???global.info.a_carregar???
Ana Margarida Barreto é Professora Auxiliar decarreira do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociaise Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutora em Ciências da Comunicação, variante Comunicação estratégica, realizou estudos pós-doutorais na Universidadede Tel Aviv.   Foi por duas vezes premiada como Outstanding Reviewer at the Emerald Literati Network Awards for Excellence, nos anos 2015 e 2017, e foi visiting scholar nas seguintes universidades: Kings College of London, Columbia University, University of Texas at Austin e Westminster University. É também fundadora e coordenadora do grupo de investigação em Comunicação Estratégica e Processos de Tomada de Decisão do ICNOVA. Este grupo visa estudar o uso da comunicação planeada, controlada, e persuasiva, tendo em vista a concretização dos objetivos organizacionais (comerciais, sociais ou políticos), a partir de uma visão holística da comunicação. É docente de unidades curriculares e seminários de licenciatura, mestrado e doutoramento. Publicou 12 artigos em revistas especializadas e possui 1 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Margarida Barreto

Nomes de citação

  • Barreto, Ana Margarida

Identificadores de autor

Ciência ID
951D-F2D7-89B3
ORCID iD
0000-0002-7465-327X

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014
Em curso
Expressão Facial da Emoção (Pós-Graduação)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
(por concluir)
2014
Concluído
Neuromarketing (Pós-doutoramento)
Tel Aviv University, Israel
"Attention, Perception and Memory" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
2013
Concluído
Comunicação Estratégica (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Does Brand's Participation on Facebook affect Positively its Brand Equity?¿" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2007
Concluído
Master en Dirección en Comunicación Empresarial e Institucional (Mestrado)
Universidad de Sevilla, Espanha
"Plan de Comunicación dirigido a la Fundación para la Investigación y Difusión de la Arquitectura, Sevilla (FIDAS)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2005
Concluído
Comunicação Organizacional (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
"(licenciatura)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

2009/10 - 2013/09 Investigador (Investigação)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012/09 - 2013/06 Investigador visitante (Investigação)
Columbia University - Business School, Estados Unidos
2012/01 - 2012/07 Investigador visitante (Investigação)
King’s College of London, Reino Unido
2011/09 - 2011/12 Investigador visitante (Investigação)
University of Westminster, Reino Unido
2010/09 - 2010/12 Investigador visitante (Investigação)
University of Texas at Austin, Estados Unidos

Docência no Ensino Superior

2015/01/03 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/02 - 2014/12 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/02 - 2014/06 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2014/02 - 2014/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Outros

2009/06 - 2009/10 Account Manager
Grupo Havas Media (One to One), Portugal
2007/09 - 2008/11 Brand Manager
Cortijo y Asociados, Espanha
2007/03 - 2007/09 Account Manager
Ruiz Nicoli, Espanha
2006/11 - 2007/02 Comunicação
Agência de Comunicação Ibersponsor, Espanha
2006/03 - 2006/10 Communication manager
Central de Cervejas e Bebidas, Portugal
2005/04 - 2005/07 Estágio
TAP Air Portugal, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - Atual Estrategias de Comunicación para Reducir el Consumo Energético
s/codigo
Investigador responsável
Fundación Carolina e ENDESA, Espanha
Endesa SA
2016 - Atual “Social Networks and Travel Behaviour”
COST TU1305
Investigador

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual Redes de Participação Política no Facebook em Portugal.
PTDC/COM-CSS/28269/2017
Investigador
2019 - Atual European network for Argumentation and Public Policy analysis (APPLY)
COST Action CA 17132
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gomes, Sara Daniela; Oliveira, Claudia Suellen; Azevedo-Silva, João; Casanova, Marta Alexandra Rodrigues; Barreto, Judite; Pereira, Helena; Chaves, Susana; et al. "The role of diet related short-chain fatty acids in colorectal cancer metabolism and survival: prevention and therapeutic implications". (2020): http://hdl.handle.net/1822/58525.
    10.2174/0929867325666180530102050
  2. Barreto, Ana Margarida. "Medición del Brand Equity con Social Media". (2020): http://hdl.handle.net/10362/100549.
  3. Tavares*, Albino Fernando Quaresma; Barreto**, Ana Margarida. "O impacto da Comunicação Externa da GNR na perceção de Liberdade e de Segurança". (2020): http://journals.openedition.org/cp/7293.
  4. Barreto, Ana. "The impact of involvement on engagement with brand posts". Journal of Research in Interactive Marketing (2019): http://dx.doi.org/10.1108/jrim-01-2018-0013.
    10.1108/jrim-01-2018-0013
  5. Barreto, A.M.; Ramalho, D.. "The impact of involvement on engagement with brand posts". Journal of Research in Interactive Marketing (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85071586711&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JRIM-01-2018-0013
  6. Barreto, A.M.. "Personal traits behind the intention to Donate Blood". Media and Jornalismo 19 34 (2019): 193-206. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069441334&partnerID=MN8TOARS.
    10.14195/2183-5462_34_14
  7. Henriques, I.; Barreto, A.M.. "The Impact of the purchase channel on unplanned purchases". Media and Jornalismo 19 34 (2019): 249-268. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069502572&partnerID=MN8TOARS.
    10.14195/2183-5462_34_18
  8. Barreto, Ana Margarida; Departamento de Ciências da Comunicação (DCC); Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA). "Personal traits behind the intention to Donate Blood". (2019): http://hdl.handle.net/10362/95135.
    https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_14
  9. Barreto,Ana Margarida. "Personal traits behind the intention to Donate Blood". (2019): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622019000100014.
  10. Henriques, Inês; Barreto, Ana Margarida; Departamento de Ciências da Comunicação (DCC); Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA). "O Impacto do canal de compra nas compras não planeadas". (2019): http://hdl.handle.net/10362/95578.
    https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_18
  11. Henriques,Inês; Barreto,Ana Margarida. "The Impact of the purchase channel on unplanned purchases". (2019): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622019000100018.
  12. Meirinhos, R.; Barreto, A.M.. "The contribution of strategic communication towards retaining human resources,A comunicacao estrategica como fator de retencao de recursos humanos". Media and Jornalismo 18 33 (2018): 75-90. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85063621227&partnerID=MN8TOARS.
    10.14195/2183-5462_33_5
  13. Boechat, A.C.; Barreto, A.M.. "A conceptual reflection about Corporate Social Responsibility and its relation with Strategic Communication,Uma reflexao conceptual sobre a Responsabilidade Social Corporativa e a sua relacao com a Comunicacao Estrategica". Media and Jornalismo 18 33 (2018): 25-41. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85063634645&partnerID=MN8TOARS.
    10.14195/2183-5462_33_2
  14. Boechat, Anna Caroliona; Barreto, Ana Margarida. "Uma reflexão conceptual sobre a Responsabilidade Social Corporativa e a sua relação com a Comunicação Estratégica". (2018): http://hdl.handle.net/10362/59122.
    https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_2
  15. Boechat,Anna Carolina; Barreto,Ana Margarida. "Uma reflexão conceptual sobre a Responsabilidade Social Corporativa e a sua relação com a Comunicação Estratégica". (2018): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200003.
  16. Meirinhos,Rosa; Barreto,Ana Margarida. "A Comunicação Estratégica como Fator de Retenção de Recursos Humanos". (2018): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200006.
  17. Meirinhos, Rosa; Barreto, Ana Margarida. "A Comunicação Estratégica como Fator de Retenção de Recursos Humanos". (2018): http://hdl.handle.net/10362/59123.
    https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_5
  18. Barreto, A.M.. "The word-of-mouth phenomenon in the social media era". International Journal of Market Research 56 5 (2014): 631-654. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84907287951&partnerID=MN8TOARS.
    10.2501/IJMR-2014-043
  19. Barreto, A.M.. "Do users look at banner ads on Facebook?". Journal of Research in Interactive Marketing 7 2 (2013): 119-139. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878883145&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JRIM-Mar-2012-0013
  20. Barreto, Ana Margarida. "Uma visão sobre a evolução da relação entre marcas e consumidores após a emergência da Web 2.0". (2011): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1979.
Livro
  1. Barreto, A.M.. The rise of relationship marketing with social media. 2015.
    10.4018/978-1-4666-8459-1.ch010
Tese / Dissertação
  1. Tavares, Albino Fernando Quaresma. "O impacto da comunicação externa da GNR na perceção de liberdades e segurança da população portuguesa". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10362/111725.
  2. Fernandes, Anna Carolina Boechat Chaves. "Responsabilidade Social Corporativa e Brand Equity". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10362/107817.
  3. Barros, Inês Rodrigues de. "As reações dos seguidores da CRC em relação aos diferentes tipos de conteúdos online". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10362/106596.
  4. Leite, Inês da Silva. "COMPARAÇÃO DO IMPACTO DO ENDORSEMENT NO ENGAGEMENT CRIADO POR MICRO INFLUENCERS DIGITAIS OU POR UMA CELEBRIDADE – ESTUDO DE CASO DE UMA MARCA DE APOSTAS ONLINE". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/86624.
  5. Bassi, Fernanda Corrêa. "As ONG´s e o marketing social: uma abordagem tribal sobre o consumo fashion sustentável". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/85862.
  6. Feidão, Maria da Conceição Cabanga Massunga. "O press release na relação entre assessores e jornalistas: o caso do Ministério da Comunicação Social de Angola". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/89179.
  7. Neves, Luísa Bronzo Vieira. "Marcas de moda e influenciadores de redes socais: fórmula de sucesso?". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/85766.
  8. Machado, Lígia Maria Monteiro. "A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/79472.
  9. Saramago, Nádia Cristina Tainhas. "O impacto das conversas soltas "Santander Advance Empresas" na imagem da marca Santander". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/79470.
  10. Feidão, Maria da Conceição Cabanga Massunga. "O press release na relação entre assessores e jornalistas: o caso do Ministério da Comunicação Social de Angola". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/89179.
  11. Graça, Raquel Maria Mendes Pinheiro da. "Role-playing as a communication strategy for social change". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10362/51576.
  12. Serôdio, Ivo Manuel Pais. "Identidade da marca: análise da marca Autoridade Marítima Nacional". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10362/51484.
  13. Meirinhos, Rosa Cristina dos Santos. "O Contributo das Chefias Intermédias para a Motivação e Satisfação dos Colaboradores". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10362/47276.
  14. Pucci, Thais Carvalho. "Avaliação de alternativas: Percepções sobre o produto em ambiente comercial online vs offline". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/25306.
  15. Antunes, Filipa Alexandra Pinto Moreno. "Work environment: a study on satisfaction". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/25006.
  16. Henriques, Inês de Pinho e Freitas Comédias. "O impacto do canal de compra no processo da compra não planeada". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/24350.
  17. Marques, Cláudia Montenegro Moreira. "Marketing aplicado às Universidades na captação de estudantes estrangeiros". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19060.
  18. Pereira, Sofia Sousa. "Planificação estratégica de Marketing no Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo da Reitoria da NOVA - Starters Academy". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19949.
  19. Mendes, Rita Lourenço. "Planificação estratégica de marketing no Museu Nacional de História Natural e da Ciência". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19864.
  20. Duarte, Fabiana Micaela da Silva. "O comportamento pró-social do dador de alimentos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19818.
  21. Ramalho, Diogo André Felix. "Marketing de conteúdo: análise das páginas Sagres e Superbock no Facebook". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/20393.
  22. Pimenta, Vera Mónica da Silva. "A importância do planeamento estratégico numa unidade de investigação do ensino superior: o caso do Pólo CIC.Digital da FCSH". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/18683.
  23. Cardoso, Ana Rita da Silva. "Os efeitos da aplicação do marketing relacional no brand equity na indústria de serviços : o caso ZONAVERDE". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19617.
  24. Mesquita, Ana Filipa Mingatos. "O impacto do marketing digital no crescimento das PME´S : a eficácia das atividades de social media desenvolvidas pelas PME´S nas reviews e recomendações dos influenciadores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19601.
  25. Barreto, Ana Margarida da Silva Bebiano. "Does brand's participation on Facebook affect its brand equity?". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10791.
Atividades

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2019/09/16 Entrevista ao jornal electrónico Observador Observador
2019/08/14 Entrevista Jornal ECO - Economia Online Jornal ECO - Economia Online
2018/05/26 Entrevista ao jornal Público
2018/05/04 Entrevista ao Jornal Dinheiro Vivo Dinheiro Vivo
2015/10/03 Entrevista ao jornal electrónico Observador
2012/08/21 Entrevista ao jornal Diário das Beiras
2011/11/16 Entrevista ao Diário das Beiras
2011/03 Entrevista para a newsletter da parceria UTAustin/Portugal ColabSquare UTAUSTIN/PORTUGAL
Distinções

Prémio

2017 Outstanding Reviewer at the Emerald Literati Network 2017 Awards for Excellence
Emerald Group Publishing Pty Ltd, Reino Unido
2015 Outstanding Reviewer at the Emerald Literati Network 2015 Awards for Excellence
Emerald Group Publishing Pty Ltd, Reino Unido

Outra distinção

2016 Erasmus+ Staff Mobility Grant for Teaching Programme
2006 Leonardo da Vinci scholarship
European Commission's Lifelong Learning Programme, Bélgica