese Society for English Renaissance Studies) since 1992. Her areas of academic research and interest are Medieval and Renaissance studies, Renaissance imagery and iconography, Victorianism, Distance Education and Digital Humanities. She has participated in several research projects in Portugal and abroad, within the fields of Literature, Culture, and Distance Education. The following works can be counted among her publications: "Lear and Quijote, two wanderers on uneven paths; "On such a full sea are we now afloat": Travelling through Oceans, Writings and Images in Early Modern Times; "Beholding a Brave New World". Sir Walter Raleigh's The Discovery of Guiana and William Shakespeare's The Tempest; Beyond Time and Oblivion: Sir Robert Sidney's autograph manuscript; Icons of Supremacy and the Birth of an Empire: Two Portraits of Elizabeth I; A Villain and a Monster: The Literary Portrait of Richard III by Thomas More and William Shakespeare; Evaluating Continuous Assessment Quality in Competence-Based Education Online: The case of the e-Folio (co-author; EDEN 2009 Best Research Paper Award).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria de Jesus Crespo Candeias Velez Relvas

Nomes de citação

  • Relvas, Maria de Jesus C.
  • Relvas, Maria de Jesus C.C.V.

Identificadores de autor

Ciência ID
9A1C-7988-0873
ORCID iD
0000-0001-5260-2626

Endereços de correio eletrónico

  • jvrelvas@uab.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Aberta, Lisboa, 1269-001 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2007/04/23 - 2007/07/16
Concluído
Curso de Formação de Docentes em e-Learning - entidade formadora: UAb, Laboratório de Educação a Distância (LE@D), Universidade Aberta (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em e-Learning
Universidade Aberta, Portugal
Excelente / Excellent
2002/05/13
Concluído
Letras / Literatura Inglesa | PhD in Letters / English Literature (Doutoramento)
Especialização em Letras / Literatura Inglesa
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Actos Biográficos do Renascimento Inglês. Os Exemplos de Thomas More, Francis Bacon e George Cavendish | PhD thesis: Biographical Writings of the English Renaissance. The Examples of Thomas More, Francis Bacon and George Cavendish" (TESE/DISSERTAÇÃO)
summa cum laude / Aprovação com Distinção e Louvor por Unanimidade
1986 - 1989
Concluído
Estudos Anglo-Americanos | MA in Anglo-American Studies (Mestrado)
Especialização em Literatura Inglesa
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Contrastes Tópicos em Sir Robert Sidney (1563-1626) | Topical Contrasts in Sir Robert Sidney (1563-1626)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
summa cum laude / Aprovação com Distinção e Louvor por Unanimidade
1979 - 1982
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Ingleses e Alemães | BA in Modern Languages and Literatures — English and German Studies (Licenciatura)
Especialização em Línguas, Literaturas e Culturas
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Não se aplica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores | 14 (out of 20)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/05/14 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
1995/06/18 - 2002/05/12 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
1993/10/01 - 1995/06/16 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1989/12/12 - 1995/06/16 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
1987 - 1989 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária Biblioteca, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02/06 - Atual Associate Researcher Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2007 - Atual Integrated Researcher Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
2007 - Atual Associate Researcher Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2005 - 2007 Integrated Researcher Universidade de Lisboa Centro de História, Portugal
1985/01/02 - 1987/09/30 Assessora da Presidência e Vice-Presidência | Assessor to the President and to the Vice-President of ICALP ICALP — Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual GOPA
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - Atual Anglophone Cultures and History - Strand A: Culture, Science and the Media Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2018 - Atual @DIC - Avaliação Digital de Competências Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
2015 - Atual @ssess – e-Learning e Avaliação no Ensino Superior
FCT: PTDC/CPE-CED/104373/2008
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - Atual @ssess – e-Learning e Avaliação no Ensino Superior
FCT: PTDC/CPE-CED/104373/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020 - 2023 DIGITHUM – Humanidades Digitais
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa
UID/ELT/00114/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/03/01 - 2013/08/31 Elearning e avaliação no Ensino Superior - @ssess.he
PTDC/CPE-CED/104373/2008
Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Alemanha

Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 114 - 2011-2012
PEst-OE/ELT/UI0114/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Relvas, Maria de Jesus C.; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Pereira, Alda; Oliveira, Isolina. "Online Peer Assessment in a First Cycle University Degree: Which Challenges?". Trabalho apresentado em EDEN 2020 Online Research Workshop, Lisboa, 2020.
    Publicado
  2. Relvas, Maria de Jesus C.. "Baltasar Gracián and the Ethics of the Renaissance". 1998.
Artigo em revista
  1. Relvas, Maria de Jesus C.; Oliveira, Susana. "Beyond Archives: Exploring Digital Humanities in English Early Modern Scholarship". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning 7 1 (2024): 1-13.
    Publicado
  2. Larré, Julia; Relvas, Maria de Jesus C.; Oliveira, Susana. "Gamificação e formação de professores em letras e educação: mapeamento sistemático de literatura". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning 6 1 (2023):
    Acesso aberto • Publicado
  3. Maria de Jesus Crespo Relvas. "Lear and Quijote, two wanderers on uneven paths". The Grove - Working Papers on English Studies 26 (2019): 117-126. https://doi.org/10.17561/grove.v26.a7.
    10.17561/grove.v26.a7
  4. Relvas, Maria de Jesus C.. ""On such a full sea are we now afloat": Travelling through Oceans, Writings and Images in Early Modern Times". Anglo-Saxónica Ser. III 15 (2018): 137-160. http://hdl.handle.net/10400.2/7804.
    Publicado
  5. Relvas, Maria de Jesus C.. "Beholding a Brave New World: Sir Walter Raleigh's The Discovery of Guiana and William Shakespeare's The Tempest". Dedalus — Revista Portuguesa de Literatura Comparada Vol. II N. 17-18 (2015): 1337-1350. ISSN 0871-9519.
    Publicado
  6. Relvas, Maria de Jesus C.. "A Villain and a Monster: The Literary Portrait of Richard III by Thomas More and William Shakespeare". Anglo-Saxónica Ser. III N. 5 (2013): 191-201. http://hdl.handle.net/10400.2/5010.
    Publicado
  7. Relvas, Maria de Jesus C.. "The Renaissance Portraits of Two Kings and One Cardinal". Op.Cit. N. 12 (2010):
  8. Relvas, Maria de Jesus C.. ""A malign vapour flew to the heart, and seized the vital spirits": a prevalência da cosmovisão medieval na era da revolução científica". Discursos Série VII (2005): 123-134. http://hdl.handle.net/10400.2/4173.
    Publicado
  9. Relvas, Maria de Jesus C.. "The Literary Construction of a Monstrous Portrait : King Richard III by Thomas More and William Shakespeare". SEDERI 13 (2003): 183-189. http://www.sederi.org/yearbook/sederi-13/.
    Publicado
  10. Relvas, Maria de Jesus C.. "Traços de Medievalidade no Tempo dos Tudor". Anglo-Saxónica 10-11 (1999):
  11. Relvas, Maria de Jesus C.. "Baltasar Gracián and the Ethics of the Renaissance". Sederi 9 (1998): 159-162. http://www.sederi.org/yearbook/sederi-9/.
    Publicado
  12. Relvas, Maria de Jesus C.. "Sir Robert Sidney’s Poems Revisited: the Alternative Sequence". Sederi 8 (1998): 65-69. http://www.sederi.org/yearbook/sederi-8/.
    Publicado
  13. Relvas, Maria de Jesus C.. "Falling in Love in The Old Arcadia". Revista Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (1993):
    Publicado
  14. Relvas, Maria de Jesus C.. "Sir Robert Sidney's Poems: a Respecful Post-Scriptum to P.J. Croft". Revista Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (1992):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Larré, Julia; Relvas, Maria de Jesus C.; Oliveira, Susana. "Game-Thinking no currículo formativo de Letras: Potencialidades e Fragilidades". In Formação Avançada integrada no LE@D 2021- 2022 / Advanced Training at LE@D 2021-2022, 24-28. Lisboa, Portugal: LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    Publicado
  2. Larré, Julia; Relvas, Maria de Jesus C.; Oliveira, Susana. "Pensamento de jogo e ensino: algumas reflexões". In E-book 01 - IV CONBRALE (e-book). Campina Grande, Brasil: Realize Editora, 2022.
    Publicado
  3. Relvas, Maria de Jesus C.; Pereira, Alda. "Gamificação e Educação Online: uma Experiência na Área das Humanidades / Gamification and Education Online: an Experiment in the Area of Humanities". In XICIDU — Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria La transformación digital de la universidad, 1316-1328. 2021.
  4. Relvas, Maria de Jesus C.. "Iconographic manuscripts: reading some portraits of Henry VIII and Elizabeth I". In English Literature in the World. From Manuscript to Digital, 85-96. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus, 2020.
    Publicado
  5. Relvas, Maria de Jesus C.; Oliveira, Isolina. "Online peer assessment in a first cycle university degree: which challenges?". In Enhancing the Human Experience of Learning with Technology: New challenges for research into digital, open, distance & networked education European Distance and E-Learning Network (EDEN) Proceedings 2020 Research Workshop. European Distance and E-Learning Network (EDEN), 2020.
  6. Relvas, Maria de Jesus C.. "Nota prévia e Introdução da tradução portuguesa". In Sir Philip Sidney. Uma Apologia da Poesia (1595). Lisboa, Portugal: CEAUL/ULICES, 2015.
    Publicado
  7. Nobre, Ana; Relvas, Maria de Jesus C.. "Avaliação alternativa digital da oralidade "Em Qualquer Lugar do Mundo"". Universidade Aberta. LE@D, 2015.
  8. Relvas, Maria de Jesus C.. "Ao Leitor (tradução de 'To the Reader', by Henry Olney, 1595)". In Sir Philip Sidney. Uma Apologia da Poesia (1595) [Tradução]. Lisboa, Portugal: Textos Chimaera. CEAUL/ULICES, 2015.
    Publicado • Tradutor
  9. Relvas, Maria de Jesus C.. "Notas críticas". In Sir Philip Sidney. Uma Apologia da Poesia (1595) [Tradução]. Lisboa, Portugal: Textos Chimaera. CEAUL/ULICES, 2015.
    Publicado
  10. Relvas, Maria de Jesus C.. "Myths (re)told in the Iconography of Elizabeth I". In The Power of Form. Recycling Myths, 116-123. Newcastel upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2015.
    Publicado
  11. Relvas, Maria de Jesus C.. "Icons of supremacy and the birth of an empire: two portraits of Elizabeth I". In Reviewing Imperial Conflicts, 84-93. Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2014.
    Publicado
  12. Relvas, Maria de Jesus C.. "Sir Walter Raleigh and Guiana : a mysterious search, a metaphorical discovery". In From Brazil to Macau. Travel Writing and Diasporic Spaces.. Lisboa, Portugal: CEAUL/ULICES, 2013.
    Publicado
  13. Relvas, Maria de Jesus C.. "‘The pains which I uncessantly sustain’: expressions of suffering in Elizabethan Lyric Poetry". Inter-Disciplinary Press, 2011.
  14. Relvas, Maria de Jesus C.. ""Fair eyes, sweet lips, dear heart" : a dama idealizada e a idealização da dama no tempo de Isabel Tudor". In Renascimentos na Europa do Século XVI: Formas, Ritmos e Convergências (CD). Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2011.
    Publicado
  15. Relvas, Maria de Jesus C.. "Sonetos e sequências de sonetos na literatura inglesa do Renascimento". Universidade Aberta, 2005.
  16. Relvas, Maria de Jesus C.. "O debate renascentista sobre a primazia das artes em Inglaterra : literatura versus história". In Colóquio Literatura e História: para uma Prática Interdisciplinar (CD-ROM). Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2005.
    Publicado
  17. Relvas, Maria de Jesus C.. "A Roda da Fortuna na Vida de Thomas Wolsey". In O Lago de Todos os Recursos. Homenagem a Hélio Osvaldo Alves, 233-240. Lisboa, Portugal: CEAUL/ULICES, 2004.
    Publicado
  18. Relvas, Maria de Jesus C.. "Vidas Renascentistas. A Fusão da História com a Ficção". In Homo Viator. Homenagem a Fernando Cristóvão. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2004.
  19. Relvas, Maria de Jesus C.. "A Pequena Corte de Mary Sidney, Condessa de Pembroke". In Do Esplendor na Relva. Elites e Cultura Comum de Expressão Inglesa. Lisboa, Portugal, 2000.
  20. Relvas, Maria de Jesus C.. "O Cavaleiro-Poeta na Corte Emblemática de Isabel I de Inglaterra". In Actas do XV Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos. Portugal: APEAA, 1995.
    Publicado
  21. Relvas, Maria de Jesus C.. "Encómio e Metonímia em "To Penshurst" de Ben Jonson". In Actas do XIII Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos. APEAA, 1994.
    Publicado
  22. Relvas, Maria de Jesus C.. "A Demanda de Redcrosse: Tentação, Queda e Regeneração em The Faerie Queene, Book I". In Actas do XIV Encontro da APEAA. Coimbra, Portugal: APEAA, 1993.
    Publicado
  23. Relvas, Maria de Jesus C.. "Song 3: A Grande Transformação na Sequência Poética de Sir Robert Sidney (1563-1626)". In Actas do XII Encontro da APEAA. Portugal: APEAA, 1992.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Relvas, Maria de Jesus C.; Pereira, Alda. 2012. "Script Vídeo 1: As Guerras das Rosas".
  2. Relvas, Maria de Jesus C.; Pereira, Alda. 2012. "Script Vídeo 2: A Reforma Henriquina".
  3. Relvas, Maria de Jesus C.; Pereira, Alda. 2012. "Script Vídeo 3: A Era Isabelina".
Edição de livro
  1. Sousa, A. ; Correia, A.; Varandas, A.; Relvas, Maria de Jesus C.. English Literature in the World. From Manuscript to Digital. Vila Nova de Famalicão: Húmus. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Teresa Casal; Abel Nascimento Pena; Relvas, Maria de Jesus C.; Rui Carlos Ferreira Cavadas da Costa. Revisitar o Mito / Myths Revisited. Ribeirão, Portugal: Húmus. 2015.
    Publicado
  3. Ferin Cunha, Mafalda; Relvas, Maria de Jesus C.; Flor, Pedro. Renascimentos na Europa do Século XVI. Formas, Ritmos e Convergências. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2011.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Avelar, Mário; Relvas, Maria de Jesus C.. "Discursos. Diálogo da Literatura com as Ciências e as Artes.". Discursos Série VII (2005): http://hdl.handle.net/10400.2/4176.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Sousa, A. ; Correia, A.; Varandas, A.; Relvas, Maria de Jesus C.. "Introduction". Prefácio para English Literature in the World. From Manuscript to Digital. Vila Nova de Famalicão: Húmus. 2020., 7-21. V.N. Famalicão, Portugal: Húmus. 2020.
    Publicado
  2. Pena, Abel Nascimento ; Relvas, Maria de Jesus C.; Fonseca, Rui Carlos; Casal, Teresa. "Prefácio. Preface (bilingual text)". Prefácio para Revisitar o Mito. Myths Revisited. Humus. 2015.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Luisa Leal de Faria. "Sociedade e Cultura Inglesas I (e-book)". (2024):
    Publicado
  2. Relvas, Maria de Jesus C.; Correia, Maria Helena de Paiva. "Translation revision: Sir Philip Sidney. Uma Apologia da Poesia (1595)". Revisão de Sir Philip Sidney. Uma Apologia da Poesia (1595) (2014):
    Publicado
  3. Relvas, Maria de Jesus C.. "Translation revision of the English version (by Stella Aguirre): O Tríptico dos Barcos. Le Tryptique des Bateaux. Das Schiffs-Tryptichon. The Tryptik of Boats". Revisão de O Tríptico dos Barcos. Le Tryptique des Bateaux. Das Schiffs-Tryptichon. The Tryptik of Boats (2009):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Susana Paula de Magalhães. "Uma cartografia das mentalidades : a diplomacia portuguesa na Corte Isabelina". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10451/35099.
  2. Fonseca, Susana Monteiro dos Santos de Sousa. "Utilização no ensino online de produtos multimédia na perspetiva digital storytelling". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3432.
  3. Oliveira, Susana Paula de Magalhães. "A mulher do renascimento inglês : segundo a escolástica e a tradição medieval". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1374.
  4. Martins, Olga Guimarães. "Condições de vida e de trabalho na Inglaterra da Revolução Industrial". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/446.
  5. Aguirre, Stella Guedes Nascimento. "Euthanasia : a study of the age long controversial issue in Thomas More’s Utopia, Aldous Huxley’s Brave New World and Brian Clark’s Whose Life is it Anyway?". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10400.2/449.
  6. Mateus, Ana Cristina Gonçalves. "Ocultismo e esoterismo na obra de William Shakespeare : análise das peças Hamlet, The Tempest e The Winterïs Tale". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10400.2/445.
  7. Câmara, Karin Gonçalves. "Intertextualidade (e anti-linenaridade) as obras de Janette Winterson : Oranges are not the only fruit, The passion e Sexing the chery : desafio, ou afirmação de convençõpes literárias?". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10400.2/447.
Tradução
  1. Relvas, Maria de Jesus C.; Correia, Maria Helena de Paiva. Revisão da tradução: Sir Philip Sidney. Uma Apologia da Poesia (1595). Lisboa, Portugal: Textos Chimaera. CEAUL/ULICES. 2015.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Coriolanus (2011), by Ralph Fiennes. Film comment / Comentário a filme — Film Cycle, from Stage to Screen, Universidade Nova, Lisboa. 2018. Relvas, Maria de Jesus C..
  2. As Humanidades no mundo de hoje: da tradição à modernidade. 2017. Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta e; Relvas, Maria de Jesus C.; Bello, Maria do Rosário Lupi. http://hdl.handle.net/10400.2/6411.
  3. Round table 'O, had I but followed the arts': Teaching Shakespeare. International One-Day Conference ‘O, had I but followed the arts!’ – Celebrating William Shakespeare (1616-2016). 2016. Relvas, Maria de Jesus C.; Queiroz de Barros, Rita (0000-0001-6298-0540); Homem, Rui Carvalho; Rayner, Francesca.
  4. Beyond time and oblivion : Sir Robert Sidney’s autograph manuscript. Dealing with ancient manuscript or old printed texts often constitutes a difficult task, especially to philologists and editors, for two main reasons: the precarious state of preservation of the documents and the uncertainty regarding their origin, authenticity and authorship. These problems are aggravated by spurious versions, due to the publication of truncated works, poorly supervised miscellan. 2015. Relvas, Maria de Jesus C.; Relvas, Maria de Jesus C.. http://hdl.handle.net/10400.2/5310.
  5. Myths (re)told in the iconography of Elizabeth I. The English sixteenth century constitutes a double re-naissance, for it recovers both the Classical Antiquity and the Italian Quattrocento in a most peculiar way. It was, in fact, a re-covery, but also a re-discovery, a re-visitation and a re-writing: of theories, themes, matters, characters and myths, skilfully amalgamated with the native substratum, the Breton matter and the medieval courtly tra. 2015. Relvas, Maria de Jesus C.. http://hdl.handle.net/10400.2/6025.
  6. The Iconography of Henry VIII and Elizabeth I: Some Considerations on the Power of Image. Conference paper / Comunicação oral — Representing the Tudors: An Interdisciplinary Conference, Wales, Univ. of South Wales, 10-11 July. 2015. Relvas, Maria de Jesus C..
  7. A New World and a New View of the World: The Age of the Discoveries. Conference paper: 25th International SEDERI Conference Selves & Communities: Identities & Representation in Early Modern England, 14-16 May. 2014. Relvas, Maria de Jesus C..
  8. Two Portraits of Dorian Gray: Lewin after Wilde. Conference paper: Conference Screening Classics: Methods and Strategies in Film Adaptation, FLUL. 2014. Relvas, Maria de Jesus C..
  9. Avaliação Digital da Oralidade "Em Qualquer Lugar do Mundo". Conference paper / Comunicação oral: 1ª Conferência Internacional de Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior (CATES 2013), Museu das Comunicações, Lisboa, 16-17 de Julho. 2013. Nobre, Ana; Relvas, Maria de Jesus C.. https://assesssite.wordpress.com/o-projeto/.
  10. O Belo Horrível — The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde. Jornadas Diálogos entre a Literatura e as Artes UAb — Painel Questões de Estética II, Sociedade de Geografia de Lisboa. 2013. Relvas, Maria de Jesus C.. http://www.socgeografialisboa.pt/wp/wp-content/uploads/2013/04/JornadasUBerta.pdf.
  11. "The clouds methought would open and show riches". Sea Voyages, Prodigious Discoveries. Conference paper: 24th International SEDERI Conference Charting Early Modern Culture: Seascapes, Landscapes, Mindscapes, Univ. Huelva, 13-15 May. 2013. Relvas, Maria de Jesus C.. http://www.uhu.es/dfing/sederi24/programme.htm.
  12. Eloquentia na Poesia Lírica Renascentista: os Sidney e Camões. Conference Paper / Comunicação oral: "Escritos para sempre já ficais" – Homenagem a Mafalda Ferin Cunha, Univ. Aberta, Lisboa. 2013. Relvas, Maria de Jesus C.. http://hdl.handle.net/10400.2/6667 https://vimeo.com/universidadeaberta/review/330479489/ee7cd3bfdf.
  13. On righteousness and dignity : two challenging issues since early modern times. Concepts such as righteousness, equality, tolerance and freedom are nowadays considered fundamental issues that should prevail in any society. Balance and righteousness thrive however on a very thin layer. We are, in fact, living in an era of duality and antithetical paradigms. This essay approaches two Renaissance authors who dealt with the same matters in their works, at a very different time an. 2013. Relvas, Maria de Jesus C.. http://hdl.handle.net/10400.2/5312.
  14. A Villain and a Monster – The Literary Portrait of Richard III by Thomas More and William Shakespeare. Conference paper: International Conference Heroic Bodies, Bodies of Flesh: Representing the Body in Early Modern Life, Univ. Reims Champagne-Ardenne. 2012. Relvas, Maria de Jesus C..
  15. Myths (re)told in the Iconography of Elizabeth I. Conference paper: International Conference Revisitar o Mito/Recycling Myths, FLUL, 2-5 May. 2012. Relvas, Maria de Jesus C..
  16. In the country of void and shadows. Cormac McCarthy’s The Road: Nemesis before Hope. Conference paper: International Conference Messengers from the Stars – Episode II. On Science Fiction and Fantasy. 2012. Relvas, Maria de Jesus C..
  17. Reading between the jewels: Power, Majesty and Sovereignty in the Portraits of Elizabeth I. Conference paper: 22nd International SEDERI Conference Faces, Façades and Frontispieces: Public and Private Selves in Early Modern Culture, UNED, Madrid, 23-25 March. 2011. Relvas, Maria de Jesus C..
  18. Icons of Supremacy and the Birth of an Empire: Two Portraits of Elizabeth I. Conference paper: International Conference Reviewing Imperial Conflicts, FLUL,. 2011. Relvas, Maria de Jesus C.. http://hdl.handle.net/10400.2/6024.
  19. The renaissance portraits of two kings and one cardinal. At a time when the word biography had not yet been coined, the written portraits were called 'Lives' and contain such an abundance of puzzling elements that one is led to wonder about the characters created by the authors and the intentions they had to shape them in such a way. The Renaissance concepts of history, literature, fiction and factual truth, as well as the authors’ special involvement i. 2010. Relvas, Maria de Jesus C.. http://hdl.handle.net/10400.2/4978.
  20. Beholding a "Brave New World": Sir Walter Raleigh’s The Discovery of Guiana and William Shakespeare’s The Tempest. Conference paper: International Conference Cross Travelling. Mobility and Transferences. 2010. Relvas, Maria de Jesus C..
  21. "The pains which I uncessantly sustain": Expressions of Suffering in Elizabethan Lyric Poetry. Conference paper: 1st Global Conference Making Sense of: Suffering, Prague, Czech Republic, 2010. 2010. Relvas, Maria de Jesus C..
  22. Renaissance Voyages. Amazing Worlds, Strange Creatures, Unexpected Realities. Conference paper: 21st International SEDERI Conference "Ports, and piers and roads": Self and World in Early Modern Culture, Porto, 23-24 April. 2010. Relvas, Maria de Jesus C..
  23. Metaphors of opulence and power in the life of Thomas Wolsey, the King’s Cardinal. This essay approaches the display of power and rulership both through the art of writing and the art of painting by focusing on George Cavendish's biographical account of Thomas Wolsey.. 2009. Relvas, Maria de Jesus C.. http://hdl.handle.net/10400.2/5311.
  24. Evaluating continuous assessment quality in competence-based education online : the case of the e-Folio. The pedagogical model, in use at Universidade Aberta (UAb) since 2007, is based on four cornerstones: student-centered learning; flexibility; interaction; digital inclusion. The cornerstone of digital inclusion is particularly important in the context of a fully virtual learning environment such as the one offered at UAb. The article was the result of a research project developed at the Distance E. 2009. Relvas, Maria de Jesus C.; Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Amante, Lúcia; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Moreira, Darlinda. http://hdl.handle.net/10400.2/5007.
  25. "Fair eyes, sweet lips, dear heart": a dama idealizada e a idealização da dama no tempo de Isabel Tudor. Colóquio Renascimentos na Europa do Século XVI: Formas, Ritmos e Convergências, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 11-12 Dez.. 2008. Relvas, Maria de Jesus C..
  26. A Sociedade de Corte Isabelina : um microcosmo de cultura e cerimonial no espaço europeu de quinhentos. Os reinados de Henrique VIII e Isabel I de Inglaterra decorrem durante o peri´odo lato do Renascimento, com toda a sua complexidade, diversidade de influe^ncias e grande dinamismo. Numa época ímpar, assistiu-se ao alargar do mundo, a` percepc¸a~o de novos espac¸os, novas gentes e estranhas formas de vida; assistiu-se ao substituir extraordina´rio de uma concepc¸a~o do universo, que alterou radical. 2008. Relvas, Maria de Jesus C.. http://hdl.handle.net/10400.2/5309.
  27. On Righteousness and Dignity. Two Challenging Issues since the Early Modern Times. Conference paper: 7th ESSHC European Social Science History Conference, FLUL. 2008. Relvas, Maria de Jesus C..
  28. Sir Walter Raleigh and Guiana. A Mysterious Search, a Metaphorical Discovery. Conference paper: From Brazil to Macau. Travel Narratives and Diaspora Spaces, FLUL. 2008. Relvas, Maria de Jesus C..
  29. The road to rulership : Henry Tudor, King of England. At the close of the Wars of the Roses, a new dynasty was founded by a man lacking a prince’s education; moreover, his weak claim to the throne of England gave rise to a set of serious problems. These two crucial, interrelated elements are central in Francis Bacon’s biographical account of Henry VII. The literal road leading Richmond from exile to victory in Bosworth Field, in 1485, is eventually t. 2007. Relvas, Maria de Jesus C.. http://hdl.handle.net/10400.2/5313.
  30. A Report of Many Wonders – Sir Walter Raleigh’s The Discovery of Guiana. Conference paper: APEAA Annual Meeting, Univ. Évora. 2007. Relvas, Maria de Jesus C..
  31. "Nothing is as it was". Mudanças e Medos na Era Renascentista. Conference paper: A Imagética do Medo e da Utopia, FLUL. 2007. Relvas, Maria de Jesus C..
  32. Metaphors of Opulence and Power in the Life of Thomas Wolsey, the King’s Cardinal. Paper conference: 17th International SEDERI Conference, Univ. Extremadura. 2006. Relvas, Maria de Jesus C..
  33. O Apogeu da Literatura no Tempo de Isabel I de Inglaterra. Conference paper: Literatura e Qualidade de Vida, Lisboa. 2005. Relvas, Maria de Jesus C..
  34. Rotas e Rumos – Os Ingleses nos Mares do Século XVI. Conference paper: A Imagética do Renascimento, FLUL. 2005. Relvas, Maria de Jesus C..
  35. The Road to Rulership. Henry Tudor, King of England. Conference paper: XV International SEDERI Conference "What may words say, or what may words not say", FLUL, 24-27 March. 2004. Relvas, Maria de Jesus C..
  36. A Roda da Fortuna na Vida de Thomas Wolsey. Conference paper: Colóquio de Homenagem ao Professor Hélio Osvaldo Alves, FLUL. 2003. Relvas, Maria de Jesus C..
  37. Renaissance Lives. How History Merged with Fiction. Conference paper: 14th International SEDERI International Conference, Univ. Jaén. 2003. Relvas, Maria de Jesus C..
  38. The Renaissance Portraits of Two Kings and One Cardinal. Conference paper: Gloriana’s Rule. The Life, Literature and Culture of Elizabethan England, Univ. Porto. 2003. Relvas, Maria de Jesus C..
  39. Utopia de Thomas More, ou a Busca da Perfeição. Conference paper: 4th International Conference of Utopia Studies, Madrid. 2003. Relvas, Maria de Jesus C..
  40. "A malign vapour flew to the heart, and seized the vital spirits": a prevalência da cosmovisão medieval na era da revolução científica. Conference paper: "Letras são tretas?" O Diálogo entre as Letras e as Ciências, Univ. Aberta, Lisboa. 2003. Relvas, Maria de Jesus C..
  41. O debate renascentista sobre a primazia das artes em Inglaterra : literatura versus história. Conference paper: Colóquio Literatura e História: para uma prática interdisciplinar, Padrão dos Descobrimentos, Lisboa. 2002. Relvas, Maria de Jesus C..
  42. The Literary Construction of a Monstrous Portrait : King Richard III by Thomas More and William Shakespeare. Conference paper: 13th International SEDERI Conference, Univ. Vigo, 21-23 March. 2002. Relvas, Maria de Jesus C..
  43. A Pequena Corte de Mary Sidney, Condessa de Pembroke. Conference paper: 19th APEAA Meeting. 1998. Relvas, Maria de Jesus C..
  44. Baltasar Gracián and the Ethics of the Renaissance. Conference Paper: 9th International SEDERI Conference, Univ. of Alcalá, 25-27 March. 1998. Relvas, Maria de Jesus C..
  45. Traços de Medievalidade no Tempo dos Tudor. Conference paper: I Colóquio de Estudos Medievais, FLUL. 1998. Relvas, Maria de Jesus C..
  46. Sir Robert Sidney’s Poems Revisited: the Alternative Sequence. Conference paper: 8th International SEDERI Conference, Univ. of Sevilla, 13-15 March. 1997. Relvas, Maria de Jesus C..
  47. O Cavaleiro-Poeta na Corte Emblemática de Isabel I de Inglaterra. Conference paper: XV Encontro da APEAA | 15th APEAA Meeting, Univ. de Évora. 1994. Relvas, Maria de Jesus C..
  48. A Demanda de Redcrosse: Tentação, Queda e Regeneração em The Faerie Queene, Book I. Conference paper: XIV Encontro da APEAA | 14th APEAA Meeting, FLUC. 1993. Relvas, Maria de Jesus C..
  49. Falling in Love in The Old Arcadia. Conference paper: ESSE 2, Bordéus. 1993. Relvas, Maria de Jesus C..
  50. Encómio e Metonímia em "To Penshurst" de Ben Jonson. Conference paper: XIII Encontro da APEAA | 13th APEAA Meeting, Univ. Porto. 1992. Relvas, Maria de Jesus C..
  51. Sir Robert Sidney's Poems: A Respectful Post-Scriptum to P.J. Croft. Conference paper: ESSE 1, Norwich. 1991. Relvas, Maria de Jesus C..
  52. Song 3: A Grande Transformação na Sequência Poética de Sir Robert Sidney (1563-1626). Conference paper: XII Encontro da APEAA | 12th APEAA Meeting, Univ. do Minho. 1991. Relvas, Maria de Jesus C..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/05/16 “What may words say, or what may words not say” — Exultações, Dilacerações, Conflitos e Reflexões na Poesia Lírica Isabelina Seminário de Doutoramento
FCSH, U Nova (Lisboa, Portugal)
2024/04/26 Some Remarkable Pieces of Renaissance Iconography – A Revisitation SEDERI 34 International Conference 'Cabinets of Curiosities: Collecting, Displaying, Consuming', 24-26 April
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2023/05/03 Digital Humanities and Early Modern Times: an Overview 33rd International SEDERI Conference, University of València, 3-5 May
Universidade de València (València, Espanha)
2022/12/16 Gamificação e formação docente nos cursos de graduação na área de Letras no Brasil e Portugal: Mapeamento Sistemático de Literatura eL@IES2022: X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
LE@D (Lisboa, Portugal)
2022/11/25 Pensamento de Jogo e Ensino – Algumas Reflexões IV Congresso Brasileiro Sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos (online)
(online, Brasil)
2022/05/12 Heavens and Hells in the Poetry of Philip and Robert Sidney XXXI SEDERI International Conference Hells and Heavens of Early Modern England (online), 12-14 May
Universidad de La Laguna (online, Espanha)
2022/05/11 The Public and the Private Spaces in Shakespeare's Romeo and Juliet XXXII International SEDERI Conference — The Textual Spaces of Domestic Life in Early Modern England: Literature, Gender, Economy, 11–13 May
Universidad Autónoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2019/11/20 O Poder da Imagem e a Imagem do Poder Palestra — CETAPS, Universidade Nova
CETAPS (Lisboa, Portugal)
2018/05/10 Metamorphic Identities in The Old Arcadia: from Harmony to Chaos 29th SEDERI International Conference 'Changing states: ideas of metamorphosis in early modern England', 9-11 May
Universidade de Alcalá – Guadalajara campus (Guadalajara, Espanha)
2018/05/07 Iconographic Manuscripts: Reading some Portraits of Henry VIII and Elizabeth I International Conference English Literature in the World: From Manuscript to Digital | New Pathways, 7-11 May
CEAUL/ULICES (Lisboa, Portugal)
2017/03/08 Reformation in England – 16th Century Seminário (Mestrado e Doutoramento)
FLUL (Lisboa, Portugal)
2016/12/07 Inventio and Eloquentia in Renaissance Lyric Poetry: Shakespeare and Camões International Conference Romancing Shakespeare: The Bard in the Imagination of the Romance Cultures, 5-7 De
FLUP (Porto, Portugal)
2016/10/07 Lear and Quijote, two wanderers on uneven paths Coloquios cervantinos y shakespearianos de la Universidad de Jaén / Shakespearean and Cervantine Colloquia at the Universidad de Jaén, 6-7 Oct.
Universidad de Jaén (Jaén, Espanha)
2016/05/05 Lear and Quijote, two wanderers on uneven paths 27th SEDERI International Conference Cervantes + Shakespeare 1616-2016, 3-7 May
Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha)
2016/04/04 As dificuldades e os desafios da tradução literária – An Apology for Poetry (1595), de Sir Philip Sidney Seminário (Mestrado e Doutoramento)
FLUL (Lisboa, Portugal)
2015/07/07 "We have seen strange things to day". The Perception of the New World in the 16th Century Early Modern Studies Conference, 6-8 July
University of Reading (Reading, Reino Unido)
2015/05/12 Early Modern Europe and the Discoveries. Brief Considerations on Some Writings 26th International SEDERI Conference Commerce, Communities and the Global Early Modern, 11-13 May
Universidad de Jaén (Baeza, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Aleixo, um Santo entre a Heterogeneidade Morfológica e a Imposição Pastoral: Imaginário e Efeitos da Construção Literária
Coorientador
Doutoramento em Estudos Portugueses (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2023/09/18 - 2023/10/22 The Gamification of English Literature contents and its application in English culture and literature classes
Orientador
Estágio Internacional (UID4372/FCT-FA-EI2023-03) (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020 - 2023 Potencialidades da Gamificação na descoberta do prazer de ler. Estudo de Caso: aplicação das técnicas de Gamificação na leitura e análise da peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente
Coorientador
Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2021/09/02 - 2022/12/31 Game-thinking no currículo formativo de Letras: potencialidades e fragilidades em cursos de extensão universitária
Orientador
Pós-Doutoramento (UID4372/FCT-FA-PPhD2021-04) (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2015 - 2018/06/14 Uma Cartografia das Mentalidades: A Diplomacia Portuguesa na Corte Isabelina Devido à inexistência, na Universidade Aberta, de cursos de Doutoramento na área de Literatura/Cultura Inglesa, onde a candidata desejava prosseguir a sua formação, esta tese foi inscrita na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Administrativamente, Maria de Jesus C. Relvas assumiu oficialmente o papel de co-orientadora, embora, na prática, o seu trabalho tivesse sido o de orientadora, dada a época e a temática abordadas na tese.
Coorientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2014/07/30 Utilização no ensino online de Produtos Multimédia na perspetiva Storytelling Digital
Coorientador
Universidade Aberta, Portugal
2006/01 - 2009/07/10 A Mulher no Renascimento Inglês, segundo a Escolástica e a Tradição Medieval
Orientador
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2005/01 - 2008/11 As Condições de Trabalho na Inglaterra da Revolução Industrial
Orientador
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2004/06 - 2006/12/20 Máscaras do Medo. Da ‘Arte pela Arte’ à Criação Gótica. The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde
Orientador
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2004/01 - 2006/11/21 Intertextualidade (e Anti-Linearidade) nas obras de Jeanette Winterson: Oranges Are Not the Only Fruit, The Passion e Sexing the Cherry. Desafio, ou Afirmação de Convenções Literárias?
Orientador
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2004/01 - 2006/10/18 Ocultismo e Esoterismo na Obra de William Shakespeare. Análise das peças The Tempest, Hamlet e The Winter’s Tale
Orientador
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2004 - 2006/07/07 Euthanasia – A Study of the Age Long Controversial Issue in Thomas More’s Utopia, Aldous Huxley’s Brave New World, and Brian Clark’s Whose Life Is It Anyway? (Universidade Aberta, 7 de julho – Vogal e Orientadora)
Orientador
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2004 - 2006 A Mulher na Sociedade Renascentista Inglesa. Análise da obra The Private Life of an Elizabethan Lady. The Diary of Lady Margaret Hoby (1599-1605) [sem prova pública]
Orientador
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2004/01 - 2005/05/04 O Conceito de ‘Dandy’ nas Obras de Oscar Wilde The Picture of Dorian Gray, An Ideal Husband e The Importance of Being Earnest
Orientador
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/02/01 - 2024/07/10 One-Day Conference 'Celebrando Luís Vaz de Camões (ca. 1524-ca. 1580)' (2024/07/10 - 2024/07/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2018 - 2019 30th SEDERI International Conference ‘Brave New Worlds, Early Modern Discoveries’ (2019/05/08 - 2019/05/10)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
2017/01 - 2018/05/10 International Conference 'English Literature in the World: From Manuscript to Digital | New Pathways' (2018/05/07 - 2018/05/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
2016/05 - 2016/12/14 One-Day International Conference ‘O, had I but followed the arts!’ – Celebrating William Shakespeare (1616-2016) (2016/12/14 - 2016/12/14)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
2012 - 2013 “Escritos para sempre já ficais” – Colóquio de Homenagem a Mafalda Ferin Cunha’ /In Memoriam Mafalda Ferin Cunha (2013/04/22 - 2013/04/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2011/01 - 2012/05/30 International Conference 'Revisitar o Mito/Recycling Myths' (2012/05/02 - 2012/05/05)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Clássicos, Portugal
2010/01 - 2011/02/28 International Conference and Art Exhibition 'Life Down Under – Australian Literature and Culture Today' Conference: FLUL, 14-15 February Art Exhibition: Instituto Camões, 1-28 February Film Exhibition: Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema, 14-18 February Organisation: CEAUL/ULICES (FLUL); Embassy of Australia (2011/02/01 - 2011/02/28)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
2009 - 2010 Workshop ‘e-Learning UAb 2010’ organizado por UAb–LE@D (2010/06/29 - 2010/06/29)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2008 - 2009 International Conference 'From Sea to Sea: Canadian Literature and Culture in Lisbon' FLUL; Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema Organisation: FLUL; Embassy of Canada (2009/11/18 - 2009/11/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
2007/01 - 2008/05 Conference 'Renascimentos na Europa do Século XVI. Formas Ritmos e Convergências' (2008/12/11 - 2008/12/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2003/03/21 - 2004/03/27 SEDERI XV International Conference 'What may words say, or what may words not say' (2004/03/24 - 2004/03/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/02/27 - 2019/02/27 Next Ed 2019: UAb–LE@D, Centro Cultural de Belém, Lisboa
Encontro
Next Ed 2019
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2018/11/29 - 2018/11/30 Futuro da Educação a Distância em Língua Portuguesa, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa
Encontro
Futuro da Educação a Distância em Língua Portuguesa
Universidade Aberta, Portugal
2013/06/11 - 2013/06/12 EDEN Annual Conference ‘New Learning Cultures’ / UAb–EDEN – European Distance Education Network, Centro Cultural de Belém , Lisboa
Congresso
New Learning Cultures
Universidade Aberta, Portugal
2011/12/19 - 2011/12/19 1º Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, Reitoria da Universidade de Lisboa, Lisboa
Encontro
eL@IES 2011
2010/06/29 - 2010/06/29 elearning UAb 2010 – LE@D Workshop: práticas de elearning
Oficina (workshop)
elearning UAb 2010
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2009/01/12 - 2009/01/13 Workshop ‘Open University / Universidade Aberta Change Management Consultancy’ (promovido pela Open University): Reflexão e debate acerca de liderança e formação avançada em Ensino a Distância e e-Learning
Oficina (workshop)
Workshop ‘Open University / Universidade Aberta Change Management Consultancy’
Universidade Aberta, Portugal
2008/01/31 - 2008/01/31 Seminário sobre Competências (UAb–LE@D)
Oficina (workshop)
Competências
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/10/22 Edward Ravenscroft’s Mamamouchi, or The Citizen Turned Gentleman (1672): A critical edition [com elaboração de um dos dois relatórios internacionais para menção de ‘Doctorado Internacional / International Doctorate’ na atribuição do título de Doutor/PHD (Regulado por RD 99/2011 – Acuerdo 6.1/CG 23-7.19)]
Vogal
Eneas Caro Partridge (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
2018/06/14 Uma Cartografia das Mentalidades: A Diplomacia Portuguesa na Corte Isabelina Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 14 de junho – Vogal e Orientadora)
Vogal
Susana Paula de Magalhães Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015/06/04 The Art of War in the Art of Writing: A Reading of Siegfried Sassoon’s Diaries from 1914 to 1918
Vogal
Ana Mafalda dos Santos Troncho Sernadas (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014/11/03 Geoffrey Hill – Poética da Redenção?
Vogal
Margarida Clara Vasconcelos Vicente Barbosa (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014/05/12 Da Representação do Espaço ao Diálogo com a Alteridade: Uma Leitura de Joseph Conrad e Ferreira de Castro
Vogal
Ana Maria da Silva Tavares Guimarães Soares da Costa (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014/03/21 Henry Constable’s Sonnets
Arguente principal
María Jesús Pérez-Jáuregui (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
2012/06/15 Discursos Utópicos Seiscentistas na Inglaterra e América: John Eliot e Gerrard Winstanley
Vogal
Alice Manuela Martins Guimarães (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2009/06/11 A Mulher no Renascimento Inglês, segundo a Escolástica e a Tradição Medieval
Vogal
Susana Paula de Magalhães Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2008/11/12 As Condições de Trabalho na Inglaterra da Revolução Industrial
Vogal
Olga Guimarães Martins (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2007/12/10 O Episódio Bíblico de Abraão e Isaac nos Ciclos dos Mistérios em Inglaterra
Arguente principal
Silvane Maria Pereira Brandão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2006/12/20 Máscaras do Medo. Da ‘Arte pela Arte’ à Criação Gótica. The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde
Vogal
Carla Maria Lampreia Soeiro dos Reis (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006/11/21 Intertextualidade (e Anti-Linearidade) nas obras de Jeanette Winterson: Oranges Are Not the Only Fruit, The Passion e Sexing the Cherry. Desafio, ou Afirmação de Convenções Literárias?
Vogal
Karin Gonçalves Câmara (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006/10/18 Ocultismo e Esoterismo na Obra de William Shakespeare. Análise das peças The Tempest, Hamlet e The Winter’s Tale (Universidade Aberta, 18 de outubro – Vogal e Orientadora)
Vogal
Ana Cristina Gonçalves Mateus (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006/07/20 Barroco e Absolutismo. Para um Itinerário do Reinado e da Corte de Charles II
Vogal
Maria Cristina de Carvalho dos Anjos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006/07/07 Euthanasia – A Study of the Age Long Controversial Issue in Thomas More’s Utopia, Aldous Huxley’s Brave New World, and Brian Clark’s Whose Life Is It Anyway?
Vogal
Stella Guedes Nascimento Aguirre (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006/06/06 A Influência de Darwin na Visão da Natureza de Thomas Hardy em Tess of the D’Ubervilles. Uma Reinterpretação
Vogal
Sílvia Caramelo da Silva Lopes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006/06/01 Dos Sinais do Tempo às Relações de Poder em Robinson Crusoe – Daniel Defoe e Robinson Crusoe (Universidade Aberta, 1 de junho – Vogal)
Vogal
Isabel Maria Vieira Andrade (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006/04/24 O Eu e o Outro: Dr. Jekyll vs. Mr. Hyde. David Bowie vs. Ziggy Stardust
Vogal
Isabel Patrícia da Silva Fidalgo Batista Ramos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2005/07/19 Na Sombra de Jekyll e Hyde: Figurações de Fim de Século em Fight Club
Vogal
Telma Garcês Caramelo Mendonça (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2005/05/04 O Conceito de ‘Dandy’ nas Obras de Oscar Wilde The Picture of Dorian Gray, An Ideal Husband e The Importance of Being Earnest
Vogal
Maria Teresa Godinho Pereira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2004/07/01 A Verosimilhança de J.R.R. Tolkien em The Silmarillion e The Lord of the Rings
Vogal
Ana Filipa Fernandes de Brito (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2004/05/27 A Intemporalidade do Poder da Imagem. The Picture of Dorian Gray de Oscar Wilde e a Reinterpretação Pós-Moderna Dorian: An Imitation de Will Self
Vogal
Carla Maria Ladeira Simões Mota e Horta (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2003/07/15 Mulheres, Mães e Monstros: A Sombra Feminina por Detrás de Frankenstein
Vogal
Elisabete Cristina Simões Lopes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - 2022 32nd SEDERI International Conference Barcelona, Universidad Autónoma
2020 - 2021 31st SEDERI International Conference (online) Universidad de Tenerife
2017 - 2018 29th SEDERI International Conference Universidade de Alcalá – Guadalajara campus
2017 - 2018 International Conference ‘English Literature in the World: from Manuscript to Digital | New Pathways' FLUL
2016 - 2017 International Conference ‘RHOME | Representations of Home – Conflict and/or (Be)Longing: Thinking with Stories and Images FLUL
2016 - 2017 8th SEDERI International Conference, Universidade de Vigo – Pontevedra Universidad de Vigo – Pontevedra
2012 - 2013 CATES 2013 – 1ª Conferência Internacional 'Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior' / Assessment and Technologies in Higher Education' Museu das Comunicações, Lisboa
2011 - 2012 International Conference ‘Revisitar o Mito / Recycling Myths’ FLUL

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Babel – AFIAL : Aspectos de Filoloxía Inglesa e Alemá
2022 - Atual RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning
2022 - Atual Atlantis – Journal of the Spanish Association of English Studies
2012 - 2012 Philologia Hispalensis Universidad de Sevilla

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2007/05/14 - 2007/05/14 Entre Nós (Internacional 2007) — RTP 1, Episódio 64 Vestígios medievais na produção literária musical e cinematográfica

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/07/02 - 2023/07/06 Erasmus+ Mobility Agreement Staff Mobility For Training — University of Sevilla, Faculty of Philology/Department of English Philology (E-glish and North American Literature) Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2013 ‘VII Convocatoria de Redes de Investigación para la Innovación: Desarrollo de Proyectos Piloto para la adaptación de la Docencia al Espacio Europeo | Membro de equipa, por convite – Projeto de Investigação ‘Una nueva propuesta de enseñanza de la Historia y Cultura Estadounidense’ Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
2011 - 2012 ‘VI Convocatoria de Redes de Investigación para la Innovación: Desarrollo de Proyectos Piloto para la adaptación de la Docencia al Espacio Europeo | Membro de equipa, por convite – Projeto de Investigação ‘Análisis de la Historia Estadounidense a través del Arte’ – Projeto de Investigação ‘Una nueva propuesta de enseñanza de la Historia y Cultura Estadounidense’ Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
2010 - 2011 ‘V Convocatoria de Redes de Investigación para la Innovación: Desarrollo de Proyectos Piloto para la adaptación de la Docencia al Espacio Europeo | Membro de equipa, por convite – Projeto de Investigação ‘Realización de actividades prácticas con documentos históricos que se integran en la evaluación continua’ Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1997/03/13 - Atual SEDERI Membro Associado
1991 - 2010 ESSE
1987 - 2010 APEAA Membro Associado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - 2022 Projeto de Reforço da Avaliação Digital da Universidade Aberta
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2020 Unidade de Missão do Observatório da Qualidade no Ensino a Distância e e-Learning, Universidade Aberta, Lisboa
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2018 Revisão da oferta educativa do Departamento de Humanidades
Membro
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2015 - 2017 Implementação do Consórcio Universidade de Coimbra–Universidade Aberta
Membro
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2009 - 2011 Comissão de Acompanhamento do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2009 Grupo de Construção do Portal da UAb, no âmbito da Programação Estratégica para a Inovação em EaD
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2008 Núcleo de Apoio de Avaliação à Direção do DCHS nas questões decorrentes da reestruturação dos cursos e do processo de Bolonha
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2005 - 2006 Equipa de criação do Curso de Línguas, Literaturas e Culturas – Variante de Línguas Estrangeiras
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2004 - 2006 Equipa para a reestruturação do Curso de Línguas e Literaturas Modernas, segundo o Processo de Bolonha
Membro
Universidade Aberta, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2010 - 2010/12/17 John Banks and the Rise of the She-Tragedy Universidad de Sevilla, Espanha
Distinções

Outra distinção

2009 EDEN 2009 Best Research Paper Award: "Evaluating Continuous Assessment Quality in Competence-Based Education Online: The Case of the e-Folio" (co-autora | co-author)