???global.info.a_carregar???
Dídia Alexandra Carregosa Lourenço, é Docente integrada nos Quadros do Ministério da Educação pertencente ao Grupo de Recrutamento 910- Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor. Pertence ao Quadro do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos (Pinhal Novo) desde setembro de 2015, encontrando-se em Mobilidade Estatutária na Direção de uma Organização não Governamental de Apoio a Pessoas com Deficiência, desde 1 de Setembro de 2021. Desde 2020 colabora em regime de acumulação com a Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada. É formadora certificada pelo CCPFC na área da Educação Especial integrando a Comissão Pedagógica do Centro de Formação da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial onde colabora também como formadora. Integra o Conselho redatorial da Revista Educação Inclusiva. Concluiu em 2020 o Doutoramento em Educação na área de especialização de Formação de Professores, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Concluiu em 2009, o Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Formação de Professores, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Concluiu em 2006 o Curso de especialização em Educação Especial, na Escola Superior de Educação João de Deus. Concluiu em 2001 a Licenciatura em Ensino Básico- 1º ciclo, na Escola Superior de Educação de Setúbal. Atua nas áreas de Formação de Professores e Educação Especial.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Dídia Alexandra Lourenço
Data de nascimento
1977/07/07
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Lourenço, Dídia Alexandra Carregosa

Identificadores de autor

Ciência ID
961E-0D39-A224

Endereços de correio eletrónico

  • didia.lourenco@ipiaget.pt (Profissional)
  • didiaalourenco@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • (351) 965022483 (Pessoal)

Moradas

  • Associação Bengala Mágica: Estrada de Benfica n.º 417 , 2835-011, São Domingos de Benfica, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • Instituto Piaget de Almada: Avenida Jorge Peixinho, n.º30, Quinta da Arreinela, 2805-059 , Almada, Almada, Portugal (Profissional)
  • Rua Amélia Rey Colaço nº 6 3º esquerdo, 2955-003, Pinhal Novo, Palmela, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/07/02
Concluído
Doutoramento em Educação- Formação de professores - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Doutoramento)
Especialização em Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"Necessidades de Formação dos professores face à inclusão de alunos com Perturbações do Espetro Autista" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2006 - 2008
Concluído
Ciências da Educação- área de especialização em Formação de Professores (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"A Avaliação do Desempenho Docente: Necessidades de Formação percebidas pelos professores avaliadores- um contributo para a definição de um plano de formação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2005 - 2006
Concluído
Formação Especializada em Educação Especial (Pós-Graduação)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
16
1997 - 2001
Concluído
Ensino Básico- 1º ciclo (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/07 - Atual Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget de Almada, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/01 - Atual Presidente Associação Bengala Mágica, Portugal
Associação Bengala Mágica, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - Atual Docente do Quadro - Educação Especial Ministério da Educação, Portugal
2000/10/10 - 2009/08/31 Docente do 1º ciclo do Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/09/18 - Atual Projeto - Filarmónica Enarmonia
Nº.227050
Membro Equipa Social
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Reigado, João Pedro; Lourenço, Dídia Alexandra Carregosa. "A (in)diferença na inclusão", Observador, 2023, Educação
Artigo em revista
  1. Lourenço, Dídia Alexandra Carregosa. "Formação de Professores e Inclusão de alunos com PEA". Educação Inclusiva 12 1 (2021): 10-15.
    Publicado
  2. Lourenço, Dídia Alexandra Carregosa; Leite, Teresa. "Práticas de Inclusão de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, Da Investigação". Da Investigação às práticas 5 2 (2015): 63-86. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/81.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Lourenço, Dídia Alexandra Carregosa. "Naturalmente, cego!", Plural & Singular, 2019, https://issuu.com/pluralesingular/docs/plural_singular_22.
Capítulo de livro
  1. Lourenço, Dídia Alexandra Carregosa. Autor correspondente: Lourenço, Dídia Alexandra Carregosa. "Braille: Vários PONTOS de partida, um só ponto de chegada!". In Braille Porquê?, 17-20. Portugal: Edições Pró-Inclusão, 2022.
    Publicado
  2. Lourenço, Dídia Alexandra Carregosa; Teresa Leite. Autor correspondente: Lourenço, Dídia Alexandra Carregosa. "A Formação de Professores para a Inclusão de Alunos com Perturbações do Espectro Autista nas Escolas do Ensino Regular". In Rodrigues e Jesus (Org.). Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Inclusão – Perspetivas luso-brasileiras, 149-171. Vitória, Brasil: EDUFES, 2017.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/27 Derrubando o preconceito- A inclusão de crianças e jovens com Deficiência Visual a partir das famílias
Vindas Educação Internacional- CEIED (Centro de Estudos Internacionais em Educação e Desenvolvimento) (Lisboa, Portugal)
2023/09/28 Preconceito em ambiente social Desafiar a Inclusão- Os desafios da Autonomia
Câmara Municipal (CM) de Coimbra- Gabinete para a Igualdade e Inclusão (Coimbra, Portugal)
2023/06/24 A voz das famílias: da Expetativa à realidade Inclusão a Torto e a Direito: Os Atuais desafios da Escola Para Todos
APPACDM/ CFOS (Setúbal, Portugal)
2023/03/03 Trilhando Caminhos para a Inclusão a partir de processos colaborativos: Lado a Lado Apoio Social e Participação: Cenários Educativos para a Inclusão
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2022/07/14 Práticas de inclusão de alunos com Perturbações do Espetro Autista- Desafios para a Formação de professores. Congresso COLUMBRA 2022
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/03/26 A formação de professores e a Inclusão de Alunos com PEA: novos, já velhos, desafios que se colocam a uma educação de futuro fundada em saberes do presente
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
2018/10/03 Apresentação da Comunicação "Perspetiva dos pais na Inclusão de alunos cegos e com baixa visão", no Seminário "Reflexões e perspetivas das políticas de inclusão na educação para alunos com deficiência visual" que decorreu no dia 3 de outubro de 2018, das 10horas às 18horas na Universidade Lusófona de Lisboa.
ANICDV- Associação Nacional para a Inclusão do Cidadão com Deficiência Visual (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09/01 - Atual Organização de Ações de sensibilização e formação na área da Deficiência Visual- Cegueira e Baixa Visão, Orientação e Mobilidade, Produtos de apoio, Braille, Tecnologias da informação e comunicação, Produção e adaptação de materiais acessíveis a crianças e jovens com DV. (2021/09/01) ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal
2021/09/01 - Atual Organização de atividades de lazer/cultura/desporto acessíveis a crianças e jovens com cegueira e baixa visão. (2021/09/01)
Outro (Coorganizador)
ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal
2023/10/20 - 2023/10/20 Acesso e Sucesso de estudantes com cegueira e baixa visão no Ensino Superior Seminário destinado a professores do ensino básico, secundário e superior e a estudantes do ensino superior com o objetivo de partilhar e discutir experiências de inclusão de estudantes com NE no Ensino Superior. (2023/10/20 - 2023/10/20)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/10/21 - 2022/10/22 Seminário: Crescer e Ser com cegueira e baixa visão- Pontos de partida! (2022/10/21 - 2022/10/22)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/27 - 2023/11/27 Comunicação em Seminário Políticas e Práticas de educação Inclusiva: Brasil e Portugal em Diálogo” Palestra: Tudo começa na Família.
Seminário
Vindas Educação Internacional, Portugal
2015/01/29 - 2015/01/31 Apresentou a Comunicação " Os desafios da Formação de professores face à inclusão de alunos com PEA em Escolas regulares" no Colóquio da AFIRSE Portugal- Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação- Contributos da Investigação , que decorreu nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2015 no Instituto de Educação de Lisboa.
Outro
XXII Colóquio- Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação- Contributos da Investigação
Associação de Estudos e Investigação em Educação , Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/18 Interdisciplinaridade: uma prática promotora da aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Beatriz Lopes Martinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2023/07/17 A importância dos recursos pedagógicos na comunicação de conteúdos museológicos a crianças com deficiência visual
Arguente
Ana Margarida Ribeiro Bichinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2023/06/29 A Aplicabilidade do DL 54/2018 em Duas Escolas de Referência no Domínio da Visão
Arguente principal
Andreia das Neves Fernandes (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2023/02/15 A aquisição da escrita: uma visão do trabalho desenvolvido em Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Raquel Patrícia da Silva Peixoto (Mestrado)
Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2023/02/15 A aquisição da escrita: uma visão do trabalho desenvolvido em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Raquel Patrícia da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/09/01 - Atual Apoio na área da consultadoria a empresas, autarquias, escolas, equipamentos culturais e desportivos ao nível da acessibilidade a pessoas com cegueira e baixa visão. ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10/14 - 2024/05/30 Heurísticas da Intervenção- Curso de Formação Especializada em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2023/11/13 - 2024/03/01 Heurísticas da Intervenção Pós- Graduação/especialização em Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor (Especialização pós-bacharelato) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2023/11/23 - 2023/11/23 Particularidades da Baixa Visão: Um meio caminho entre dois mundos Particularidades da Baixa Visão: Um meio caminho entre dois mundos (Outros) Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal

ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal
2023/10/10 - 2023/11/07 Práticas Inclusivas em contextos de Educação Pré-Escolar Práticas Inclusivas na Educação Pré-Escolar (Outros) Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal
2023/09/12 - 2023/10/02 Curso - Práticas Inclusivas em Contextos de Educação Pré-Escolar Práticas Inclusivas em Contextos de Educação Pré-Escolar (Outros) Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal
2023/09/08 - 2023/09/08 Particularidades da Baixa Visão - Um meio caminho entre dois mundos Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal

ONGPD- Associação Bengala Mágica, Portugal
2022/10/01 - 2023/03/30 Heurísticas da Intervenção Pós- Graduação Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2021/10/01 - 2023/03/13 Prática do Ensino Supervisionado Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2021/10/01 - 2022/06/30 Pedagogia e Didática do Estudo do Meio Pré- Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2021/10/01 - 2022/02/01 Estudo do Meio Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2019/05/16 - 2019/08/30 Diversidade e Educação Inclusiva Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/07/13 - 2022/07/15 Integrou a Comissão Científica do Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva, CONLUBRA 2022. O Congresso realizou-se nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2022, na Universidade do Minho, em Braga, e resultou de uma parceria entre a Universidade do Minho, a Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e a Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2015/07/26 - 2015/07/29 Integrou a Comissão Científica do Congresso Internacional ISEC 2015 “ Equity and Inclusion”- National Association for Special Educational Needs/UK & Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de educação Especial, que decorreu nos dias 26,27,28 e 29 de Julho em Lisboa. http://isec2015lisbon.weebly.com/scientific-and-organising-committee.html
Membro
National Association for Special Educational Needs/UK , Portugal
2013/11/01 - 2013/11/02 Membro da Comissão Organizadora do III Congresso Internacional "Educação Inclusiva e Equidade" promovido pela Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, que se realizou no Instituto Piaget de Almada- Portugal, nos dias 1 e 2 de novembro de 2013. Participação na planificação, organização e realização do congresso.
Membro
Pró Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal