???global.info.a_carregar???
David Paz-Beirante. Professor de Matemática e Investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA) onde integra o grupo de investigação em Educação, Conhecimento e Cultura. É licenciado em Matemáticas Aplicadas, mestre em Ciências da Educação e doutorado em Sociologia na Universidade Nova de Lisboa (UNL).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
David Paz-Beirante
Data de nascimento
1977/08/14
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Paz-Beirante, David

Identificadores de autor

Ciência ID
9A1B-6996-C0ED
ORCID iD
0000-0001-9674-217X

Endereços de correio eletrónico

  • dbeirante@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 911788737 (Pessoal)

Websites

  • http://pragmaticus.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2020/01/17
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sociologia da educação, da cultura e do conhecimento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Beirante, D. (2020). “A temperatura que convém à educação sexual escolar: dilemas da proximidade entre o excesso e o défice”. Tese de Doutoramento em Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
2012
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Administração e Gestão Escolar
Universidade de Évora, Portugal
"Beirante, D. (2012). "A cooperação nas organizações educativas. em contexto de imprevisibilidade e incerteza". Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação da Universidade de Évora." (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2004/07/21
Concluído
Matemáticas Aplicadas (Licenciatura)
Especialização em Educação
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/29 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 - 2009 Investigador Contratado (Investigação) Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2005 - 2008 Estagiário de Investigação (Investigação) Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
(...)

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
2017/09/01 - 2018/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, Portugal
2015/09/01 - 2017/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Portugal
2014/09/01 - 2015/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Pedro Jaques Magalhães, Portugal
2012/09/01 - 2014/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Portugal
2010/09/01 - 2012/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas D. Ginestal Machado, Portugal
2008/09/01 - 2010/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola E/B 2,3 de Mem Ramires, Portugal
2007/09/01 - 2008/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola E/B 2,3 Cardoso Lopes, Portugal
2006/09/01 - 2007/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária D. Pedro V, Portugal
2005/09/01 - 2006/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola E/B 2,3 dos Pombais, Portugal
2003/09/01 - 2004/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária de Caneças, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2019 Formador em Avaliação Escolar Centro de Formação da Lezíria e Tejo, Portugal
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Portugal
2017 - 2018 Formador em Avaliação Escolar Centro de Formação Professor João Soares, Portugal
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, Portugal
2017 - 2018 Formador em Avaliação Escolar Centro de Formação da Lezíria e Tejo, Portugal
2016 - 2017 Formador em Estatística Escolar Centro de Formação da Lezíria e Tejo, Portugal
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Beirante. "HOSPITALIDADE E INTEGRAÇÃO NA ARQUITETURA DO COMUM NAS SOCIABILIDADES ESCOLARES". Cadernos de Pesquisa 50 177 (2020): 641-659. https://doi.org/10.1590/198053146808.
    10.1590/198053146808
  2. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares". Cadernos de Pesquisa 50 177 (2020): 1-19.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. "Está o governo da escola sob o comando da norma padronizada? Quando a crítica mordaz curto-circuita as ordens de grandeza das formas de governação". SOCIOLOGIA ON LINE 21 (2019): 11-35. http://dx.doi.org/10.30553/sociologiaonline.2019.21.1.
    Publicado • 10.30553/sociologiaonline.2019.21.1
  4. Paz-Beirante, David. "A maçaneidade da maçã: para uma abordagem metodológica enquanto experiência dos sentidos". Jornal de Sociologia da Educação 3/4 (2019): https://jornalsocedu.wordpress.com/a-macaneidade-da-maca-para-uma-abordagem-metodologica-enquanto-experiencia-dos-sentidos/.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. "A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo". Forum Sociológico 32 (2018): 7-17. http://dx.doi.org/10.4000/sociologico.1898.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/sociologico.1898
  6. Resende, José Manuel; Paz Beirante, David; Gouveia, Luís. "Educação sexual entre a escola e a família: afinidades difíceis de afinar". RASE: Revista de la Asociación de Sociología de la Educación 11 1 (2018): 101. http://dx.doi.org/10.7203/rase.11.1.10622.
    10.7203/rase.11.1.10622
  7. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel. "Resenha: L’Action au Pluriel. Sociologie des regimes d’engagement". Terceiro Milênio, Revista Crítica de Sociologia e Política 6 1 (2017): 292-298. https://www.google.com/search?biw=1680&bih=987&ei=lHqRX-aGGKOYjLsPrbmdyAw&q=Rezende%2C+J.-M.+%26+Beirante%2C+DE.+%282016%29.+%E2%80%9CSobre+uma+viagem%E2%80%9D.+&oq=Rezende%2C+J.-M.+%26+Beirante%2C+DE.+%282016%29.+%E2%80%9CSobre+uma+viagem%E2%80%9D.+&gs_l.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Paz-Beirante, David; Domingos, Braga. "Justificação, Responsabilidade e Justiça: Os dilemas e as controvérsias da sustentação da crítica na deontologia docente.". Desenvolvimento e Sociedade. Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais 1 (2016): 31-39. http://hdl.handle.net/10174/20052.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "Les jugements moraux sur l'humiliation et l'insulte morale: une méthodologie pragmatique sur l'analyse de la sociabilité scolaire". Revue Sciences et Actions Sociales 3 (2016): https://sas-revue.org/17-varia/25-les-jugements-moraux-sur-l-humiliation-et-l-insulte-morale-une-methodologie-pragmatique-sur-l-analyse-de-la-sociabilite-scolaire.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel. "Um corpo bonito não satisfaz nos atos afetuosos? Investimentos práticos nos corpos e nos (des) afetos entre adolescentes e jovens convivendo na escola.". Terceiro Milênio, Revista Crítica de Sociologia e Política 2 (2014): 23-37. http://www.revistaterceiromilenio.uenf.br/index.php/rtm/issue/view/7.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Paz-Beirante, David; Favinha, Marília. "Formação e sustentação da cooperação nas organizações educativas: o dilema da reciprocidade forte no desenvolvimento do espírito cooperativo". Educação Temas e Problemas 13 112 (2013): 215-228. https://www.google.com/search?safe=strict&q=Beirante,+D.+%26+Favinha,+M.+(2013).+Forma%C3%A7%C3%A3o+e+sustenta%C3%A7%C3%A3o+da+coopera%C3%A7%C3%A3o+nas+organiza%C3%A7%C3%B5es+educativas:+o+dilema+da+reciprocidade+forte+no+desenvolvimento+do+esp%C3%ADrito+.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Paz-Beirante, David; Braga, Domingos. "A distribuição de poder nas organizações educativas: O declínio do despotismo individual para o nascimento do espírito cooperativo". Revista Organizações & Trabalho 37/38 (2012): 73-88. http://hdl.handle.net/10362/12133.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "A escola virou casa: dilemas do habitar a escola em Portugal". In (Ar)riscar em mundos imprevisíveis e incertos: a crise, formas de (des)legitimação e modos de representação e de mobilização, 329-304. Carviçais, Portugal: Lema d’Origem – Editora, Lda, 2020.
    Publicado
  2. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "O programa de justiça escolar e as mutações no mandato docente: as perceções de crise na composição da ordem escolar". In Ar)riscar em mundos imprevisíveis e incertos: a crise, formas de (des)legitimação e modos de representação e de mobilização, 275-304. Carviçais, Portugal: Lema d’Origem – Editora, Lda, 2020.
    Publicado
  3. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "Entre o risco e o arriscar: educação sexual como cuidado de si ou vigilância dos corpos?". In (Ar)riscar em mundos imprevisíveis e incertos: a crise, formas de (des)legitimação e modos de representação e de mobilização., 107-138. Carviçais, Portugal: Lema d’Origem, 2020.
    Publicado
  4. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "Os apelos da governação escolar: o que as atividades docentes trazem à profissão num contexto político contingente, incerto e potencialmente aberto". In A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in)suportável e do (in)tolerável das políticas e das ações públicas, 283-326. Carviçais, Portugal: Lema d’Origem Editora, Lda, 2019.
    Publicado
  5. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "O insuportável e o intolerável na educação para a sexualidade e para os afetos: por entre conflitos, constrangimentos e embaraços". In A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in)suportável e do (in)tolerável das políticas e das ações públicas, 169-193. Carviçais, Portugal: Lema d’Origem Editora, Lda, 2019.
    Publicado
  6. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "A avaliação da prática docente no quadro de uma escola governada por normas estandardizadas: críticas, tensões e dilemas". In A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in)suportável e do (in)tolerável das políticas e das ações públicas, 193-223. Carviçais, Portugal: Lema d’Origem Editora, Lda, 2019.
    Publicado
  7. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "Guia prático para uma sexualidade feliz". In Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea. Lisboa, Portugal: APS, 2019.
    No prelo
  8. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "A autoridade docente e os modos de agir na interação professor-aluno". In Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea, 88-98. Lisboa, Portugal: APS, 2019.
    No prelo
  9. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "Silêncios sombras e zombarias: uns e outros na fronteira do (in)tolerável nas discussões sobre a sexualidade". In X Congresso Português de Sociologia - Na era da pós-verdade? Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo. Lisboa, Portugal: APS, 2019.
    No prelo
  10. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "A democracia ajuizada através das experiências escolares: dilemas e desafios na sua perscrutação.". In Entre a escola e a vida: A condição de jovem para além do ofício de aluno, 93-118. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2019.
    Publicado
  11. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "Quando os sinos dobram: o assalto das (in)civilidades juvenis em viagens de finalistas do Ensino Secundário?". In Fracturas sociales y educativas: desafios para la Sociología de la Educación, 152-169. Valencia, Espanha: Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de Valencia, 2018.
    Publicado
  12. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luis. "The relational challenges in face of the school governance by norms: misunderstandings, disagreements and criticisms". In The challenges of communication in a context of crisis: troubles, misunderstandings and discords, 124-147. Newcastle, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishers, 2018.
    Publicado
  13. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "O mandato docente em face das reconfigurações do sistema de ensino: tensões, mal-estar e dilemas no quadro de uma instituição escolar compósita". In Portugal, território de territórios – Atas do IX Congresso Português de Sociologia. Lisboa, Portugal: APS, 2016.
    Publicado
  14. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "Entre o público e o íntimo: tensões perante as fronteiras incertas do íntimo e o público em confronto na educação sexual escolar". In Portugal, território de territórios – Atas do IX Congresso Português de Sociologia. Lisboa, Portugal: APS, 2016.
    Publicado
  15. Paz-Beirante, David. "Deontologia docente: controvérsias da profissão docente na escola pública da modernidade". In Políticas educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, 289-306. Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora (CIEP-UE), 2014.
    Publicado
  16. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. "O mandato e a licença profissional à prova das mutações no Estatuto da Carreira Docente: Controvérsias em torno do mandato profissional". In Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, 149-169. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Paz-Beirante, David; Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in)suportável e do (in)tolerável das políticas e das ações públicas. Carviçais, Portugal: Lema d’Origem Editora, Lda. 2019.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/02/02 A Escola e as competências para o séc. XXI – A avaliação das aprendizagens. Ciclo de palestras “Falando com quem faz”
PIN-ANDEE (Pró- inclusão / Associação Nacional de Docentes de Educação Especial) (Almeirim, Portugal)
2018/07/12 Silêncios, sombras e zombarias: uns e outros na fronteira do (in)tolerável nas discussões sobre a sexualidade X Congresso Português de Sociologia - Na era da pós-verdade? Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo
Universidade da Beira-Interior (Covilhã, Portugal)
2018/07/12 Está o governo da escola sob o comando da norma padronizada? Quando a crítica mordaz curto-circuita as ordens de grandeza das formas de governação X Congresso Português de Sociologia - Na era da pós-verdade? Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/02 Guia prático para educar uma sexualidade feliz. III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/02 A autoridade docente e os modos de agir no espaço escola na interação professor-aluno. III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/11/28 Da economia do sofrimento à maximização da felicidade Temas & Debates – A gestão política do corpo difícil pelos profissionais de Saúde
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (Lisboa, Portugal)
2017/07/13 Quando os sinos dobram: o assalto às (in)civilidades juvenis em viagens de finalistas do Ensino Secundário? II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – Fraturas sociais e educativas: desafios para a sociologia da educação
Universidad de Córdova (Córdova, Espanha)
2017/07/13 A evolução das políticas educativas e as repercussões no mandato e licença profissional dos professores: a profissão e as práticas docentes face às novas morfologias da instituição escolar? II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - Fraturas sociais e educativas: desafios para a sociologia da educação
Universidad de Córdova (Córdova, Espanha)
2017/07/12 Educação sexual entre a escola e a família: afinidades difíceis de afinar? II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - Fraturas sociais e educativas: desafios para a sociologia da educação
Universidad de Córdova (Córdova, Portugal)
2016/11/24 Educação sexual e a insustentável leveza de permanecer Seminário temático, Temas e Debates: Envolver, comprometer, pertencer: os interstícios de uma inclusão escolar em permanência
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/09/09 Ser do contra: tensões e dilemas perante a recusa em participar na educação sexual escolar Encontros de Coimbra: Os dilemas da participação
Casa da Escrita - Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/07/08 O mandato docente em face das reconfigurações do sistema de ensino: tensões, mal-estar e dilemas no quadro de uma instituição escolar compósita. IX Congresso Português de Sociologia
Universidade Nova do Algarve (Faro, Portugal)
2016/07/07 Entre o público e o íntimo: tensões perante as fronteiras incertas do íntimo e do público em confronto na educação sexual escolar IX Congresso Português de Sociologia - Portugal, território de territórios
Universidade Nova do Algarve (Faro, Portugal)
2016/05/06 Entre a escola e o bairro: estranheza, estranhamento e hospitalidade. 1ª Conferência Internacional Ética, Política e Cultura
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/09/10 Liens qui affectent, (des)afféctions qui négligent VII Encontros de Portalegre - Os desafios da comunicação em contextos sociais afetados pela crise
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2015/09/09 Relational challenges facing the school governance by norms: misundestandings, disagreements and criticisms VII Encontros de Portalegre - Os desafios da comunicação em contextos sociais afetados pela crise
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2015/07/11 Dilemas e controvérsias no mandato e licença profissional: o programa de justiça em questão. 1.ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação: A educação na Europa do Sul - Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/07/10 É possível usar a pedagogia na educação sexual? A qualificação política professoral das sexualidades e dos afetos em questão 1.ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação: A educação na Europa do Sul – Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos.
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/09/09 Entre le risque et le risquer: l’éducation sexuelle em tant que de la prévention et des soins ou comme surveillance des corps? VI Encontros de Portalegre - Arriscar em mundos imprevisíveis e incertos: a crise, formas de (des)legitimação e modos de representação e de mobilização
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2014/09/03 What school brings to conceptivas of fair: a pragmatic sociology on the modes of acting in the Portuguese high school ECER 2014 - European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/09/02 Accountability under the paradigm of effective school: the controversy surrounding the evaluation of teachers and the fair conception of teaching ECER 2014 - European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/06/20 Mutações no mandato e licença profissional em face da demanda de uma escola eficaz: a controvérsia em torno da avaliação de desempenho docente e performance educativa no quadro da reforma do Estatuto da Carreira Docente de 2007. IV Colóquio Luso-Brasileiro da Educação
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/04/16 O que a valorização da sexualidade e dos afetos trazem aos projetos de educar sexualmente os adolescentes e jovens na escola? Uma análise exploratória de uma temática complexa VIII Congresso Português de Sociologia - 40 anos de democracia(s) e prospetivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014/04/16 Os desafios à atividade dos professores no contexto do novo paradigma de gestão na escola pública: controvérsias em torno do mandato profissional à luz da reforma do estatuto da carreira docente de 2007 VIII Congresso Português de Sociologia - 40 anos de democracia(s) e prospetivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014/04/15 Entre o íntimo e a publicitação: a figura do justo em questionamento na escola secundária portuguesa VIII Congresso Português de Sociologia - 40 anos de democracia(s) e prospectivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2013/11/30 Under the rule of measuring school effectiveness? Challenges on the school governance and (re) construction of the teaching profession International Sociological Association Interim Conference of the Research Committee on Sociology of Professional Groups (RC52)
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/11/23 Cuidado do corpo, sociabilidade(s) juvenis e ações discriminatórias em contexto escolar Workshop Juventude, Escola e Modernidade
Observatório português da Juventude do ICS - UL (Lisboa, Portugal)
2013/11/22 Deontologia docente: Responsabilidade ou justiça? Dilemas e controvérsias da profissão docente na Escola Pública da Modernidade Congresso Internacional de Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2013/09/17 O que os silêncios trazem a uma pragmática sobre a educação sexual nas escolas V Encontros de Portalegre - A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in)suportável e do (in)tolerável das políticas e das ações públicas.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2013/09/12 Justiça, inclusão e equidade: construindo uma sociedade de aprendizagem ao longo da vida VI Seminário Luso-Brasileiro de Educação, Trabalho e Movimentos Sociais.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/06/21 A lógica distributiva na base da liderança escolar: um estudo de caso Jornadas pedagógicas: supervisão, liderança e cultura de escola
ISCE/ISCSP (Lisboa, Portugal)
2013/06 A educação sexual na escola da contemporaneidade: os dilemas e as controvérsias da pedagogização da sexualidade na voz dos actores escolares Escola Doutoral de Verão da Universidade de Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2013/05/17 A cooperação nas organizações educativas em contexto de imprevisibilidade e incerteza XV Encontro nacional da SIOT: Relações sociais em tempo de crise: Trabalho, Emprego e Justiça Social
Universidade da Beira-Interior (Covilhã, Portugal)
2013/03/25 Justificação, responsabilidade e justiça: os dilemas e as controvérsias da sustentação da crítica na deontologia docente I Colóquio Internacional da Ciências Sociais da Educação; III Encontro de Sociologia da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 Adequação da Sociologia Pragmática ao objecto educacional: argumentos e justificação Escola de Inverno do programa de doutoramento em Sociologia da Universidade de Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Membro da Comissão Organizadora do Seminário "Temático Temas & Debates – A Escola e as Metamorfoses da Justiça Educativa" (2017/04/19 - 2017/04/21) (2017/04/19 - 2017/04/21)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Membro da comissão organizadora dos Encontros de Coimbra – Os dilemas da participação (2016/09/07 - 2016/09/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2016 - 2016 Membro da comissão organizadora dos Encontros de Coimbra – Os dilemas da participação (2016/09/07 - 2016/09/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão Organizadora do Seminário Temático "Temas & Debates – Envolver, comprometer, pertencer: os interstícios de uma inclusão escolar em permanência" (2016/11/23 - 2016/11/25) (2016/11/23 - 2016/11/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2014 - 2014 Membro da comissão organizadora dos VI Encontros de Portalegre, intitulado “Arriscar em mundos imprevisíveis e incertos: a crise, formas de (des)legitimação e modos de representação e mobilização. (2014/09/08 - 2014/09/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2013 - 2013 Membro da comissão organizadora dos V Encontros de Portalegre, intitulado “A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in) suportável e do (in) tolerável das políticas e das ações públicas” (2013/09/16 - 2013/09/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2010 - 2010 23º encontro do seminário Nacional de história da Matemática
Encontro
23º encontro do seminário Nacional de história da Matemática
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2010 II Seminário Internacional «educação Inclusiva: Concepções e Práticas» no âmbito do Projecto DAFFODIL - Dynamic Assessement of Functioning and Oriented at Development and Inclusive Learning.
Seminário
II Seminário Internacional «educação Inclusiva: Concepções e Práticas» no âmbito do Projecto DAFFODIL - Dynamic Assessement of Functioning and Oriented at Development and Inclusive Learning
Direção Regional de Educação do Alentejo, Portugal
2007 - 2007 The Future of Mathematics Education in Europe, conference promoted by the Academia European in the framework of the Portuguese presidency of the European Union.
Conferência
The Future of Mathematics Education in Europe, conference promoted by the Academia European in the framework of the Portuguese presidency of the European Union
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 XIV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística. Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2006.
Congresso
XIV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística
Universidade da Beira Interior, Portugal
Distinções

Prémio

2005 Prémio da mais elevada classificação do curso de Matemáticas Aplicadas
Fundação Minerva, Portugal