???global.info.a_carregar???
Luciano Moreira was born in Porto in 1982. He received his PhD in Digital Media from the University of Porto in 2021. He studied at the University of Coimbra, where he got his degree in Psychology in 2005, and at the University of Porto, where he got his MSc in Psychology, in 2012. Currently, he is a research fellow in the FCT funded project GoSTEM. He is an integrated researcher at CIQUP (RG5 - Education, Science Communication and Society). He teaches at the Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. His areas of interest include representations and practices on digital media and science, technological and digital ecologies and scientific research methods.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luciano Moreira

Nomes de citação

  • Moreira, Luciano

Identificadores de autor

Ciência ID
9413-8D11-2D04
ORCID iD
0000-0003-3162-1021
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=m5MyjnYAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
L-8540-2014
Scopus Author Id
55967711300

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2021/07/23
Concluído
Media Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"The Digital Media in Portuguese Education: Representations and Practices" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018 - 2019
Concluído
Iniciação ao R: gestão, visualização e análise univariada e bivariada de dados (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
19
2014
Concluído
Research Methods (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
Aprovado
2014
Concluído
Teaching and Learning with the Internet (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Aprovado
2011 - 2012
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"As representações sociais do vocacional: esquisso topológico das tensões no ensino profissional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2011 - 2012
Concluído
A prática da consultoria vocacional a pais e professores: capacitação... (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
17
2012
Concluído
Novas possibilidades de pesquisa qualitativa: o uso do NVivo na análise ... (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
17
2012
Concluído
Psicologia [Psychology] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"As representações sociais do Vocacional: esquisso topológico das tensões no ensino profissional [The social representations of the vocational]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 (Dissertação de Mestrado com tutoria)
2010 - 2011
Concluído
A prática da consulta psicológica de orientação vocacional: capacitação... (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
17
2000 - 2005
Concluído
Psicologia [Psychology] (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Identidade social e raciocínio dedutivo: estudos com a tarefa de selecção de Wason [Social identity: studies with Wason's selection task]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2015/09/01 - 2021/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/04 - 2013/01 Técnico Superior (Técnico Superior) JP Inspiring Knowledge, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/04/01 - 2012/10/31 Psicólogo no Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional ao Longo da Vida (SCPOV.LV) [Psychologist] Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020 - Atual GoSTEM
PTDC/CED-EDG/31480/2017
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2018 - Atual Imersive virtual reality environments to evaluate audience attitudes about science communication projects
UTAP-EXPL / CD / 0106/2017
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2015 - 2019 The Internet in the Portuguese Education: Representations and practices
PD/BD/114152/2015
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2015/05 Multimédia no ensino das Ciências em Portugal
S/R
Investigador
Sociedade Portuguesa de Química, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, T; Morais, C; Moreira, L. "SECOND LANGUAGE ACQUISITION EDUCATORS’ PERCEPTIONS OF MOBILE DEVICES AND PROFESSIONAL IDENTITY". 2020.
    10.21125/inted.2020.0759
  2. Morais, C.; Moreira, Luciano; A61D-36C8-8BF1; 5318-E797-8528. "Digital tools in STEM Activities for Physics Teaching: A reflection on technology’s role as means or end". Trabalho apresentado em TECH-EDU 2020, 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, 2020.
  3. Simões, R; Morais, C; Moreira, L. "MULTIMEDIA AND VIRTUAL REALITY INTO COMMUNICATION PRACTICES OF SCIENCE CENTERS: A SOCIAL REPRESENTATIONS PERSPECTIVE". 2019.
    10.21125/iceri.2019.1165
  4. Morais, C; Paiva, JC; Moreira, L; Aguiar, T; Teixeira, A. "I SEA PROJECT: CHALLENGES FROM SCIENCE COMMUNICATION AND EVALUATION METHODS USING VIRTUAL REALITY IN NON-FORMAL CONTEXTS". 2019.
    10.21125/iceri.2019.1155
  5. Morais, C; Paiva, JC; Moreira, L. "Learning effects of different digital-based approaches in chemistry: A quasi-experimental assessment". 2019.
    10.1007/978-3-030-20954-4_20
  6. Martins, C; Morais, C; Moreira, L. "IMAGES OF THE MOODLE: SOCIAL REPRESENTATIONS OF HIGHER EDUCATION TEACHERS AND STUDENTS". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.0756
  7. Portela, M; Assis, T; Moreira, L. "BLURRED BOUNDARIES BETWEEN IDENTITY AND AVATAR: SOCIAL REPRESENTATIONS OF ICT IN THE COMMUNITY OF CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.1873
  8. Teixeira, A; Morais, C; Moreira, L. "DIGITAL INFOGRAPHICS ON MARINE LITTER: SOCIAL REPRESENTATIONS AND SCIENCE COMMUNICATION". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.1607
  9. Mota, J; Morais, C; Moreira, L. "MULTIMEDIA IN SCIENCE TEACHING: BRIDGING SCHOLARS AND SCIENCE EDUCATORS". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.1330
  10. Moreira, Luciano. "Activities with parents on the computer: Science teachers' views". Trabalho apresentado em ESERA 2017, Dublin, 2017.
    Publicado
  11. Faculdade de Engenharia; Faculdade de Ciências. "Chemistry 2.0: building and disseminating chemistry through students-generated web 2.0 content.". 2017.
  12. Paiva, João Carlos; Morais, Carla; Moreira, Luciano José Santos Reis. "MULTIMEDIA IN SCIENCE TEACHING: PEDAGOGY DESIGNS AND RESEARCH OPTIONS IN THE PORTUGUESE EDUCATION BETWEEN 2010-2014". Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, Spain, 2016.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2016.0693
  13. Moreira, L; Vieira, H; Morais, C; Sousa, A; Costa, H; Paiva, JC. "THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF (GREEN) CHEMISTRY AND ROBOTICS AMONG TEENAGERS: AN EXPLORATORY STUDY". 2016.
    10.21125/edulearn.2016.2226
  14. Moreira, Luciano. "Online forums in Higher Education: empowering female participation.". Trabalho apresentado em 10th Doctoral Symposium in Informatics Engineering, Porto, 2015.
    Publicado
  15. Morais, Carla; Moreira, Luciano; Paiva, João Carlos. "Methodological approaches used to investigate “online learning” A systematic review of the Portuguese scientific production in SCOPUS and Web of Science". Trabalho apresentado em TICEDUCA 2014, Lisboa, 2014.
    Publicado
  16. Morais, Carla; Moreira, Luciano; Paiva, João Carlos. "Methodological approaches used to study Information and Communication Tecchnologies in Education: a systematic review of the Portuguese scïentific production in SCOPUS and Web of Science". Trabalho apresentado em 7th International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilla, 2014.
    Publicado
  17. Morais, Carla; Paiva, João Carlos; Barros, José; Francisco, Nuno; Moreira, Luciano. "Technological Support for Inquiry-based Learning: Development of Digital Resources in Science Education Using Web 2.0 Tools". Trabalho apresentado em 2nd International PROFILES Conference, Berlin, 2014.
    Publicado
  18. Morais, C; Moreira, L; Paiva, JC. "METHODOLOGICAL APPROACHES USED TO STUDY INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE PORTUGUESE SCIENTIFIC PRODUCTION IN SCOPUS AND WEB OF SCIENCE". 2014.
  19. Moreira, Luciano José Santos Reis. "Generative digital literacy enhancement in social-economical disadvantaged Primary School communities". Trabalho apresentado em AERA Annual Meeting, San Francisco, 2013.
    Publicado
  20. Moreira, Luciano. "The Information and Communication Technologies integration in First Cycle Schools (Primary) in Portugal: From technological to educational empowerment – a comprehensive overview of the 4 year Magalhães project". Trabalho apresentado em International Conference of the Australian Association for Research in Education and the Asia Pacific Educational Research Association, Sydney, 2012.
    Publicado
  21. Paulino, Ana; Ana Mouta; Moreira, Luciano; Nascimento, Inês. "Declaração de Bolonha e Ensino Superior: implicações no processo de “orientar-se” dos jovens universitários e na atuação dos/as psicólogos/as no contexto da intervenção psicológica vocacional". Trabalho apresentado em II Congresso Nacional da RESAPES-AP, Porto, 2012.
    Publicado
  22. Moreira, Luciano. "Quando o visitante não vem só... Os desafios colocados aos projetos de apoio à escolha vocacional no SCPOV.LV no contexto de feiras e mostras de oferta formativa/profissional". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Formação para o Trabalho de Portugal/Galiza, Porto, 2012.
    Publicado
  23. Moreira, Luciano; Ana Mouta; Paulino, Ana; Nascimento, Inês. "Percursos sem sentido, percursos sentidos. Reflexões acerca da experiência de intervenção com adultos em processo de (re)orientação vocacional no SCPOV.LV.". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia,, Évora, 2011.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Morais, C.; Moreira, Luciano. "Um horizonte coletivo para os mares profundos.", Observador, 2021, https://observador.pt/opiniao/um-horizonte-coletivo-para-os-mares-profundos/.
  2. Morais, C.; Moreira, Luciano. "Um horizonte coletivo para os mares profundos", Público, 2021, https://www.publico.pt/2021/02/02/ciencia/noticia/horizonte-coletivo-mares-profundos-1948770.
  3. Teixeira, A.; Morais, C.; Moreira, Luciano. "Lixo marinho: as visões de jovens universitários e as armadilhas da agenda ecológica", Público, 2020, https://www.publico.pt/2020/08/04/ciencia/opiniao/lixo-marinho-visoes-jovens-universitarios-armadilhas-agenda-ecologica-1926884.
  4. 561D-3571-7F69; Morais, C.; Moreira, Luciano. "“Não precisamos de formar mais professores”: uma falácia na opinião pública que compromete a visão para o futuro", Público, 2018, https://www.publico.pt/2018/06/26/sociedade/opiniao/nao-precisamos-de-formar-mais-professores-uma-falacia-na-opiniao-publica-que-compromete-a-visao-para-o-futuro-1833279.
Artigo em revista
  1. Carla Morais; Luciano Moreira; Ana Sofia Teixeira; Teresa Aguiar. "No waves from surface knowledge: diving into the social representations of the deep sea". International Journal of Science Education, Part B (2021): https://doi.org/10.1080/21548455.2021.2017507.
    10.1080/21548455.2021.2017507
  2. Alexandre Clément; Luciano Moreira; Miriam Rosa; Gilberto Bernardes. "Musical Control Gestures in Mobile Handheld Devices: Design Guidelines Informed by Daily User Experience". Multimodal Technologies and Interaction (2021): https://doi.org/10.3390/mti5070032.
    10.3390/mti5070032
  3. Moreira, L; Paiva, JC; Morais, C. "The Social Representations of the Internet: A Systematic Review of Literature Towards a Groundbreaking Research Agenda". Papers on Social Representations (2021):
  4. João Carlos Paiva; Miriam Rosa; João Ricardo Moreira; Carla Morais; Luciano Moreira. "Science-Religion Dialogue in Education: Religion Teachers’ Perceptions in a Roman-Catholic Context". Research in Science Education (2020): https://doi.org/10.1007/s11165-020-09941-x.
    10.1007/s11165-020-09941-x
  5. Restivo, M. M.; Moreira, Luciano. "Máscaras, memória e mudança no Portugal contemporâneo". PROA- Revista de Antropologia e Arte 1 9 (2019): 151-156. https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/3103/2763.
    Acesso aberto
  6. Torres, M.; Ferreira, S.; Sousa, A.; Moreira, L.; Torres, R.. "Welcome to engineering: Gender equality in learning and integration among first year students". International Journal of Engineering Education 34 1 (2018): 45-55. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85042552473&partnerID=MN8TOARS.
  7. Paiva, JC; Morais, C; Rosa, MPA; Moreira, L; Eichler, ML. "PROFESSIONAL DEVELOPMENT AND INTERNATIONAL COOPERATION FOR CHEMISTRY TEACHER: ASSESSMENT ABOUT THE INTENT TO EDUCATIONAL CHANGE AFTER A CONTINUING EDUCATION PROGRAM IN PORTO, PORTUGAL". QUIMICA NOVA (2017): https://www.authenticus.pt/P-00M-3Y1.
    10.21577/0100-4042.20160179
  8. Paiva, JC; Morais, C; Moreira, L. "Activities with Parents on the Computer: An Ecological Framework". EDUCATIONAL TECHNOLOGY & SOCIETY (2017): https://www.authenticus.pt/P-00M-RYR.
  9. Mota, J; Morais, C; Moreira, L; Paiva, JC. "mSciences: an Affinity Space for Science Teachers". EUROPEAN JOURNAL OF CONTEMPORARY EDUCATION (2017): https://www.authenticus.pt/P-00N-13F.
    10.13187/ejced.2017.3.401
  10. Sepúlveda, H.; Moreira, L.; Morais, C.; Paiva, J.C.. "Videotaped experiment in chemistry: Should i play it before or after sending students to the lab? | Experimento de química grabado en vídeo: ¿Debería mostrarse antes o después de enviar a los estudiantes al laboratorio?". Journal of Science Education 16 2 (2015): 63-65. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84939787251&partnerID=MN8TOARS.
  11. Paiva, J.C.; Morais, C.; Moreira, L.. "Specialization, chemistry, and poetry: Challenging chemistry boundaries". Journal of Chemical Education 90 12 (2013): 1577-15. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84890546047&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1021/ed4003089
Artigo em revista (magazine)
  1. Paiva, João Carlos; Paulino, Ana; Moreira, Luciano. "Ensaio de Boas Práticas", Informação do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, 2012
Capítulo de livro
  1. Carla Morais; Luciano Moreira; Mónica Baptista; Iva Martins. "Digital Tools Entering the Scene in STEM Activities for Physics Teaching". 124-137. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73988-1_9
  2. Moreira, Luciano. "Handcrafted and Software-Assisted Procedures for Discursive Textual Analysis: Analytical Convergences or Divergences?". 2020.
    10.1007/978-3-030-31787-4_16
  3. Moreira, Luciano; Restivo, Maria Manuela; Moreira, Luciano; Marques, Nuno. "Recuperation and vice versa in Portuguese folk art.". In Politics of Recuperation, 171-180. Routledge, 2020.
    10.4324/9781003086383
  4. Paiva, JC; Morais, C; Moreira, L. "If Neither from Evolution nor from the Bible, Where Does Tension Between Science and Religion Come from? Insights from a Survey with High School Students in a Roman Catholic Society". 2019.
    10.1007/978-3-030-17234-3_21
  5. Armando Jorge Miranda de Sousa; Manuel Firmino Torres; Cristina Sousa Lopes; Teresa Oliveira Ramos; Moreira, Luciano. "Lessons from a b-learning course in information literacy for engineering freshmen". In The e-learning excellence award 2015: An anthology of case histories, 96-113. Academic Publishing International, 2015.
Livro
  1. Paiva, João; Morais, Carla; Soares, Martinho Tomé Martins ; Araújo, José Luís; Vieira, Hugo; Moreira, Luciano. Química ao pé da letra. Porto, Portugal: U.Porto Press. 2021.
    Publicado
  2. Moreira, Luciano. Multimédia no ensino das ciências: cinco anos de investigação e ensino em Portugal. Portugal. 2015.
Poster em conferência
  1. Moreira, Luciano. "Immersive virtual reality environments to evaluate audience attitudes about science communication projects: a pilot study of deep-sea ecosystems". Trabalho apresentado em UT Austin Portugal Program Annual Conference 2020, 2020.
  2. Moreira, Luciano. "I SEA - Immersive virtual reality environments to evaluate audience attitudes about science communication projects: A pilot study of deep-sea ecosystems". Trabalho apresentado em UT Austin Portugal Program Annual Conference 2019, 2019.
  3. Moreira, Luciano José Santos Reis. "Músico-Química: divulgação da Química e introdução à prática científica com alunos pré-universitários.". 2016.
  4. Moreira, Luciano. "The digital media in the Portuguese education: representations and practices". Trabalho apresentado em UT Austin|Portugal Annual Conference 2016, 2016.
  5. Moreira, Luciano José Santos Reis. "“Porque pirilampiscam os pirilampos?¿? – Oportunidades manifestas e latentes para a divulgação da Química". 2015.
Relatório
  1. Moreira, Luciano. 2018. Caracterização das práticas de divulgação do Planetário do Porto.
  2. Moreira, Luciano. 2014. The "Computer for every child" program: a perspective..
  3. Paiva, João Carlos; Moreira, Luciano; Ana Mouta; Paulino, Ana; Gonzaga, Priscila; Teixeira, Alda; Ascenção, Mariana. 2013. A integração educativa das Tecnologias Digitais: Um Ensaio de Boas Práticas em seis escolas portuguesas do 1.º Ciclo.
  4. Paiva, João Carlos; Moreira, Luciano; Ana Mouta; Paulino, Ana; Ascenção, Mariana; Gonzaga, Priscila; Teixeira, Alda. 2012. Information and Communication Technologies in Portuguese Primary Schools: A Study of the Educational, Social and Economic Impact.
Resumo em conferência
  1. 561D-3571-7F69; Morais, C.; Moreira, Luciano; Teresa Aguiar; Teixeira, A.. "Comunicação de ciência e mar profundo: Perceções, conhecimentos e atitudes do público português". Trabalho apresentado em SCICOM PT 2020, 2021.
    No prelo
  2. Moreira, Luciano. "Science communication and evaluation through immersive virtual reality: Contributions from I SEA project". Trabalho apresentado em Book of abstracts of the II CIQUP Workshop Meeting, 2020.
  3. Natália Silva; 561D-3571-7F69; Moreira, Luciano. "Atividades com Pais no Computador: Nano é pequeno e diferente – implicações na sociedade". Trabalho apresentado em VIII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Ciência, 2019.
  4. Morais, C.; 561D-3571-7F69; Moreira, Luciano; Teresa Aguiar; Teixeira, A.. "Non-invasive and replicable method for evaluating science communication activities: Contributions from I SEA project". Trabalho apresentado em VII Congreso de Comunicación Social de la Ciencia, 2019.
  5. Morais, C.; 561D-3571-7F69; Moreira, Luciano; Teixeira, A.; Teresa Aguiar. "Discovering social representations of deep sea, virtual reality and science communication: Contributions from the project I SEA". Trabalho apresentado em International Congress on Technology, Science and Society, 2019.
  6. Luiza Pereira; Morais, C.; Moreira, Luciano. "Reshuffling virtual reality and science communication: Synergies based on the transformational play". Trabalho apresentado em International Congress on Technology, Science and Society, 2019.
  7. Morais, C.; 561D-3571-7F69; Moreira, Luciano; Teixeira, A.; Teresa Aguiar. "O módulo I SEA: Ao encontro dos centros de Ciência Viva". Trabalho apresentado em XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2019.
  8. Moreira, Luciano; 561D-3571-7F69; Morais, C.; Soares, M.; Araújo, J. L.; Vieira, H.. "Chemistry by the letter: Etymology as root and route for science communication". Trabalho apresentado em Abstract Book of IUPAC - 47th World Chemistry Congress (Theme: Chemistry and Society; Symposium: 4.2 - Scientific outreach vs Teaching, Perception and Communication in chemistry), 2019.
  9. Morais, C.; 561D-3571-7F69; Moreira, Luciano; Teresa Aguiar; Teixeira, A.. "Communicating cutting-edge marine science through immersive virtual reality: contributions from I SEA project". Trabalho apresentado em 7th annual conference of EMSEA, 2019.
  10. Morais, C.; Moreira, Luciano; 561D-3571-7F69; Soares, M.; Araujo, J. L.; Vieira, H.. ""Química ao pé da letra": das raízes etimológicas às oportunidades de multidisciplinaridade e divulgação científica". Trabalho apresentado em XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, 2019.
  11. Restivo, M. M; Moreira, Luciano. "Arte Popular de Ana a Zé: vicissitudes de um projeto de recolha de arte popular portuguesa". Trabalho apresentado em Lista final de comunicações aprovadas, VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, 2019.
  12. Silva, Natália; 561D-3571-7F69; Morais, C.; Moreira, Luciano. "Atividades com pais no computador: O caso da nanociência no dia a dia". Trabalho apresentado em Resumos digitais do VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química - VII EDEDQ, 2018.
  13. Morais, C.; 561D-3571-7F69; Moreira, Luciano. "Bridging scholars and practitioners: Towards a network based on chemistry’ teachers’ needs". Trabalho apresentado em Book of Abstracts of the ECRICE 2018 – 14th European Conference on Research in Chemistry Education, EuCheMS European Chemical Sciences, 2018.
  14. Morais, C.; Araujo, J. L.; Oliveira, S..; Moreira, Luciano. "Chemistry in a primary school: Storytelling and hands-on activities about water.". Trabalho apresentado em Book of Abstracts of the ECRICE 2018 – 14th European Conference on Research in Chemistry Education, EuCheMS European Chemical Sciences, 2018.
  15. 561D-3571-7F69; Morais, C.; Moreira, Luciano. "Chemistry by (the etymology of the) words: Strategies to teach chemistry and challenge the borders of specialization". Trabalho apresentado em Book of Abstracts of the 7th Eurovariety ­ European Variety in University Chemistry Education ­ University Chemistry Education for the Challenges of Contemporary Society, 2017.
  16. Moreira, Luciano. "Músico-Química: atitudes de alunos de Música face às Ciências Físico-Químicas.". 2016.
  17. 561D-3571-7F69; Morais, C.; Moreira, Luciano. "If not from evolution neither from the Bible, where does tension come from? Insights from a survey with high education students in a Catholic society". Trabalho apresentado em Science and Religion in Education Conference, 2016.
  18. 561D-3571-7F69; Morais, C.; Moreira, Luciano. "Multimedia in Chemistry teaching in Portugal: A review of recent research". Trabalho apresentado em Book of Abstracts of the ECRICE 2016 – European Conference on Research in Chemistry Education – EuCheMS- European Chemical Sciences, 2016.
  19. Morais, Carla; Barros, José; Moreira, Luciano; Francisco, Nuno; Paiva, João Carlos. "Getting students nearer to electrochemistry within inquiry and technology based activities: a case-study from Portugal". Trabalho apresentado em II. IOSTE Eurasia Regional Symposium & Brokerage Event Horizon 2020 - Science with and for society, Istambul, 2015.
    Publicado
  20. Moreira, Luciano. "Dialética Química e Música na potenciação do ensino da Química". 2015.
  21. Paulino, Ana; Ana Mouta; Moreira, Luciano; Nascimento, Inês. "Pais certos? Certos pais… O desafio à consultoria-formação de psicólogos para a consultoria psicológica vocacional a pais no domínio do desenvolvimento vocacional integrado.". Trabalho apresentado em do 1.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses: Afirmar os Psicólogos, Lisboa, 2012.
    Publicado
  22. Nascimento, Inês; Ana Mouta; Paulino, Ana; Moreira, Luciano. "O Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional ao Longo da Vida: a procura da inovação e excelência nas práticas de intervenção.". Trabalho apresentado em do 1.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses: Afirmar os Psicólogos, Lisboa, 2012.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Moreira, Luciano. 2012. As representações sociais do vocacional: Esquisso topológico das tensões no ensino profissional.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11/28 Entrevistas em profundidade; Construção de escalas de atitudes; and Representações sociais da ciência e tecnologia: teoria e método
Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (Porto Alegre)
2019/11/12 The Internet in the Portuguese Education: A social representations perspective
Sapienza Università di Roma, Dipartimento CoRiS (Roma, Itália)
2019/06/17 Comunicação e Avaliação de Ciência, o exemplo do I SEA I SEA Summer School
2019 Oficina mCiências: Um espaço de afinidade sobre o multimédia

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2020 Perfis e práticas de integração do multimédia por professores de ciências: contributos para a construção de um espaço de afinidade.
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2019 Realidade virtual e comunicação de ciência: uma abordagem baseada no jogo transformativo. Master in Multimedia
Coorientador
Mestrado em Multimédia
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2019 Second language acquisition and mobile-assisted language learning: educators' perspectives on identity and practice
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2019 O multimédia e a realidade virtual nas práticas de comunicação de ciência em espaços não-formais: Um estudo das representações sociais
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 - 2018 Audição Musical Afetiva: Recurso a expressões faciais para recomendação musical
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 - 2018 Identidades no vão digital – Autonomia e emancipação na internet — Caso de estudo: A comunidade de Conceição das Crioulas em PE, Brasil
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 - 2018 Curadoria digital e novas literacias: Um estudo de caso com o Pinterest no ensino artístico. Master in Multimedia
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 - 2018 Ensino online da olaria de roda baixa: Um estudo das representações sociais
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 - 2018 Marine litter: Social representations and persuasion in science communication through infographics.
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 - 2018 Screenwriting for cinematic virtual reality: A Take on 360 Video
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 - 2018 Exploring identity and developing a reflexive multimedia installation for British Sephardi Jews who seek Portuguese citizenship post-Brexit
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 - 2018 As representações sociais do multimédia nas telenovelas
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 - 2018 Estereótipos e narrativas autobiográficas: a instalação multimédia como indutor da prática reflexiva e da mudança comportamental
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016 - 2017 Realidade aumentada, capital cultural, turismo literário: Aplicação a percurso camiliano
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016 - 2017 Imagens do Moodle: representações do ensino digital numa Escola de Ensino Superior
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016 - 2017 Multimedia in Science Teaching: from a repository to an Education community
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014 - 2014 2nd Meeting on Digital Media Research Methods
Encontro (Outra)
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2013 Profiles Steering Meeting
Encontro (Outra)
2013 - 2013 Análise qualitativa e potencialidades do NVIVO.
Oficina (workshop) (Outra)
2013 - 2013 As tecnologias digitais no 1.º Ciclo: do Magalhães à integração pedagógica intencional
Conferência (Outra)
2013 - 2013 Dois estudos acerca da integração educativa das Tecnologias Digitais
Conferência (Outra)
2013 - 2013 CV e entrevistas: desafios, tensões e dicas
Conferência (Outra)
2013 - 2013 Formação de Professores CAPES/U.Porto
Outro (Outra)
CAPES, Portugal
2012 - 2012 Oficina vocacional JobInPocket
Oficina (workshop) (Outra)
2011 - 2011 I Ciclo de Narrativas: O(s) Lugar(es) do Vocacional
Seminário (Outra)
2011 - 2011 Oficina de exploração de competências destinadas a capacitar os estudantes da FPCEUP para o acolhimento de novos colegas no quadro do Sistema de Mentoria da FPCEUP
Oficina (workshop) (Outra)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - Atual Revista da Faculdade de Letras - Série História
Atual Journal of Educational Computing Research

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Patent Law, Scientific Writing and Career Objectives SERP-Chem Erasmus Mundus (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2015/09/09 - Atual Multimedia Education Mestrado em Multimédia (Mestrado) Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal
2015/09/01 - Atual Research Methodologies Mestrado em Multimédia (Mestrado) Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal
2015/09/01 - 2016/02/29 e-Learning Contexts Mestrado em Multimédia (Mestrado) Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal
2012 - 2012 Módulo de Psicologia Social Aplicada - Pós-Graduação em Psicologia do Tráfego Rodoviário Especialização (Curso médio) Rodoviário [Instituto de Investigação e Formação Rodoviária (IFR) e Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 Módulo de Psicologia Social Aplicada - Pós-Graduação em Psicologia do Tráfego Rodoviário Especialização (Curso médio) Psicologia do Tráfego Rodoviário [Instituto de Investigação e Formação Rodoviária (IFR) e Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da Universidade de Coimbra],, Portugal
2009 - 2009 Módulo de Psicologia Social Aplicada - Pós-graduação em Psicologia do Tráfego Rodoviário Especialização (Curso médio) Psicologia do Tráfego Rodoviário [Instituto de Investigação e Formação Rodoviária (IFR) e Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da Universidade de Coimbra],, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/11 - Atual Radio Sapienza Università di Roma The Internet in the Portuguese Education: a social representations perspective.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/01 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
2005 - Atual Sociedade Portuguesa de Psicologia
Distinções

Prémio

2018 The digital media in the Portuguese education: Representations and practices