???global.info.a_carregar???
Enquanto investigadora contratada da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA), sob a Lei 57, Mônica é fundadora e coordenadora do Observatório de Literacia Oceânica (OLO), o qual insere-se enquanto um Laboratório de Investigação no Centro MARE, polo NOVA. Atua, também na NOVA, como professora e orientadora em dois cursos de mestrados: Ciências do Ambiente e Ciências da Educação, bem como no Programa Doutoral em Ambiente e Sustentabilidade e no Programa Doutoral em Ciências da Educação. Atualmente, agrega-se, enquanto professora convidada, a Universidade de Granada (Espanha) e a Universidade Distrital Francisco José Caldas (Colombia). Após os seus graus de licenciatura e bacharelado em Matemática Pura e de mestrado em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica (PUC) / São Paulo / Brasil, Mônica foi aluna da Rensselaer Politechnic Institute (RPI) / USA, com uma bolsa Fulbright para desenvolver um ano disciplinar do Programa Doutoral em Ciências, Tecnologia e Sociedade, com o Professor Doutores Sal Restivo. Mônica muda-se para Portugal em 2001, dando resposta à aprovação em um concurso público da União Europeia, no qual atuou como investigadora assistente no projeto ModellingSpace (IST-2000-25385). Na sequência deste projeto atuou em outros dois projetos de Educação Tecnológica: DALEST (224269-CP-1-2005-CY-MINERVA-M) e LEARN (PTDC/CED/65800/2006) já como investigadora. Em 2003 foi contemplada com uma bolsa de doutoramento, em Ciências da Educação, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a ser desenvolvida na Universidade NOVA de Lisboa e na Nottingham University, com enfoque na socioantropologia do espaço e sob orientação dos Professores Eméritos Sal Restivo (RPI/USA) e Ubiratan D'Ambrosio (PUC/Br). Seu trabalho de mais de dez anos com o conceito de espaço da criança em situação de rua foi a alavanca mestre para especializar-se enquanto etnógrafa. Em 2011, Mônica foi investigadora principal do projeto Fronteiras Urbanas: a dinâmica dos encontros culturais na educação comunitária (PTDC / CPE-CED / 119695/2010) - um trabalho etnográfico crítico envolvendo duas comunidades costeiras: piscatória e assentamento informal multicultural, ambas na Costa de Caparica / Portugal. Tal investigação fundamentou a sua busca pela investigação transdisciplinar e transcultural, construindo uma rede de trabalho européia e latinoamericana, a qual proporcionou especializar-se em conceitos como justiça espacial (aqui focada na intelectual e ambiental), civilidade, conhecimento sustentável integral e geometria socieconomica. Mônica é cofundadora e Investigadora coordenadora da linha de Ecologia do grupo de investigação EmF (apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Brasil); secretária e tesoureira no Research Committee 54 (Corpo e Ciências Sociais) da International Sociological Association ); e membro dos grupos de investigação: GEPEm (Universidade de São Paulo) e ATINER (Instituto de Educação e Pesquisa de Atenas). De cunho transdisciplinar, Mônica tem desenvolvido, ao longo de sua carreira, investigação fundamentada na Teoria Social Crítica e promotora de ações integrais nas seguintes áreas: (1) Educação Escolar Indígena e Movimento de Etnogênese; (2) Empoderamento das comunidades costeiras resilientes, trabalhando com Educação Comunitária Ambiental; (3) Estudos Culturais, desenvolvendo uma colaboração européia na práxis da Educação Ambiental Emancipatória; e (4) Flosofia Política, estudando as práticas atuais de extrativismo intelectual e ambiental. Atualmente, Mônica coordena os seguintes projetos: Partibridges - ERASMUS + [2018- 1-FR01-KA203-048041](em Portugal); e Smart Fishing - MAR2020 [MAR2020 – P01M03 0002P].
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mônica Mesquita
Data de nascimento
1965/09/14
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Mesquita, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
8F1E-C236-3598
ORCID iD
0000-0001-5912-6829

Endereços de correio eletrónico

  • mmbm@fct.unl.pt (Profissional)
  • harmoni4@mac.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 212948300 (Profissional)

Moradas

  • Rua Maria Luisa Fragoso, 2820-102, Aroeira, Almada, Portugal (Pessoal)

Websites

  • https://www.dcea.fct.unl.pt/pessoas/colaboradores/monica-mesquita (Profissional)
  • http://www.mare-centre.pt/pt/user/211 (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
  • Ciências Naturais - Ciências da Terra e do Ambiente - Ciências do Ambiente
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
  • Ciências Sociais - Ciências Políticas
  • Ciências Sociais - Geografia Económica e Social
  • Ciências Exatas - Matemática
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016/06/30 - 2018/12/15
Concluído
Literacia Oceânica e Comunidades Resilientes. (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências do Ambiente
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2013/07/01 - 2016/06/30
Concluído
Political Flow in the Communitarian Education: Topological Ontology in the Urban Boundaries (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências de Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
n/a
2012/06/01 - 2012/07/31
Concluído
Philosophy of our own praxis. A Case Study in Environmental Justice (Outros)
Especialização em Filosofia Política
Birkbeck University of London Birkbeck Institute for Social Research, Reino Unido
n/a
2011/06/01 - 2011/07/31
Concluído
Social Critical Theory (Curso médio)
Especialização em Filosofia Política
University of London, Reino Unido
2003 - 2008
Concluído
Ciências da Educação - Teoria Curricular e Ensino das Ciências (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Children, Space, and Urban Street: an Ethnomathematics Posture" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
2000/09 - 2001/07
Concluído
Science, Technology, and Society (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Socioantropology of Mathematics
Rensselaer Polytechnic Institute School of Humanities Arts and Social Sciences, Estados Unidos
1999 - 2001
Concluído
Educação Matemática (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Pré-Escola: Um Estudo a Respeito da Sobrecontagem na Resolução de Problemas aditivos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Nota máxima por unanimidade
1987 - 1993
Concluído
Licenciatura Plena em Matemática (Licenciatura)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
18
1987 - 1993
Concluído
Bacharel em Matemática Pura (Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Consolação, Brasil
17
Percurso profissional

Ciência

2018/12/19 - Atual Investigador Contratado (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2013/07/01 - 2018/12/15 Pós-doutorado (Investigação)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012/01 - 2016/06 Investigador (Investigação)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012/01/09 - 2014/07/08 Investigador principal (carreira) (Investigação)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2007/09/01 - 2010/12/31 Investigador visitante (Investigação)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2007/01 - 2009/12 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação)
Universidade de Lisboa, Portugal
2001/10 - 2008/12 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005/02 - 2007/12 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação)
Universidade de Lisboa, Portugal
2001/07/01 - 2003/08/31 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação)
European Union, Bélgica

Docência no Ensino Superior

2018/02 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário)
Universidad de Granada, Espanha
2007/01 - Atual Leitor (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009/03 - 2016/06 Leitor (Docente Universitário)
Universidade de Lisboa, Portugal
2002/04 - 2005/10 Leitor (Docente Universitário)
Universidade de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2000/07 Assistente (Docente Universitário)
Faculdade Oswaldo Cruz, Brasil

Outros

1999/04 - Atual Investigadora (Investigação Científica)
Universidade de São Paulo, Brasil
2010/03 - 2012/02 Professor Convidado (Docente Universitário)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2009/01/01 - 2009/12/31 Coordenadora
Alto Comissariado para as Imigrações, Portugal
2001/10/20 - 2008/06/30 Investigadora Colaboradora
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal
2003/10 - 2007/09 Doutorando (Investigação Científica)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2005/07/01 - 2007/06/01 Autora/Tradutora - Projecto DALEST -224269–CP–1–2005 –1- CY–MINERVA–M
European Union, Bélgica
2004/01/01 - 2006/01/01 Autora - RVCC Secundário
Ministério da Educação, Portugal
2001/08/01 - 2001/10/30 Professor Substituta
Universidade Senador Flaker, Brasil
2001/01/01 - 2001/10/01 Professora Contratada Mestrado
Universidade Brás Cubas, Brasil
2001/07 - 2001/10 Formador de Professores Indígenas (Docente Universitário)
Fundação Nacional do Indio, Brasil
1999/08 - 2001/07 Mestranda (Investigação Científica)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
1985/03 - 1995/12 Professor Estável de Matemática e Fisica (Docente Ensino Secundário)
Governo do Estado de São Paulo, Brasil
1990/02/01 - 1993/12/31 Professor Básica (Nível II)
Colégio Alvorada, Brasil
1991/01/01 - 1993/01/01 Coordenadora de Área de Ciências
Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Presidente Roosevelt, Brasil
1987/08/01 - 1987/12/01 Mergulhadora Profissional
Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007 - 2010/12 LEARN: Mathematics, Technology and Society
Provided by PTCRIS: 65800
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual SUBMITTED - LAGOA ID - Identidades da Lagoa de Albufeira. Cartografia transcultural para sociedades ecolo´gicas
EXPL/GES-AMB/1580/2021
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal
2020 - Atual SUBMITTED - DJAMBADON DI MUNTÚDO NA BISSAU. Waste co-management model in Tchada’ space
submetido
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2021 - 2025/12 ARINET - Rede de Infraestruturas em Investigação Aquática Aquatic Research Infrastructure Network
LA/P/0069/2020
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020 - 2023/12/31 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
UIDP/04292/2020
Investigador
2020 - 2023/12 TREAT - Temporary Rivers Ecosystem Management Adaptation To climate change effects in drought prone areas
Submitted
Scientific Commission Member / Consultant
Instituto de Ciências da Terra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Agence Europe SA
2020 - 2021/09/30 Chão comum - um território que nos une
564. Chão comum - um território que nos une
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018 - 2021/08/31 Partibridges. Research, training and practice: building bridges around youth participation
2018-1-FR01-KA203-048041
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
Erasmus Plus
2019 - 2021/04/30 Smart Fishing. Integração de novas tecnologias para a pesca local sustentável e segura.
MAR-01.03.01-FEAMP-0028
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia
2013 - 2018/12/31 POLITICAL FLOW IN THE COMMUNITARIAN EDUCATION: TOPOLOGICAL ONTOLOGY IN THE URBAN BOUNDARIES
SFRH/BPD/87248/2012
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2012 - 2014/07/08 Fronteiras Urbanas: a dinâmica dos encontros culturais na educação comunitária
PTDC/CPE-CED/119695/2010
Investigador responsável
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007 - 2010/12/31 APRENDER: Matemática, Tecnologia e Sociedade
PTDC/CED/65800/2006
Investigador
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2003 - 2007/09/30 CONCEITO DE ESPAÇO NA CULTURA DA CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE RUA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO
SFRH/BD/12670/2003
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005 - 2007 DALEST. Developing Active Learning Environment for Stereometry.
224269-CP-1-2005-1-CY-MINERVA-M
Investigador
Agence Europe SA
2001 - 2003/09 MODELLINGSPACE: A space for ideas’ expression, modelling and collaboration, for the development of imagination, reasoning and learning
IST-2000-25385
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Panepistemio Patron, Grécia

Panepistemio Aigaiou, Grécia

Université de Mons-Hainaut, Bélgica

Université d'Angers, França

SEMA Group, Espanha
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Franco, S.; Mesquita, M.. "A Educação Comunitária e a Sustentabilidade Ambiental – Das Memórias ao Bem Comum.". Trabalho apresentado em 9º CONINTER – Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades “Novo Normal e Pandemia: Tecnologias, Desigualdades e Democracia”, 2020.
  2. Torres, M.; Correia de Freitas,, J.; Mesquita, M.. "Coconstrução de um museu virtual. Literacia, sustentabilidade e emancipação na disseminação do património cultural das comunidades de pescadores". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2020.
  3. Mesquita, M.; De Vasconcelos, Lia Maldonado Teles. "The ocean influence in us and our influence on the ocean – whom is ocean literacy for?". Trabalho apresentado em International Conference Society and the Sea: Investinblue – the values of the ocean and coasts for sustainable development, Greenwich, 2018.
    Publicado
  4. Mesquita, M.. "Alternatives to the academic violence. The body of the researcher in the neo-extractivist world.". Trabalho apresentado em IX ISA Congress of Sociology Power, Violence, and Justice: Reflections, Responses, and Responsibilities., Toronto, 2018.
    Publicado
  5. Mesquita, M.. "O Mar que habita em sí .". Trabalho apresentado em XII Encontro de Educação – Escolas sem muros, Almada, 2017.
    Publicado
  6. TAGLIARI, RODRIGO; ROBOREDO, MARCOS COSTA. "Embaixadores pela Biodiversidade Literacia Oceânica para a geração de agentes de mudança nas comunidades costeiras.". Trabalho apresentado em XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa (REALP), Fortaleza, 2017.
    10.14488/enegep2018_tn_sto_263_509_35509
  7. Mesquita, M.. "Observatório de Literacia Oceânica. Painel I: A cavala deu à Costa - a cavala como pescado de elevado valor alimentar e económico e alternativa sustentável às capturas de sardinha e carapau". Trabalho apresentado em Encontro Arte Xávega: lançar redes para a economia, Costa de Caparica, 2017.
    Publicado
  8. Mesquita, M.. "Alternatives to the socioeconomic environmental sustainability: The body of researcher in the neoextractivist world". Trabalho apresentado em International Conference of the Embodiment Global Lab – The challenges of the Global Migrant, Bodies on the Move and Cultural Differences, Roma, 2017.
    Publicado
  9. Mesquita, M.. "Escola do Bairro. Questionando a hierarquia dos saberes nos processos educativo". Trabalho apresentado em XXIII Colóquio - AFIRSE, Lisboa, 2016.
    Publicado
  10. Mesquita, M.. "Escola do Bairro: Desabafo sobre um estudo etnográfico crítico na perspectiva da educação matemática comunitária". Trabalho apresentado em 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Ilhéus, 2015.
    Publicado
  11. Mesquita, M.. "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMUNITÁRIA NO PROJECTO FRONTEIRAS URBANAS: REFLEXÕES SOBRE A ESTRUTURA TOPOLÓGICA DA EXPERIÊNCIA URBANA HUMANA". Trabalho apresentado em 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Ilhéus, 2015.
    Publicado
  12. Mesquita, M.. "ESPAÇOS POSICIONAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INTERCULTURALIDADE, ETNOMATEMÁTICA E ETNOGRAFIA CRÍTICA". Trabalho apresentado em 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Ilhéus, 2015.
    Publicado
  13. Mesquita, Mônica; Caetano, Ana; Vasconcelos, Lia; Miranda, Daniel; Galinho, Lídio; Ramos, Fellipe; Teixeira, Lilian Da Silva. "Direitos, sobrevivência e política local da água: aprendizagem através do trabalho conjunto". Trabalho apresentado em XII Congresso Luso-AfroBrasileiro (CONLAB) /1º Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, Lisboa, 2015.
    10.5753/cbie.wie.2015.217
  14. Mesquita, Mônica; Freire, Isabel; Caetano, Ana. "Political flow in critical ethnography. Orders and disorders in a communitarian education project". 2015.
  15. Mesquita, M.. "Educação Matemática e Contexto de Diversidade Cultural". Trabalho apresentado em 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Ilhéus, 2015.
    Publicado
  16. Mesquita, M.. "Alfabetização matemática: da compreensão à perspectiva crítica". Trabalho apresentado em XI CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Blumenau, 2003.
    Publicado
  17. Mesquita, M.. "A teaching research method to study overcounting.. João Filipe Matos & Madalena Santos". 2000.
Artigo em revista
  1. Mesquita, Mônica; Ferreira, Rogério; Restivo, Sal; Parra, Aldo. "Afterword". Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática 13 3 (2020): 108-112. http://dx.doi.org/10.22267/relatem.20133.69.
    Publicado • 10.22267/relatem.20133.69
  2. Ana Paula Caetano; Mônica Mesquita; Vitor Gabriel. "Ser ou Não Ser um Documentário Participativo do/no Projeto Fronteiras Urbanas". Revista Brasileira de Educação do Campo (2020): 1-17. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8857.
    10.20873/uft.rbec.e8857
  3. Mesquita, M.. "Uma abordagem etnomatemátca na ecologia local". Retta - Revista de Educac¸a~o Te´cnica e Tecnolo´gica em Cie^ncias Agri´colas 10 19 (2019): 129-139.
    Publicado
  4. Raposo, Maria Albertina; Mesquita, Mônica. "A construção colaborativa de conhecimento: será a transformação social um processo pedagógico?". Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social6 6 1 (2018): http://www.sinergiased.org/index.php/revista/itemlist/category/64-revista-5.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Mesquita, M.. "MATEMÁTICA E CULTURA NA CONFECÇÃO ARTESANAL DE REDE DE PESCA E ARTE XÁVEGA". Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas 9 17 (2018): 43-55. http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=retta&page=article&op=view&path%5B%5D=3959.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Mesquita, Mônica Maria Borges; De Vasconcelos, Lia Maldonado Teles. "Caminhos à fertilidade intelectual. O curriculum trivium em contexto de rua / Pathways to intellectual fertility. The curriculum trivium in street context". Ensino em Re-Vista 23 (2016): 747-765. http://dx.doi.org/10.14393/er-v25n3a2018-12.
    Publicado • 10.14393/er-v25n3a2018-12
  7. Mesquita, Monica. "Resenha do Abrindo caminhos para uma educação transformadora: Ensaios em educação social, filosofia aplicada e novas tecnologias". Education Review // Reseñas Educativas 23 (2016): http://dx.doi.org/10.14507/er.v23.1968.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14507/er.v23.1968
  8. Mesquita, M.. "THE ETHNOMATHEMATICS POSTURE AS A POLITICAL BLOW: UNVEILING THE MYSTICISM OF FIVE RHYTHMS PRESENT IN COMMUNITARIAN MATHEMATICS EDUCATION". RIPEM - INTERNATIONAL JOURNAL FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION - SPECIAL EDITION - ETHNOMATHEMATICS: WALKING THE MYSTICAL PATH WITH PRACTICAL FEET 6 1 (2016): 92-111. http://www.sbembrasil.org.br/revista/index.php/ripem/article/view/1195.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Mesquita, M.. "Urban Boundaries and Love: The rebirth of political thought within the disturbing education". International Journal of Zizek Studies 9 2 (2015): http://www.zizekstudies.org/index.php/IJZS/article/view/919.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Coppe, C.; Mesquita, M.. "Urban Boundaries: Perspectives for researches in Ethnomathematics". Bolema - Mathematics Education Bulletin 29 53 (2015): 828-844. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84953377223&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1980-4415v29n53a03
  11. Mesquita, Mônica; Pais, Alexandre; François, Karen. "Communitarian mathematics education: walking into boundaries". 5 1 (2014): https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2211.
    Acesso aberto • Publicado
  12. François, Karen; Pinxten, Rik; Mesquita, Mônica. "How anthropology can contribute to mathematics education". Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática 6 1 (2013): 20-39. https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/53/344.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Mônica Mesquita. "The freedom of knowledge : Asphalt's Academic and Children in the Academic Situation". Revista Latinoamericana de Etnomatemática 6 3 (2013): 145-154. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274030491010.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Mesquita, M.. "Ethnomathematics in non-formal educational settings: the Urban Boundaries project". Revista Latinoamericana de Etnomatematica 6 3 (2013): 134-144. http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/issue/view/14.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Mesquita, M.. "All Human Being as mathematical Workers: Sociology of Mathematis as a Voice in Spupport of the Ethnomathematics Posture and gainst Essentialism". Philosophy of Mathematics Education Journal 27 (2013): http://socialsciences.exeter.ac.uk/education/research/centres/stem/publications/pmej/pome27/Mesquita%20and%20Restivo%20%20All%20Human%20Beings%20as%20Mathematical%20Workers.docx.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Mesquita, M.. "O Conceito de Crítica em Educação Matemática e Perspectivas de Investigaçao". Avances de investigación en Educación Matemática (2008): 725-734. https://www.seiem.es/publicaciones/archivospublicaciones/actas/Actas12SEIEM/Apo26PaisAlves.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Mesquita, M.. "Space Notion and Children in Street Situation". Philoshopy of Mathematics Educational Journal (2002):
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Mesquita, M.. "(Re)Construindo a participação nos territórios inteligentes: Tecnologias humanas para a justiça espacial", Smart Cities, 2019, http://smart-cities.pt/opiniao-entrevista/partibridges926/.
  2. Mesquita, M.; Franco, Sílvia Helena Correia, 1979-. "OBSERVATÓRIO DE LITERACIA OCEÂNICA: uma abordagem etnomatemática na ecologia local", Revista de Educac¸a~o Te´cnica e Tecnolo´gica em Cie^ncias Agri´colas, 2019, http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=retta&page=article&op=view&path%5B%5D=4143.
  3. Mesquita, M.. "COMPREENDER E ACTUAR NO MUNDO COM AjUDA DA MATEMÁTICA", O Direro de Aprender, 2009, https://www.direitodeaprender.com.pt/sites/default/files/uploads/media/aprender11_pp.pdf.
Capítulo de livro
  1. Torres, M.; Correia de Freitas, J.; Mesquita, M.. "Historical literacy: a virtual museum for the dissemination of the cultural heritage of fishing communities". In International Conference of Education, Research and Innovation, 6404-6410. 2020.
    Publicado
  2. Mesquita, M.; Oliveira, Daniel Gomes Batista de. "A EDUCAÇÃO FORMAL E A COMUNIDADE PISCATÓRIA DA COSTA DA CAPARICA. PRÁTICAS COLABORATIVAS PARA O FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO DE JOVENS-ADULTOS.". In Avances en Ciencias de la Educacio´n y del Desarrollo, 112-118. Granada, Espanha: Asociacio´n Espan~ola de Psicologi´a Conductual, 2019.
    Publicado
  3. Mesquita, M.; Correia de Freitas, João. "LITERACY IN SCHOOLS: A VIRTUAL MUSEUM FOR THE DISSEMINATION OF THE CULTURAL HERITAGE OF FISHING COMMUNITIES". 119-124. Granada, Espanha: Asociacio´n Espan~ola de Psicologi´a Conductual, 2019.
    Publicado
  4. Mesquita, Mônica; Caetano, Ana; François, Karen. "Sociology of Space and Urban Boundaries: Embodiment through communitarian education". 147-182. Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2016.
    Publicado
  5. Mesquita, Mônica. "UrbanBoundariesSpace. Disturbing Choices and the Place of the Critical Research/Researcher in the Capitalist Wile". In The Disorder of Mathematics Education, 307-319. Países Baixos: Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-34006-7_18
  6. Mesquita, M.. "Working "with" Local Communities inside the Bigger Picture". In Being on the other margins: Exploring Intersections, editado por Su Lyn Corcoran; Dimitrina Kaneva, 17-30. Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2016.
    Publicado
  7. Freire, Isabel; Caetano, Ana; Mesquita, Mônica. "Curriculum Trivium, dialogue interculturel et citoyenneté: Une ethnographie critique d'un projet d'éducation communautaire". Artois Presses Université, 2014.
  8. Mesquita, M.. "Sobre a humanização do espaço". In Fronteiras Urbanas. Ensaio sobre a humanização do espaço. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  9. Mesquita, Mônica. "Mathematics Education: For Whom?". In Critical Issues in Mathematics Education, editado por Paul Ernest; Brian Geer; Bharath Sriraman, 61-64. Missoula, Estados Unidos: Information Age Publishing, 2009.
    Publicado
  10. Matos, J.F.; Santos, Madalena; Fernandes, Elsa; Carreira, Susana; Pedro, Neuza; Belchior, Margarida; Gerardo, Helena; Mesquita, Mônica. "Learning mathematics and competences: Bringing together three theoretical perspectives". Aalborg, Dinamarca: MES, 2008.
    Publicado
  11. Mesquita, M.. "Complexité et défit: la construction sociale de la connaissance mathématique dans une culture de rue". In Formation et Development Humain: Inteligibilité de leurs Relations Complexes, 145-155. Lisboa, Portugal: UN, 2004.
    Publicado
  12. Mesquita, M.. "O conceito de espaço na cultura de criança em situação de rua: Um estudo etnomatemático". In Etnomatemática: Papel, Valor e Significado, editado por Maria do Carmo Santos Domite. São Paulo, Brasil: Zouk, 2004.
    Publicado
  13. Mesquita, M.. "Atividades Essenciais para o Conceito e Significado de Números na Educação Infantil". In Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. São Paulo, Brasil: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2004.
    Publicado
Livro
  1. Mesquita, M.. Fronteiras Urbanas. Ensaios sobre a humanização do espaço.. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014.
    Publicado
  2. Mesquita, M.. Asphalt Children and City Streets. Países Baixos: SensePublishers. 2011.
    10.1007/978-94-6091-633-5
  3. Mesquita, M.. STEREOMETRY ACTIVITIES WITH DALEST. Chipre: University of Cyprus. 2007.
    Publicado
  4. Mesquita, M.. Development of Pedagogical Methodology. 28: Universidade NOVA de Lisboa. 2004.
Poster em conferência
  1. Mesquita, M.. "Three "Ethnos" at Urban Boundaries Project: Ethnobiology, Ethnomathematics, and Etn+hnography lived in two local communities". Trabalho apresentado em 13rd Congress of the International Society of Ethnobiology, 2012.
Relatório
  1. Mesquita, M.. 2020. Relatório Intermédios. http://smartfishing.olo.blue/.
  2. Mesquita, M.. 2020. Relatório de andamento da Pesquisa Ação (PAR) junto à comunidade piscatória artesanal local.
  3. Mesquita, M.; Correia de Freitas, F.. 2020. Wikifishing: Base de conhecimento para a segurança e sustentabilidade na pesca local.
  4. Mesquita, M.. 2017. Contribuição para a reestruturação de acessos piscatórios na zona costeira oceânica de Almada..
  5. Mesquita, M.. 2014. Relatório de Progresso. A dinâmica de encontros culturais na Educação Comunitária. http://fronteirasurbanas.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2014/07/RP1-2.pdf.
Resumo em conferência
  1. Mesquita, M.. "A Degrowth Praxis to Reclaim the Commons – Blue Degrowth and Small Scale Fisheries". Trabalho apresentado em IV International Sociological Association - Forum of Sociology, Porto Alegre, 2021.
    Publicado
  2. Mesquita, M.. "The Outer Body, inside. Opening Academic Spaces for the Co-Construction of a Common Knowledge in Coastal Planning.". Trabalho apresentado em IV International Sociological Association - Forum of Sociology, Porto Alegre, 2021.
    Publicado
  3. Mesquita, M.. "WHEN THE ACADEMY BECAME PART OF THE NON-PART". Trabalho apresentado em 2017 Association of European Schools of Planning - PACES OF DIALOG FOR PLACES OF DIGNITY: Fostering the European Dimension of Planning, Lisboa, 2017.
    Publicado
  4. Mesquita, M.. "OPENING DIALOGICAL SPACES THROUGH SCIENTIFIC RESEARCH. WHEN THE MEMBERS OF A FISHING COMMUNITY BECOME RESEARCHERS OF THEIR OWN PRACTICES". Trabalho apresentado em 2017 Association of European Schools of Planning - PACES OF DIALOG FOR PLACES OF DIGNITY: Fostering the European Dimension of Planning, Lisboa, 2017.
    Publicado
  5. Mesquita, M.. "Documentário Participativo do/no Projeto Fronteiras Urbanas". Trabalho apresentado em VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, Coimbra, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Mesquita, Mônica Maria Borges. "Children, space, and the urban street: an ethnomathematics posture". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10362/2301.
  2. Mesquita, Mônica Maria Borges. "Pré-escola: um estudo a respeito da sobrecontagem na resolução de problemas aditivos". Mestrado, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11219.
Website
  1. Mesquita, M.. Projeto Partibridges - Pt. 2020. https://partibridges.eu/partibridges-portugal/.
  2. Mesquita, M.. Projeto Smart Fishing. 2019. http://smartfishing.olo.blue/.
  3. Mesquita, M.. Educação em Fronteiras. 2017. https://fronteirasurbanas.wixsite.com/emfronteiras.
  4. Mesquita, M.. Observatório de Literacia Oceânica. 2016. http://ww.olo.blue.pt/.
  5. Mesquita, M.. Diversidade, educação e Cidadania. 2015. http://mbmesquita.wixsite.com/seminariodec.
  6. Mesquita, M.. Fronteiras Urbanas. 2012. http://fronteirasurbanas.ie.ul.pt/.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Mesquita, M.. Ocean Parliament - 1st Cycle. A´rea Marinha Protegida Comunita´ria das Ilhas de Urok, na Guine´-Bissau.
Exposição artística
  1. Mesquita, M.; Laporta, R.. Smart Fishing: Segurança e Sustentabilidade na Pesca Tradicional de Almada. 2021.
Gravação vídeo
  1. Mesquita, M.; Laporta, R.; Mônica Mesquita & Renan Laporta (Realizador). 2021. Documentário Smart Fishing.
  2. Mesquita, M.; Monica Mesquita (Produtor); Mõnica Mesquita & Renan Laporta (Realizador). 2020. Perspetivas para a pesca local.
  3. Mesquita, M.; Vitor Gabriel (Produtor); Vitor Gabriel (Realizador). 2014. Documentário Fronteiras Urbanas. As dinâmicas dos Encontros Culturais na Educação Comunitária.

Outros

Outra produção
  1. Mesquita, M.. 2003. Pesquisa em Etnomatemática. Cd contendo o material de investigação histórica sobre o percurso da Etnomatemática até o ano de 2002. Editado pela UIED/DCSA/FCT/UNL e com co-autria do GEPEm/Brasil.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Dealing with our own shit. The research behind the (mathematics education) research 9th Mathematics Education and Society Conference
University of Thessaly (Volos, Grécia)
2016/11/14 Desenvolvimento sustentável comunitário em ato XVIII Encontro da Rede de estudos Ambientais - Transformando nosso mundo: A REALP no caminho para 2020
Unversidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
2016/07/14 Author meets their critics. Charing a Round Table to lauch the book: Embodiment and Cultural Differences 3rd ISA Forum of Sociology - The future we want: Global sociology and the struggles for a better world
University of Vienna (Vienna)
2016/06/08 Projeto Fronterias Urbanas e a luta pela ága deste lado do mundo. Territorialidades e luta pela terra no início do sec. XXI I Seminário Internacional de Educação do Campo
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
2016/04/30 Projeto Fronteoras Urbanas. Emfim juntos... A Educação Permanente em tempo de Mudanças: saber para transformar
Pavilhão do Conhecimento (LIsboa, Portugal)
2015/08/27 Political Flow in a Critical Ethnography Orders and disorders in a communitarian education project The 10th Annual Liverpool Symposium Reflection in Action: Taking Stock of 10 Years of Ethnography Symposia
University of Liverpool (Liverpool, Reino Unido)
2015/06/29 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTOS DE DIVERSIDADE CULTURAL 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Brasil)
2015 Urban Boundaries and the Human Topology International Conference of RC54 - ISA
University of Rome (Roma)
2014/05/14 Etnomatemática Seminário Semestral do instituto Piaget
Instituto Piaget (Almada, Portugal)
2014/04/30 European Urban Boundaries International Meeting of Urban Boundaries
Manchester Metropolitan University - Education and Social research Institute (Manchester, Reino Unido)
2014 Urban Boundaries project: a disturbing education through a subsersive scientific trail EERA Network 24, Mathematics Education Research
EERA (Porto, Portugal)
2013/11/12 Transparency and Open Data Trienal de Arquitectura de Lisboa - Real and Other Fictions
Trienal de Arquitectura de Lisboa (LIsboa, Portugal)
2013/05/14 Ex-invisíveis: A importância do Educador (Social) no processo de emancipação, transformação e civilidade. V Encontro dos Técnicos Superiores em Educação Social
Associação Promotora de Educação Social (Porto, Portugal)
2013 Fronteiras Urbanas e Amor: A emergência da Educação Comunitária em movimentos transculturasl e transdisciplinar Dia do Curso do Educador Social
Escola Superior de Educação e Cultura - Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2012/11/09 Projeto Fronterias Urbanas. A dinâmica dos encontros culturais na Educação Comunitária O Direito de Aprender
Fundação caloutre Gubenkiam (LIsboa, Portugal)
2012/06/23 EnterProjects: Urban Boudaries and the Noutra Costa Workshop Noutra Costa Workshop
Universidade Autónoma de Lisboa (LIsboa, Portugal)
2010 Analysing the uses of "critique" and "politics" in mathematics education research 6th Mathematics Education and Society Conference
King College University (London)
2008 The social transformation as object of studies and practices 5th Mathematics Education and Society Conference
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/03 - Atual Blue Economy in artisanal fishing communities. Images and actions of the value of Atlantic chub mackerel
Orientador de Felipe Alvarado
Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/12/01 - Atual A violência urbana do vazio – O caso dos imóveis ociosos e das ocupações na cidade de Lisboa.
Orientador de Camila Bruno
Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/11/04 - Atual Blue degrowth and small-scale fisheries. A praxis to reclaim the commons in the coast of Almada.
Orientador de Maria Matos dos Santos
Doutoramento em Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2020/01 - Atual Lagoa de Albufeira. Social Ecology perspective towards sustainable territory FCT UI/BD/150953/2021
Orientador de Daniel Gomes Batista de Oliveira
Doutoramento em Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2018/10 - Atual Environmental Communitarian Education: collaborative actions to a coastal sustainable design
Orientador de Sílvia Helena Correia Franco
Doutoramento em Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2018/04 - Atual T.H.E. Tecnologia-História e Educação. O museu virtual como construção de património histórico cultural de comunidades piscatórias.
Coorientador de Marta Maria Porto Silva Frade Torres
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/12/01 - 2021/03/26 Educação para a Sustentabilidade: O processo de construcção da Exposição Mizu-Mirim para o Museu das Crianças em Lisboa
Orientador de Bruna Rouede Mizumoto
Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/10 - 2019/12 Coconstruindo Conhecimento para uma nova cultura de Planeamento Costeiro
Orientador de Daniel Gomes Batista de Oliveira
Mestardo em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2018/10 - 2019/11/13 Etnografia Crítica Ambiental: A vertente sociocultural do reassentamento na Barragem de Laúca - Angola
Orientador de Carolina Paula de Carvalho
Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2018/12 - 2019/10/29 Aldeia da Luz pós Alqueva: a relação da população com a albufeira sob o ponto de vista da água
Orientador
Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2017/11 - 2018/12/18 Avaliação crítica do projeto Embaixadores pela Biodiversidade - Torres Vedras e Lourinhã
Coorientador de Maria Matos dos Santos
Engenharia do Ambiente (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2017/09 - 2018/08 Educación Cominatatia de la Costa: Compartiendo y construyendo conocimiento con la comunidad de pescadores de Caparica
Orientador de Veronica Albanese
Sociolantropologia do Ambiente - Geometria Social, com bolsa do Ministério de Educación, Cultura y Desporte - Estancia de Mobilidad de Extranjero "José Castillejo" / Spain (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2017/08 - 2018/06 Formas de Operación y de expresion de los modelos mentales cronotópicos de un professor y sus estudiantes cuando desarollan actividades que vinculan el uso de coordenadas en el plano e en el espacio en clase de Geometria Analitica de grado 10.
Coorientador
Doctoral Interinstitucional en Educación (Doutoramento)
Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia

Universidad del Atlántico, Colômbia
2014/08 - 2016/10 Vozes com Identidade: Um Estudo de Caso em Contexto Escolar
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013/09 - 2015/12 Resistir na escola... desafios à transformação
Orientador
Mestrado em Educação Intercultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013/09/01 - 2014/12/31 Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
Orientador
Mestrado em Educação Intercultral (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014/01/10 - 2014/07/10 Mathematics Education in multicultural environment / Educação Integral Comunitária
Coorientador de JOSE´ ROBERTO LINHARES DE MATTOS
Instituto de Educação - Pós Doutoramento, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq / Brasil (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2013/06 - 2013/12 A political mapping of an educational research field: The case of Mathematics education
Orientador
Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, com bolsa FCT (Outra)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012/09 - 2013/12 Círculos de cultura no projeto Fronteiras Urbanas : um olhar sobre a visão do outro
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011/09 - 2012/12 A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011/09 - 2012/12 Viagem entre o ser e o estar Educador em Moçambique
Orientador
Mestrado em Educação Intercultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010/01 - 2012/01/12 Ethics Identity in Movement: (trans)formative values of Ismaili muslims mothers in Lisbon with children between 3 - 5 years old and the metaphor of the Adopetd Adults
Orientador de Narimana Alibhai
Mestrado em Educação Intercultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/11/05 - Atual Encontro com Professor Doutor Ubiratan D’Ambrosio (2020 - 2020)
Simpósio
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/10/12 - Atual Cimeira 2 - Projeto Smart Fishing (2020/10/12)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09 - Atual Ocean Parliament - 1st Cycle. Área Marinha Protegida Comunitária das Ilhas de Urok, na Guine-Bissau. Convidado: Emanuel Ramos (2019/09/17)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2016 - Atual Coorganizadora Administrativa e Científica do DEC2 - II Seminário Diversidade, Educação e Cidadania (2016)
Encontro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015/06/30 - Atual Coorganizadora Administrativa e Cientifica DEC - Diversidade, Educação e Cidadania (2016)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - Atual Coordinator of Work Group 10: Diversity and Mathematics Education; social, cultural, and political challenges, at 9th Congress of European Research in Mathematics Education, in Praha, Czesch Republic (2015)
Congresso (Coorganizador)
Univerzita Karlova Pedagogická fakulta, República Checa
2013 - Atual Cocordinator of Work Group 10: Cultural, Diversitu, and Mathematics Education at 8th Congress of European Research in Mathematics Education (2013)
Congresso (Coorganizador)
Orta Dogu Teknik Üniversitesi, Turquia
2012 - Atual Coordinator fo the Annual Meeting of the Urban Boundaries Project (2012)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal

Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Arquitectura, Portugal
2007 - Atual Coorganizadora do Colloque AFIRSE, Portuguese Section, Complexite: un nouveau paradigme pour le recherche et l'intervention en education? with Atelier 34 (2007)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - Atual Coorganizadora do Seminário - Ser matematicamente competente (2006)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2006 - Atual Coordinator of Work Group - The impact upon Human Capacities when Research Processes Encourage Subjects Paticipation as Equal (2006)
Congresso (Coorganizador)
International Sociological Association, Espanha
2004 - Atual Coordination of Work Group: We're equal but different: enhancing human capacities to learn within the research process at Conference of Education, participation, and Globalization - International Sociological Association at Prague / Czech Republic (2004)
Congresso (Coorganizador)
International Sociological Association, Espanha
2003 - Atual Organizadora e Coordenadora do Grupo de Trabalho: Discovery of Treasures at Midterm Conference Europe (2003)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003 - Atual Coordenadora do Grupo de Trabalho: Mathematics Educations and Society at XI Interamerican Congress of Mathematics Education in Blumenau / Brazil (2003)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
International Mathematical Union, Alemanha
2002/07 - Atual International Meeting of the ModellingSpace Project (2002/07)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal
2020/12/14 - 2020/12/14 Cimeira 3 - Smart Fishing e-Day - Projeto Smart Fishing. (2020/12/14 - 2020/12/14)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/11/20 - 2020/11/20 Assembleia Comunitária da Comunidade Piscatória da Fonte da Telha (2020/11/20 - 2020/11/20)
Outro (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/09/10 - 2020/09/10 Workshop CriaAtividades: Aprendizagem e o Ambiente Situado no Seminário Coastwatch Literacia do Oceano e Comunidades: (2020/09/10 - 2020/09/10)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/09/07 - 2020/09/10 Organização do Seminário Coastwatsh 2020 - 30 anos a olhar pelo Litoral. Organização conjunta do DCEA – FCT NOVA, MARE-NOVA, GEOTA e Coastwatch Portugal. 7-10 setembro, online. (2020/09/07 - 2020/09/10)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/09/09 - 2020/09/09 Moderadora Painel 3: Literacia dos Oceanos e Comunidades. Seminário Coastwatch Literacia do Oceano e Comunidades: CriaAtividades: Aprendizagem e o Ambiente Situado (2020/09/08 - 2020/09/10)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/07/18 - 2020/07/18 Assembleia Comunitária Piscatória da Costa de Caparica. (2020/06/20 - 2020/06/20)
Outro (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/07/02 - 2020/07/06 Pré-Assembleias Costa de Caparica / Fonte da Telha / Trafaria (2020/07 - 2020/07)
Outro (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/02/27 - 2020/02/27 Cimeira 1 – Projeto Smart Fishing (2020/02/27 - 2020/02/27)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/01/23 - 2020/01/23 Pré-cimeira ARTE-XÁVEGA - documentário sobre a prática piscatória reconhecida como Património Cultural Imaterial. (2020/01/23 - 2020/01/23)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/09/06 - 2018/09/07 Ocean Literacy for all - Parallel session 2E of Society and the Sea: Investinblue – the values of the ocean and coasts for sustainable development, (2018/09/06 - 2018/09/08)
Encontro (Coorganizador)
University of Greenwich, Reino Unido
2013/07/30 - 2013/08/01 Coordinator of Forum Fronteiras Urbanas (2013/07)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2008 - Atual Coorganizer of the 7th Congress of Systems Science European Union - Systemic Complexity for Human Development in the 21st Century
Congresso
7th Congress of Systems Science European Union - Systemic Complexity for Human Development in the 21st Century
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal
2020/03/10 - 2020/03/10 Reunião de políticas de Pesca. Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda da Comissão da Agricultura e Mar.
Outro
Reunião Grupo Parlamentar
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/03/26 Educação para a Sustentabilidade: O processo de construção da Exposição Mizu-Mirim para o Museu das Crianças em Lisboa
Orientador
Bruna Rouede Mizumoto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/07/01 Os Sentidos da (des)escolarização dos/As descadores/as em Guaxindiba/São Francisco De Itabapoana/Rj: Navegando por mares e memórias.
Arguente principal
Clarissa Poubel (Doutoramento)
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil
2020/03/12 Deslocamentos e Fronteiras: um estudo etnomatemático com haitianos em uma escola pública de São Paulo.
Arguente principal
Marília Prado (Doutoramento)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
2019/12/03 La agrimensura ye! disen~o de trayectorias de ensen~anza que promueven el aprendizaje de la geometri´a en la escuela primaria rural
Arguente principal
Fredy Alejandro Barbosa Mele´ndez (Doutoramento)
Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia
2019/11/13 Etnografia Crítica Ambiental: A vertente sociocultural do reassentamento na Barragem de Laúca - Angola
Orientador
Carolina Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/11/04 Coconstruindo Conhecimento para uma nova cultura de Planeamento Costeiro
Orientador
Daniel Gomes Batista de Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/10/29 Aldeia da Luz pós Alqueva: a relação da população com a albufeira sob o ponto de vista da água
Orientador
Mariane Lopes Moraes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09/11 DA ETNOMATEMATICA À MATEMATICA. Aplicações dos saberes e saberes fazer dos povos Mucubais e Himbas do sul de Angola-Namibe
Arguente principal
ALFREDO CAPITANGO DE LUCIO (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/02/04 Corpos, culturas e emancipação humana: perspectivas educacionais nos Círculos de Cultura numa escola do quilombo urbano de Salvador BA/BR.
Arguente principal
Joana Rita Barral Lopes Vieira (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2019 La cartografi´a social como herramienta de investigacio´n sobre las pra´cticas de ensen~anza de la geometri´a en ambientes rurales. Fredy Alejandro Barbosa (Doutoramento)
Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia
2018/12/18 Avaliação crítica do projeto Embaixadores pela Biodiversidad - Torres Vedras e Lournhã.
Orientador
Maria Matos dos Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/12/04 Coconstruindo Conhecimento para uma nova cultura de Planeamento Costeiro
Orientador
Daniel Gomes Batista de Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2018/04/24 Formas de operación y de expresión de los modelos mentales cronotópicos de un profesor y sus estudiantes cuando desarrollan actividades que vinculan el uso de coordenadas en el plano y en el espacio, en clase de Geometría Analítica de grado 10°.
Arguente principal
Armando Alex AROUCA ARAUJO (Doutoramento)
Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia
2018/01/31 Um olhar sobre as práticas educativas na Comunidade Piscatória na Costa de Caparica - do saber local ao global
Orientador
Caio Henrique Quinderé Castello Branco (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/01/05 Práticas de participação jovem: o caso do movimento ocupa escola
Arguente principal
Rodrigo de Sousa Oliveira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016/12/20 Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar
Arguente principal
Carla Indira Pina (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/12/20 Vozes com Identidade: Um Estudo de Caso em Contexto Escolar
Orientador
Marta Maria Porto Silva Frade Torres (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016/10/25 Corps, Culture, and Human Emancipation: Educational perspectives into Cultural Circles in a urban quilombo school of Salvador / Bahia / Brazil
Arguente principal
Joana Rita Barral Lopes Vieira (Outro)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2016/01/18 La investigación en educación Matematica más allá de las Revistas Científicas: Un estudio Cienciométrico en libros (1990 - 2012)
Arguente principal
Natividad Povedano Adamuz (Doutoramento)
Universidad de Córdoba, Colômbia
2015/12/16 The ITC in the promotion of the Intercultural Education of the teenagers
Arguente principal
Bruna da Silva Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/12/10 Education and Local Communitarian Development: a report of a Spanish experience
Arguente principal
Joana Rita Palhais Feliz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/01/20 To promote the citizenship experiencing the interculturality in an free time activity centre
Arguente principal
Joana Santos Farinha (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015/01/20 Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
Orientador
Ana Filipa Sobrado e Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/01/20 Resistir na escola... desafios à transformação
Orientador
Sandra Isabel Gonçalves Ramada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014/04/29 The integration of a student group from Roman community of Freguesia do Pó in the first school cycle
Arguente principal
Vanessa Alexander Duarte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014/04/19 Intercultural Education and Soka Education: Bridges of dialogue in the intervention with a refugees community
Arguente principal
Carmem de Jesus Paulino Esteves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2014/01/24 Circulos de Cultura. Um olhar sobre a visão do outro
Orientador
Catarina Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013/07/29 The time that the time has. The definition of the scholar time as tools of educational policies
Arguente principal
Nuno Vieira (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013/05/05 Experiences of Intercultural Education: the voice and the action of the 6ºB class
Arguente principal
Susana Isabel Pedro Vassalo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013/04/29 School Mediation and the student as mediator of conflics
Arguente principal
Ana Filipa Simões de Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013/01/24 A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática
Orientador
Silvia Helena Correia Franco (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013/01/24 Viagem entre o ser e o estar um Educador em Moçambique
Orientador
Joana Rita Barral Lopes Vieira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013/01/10 Recreation and Educational Activities and Communitarian Intervention
Arguente principal
Joana Filipa Moreira da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012/09/05 The time that the time has. The definition of the scholar time as tools of educational polices.
Arguente principal
Nuno Vieira (Outro)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012/01/30 Continuing Education: Its impact on teacher practices - an overview at the Pro-Literacy
Arguente principal
Wilsa Alexandra de Carvalho Ridrigues Vitorino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012/01/18 Schoolar Inclusion of Children and Teenager of Gypsy Communities: Formal and Non-Formal Pedagogical practices on the Programa Escolhas
Arguente principal
Marly da Conceição Soares Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012/01/18 Communitarain Actors and thier Intercultural Dimensions
Arguente principal
Filipa Alexandra Bernardes de Matos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012/01/12 Ethic Identity in Movement: (Trans)formative values of Ismaili Mothers in Lisbon with children between 3 - 5 years old and the metaphor of the Adopted Adults
Orientador
Narimana Alibhai (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012/01/11 (inter)Mediate in Education: around three projects
Arguente principal
Alexandra Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/01/03 Lifelong Education and Training: A situated perspective of mathematics and technological literacy
Arguente principal
Raquel Sofia Antunes Vieira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011/02/21 Identity in Movement - the imigrant in the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: potential (trans)formative of the intercultural encounter.
Arguente principal
Mariana Dinis Bittencourt Nepomuceno (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2011/02/15 Lived experiences by families babysitters in the multicultural context
Arguente principal
Andreia Nunes Messias (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011/01/27 Contributions from Education: (re)live in the prision
Arguente principal
Isabel Cristina de Oliveira Ramos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017 - Atual DEC3 - Terceiro Seminário Diversidade, Educação e Cidadania Portugal
2016 - Atual DEC2 - Segundo Seminário Diversidade, Educação e Cidadania Portugal
2016 - Atual 13rd International Congress of Mathematics Education Germany
2016 - Atual 9th Mathematics Education and Society Conference Greece
2015 - Atual The Disorder of Maths Education Germany
2015 - Atual Congress European of Research in Mathematis Education Czech Republic
2015 - Atual DEC - Seminário Diversidade, educação e Cidadania Portugal
2015 - Atual SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática Brasil
2013 - Atual Congress European of Research in Mathematis Education Turkey
2013 - Atual Mathematics Education and Society Conference South Africa
2010 - Atual Mathematics Education and Society Conference Germany
2008 - Atual Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014 - Atual RIEJS - Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (2254-3139) UNESCO
2014 - Atual Ensino em Re-Vista (1983-1730) EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
2013 - Atual Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (2177-9309) "Revista de Educacao Matematica e Tecnologica Iberoamericana, Universidade Federal de Pernambuco"
2013 - Atual Educação e Pesquisa (1517-9702) SciELO
2012 - Atual Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática (2011-5474) Universidad de Narino
2009 - Atual Revista Lusófona de Educação (1646-401X) Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09 - Atual Gestão e Comunidades Educativas II Mestrado em Educação (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2021/09 - Atual Gestão e Comunidades Educativas III Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/11/14 - Atual Metodologías de Investigación – Etnografía Crítica Programa Doctoral en Educación (Doctor of Philosophy) Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia
2019 - Atual Seminário Interdisciplinar de Tópicos de Investigação em Ciências da Terra da Vida e do Ambiente Mestrado em Educação (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018 - Atual Geometria Social - anual e intensivo Master em Educación (Master) Universidad de Granada, Espanha
2020/07/08 - 2020/08/31 Summer Course on Philosohy - Hegel's Life Ocean Literacy (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/01 - 2020/02 Etnomatemáticas, Formación de Profesores e Innovación Curricular Master em Educación (Master) Universidad de Granada, Espanha
2020/01/27 - 2020/01/31 Geometría Social. Educación Matemáticas (Master) Editorial Universidad de Granada, Espanha
2019/09/15 - 2020/01/30 Planeamento Ambiental - Das infraestruturas verdes às infraestruturas azuis Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2018/04/20 - 2019/04/27 La geometria social en ambientes urbanos e rurales. DOCTORADO INTERINSTITUCIONAL EN EDUCACIO´N (Doctor of Philosophy) Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia
2017/09/15 - 2018/01/30 Sociologia do Ambiente Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
2010 - 2016 Educação Comunitária Crítica Mestardo em Educação Intercultural (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
1985/03 - 1995/12 Matemática (Outros) Governo do Estado de São Paulo, Brasil
1985/03 - 1995/12 Fisica (Outros) Governo do Estado de São Paulo, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/01 - Atual International Sociological Association Secretária e Tesoureira
2016 - Atual ATINER - Athens Institution for Education and Reseache membro associado
2015 - Atual éduObs - Directory of educational researchers of French Institute of Education - Paris Membro
2009/01 - Atual O Direito de Aprender
2009 - Atual Adults Learning Mathematics Membro
2000/04 - Atual Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática
2000/03 - Atual Mathematics Education and Society
2008/01 - 2016/06 Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática de Portugal Coordenadora
2008 - 2016 APOCOSIS - Associação do Pensamento Complexo e Sistémico Presidente da Assembléia Geral
2003 - 2016 MCX APC - Atelier 34 Membros
2008/01 - 2015/01 Associação Portuguesa de Complexidade Sistémica Presidente da Assembleia Geral

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016 - Atual Fundadora e Coordenadora do Observatório de Literacia Oceânica
Coordenador
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa, Portugal

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal
2015/09 - Atual Cofundadora do Grupo de Pesquisa EmF - Educação em Fronteiras
Coordenador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016/01/31 - Atual Jury of the Final Evaluation of a project from Michael Barany, entitled: Standard Research Grant: Groundwork, Frameworks, and Prospects for the History and Sociology of Global Mathematics National Science Foundation, Sri Lanka
2017/02 - 2017/04 Jury of a project's evaluation of NSF / SES - Science, Tech & Society, inner number 173414, standard research grant: Groundwork, Frameworks, and Prospects for the History and Sociology of Global Mathematics. National Science Foundation, Sri Lanka
Distinções

Outra distinção

2016 Bolsa Pós-doutoramento - MARE/FCT/UNL
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2013 Bolsa Pós-doutoramento - IEUL/UL
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012 Projecto Fronteiras Urbanas
FCT - Portugal, Portugal
2008 Distinção e Unanimidade - Defesa PhD
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2003 Bolsa Mista Doutoramento - PT/UK
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2001 Distinção e Louvor - Defesa Mestrado
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Portugal
1999 Bolsa Mestrado - BR/FR
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil