Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Dídia Alexandra Lourenço
- Data de nascimento
- 1977/07/07
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Lourenço, Dídia Alexandra Carregosa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 961E-0D39-A224
Endereços de correio eletrónico
- didia.lourenco@ipiaget.pt (Profissional)
- didiaalourenco@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- (351) 965022483 (Pessoal)
Moradas
- Associação Bengala Mágica: Estrada de Benfica n.º 417 , 2835-011, São Domingos de Benfica, Lisboa, Portugal (Profissional)
- Instituto Piaget de Almada: Avenida Jorge Peixinho, n.º30, Quinta da Arreinela, 2805-059 , Almada, Almada, Portugal (Profissional)
- Rua Amélia Rey Colaço nº 6 3º esquerdo, 2955-003, Pinhal Novo, Palmela, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/07/02
Concluído
|
Doutoramento em Educação- Formação de professores - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Doutoramento)
Especialização em Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"Necessidades de Formação dos professores face à inclusão de alunos com Perturbações do Espetro Autista" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção |
2006 - 2008
Concluído
|
Ciências da Educação- área de especialização em Formação de Professores (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"A Avaliação do Desempenho Docente: Necessidades de Formação percebidas pelos professores avaliadores- um contributo para
a definição de um plano de formação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2005 - 2006
Concluído
|
Formação Especializada em Educação Especial (Pós-Graduação)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
|
16 |
1997 - 2001
Concluído
|
Ensino Básico- 1º ciclo (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/10/07 - Atual | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget de Almada, Portugal |
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10/01 - Atual | Presidente | Associação Bengala Mágica, Portugal |
Associação Bengala Mágica, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/01 - Atual | Docente do Quadro - Educação Especial | Ministério da Educação, Portugal |
2000/10/10 - 2009/08/31 | Docente do 1º ciclo do Ensino Básico | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09/18 - Atual | Projeto - Filarmónica Enarmonia
Nº.227050
Membro Equipa Social
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/27 | Derrubando o preconceito- A inclusão de crianças e jovens com Deficiência Visual a partir das famílias |
Vindas Educação Internacional- CEIED (Centro de Estudos Internacionais em Educação e Desenvolvimento) (Lisboa, Portugal)
|
2023/09/28 | Preconceito em ambiente social | Desafiar a Inclusão- Os desafios da Autonomia
Câmara Municipal (CM) de Coimbra- Gabinete para a Igualdade e Inclusão (Coimbra, Portugal)
|
2023/06/24 | A voz das famílias: da Expetativa à realidade | Inclusão a Torto e a Direito: Os Atuais desafios da Escola Para Todos
APPACDM/ CFOS (Setúbal, Portugal)
|
2023/03/03 | Trilhando Caminhos para a Inclusão a partir de processos colaborativos: Lado a Lado | Apoio Social e Participação: Cenários Educativos para a Inclusão
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2022/07/14 | Práticas de inclusão de alunos com Perturbações do Espetro Autista- Desafios para a Formação de professores. | Congresso COLUMBRA 2022
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/03/26 | A formação de professores e a Inclusão de Alunos com PEA: novos, já velhos, desafios que se colocam a uma educação de futuro fundada em saberes do presente |
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
|
2018/10/03 | Apresentação da Comunicação "Perspetiva dos pais na Inclusão de alunos cegos e com baixa visão", no Seminário "Reflexões e perspetivas das políticas de inclusão na educação para alunos com deficiência visual" que decorreu no dia 3 de outubro de 2018, das 10horas às 18horas na Universidade Lusófona de Lisboa. |
ANICDV- Associação Nacional para a Inclusão do Cidadão com Deficiência Visual (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Organização de Ações de sensibilização e formação na área da Deficiência Visual- Cegueira e Baixa Visão, Orientação e Mobilidade, Produtos de apoio, Braille, Tecnologias da informação e comunicação, Produção e adaptação de materiais acessíveis a crianças e jovens com DV. (2021/09/01) | ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal |
2021/09/01 - Atual | Organização de atividades de lazer/cultura/desporto acessíveis a crianças e jovens com cegueira e baixa visão. (2021/09/01)
Outro (Coorganizador)
|
ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal |
2023/10/20 - 2023/10/20 | Acesso e Sucesso de estudantes com cegueira e baixa visão no Ensino Superior
Seminário destinado a professores do ensino básico, secundário e superior e a estudantes do ensino superior com o objetivo
de partilhar e discutir experiências de inclusão de estudantes com NE no Ensino Superior. (2023/10/20 - 2023/10/20)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022/10/21 - 2022/10/22 | Seminário: Crescer e Ser com cegueira e baixa visão- Pontos de partida!
(2022/10/21 - 2022/10/22)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/27 - 2023/11/27 | Comunicação em Seminário Políticas e Práticas de educação Inclusiva: Brasil e Portugal em Diálogo”
Palestra: Tudo começa na Família.
Seminário
|
Vindas Educação Internacional, Portugal
|
2015/01/29 - 2015/01/31 | Apresentou a Comunicação " Os desafios da Formação de professores face à inclusão de alunos com PEA em Escolas regulares"
no Colóquio da AFIRSE Portugal- Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação- Contributos da Investigação
, que decorreu nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2015 no Instituto de Educação de Lisboa.
Outro
|
XXII Colóquio- Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação- Contributos da Investigação
Associação de Estudos e Investigação em Educação , Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/18 | Interdisciplinaridade: uma prática promotora da aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Beatriz Lopes Martinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2023/07/17 | A importância dos recursos pedagógicos na comunicação de conteúdos museológicos a crianças com deficiência visual
Arguente
|
Ana Margarida Ribeiro Bichinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
2023/06/29 | A Aplicabilidade do DL 54/2018 em Duas Escolas de Referência no Domínio da Visão
Arguente principal
|
Andreia das Neves Fernandes (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
2023/02/15 | A aquisição da escrita: uma visão do trabalho desenvolvido em Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Raquel Patrícia da Silva Peixoto (Mestrado)
Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2023/02/15 | A aquisição da escrita: uma visão do trabalho desenvolvido em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Raquel Patrícia da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Apoio na área da consultadoria a empresas, autarquias, escolas, equipamentos culturais e desportivos ao nível da acessibilidade a pessoas com cegueira e baixa visão. | ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/10/14 - 2024/05/30 | Heurísticas da Intervenção- Curso de Formação Especializada em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor | Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2023/11/13 - 2024/03/01 | Heurísticas da Intervenção | Pós- Graduação/especialização em Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor (Especialização pós-bacharelato) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2023/11/23 - 2023/11/23 | Particularidades da Baixa Visão: Um meio caminho entre dois mundos | Particularidades da Baixa Visão: Um meio caminho entre dois mundos (Outros) | Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal |
2023/10/10 - 2023/11/07 | Práticas Inclusivas em contextos de Educação Pré-Escolar | Práticas Inclusivas na Educação Pré-Escolar (Outros) | Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal |
2023/09/12 - 2023/10/02 | Curso - Práticas Inclusivas em Contextos de Educação Pré-Escolar | Práticas Inclusivas em Contextos de Educação Pré-Escolar (Outros) | Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal |
2023/09/08 - 2023/09/08 | Particularidades da Baixa Visão - Um meio caminho entre dois mundos | Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal |
|
2022/10/01 - 2023/03/30 | Heurísticas da Intervenção | Pós- Graduação Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2021/10/01 - 2023/03/13 | Prática do Ensino Supervisionado | Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2021/10/01 - 2022/06/30 | Pedagogia e Didática do Estudo do Meio | Pré- Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2021/10/01 - 2022/02/01 | Estudo do Meio | Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2019/05/16 - 2019/08/30 | Diversidade e Educação Inclusiva | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07/13 - 2022/07/15 | Integrou a Comissão Científica do Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva, CONLUBRA 2022.
O Congresso realizou-se nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2022, na Universidade do Minho, em Braga, e resultou de uma parceria
entre a Universidade do Minho, a Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e a Universidade Federal
de Pelotas, Brasil.
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015/07/26 - 2015/07/29 | Integrou a Comissão Científica do Congresso Internacional ISEC 2015 “ Equity and Inclusion”- National Association for Special
Educational Needs/UK & Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de educação Especial, que decorreu nos dias 26,27,28
e 29 de Julho em Lisboa.
http://isec2015lisbon.weebly.com/scientific-and-organising-committee.html
Membro
|
National Association for Special Educational Needs/UK , Portugal |
2013/11/01 - 2013/11/02 | Membro da Comissão Organizadora do III Congresso Internacional "Educação Inclusiva e Equidade" promovido pela Associação
Nacional de Docentes de Educação Especial, que se realizou no Instituto Piaget de Almada- Portugal, nos dias 1 e 2 de novembro
de 2013. Participação na planificação, organização e realização do congresso.
Membro
|
Pró Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal |