???global.info.a_carregar???
Licenciou-se em Ensino de Biologia/Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e doutorou-se em Ciências da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca, com a tese "A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal 1836-2005". É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, na qual co-coordena o Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciência Naturais no 2.º CEB (desde 2022). Investigador integrado do CeiED, da Universidade Lusófona. É autor de livros de apoio escolar nas áreas de Estudo do Meio, Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Biologia/Geologia. Os seus interesses de investigação são nas áreas da didática das ciências, formação de professores, manuais escolares e integração das ciências e da matemática. Integra a equipa do CreativeLab_Sci&Math® (http://w3.ese.ipsantarem.pt/eseinv/creative_lab/). Bento Cavadas holds a degree in Biology / Geology Teaching from the Faculty of Sciences of the University of Porto and a PhD in Education Sciences from the Faculty of Education of the University of Salamanca, with the thesis "The evolution of Natural Science textbooks in secondary education in Portugal 1836- 2005". He is a professor at Polytechnic Institute of Santarém/School of Education, in which co-coordinates the Master of Primary School and Science and Mathematics in Elementary School Teaching. He is a researcher at the CeiED of University Lusófona. Author of textbooks of natural sciences, biology and geology. His main research interests include science education, teacher education, science textbooks and integration of science and mathematics. Integrates the CreativeLab_Sci&Math® research team (http://w3.ese.ipsantarem.pt/eseinv/creative_lab/).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas

Nomes de citação

  • Cavadas, Bento

Identificadores de autor

Ciência ID
9212-EE0C-7753
ORCID iD
0000-0001-6021-6581
Researcher Id
AAN-1665-2020
Scopus Author Id
55698566200

Endereços de correio eletrónico

  • bento.cavadas@ese.ipsantarem.pt (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Naturais
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2003 - 2008
Concluído
Doutoramento em Política e Fundamentos Educativos (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
"A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal 1836-2005" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum laude
1998 - 2003
Concluído
Ensino de Biologia/Geologia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/06 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011/09 - Atual Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013/09 - 2015/07 Coordenador do CET em Acompanhamento de Crianças e Jovens Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2007/01 - 2007/08 Coordenador do Departamento de Ciências Físicas e Naturais Escola Básica Integrada da Abrigada, Portugal
2007/01 - 2007/07 Director de Turma Escola Básica Integrada da Abrigada, Portugal
2006/09 - 2007/01 Director de Turma EB 2/3 Escultor António Fernandes de Sá, Portugal
2006/02 - 2006/03 Director de Turma EB 2/3 de Vila D'Este, Portugal
2005/09 - 2006/01 Director de Turma EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09 - Atual Investigador (Investigador) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008/09 - 2012/09 Professor Coordenador convidado (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2008/09 - 2009/08 Professor profissionalizado contratado (Docente) EB 3/S Josefa de Óbidos, Portugal
2007/09 - 2008/08 Docente profissionalizado contratado (Docente) Escola Secundária c/3.º CEB de Montejunto, Portugal
2007/01 - 2007/08 Professor profissionalizado contratado (Docente) Escola Básica Integrada da Abrigada, Portugal
2006/09 - 2007/01 Professor profissionalizado contratado (Docente) EB 2/3 Escultor António Fernandes de Sá, Portugal
2006/04 - 2006/08 Professor profissionalizado contratado (Docente) EB 2/3 Florbela Espanca, Portugal
2006/02 - 2006/03 Professor profissionalizado contratado (Docente) EB 2/3 de Vila D'Este, Portugal
2005/09 - 2006/01 Professor profissionalizado contratado (Docente) EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, Portugal
2004/10 - 2005/08 Professor profissionalizado contratado (Docente) EB 2/3 Atouguia da Baleia, Portugal
2003/10 - 2004/08 Professor profissionalizado contratado (Docente) Escola Secundária c/3.º CEB da Batalha, Portugal
2002/09 - 2003/08 Professor estagiário (Docente) Escola Secundária Carolina Michaëlis, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2022/09/30 YO-CODE | Offering youth with socio-economic disadvantages digital skills development based non-formal Education
617749-EPP-1-2020-1-IT-EPPKA2-CBY-ACPALA
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Erasmus
Em curso
2018 - 2021 EuroScitizen
Investigador
Em curso
2018 - 2021 ENREAC-HEI
Investigador
2020/01 - 2020/12 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências Através da Utilização de Inquiry Learning Spaces Interdisciplinares
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento

Outro

Designação Financiadores
2009 - Atual Acordo de cooperação entre a ULHT, a ESEAG e o Centro de Investigación MANES da Universidad Nacional de Educación a Distancia (http://www.uned.es/manesvirtual/ProyectoManes/index.htm).
...
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Em curso
2015 - 2016 Projeto Escola+, Educação para todos
Projeto Escola+
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Concluído
2009/10 - 2012 Percursos do associativismo e do sindicalismo docentes em Portugal, 1890-1990
PTDC/CPE-PEC/103101/2008
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rolo, Inês; Bastos, José; Calado, Manuel; Cavadas, Bento. "MApVA (Metodologias Ativas para Vacinação Ativa)". 2022.
  2. Sá-Pinto, Xana; Mavrikaki, Evangelia; Realdon, Giulia; Vásquez Ben, Lucía; Pessoa, Patrícia; Korfiatis, Kostas; Panayides, Andreas; et al. "EuroScitizen Working Group 2 I Identifying needs and opportunities to improve the contribution of formal education to public literacy on evolution". 2022.
  3. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Colaço, Susana. "Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumos". 2022.
  4. Guimarães, Catarina; Maurício, Daniela; Rosário, Diogo; Alves, Inês; Dias, Maria; Santos, Maria do Pilar; Mota, Maria Luísa; et al. "Investigação sobre os hábitos alimentares de estudantes da Escola Superior de Educação de Santarém". 2019.
  5. José, Mário; Lopes, Nádia; Cavadas, Bento; Correia, Marisa. "Cenário de Aprendizagem: construção de um ambiente em Minecraft". 2019.
  6. Cavadas, B.; Correia, M.; Cavadas, Bento; Correia, Marisa. "Teachers' Conceptions about Innovative Learning Environments". Trabalho apresentado em 2019 International Symposium on Computers in Education (SIIE), 2019.
    Publicado • 10.1109/SIIE48397.2019.8970115
  7. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete. "CreativeLab_Sci&Math | Bad plastics. Oceanos Livres de plástico: Participar na Mudança". 2018.
  8. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel. "CreativeLab_Sci&Math | A project for higher school innovation in science and mathematics". 2018.
  9. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel. "CreativeLab_Sci&Math: innovative environments for learning Science & Mathematics". 2018.
  10. Cavadas, Bento; Nelson Mestrinho; Mestrinho, Nelson. "Uma experiência de Inquiry no ensino da Matemática e das Ciências Naturais.". Trabalho apresentado em do II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 201, Bragança, 2017.
    Publicado
  11. Cavadas, Bento. "Os programas de Ciências Naturais da 1.ª República". Trabalho apresentado em XI Congresso Luso-Brasileiro da História da Educação, Porto, 2016.
    Publicado
  12. Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Dias, J.H.; Viegas, L. H.; Cavadas, Bento. "Estudos de aplicação e avaliação do PEBEPSI-A© - Programa de promoção do bem-estar". 2016.
  13. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete. "A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de educadores e professores". Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, Porto, 2014.
    Publicado
  14. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Silva, Filipa; Blindorro, Joana; Gomes, Mara; Clemente, Rita; Santos, Sara. "As conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a origem das espécies/The conceptions of primary school students about the origin of species". 2013.
  15. Moreira, Dalila; Almeida, Liliana; Lopes, Mónica; Veiga, Vânia; Cavadas, Bento. "Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o sistema digestivo". 2012.
  16. Roberto, Rafaela; Miranda, Tatiana; Cavadas, Bento. "Os medos dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2012.
  17. Guimarães, Fernando; Cavadas, Bento. "A botânica escolar em Portugal no século XX: relações, tensões e contribuições entre o conhecimento científico, conhecimento escolar e manuais escolares do ensino básico". 2011.
  18. Cavadas, Bento; Guimarães, Fernando. "Os manuais liceais de ciências da 1.ª República". 2010.
  19. Cavadas, Bento; Franco, Dulce. "A Teoria da Deriva dos Continentes de Alfred Wegener nos manuais escolares de Ciências Naturais Portugueses.". Trabalho apresentado em Influencias Alemanas en la Educación Española e Iberoamericana (1809-2009), Salamanca, 2009.
    Publicado
  20. Guimarães, Fernando; Cavadas, Bento. "A especificidade de ser professor de Ciências da Natureza. Reflexões em torno do conhecimento científico/escolar e dos manuais escolares no Ensino Básico". Trabalho apresentado em 4.º Encontro de Investigação e Formação. Formar Professores - Investigar as práticas, Lisboa, 2009.
    Publicado
  21. Cavadas, Bento; Guimarães, Fernando; Fernando Guimarães. "As ilustrações dos manuais de Botânica de Seomara da Costa Primo". 2009.
    Publicado
  22. Cavadas, Bento. "A influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais: o caso das teorias da origem das espécies.". Trabalho apresentado em Influencias francesas en la educación española e iberoamericana, Salamanca, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Bento Cavadas; Marisa Correia. "Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis". Cuadernos de Psicología del Deporte (2022): https://doi.org/10.6018/cpd.468741.
    10.6018/cpd.468741
  2. Bento Cavadas; Sofia Rézio; João Robert Nogueira; Neusa Branco. "A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics". Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education (2022): https://doi.org/10.1007/s42330-022-00198-2.
    10.1007/s42330-022-00198-2
  3. Cavadas, Bento (9212-EE0C-7753); Marisa correa. "Percepción de los estudiantes de la Educación Superior sobre un entorno de aprendizaje innovador en la educación superior". Cuadernos de Psicología del Deporte 22 2 (2022): 1-14. https://revistas.um.es/cpd/article/view/468741.
    Publicado
  4. Cavadas, Bento (9212-EE0C-7753); Santos, Raquel (571C-F6FA-38B7). "CreativeLab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas da alimentação". APEduC Revista (2022): https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/215/113.
  5. Cavadas, Bento; Santos, Raquel. "Creativelab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas da alimentação". (2022): http://hdl.handle.net/10400.15/4277.
  6. Cavadas, Bento; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel. "Editorial". (2022): https://doi.org/10.25755/int.28161.
    10.25755/int.28161,title
  7. Cavadas, Bento; Correia, Marisa. "Percepciones de los estudiantes sobre entornos educativos innovadores en la educación superior: un análisis exploratorio". (2022): http://hdl.handle.net/10400.15/3949.
    https://doi.org/10.6018/cpd.468741
  8. Cavadas, Bento; Brito, Clara. "Exoplanetas e suas criaturas: uma proposta de trabalho STEAM para a formação inicial de professores". (2022): http://hdl.handle.net/10400.15/4205.
  9. Kuschmierz, Paul; Beniermann, Anna; Bergmann, Alexander; Pinxten, Rianne; Aivelo, Tuomas; Berniak-Wozny, Justyna; Bohlin, Gustav; et al. "European first-year university students accept evolution but lack substantial knowledge about it: a standardized European cross-country assessment". Evolution: Education and Outreach 14 1 (2021): http://dx.doi.org/10.1186/s12052-021-00158-8.
    10.1186/s12052-021-00158-8
  10. Cavadas, Bento. "Plate tectonics in Portuguese and Spanish science textbooks: from the 1960s to the 1980s.". Earth Sciences History 40 2 (2021): 538-565. http://dx.doi.org/10.17704/1944-6187-40.2.538.
    Publicado • 10.17704/1944-6187-40.2.538
  11. Sá-Pinto, Xana; Realdon, Giulia; Torkar, Gregor; Sousa, Bruno; Georgiou, Martha; Jeffries, Alex; Korfiatis, Konstantinos; et al. "Development and validation of a framework for the assessment of school curricula on the presence of evolutionary concepts (FACE)". Evolution: Education and Outreach 14 1 (2021): http://dx.doi.org/10.1186/s12052-021-00142-2.
    10.1186/s12052-021-00142-2
  12. Bento Cavadas; Sara Aboim. "Using PhET interactive simulation plate tectonics for initial teacher education". Geoscience Communication 4 1 (2021): 43-56. https://doi.org/10.5194/gc-4-43-2021.
    10.5194/gc-4-43-2021
  13. Bento Cavadas; Xana Sá-Pinto. "Conceções de Estudantes Portugueses em Formação Inicial de Professores sobre a Evolução e a Origem da Vida". Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2021): https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u13391362.
    10.28976/1984-2686rbpec2020u13391362
  14. Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Mafalda D'Oliveira; Joana Nunes; Raquel Rucha; Vânia Ferro. "Abelhas STEM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências no 2.º ciclo". Educação e Matemática 159 (2021): 3-6.
    Publicado
  15. Cavadas, Bento; Sá-Pinto, Xana. "Conceções de estudantes portugueses em formação inicial de professores sobre a evolução e a origem da vida". (2021): http://hdl.handle.net/10773/34553.
    10.28976/1984-2686rbpec2020u13391362
  16. Cavadas, Bento; Sá-Pinto, Xana. "Conceções de estudantes portugueses em formação inicial de professores sobre a evolução e a origem da vida". (2021): http://hdl.handle.net/10400.15/3240.
    10.28976/1984-2686rbpec2020u13391362
  17. Cavadas, Bento; Aboim, Sara. "Using PhET™ interactive simulation plate tectonics for initial teacher education". (2021): http://hdl.handle.net/10400.15/3337.
    10.5194/gc-4-43-2021
  18. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Juliana Cunha; Maria Catarina Sousa; Rita Laranginha. "Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores.". Experiências em Ensino de Ciências 15 1 (2020): 194-206. http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID686/v15_n1_a2020.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Cavadas, Bento; Correia, Marisa. "Ambientes Educativos Inovadores: Um percurso de formação de professores". Indagatio Didactica 12 3 (2020): 285-302. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20088.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Cavadas, Bento; Raquel Santos; Sara Sacramento. "CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca". APEduC Revista 1 1 (2020): 159-174. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/44/36.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Cavadas, Bento; Neusa Branco. "Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico". Quadrante 29 1 (2020): 159-183. https://doi.org/10.48489/quadrante.23003.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Linhares, E; Cavadas, B; Guimarães, C; Maurício, D; Rosário, D; Alves, I; Dias, M; et al. "O38 A research about food habits done by higher education students with special educative needs". European Journal of Public Health 29 Supplement (2019): http://dx.doi.org/10.1093/eurpub/ckz096.014.
    10.1093/eurpub/ckz096.014
  23. CAVADAS, BENTO. "From the contracting earth to continental drift: Wegener's influence on Portuguese and Spanish science textbooks through the twentieth century". Earth Sciences History 38 1 (2019): 74-93. http://dx.doi.org/10.17704/1944-6178-38.1.74.
    10.17704/1944-6178-38.1.74
  24. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Martins, Maria clara. "CreativeLab_Sci&Math: Open educational resources in teacher education". Journal of the Comenius Association 23 (2019): 23-25. http://www.associationcomenius.org/IMG/pdf/Comenius_journal_2019-2.pdf.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  25. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências". Educação e Matemática 154 (2019): 2-8. http://www.apm.pt/portal/em.php?id=233733&rid=233413.
    Publicado
  26. Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Linhares, Elisabete. "Explorar matemática através das pegadas de animais". Educação e Matemática 154 (2019): 35-40. http://www.apm.pt/portal/em.php?id=233747&rid=233413.
    Publicado
  27. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "Inquiry-Based Learning: Uma ponte para a interdisciplinaridade?". Educação e Matemática 154 (2019): 14-15. http://www.apm.pt/portal/em.php?id=233761&rid=233413.
    Publicado
  28. Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Mestrinho, Nelson; Maria Clara Martins; Linhares, Elisabete; Raquel Santos; Colaço, Susana. "Editorial. Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências". Interacções 15 50 (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/PDF.
    Publicado
  29. Cavadas, Bento; Correia, Marisa. "As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores". Revista de Investigación Educativa Universitaria 2 3 (2019): 143-159. http://hdl.handle.net/10400.15/2721.
    Acesso aberto • Publicado
  30. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, Raquel. "CreativeLab_Sci&Math | Work Dynamics and Pedagogical Integration in Science and Mathematics". Interacções 15 50 (2019): 6-22. https://doi.org/10.25755/int.18786.
    Acesso aberto • Publicado
  31. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete. "Uma investigação sobre hábitos alimentares com a colaboração de estudantes do ensino superior com necessidades educativas". Interacções 15 50 (2019): 55-179. https://doi.org/10.25755/int.18794.
    Acesso aberto • Publicado
  32. Nelson Mestrinho; Bento Cavadas. "Corrida no Jurássico". Revista de Ciência Elementar 6 1 (2018): https://doi.org/10.24927/rce2018.018.
    10.24927/rce2018.018
  33. Cavadas, Bento; Nelson Mestrinho. "Innovation in Teacher Education: An Integrative Approach to Teaching and Learning Science and Mathematics". Proceedings (2018): 1343. https://doi.org/10.3390/proceedings2211343.
    Publicado
  34. Cavadas, Bento; Nelson Mestrinho. "Práticas Interdisciplinares em Matemática e Ciências Naturais na formação inicial de professores". Educação e Matemática 147 (2018): 33-37. http://www.apm.pt/portal/em.php?id=230104&rid=228762.
    Publicado
  35. Bento Cavadas. "«On the Origin of Species»: Didactic transposition to the curriculum and Portuguese science textbooks (1859-1959)". Espacio, Tiempo y Educación 4 2 (2017): 143-143. https://doi.org/10.14516/ete.149.
    10.14516/ete.149
  36. Cavadas, Bento. "The mechanism of vision: the path of light through the human eye in Portuguese textbooks of natural sciences (1900-1950)". Scientiae Studia 14 2 (2016): 357-386. http://hdl.handle.net/10400.15/1686.
    Publicado • 10.11606/S1678-31662016000200004
  37. Cavadas, Bento. "O mecanismo da visão: o percurso da luz através do olho humano nos manuais escolares portugueses de ciências naturais (1900-1950)". Na sequência da comemoração do Ano Internacional da Luz (2015), o objetivo principal deste artigo é mostrar como o sentido da visão foi abordado nos programas e manuais escolares de ciências naturais publicados na primeira metade do século xx em Portugal. Para tal, utilizou-se um método de caráter qualitativo assente no conceito de transposição didática de Chevallard. A análise dos conteúdos progr (2016): http://hdl.handle.net/10400.15/1686.
    Acesso aberto
  38. Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Neusa Branco; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Avaliação na prática de ensino supervisionada em matemática e ciências naturais do 2.º CEB: contributos da observação de aulas.". 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (2016): 514-522. http://hdl.handle.net/10400.15/1936.
    Acesso aberto • Publicado
  39. Cavadas, Bento. "Dos pombos descoordenados às rãs sem rumo: o ensino do encéfalo através dos manuais escolares de Ciências Naturais (1900-1950)". O objetivo principal deste trabalho é mostrar como o encéfalo foi abordado nos programas e manuais de Ciências Naturais publicados na primeira metade do século XX. Para tal, utilizou-se um método de caráter qualitativo assente no conceito de transposição didática de Chevallard. O conteúdo programático mostrou que o estudo do encéfalo foi sempre associado ao estudo do sistema nervoso. A descrição n 2 1 (2015): 41-68. http://hdl.handle.net/10400.15/1450.
    Acesso aberto • Publicado • Doi: 10.14516/ete
  40. Cavadas, Bento; Carolina Casaca; Neusa Branco. "O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveis". Revista da UIIPS 3 1 (2013): 98-115. www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N3_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf.
    Publicado
  41. Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento. "Aprender a investigar: uma proposta de trabalho na formação inicial de professores". Nuances: Estudos sobre Educação 20 1 (2013): 47-66. http://hdl.handle.net/10400.15/885.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Correia, Joana; Cavadas, Bento. "A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico nas atividades experimentais de ciências". Revista da UIIPS 1 1 (2013): 116-137. http://hdl.handle.net/10400.15/909.
    Acesso aberto • Publicado
  43. Cavadas,Bento Filipe Barreiras Pinto. "O corpo diferente: representações das raças humanas nos manuais escolares de zoologia". Este trabalho visou comparar o modo como os autores dos manuais escolares de Zoologia, da segunda metade do século 19 e do início do século 20, realizaram a transposição didática dos estudos antropológicos sobre as raças humanas para essas obras. Constataram-se diferenças na tipologia e nos carateres antropológicos utilizados para descrever as raças humanas. Aferiu-se, ainda, a existência de afirm (2013): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000100011.
  44. Cavadas, B.F.B.P.. "The different body: Representations of the human races in zoology textbooks | O corpo diferente: Representações das raças humanas nos manuais escolares de zoologia". Historia da Educacao 17 39 (2013): 189-212. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84877762006&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  45. Glória, Ana Catarina; Rosa, Cláudia; Cavadas, Bento. "Conceções dos alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre o lobo ibérico". Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 11 3 (2012): 620-634. http://hdl.handle.net/10400.15/751.
    Acesso aberto • Publicado
  46. Cavadas, Bento; Anabela Mimoso; Mimoso, Anabela. "The Pedagogical Congresses of Portuguese Secondary Teaching: the participation of female teachers (1927-1928) 1". Entretextos 37 (2011): 1-13. http://www.ceief.ulusofona.pt/images/stories/Entretextos_37-Bento__Anabela.pdf.
    Publicado
  47. Cavadas, Bento. "O ensino do evolucionismo em Portugal, nas primeiras décadas do século XX, através dos programas e manuais escolares de Zoologia.". Aula. Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca 17 (2011): 109-131.
    Publicado
  48. Cavadas, Bento. "A influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares portugueses de ciências naturais: o caso das teorias da origem das espécies". (2011): http://hdl.handle.net/10400.15/441.
    Acesso aberto
  49. Cavadas, Bento. "A transposição didáctica dos mecanismos de evolução darwinista para os manuais escolares portugueses de zoologia (1887-1907)". Influencias Inglesas en la Educación Española e Iberoamericana (1810-2010) (2011): 597-613. http://hdl.handle.net/10400.15/545.
    Acesso aberto • Publicado
  50. Bento Cavadas. "I Encontro de Investigação do Centro de Investigação e Publicações da Escola Superior de Educação Almeida Garrett". Revista Lusófona de Educação (2011): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34922201020.
  51. Cavadas, Bento. "As teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais (1905-1959)". Revista de Educação 17 1 (2010): 31-81. http://revista.educ.fc.ul.pt/arquivo/vol_XVII_1/Artigo2_BentoCavadas_Form.pdf.
    Publicado
  52. Cavadas, Bento. "O ensino liceal em Portugal no início do Estado Novo: Reflexões em torno do I Congresso Pedagógico do Ensino Secundário Oficial". Entretextos 26 (2010): 1-20. http://www.ceief.ulusofona.pt/images/stories/Entretextos_n_26-_Anabela_e_Bento.pdf.
    Publicado
  53. Cavadas, Bento. "O higienismo nas escolas do ensino primário (1900-1930)". (2010): http://hdl.handle.net/10437/5173.
  54. Cavadas, Bento; Franco, Dulce. "A teoria da deriva dos continentes de Alfred Wegener nos manuais escolares de Ciências Naturais portugueses". (2010): http://hdl.handle.net/10400.15/416.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. José María Marcos-Merino; María Rocío Esteban-Gallego; Nelson Mestrinho; Bento Cavadas; Nora Rodilla-Martín; Jesús A. G. Ochoa de Alda. "Adaptation of the Math-Biology Values Instrument to Preservice Teachers: German, Portuguese, and Spanish Versions". In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education, 286-307. Estados Unidos: IGI Global, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-5765-8.ch013
  2. Bento Cavadas; Neusa Branco. "Science and Mathematics Teacher Collaboration in Higher Education: A Pedagogical Experience Using Inquiry Learning Spaces". In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education, 196-123. Estados Unidos: IGI Global, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-5765-8.ch009
  3. Neusa Branco; Susana Colaço; Bento Cavadas. "Online Teaching Practices of Science and Mathematics Preservice Teachers in middle schools". 2022.
    10.4018/978-1-7998-8298-5.ch011
  4. Bento Cavadas; Mustafa Sami Topçu. "Innovation in Preservice Teacher Education". In Drone-Based Learning, 12-35. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8193-3.ch002
  5. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete. "Bad Plastics. Oceans Free of Plastic: the role of education". In Handbook on Teaching and Learning for Sustainable Development, 62-74. Reino Unido: Edward Elgar publishing, 2021.
    Publicado
  6. Cavadas, Bento (9212-EE0C-7753); Correia, Marisa; AB11-C4D2-4A47. "Challenges and opportunities of the transition for online teaching on a Portuguese school of education". In Entornos virtuales parala educación en tiempos de pandemia: Perspectivas metodológicas, 1648-1672. Dykinson, S.L., 2021.
    Publicado
  7. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Conceição Durão. "Predação Jurássica". In 175 milhões e 40 anos depois. Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Portugal: By the Book., 2019.
    Publicado
  8. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "A medida do tempo geológico". Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação, 2018.
  9. Cavadas, Bento. "Parecer externo sobre o modelo de observação de pares multidisciplinar". In De Par em Par na Universidade do Porto, 117-127. Porto, Portugal: Universidade do Porto Edições, 2017.
    Publicado
  10. Cavadas, Bento. "O Corpo Negro vs O Corpo Branco: Estereótipos Raciais nos Manuais Escolares de Zoologia.". In O Corpo – Memória e identidade, 77-87. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2013.
    Publicado
  11. Cavadas, Bento; Guimarães, Fernando. "Práticas inovadoras nos manuais escolares de Zoologia: A introdução das atividades laboratoriais". In Os manuais escolares e os jovens: tédio ou curiosidade pelos saberes?, 117-134. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas., 2012.
    Publicado
  12. Cavadas, Bento; Guimarães, Fernando. "PRÁTICAS INOVADORAS NOS MANUAIS ESCOLARES DE ZOOLOGIA: A INTRODUÇÃO DAS ATIVIDADES LABORATORIAIS". Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2012.
  13. Cavadas, Bento. "O ensino liceal da higiene na 1.ª República através dos manuais escolares de Zoologia". In O imperativo republicano em debate, 143-167. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2011.
    Publicado
  14. Cavadas, Bento; Fernando Guimarães. "Os manuais de Ciências da 1.ª República". In Manuais Escolares: mudanças nos discursos e nas práticas, 57-72. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2011.
    Publicado
  15. Cavadas, Bento. "A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal 1836-2005". In A história das Disciplinas Escolares de Matemática e de Ciências, 1-943. Escolar Editora, Portugal: Lisboa, 2009.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa Cristina Vicente. 2019. "Interdisciplinary lesson study about an inquiry of biodiversity through animal footprints". http://hdl.handle.net/10400.15/2720.
Edição de livro
  1. Cavadas, Bento. Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Santarém, Portugal: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. 2019.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Mestrinho, Nelson; Raquel Santos; Linhares, Elisabete; Maria Clara Martins; Correia, Marisa; Colaço, Susana. "Inovação no ensino da matemática e das ciências". Interacções 15 50 (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/PDF.
    Publicado • Editor
  2. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "Ensinar matemática numa perspetiva interdisciplinar". Educação & Matemática 154 (2019): www.apm.pt/portal/em.php?rid=233413&id=19480.
    Publicado
Livro
  1. Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; DA SILVA, Ana; Cavadas, Bento; Maurício Dias, José; Lazarova, Elena; Tsvetanska, Silviya; Timologou, Anastasia. Teachers' Toolkit in Civic Education - Primary School. Prosveta-Sofia Foundation. 2022.
  2. Teodoro, António, ed.. 06 - Beyond Mirrors: research pathways (CeiED 2013-2017). Edições Universitárias Lusófonas. 2018.
  3. Cavadas, Bento; Ramiro Marques. Metodologia do Ensino das Ciências Naturais e Sociais. Guia de formação inicial. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian/República Democrática de São Tomé e Príncipe. 2015.
    Publicado
  4. Cavadas, Bento. Guia de Apoio à Metodologia do Ensino das Ciências Naturais e Sociais. Guia de formação contínua.. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian/ República Democrática de São Tomé e Príncipe.. 2015.
    Publicado
  5. Cavadas, Bento; Anabela Mimoso. Os Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931). Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2013.
    Publicado
Manual
  1. Cavadas, Bento; Ribeiro, Nuno; Bruno Sousa. Aprende a Descobrir a Natureza 9 _ Ciências Naturais 9.º ano. Portugal: ASA. 2023.
    Publicado
  2. Cavadas, Bento; Ribeiro, Nuno; Bruno Sousa. Aprende a Descobrir a Natureza 9 _ Ciências Naturais 9.º ano. Portugal: ASA. 2023.
    Publicado
  3. Cavadas, Bento; Ribeiro, Nuno; Bruno Sousa. Aprende a Descobrir a Natureza 8 _ Ciências Naturais 8.º ano. Portugal: ASA. 2022.
    Publicado
  4. Cavadas, Bento; Ribeiro, Nuno; Bruno Sousa. Aprende a Descobrir a Natureza 8 _ Ciências Naturais 8.º ano. Portugal: ASA. 2022.
    Publicado
  5. Cavadas, Bento; Ribeiro, Nuno; Bruno Sousa. Aprende a Descobrir a Natureza 7 _ Ciências Naturais 7.º ano. Portugal: ASA. 2021.
    Publicado
  6. Cavadas, Bento; Ribeiro, Nuno; Bruno Sousa. Aprende a Descobrir a Natureza 7 _ Ciências Naturais 7.º ano. Portugal: ASA. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Cavadas, Bento; Marisa correia; Correia, Marisa. "CreativeLab_Sci&Math. Teaching new ways of learning science & mathematics". 2017.
  2. Cavadas, Bento. "As aulas abertas como forma de comunicação científica em saúde". Trabalho apresentado em Congresso de Comunicação de Ciência SciCom, 2015.
  3. Cavadas, Bento; Mónica Rosário; Sandra Almeida. "A abordagem das educadoras à educação sexual". Trabalho apresentado em Congresso Investigação e Desenvolvimento no Instituto Politécnico de Santarém, 2012.
  4. Cavadas, Bento; Glória, Ana Catarina; Rosa, Cláudia; Susana Pereira; Irina Fontes; Cortesão, Vanessa; Pereira, Tânia; Rafaela Roberto; Tatiana Miranda. "Conceções dos alunos do 1.º CEB sobre o lobo-ibérico". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED - Escola e Comunidade, 2011.
Recurso online
  1. Cavadas, Bento. CreativeLab_Sci&Math_Tectónica de Placas_12.º ano. 2017. https://www.casadasciencias.org/cc/redindex.php?idart=303&gid=40746912.
  2. Cavadas, Bento. À descoberta da água no Parque das Nações. 2013. http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=38397787&Itemid=23.
Relatório
  1. Mourinha, Ana Paula Dinis Simões; Branco, Neusa; Cavadas, Bento. 2012. As representações externas - na resolução de problemas matemáticos no 2º e 3º anos do ensino básico. http://hdl.handle.net/10400.15/1539.
Resumo em conferência
  1. Cavadas, Bento. "A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal (1836-2005)". Trabalho apresentado em 1.º Seminário de História do Ensino das Ciências e da Matemática, Lisboa, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Trovão, Joaquim António Mendes. "KED a KED construímos o LED 5.0 – Um modelo de transição para os Ambientes Educativos Inovadores". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.15/4359.
  2. Correia, Maria Manuela Fernandes. "O contributo de cenários de aprendizagem interdisciplinares entre a matemática e as ciências naturais para a mobilização de competências de raciocínio e de resolução de problemas nos alunos do 2.º ciclo". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.15/4066.
  3. Moita, Alexandre Redol. "Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEB". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.15/4012.
  4. Henriques, Mariana dos Santos. "As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.15/4124.
  5. Inácio, Andreia Sofia dos Reis. "O desenvolvimento das crianças no espaço exterior: estudo exploratório em Jardim de Infância e no 1º CEB". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.15/2675.
  6. Stasyuk, Inna. "Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.15/2672.
  7. Ávila, Joana Isabel Borba. "Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.15/2203.
  8. Solart, Erilene Maria Mourão. "A utilização de recursos tecnológicos em aulas de biologia no Centro de Mídias de Educação do Amazonas: um estudo a partir de perspectivas de professores que atuam no ensino médio". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10437/9185.
  9. Martins, Telma Cristina Carvalho. "As atividades outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.15/2270.
  10. Agostinho, Ana Rita Gomes. "As atividades práticas no 1º ciclo do ensino básico : potencialidades e constrangimentos à sua implementação no processo de ensino-aprendizagem". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.15/1828.
  11. Martínez, Ana. "A promoção dos bons hábitos alimentares nos alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.15/1526.
  12. Pereira, Diana Raquel Barroso. "A abordagem à educação sexual nos manuais escolares do 1º CEB". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1876.
  13. Duarte, Joana Pedro de Pina. "Estratégias de prevenção da indisciplina em sala de aula". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.15/1859.
  14. Aniceto, Ana Sofia Dias. "O contributo das atividades práticas para a aprendizagem significativa dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico em ciências". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.15/1867.
  15. Bento, Isabel Maria Jesus. "A evolução das teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Biologia do Ensino Eecundário entre 1989-2009". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10437/4768.
  16. Mourinha, Ana. "Prática de ensino supervisionada no 1º ciclo do ensino básico -3º e 4ºanos:as representações externas - na resolução de problemas matemáticos no 2º e 3º ano do ensino básico". 2012. http://hdl.handle.net/10400.15/1037.
  17. Casaca, Ana Carolina Fragoso. "O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveis". 2012. http://hdl.handle.net/10400.15/1043.
  18. Vasconcelos, Matilde Conceição de. "Relatório de Estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/9052.
  19. Correia, Joana Rita Azenha. "A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.15/1045.

Outros

Outra produção
  1. BAD Plastics | Relato de uma atividade IBL sobre a problemática dos plásticos. A manutenção do equilíbrio dos oceanos é um desafio comum a várias nações do mundo, encarando-se como uma prioridade de ação por estes constituírem uma chave para o futuro (Parlamento Europeu, 2018). As escolas podem contribuir para esse desafio devido ao seu papel no desenvolvimento de competências dos alunos, levando-os a serem capazes de tomar decisões conhecedoras e prudentes em relação aos oc. 2022. Nunes, Joana; D´Oliveira, Mafalda; Rucha, Raquel; Ferro, Vânia; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa. http://hdl.handle.net/10400.15/4042.
  2. Predação no Jurássico: a utilização de pegadas de dinossauros como contexto interdisciplinar entre as ciências e a matemática. Este relato apresenta uma prática interdisciplinar entre as ciências e a matemática, em contexto de formação inicial de professores, nas unidades curriculares de Ciências da Terra e da Vida e Modelação Matemática, do curso de licenciatura em Educação Básica. A partir do estudo de pistas de pegadas de dinossauros simuladas no espaço exterior da instituição, as estudantes, organizadas em grupos de t. 2022. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. http://hdl.handle.net/10400.15/3972.
  3. Conversas com os autores: Sessões paralelas B; Co-construir parcerias e caminhos na diversidade - "EuroScitizen, uma rede de parceiros"". 2022. Sá-Pinto, Xana; Pessoa, Patrícia; Ambrósio, Susana; Cavadas, Bento; Sousa, Bruno; Ponce, Rita; Branquinho, Raquel. https://hdl.handle.net/10216/146995.
  4. BAD Plastics | Representação da poluição por plásticos através de infográficos. As estudantes em formação inicial de professores devem vivenciar práticas interdisciplinares entre a matemática e as ciências nos seus cursos (Koirala & Bowman, 2003). Por essa razão, no âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Didática da Matemática II do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior. 2022. Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Robalo, Daniela; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Ferreira, Rita; et al. http://hdl.handle.net/10400.15/4043.
  5. Explorar matemática e ciências através de origami no 2.º ciclo do ensino básico. Este trabalho resulta da implementação e análise de tarefas realizadas por alunos do 2.º ciclo do ensino básico (CEB), no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro de 2021. As tarefas foram organizadas em duas propostas de trabalho baseadas na construção de origamis e devidamente enquadradas pelo Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017). 2022. Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Durão, Conceição; Moreira, Conceição; et al. http://hdl.handle.net/10400.15/4014.
  6. Reply to referee 2. 2020. Bento Cavadas. https://doi.org/10.5194/gc-2020-34-AC2.
    10.5194/gc-2020-34-AC2
  7. Using PhET™ Interactive Simulation Plate Tectonics on Initial Teacher Education. 2020. Bento Cavadas; Sara Aboim. https://doi.org/10.5194/gc-2020-34.
    10.5194/gc-2020-34
  8. ARTec - Aventura com rochas e tecnologia. A proposta de atividade foi concebida no âmbito da unidade curricular Ambien-tes Educativos Inovadores, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Recursos Digitais em Educação do Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém. Da adoção de metodologias ativas que favoreçam a mudança educativa e pos-sibilitem o desenvolvimento das competências-chave requeridas para. 2019. Cavadas, Bento; Correia, Marisa; Custódio, Elisabete; Nunes, Paulo; Antunes, Rafael. http://hdl.handle.net/10400.15/2570.
  9. MAD Rocket | Relato de uma atividade STEM sobre exploração espacial. No final da década de 1960, as atividade de exploração espacial culminaram com a chegada do ser humano à superfície da Lua. No dia 20 de julho de 2019 comemoram-se os 50 anos desse evento. No contexto das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Matemática e Resolução de Problemas, do curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB da Esc. 2019. Cavadas, Bento; Sousa, Maria Catarina; Botelho, Christina; Cunha, Juliana; Mestrinho, Nelson. http://hdl.handle.net/10400.15/2638.
  10. CreativeLab_Sci&Math. CreativeLab_Sci&Math is a project of the department of Mathematical and Natural Sciences of the Higher School of Education of Santarém that aims the innovation of the pedagogical practices in Higher Education. One main objective is the involvement of students in interdisciplinary activities that connects content and processes of knowledge construction of Mathematics and Physical-Natural Scienc. 2019. Cavadas, Bento; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18786.
  11. Editorial. O Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | 2019, realizado nos dias 15 e 16 de março de 2019, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, surgiu do trabalho que tem vindo a ser realizado pelos professores do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da instituição. Esse trabalho originou um projeto, designado CreativeLab_Sci&Math,. 2019. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel; et al. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/PDF.
  12. Corrida no Jurássico. O CreativeLab_Sci&Math é uma iniciativa didática do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) que, entre outros objetivos, visa a construção, implementação e avaliação de atividades interdisciplinares em Ciências Naturais e Matemática, desenvolvidas em ambientes educativos inovadores. A Corrida no Jurássico foi uma atividade interdisciplinar. 2018. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. http://hdl.handle.net/10400.15/2174.
    Mestrinho, N., Cavadas, B.(2018) Corrida no Jurássico, Rev. Ciência Elem., V6(01):018. doi.org/10.24927/rce2018.018
  13. Bad plastics - Oceanos livres de plástico: participar na mudança. Esta atividade Inquiry, designada Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança, foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação de Santarém (IPS/ESES). O presente guião encontra-se organizado nos seguintes momentos de ensino: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo. 2018. Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento. http://hdl.handle.net/10400.15/2555.
  14. O que faz bem e o que faz mal aos dentes? As ideias das crianças do jardim-de-infância sobre a saúde oral. A higiene oral, como elemento indissociável da saúde oral, deve ser ensinada desde cedo às crianças. No entanto, o que sabem de facto as crianças do jardim-de-infância (JI) sobre o que faz bem e mal aos dentes? Com o objetivo de esclarecer essa questão, esta investigação procurou identificar os conhecimentos das crianças do jardim-de-infância sobre o que beneficia e o que prejudica a saúde oral.. 2015. Farinha, Bárbara; Gonçalves, Cristiana; Vasques, Diana; Silva, Ema; Costa, Vanessa; Cavadas, Bento. http://hdl.handle.net/10400.15/1370.
  15. Conceções sobre o Ciclo Natural e Urbano da Água de futuros Professores e Educadores. A água é um bem essencial à vida, imprescindível para a saúde e a sobrevivência da humanidade. Como é utilizada para muitas atividades humanas, como o abastecimento público e industrial, a irrigação agrícola e a produção de energia, é fundamental que os agentes educativos, como a escola, clarifiquem desde os primeiros níveis de escolaridade os conceitos básicos sobre esta temática para um maior re. 2015. Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Lopes, Ana Rita. http://hdl.handle.net/10400.15/1449.
  16. A Problemática da Poluição da Água: a visão de alunos do 1.º Ciclo do ensino básico. A sociedade globalizada da qual fazemos parte fomenta um consumo que vai para além das verdadeiras necessidades humanas. Relacionado com este consumo está o aumento da exploração dos recursos naturais e a elevada produção de resíduos que provocam grandes prejuízos ambientais. Neste contexto, a educação ambiental cria oportunidades para o desenvolvimento de competências e capacidades de compreensão. 2015. Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Freitas, Luis. http://hdl.handle.net/10400.15/1456.
  17. A contraceção na sexualidade de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A Educação Sexual constitui um campo de estudo de grande importância. Contudo, a investigação mostra que ainda persistem lacunas na sua abordagem ao nível escolar, principalmente nos níveis iniciais de ensino. É importante que conteúdos como a sexualidade, contraceção e planeamento familiar sejam abordados no 2.º Ciclo do Ensino Básico para um desenvolvimento mais harmonioso de cada indivíduo. Ass. 2014. Amaral, Carolina; Chipenda, Catarina; Carvalho, Sara; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento. http://hdl.handle.net/10400.15/1791.
  18. Prefácio a Os Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931). O livro Os Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931), da autoria de Anabela Mimoso e Bento Cavadas, que tenho o prazer de prefaciar, aborda um tema ainda pouco estudado no que se refere à história do movimento associativo dos professores, os cinco congressos pedagógicos, realizados em plena Ditadura Militar, juntando professores na sua esmagadora maioria pertencentes ao ensin. 2013. Pintassilgo, Joaquim. http://hdl.handle.net/10451/30021.
  19. As conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a Roda dos Alimentos. Este trabalho de investigação foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Os seus principais objetivos foram identificar as conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a roda dos alimentos, nomeadamente a quantidade de fatias que conhecem e a sua constituição, da. 2013. Felizardo, Diana; Bento, Joana; Noné, Laura; Conde, Micaela; Cavadas, Bento. http://hdl.handle.net/10400.15/808.
  20. A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico nas atividades experimentais de ciências. Através desta investigação pretendeu-se conhecer a influência das atividades experimentais das ciências no desenvolvimento da autonomia dos alunos do Ensino Básico na realização das várias tarefas dessas atividades. Para tal foram propostas quatro atividades experimentais (I, II, III e IV) consecutivas aos alunos, com distintos graus de abertura, a partir das quais foi avaliado o grau de autonomia. 2013. Correia, Joana; Cavadas, Bento. http://hdl.handle.net/10400.15/909.
  21. Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o sistema digestivo. 2012. Moreira, Dalila; Almeida, Liliana; Lopes, Mónica; Veiga, Vânia; Cavadas, Bento. http://hdl.handle.net/10400.15/680.
  22. Memórias do brincar e dos brinquedos. Este trabalho resulta do interesse dos investigadores em estudar a importância do brinquedo na infância. Como esse tema é vasto, o objetivo do estudo centrou-se na recolha de memórias de dez indivíduos sobre as brincadeiras e os brinquedos que estiveram culturalmente associados à sua juventude. O estudo foi realizado através de uma entrevista do tipo estruturado aplicada a indivíduos com faixas et. 2012. Cavadas, Bento; Pereira, Diana; Borges, Sónia; Jesus, Vânia. http://hdl.handle.net/10400.15/763.
  23. Conceções dos alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre o lobo ibérico. O lobo ibérico (Canis lupus signatus) é um predador de topo, cuja função ecológica é muitas vezes incompreendida. Historicamente suscitou muitos ódios e, mais recentemente, preocupações com a sua viabilidade enquanto espécie. Esta investigação diagnosticou as conceções dos alunos dos 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo. Para tal, foram analisados 164 desenhos sobre essa espéc. 2012. Glória, Ana Catarina; Rosa, Cláudia; Cavadas, Bento. http://hdl.handle.net/10400.15/751.
  24. O papel da investigação na formação de professores e educadores: Um estudo de caso. A formação dos futuros docentes em metodologias de investigação é uma das preocupações do plano de estudos da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém. Este trabalho visa apresentar as estratégias e métodos de formação usados no âmbito da unidade curricular Investigação em Estudo do Meio desse curso. O seu principal objetivo é desenvolver nos futuros educadores e. 2012. Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento. http://hdl.handle.net/10400.15/749.
  25. Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo ibérico. O lobo ibérico (Canis lupus signatus) é um predador de topo, cuja função ecológica é muitas vezes incompreendida. Historicamente suscitou muitos ódios e, mais recentemente, preocupações com a sua viabilidade enquanto espécie. Esta investigação diagnostica as concepções dos alunos dos 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo. Para tal, foram analisados 164 desenhos sobre essa espéc. 2011. Glória, Ana Catarina; Rosa, Cláudia; Cavadas, Bento; Glória, Ana. http://hdl.handle.net/10400.15/568.
  26. Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a família. A família possui uma importância crucial para o desenvolvimento das crianças, sendo uma temática abordada com alguma frequência no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente estudo teve como principal objetivo aferir as concepções de 90 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a organização da sua família, através da análise iconográfica dos desenhos que elaboraram. 2011. Cavadas, Bento; Botelho, Irina; Pereira, Susana; Pereira, Tânia; Cortesão, Vanessa. http://hdl.handle.net/10400.15/568.
  27. Promover a Cidadania. Edição técnica. 2009. Cavadas, Bento; Nuno Ribeiro.
  28. A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal 1836 - 2005. 2008. Cavadas, Bento.
  29. Preparar os testes de avaliação 5.º ano: Ciências da Natureza. Edição técnica. 2007. Cavadas, Bento; Nuno Ribeiro.
  30. Biologia e Geologia 11. Caderno de actividades: ensino secundário, 11.º ano. Edição técnica. 2005. Cavadas, Bento; Osório Matias; Pedro Martins; Adriana Ramos; Nuno Ribeiro.
  31. CD-ROM Biologia 12. Areal Editores (co-autoria). Software. 2005. Cavadas, Bento.
  32. Biologia 12. Caderno de actividades: ensino secundário. Edição técnica. 2005. Cavadas, Bento; Nuno Ribeiro; Pedro Martins; Osório Matias.
  33. Geologia 12. Caderno de actividades: ensino secundário, 12.º ano. Edição técnica. 2005. Cavadas, Bento; Nuno Ribeiro; Adriana Ramos; Guerner Dias; Paula Guimarães; Paulo Rocha.
  34. CD-ROM Biologia e Geologia 11. Areal Editores (co-autoria). Software. 2004. Cavadas, Bento.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 Matemática à conversa com a Paleontologia Noite Europeia dos Investigadores 2020
NEI Ciência e Natureza, (Lisboa, Portugal)
2020 Práticas interdisciplinares em Matemática e Ciências nos primeiros anos XXII Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática (Portugal)
2020 Pegadas, passos e passadas: Uma abordagem interdisciplinar à matemática e às ciências naturais no 2.º ciclo através de pistas de dinossauros 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020 Bad Plastics: Um recurso educativo para uma educação para o desenvolvimento sustentável no ensino superior 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 Teachers Conceptions about Innovative Learning Environments SIIE2019: XXI International Symposium on Computers in Education (21-23 nov 219)
Polytechnic Institute of Tomar (Tomar)
2019 Ambientes Educativos Inovadores: Relato de um percurso de formação de professores Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na formação de professores
Instituto de Educação da Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2019 CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da frequência cardíaca XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências & III International Seminar in Science Education
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019 O conhecimento da seleção natural de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de estudantes em formação inicial de professores XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências & III International Seminar in Science Education
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019 As implicações dos Ambientes Educativos Inovadores para as práticas dos professores
II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (Porto, Portugal)
2019 A transposição didática da deriva dos continentes de Wegener para os manuais de ciências portugueses e espanhóis do século XX 1.º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)
2019 Mudanças nas conceções de estudantes do curso de Educação Básica sobre o sistema digestivo VIII Conferência Internacional, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)
2019 CreativeLab_Sci&Math: Inovação no ensino da matemática e das ciências Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências_2019
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2019 Conceptions of Portuguese teacher education students about evolution and the origin of life XV Encontro Nacional de Biologia Evolutiva
CIIMAR (Matosinhos, Portugal)
2019 Integração da matemática e das ciências através da Rede Curricular Interdisciplinar Colóquio CIDInE: Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019 Predação jurássica Congresso Cientistas de Palmo e Meio
Escola Básica de Alcanede (Alcanede, Portugal)
2019 Práticas interdisciplinares em matemática e ciências XXXV ProfMat e XXX SIEM
Escola Secundária Amato Lusitano (Castelo Branco, Portugal)
2019 Produção de recursos educativos digitais na formação de professores 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.19)
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019 Rede curricular interdisciplinar: uma abordagem à integração curricular no ensino superior 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.19)
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019 Utilização das tecnologias e metodologias ativas 8.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais. Metodologias ativas, desafios e interpelações
Escola Superior Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 Investigar as pegadas dos animais. Relato de uma experiência de Estudo de Aula na formação de professores em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico II Seminário sobre Estudos de Aula
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 CreativeLab_Sci&Math | Bad plastics: Empowerment de crianças sobre a problemática dos plásticos nos oceanos I Encontro Temático da Casa das Ciências: A água - Um tema transversal
Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019 Investigar as pegadas dos animais - Relato de uma experiência de formação de professores em Matemática e Ciências no 2.º ciclo do ensino básico Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências_2019
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2019 CreativeLab_Sci&Math: A interdisciplinaridade entre as ciências e a matemática na formação inicial de professores Matemática e História da Matemática
Escola Superior de Educação do Instituto Piaget (Arcozelo, Portugal)
2018 Relato de uma atividade interdisciplinar em matemática e ciências sobre hereditariedade, seleção sexual e probabilidades VPCT2018 | A voz dos professores de C&T
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2018 CreativeLab_Sci&Math | Bad plastics. Oceanos livres de plástico: Participar na mudança V Encontro Internacional da Casa das Ciências
Casa das Ciências (Guimarães, Portugal)
2018 Jurassic race: A collaborative pedagogical activity between palaeontologists, mathematics and science education teachers XVI Annual Meeting of the European Association of Vertebrate Palaeontologists
Faculdade de Ciências Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (Caparica, Portugal)
2018 Innovation in teacher education: An integrative approach to teaching and learning science and mathematics teachers 2nd Innovative and Creative Education and Teaching International Conference (ICETIC)
Facultad de Educacíon, Universidad de Extremadura (Extremadura, Espanha)
2018 CreativeLab_Sci&Math I Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2018 CreativeLab_Sci&Math: A porosidade dos solos [Conference Conferência Internacional Investigação e Práticas em Contextos de Educação
Escola Superior de Educação de Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2018 As atividades outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 Changing teaching in mathematics and science: The didactical approach of CreativeLab_Sci&Math SATHE 2018 | Ensino Superior: O clube dos Poetas vivos
Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018 CreativeLab_Sci&Math: Inovação no ensino da matemática e das ciências físico-naturais na formação inicial de professores 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais. Metodologia de trabalho de projeto: potencialidades e desafios, do JI ao 2.º ciclo
Escola Superior Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 Ambientes inovadores de aprendizagem na formação de professores/educadores Encontro Flexibilidade Curricular- Uma escola em mudança
Escola Secundária Sá da Bandeira (Santarém, Portugal)
2018 CreativeLab_Sci&Math: Relato de uma metamorfose da prática letiva na formação inicial de professores ]. I Encontro de Educação “Metamorfose – A emoção como impulso de inovação, aprendizagem e criatividade”
Município da Chamusca (Chamusca, Portugal)
2018 CreativeLab_Sci&Math I Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas
APEduC, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2018 Bad plastics: Uma proposta didática de aplicação do modelo 7E no ensino superior III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018 CreativeLab_Sci&Math: Inovação no ensino da Matemática e das Ciências Físico-Naturais II Encontro a formação de educador@as e professor@as da UniverCidade de Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018 CreativeLab_Sci&Math: Dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas interdisciplinares em Ciências e Matemática Congresso Internacional da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017 Uma experiência de inquiry no ensino da matemática e das ciências naturais no II Encontro Internacional de Formação na Docência
(Bragança, Portugal)
2017 Corrida no Jurássico – Uma experiência didática interdisciplinar IV Encontro Internacional da Casa das Ciências
Casa das Ciências (Lisboa, Portugal)
2017 A medida do tempo geológico XVII ENEC 2017 / I SIEC: Educação em Ciências em múltiplos contextos
(Viana do Castelo, Portugal)
2017 Criação, organização e currículos de formação de educadores e professores da Escola Superior de Educação de Santarém (1979 – 2016) Congresso Internacional O tempo dos Professores
(porto, Portugal)
2017 CreativeLab_Sci&Math XX Encontro Nacional da Associação de Professores de Matemática
(Castelo Branco, Portugal)
2017 Sementes criativas 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais. Criatividade em Educação
(Lisboa, Portugal)
2016 Avaliação na prática de ensino supervisionada em matemática e ciências naturais do 2.º CEB: contributos da observação de aulas 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2016 Os programas de Ciências Naturais da 1.ª República XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Investigar, intervir e preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira
(Porto, Portugal)
2016 Inquiry in science textbooks. 7.º Colóquio Internacional Manuais Escolares e Atividades dos alunos
(Lisboa, Portugal)
2015 The transition of Portuguese science textbooks from dictatorship to democracy: From textbooks to memorize to textbooks that stimulate reflection. International Symposium Education in Periods of Political Transition
Centro Internacional de la Cultura Escolar (CEINCE) (Berlanga de Duero, Soria, Spain, Espanha)
2014 A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de educadores e professores
2012 A discussão em torno dos manuais escolares nos Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931) IX Congresso Luso-brasileiro de História da Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 O ensino do higienismo nas escolas do ensino primário, através do manual escolar Sciências-Físico-Químicas, Zoologia, Botânica, Higiene e Agricultura (1928). no I Encontro de Investigação do Centro de Investigação e Publicações da ESE Almeida Garrett
Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Lisboa, Portugal)
2011 Práticas inovadoras nos manuais escolares de ciências do passado: a introdução das actividades laboratoriais 3.º Colóquio Internacional sobre Manuais Escolares: Mudanças e novas práticas.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2010 Os quadros parietais e os atlas de Zoologia no ensino das ciências II Fórum Ibérico de Museologia da Educação
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2010 O ensino liceal da higiene na 1.ª República portuguesa através dos manuais escolares de Zoologia O Imperativo Republicano em Debate
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2009 As ilustrações dos manuais de Botânica de Seomara da Costa Primo Colóquio “Os Manuais Escolares e a Dinâmica da Aprendizagem”
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2009 O darwinismo nos manuais escolares portugueses de Zoologia (1959-1909) I Encontro Nacional de História da Ciência
Centro Científico e Cultural de Macau e Fundação para a Ciência e Tecnologia [MCTES] (Lisboa, Portugal)
2009 O darwinismo nos manuais escolares de Ciências Naturais (1909-1959) II Encontro Nacional do Projecto HIPST – History and Philosophy in Science Teaching
CIE - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 A Teoria da Deriva dos Continentes de Alfred Wegener nos manuais escolares de Ciências Naturais Portugueses Influencias Alemanas en la Educación Española e Iberoamericana (1809-2009).
Facultad de Educación de la Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2008 A influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais: o caso das teorias da origem das espécies Congresso Iberoamericano: Influencias Francesas en la educación española e Iberoamericana (1808-2008)
Facultad de Educación de la Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2008 A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal 1836-2005 1.º Seminário de História do Ensino da Matemática e das Ciências
Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2012 - 2012 CancerMobile: Estratégias para o ensino da prevenção do cancro
Conferência (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 O corpo. Memória e identidade
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 XVII Jornadas da Prática Profissional
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 4.º Colóquio Internacional sobre Manuais Escolares: Manuais escolares e contextos sociais
Outro (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 XVI Jornadas da Prática Profissional
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011 - 2011 3.º Colóquio Internacional sobre Manuais Escolares: Mudanças e novas práticas
Outro (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2010 O Imperativo Republicano em Debate
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2010 XII Jornadas da Prática Profissional. Educação Básica: Novas Orientações
Outro (Outra)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2010 - 2010 2.º Colóquio Internacional sobre Manuais Escolares: Mudanças nos discursos e nas práticas
Outro (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 - 2009 Colóquio "Os manuais escolares e a dinâmica da aprendizagem"
Outro (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2010 - 2010 O Imperativo Republicano em Debate
Seminário
O Imperativo Republicano em Debate
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2010 XII Jornadas da Prática Profissional.
Outro
Educação Básica: Novas Orientações
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009 - 2009 Colóquio Os manuais escolares e a dinâmica da aprendizagem
Outro
Os manuais escolares e a dinâmica da aprendizagem
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 - 2009 Ensino Experimental das Ciências – I, II, III e IV
Outro
Ensino Experimental das Ciências – I, II, III e IV
Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 História da formação de Língua Portuguesa em Benguela - Angola (Doutoramento)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/09 - Atual Ambiente e Património Geológico Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.ºCEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011/02 - Atual Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB - 1.º e 2.º anos Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011/02 - Atual Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB - 3.º e 4.º anos Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011/02 - Atual Prática de Ensino Supervisionada no 2.º CEB - Matemática e Ciências da Natureza Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011/02 - Atual Didática das Ciências Físicas e Naturais Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011/02 - Atual Biologia Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009/09 - Atual Ciências da Natureza Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009/09 - Atual Biologia Humana e Saúde Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009/09 - Atual Investigação em Estudo do Meio Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009/09 - Atual Seminário de Iniciação à Prática Profissional - 2.º Ciclo Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009/09 - Atual Investigação em educação e Problemas Sociais Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011/02 - 2012/06 Pedagogia da Educação de Infância - Jardim de Infância Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011/02 - 2012/06 Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB - 1.º e 2.º anos Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011/02 - 2012/06 Didática do 1.º CEB - 3.º e 4.º anos Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011/02 - 2012/06 Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB - 3.º e 4.º anos Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2008/10 - 2010/07 Ciências da Natureza I Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2008/10 - 2010/07 Didáctica das Ciências da Natureza Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2008/10 - 2010/07 Ciências da Natureza II Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2008/09 - 2009/08 Sociedade, Tecnologia e Ciência - Cursos EFA de Nível Secundário (Outros) EB 3/S Josefa de Óbidos, Portugal
2007/09 - 2008/08 Cidadania e Mundo Actual (Outros) Escola Secundária c/3.º CEB de Montejunto, Portugal
2007/09 - 2008/08 Apoio a Actividades de Tempos Livres (Outros) Escola Secundária c/3.º CEB de Montejunto, Portugal
2007/01 - 2007/08 7.º ano de Ciências Naturais (Outros) Escola Básica Integrada da Abrigada, Portugal
2007/01 - 2007/08 8.º ano de Ciências Naturais (Outros) Escola Básica Integrada da Abrigada, Portugal
2007/01 - 2007/08 Formação Cívica (Outros) Escola Básica Integrada da Abrigada, Portugal
2007/01 - 2007/08 Área Projecto (Outros) Escola Básica Integrada da Abrigada, Portugal
2006/09 - 2007/01 7.º ano de Ciências Naturais (Outros) EB 2/3 Escultor António Fernandes de Sá, Portugal
2006/09 - 2007/01 8.º ano de Ciências Naturais (Outros) EB 2/3 Escultor António Fernandes de Sá, Portugal
2006/09 - 2007/01 Área de Projecto (Outros) EB 2/3 Escultor António Fernandes de Sá, Portugal
2006/04 - 2006/08 7.º ano de Ciências Naturais (Outros) EB 2/3 Florbela Espanca, Portugal
2006/04 - 2006/08 Actividades Extracurriculares (Clube das Ciências) (Outros) EB 2/3 Florbela Espanca, Portugal
2006/02 - 2006/03 7.º ano de Ciências Naturais (Outros) EB 2/3 de Vila D'Este, Portugal
2006/02 - 2006/03 8.º ano de Ciências Naturais (Outros) EB 2/3 de Vila D'Este, Portugal
2006/02 - 2006/03 Formação Cívica (Outros) EB 2/3 de Vila D'Este, Portugal
2005/09 - 2006/01 9.º ano de Ciências Naturais (Outros) EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, Portugal
2005/09 - 2006/01 Formação Cívica (Outros) EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, Portugal
2005/09 - 2006/01 Estudo Acompanhado (Outros) EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, Portugal
2004/10 - 2005/08 8.º ano de Ciências Naturais (Outros) EB 2/3 Atouguia da Baleia, Portugal
2004/10 - 2005/08 9.º ano de Ciências Naturais (Outros) EB 2/3 Atouguia da Baleia, Portugal
2003/10 - 2004/08 7.º ano de Ciências Naturais (Outros) Escola Secundária c/3.º CEB da Batalha, Portugal
2003/10 - 2004/08 Ciências do Ambiente - Ensino Recorrente 3.º CEB (Outros) Escola Secundária c/3.º CEB da Batalha, Portugal
2002/09 - 2003/08 7.º ano de Ciências Naturais (Outros) Escola Secundária Carolina Michaëlis, Portugal
2002/09 - 2003/08 10.º ano de Ciências da Terra e da Vida (Outros) Escola Secundária Carolina Michaëlis, Portugal
2002/09 - 2003/08 12.º ano de Geologia (Outros) Escola Secundária Carolina Michaëlis, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC
2015 - Atual Associação de História da Educação de Portugal - HISTEDUP
2009 - Atual CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da ULHT
2009 - Atual MANES – Centro Investigacíon Manuales Escolares de la Universidad Nacional de Educación a Distancia

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014/01 - Atual Membro de Conselho Científico
Membro
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011/09 - Atual Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2007/01 - 2007/08 Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Escola Básica Integrada da Abrigada, Portugal
Distinções

Prémio

2021 Menção Honrosa de I&D _ IPSantarém 2021
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2019 Menção Honrosa dos Prémios Casa das Ciências 2019
2019 Menção Honrosa dos Prémios Casa das Ciências 2019
2018 Prémio de Distinção dos Prémios Casa das Ciências 2018
Casa das Ciências, Portugal
2018 Menção Honrosa dos Prémios Casa das Ciências 2018
Casa das Ciências, Portugal

Outra distinção

2014 Menção Honrosa dos Prémios Casa das Ciências 2014
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal