???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nery Borges

Nomes de citação

  • Borges, Nery
  • De Oliveira, Nery André Borges

Identificadores de autor

Ciência ID
9A15-CBE4-1686

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2018
Concluído
Curso de Formação Avançada do Programa Doutoral em Música (Ensino básico 3º ciclo)
Especialização em Performance em Música
Universidade de Aveiro, Portugal
Aprovado com Classificação Final = 19 valores
2014
Concluído
Mestrado em Música (Apreciação e Crítica da Produção Musical Contemporânea - Performance Musical) (Mestrado)
Especialização em Música - Apreciação e Crítica da Produção Musical Contemporânea - Performance Musical (guitarra)
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil

Universidade de Aveiro, Portugal
"A MEMÓRIA COMO UM COMPONENTE NA PREPARAÇÃO DA PERFORMANCE MUSICAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FUGA BWV 997 DE J. S. BACH." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com classificação final = 18 valores
2012
Concluído
Curso de curta duração em Masterclass de Violão Clássico/Flavio Aprofundadas. (10 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Universidade Federal de Goiás, Brasil
2012
Concluído
Curso de curta duração em VI Simpósio de Violão da EMBAP. (40 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil
2012
Concluído
Curso de curta duração em The Critical Editing of Music. (8 horas) (Outros)
Especialização em Musica
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil
2012
Concluído
Curso de curta duração em Introdução a Retórica Musical. (6 horas) (Outros)
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil
2010 - 2010
Concluído
Curso de curta duração em Música do Mundo. (8 horas) (Outros)
Especialização em Música
Arena - Porto Alegre, Brasil
2010
Concluído
Curso de curta duração em As Paixões de Bach. (15 horas). (Outros)
Especialização em Performance Musical
Arena - Porto Alegre, Brasil
2010
Concluído
Curso de curta duração em Análise Musical Histórica e Estética. (48 horas) (Outros)
Especialização em Música
Arena - Porto Alegre, Brasil
2009
Concluído
Licenciatura em Música (Licenciatura)
Especialização em Música - Curso Superior de Instrumento (guitarra)
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil

Universidade de Aveiro, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Classificação Final = 18 valores
2008
Concluído
Curso de curta duração em Master Class Álvaro Pierri. (8 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Instituto Cervantes de Curitiba, Brasil
2008
Concluído
Curso de curta duração em XXVI Oficina de Música de Curitiba. (32 horas). (Outros)
Especialização em Perfomance Musical
Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Brasil
2007
Concluído
Curso de curta duração em I Simpósio de Violão da Embap. (24 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil
2006
Concluído
Curso de curta duração em Oficina de Violão ministrada por Turibio Santos. (Carga horária: 3h). (Outros)
Especialização em Performance Musical
SESC Paraná, Brasil
2005
Concluído
Curso de curta duração em XXIII Oficina de Música de Curitiba. (18 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Brasil
2005
Concluído
Curso de curta duração em Master Class. (23 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
II Festival Internacional de Música,, Brasil
2005
Concluído
Curso de curta duração em Master Class de Violão Prof. Dr. Krzystof Pelech. (5 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil
2004 - 2004
Concluído
Curso de curta duração em Masterclass. (24 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
I Festival Nacional de Violão Votorantim,, Brasil
2004
Concluído
Curso de curta duração em Violão Popular. (16 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Conservatório de MPB de Curitiba, Brasil
2004
Concluído
Curso de curta duração em Harmonia Popular. (32 horas) (Outros)
Especialização em Música
Conservatório de MPB de Curitiba, Brasil
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Bolseiro de Doutoramento SFRH/BD/144323/2019 Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal
2018/10/01 - Atual Bolseiro de Investigação (licenciado) do projeto de pesquisa “Euterpe revelada: Mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI”, PTDC/CPC-MMU/3559/2014, financiado pel Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal
Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal
2014/06/02 - 2016/05/29 Professor Substituto de Violão e Teoria Musical, Carga horária: 40 horas semanais, Regime: Integral Atuou como professor nos cursos de Licenciatura e Bacharelados das cadeiras de Violão, Arranjo Instr Universidade Federal de Pelotas, Brasil
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2010/01/15 - 2011/12/15 Professor Colaborador , Enquadramento funcional: Colaborador , Carga horária: 20, Regime: Parcial Curso de aperfeiçoamento em Violão Popular e Erudito. Colégio Sinodal Tiradentes, Brasil
Colégio Sinodal Tiradentes, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - Atual O CONTROLE DA ANSIEDADE COMO POTENCIALIZADOR DA EXPERIÊNCIA DE FLUXO NA PERFORMANCE MUSICAL
9A15-CBE4-1686
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2019/05/31 “Euterpe revelada: Mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI.
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Borges, Nery; Batista, Junior; PronK, Erik. "Sombugueiro: reflexos de uma residência artística na aldeia de Sabugueiro". Trabalho apresentado em Post-ip’19, Aveiro, 2019.
  2. Borges, Nery; Espírito Santo, Maria. "O Fado de Ada de Castro, Elvira de Freitas e Fernanda de Castro: reflexões sobre memórias e arquivos do LP Alguém Mandou-me Violetas". Trabalho apresentado em Post-ip´19, Aveiro, 2019.
  3. Borges, Nery; Pereira, André V.; Benetti, Alfonso. "From archives to performance: work for voice and piano/guitar by Elvira de Freitas". Trabalho apresentado em Hidden archives, hidden practices, Aveiro, 2019.
    Aceite para publicação
  4. Borges, Nery. "O treinamento em feedback para o controle da ansiedade na performance musical: um estudo autoetnográfico.". Trabalho apresentado em VI Simpósio sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento Musical no Séc XXI, Évora, 2019.
    Publicado
  5. Borges, Nery; Mendonça, Maurício; Aguiar, Werner. "Tipos de representações mentais utilizadas por violonistas no processo de fixação e entendimento de uma nova obra.". Trabalho apresentado em XIII Senpem – Seminário Nacional de Pesquisa em Músicada UFG., Goiânia, 2013.
    Publicado
  6. Borges, Nery. "Mapeamento de pontos de referência na Fuga BWV 997 de J. S. Bach, como parte da construção da performance bem sucedida". Trabalho apresentado em XXIII Congresso da Anppom – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013.
    Publicado
  7. Borges, Nery; Aguiar, Werner. "Relação entre pontos de referência e tipos de memórias no processo de memorização do Estudo nº 7 para violão de Heitor Villa-Lobos". Trabalho apresentado em Borges, Nery, Belém, 2013.
    Publicado
  8. Borges, Nery. "Música Sertaneja: a relação entre a urbanização e a diversidade musical, temática e rítmica". Trabalho apresentado em II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, Curitiba, 2008.
Artigo em revista
  1. Barros, Samuel; Marinho, Helena; Borges, Nery; Pereira, Anabela. "Characteristics of music performance anxiety among undergraduate music students: A systematic review". Psychology of Music (2022): 030573562110669. http://dx.doi.org/10.1177/03057356211066967.
    10.1177/03057356211066967
Capítulo de livro
  1. Borges, Nery. "O impacto da pandemia COVID-19 na vida de um performer e pesquisador em pleno doutorado: Dificuldades e adaptações". In Performance musical na pandemia [livro eletrônico] : relatos de experiência, editado por Sonia Ray, 33-43. Goiânia, Brasil: LPCM-UFG, 2021.
    Publicado
  2. Benetti, Alfonso; Borges, Nery; Pereira, André Vaz. "Performing archives: Works for voice and piano/guitar by Elvira de Freitas". editado por Helena Marinho; Maria do Rosário Pestana; Maria José Artiaga; Rui Penha, 244-253. Aveiro, Portugal: UA, 2020.
    Publicado
  3. Barros, Samuel; Borges, Nery; Pereira, Anabela; Souto, Isabel. "Music performance anxiety in chamber music: The effect of biofeedback as an intervention and risk prevention measure". In Health and Social Care Systems of the Future: Demographic Changes, Digital Age and Human Factors, editado por Springer. Lisboa, Portugal: Springer, 2019.
    Aceite para publicação
Edição de livro
  1. Borges, Nery; Costa, Patrícia; Marinho, Helena. Três Peças para Voz e Guitarra de Elvira de Freitas. Lisboa, Portugal: AvA Musical Editions. 2019.
    Publicado
Livro
  1. Pereira, André V.; Borges, Nery; Marinho, Helena. Catálogo das Obras Musicais de Elvira de Freitas na Biblioteca da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Borges, Nery; Raimundo, Isaac; Santos, Isabel; Marinho, Helena; Araújo, Marcos; Pereira, Anabela; Souto, Isabel. "The stimuli generated by binaural and nonbinaural recording methods in the perception of music performance". Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science (ISPS), Montreal, 2021.
    Publicado
  2. Barros, Samuel; Marinho, Helena; Borges, Nery. "Undergraduate music students' characteristics of music performance anxiety: a systematic review". Trabalho apresentado em International Conference on Music Perception and Cognition (ICMPC), Sheffield, 2021.
    Aceite para publicação
  3. Borges, Nery; Souto, Isabel. "A Indução de Emoções como Componente na Criação de um Ambiente de Realidade Aumentada para o Tratamento da Ansiedade na Performance Musical". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro, Aveiro, 2020.
    Publicado
  4. Borges, Nery; Vairinhos, Mário. "Development of augmented reality environments for addressing musical performance anxiety". Trabalho apresentado em Autumn 2020 SEMPRE Conference - The role of music psychology research in a complex world: Implications, applications and debates, Leeds, 2020.
    Publicado
  5. Borges, Nery; Vairinhos, M. "Realidade Aumentada como Ferramenta de Intervenção no Controle da Ansiedade na Performance Musical: criação de ambiente e potenciais contributos para a área". Trabalho apresentado em ENIM 2019 - IX ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA, Lisboa, 2019.
    Aceite para publicação

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. MARINHO, Helena; PEREIRA, André Vaz. 2019. "Acervos em Diálogo: Frederico e Elvira de Freitas com António Quadros, Fernanda de Castro e António Ferro".
  2. 2019. "Espólio de Elvira de Freitas na UA: vida e obra". In Espólio de Elvira de Freitas na UA: vida e obra.
Interpretação artística
  1. Borges, Nery. 2013. Prelúdio, Fuga e Allegro - BACH, Johann Sebastian. XIII SEMPEM Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG.
  2. Borges, Nery; Carraro, Gadiego. 2012. Apresentação de Trabalho Artístico realizada pelo Duo Sem Fronteiras no Auditório da Escola de Música e Artes Cênicas. Teatro da EMAC - XII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG.
Interpretação musical
  1. Concerto de Gala de São Gonçalinho - Teatro Aveirense. 2021.
    Instrumentista
  2. Concerto Choro de Aveiro e Ivan Vilela no Avenida Café-Concerto. 2021.
    Instrumentista
  3. Concerto Choro de Aveiro - TEDx Aveiro. 2021.
    Instrumentista
  4. Concerto Grupo Choro de Aveiro - Avenida Café-Concerto. 2021.
    Instrumentista
  5. Encontro violonístico 2020 - UFBA: Nery Borges - Recital. 2020.
  6. Borges, Nery; Aragão, Pedro; Cotta, André Guerra. Fontes musicais manuscritas para violão nos acervos luso-brasileiros. 2019.
    Instrumentista
  7. Borges, Nery; Duarte, Alex; PronK, Erik; Barros, Samuel; Mendes, Helvio;. Velho Mundo Novos Amigos. 2018.
    Instrumentista
  8. Borges, Nery; Duarte, Alex; BITTENCOURT, Luiz; Guerrero, Belquior; Batista, Junior. Oper score for spatialized chamber ensemble.. 2018.
  9. Recital de Violão - Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Música da UFPel.. 2016.
    Instrumentista
  10. Borges, Nery. Solista do concerto em Ré M de Antônio Vivaldi. In: Série – Concerto de Natal do Conservatório de Música da UFPel. 2014.
    Instrumentista
  11. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Série – Recital de Comemoração aos 96 anos do Conservatório de Música – ASSACOM. 2014.
    Instrumentista
  12. Rodrigues, Washington; Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo e Piano.. 2014.
    Instrumentista
  13. Borges, Nery; Rodrigues, Washington. Recita de Guitarra Clássica e Piano - Organizado pelo Instituto Municipal de Belas Artes Professora Rita Jobim Vasconcellos.. 2014.
    Instrumentista
  14. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo - Defesa de Mestrado. 2014.
    Instrumentista
  15. Borges, Nery; Fadel, Endro. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: 1º Ciclo Violonístico de Belém do Pará da Escola de Música da UFPA.. 2013.
  16. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo – 1º recital de Mestrado. In: VIII Semana do violão da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. 2013.
  17. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: XIII Senpem – Seminário Nacional de Pesquisa em Músicada UFG.. 2013.
    Instrumentista
  18. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto Música e Cena UFG. 2012.
    Instrumentista
  19. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica e Contrabaixo. In: Projeto Música e Cena UFG.. 2012.
  20. Borges, Nery. Recital de Guitarra Solo. 2012.
    Instrumentista
  21. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: VI Simpósio Acadêmico de Violões da EMBAP. 2012.
    Instrumentista
  22. Borges, Nery. Concerto do Duo Sem Fronteiras. In: XII Senpem – Seminário Nacional de Pesquisa em Músicada UFG. Goiânia/GO – Brasil.. 2012.
    Instrumentista
  23. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Série - Concerto do Meio Dia ULBRA.. 2011.
  24. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: III Simpósio Acadêmico de Violões da EMBAP.. 2009.
    Instrumentista
  25. Silva, Mario da; Infante, Rosil; Borges, Nery. Espetáculo Abraço de Câmara.. 2008.
    Instrumentista
  26. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto Convite à Música, Secretaria de Cultura de Maringá.. 2008.
    Instrumentista
  27. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto Prática Artística.. 2008.
    Instrumentista
  28. Silva, Mario da; INFANTE, Rosil; Borges, Nery. Espetáculo Abraço de Câmara. In: Série: Música na Capela Santa Maria, Fundação Cultural de Curitiba. 2008.
    Instrumentista
  29. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: I Simpósio Acadêmico de Violões da EMBAP.. 2007.
    Instrumentista
  30. Borges, Nery. Solista de Concerto com a Orquestra de Violões da EMBAP. In: I Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP. 2007.
    Instrumentista
  31. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto Convite à Música, Secretaria de Cultura de Maringá.. 2007.
    Instrumentista
  32. Borges, Nery; Malasky, Pricila; Luckman, Paulo. Grupo Libertango. 2007.
    Instrumentista
  33. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto Música Para o Meio Dia.. 2007.
    Instrumentista
  34. Borges, Nery; Fraga, Orlando. Concerto da Orquestra de Violões da EMBAP. 2007.
    Instrumentista
  35. Borges, Nery; Fraga, Orlando. Concerto da Orquestra de Violões da EMBAP.. 2007.
    Instrumentista
  36. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto Prática Artística.. 2007.
    Instrumentista
  37. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Série de Recitais Especiais.. 2007.
    Instrumentista
  38. Borges, Nery; Aguera, Fernando; Froes, Roberto; Vidal, Josemar. Concerto de Quarteto de Violões. In: 1ª Mostra de Música Nova Para Violão.. 2007.
    Instrumentista
  39. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo - Escola de Música e Belas Artes do Paraná.. 2006.
    Instrumentista
  40. Borges, Nery; Vidal, Josemar. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto Música para o Meio Dia.. 2006.
    Instrumentista
  41. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto Música para Ouvir e Entender. 2006.
    Instrumentista
  42. Pupia, Adailton; Borges, Nery. Concerto da Orquestra de Violões da EMBAP.. 2006.
    Instrumentista
  43. Borges, Nery; Fraga, Orlando. Concerto da Orquestra de Violões da EMBAP.. 2006.
    Instrumentista
  44. Borges, Nery; Pupia, Adailton. Concerto da Orquestra de Violões da EMBAP.. 2006.
    Instrumentista
  45. Borges, Nery; Alípio, Alisson. Concerto - Duo de violões. In: Projeto Prática Artística. 2006.
    Instrumentista
  46. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto Prática Artística. 2006.
    Instrumentista
  47. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto – Audição Didática de Violão.. 2006.
    Instrumentista
  48. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Audição do Curso de Violão da EMBAP. 2005.
    Instrumentista
  49. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Série – Homenagem ao Compositor Brasileiro.. 2005.
    Instrumentista
  50. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto – Música para o Meio Dia.. 2005.
    Instrumentista
  51. Borges, Nery; Pupia, Adailton; Fraga, Orlando. Concerto da Orquestra de Violões da EMBAP. In: Projeto – Imagine.. 2005.
    Instrumentista
  52. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: Projeto – Prática Artística.. 2005.
    Instrumentista
  53. Borges, Nery. Duo de Violão e Flauta. In: Projeto – Prática Artística.. 2005.
    Instrumentista
  54. Borges, Nery; Mello, Luiz. Concerto - Duo de Violões.. 2005.
    Instrumentista
  55. Borges, Nery. Recital de Guitarra Clássica Solo. In: 1º Ciclo de Violões de Curitiba.. 2004.
    Instrumentista

Outros

Outra produção
  1. Ada de Castro (Entrevista). Entrevista sobre o LP Alguém Mandou-me Violetas. 2020. Borges, Nery. http://euterpe.web.ua.pt/?page_id=50.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/28 O Controle da ansiedade como potencializador da experiência de fluxo na performance musical Encontro violonístico 2020 - UFPB
Departamento de Música UFPB (João Pessoa, Brasil)
2020/09/24 A Indução de Emoções como Componente na Criação de um Ambiente de Realidade Aumentada para o Tratamento da Ansiedade na Performance Musical. Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2020/09/10 Development of augmented reality environments for addressing musical performance anxiety Autumn 2020 SEMPRE Conference - The role of music psychology research in a complex world: Implications, applications and debates
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)
2019/11/22 O fado de Ada de Castro, Elvira de Freitas e Fernanda de Castro: reflexões sobre memórias e arquivos do LP "Alguém Mandou-me Violetas" Conferência Internacional Post-ip'19
Instituto de Etnomusicologia - música e dança (Inet-md), Departamento de Comunicação e Artes (DeCA), Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/11/14 Realidade aumentada como ferramenta de Intervenção no controle da ansiedade na performance musical: criação de ambiente e potenciais contributos para a área ENIM 2019 - 9º ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música em parceria com o Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/09/22 Painel - Sombugueiro: reflexões de uma residência artística na aldeia de Sabugueiro Post-ip’19
Instituto de Etnomusicologia - musica e dança (Inet-md) (Aveiro, Portugal)
2019/03/20 Contribuição da Neurociência da aprendizagem e prevenção de abandono escolar Projeto Erasmus “NEurosPassE”
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/10/28 Elvira de Freitas: catalogação do espólio musical, edições críticas musicográficas e publicação das memórias da compositora Colóquio "Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso
Projeto Euterpe (Aveiro, Portugal)
2018 O controle da ansiedade na performance musical como potencializador da experiência de fluxo na performance musical. Conferência - Performance Musical: aprimoramento e carreira
Prof. Dr. Marcos Araújo (Porto Alegre, Brasil)
2014/11/18 Palestra - Estratégias de estudo de instrumento e memorização. Porto das Artes: artes e educação inclusiva
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
2014 Estratégias de estudo de instrumento e memorização Porto das Artes: artes e educação inclusiva - UFPel
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
2014 Master class de violão no Instituto Municipal de Belas Artes Professora Rita Jobim Vasconcellos Master class de violão no Instituto Municipal de Belas Artes Professora Rita Jobim Vasconcellos
Instituto Municipal de Belas Artes Professora Rita Jobim Vasconcellos (Bagé, Brasil)
2013 Tipos de representações mentais utilizadas por violonistas no processo de fixação e entendimento de uma nova obra. XIII Senpem – Seminário Nacional de Pesquisa em Músicada UFG. Goiânia/GO – Brasil.
Universidade Federal de Goiás (Goiás, Brasil)
2013 Relação entre pontos de referência e tipos de memórias no processo de memorização do Estudo nº 7 para violão de Heitor Villa-Lobos Simcam 9 – Simpósio de Cognição e Artes Musicais.
Universidade Federal do Pará (Belém, Brasil)
2013 Mapeamento de pontos de referência na Fuga BWV 997 de J. S. Bach, como parte da construção da performance bem sucedida. XXIII Congresso da Anppom – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música
UFRN (Natal, Brasil)
2012 Fuga BWV 997 de J. S. Bach: Estratégias de Memorização ao Violão. XIII Sempem – Seminário Nacional de Pesquisa em Músicada UFG.
Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
2008 Música Sertaneja: a relação entre a urbanização e a diversidade musical, temática e rítmica. II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.
Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) (Curitiba, Brasil)
2005 Evolução da Música Brasileira. Palestra no curso de Licenciatura em Turísmo
Departamento de Comunicação do Centro Universitário Internacional (Curitiba, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/11/21 - 2019/11/23 Conferência Internacional Post-ip'19 (2019/11/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal
2019/06/28 - 2019/06/30 Hidden Archives, Hidden Practices: Debates About Music-Making (2019/06/28 - 2019/06/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal
2018/11/21 - 2018/11/21 I Encontro de Loopists é promovido pelo LoopLab – Laboratório de Live Looping (2018/11/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal
2015/11/18 - 2015/11/21 I Seminário de Violões da UFPel (2015/11/18 - 2015/11/21)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2012 - 2012 XII Seminário Nacional de Pesquisa em Música de UFG (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil
2008/10/07 - 2008/10/10 II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (Acessor Geral) (2008/10/07 - 2008/10/10)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil
2007/10/01 - 2007/10/06 I Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (2007/10/01 - 2007/10/06)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/01/28 - Atual Revisor da Psychology of Music

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014/06/01 - 2016/05/30 Lecionou a disciplina de Violão no curso de Musica - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, atendendo alunos do I ao VIII semestre. Música - Licenciatura (Ensino básico 1º ciclo) Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2014/06/01 - 2016/05/30 Lecionou a disciplina de Arranjo instrumental e Vocal no curso de Musica - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Música - Licenciatura (Ensino básico 1º ciclo) Universidade Federal de Pelotas, Brasil
Distinções

Outra distinção

2015 2º lugar - Professor Efetivo de Violão e Teoria Musical
2014 1º lugar - Professor de Violão
2005 2º Lugar - Interpretação Instrumental
2005 1º Lugar - Interpretação Musical ao Violão (sem limite de idade)
2004 4º Lugar - Interpretação Musical ao Violão (sem limite de idade)