???global.info.a_carregar???
Maria Altina Silva Ramos. Concluiu o(a) Doutoramento em Estudos da Criança em 2005 pelo(a) Universidade do Minho, Doutoramento em Doutoramento em Estudos da Criança - Tecnologias de Informaçõ e Comunicação em 2005 pelo(a) Universidade do Minho, Doutoramento em Estudos da Criança em 2005 pelo(a) Universidade do Minho, Mestrado em D.E.A. (Que deu equivalência ao grau de Mestre) em 1992 pelo(a) École Supérieure du Professorat et de l'Éducation Toulouse Midi-Pyrénées, Mestrado em Mestrado em 1993 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Mestrado em Linguística em 1993 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Licenciatura em Línguas em 1982 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas em 1982 pelo(a) Universidade do Porto. É Professor Auxiliar no(a) Universidade do Minho. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros e 7 livro(s). Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tecnologias multimídias; Ensino da língua portuguesa; Construção de conhecimento; Multimedia technologies; Teaching of the portuguese language; Knowledge building; Ciências Sociais::Ciências da Educação; Revisão sistemática de literatura; Formação de professores; Criança; Família; Escola; Comunicação; Tecnologias; Child; Family; School; Communication; Technologies; Tecnologia; Criança de 0 a 6 anos; Grounded theory; Interação entre alunos; Informática Aplicada; Sala de Aula Invertida; Facebook; Interaction among students; Applied Informatics; Flipped Classroom; Sala de aula invertida; B-learning; Aprendizagem em rede; Informática aplicada; Flipped classroom; Network learning; Applied informatics; Innovation, Initial teacher education, ICT, Methodological renewal.; Good practices with ICT, Impact of ICT in primary education, Methodological renewal.; Trabalho em equipe; Trabalho individual; Educação e tecnologia; Estratégias de ensino-aprendizagem; Ensino de informática; Teamwork; Individual work; Education and technology; Strategies of teaching-learning; Teaching of informatics; Aprendizagem colaborativa; Edmodo; Plataformas educativas; Ferramentas Web 2.0; Processo de ensino-aprendizagem; Collaborative learning; Educational platforms; Web 2.0 tools; Learning process; Innovation; Initial teacher education; Methodological renewal; ICT; Smartphone; mother tongue; ICT; methodological innovation; Innovation, Initial teacher education, ICT, Methodological renewal, Opportunities and Obstacle.; Tecnologia da informação e da comunicação; Educação; Professor; WhatsApp; Ensino Superior; UFAM; Information and communication technology; Education; Higher Education; Ensino híbrido; Storybird; Narrativas digitais; Tecnologia educativa; Literacias digitais; Hybrid learning; Digital storytelling; Educational technology; Digital literacy; Innovation, Initial teacher education, ICT, Smartphone, Methodological renewal.; Software para análise qualitativa; Crianças; Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Home environment; Family digital media; Digital practices in informal space; Children under 6; Prácticum; Tutores; Identidad profesional; ProUCA; escola; tecnologias educativas; Education,; school; educational technologies; Virtual learning environment; Moodle; Educational technologies.; Ambiente virtual de aprendizagem; Tecnologias educativas; Science & Technology; Experiência; Processo formativo; Cognitive Tools; Higher-Order-Thinking; Self-Regulation Process; Transfer; YouTube videos; Mobile learning; Pedagogical innovation; Advantages and disadvantages; Inovação educativa; Vantagens e desvantangens; CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN; Ensino a distância; Emoções; Professores; Children; Emotions; Teachers; Crianças 3 a 5 anos; Pais; Meios digitais; Child
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Altina Silva Ramos

Nomes de citação

  • Ramos, Maria
  • Ramos, Maria Altina
  • Ramos, Maria Altina da Silva
  • Altina Ramos

Identificadores de autor

Ciência ID
9314-71F0-721C
ORCID iD
0000-0002-5668-4304

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2015
Concluído
Programa de Estudos Pós Graduação em Educação - Tecnologias de Informação e Comunicação (Pós-doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Não há classificação, apenas Aprovação
2005
Concluído
Doutoramento em Estudos da Criança - Tecnologias de Informaçõ e Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Crianças, Tecnologias e Aprendizagem: contributo para uma teoria substantiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1993
Concluído
Linguística (Mestrado)
Especialização em Linguística
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Bom com distinção
1992
Concluído
D.E.A. (Que deu equivalência ao grau de Mestre) (Mestrado)
École Supérieure du Professorat et de l'Éducation Toulouse Midi-Pyrénées, França
"Multimédia et Apprentissage des langues" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très bien
1979 - 1982
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
12,00
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/12 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
1993/10 - 2005/08 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
1992/10 - 1993/08 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991/09 - 1992/07 Outros École Supérieure du Professorat et de l'Éducation Toulouse Midi-Pyrénées, França
1987/09 - 1991/08 Outros Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
1984/09 - 1987/08 Professora Escola Secundária Carlos Amarante, Portugal
1983/09 - 1984/08 Outros Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária No. 2 de Santo Tirso, Portugal
1982/09 - 1983/08 Outros Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015/04/24 - 2019/04/23 The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY)
IS1410
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vânia Dias Graça; Paula Alves Quadros-Flores; Maria Altina Silva Ramos. "A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente". 2020.
    10.4995/INN2020.2020.11911
  2. Aleixo, Adriana Alves; Ramos, Maria. "Espaço Maker nos Anos iniciais do Ensino Fundamental II: Possibilidades e Desafios Vivenciados por Estudantes de uma Escola Municipal da Cidade do Recife". Trabalho apresentado em AFIRSE 2020 - XXVII Colóquio, Lisboa, 2020.
    No prelo
  3. Ramos, Maria; Aleixo, Adriana Alves. "Impactos da Cultura Maker na Educação: Uma Revisão Sistemática de Literatura". Trabalho apresentado em VI Seminário Web Currículo- Educação e Humanismo, 2019.
    Publicado
  4. Teixeira, Manuel; Ramos, Altina. "O grupo virtual do Facebook no ensino da disciplina de Informática Aplicada". 2019.
  5. Teixeira, Manuel; Ramos, Altina. "A sala de aula invertida: uma metodologia ativa no ensino da informática aplicada". 2019.
  6. Flores, Paula Quadros; Flores, António; Ramos, Altina. "What teachers do, observe, and feel in pedagogical practice through the use of digital resources". 2017.
  7. Flores, Paula Quadros; Flores, António; Ramos, Altina. "The smartphone in the context of the classroom in the primary school and in the higher education". 2017.
  8. Brito, R.; Ramos, A.. "Digital technology in family environment: A case of children from 0 to 6". 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259673
  9. Moreira, Lilian; Ramos, Altina; Costa, Nielce Meneguelo Logo da; Moreira, Lilian da Silva; Ramos, Maria Altina da Silva. "Formação inicial de professores e o uso das TDIC: uma revisão sistemática de literatura". 2017.
  10. Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina. "ICT IN PRIMARY SCHOOL: THEORIES AND PRACTICES IN THE MOTHER TONGUE". 2017.
  11. Pereira, Iris Susana Pires; Ramos, Altina; Faria, Ádila; Bento, Marco. "Digital and multimodal communication practices in early years education: official discourses & practical initiatives". 2017.
  12. Brito, Rita; Ramos, Altina. "Tecnologia digital em ambiente familiar: o caso de crianças dos 0 aos 6 anos". 2017.
  13. Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina; Flores , Antonio. "TECNOLOGIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL?". 2017.
  14. Pereira, Iris Susana Pires; Ramos, Altina. "Introduction [to] Digital literacy and multimodal practices of young children: engaging with emergent research". 2016.
  15. Moreira, Lilian; Ramos, Altina. "Que formação inicial para futuros educadores e professores desenvolverem a literacia digital nas crianças?". 2016.
  16. Training School of COST Action IS1410, 1, Braga, 2016; Pereira, Iris Susana Pires; Ramos, Altina; Marsh, Jackie. "The digital literacy and multimodal practices of young children: engaging with emergent research: proceedings of the first Training School of COST Action IS1410, University of Minho, Braga, Portugal, 6th - 8th June, 2016". 2016.
  17. Brito, Rita; Ramos, Altina. "Online practices of children under 6: a grounded theory study". 2016.
  18. Brito, Rita; Ramos, Altina. "Meios digitais, Web, redes sociais e crianças de 3 a 5 anos de idade: as suas práticas, o papel dos irmãos e perceções dos pais". 2015.
  19. De Sales, F.M.; Ramos, M.A.S.. "Technical and pedagogical usability in e-Learnig: Perceptions of students from the Federal Institute of Rio Grande do Norte (Brazil) in virtual learning environment,Usabilidade Técnica e Pedagógica no Ensino a Distância: A percepção de alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) em ambiente virtual de aprendizagem". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170447
  20. De Pinho, A.L.S.; De Sales, F.M.; Rosa, J.G.S.; Ramos, M.A.S.. "Technical and pedagogical usability in a virtual learning environment: A case study at the Federal Institute of Rio Grande do Norte - Brazil". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170444
  21. Ricardo Jorge Oliveira Carvalho; Ramos, Altina. "Flipped classroom: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas". 2015.
  22. Teixeira, S. F. C. F.; Ramos, Altina. "Narrativa digital no jardim de infância: motivação, dificuldades e interação presencial e online". 2015.
  23. Ilda Maria Marinho Moreira Teles Braga; Ramos, Altina; Braga, Joel Teles. "Tecnologias digitais no pré-escolar: o YouTube para aprender e partilhar". 2015.
  24. Paulo Faria; Filipa Borges; Ramos, Altina. "Revelações de um “dicionário maluco” na formação profissional docente". 2015.
  25. Ilda Maria Marinho Moreira Teles Braga; Ramos, Altina; Braga, Joel Teles. "Tecnologias digitais no pré-escolar: o YouTube para aprender e partilhar". 2015.
  26. André Luis Santos de Pinho; Eduardo Henrique Olímpio de Gusmão; Francisco Monteiro de Sales Júnior; José Guilherme Santa Rosa; Ramos, Altina. "Avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo comparativo entre formatos do Moodle de uma universidade". 2015.
  27. Paulo Faria; Filipa Borges; Ramos, Altina. "Revelações de um “dicionário maluco” na formação profissional docente". 2015.
  28. Teixeira, S. F. C. F.; Ramos, Altina. "Narrativa digital no jardim de infância: motivação, dificuldades e interação presencial e online". 2015.
  29. Moreira, Lilian da Silva; Ramos, Altina. "Facebook e a interação online na formação contínua de professores". 2014.
  30. Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Leitura digital : desafios e oportunidades para professores e alunos". 2014.
  31. Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Digital reading : practices and challenges". 2014.
  32. Barros, Elisabete Passos; Almeida, Leandro S.; Ramos, Altina; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Osório, António José. "Digital educational resources for primary education: the case of Manual Digital II". 2014.
    10.2495/ICTE131352
  33. Andrade, Luiz Antônio da Rocha; Ramos, Altina. "Pro UCA Brasil nas práticas educacionais das escolas : um estudo de caso em escolas públicas de Santa Catarina". 2014.
  34. Andrade, Luiz Antônio da Rocha; Ramos, Altina. "Pro UCA Brasil nas práticas educacionais das escolas : um estudo de caso em escolas públicas de Santa Catarina". 2014.
  35. Barros, Elisabete Passos; Almeida, Leandro S.; Ramos, Altina; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Osório, António José. "Digital educational resources for primary education: the case of Manual Digital II". 2014.
    10.2495/ICTE131352
  36. Moreira, Lilian da Silva; Ramos, Altina. "Facebook e a interação online na formação contínua de professores". 2014.
  37. Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Digital reading : practices and challenges". 2014.
  38. Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Leitura digital : desafios e oportunidades para professores e alunos". 2014.
  39. Moreira, Lilian da Silva; Ramos, Altina. "Facebook e a interação online na formação contínua de professores". 2014.
  40. Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Desenvolvimento profissional docente : contributo das redes sociais". 2013.
  41. Ramos, Altina. "Aprender em rede(s)". 2013.
  42. Lourenço, Cristina; Ramos, Altina. "A narrativa digital na aula de língua portuguesa". 2013.
  43. Dall' Olio, Luiz; Ramos, Altina. "I-mídi@s para escolas do ensino básico no Brasil e em Portugal". 2013.
  44. Maria, Leila Freitas; Machado, José; Ramos, Altina. "O meu Dicionário : estudo de caso na área da Expressão Musical". 2013.
  45. Valongo, Carla; Almeida, Lígia; Ramos, Altina; Santos, Raquel Andreia; Vilarinho, Laura. "Mental retardation: a common clinical hallmark of creatine deficiency disorders". 2013.
  46. Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Barros, Elisabete Passos; Osório, António José. "Tecnologias digitais em ambiente informal de aprendizagem : o caso do Manual Digital II". 2013.
  47. Barros, Elisabete Passos; Osório, António José; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina. "Estudo de integração do Manual Digital II em práticas letivas no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
  48. Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Barros, Elisabete Passos; Osório, António José. "As conceções das crianças sobre os jogos no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
  49. Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Osório, António José; Barros, Elisabete Passos. "Manual Digital II: estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
  50. Barros, Elisabete Passos; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara; Osório, António José; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Barros, Elisabete; Silvestre, Marta. "PLE’s no 1.º ciclo do ensino básico: o Site da Turma". 2013.
  51. Ramos, Altina. "Aprender em rede(s)". 2013.
  52. Dall' Olio, Luiz; Ramos, Altina. "I-mídi@s para escolas do ensino básico no Brasil e em Portugal". 2013.
  53. Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Desenvolvimento profissional docente : contributo das redes sociais". 2013.
  54. Lourenço, Cristina; Ramos, Altina. "A narrativa digital na aula de língua portuguesa". 2013.
  55. Barros, Elisabete; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara; Osório, António José; Silvestre, Marta; Ramos, Altina. "PLE's no 1.º ciclo do ensino básico : o site da turma". 2013.
  56. Barros, Elisabete Passos; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara; Osório, António José; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina. "PLE’s no 1.º ciclo do ensino básico: o Site da Turma". 2013.
  57. Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Osório, António José; Barros, Elisabete Passos. "Manual Digital II: estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
  58. Barros, Elisabete Passos; Osório, António José; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina. "Estudo de integração do Manual Digital II em práticas letivas no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
  59. Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Barros, Elisabete Passos; Osório, António José. "As conceções das crianças sobre os jogos no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
  60. Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Barros, Elisabete Passos; Osório, António José. "Tecnologias digitais em ambiente informal de aprendizagem : o caso do Manual Digital II". 2013.
  61. Valongo, Carla; Almeida, Lígia; Ramos, Altina; Salomons, Gajja; Jacobs, Cornelis; Vilarinho, Laura. "Creatine deficiency syndromes: biochemical and molecular aspects". 2012.
  62. Faria, Paulo; Ramos, Altina; Faria, Ádila. "De que falamos quando falamos em literacia digital? Um estudo exploratório baseado em revisão sistemática de literatura". 2012.
  63. Lourenço, Cristina; Ramos, Altina. "Integrating multiple literacies and digital storytelling in language learning : a case study". 2012.
  64. Faria, Paulo; Ramos, Altina; Faria, Ádila. "De que falamos quando falamos em literacia digital? Um estudo exploratório baseado em revisão sistemática de literatura". 2012.
  65. Lourenço, Cristina; Ramos, Altina. "Integrating multiple literacies and digital storytelling in language learning : a case study". 2012.
  66. Barros, Elisabete Passos; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ferreira, Luciana; Gonçalves, Lara; Ramos, Altina. "Manual Digital II : um recurso multimédia lúdicoeducativo para crianças". 2011.
  67. Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "ICT and critical thinking : a multifaceted and integrated process in the English Language Learning (ESL)". 2011.
  68. Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "O YouTube e o pensamento de ordem superior em Inglês: língua estrangeira". 2011.
  69. Carreira, José; Ramos, Altina. "Redes sociais em contexto não formal : da partilha à aprendizagem". 2011.
  70. Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Reading and writing in the digital age : e-book and digital storytelling". 2011.
  71. Faria, Paulo; Ramos, Altina. "A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais". 2011.
  72. Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Redes sociais no jardim de infância para aprender e partilhar com a família e a comunidade". 2011.
  73. Faria, Paulo; Ramos, Altina. "A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais". 2011.
  74. Barros, Elisabete Passos; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ferreira, Luciana; Gonçalves, Lara; Ramos, Altina. "Manual Digital II: um recurso multimédia lúdicoeducativo para crianças". 2011.
  75. Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Redes sociais no jardim de infância para aprender e partilhar com a família e a comunidade". 2011.
  76. Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Reading and writing in the digital age : e-book and digital storytelling". 2011.
  77. Carreira, José; Ramos, Altina. "Redes sociais em contexto não formal : da partilha à aprendizagem". 2011.
  78. Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "ICT and critical thinking : a multifaceted and integrated process in the English Language Learning (ESL)". 2011.
  79. Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "O YouTube e o pensamento de ordem superior em Inglês: língua estrangeira". 2011.
  80. Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Ferramenta de comunicação interactiva no jardim-de-infância : a plataforma dajaneladomeujardim". 2010.
  81. Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Ferramenta de comunicação interactiva no jardim-de-infância : a plataforma dajaneladomeujardim". 2010.
  82. Faria, Paulo; Ramos, Altina. "TIC, aprendizagem da língua e pensamento complexo : contributo do blogue língua portuguesa". 2009.
  83. Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Podcast no jardim-de-infância : oralidade, criatividade e pensamento crítico". 2009.
  84. Pereira, Carlos Alberto Gomes; Ramos, Altina; Pereira, Beatriz Oliveira. "Videojogos e práticas desportivas". 2009.
  85. Ramos, Altina. "Comentários em blogues: uma estratégia para promover o pensamento crítico e criativo". 2009.
  86. Ramos, Altina. "From basic to critical and creative thinking : an exploratory study based on blogs". 2009.
  87. Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "YouTube for learning English as a foreign language : critical thinking, communicative skills". 2009.
  88. Pereira, Carlos Alberto Gomes; Ramos, Altina; Pereira, Beatriz Oliveira. "Videojogos e práticas desportivas". 2009.
  89. Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "YouTube for learning English as a foreign language : critical thinking, communicative skills". 2009.
  90. Faria, Paulo; Ramos, Altina. "TIC, aprendizagem da língua e pensamento complexo : contributo do blogue língua portuguesa". 2009.
  91. Ramos, Altina. "Comentários em blogues: uma estratégia para promover o pensamento crítico e criativo". 2009.
  92. Ramos, Altina. "From basic to critical and creative thinking : an exploratory study based on blogs". 2009.
  93. Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Podcast no jardim-de-infância : oralidade, criatividade e pensamento crítico". 2009.
  94. Ramos, Altina. "E depois do estudo… a poesia como alternativa à apresentação convencional dos resultados da investigação". 2008.
  95. Ramos, Altina. "E depois do estudo… a poesia como alternativa à apresentação convencional dos resultados da investigação". 2008.
  96. Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Desafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem e de interacção". 2007.
  97. Ramos, Altina. "Investigação e poesia : um discurso alternativo". 2007.
  98. Faria, Ádila; Ramos, Altina. "As TIC no Jardim-de-Infância: potencialidades do blogue no desenvolvimento de competências sociais e literácitas". 2007.
  99. Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Desafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem e de interacção". 2007.
  100. Ramos, Altina. "Investigação e poesia : um discurso alternativo". 2007.
  101. Faria, Ádila; Ramos, Altina. "As TIC no Jardim-de-Infância: potencialidades do blogue no desenvolvimento de competências sociais e literácitas". 2007.
  102. Ramos, Altina. "TIC e aprendizagem cooperativa : das teorias às práticas". 2005.
  103. Ramos, Altina. "Crianças, tecnologias e aprendizagem: octógono dinâmico". 2005.
  104. Osório, António José; Ramos, Altina. "Tecnologias da informação e comunicação e crianças com necessidades educativas especiais". 2005.
  105. Ramos, Altina; Tomás, Catarina Almeida. "Globalisation & Technology: educational challenges". 2005.
  106. Osório, António José; Ramos, Altina. "Comunicação mediada por videoconferência: resultados de uma experiência". 2005.
  107. Osório, António José; Ramos, Altina; Valente, Luís. "Competências básicas em tecnologias de informação : reflexões sobre uma estratégia de promoção da cidadania". 2005.
  108. Ramos, Altina. "TIC e aprendizagem cooperativa : das teorias às práticas". 2005.
  109. Ramos, Altina. "Crianças, tecnologias e aprendizagem: octógono dinâmico". 2005.
  110. Osório, António José; Ramos, Altina. "Comunicação mediada por videoconferência: resultados de uma experiência". 2005.
  111. Ramos, Altina; Tomás, Catarina Almeida. "Globalisation & Technology: educational challenges". 2005.
  112. Osório, António José; Ramos, Altina. "Tecnologias da informação e comunicação e crianças com necessidades educativas especiais". 2005.
  113. Osório, António José; Ramos, Altina; Valente, Luís. "Competências básicas em tecnologias de informação : reflexões sobre uma estratégia de promoção da cidadania". 2005.
Artigo em revista
  1. Maria Altina da Silva Ramos; Isabel Maria Barros Vilaça; Ramos, Maria Altina da Silva; Vilaça, Isabel Maria Barros. "O CONTRIBUTO DA NARRATIVA DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA FALA NUM CASO DE RUBINSTEIN-TAYBI: Estudo de Caso". Revista Observatório 5 1 (2019): 299-335. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p299.
    10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p299
  2. Faria, Paulo M.; Faria, Ádila; Ramos, Altina; Paulo M. Faria; Ádila Faria; Altina Ramos. "A LEITURA AO CENTRO: como promover a literacia da leitura na escola". PLURAIS - Revista Multidisciplinar (2019): http://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7107.
    10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.26-46
  3. de Sales Júnior, Francisco Monteiro; Fernandes de Lima, Verônica Maria; Santos de Pinho, André Luis; Santa Rosa, José Guilherme; Silva Ramos, Maria Altina; Medeiros de Souza, Charles Bamam. "Evaluation of the historical center of Braga - Portugal from the universal design principles". The objective of the research was to conduct an Evaluation of the pedestrian area of the historical center of the city of Braga, Portugal, from the principles of universal design, specifically equitable, flexible, simple and intuitive use, easy perception information, tolerance for error, minimum physical effort, dimensional spaces for access and comprehensive use. Characterized as descriptive, da (2019): https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/1396.
    10.34624/etd.v0i1.1396
  4. Altina Ramos; Quadros-Flores, Paula; Flores, A. "Potentialities of the Augmented Reality in the school manuals of primary education". Turkish Online Journal of Educational Technology Special 2 (2018): 331-338.
    Publicado
  5. Adriana Lima de Reis Araújo; Altina Ramos. "Percepções sobre as potencialidades do uso de mapas conceituais na formação pós graduada: um estudo com oficiais na Academia de Polícia Militar do Maranhão". REVISTA PROJEÇÃO E DOCÊNCIA 9 2 (2018): 225-240. http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/issue/view/102/showToc.
    Publicado
  6. Quadros-Flores, Paula; Flores , Antonio; Ramos, Altina. "Impact Of Digital Technologies On Pedagogical Practice In Primary Education". Rare are the teachers who have never used information and communication technologies (ICT) in an educational context. We intend to know the impact of the inclusion of ICT in the learning process by listening to primary teachers in service and students in an internship situation, the latter in the scope of initial teacher training. With regard to in-service teachers, a case study of a quantitative (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/12650.
  7. Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "Higher-order thinking in foreign language learning". A project is being conducted in English as a foreign language (EFL), involving eleventh graders in formal and non-formal learning contexts, in a Portuguese high school. The goal of this study is to examine the impact of cognitive tools and higher-order thinking processes on the learning of EFL and achievement of larger processes oriented to action, involving problem solving, decision-making and cr (2017): http://hdl.handle.net/1822/49467.
    10.14738/assrj.45.2788
  8. Monteiro, Ana Francisca Cunha; Bento, Marco; Lencastre, José Alberto; Pereira, Marcelo; Ramos, Altina; Osório, António José; Silva, Bento Duarte da; et al. "Challenges of mobile learning – a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 13 (2017): 352. http://hdl.handle.net/1822/49247.
    10.17979/reipe.2017.0.13.3229
  9. Moreira, Lilian da Silva; Anastácio, Zélia; Ramos, Altina. "O uso do Facebook e as emoções experienciadas pelas crianças na óptica dos seus professores". Atualmente a rede social mais visitada em todo o mundo é o Facebook. Além de nos permitir ter um perfil pessoal podemos partilhar fotos, vídeos, mensagens e outros ficheiros. No Facebook também é permitido criar grupos fechados onde os seus membros podem interagir através de mensagens escritas, de áudio, de vídeo e/ou imagens. Tanto esta rede social quanto os grupos dentro da mesma podem ser usado (2016): http://hdl.handle.net/1822/41178.
  10. de Sales Júnior, Francisco Monteiro; Ramos, Altina; de Pinho, André Luis Santos; Rosa, José Guilherme Santa. "Pedagogical usability: A theoretical essay for e-Learning". The e-learning in Brazil has shown such intense development followed by its problems. Obstacles in the teaching learning permeate, among others, the use of virtual environments, production of teaching materials, pedagogical mediation, where the tutor has responsibility in these factors. In order to combine the use of technology with the nature of the pedagogical dimension, this theoretical essay d (2016): http://hdl.handle.net/1822/44663.
    10.15628/holos.2016.2593
  11. Carvalho, Maria de Lurdes Dias de; Ramos, Altina; Baptista, Joana. "Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico". As crianças evidenciam uma atitude de curiosidade e de questionamento, procurando encontrar respostas para as suas dúvidas. Nesta atitude reside já a sua predisposição para a pesquisa. Torna-se, por isso, importante que os professores estimulem e integrem a pesquisa no processo educativo. Este artigo relata o percurso investigativo no contexto da intervenção pedagógica concretizado numa turma do 4 (2015): http://hdl.handle.net/1822/40128.
    10.17979/reipe.2015.0.13.528
  12. Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina; Escola, Joaquim. "The Digital Textbook: Methodological and Didactic Challenges for Primary School". The potentialities of ICT in education bring about changes in the teaching and learning methodologies, in the places where you learn and in the way you learn. This demands a reflection not only on the ways of learning, but also on the support resources, so that learning can take place and, of course, it is indispensable to understand the teachers¿ answer to the digital challenges. Thus, the purpos (2015): http://hdl.handle.net/10400.22/6331.
  13. Carvalho, Maria de Lurdes Dias de; Ramos, Altina; Baptista, Joana. "Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico". (2015): http://hdl.handle.net/1822/40128.
    10.17979/reipe.2015.0.13.528
  14. Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina; Escola, Joaquim. "The Digital Textbook: Methodological and Didactic Challenges for Primary School". (2015): http://hdl.handle.net/10400.22/6331.
  15. Faria, Ádila; Faria, Paulo; Ramos, Altina. "Formação e desenvolvimento profissional docente em rede : entre o presencial e o online". (2014): http://hdl.handle.net/1822/30253.
  16. Barros, Elisabete Passos; Osório, António José; Ramos, Altina; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara. "Digital educational resources: The case of Manual Digital II  ". (2014): http://hdl.handle.net/1822/30230.
  17. Silvestre, M.; Ramos, A.; Osorio, A.J.; Barros, E.. "Manual digital II: A case study at an elementary school | Manual digital II: estudo de caso no 1.° Ciclo do ensino básico". Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI (2013): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887874569&partnerID=MN8TOARS.
  18. Faria, Ádila; Faria, Paulo; Ramos, Altina. "Interactive multimodal narrative as an approach to developing emergent literacy in early childhood education". At present, the Portuguese education system promotes the development of new literacies in all education levels in response to new requirements of the digital world which imply changes in children¿s education. In fact, reading and writing are no longer limited exclusively to books, rather they are associated with diversified digital media integrating text, sound, image, and video. In this context, (2013): http://hdl.handle.net/1822/33714.
  19. Faria, Ádila; Faria, Paulo; Ramos, Altina. "Interactive multimodal narrative as an approach to developing emergent literacy in early childhood education". (2013): http://hdl.handle.net/1822/33714.
  20. Bastos, Maria da Ascensão Afonso; Ramos, Altina. "Critical thinking". YouTube, in parallel with Moodle forums, emerge as new learning environments, fostering a multifaceted and integrated process consistent with young digital natives¿ profile and the challenges demanded by a knowledge-based society. A case study was conducted in English as a second language (ESL), involving eleventh-grade secondary education students in formal and non-formal learning environments, o (2012): http://hdl.handle.net/1822/33647.
  21. Ramos, Altina; Faria, Paulo. "Literacia digital e literacia informacional : breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura". Os conceitos de literacia digital e literacia informacional ora surgem como quase sinónimos, para alguns autores, ora com definições distintas, para outros. O que uns consideram literacia digital é por outros denominado literacia informacional. Neste artigo propomo-nos analisar ambos os conceitos a partir dos resultados de uma revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados ISI (ISI (2012): http://hdl.handle.net/1822/33648.
    10.5965/1984723813022012029
  22. Bastos, Maria da Ascensão Afonso; Ramos, Altina. "Critical thinking". (2012): http://hdl.handle.net/1822/33647.
  23. Ramos, Altina; Faria, Paulo. "Literacia digital e literacia informacional : breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura". (2012): http://hdl.handle.net/1822/33648.
    10.5965/1984723813022012029
  24. Amaro, Sandra Cristina Curado; Ramos, Altina; Osório, António José; Amaro, Sandra; Osório, António. "Os meninos à volta do computador : a aprendizagem colaborativa na era digital". Pretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre a (2009): http://hdl.handle.net/1822/33657.
  25. Amaro, Sandra Cristina Curado; Ramos, Altina; Osório, António José. "Os meninos à volta do computador : a aprendizagem colaborativa na era digital". (2009): http://hdl.handle.net/1822/33657.
  26. Amaro, Sandra; Ramos, Altina; Osório, António. "Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital". (2009): http://hdl.handle.net/10198/1222.
Capítulo de livro
  1. Silva, Bento Duarte da; Ramos, Altina; Lencastre, José Alberto; Bento, Marco. "Utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo". SENAR-Pr., 2020.
  2. Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina. "Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada". 2020.
  3. Quadros-Flores, Paula; Flores, António; Ramos, Altina; Peres, Américo. "Deles para eles: quando os processos se tornam produtos e de novo processos". 2019.
  4. Ramos, Maria. "Crianças, Tecnologias e aprendizagem. A minha tese de doutoramento mais de 10 anos depois". In Pesquisar, 23-52. Lisboa, Portugal: Editora Chiado, 2018.
    Publicado
  5. Ramos, Maria; Moreira, Lilian da Silva. "A importância do Grupo no Facebook durante a formação contínua de educadores de Infância e de professores do primeiro ciclo do ensino básico". In Pesquisar, 109-135. Lisboa, Portugal: Editora Chiado, 2018.
    Publicado
  6. Quadros-Flores, Paula; Flores, Paulo; Ramos, Altina. "THE SMARTPHONE IN THE CONTEXT OF THE CLASSROOM IN THE PRIMARY SCHOOL AND IN THE HIGHER EDUCATION". 2017.
  7. Quadros-Flores, Paula; Flores , Antonio; Ramos, Altina. "WHAT TEACHERS DO, OBSERVE, AND FEEL IN PEDAGOGICAL PRACTICE THROUGH THE USE OF DIGITAL RESOURCES". 2017.
Livro
  1. Ramos, Altina. Crianças, tecnologias e aprendizagem: contributo para uma teoria substantiva: a minha tese de doutoramento… mais de dez anos depois. Chiado Editora. 2017.
  2. Moreira, Lilian da Silva; Ramos, Altina. A importância do grupo no Facebook durante a formação contínua de educadores de infância e professores do primeiro ciclo do Ensino Básico. Chiado Editora. 2017.
  3. Ramos, Altina. Software de apoio a metodologias qualitativas: um estudo baseado na grounded theory. 2017.
    10.24824/978854441825.3
  4. Hetkowski, Tânia Maria; Ramos, Altina; Lago, Andrea. Educação e TIC: relatos de experiências, processos formativos e práticas educacionais. 2016.
  5. Lencastre, José Alberto; Bento, Marco; Magalhães, Celestino; Hetkowski, Tânia Maria; Ramos, Maria Altina. Mobile Learning: potencial de inovação pedagógica. Editora CRV. 2016.
  6. Carvalho, Maria de Lurdes Dias de; Ramos, Altina; Ramiro Sánchez, Tamara; Ramiro Sánchez, Mª Teresa. Emergencia de la identidad profesional: el caso de la iniciación a la práctica profesional en la formación inicial de profesores. Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC). 2016.
  7. Hetkowski, Tânia Maria; Ramos, Altina. Tecnologias e processos inovadores na educação. 2016.
Relatório
  1. Costa, Fernando Albuquerque; Rodrigues, Ângela; Peralta, Helena; Ramos, José Luís; Sebastião, Luís; Maio, Vicência; Dias, Paulo; et al. 2009. Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol. II. http://hdl.handle.net/10451/7011.
  2. Costa, Fernando Albuquerque; Rodrigues, Ângela; Peralta, Helena; Ramos, José Luís; Sebastião, Luís; Maio, Vicência; Dias, Paulo; et al. 2009. Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol. II. http://hdl.handle.net/10451/7011.
  3. Costa, Fernando Albuquerque; Rodrigues, Ângela; Peralta, Helena; Ramos, José Luís; Sebastião, Luís; Maio, Vicência; Dias, Paulo; et al. 2009. Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol. II. http://hdl.handle.net/10451/7011.
  4. Costa, Fernando Albuquerque; Peralta, Helena; Rodrigues, Ângela; Dias, Paulo; Osório, António José; Gomes, Maria João; Ramos, Altina; et al. 2008. Competências TIC. Estudo de Implementação. http://hdl.handle.net/10451/5928.
  5. Costa, Fernando Albuquerque; Peralta, Helena; Rodrigues, Ângela; Dias, Paulo; Osório, António José; Gomes, Maria João; Ramos, Altina; et al. 2008. Competências TIC. Estudo de Implementação. http://hdl.handle.net/10451/5928.
  6. Costa, Fernando Albuquerque; Peralta, Helena; Rodrigues, Ângela; Dias, Paulo; Osório, António José; Gomes, Maria João; Ramos, Altina; et al. 2008. Competências TIC. Estudo de Implementação. http://hdl.handle.net/10451/5928.
  7. Costa, Fernando Albuquerque; Peralta, Helena; Rodrigues, Ângela; Dias, Paulo; Osório, António José; Gomes, Maria João; Ramos, Altina; et al. 2008. Competências TIC. Estudo de Implementação. http://hdl.handle.net/10451/5928.
Tese / Dissertação
  1. Calixto, Ana Verônica Santos. "Práticas inovadoras na educação básica: as tecnologias digitais como apoio à produção literária". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/60309.
  2. Endres, João Tarcisio. "Contributo das TIC para o ensino-aprendizagem na disciplina de História". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/64243.
  3. Júnior, Carlos Alberto Lopes. "As contribuições do uso das TIC no ensino de química: o caso do 1° ano do curso técnico de nível médio integrado em alimentos do IFRN – Campus Pau dos Ferros". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/68698.
  4. Teixeira, Manuel. "O Facebook e as interações online entre alunos na aprendizagem de Informática Aplicada". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/57811.
  5. Oliveira, Daniela Veiga de. "Educação e tecnologia: interação entre o trabalho em equipe e o individual". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58678.
  6. Barroso, William Rafhael Gomes. "As contribuições do aplicativo WhatsApp no Ensino Superior: estudo de caso com os professores do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/57810.
  7. Gomes, Jorge Levi Santos. "Edmodo, dinamizar a aprendizagem colaborativa". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/57964.
  8. Martins, Paulo Ubiratã Ferreira. "Tecnologias multimídias na aprendizagem de Língua Portuguesa: um projeto com os discentes do Ensino Subsequente no IFAM – Campus - Tefé". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/54755.
  9. Cruz, Joana Filipa Moreira da. "Passo a passo vamos construindo um laço: comunicação escola-família-escola com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58145.
  10. Sales Júnior, Francisco Monteiro de. "Usability in a virtual learnig environement: a study at IFRN". Mestrado, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21766.
  11. Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Educação do futuro: conceção e implementação de um manual interativo digital (MID)". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43083.
  12. Andrade, Luiz Antônio da Rocha. "As tecnologias digitais e as mudanças na cultura do ensino presencial: o caso do ProUCA no Estado de Santa Catarina". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/1822/45256.
  13. Lopes, Ernesto Manuel da Silva. "Produção de um curso online: contributo para a comunicação entre técnico e professor". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41347.
  14. Rosa, Paulo Oberdan Gomes da. "Redes sociais no ensino de Matemática: a utilização do Facebook com alunos do nono ano do ensino fundamental". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43403.
  15. Santos, Roberta Medeiros dos. "As TIC na educação Matemática: perspectivas de alunos, professores e gestores em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43402.
  16. Vilaça, Isabel Maria Barros. "O contributo da narrativa digital para o desenvolvimento da fala num caso de Rubinstein-Taybi: estudo de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41341.
  17. Steyer, Silvana Castilhos. "As TIC na educação infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43038.
  18. Cunha, Maria Elisabete de Sousa. "Aulas interativas com recurso à exposição: uma metodologia para o ensino da linguagem de programação Python". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38294.
  19. Silva, Braulio Ramos da. "O trabalho docente e o sentido de ser professor no contexto da educação infantil". Mestrado, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4738.
  20. Silva, Braulio Ramos da. "O trabalho docente e o sentido de ser professor no contexto da educação infantil". Mestrado, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4738.
  21. Silva, Braulio Ramos da. "O trabalho docente e o sentido de ser professor no contexto da educação infantil". Mestrado, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4738.
  22. Santos, Roberta Medeiros dos. "As TIC na educação Matemática: perspectivas de alunos, professores e gestores em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43402.
  23. Cunha, Maria Elisabete de Sousa. "Aulas interativas com recurso à exposição: uma metodologia para o ensino da linguagem de programação Python". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38294.
  24. Vilaça, Isabel Maria Barros. "O contributo da narrativa digital para o desenvolvimento da fala num caso de Rubinstein-Taybi: estudo de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41341.
  25. Steyer, Silvana Castilhos. "As TIC na educação infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43038.
  26. Rosa, Paulo Oberdan Gomes da. "Redes sociais no ensino de Matemática: a utilização do Facebook com alunos do nono ano do ensino fundamental". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43403.
  27. Lopes, Ernesto Manuel da Silva. "Produção de um curso online: contributo para a comunicação entre técnico e professor". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41347.
  28. Silva, Braulio Ramos da. "O trabalho docente e o sentido de ser professor no contexto da educação infantil". Mestrado, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4738.
  29. Lopes, Ernesto Manuel da Silva. "Produção de um curso online: contributo para a comunicação entre técnico e professor". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41347.
  30. Silva, Braulio Ramos da. "O trabalho docente e o sentido de ser professor no contexto da educação infantil". Mestrado, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4738.
  31. Faria, Ádila. "Tecnologias digitais no jardim de infância : comunicação, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35578.
  32. Pereira, Ana Cláudia de Castro. "Eu ajudo-te, é fácil, eu também não sei escrever: impacto das tecnologias educativas, em contexto de Jardim de Infância, num processo de desenvolvimento de literacia digital e intergeracional". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35874.
  33. Faria, Paulo. "Tecnologias digitais e práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais: um caminho para a inovação educativa". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35784.
  34. Carvalho, Ricardo Jorge Oliveira. ""Virar a Sala de Aula”: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38111.
  35. Teixeira, Senhorinha das Dores de Sousa. "Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/36023.
  36. Braga, Ilda Maria Marinho Moreira Teles. "Youtube no pré-escolar: pesquisa, partilha e aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/36025.
  37. Moreira, Lilian da Silva. "O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico : da formação à integração das TIC". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30240.
  38. Braga, Ilda Maria Marinho Moreira Teles. "Youtube no pré-escolar: pesquisa, partilha e aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/36025.
  39. Carvalho, Ricardo Jorge Oliveira. ""Virar a Sala de Aula”: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38111.
  40. Moreira, Lilian da Silva. "O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico : da formação à integração das TIC". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30240.
  41. Pereira, Ana Cláudia de Castro. "Eu ajudo-te, é fácil, eu também não sei escrever: impacto das tecnologias educativas, em contexto de Jardim de Infância, num processo de desenvolvimento de literacia digital e intergeracional". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35874.
  42. Faria, Ádila. "Tecnologias digitais no jardim de infância : comunicação, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35578.
  43. Teixeira, Senhorinha das Dores de Sousa. "Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/36023.
  44. Faria, Paulo. "Tecnologias digitais e práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais: um caminho para a inovação educativa". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35784.
  45. Moreira, Lilian da Silva. "O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico : da formação à integração das TIC". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30240.
  46. Cunha, Maria Isabel da. "Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28916.
  47. Sousa, Andreia Cristina Pereira de. "Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29050.
  48. Ferreira, Sérgio Tiago Silva. "Aplicações informáticas B : como cumprir o mesmo programa em menos tempo?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29179.
  49. Ferreira, Sérgio Tiago Silva. "Aplicações informáticas B : como cumprir o mesmo programa em menos tempo?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29179.
  50. Pinheiro, Neuma Maria de Souza. "Revestimentos com cera de carnaúba incorporados de antimicrobianos em caju (Anacardium occidentale L) e goiaba (Psidium guajava)". Doutoramento, 2013. http://locus.ufv.br/handle/123456789/461.
  51. Cunha, Maria Isabel da. "Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28916.
  52. Sousa, Andreia Cristina Pereira de. "Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29050.
  53. Pinheiro, Neuma Maria de Souza. "Revestimentos com cera de carnaúba incorporados de antimicrobianos em caju (Anacardium occidentale L) e goiaba (Psidium guajava)". Doutoramento, 2013. http://locus.ufv.br/handle/123456789/461.
  54. Ferreira, Sérgio Tiago Silva. "Aplicações informáticas B : como cumprir o mesmo programa em menos tempo?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29179.
  55. Pinheiro, Neuma Maria de Souza. "Revestimentos com cera de carnaúba incorporados de antimicrobianos em caju (Anacardium occidentale L) e goiaba (Psidium guajava)". Doutoramento, 2013. http://locus.ufv.br/handle/123456789/461.
  56. Lourenço, Maria Cristina Teixeira Alves da Costa. "Da narrativa à narrativa digital : o texto multimodal no estudo da narrativa". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/23658.
  57. Lourenço, Maria Cristina Teixeira Alves da Costa. "Da narrativa à narrativa digital : o texto multimodal no estudo da narrativa". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/23658.
  58. Barbosa, Maria José de Sousa. "A literacia digital de jovens de meios geográficos distintos : uma realidade diferente?". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/18781.
  59. Pereira, Cláudia Isabel Campos da Costa. ""Aprendo a divertir-me" : tecnologias digitais em ambiente não formal de aprendizagem : um estudo exploratório com crianças de 1º ano de escolaridade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20180.
  60. Costa, Glória de Jesus da Silva. ""O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20095.
  61. Bastos, Maria da Ascensão Afonso. "O YouTube e o pensamento de ordem superior em inglês (LE): um estudo com alunos do ensino secundário". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/17822.
  62. Freitas, Leila Patrícia Barros. ""O meu dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem : pesquisar, colaborar e construír". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20093.
  63. Sousa, Sílvia Clara Fernandes. "Contributo de "O meu dicionário" no aprofundamento de competências linguísticas e novas literacias multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20177.
  64. Sousa, Sílvia Clara Fernandes. "Contributo de "O meu dicionário" no aprofundamento de competências linguísticas e novas literacias multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20177.
  65. Freitas, Leila Patrícia Barros. ""O meu dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem : pesquisar, colaborar e construír". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20093.
  66. Costa, Glória de Jesus da Silva. ""O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20095.
  67. Bastos, Maria da Ascensão Afonso. "O YouTube e o pensamento de ordem superior em inglês (LE): um estudo com alunos do ensino secundário". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/17822.
  68. Barbosa, Maria José de Sousa. "A literacia digital de jovens de meios geográficos distintos : uma realidade diferente?". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/18781.
  69. Freitas, Leila Patrícia Barros. ""O meu dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem : pesquisar, colaborar e construír". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20093.
  70. Pereira, Cláudia Isabel Campos da Costa. ""Aprendo a divertir-me" : tecnologias digitais em ambiente não formal de aprendizagem : um estudo exploratório com crianças de 1º ano de escolaridade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20180.
  71. Costa, Glória de Jesus da Silva. ""O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20095.
  72. Sousa, Sílvia Clara Fernandes. "Contributo de "O meu dicionário" no aprofundamento de competências linguísticas e novas literacias multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20177.
  73. Sousa, Sílvia Clara Fernandes. "Contributo de "O meu dicionário" no aprofundamento de competências linguísticas e novas literacias multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20177.
  74. Freitas, Leila Patrícia Barros. ""O meu dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem : pesquisar, colaborar e construír". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20093.
  75. Costa, Glória de Jesus da Silva. ""O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20095.
  76. Freitas, Leila Patrícia Barros. ""O meu dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem : pesquisar, colaborar e construír". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20093.
  77. Sousa, Sílvia Clara Fernandes. "Contributo de "O meu dicionário" no aprofundamento de competências linguísticas e novas literacias multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20177.
  78. Costa, Glória de Jesus da Silva. ""O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20095.
  79. Pereira, Rosa Joana Cunha Gomes. "Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13992.
  80. Pereira, Andreia Raquel Vieira. ""Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14243.
  81. Cosme, Ana Maria Pereira Afonso. "Escola virtual : um estudo de caso no 1.º ciclo de ensino básico". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14563.
  82. Sousa, Maria Manuela Magalhães Carvalho de. "Integração curricular das TIC no 1.º CEB: colaborar e aprender com tecnologias". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13729.
  83. Pereira, Andreia Raquel Vieira. ""Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14243.
  84. Cosme, Ana Maria Pereira Afonso. "Escola virtual : um estudo de caso no 1.º ciclo de ensino básico". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14563.
  85. Pereira, Rosa Joana Cunha Gomes. "Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13992.
  86. Sousa, Maria Manuela Magalhães Carvalho de. "Integração curricular das TIC no 1.º CEB: colaborar e aprender com tecnologias". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13729.
  87. Viana, Sílvia Cristina Barros Ferreira Pires. "Contribuição dos tradutores online para o desenvolvimento de competências linguísticas e cognitivas". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11047.
  88. Amaro, Sandra Cristina Curado. "Recursos online para aprendizagem da Língua Inglesa no Primeiro Ciclo do Ensino Básico : identificação e análise". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11042.
  89. Lopes, Altina Maria dos Ramos. "Estudo das bases moleculares da cistinúria na população portuguesa". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/8733.
  90. Amaro, Sandra Cristina Curado. "Recursos online para aprendizagem da Língua Inglesa no Primeiro Ciclo do Ensino Básico : identificação e análise". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11042.
  91. Lopes, Altina Maria dos Ramos. "Estudo das bases moleculares da cistinúria na população portuguesa". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/8733.
  92. Viana, Sílvia Cristina Barros Ferreira Pires. "Contribuição dos tradutores online para o desenvolvimento de competências linguísticas e cognitivas". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11047.
  93. Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/1822/8219.
  94. Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/1822/8219.
  95. Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/1822/8219.
  96. Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/1822/8219.
  97. Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/1822/8219.
  98. Ramos, Altina. "Crianças, tecnologias e aprendizagem : contributo para uma teoria substantiva". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/1822/6914.
  99. Ramos, Altina. "Crianças, tecnologias e aprendizagem : contributo para uma teoria substantiva". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/1822/6914.

Outros

Outra produção
  1. DIGITAL STORYTELLING CONTRIBUTION TO SPEECH DEVELOPMENT IN A CASE OF RUBINSTEIN-TAYBI: a Case Study. This investigation focus on the case study carried out with a child with special education needs (SEN), Rubinstein-Taybi syndrome.  Our goal is to confirm if the construction of digital stories with Little Bird Tales online software enhances the speech development of the child and how it occurs. The results point out to a set of positive outcomes, though they do not result only from the work. 2019. Ramos, Maria Altina da Silva; Vilaça, Isabel Maria Barros. https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4885.
  2. FACTORS THAT INHIBIT OR PROMOTE THE INTEGRATION OF ICT IN EDUCATION. The integration of digital technologies in education stimulates methodological changes with an impact on the ways of teaching to learn and learning to learn and, therefore, requires up-to-date digital resources available for innovative educational practices. In general, there have been projects that equipped Portuguese schools, but without concern for teacher training and, therefore, it is crucial. 2018. Quadros-Flores, Paula; Flores, António; Ramos, Altina. http://hdl.handle.net/10400.22/12487.
  3. Formação e desenvolvimento profissional docente em rede : entre o presencial e o online. A omnipresença das tecnologias digitais transformam o tempo, os espaços e a forma como os professores aprendem ao longo da sua vida. À medida que se expandem as formas de interação social em rede, emergem novas estratégias de aceder à informação e construir o conhecimento. Apresentamos neste artigo duas estratégias de formação de professores desenvolvidos por meio de redes virtuais e que constitue. 2014. Faria, Ádila; Faria, Paulo; Ramos, Altina. http://hdl.handle.net/1822/30253.
  4. Digital educational resources: The case of Manual Digital II  . The textbook has been a privileged element for teachers, students and parents to support acquisition and construction of knowledge. However, in the information and knowledge society, we are witnessing the introduction, increasingly intense, of technology in the classroom, starting from the early years of schooling. Still worthy of being studied, the supply of digital educational content for primar. 2014. Barros, Elisabete Passos; Osório, António José; Ramos, Altina; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara. http://hdl.handle.net/1822/30230.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2010 - Atual Tecnologias Digitais e Práticas Comunicativas Multiliterácticas e Multimodais: um Caminho para a Inovação Educativa
Orientador de Paulo Manuel Miranda Faria
2015/10/01 - 2020/10/26 Tecnologia Educativa na formação inicial de educadores de infância e professores do primeiro ciclo do Ensino Básico: estudo de caso múltiplo Portugal - Brasil.
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2020 Tecnologias digitais em ambiente escolar no estado de SAnta Catarina no Brasil: conhecer e prevenir situações de risco em crianças e adolescentes.
Coorientador
Ciências da Educação Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
Distinções

Outra distinção

2013 Melhor paper submetido à Conferência "Challenges 2013" (Desenvolvimento Profissional Docente: Contributo das redes sociais. Autoria de Paulo Faria, Ádila Faria e Altina Ramos)
2013 Menção honrosa pelo paper:" PLE's no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o Site da Turma de Elisabete Barros, Carlos Moreira, Lara Gonçalves, António José Osório, Marta Silvestre e Altina Ramos - III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância
Universidade Aberta, Portugal
1990 Segundo prémio da categoria "Projectos centrados na Língua Portuguesa" - Concurso Educar inovando
Instituto de Inovação Educacional, Portugal