Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mônica Mesquita
- Data de nascimento
- 1965/09/14
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Mesquita, M.
- Laporta, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8F1E-C236-3598
- ORCID iD
- 0000-0001-5912-6829
Endereços de correio eletrónico
- mmbm@fct.unl.pt (Profissional)
- harmoni4@mac.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
-
- 212948300 (Profissional)
Moradas
- Rua Maria Luisa Fragoso n1, 2820-102, Aroeira, Almada, Portugal (Pessoal)
Websites
- https://www.dcea.fct.unl.pt/pessoas/colaboradores/monica-mesquita (Profissional)
- http://www.mare-centre.pt/pt/user/211 (Académico)
- https://scholar.google.pt/citations?user=lt3dcqoAAAAJ&hl=pt-PT (Académico)
- www.olo.blue (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Naturais - Ciências da Terra e do Ambiente - Ciências do Ambiente
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
- Ciências Sociais - Geografia Económica e Social - Ciências do Ambiente
- Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
- Ciências Sociais - Ciências Políticas
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
- Ciências Exatas - Matemática
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/06/30 - 2018/12/15
Concluído
|
Ocean Literacy and Resilient Communities Post-Doc (Pós-doutoramento)
Especialização em Environmental Sciences Post-Doc
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
|
2013/07/01 - 2016/06/30
Concluído
|
Political Flow in the Communitarian Education: Topological Ontology in the Urban Boundaries Post-Doc (Pós-doutoramento)
Especialização em Sciences Education Post-Doc.
Universidade de Lisboa, Portugal
|
n/a |
2012/06/01 - 2012/07/31
Concluído
|
Philosophy of our own praxis. A Case Study in Environmental Justice (Outros)
Especialização em Filosofia Política
Birkbeck University of London Birkbeck Institute for Social Research, Reino Unido
|
n/a |
2011/06/01 - 2011/07/31
Concluído
|
Social Critical Theory (Outros)
Especialização em Filosofia Política
University of London, Reino Unido
|
|
2008/12/03
Concluído
|
Educational Sciences Ph.D. (Doutoramento)
Especialização em Minor: Curricular Theory & Sciences Teaching
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Children Space, and Urbanstreet: An Ethomathematics Posture" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2000/09 - 2001/07
Concluído
|
Science, Technology & Society (Doktor (PhD))
Especialização em Socioantropology of Mathematics
Rensselaer Polytechnic Institute School of Humanities Arts and Social Sciences, Estados Unidos
|
|
1999 - 2001
Concluído
|
Mathematics Education Master (Mestrado)
Especialização em Critical Mathematics Education
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Pré-Escola: Um Estudo a Respeito da Sobrecontagem na Resolução de Problemas aditivos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Nota máxima por unanimidade |
1987 - 1993
Concluído
|
Bachelor of Science in Pure Mathematics (Bachelor)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
18 |
1987 - 1993
Concluído
|
License of Arts in Pedagogy (Licence)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Consolação, Brasil
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/12/21 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal |
2018/12/19 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal |
2013/07/01 - 2018/12/15 | Pós-doutorado (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | ||
2012/01 - 2016/06 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal (...) |
||
2012/01/09 - 2014/07/08 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2007/09/01 - 2010/12/31 | Investigador visitante (Investigação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2007/01 - 2009/12 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2001/10 - 2008/12 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2005/02 - 2007/12 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2001/07/01 - 2003/08/31 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | European Union, Bélgica |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/02 - Atual | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Universidad de Granada, Espanha |
Universidad de Granada Departamento de Didáctica de la Matemática, Espanha | ||
2016/09 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2007/01 - 2022/03 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2009/03 - 2016/06 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2002/04 - 2005/10 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2000/01 - 2000/07 | Assistente (Docente Universitário) | Faculdade Oswaldo Cruz, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999/04 - Atual | Investigadora (Investigação Científica) | Universidade de São Paulo, Brasil |
2010/03 - 2012/02 | Professor Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Estado da Bahia, Brasil |
2009/01/01 - 2009/12/31 | Coordenadora | Alto Comissariado para as Imigrações, Portugal |
2001/10/20 - 2008/06/30 | Investigadora Colaboradora | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal |
2003/10 - 2007/09 | Doutorando (Investigação Científica) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2005/07/01 - 2007/06/01 | Autora/Tradutora - Projecto DALEST -224269–CP–1–2005 –1- CY–MINERVA–M | European Union, Bélgica |
2004/01/01 - 2006/01/01 | Autora - RVCC Secundário | Ministério da Educação, Portugal |
2001/08/01 - 2001/10/30 | Professor Substituta | Universidade Senador Flaker, Brasil |
2001/01/01 - 2001/10/01 | Professora Contratada Mestrado | Universidade Brás Cubas, Brasil |
2001/07 - 2001/10 | Formador de Professores Indígenas (Docente Universitário) | Fundação Nacional do Indio, Brasil |
1999/08 - 2001/07 | Mestranda (Investigação Científica) | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil |
1985/03 - 1995/12 | Professor Estável de Matemática e Fisica (Docente Ensino Secundário) | Governo do Estado de São Paulo, Brasil |
1990/02/01 - 1993/12/31 | Professor Básica (Nível II) | Colégio Alvorada, Brasil |
1991/01/01 - 1993/01/01 | Coordenadora de Área de Ciências | Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Presidente Roosevelt, Brasil |
1987/08/01 - 1987/12/01 | Mergulhadora Profissional | Universidade de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | Employment and income alternatives for coastal communities within the challenge of the marine economy
PRT/BD/154728/2022
Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2024/01/05 - 2026/09/14 | AYE - Action-research for Youth in Europe
2023-1-FR01-KA220-HED-000160088
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
École des Hautes Etudes en Santé Publique, França Helsingin yliopisto, Finlândia |
Erasmus Plus
Em curso
|
2013/07 - 2018/12 | POLITICAL FLOW IN THE COMMUNITARIAN EDUCATION: TOPOLOGICAL ONTOLOGY IN THE URBAN BOUNDARIES
Provided by PTCRIS: SFRH/BPD/87248/2012
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2017/09/15 - 2018/01/15 | Educación Comunitaria de la Costa: compartiendo y construyendo conocimiento con la comunidad de pescadores de Caparica
CAS17/00244
Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal
|
España Ministerio de Educación Formación Profesional y Deportes
Concluído
|
2012/01 - 2014/07 | Urban Boundaries: the dynamic of cultural encounters in community education | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2007/09 - 2010/12 | LEARN: Mathematics, Technology and Society | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2006 - 2009 | LEARN-Mathematics Technology and Society
Bolseiro de Integração na Investigação
|
Concluído
|
2003/10/01 - 2007/09/30 | CONCEITO DE ESPAÇO NA CULTURA DA CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE RUA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO
SFRH/BD/12670/2003
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2003/10 - 2007/09 | Children, space, and the urban street: an ethnomathematics posture.
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/12670/2003
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - Atual | Cultural Mapping of Lagoa de Albufeira A Critical Ethnographic Study for Sustainability
UI/BD/150953/2021
Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - Atual | MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
UID/MAR/04292/2019
FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2021/01/01 - 2025/12/31 | ARNET - Rede de Infraestruturas em Investigação Aquática Aquatic Research Infrastructure Network
LA/P/0069/2020
Investigador
Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/01/01 - 2025/12/31 | Rede de Infraestruturas em Investigação Aquática
LA/P/0069/2020
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade do Minho Centro de Biologia Molecular e Ambiental, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal Universidade Nova de Lisboa Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/01/01 - 2025/12/31 | ARNET - Aquatic Research Network
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade do Minho Centro de Biologia Molecular e Ambiental, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal Universidade Nova de Lisboa Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/03 - 2024/12 | Pra-Lab - Labor practices in small communities in Brazil and Portugal: sustainability in knowing/doing for social and economic
equity
404461/2021-2
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Amapa, Brasil |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
2020/01/01 - 2023/12/31 | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
UIDP/04292/2020
Investigador
|
|
2020/01 - 2023/12 | TREAT - Temporary Rivers Ecosystem Management Adaptation To climate change effects in drought prone areas
Submitted
Scientific Commission Member / Consultant
Instituto de Ciências da Terra, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
Agence Europe SA
Em curso
|
2021/10/01 - 2023/09/30 | MST&S - MARINE SCIENCE, TECHNOLOGY, AND SOCIETY EDUCATION PROGRAMM
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
EEA Grants
Em curso
|
2020/10/01 - 2021/09/30 | Chão comum - um território que nos une
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Em curso
|
2018/10/01 - 2021/08/31 | Partibridges. Research, training and practice: building bridges around youth participation
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/07/01 - 2021/04/30 | Smart Fishing. Integração de novas tecnologias para a pesca local sustentável e segura.
MAR-01.03.01-FEAMP-0028
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia
Em curso
|
2013/07/01 - 2018/12/31 | POLITICAL FLOW IN THE COMMUNITARIAN EDUCATION: TOPOLOGICAL ONTOLOGY IN THE URBAN BOUNDARIES
SFRH/BPD/87248/2012
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/01/09 - 2014/07/08 | URBAN BOUNDARIES: The Dynamic of Cultural Encounters in Communitarian Education
Investigador responsável
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/09/01 - 2010/12/31 | LEARN: Mathematics, Technology and Society
PTDC/CED/65800/2006
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005 - 2007 | DALEST. Developing Active Learning Environment for Stereometry.
Investigador
|
Agence Europe SA
Concluído
|
2001/04 - 2003/09 | MODELLINGSPACE: A space for ideas’ expression, modelling and collaboration, for the development of imagination, reasoning
and learning
IST-2000-25385
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Panepistemio Patron, Grécia Panepistemio Aigaiou, Grécia Université de Mons-Hainaut, Bélgica Université d'Angers, França SEMA Group, Espanha |
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2025/12/31 | Aquatic Research Infrastructure Network
LA/P/0069/2020
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade do Minho Centro de Biologia Molecular e Ambiental, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal Universidade Nova de Lisboa Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Exposição artística |
|
Gravação vídeo |
|
Interpretação artística |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/09/18 | As louceiras do Maruanum e Etnomatemática: o olhar de um acadêmico de licenciatura em matemática | 7CBEm - Congresso Brasileiro de Etnomatemática
Instituto Federal do Amapá (Macapá, Brasil)
|
2024/09/17 | Paisagens humanas. Potencialidades da postura etnomatemática na humanização das relações socioculturais-ecológicas. | 7CBEm – Congresso Brasileiro de Etnomatemática
Instituto Federal do Amapá (Macapá, Brasil)
|
2024/09 | A Etnomatemática como postura contra colonial na Educação não escolar: Os saberes difundidos na vila dos pescadores em Bragança – Pa | 7CBEm - Congresso Brasileiro de Etnomatemática
Instituto Federal do Amapá (Macapá, Brasil)
|
2024/08/29 | Cultural Mapping for Sustainable Futures in the Coastalscape of Lagoa de Albufeira, Portugal | Royal Geography Society & Institute of British Geographers Annual International Conference 2024
University of Birmingham (Birmingham, Reino Unido)
|
2024 | AYE. The media as a tool for decolonizing invisible bodies through youth art | Bodies, arts and media: (re)configurations in the digital era
Universite´ Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
|
2024 | Exploring drivers of change in Lagoa de Albufeira: Critical ethnography and critical cartographies to local sustainability |
Universidad de Vigo (Pontevedra, Espanha)
|
2024 | Blue Production in artisanal fishing communities: Increasing the value of Atlantic chub mackerel | The 10th Annual Liverpool Symposium Reflection in Action: Taking Stock of 10 Years of Ethnography Symposia
Universidad de Vigo (Pontevedra, Espanha)
|
2024 | Etnografia Crítica e os desafios da Economia do Mar. Alternativas de rendimento às comunidades costeiras de Nampula | Moçambique |
Universidade de Lisboa | Instituto de Ciências Sociais (Lisbon, Portugal)
|
2024 | Over land to sea. Learning from the Ecological Knowledge of the Artisanal Fishing Community of Costa de Caparica | Portugal | 18th Congress of the International Society of Ethnobiology
International Society of Ethnobiology (Marrakech, Marrocos)
|
2024 | Mar, Alterações Climáticas, Mitigação, Ciência e Comunidade | International Symposium American Studies Over_Seas - Abordar o transbordo: o que fizemos e o que faremos quando galgarem as
águas?
American Studies Over_Seass (Monte de Caparica, Portugal)
|
2024 | Parlamento Oceânico. Justiça socioambiental e o descarte na pesca artesanal. | Semana da Ciência e da Tecnologia
Ciência Viva (Caparica, Portugal)
|
2023/06 | Intellectual Estrutural Violence | XX ISA World Congress in Sociology
International Sociological Association (Melbourne, Austrália)
|
2023/06 | The knowing of the Neoliberal Tide. Decolonize the Coast Zone! | XX ISA World Congress in Sociology
International Sociological Association (Melbourne, Austrália)
|
2023 | Digital ethnography and unvolunteered geographic information (iVGI). The local spatial knowledge in the cloud |
ISOCARP - International Society of City and Regional Planners (Lisbon, Portugal)
|
2023 | Decolonizar o Oceano. Caminhos entre o campo de investigação, a sua relação com o ambiente e o sistema neoextrativista | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique)
|
2023 | Produção Azul em comunidades piscatórias artesanais: Aumentando o valor da Cavala |
Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique)
|
2023 | Educação Ambiental e Sustentabilidade nas comunidades piscatórias artesanais da Costa da Caparica/Portugal |
Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique)
|
2023 | Corporeidade e Educação Ambiental | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique)
|
2023 | Costa ReefYard: Um cemitério subaquático sustentável e ecológico da costa portuguesa | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique)
|
2023 | Educação Comunitária Ambiental - promoção de cidadania revisitando a ancestralidade | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique)
|
2023 | O mapeamento cultural enquanto ferramenta para a Educação Ambiental | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique)
|
2023 | Ulisses e o Meteoro Aquático | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique)
|
2023 | DJAMBADON di MUTUNDO na BISSAU. Um processo de cogestão de resíduos na Tchada – Guine´-Bissau | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique)
|
2023 | Educação, Sustentabilidade e Conhecimento Ecológico Local | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique)
|
2023 | Tagus Hidden | European Maritime Day
European Commission (Caparica, Portugal)
|
2022 | Fishermen investigating their ethnomathematics sharing fish and profits | ICME 7 - International Conference on Ethnomathematics.
University of Phillipines (Baguio City, Filipinas)
|
2022 | Blue Production in artisanal fishing communities: Increasing the value of Atlantic chub mackerel |
Stockholmer University of Arts. (Stockholm, Suécia)
|
2022 | Drifting dialogues: culture manifestations working through collaboration to sustainability | 28th Annual Conference, International Sustainable Development Research Society - Sustainable Development and Courage. Culture,
Art and Human Right
Stockholmer University of Arts. (Stockholm, Suécia)
|
2022 | Djambadon di muntudo na Bissau. Waste co-management process in Tchada – Guinea Bissau |
Stockholmer University of Arts. (Stockholm, Suécia)
|
2022 | Ocean Literacy Observatory. A way to decolonize the coastal knowledge. |
Stockholmer University of Arts (Stockholm, Suécia)
|
2022 | Alternative Mapping Practices for Coastal Sustainability |
Stockholmer University of Arts (Stockholm, Suécia)
|
2022 | Sustentabilidade econômica e ambiental nas comunidades piscatórias artesanais da Costa da Caparica/Portugal |
Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2021/11/24 | Integração de novas tecnologias para uma pesca local segura e sustentável. |
PEA PESCARTE - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (Campos de Goytacases, Brasil)
|
2021/02/25 | A Degrowth Praxis to Reclaim the Commons – Blue Degrowth and Small Scale Fisheries. | IV ISA Forum of Sociology – Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment, Inequalities, Intersectionality
International Sociological Association (Porto Alegre, Brasil)
|
2021 | The Outer Body, inside. Opening Academic Spaces for the Co-Construction of a Common Knowledge in Coastal Planning | IV ISA Forum of Sociology – Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment, Inequalities, Intersectionality
International Sociological Association (Porto Alegre, Brasil)
|
2021 | Critical Ethnography towards Environmental Protection and Sustainable Development |
Wroclaw University of Environmental and Life Sciences (Wroclaw, Polónia)
|
2021 | Research Methodology. For Whom? |
EDULEARN (Palma, Espanha)
|
2021 | Múltiplas Linguagens/Grandes Enlaces: saberes compartilhados sobre a pesca artesanal |
PESCARTE (Campo de Goytacazes, Brasil)
|
2021 | O corpo da investigação, a sua relação com o ambiente e o sistema neoextrativista. |
Rede Lusófona de Educação Ambienta (Mindelo, Cabo Verde)
|
2021 | Coconstrução de um museu virtual. Literacia, sustentabilidade e emancipação na disseminação do património cultural das comunidades de pescadores. |
Universidade de Cabo verde (Mindelo, Cabo Verde)
|
2021 | A Ecologia Social na paisagem da Lagoa de Albufeira, Portugal. Coconstruindo conhecimento integral para o equilíbrio ecológico local. |
Universidade de Cabo verde (Mindelo, Cabo Verde)
|
2021 | Descolonização do Oceano: Pescadores e cidadania das águas salgadas no litoral de Almada. |
Universidade de Cabo Verde (Mindelo, Cabo Verde)
|
2021 | Governância colaborativa e literacia oceânica nas práticas de Educação Ambiental – valores e saberes em diálogo para a sustentabilidade ambiental |
Universidade de Cabo Verde (Mindelo, Cabo Verde)
|
2021 | Lua de pé, marinheiro deitado - Lua deitada, marinheiro de pé. Uma análise da literacia oceânica dos pescadores da Costa de Caparica - Portugal | VI Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Universidade de Cabo Verde (Mindelo, Cabo Verde)
|
2021 | Decrescimento Azul – Acesso aos direito e direito ao acesso do Oceano. |
Universidade de Cabo Verde (Mindelo, Cabo Verde)
|
2021 | Redes Herdadas: Um estudo etnomatema´tico sobre os saberes tradicionais de pescadores artesanais de diferentes gerações da vila do pescador em Bragança – Pa |
UNIFESSPA (Marabá, Brasil)
|
2021 | The knowing of tide. Decolonizing the coast zone! |
IUAES - International Union of Anthropology and Ethnology Sciences (Merida, México)
|
2021 | Social Ecological Cartographies of Lagoa de Albufeira. A Critical Ethnographic study for sustainability |
IUAES - International Union of Anthropology and Ethnology Sciences (Merida, México)
|
2021 | Knowledge in praxis: the social construction of the body | Bodies in the Pandemic Context - RC54 post Porto Alegre Forum / International Sociological Association – II International
Conference Body and Culture
International Sociological Association (Brasilia, Brasil)
|
2020 | A Educação Comunitária e a Sustentabilidade Ambiental – Das Memórias ao Bem Comum (modalidade virtual). |
Universidade Estadual do Norte de Fluminense (Campo de Goytacazes, Brasil)
|
2020 | Coconstrução de um museu virtual. Literacia, sustentabilidade e emancipação na disseminação do património cultural das comunidades de pescadores |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2019 | OLO - Ocean Literacy Observatory | European Maritime Day
OLO MARE NOVA (Caparica, Portugal)
|
2019 | Literacy in schools: a virtual museum for the dissemination of the cultural heritage of fishing communities |
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
|
2019 | T.H.E. Tecnologia-Histo´ria e Educac¸a~o: concec¸a~o de um museu virtual enquanto estrate´gia de valorizac¸a~o de patrimo´nio cultural piscato´rio. |
Universidade Luso´fona de Humanidades e Tecnologias (Lisbon, Portugal)
|
2018 | Alternatives to the Academic Violence: The Body of the Researcher in the Neoextractivist world | XIX International Sociological Association – Word Congress of sociology | POWER, VIOLENCE, AND JUSTICE: Reflections, Responses,
Resonsabilities
International Sociological Association (Toronto, Canadá)
|
2018 | Sharing and building knowledge with the community to overcome the tensions between the marginal local and the dominant global | XIX International Sociological Association – Word Congress of sociology | POWER, VIOLENCE, AND JUSTICE: Reflections, Responses,
Resonsabilities
International Sociological Association (Toronto, Canadá)
|
2018 | The ocean influence on us and our influence on the ocean – Whom is ocean literacy for? |
University of Greenwich (Greenwich, Reino Unido)
|
2018 | Tecnologia-História e Educação: conceção de um museu virtual enquanto estratégia de valorização de património cultural piscatório |
Universidade Luso´fona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2018 | O papel das comunidades e das escolas na literacia local. |
Universidade NOVA de Lisboa (Lourinhã, Portugal)
|
2017/06/01 | "Arte-Xavega - Valorização Económica e Economia do Mar" | Seminario Arte Xávega
Camara Municipal de Almada (Costa de Caparica, Portugal)
|
2017 | Dealing with our own shit. The research behind the (mathematics education) research | MES9 - Mathematics Education and Society Conference
University of Thessaly (Volos, Grécia)
|
2017 | Alternatives to the socioeconomic- environmental sustainability: The body of researcher in the neoextractivist world |
International Sociological Association - RC54 (Rome, Itália)
|
2017 | Requalificação participativa crítica de uma ilha estuarina urbana |
Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura (Lisbon, Portugal)
|
2017 | Urban Boundaries project. | IDEA 25 – Drama/Theatre/Arts for Ecology and Sustainability
Universidade de E´vora - Cole´gio Espi´rito Santo (Évora, Portugal)
|
2017 | Opening dialogical spaces through scientific research. When the members of a fishing community become researchers of their own practices. |
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | When the academy became part of the non-part. |
Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2017 | Ocean Literacy Observatory. When the Academy is All of Us. |
University of Victory (Vancouver, Canadá)
|
2017 | The Ethnomathematics Posture in Environmental Research Processes. Communitarian Sustainable Development in Act | 9th World Environmental Education Congress
University of Victory (Vancouver, Canadá)
|
2017 | The sustainability of human intelligibility. Researching to "unhierarchize" the environmental educational processes |
University of Victory (Vancouver, Canadá)
|
2017 | Actions for environmental education on indigenous land. |
University of Victory (Vancouver, Canadá)
|
2017 | Embaixadores pela Biodiversidade. Literacia Oceânica para a geração de agentes de mudança nas comunidades costeiras | GreenFest
GreenFest (Estoril, Portugal)
|
2016/11/14 | Desenvolvimento sustentável comunitário em ato | XVIII Encontro da Rede de estudos Ambientais - Transformando nosso mundo: A REALP no caminho para 2020
Unversidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
|
2016/07/14 | Author meets their critics. Charing a Round Table to lauch the book: Embodiment and Cultural Differences | 3rd ISA Forum of Sociology - The future we want: Global sociology and the struggles for a better world
International Sociological Association (Vienna, Áustria)
|
2016/06/08 | Projeto Fronteiras Urbanas e a luta pela água deste lado do mundo. Territorialidades e luta pela terra no início do sec. XXI | I Seminário Internacional de Educação do Campo
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
|
2016/04/30 | Projeto Fronteiras Urbanas. Emfim juntos... | A Educação Permanente em tempo de Mudanças: saber para transformar
Pavilhão do Conhecimento (LIsboa, Portugal)
|
2016 | Human Topology. The Mathematics Education in the time of the encounters in the clashes |
Gesellschaft für Didaktik der Mathematik - GDM (Hamburg, Alemanha)
|
2016 | Escola do Bairro. Questionando a hierarquia dos saberes nos processos educativos. |
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Sociology of Space and Urban Boundaries. Embodiment through Communitarian Education |
International Sociological Association (Vienna, Áustria)
|
2016 | Documentário participativo do/no projeto Fronteiras Urbanas. |
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Escolhas coletivas perturbadoras. Da postura etnomatema´tica a` (r)evolução na academia | CBEm5 - Congresso Brasileiro de Etnomatema´tica.
Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
|
2016 | A sustentabilidade do desenvolvimento da inteligibilidade humana: investigar para “deshierarquizar” os processos educativos |
A Associação O Direito de Aprender | Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2015/08/27 | Political Flow in a Critical Ethnography Orders and disorders in a communitarian education project | The 10th Annual Liverpool Symposium Reflection in Action: Taking Stock of 10 Years of Ethnography Symposia
University of Liverpool (Liverpool, Reino Unido)
|
2015/06/29 | Educação Matemática e contextos de diversidade cultural | 4º SIPEM -Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Brasil)
|
2015/03/10 | Diversidade Cultural e Formação de Educadores | Seminário Transdisciplinar das AIE de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia e de Didática
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Urban Boundaries and the Human Topology | International Conference of RC54 - ISA
University of Rome (Roma)
|
2015 | O conhecimento enquanto ferramenta política – A Escola do Bairro e a educação perturbadora do projecto Fronteiras Urbanas |
Universidade NOVA de Lisboa (Caparica, Portugal)
|
2015 | Direitos, sobrevivência e política local da água: Aprendizagem através do trabalho conjunto |
Universidade NOVA de Lisboa (Caparica, Portugal)
|
2015 | Espaços posicionais em Educação Matemática: Interculturalidade, Etnomatemática e Etnografia Crítica |
Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Brasil)
|
2015 | Escola do Bairro: desabafo sobre um estudo etnográfico crítico na perspectiva da Educação Matemática Comunitária | 4º SIPEM -Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.
Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Brasil)
|
2015 | Educação Matemática Comunitária no projeto Fronteiras Urbanas |
Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Brasil)
|
2014/05/14 | Etnomatemática | Seminário Semestral do Instituto Piaget
Instituto Piaget (Monte de Caparica, Portugal)
|
2014/04/30 | European Urban Boundaries | International Meeting of Urban Boundaries
Manchester Metropolitan University - Education and Social research Institute (Manchester, Reino Unido)
|
2014 | The global within the local: Questioning European policies in two local Portuguese communities | ECER 2014 - European Conference on Educational Research - The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe
EERA (Porto, Portugal)
|
2014 | Urban Boundaries and Love: the rebirth of political thought within the disturbing education |
Cincinnati University (Ohio, Estados Unidos)
|
2014 | The Urban Boundaries Project: a disturbing education through a subversive scientific trail |
EERA (Porto, Portugal)
|
2014 | Educating the fringes of Europe: The Urban Boundaries Project |
EERA (Porto, Portugal)
|
2014 | Education as Applied Politics: Critiquing and Inscribing Policy into Practice and Building Alternatives |
EERA (Porto, Portugal)
|
2014 | The pedagogy of Freire, the psychoanalysis of Lacan and the trap of assistencialism |
EERA (Porto, Portugal)
|
2014 | Rights, Survival, and Local Politics on Water - learning through working together | IWA - World Water Congress & Exhibition – Shaping our Water Future
International Water Association (Lisbon, Portugal)
|
2013/11/12 | Transparency and Open Data | Trienal de Arquitectura de Lisboa - Real and Other Fictions
Trienal de Arquitectura de Lisboa (LIsboa, Portugal)
|
2013/05/14 | Ex-invisíveis: A importância do Educador (Social) no processo de emancipação, transformação e civilidade. | V Encontro dos Técnicos Superiores em Educação Social
Associação Promotora de Educação Social (Porto, Portugal)
|
2013 | Fronteiras Urbanas e Amor: A emergência da Educação Comunitária em movimentos transculturais e transdisciplinar | Dia do Curso do Educador Social
Escola Superior de Educação e Cultura - Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2013 | Introduction to the papers and posters of WG10: Cultural diversity and mathematics education | CERME8 - Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Middle East Technical University (Ankara, Turquia)
|
2013 | NO WATER! Real contradictions among Rights, Survival, a Local Politics through the eyes of ethnographers from the Urban Boundaries Project. |
Universidade NOVA de Lisboa (Caparica, Portugal)
|
2013 | From invisibility to full citizenship: A bottom-up movement for urban rights | Conference RETHINK Participatory Cultural Citizenship
Aarhus University, (Aarhus, Dinamarca)
|
2013 | Mediation in a Communitarian Education Project |
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/11/09 | Projeto Fronterias Urbanas. A dinâmica dos encontros culturais na Educação Comunitária | Semana Aprender – II Encontro de Educac¸a~o e Formac¸a~o de Adulto
A Associação O Direito de Aprender (LIsboa, Portugal)
|
2012/06/23 | EnterProjects: Urban Boudaries and the Noutra Costa Workshop | Noutra Costa Workshop
Universidade Autónoma de Lisboa (LIsboa, Portugal)
|
2012 | The Urban Boundaries Project: Towards an emancipatory educational policy |
Aarhus University (Copenhagen, Dinamarca)
|
2012 | Anthropology of Space and the Urban Boundaries: a study centred in the communitarian education | Anthropology in the World Conference
Royal Anthropological Institute | British Museum (London, Reino Unido)
|
2012 | Urban Boundaries Project: Communitarian Education, Narrative, and Learning | ECER 2012 - European Conference on Educational Research - The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education
and Development for All
University of Cadiz (Cadiz, Espanha)
|
2012 | Urban Boundaries Project: The dialogue as the core of the question “for all” |
University of Cadiz (Cadiz, Espanha)
|
2012 | Urban boundaries project: mathematics and the struggle for survival |
International Commission on Mathematical Instruction(ICMI) (Seoul, Coreia do Sul)
|
2012 | Life Narratives contributing to the freedom of knowledge. Urban Boundaries Project |
INEDP (Hammamet, Tunísia)
|
2012 | Urban Boundaries Project and the dialogue as the core of the question “for all” |
INEDP (Hammamet, Tunísia)
|
2012 | Ethnomathematics in non-formal educational settings: The Urban Boundaries Project |
International Commission on Mathematical Instruction(ICMI) (Seoul, Coreia do Sul)
|
2011 | The Collaborative Group of GEMP as context-building knowledge and the relationship with the knowledge |
Institute of Technology Tallaght (Dublin, Irlanda)
|
2010 | Analysing the uses of "critique" and "politics" in mathematics education research | MES6 - International Mathematics Education and Society Conference
Freie Universitat Berlin (Berlin, Alemanha)
|
2010 | Six Adult Mathematical Workers on Literacy, Materacy, and Technoracy for Life |
London South Bank University (London, Reino Unido)
|
2008 | Learning mathematics and competences: Bringing together three theoretical perspectives | MES5 - International Mathematics Education and Society Conference
Universidade de Lisboa | Universidade do Algrave (Albufeira, Portugal)
|
2008 | The social transformation as object of studies and practices | MES5 - International Mathematics Education and Society Conference
Universidade de Lisboa | Universidade do Algrave (Albufeira, Portugal)
|
2008 | O conceito de crítica em educação matemática e perspectivas de investigação | XII SEIEM – XIX SIEM – XVIII EIEM
Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática (Badajos, Espanha)
|
2008 | If school is like this, there is nothing we can do: some thoughts |
Universidade de Lisboa | Universidade do Algrave (Albufeira, Portugal)
|
2007 | Teachers and Pupils’ voices |
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007 | En hommage a` la mémoire de Teresa Ambro´sio. |
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2006 | Against essentialism: The end of the platonism Mathematics | III ICEm - International Congress of Ethnomathematics - Cultural Connections and Mathematical Manipulations
University of Auckland (Auckland, Nova Zelândia)
|
2006 | Social and technical speech: discussion of mathematics knowledge production out of school of not dominant cultures |
University of Auckland (Auckland, Nova Zelândia)
|
2006 | Technoracy, Materacy, and Literacy: recognizing, validating, and certifying mathematical competences | III ICEm - International Congress of Etnomathematics - Cultural Connections and Mathematical Manipulations
University of Auckland (Auckland, Nova Zelândia)
|
2006 | Ser Matematicamente Competente. Sobre as Competências Matemáticas | Seminário na Faculdade de Ciências
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2006 | Social and technical speech: discussion of mathematics knowledge production out of school of not dominant cultures |
Charles University (Prague, República Checa)
|
2006 | Recognizing mathematical competences | 30th PME - Psychologist Mathematics Education
Charles University (Prague, República Checa)
|
2006 | Learning with street children: the social construction of mathematical knowledge |
International Sociological Association (Durban, África do Sul)
|
2006 | The second voice of “We’re equal but different" |
International Sociological Association (Durban, África do Sul)
|
2006 | Presentation of the work undertaken by the University of Lisbon partner |
University of Sofia (Sofia, Bulgária)
|
2005 | Cultivar e sustentar a investigação: aprendizagem como participação numa comunidade de prática |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Castelo Branco, Portugal)
|
2005 | Criança em situação de rua: um olhar sobre seus saberes |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Castelo Branco, Portugal)
|
2005 | O Discurso Social versus Discurso Te´cnico: Uma visa~o holi´stica sobre os saberes matemáticos | XVI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação dos Professores de Matemática (Évora, Portugal)
|
2005 | O que significa hoje ser matematicamente competente. | XVI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação dos Professores de Matemática (Évora, Portugal)
|
2004 | Critical Mathematical Education and more than Utopia: The social construction of Mathematical Knowledge in a Street Culture |
International Sociological Association (Prague, República Checa)
|
2004 | We’re equal but different: enhancing human capacities to learn within the research process | International Sociological Association - Education, Participation, and Globalization Conference
International Sociological Association (Prague, República Checa)
|
2003 | Critical Mathematics Education: The Social Construction of Mathematical Knowledge in a Street Culture | Midterm Conference
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
|
2003 | Alfabetização matemática: da compreensão a` perspectiva crítica | XI CIAEM - Congresso InterAmericano de Educação Matemática
Comité Interamericano de Educación Matemática (Blumenau, Brasil)
|
2001 | Overcounting: Memorization and Use in Adding Problems | ICEM9 - 9th International Congress on Mathematical Education
Science University of Tokyo (Makuhari, Japão)
|
2001 | Sobrecontagem: Memorização e Uso em Problemas Aditivos. | VII ENEM - VII Encontro Nacional de Educação Matemática
Universidade federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2001 | Noção de espaço e criança em situação de rua | I Seminário Internacional de Educação
Universidade Estadual de Maringá (Cianorte, Brasil)
|
2001 | Complexity and Defiance: The Social Construction of Mathematical Knowledge in a Street Culture |
Association pour la Pensée Complexe Association pour la Pensée Complexe (Lille, França)
|
2000 | Priscila, Antônio, Capoeirinha, Camila ... relato de um projeto |
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2000 | A teaching/research method to study overcounting. | MES2 - Second Mathematics Education and Society
Universidade de Lisboa (Montechoro, Portugal)
|
2000 | Mathematics Education and Peace | International Meeting of the Education for Peace Global Network - The future of our children
UNESCO - University of Geneva (Geneva, Suiça)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01 - Atual | Arte na Educação de Infância e o Desenvolvimento Sustentável
Orientador
|
Education (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal
|
2023/10 - Atual | Employment and income alternatives for coastal communities in the context of the challenges of the Sea Economy in Mozambique
PRT|BD|154728|2022
Orientador
|
Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | Blue Production in artisanal fishing communities: Increasing the value of Atlantic chub mackerel
Orientador
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Portugal
|
2023 - Atual | Non-formal education. To explore the local cultural belonging of young people from the Costa da Caparica's fishing community.
Orientador
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal
|
2020/11/04 - Atual | Blue degrowth and small-scale fisheries. A praxis to reclaim the commons in the coast of Almada.
Orientador de Maria Matos dos Santos
|
Doutoramento em Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2020/01 - Atual | Lagoa de Albufeira. Social Ecology perspective towards sustainable territory
FCT UI/BD/150953/2021
Orientador de Daniel Gomes Batista de Oliveira
|
Doutoramento em Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2018/10 - Atual | Environmental Communitarian Education: collaborative actions to a coastal sustainable design
Orientador de Sílvia Helena Correia Franco
|
Doutoramento em Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2023/09 - 2027/08 | A outra margem: Uma etnografia crítica com os jovens do 2o Torrão.
Coorientador
|
Doutoramento em Estudos Urbanos (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/02 - 2023/12 | Forest Literacy in the Pre-school context. A contribution to holistic child development
Orientador
|
Master in Education (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2023/04 - 2023/07 | OLHANDO JUNTOS PARA O OCEANO. DESAFIOS E CONTRADIÇÕES DA DÉCADA DO OCEANO
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2022/06/01 - 2023/05/31 | Memórias corporais e a construção de uma experiência pela dança das comunidades costeiras: uma cartografia pluriversa Corpo/Natureza/Cultura
e suas interlocuções Brasil/Portugal
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2022/06 - 2023/05 | De quem é o Mar? Uma abordagem comparativa em Ecologia Humana e Etnoconservação entre Caiçaras e Pescadores(as) Artesanais
portugueses.
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2022/02/01 - 2023/01/31 | O Programa Etnomatemática e a sustentabilidade nas comunidades piscatórias artesanais da Costa de Caparica/Portugal e do Litoral
brasileiro/Brasil
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2021/03/01 - 2023 | Epistemologia do Conhecimento, do Ensino e da Aprendizagem em Ciências e Matemática
Coorientador
|
Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Mestrado)
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil
|
2018/09 - 2022/12 | ENVIRONMENTAL COMMUNITARIAN EDUCATION COLLABORATIVE ACTIONS TO AN INTEGRAL SUSTAINABLE COASTAL DEVELOPMENT
Orientador
|
PhD in Environment and Sustainability (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Portugal
|
2020/12/01 - 2022/02/25 | A violência urbana do vazio – O caso dos imóveis ociosos e das ocupações na cidade de Lisboa.
Orientador de Camila Bruno
|
Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2020 - 2022 | The urban violence of the void. A view at the issue of housing and returned properties in the city of Lisbon.
Orientador
|
Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2018/04 - 2021/12 | T.H.E. Tecnologia-História e Educação. O museu virtual como construção de património histórico cultural de comunidades piscatórias.
Coorientador de Marta Maria Porto Silva Frade Torres
|
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2017/09 - 2021/12 | T.H.E. Tecnology-History-Education: The virtual museum as construction of historical-cultutal heritage of fishing communities.
Orientador
|
Education Science (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal
|
2019/12/01 - 2021/03/26 | Educação para a Sustentabilidade: O processo de construcção da Exposição Mizu-Mirim para o Museu das Crianças em Lisboa
Orientador de Bruna Rouede Mizumoto
|
Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2018/10 - 2019/12 | Coconstruindo Conhecimento para uma nova cultura de Planeamento Costeiro
Orientador de Daniel Gomes Batista de Oliveira
|
Mestardo em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2018/10 - 2019/11/13 | Etnografia Crítica Ambiental: A vertente sociocultural do reassentamento na Barragem de Laúca - Angola
Orientador de Carolina Paula de Carvalho
|
Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2018/12 - 2019/10/29 | Aldeia da Luz pós Alqueva: a relação da população com a albufeira sob o ponto de vista da água
Orientador
|
Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2017/11 - 2018/12/18 | Avaliação crítica do projeto Embaixadores pela Biodiversidade - Torres Vedras e Lourinhã
Coorientador de Maria Matos dos Santos
|
Engenharia do Ambiente (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2017/09 - 2018/08 | Educación Cominatatia de la Costa: Compartiendo y construyendo conocimiento con la comunidad de pescadores de Caparica
Orientador de Veronica Albanese
|
Sociolantropologia do Ambiente - Geometria Social, com bolsa do Ministério de Educación, Cultura y Desporte - Estancia de
Mobilidad de Extranjero "José Castillejo" / Spain (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2017/08 - 2018/06 | Formas de Operación y de expresion de los modelos mentales cronotópicos de un professor y sus estudiantes cuando desarollan
actividades que vinculan el uso de coordenadas en el plano e en el espacio en clase de Geometria Analitica de grado 10.
Coorientador
|
Doctoral Interinstitucional en Educación (Doutoramento)
Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia
Universidad del Atlántico, Colômbia |
2014/08 - 2016/10 | Vozes com Identidade: Um Estudo de Caso em Contexto Escolar
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013/09 - 2015/12 | Resistir na escola... desafios à transformação
Orientador
|
Mestrado em Educação Intercultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/12/31 | Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
Orientador
|
Mestrado em Educação Intercultral (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014/01/10 - 2014/07/10 | Mathematics Education in multicultural environment / Educação Integral Comunitária
Coorientador de JOSE´ ROBERTO LINHARES DE MATTOS
|
Instituto de Educação - Pós Doutoramento, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
/ Brasil (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2013/06 - 2013/12 | A political mapping of an educational research field: The case of Mathematics education
Orientador
|
Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, com bolsa FCT (Outra)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012/09 - 2013/12 | Círculos de cultura no projeto Fronteiras Urbanas : um olhar sobre a visão do outro
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011/09 - 2012/12 | A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011/09 - 2012/12 | Viagem entre o ser e o estar Educador em Moçambique
Orientador
|
Mestrado em Educação Intercultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010/01 - 2012/01/12 | Ethics Identity in Movement: (trans)formative values of Ismaili muslims mothers in Lisbon with children between 3 - 5 years
old and the metaphor of the Adopetd Adults
Orientador de Narimana Alibhai
|
Mestrado em Educação Intercultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/06 - Atual | Violence & Body: reflecting Our Own Limits and Beyond (2023/06)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
International Sociological Association, Espanha |
2023/06 - Atual | Bodies, Emotions, and Social Interactions - Part 1 (2023/06)
Simpósio (Outra)
|
International Sociological Association, Espanha |
2023/06 - Atual | Sea-ing through Bodies, health, and Sustainability (2023/06)
Simpósio (Outra)
|
International Sociological Association, Espanha |
2020/11/05 - Atual | Encontro com Professor Doutor Ubiratan D’Ambrosio (2020 - 2020)
Simpósio
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020/10/12 - Atual | Cimeira 2 - Projeto Smart Fishing (2020/10/12)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2019/09 - Atual | Ocean Parliament - 1st Cycle. Área Marinha Protegida Comunitária das Ilhas de Urok, na Guine-Bissau. Convidado: Emanuel Ramos (2019/09/17)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal |
2016 - Atual | Coorganizadora Administrativa e Científica do DEC2 - II Seminário Diversidade, Educação e Cidadania (2016)
Encontro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2015/06/30 - Atual | Coorganizadora Administrativa e Cientifica DEC - Diversidade, Educação e Cidadania (2016)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2015 - Atual | Coordinator of Work Group 10: Diversity and Mathematics Education; social, cultural, and political challenges, at 9th Congress
of European Research in Mathematics Education, in Praha, Czesch Republic (2015)
Congresso (Coorganizador)
|
Univerzita Karlova Pedagogická fakulta, República Checa |
2013 - Atual | Cocordinator of Work Group 10: Cultural, Diversitu, and Mathematics Education at 8th Congress of European Research in Mathematics
Education (2013)
Congresso (Coorganizador)
|
Orta Dogu Teknik Üniversitesi, Turquia |
2012 - Atual | Coordinator fo the Annual Meeting of the Urban Boundaries Project (2012)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Arquitectura, Portugal |
2007 - Atual | Coorganizadora do Colloque AFIRSE, Portuguese Section, Complexite: un nouveau paradigme pour le recherche et l'intervention
en education? with Atelier 34 (2007)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2006 - Atual | Coorganizadora do Seminário - Ser matematicamente competente (2006)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2006 - Atual | Coordinator of Work Group - The impact upon Human Capacities when Research Processes Encourage Subjects Paticipation as Equal (2006)
Congresso (Coorganizador)
|
International Sociological Association, Espanha |
2004 - Atual | Coordination of Work Group: We're equal but different: enhancing human capacities to learn within the research process at
Conference of Education, participation, and Globalization - International Sociological Association at Prague / Czech Republic (2004)
Congresso (Coorganizador)
|
International Sociological Association, Espanha |
2003 - Atual | Organizadora e Coordenadora do Grupo de Trabalho: Discovery of Treasures at Midterm Conference Europe (2003)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2003 - Atual | Coordenadora do Grupo de Trabalho: Mathematics Educations and Society at XI Interamerican Congress of Mathematics Education
in Blumenau / Brazil (2003)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
International Mathematical Union, Alemanha |
2002/07 - Atual | International Meeting of the ModellingSpace Project (2002/07)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal |
2020/12/14 - 2020/12/14 | Cimeira 3 - Smart Fishing e-Day - Projeto Smart Fishing. (2020/12/14 - 2020/12/14)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020/11/20 - 2020/11/20 | Assembleia Comunitária da Comunidade Piscatória da Fonte da Telha (2020/11/20 - 2020/11/20)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020/09/10 - 2020/09/10 | Workshop CriaAtividades: Aprendizagem e o Ambiente Situado no Seminário Coastwatch Literacia do Oceano e Comunidades: (2020/09/10 - 2020/09/10)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020/09/07 - 2020/09/10 | Organização do Seminário Coastwatsh 2020 - 30 anos a olhar pelo Litoral. Organização conjunta do DCEA – FCT NOVA, MARE-NOVA,
GEOTA e Coastwatch Portugal. 7-10 setembro, online. (2020/09/07 - 2020/09/10)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020/09/09 - 2020/09/09 | Moderadora Painel 3: Literacia dos Oceanos e Comunidades. Seminário Coastwatch Literacia do Oceano e Comunidades: CriaAtividades:
Aprendizagem e o Ambiente Situado (2020/09/08 - 2020/09/10)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020/07/18 - 2020/07/18 | Assembleia Comunitária Piscatória da Costa de Caparica. (2020/06/20 - 2020/06/20)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020/07/02 - 2020/07/06 | Pré-Assembleias Costa de Caparica / Fonte da Telha / Trafaria (2020/07 - 2020/07)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020/02/27 - 2020/02/27 | Cimeira 1 – Projeto Smart Fishing (2020/02/27 - 2020/02/27)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020/01/23 - 2020/01/23 | Pré-cimeira ARTE-XÁVEGA - documentário sobre a prática piscatória reconhecida como Património Cultural Imaterial. (2020/01/23 - 2020/01/23)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2018/09/06 - 2018/09/07 | Ocean Literacy for all - Parallel session 2E of Society and the Sea: Investinblue – the values of the ocean and coasts for
sustainable development, (2018/09/06 - 2018/09/08)
Encontro (Coorganizador)
|
University of Greenwich, Reino Unido |
2013/09/24 - 2013/09/28 | Projeto Fronteiras Urbanas na Sala das Nações (2013/09/12 - 2013/11/10)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Lisbon Architecture Triennal, Portugal |
2013/07/30 - 2013/08/01 | Coordinator of Forum Fronteiras Urbanas (2013/07)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09 - Atual | 5th PDAS Meeting (All PhD candidates and Supervisors)
Seminário
|
5th Ph.D. in Environment and Sustainability
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2019/07 - Atual | 4th PDAS Meeting (All PhD candidates and Supervisors)
Seminário
|
4th Seminar - PhD in Environment and Sustainability
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2018/07 - Atual | 3rd PDAS Meeting (All PhD candidates and Supervisors)
Seminário
|
3rd Seminar - PhD in Environment and Sustainability
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2024/11/05 - 2024/11/05 | Lançamento do Livro " O Processo Qualitativo de Pesquisa Social" de Adrian Scriban
Mesa-redonda
|
https://www.youtube.com/live/7SLX7EYlyj0?si=5E3AFtJMA5VNcYX2
Fundação Joaquim Nabuco, Brasil
|
2020/03/10 - 2020/03/10 | Reunião de políticas de Pesca. Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda da Comissão da Agricultura e Mar.
Outro
|
Reunião Grupo Parlamentar
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/03/10 | REDES HERDADAS: Um estudo etnomatema´tico sobre a geração, organização e difusão de saberes tradicionais da pesca artesanal
na Vila dos Pescadores, em Bragança - Pará
Arguente principal
|
Calvino Pereira Silveira Junior (Mestrado)
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil
|
2023/02/28 | O Programa Etnomatemática e a sustentabilidade nas comunidades piscatórias artesanais da Costa de Caparica/Portugal
Orientador
|
Ademir Donizeti Caldeira (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2023/01/30 | Costa ReefYard: An eco-friendly and sustainable underwater graveyard of the Portuguese coast
Orientador
|
Joana Isabel Passos Dias (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2023/01/27 | Design new communication channels for safe and sustainable fisheries
Orientador
|
Ana Vasconcelos Machado Faneca (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2023/01/26 | Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá - Brasil: A etnomatemática
como possibilidade de ensino
Arguente
|
Romaro Antonio Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/01/25 | VanFish - Ocean on Wheels
Orientador
|
Beatriz Matos (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2022/12/19 | Environmental Communitarian Education: collaborative actions to an integral sustainable coastal development
Orientador
|
Sílvia Helena Correia Franco (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2022/09/09 | Narrativas indigenas e contra colonização: uma análise a partir das universidades portuguesas
Arguente principal
|
Isabel Benincá Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
|
2022/08/16 | La agrimensura: un elemento articulador para el diseño de trayectorias para la enseñanza de la geometría escolar en la escuela
primaria rural
Arguente principal
|
Fredy Alejandro Barbosa Meléndez (Doutoramento)
Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia
|
2022/06/10 | Formas de expresión de modelos mentales [cronotópicos] de alumnos y profesor en clase de Geometría Analítica de grado 10°
Arguente principal
|
Armando Alex Aroca Araújo (Doutoramento)
Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia
|
2022/05/12 | OS SENTIDOS DA (DES)ESCOLARIZAÇÃO DOS/AS PESCADORES/AS EM GARGAÚ/SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA/RJ: NAVEGANDO POR MARES E MEMÓRIAS
Arguente principal
|
Clarissa Menezes de Souza Poubel (Doutoramento)
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil
|
2022/05/03 | Deslocamentos e fronteiras: um estudo etnomatema´tico com haitianos em uma escola pu´blica de Sa~o Paulo
Arguente principal
|
MARI´LIA PRADO (Doutoramento)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
|
2022/02/25 | A VIOLêNCIA URBANA DO VAZIO: UM OLHAR SOBRE A QUESTAãO DA HABITAÇãO E DOS IMóVEIS DEVOLUTOS NA CIDADE DE LISBOA
Orientador
|
Camila Costa Bruno (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2021/10/21 | T.H.E. - Tecnologia, Hitória e Educação: Museu Virtual como Construção de Património Histótico-Cultural de Comunidades PiscatótiasUniversidade
Nova de Lisboa
Orientador
|
Marta Maria Porto Silva Frade Torres (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal
|
2021/07/16 | Building a bridges over waters: the ethnology of mangrove aquatic biodiversity and its uses in agriculture settings of Guinea
Bissau
Arguente
|
PIETER-JAN KELEMAN (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia, Portugal
|
2021/03/26 | Educação para a Sustentabilidade: O processo de construção da Exposição Mizu-Mirim para o Museu das Crianças em Lisboa
Orientador
|
Bruna Rouede Mizumoto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2020/07/01 | Os Sentidos da (des)escolarização dos/As descadores/as em Guaxindiba/São Francisco De Itabapoana/Rj: Navegando por mares e
memórias.
Arguente principal
|
Clarissa Poubel (Outro)
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil
|
2020/03/12 | Deslocamentos e Fronteiras: um estudo etnomatemático com haitianos em uma escola pública de São Paulo.
Arguente principal
|
Marília Prado (Doutoramento)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
|
2019/12/03 | La agrimensura ye! diseño de trayectorias de ensen~anza que promueven el aprendizaje de la geometri´a en la escuela primaria
rural
Arguente principal
|
Fredy Alejandro Barbosa Mele´ndez (Outro)
Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia
|
2019/11/13 | Etnografia Crítica Ambiental: A vertente sociocultural do reassentamento na Barragem de Laúca - Angola
Orientador
|
Carolina Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2019/11/04 | Coconstruindo Conhecimento para uma nova cultura de Planeamento Costeiro
Orientador
|
Daniel Gomes Batista de Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2019/10/29 | Aldeia da Luz pós Alqueva: a relação da população com a albufeira sob o ponto de vista da água
Orientador
|
Mariane Lopes Moraes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2019/09/11 | DA ETNOMATEMÁTICA À MATEMÀTICA. Aplicações dos saberes e saberes fazer dos povos Mucubais e Himbas do sul de Angola-Namibe
Arguente principal
|
ALFREDO CAPITANGO DE LU´CIO (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019/02/04 | Corpos, culturas e emancipação humana: perspectivas educacionais nos Círculos de Cultura numa escola do quilombo urbano de
Salvador BA/BR.
Arguente principal
|
Joana Rita Barral Lopes Vieira (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2019 | La cartografía social como herramienta de investigación sobre las prácticas de enseñanza de la geometría en ambientes rurales. | Fredy Alejandro Barbosa (Outro)
Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia
|
2018/12/18 | Avaliação crítica do projeto Embaixadores pela Biodiversidad - Torres Vedras e Lournhã.
Orientador
|
Maria Matos dos Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2018/12/04 | Coconstruindo Conhecimento para uma nova cultura de Planeamento Costeiro
Orientador
|
Daniel Gomes Batista de Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal
|
2018/04/24 | Formas de operación y de expresión de los modelos mentales cronotópicos de un profesor y sus estudiantes cuando desarrollan
actividades que vinculan el uso de coordenadas en el plano y en el espacio, en clase de Geometría Analítica de grado 10°.
Arguente principal
|
Armando Alex AROUCA ARAUJO (Doutoramento)
Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia
|
2018/01/31 | Um olhar sobre as práticas educativas na Comunidade Piscatória na Costa de Caparica - do saber local ao global
Orientador
|
Caio Henrique Quinderé Castello Branco (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2018/01/05 | Práticas de participação jovem: o caso do movimento ocupa escola
Arguente principal
|
Rodrigo de Sousa Oliveira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016/12/20 | Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar
Arguente principal
|
Carla Indira Pina (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2016/12/20 | Vozes com Identidade: Um Estudo de Caso em Contexto Escolar
Orientador
|
Marta Maria Porto Silva Frade Torres (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016/10/25 | Corps, Culture, and Human Emancipation: Educational perspectives into Cultural Circles in a urban quilombo school of Salvador
/ Bahia / Brazil
Arguente principal
|
Joana Rita Barral Lopes Vieira (Outro)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2016/01/18 | La investigación en educación Matematica más allá de las Revistas Científicas: Un estudio Cienciométrico en libros (1990 -
2012)
Arguente principal
|
Natividad Povedano Adamuz (Doutoramento)
Universidad de Córdoba, Colômbia
|
2015/12/16 | The ITC in the promotion of the Intercultural Education of the teenagers
Arguente principal
|
Bruna da Silva Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2015/12/10 | Education and Local Communitarian Development: a report of a Spanish experience
Arguente principal
|
Joana Rita Palhais Feliz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2015/01/20 | To promote the citizenship experiencing the interculturality in an free time activity centre
Arguente principal
|
Joana Santos Farinha (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015/01/20 | Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
Orientador
|
Ana Filipa Sobrado e Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2015/01/20 | Resistir na escola... desafios à transformação
Orientador
|
Sandra Isabel Gonçalves Ramada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014/04/29 | The integration of a student group from Roman community of Freguesia do Pó in the first school cycle
Arguente principal
|
Vanessa Alexander Duarte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014/04/19 | Intercultural Education and Soka Education: Bridges of dialogue in the intervention with a refugees community
Arguente principal
|
Carmem de Jesus Paulino Esteves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2014/01/24 | Circulos de Cultura. Um olhar sobre a visão do outro
Orientador
|
Catarina Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013/07/29 | The time that the time has. The definition of the scholar time as tools of educational policies
Arguente principal
|
Nuno Vieira (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013/05/05 | Experiences of Intercultural Education: the voice and the action of the 6ºB class
Arguente principal
|
Susana Isabel Pedro Vassalo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2013/04/29 | School Mediation and the student as mediator of conflics
Arguente principal
|
Ana Filipa Simões de Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2013/01/24 | A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática
Orientador
|
Silvia Helena Correia Franco (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013/01/24 | Viagem entre o ser e o estar um Educador em Moçambique
Orientador
|
Joana Rita Barral Lopes Vieira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013/01/10 | Recreation and Educational Activities and Communitarian Intervention
Arguente principal
|
Joana Filipa Moreira da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012/09/05 | The time that the time has. The definition of the scholar time as tools of educational polices.
Arguente principal
|
Nuno Vieira (Outro)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012/01/30 | Continuing Education: Its impact on teacher practices - an overview at the Pro-Literacy
Arguente principal
|
Wilsa Alexandra de Carvalho Ridrigues Vitorino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012/01/18 | Schoolar Inclusion of Children and Teenager of Gypsy Communities: Formal and Non-Formal Pedagogical practices on the Programa
Escolhas
Arguente principal
|
Marly da Conceição Soares Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012/01/18 | Communitarain Actors and thier Intercultural Dimensions
Arguente principal
|
Filipa Alexandra Bernardes de Matos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012/01/12 | Ethic Identity in Movement: (Trans)formative values of Ismaili Mothers in Lisbon with children between 3 - 5 years old and
the metaphor of the Adopted Adults
Orientador
|
Narimana Alibhai (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012/01/11 | (inter)Mediate in Education: around three projects
Arguente principal
|
Alexandra Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2012/01/03 | Lifelong Education and Training: A situated perspective of mathematics and technological literacy
Arguente principal
|
Raquel Sofia Antunes Vieira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011/02/21 | Identity in Movement - the imigrant in the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: potential (trans)formative of the
intercultural encounter.
Arguente principal
|
Mariana Dinis Bittencourt Nepomuceno (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2011/02/15 | Lived experiences by families babysitters in the multicultural context
Arguente principal
|
Andreia Nunes Messias (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011/01/27 | Contributions from Education: (re)live in the prision
Arguente principal
|
Isabel Cristina de Oliveira Ramos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017 - Atual | DEC3 - Terceiro Seminário Diversidade, Educação e Cidadania | Portugal |
2016 - Atual | DEC2 - Segundo Seminário Diversidade, Educação e Cidadania | Portugal |
2016 - Atual | 13rd International Congress of Mathematics Education | Germany |
2016 - Atual | 9th Mathematics Education and Society Conference | Greece |
2015 - Atual | The Disorder of Maths Education | Germany |
2015 - Atual | Congress European of Research in Mathematis Education | Czech Republic |
2015 - Atual | DEC - Seminário Diversidade, educação e Cidadania | Portugal |
2015 - Atual | SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática | Brasil |
2013 - Atual | Congress European of Research in Mathematis Education | Turkey |
2013 - Atual | Mathematics Education and Society Conference | South Africa |
2010 - Atual | Mathematics Education and Society Conference | Germany |
2008 - Atual | Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática | Brasil |
2008 - Atual | 7th Congress of Systems Science European Union - Systemic Complexity for Human Development in the 21st Century | Universidade NOVA de Lisboa |
2024/01 - 2025/07 | V ISA Forum of Sociology - Knowing Justice in Antropocene | Hassan II University of Casablanca, Morocco |
2023/03/27 - 2024/09/20 | 7° Congresso Brasileiro de Etnomatemática | Instituto Federal do Amapá |
2022/10 - 2023/07 | XX ISA World Congress in Sociology | University of Melbourne |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/08/21 - Atual | Science and Knowledge in Focus (2594-9233) | Universidade federal do Amapá |
2014 - Atual | RIEJS - Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (2254-3139) | UNESCO |
2014 - Atual | Ensino em Re-Vista (1983-1730) | EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
2013 - Atual | Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (2177-9309) | "Revista de Educacao Matematica e Tecnologica Iberoamericana, Universidade Federal de Pernambuco" |
2013 - Atual | Educação e Pesquisa (1517-9702) | SciELO |
2012 - Atual | Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática (2011-5474) | Universidad de Narino |
2009 - Atual | Revista Lusófona de Educação (1646-401X) | Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021/01/01 - Atual | Conselheiro Editorial Científico - Coleção Povos Tradicionais
Membro
|
Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Amapa, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/04 - Atual | Marine Social Sciences | Marine Science, Technology & Society Educational Programme (Postgraduate Certificate) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2021/09 - Atual | Gestão e Comunidades Educativas II | Mestrado em Educação (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2021/09 - Atual | Gestão e Comunidades Educativas III | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020/11/14 - Atual | Metodologías de Investigación – Etnografía Crítica | Programa Doctoral en Educación (Doctor of Philosophy) | Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia |
2019 - Atual | Seminário Interdisciplinar de Tópicos de Investigação em Ciências da Terra da Vida e do Ambiente | Mestrado em Educação (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2018 - Atual | Geometria Social - anual e intensivo | Master em Educación (Master) | Universidad de Granada, Espanha |
2020/07/08 - 2020/08/31 | Summer Course on Philosohy - Hegel's Life | Ocean Literacy (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020/01 - 2020/02 | Etnomatemáticas, Formación de Profesores e Innovación Curricular | Master em Educación (Master) | Universidad de Granada, Espanha |
2020/01/27 - 2020/01/31 | Geometría Social. | Educación Matemáticas (Master) | Editorial Universidad de Granada, Espanha |
2019/09/15 - 2020/01/30 | Planeamento Ambiental - Das infraestruturas verdes às infraestruturas azuis | Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal |
2018/04/20 - 2019/04/27 | La geometria social en ambientes urbanos e rurales. | DOCTORADO INTERINSTITUCIONAL EN EDUCACIO´N (Doctor of Philosophy) | Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia |
2017/09/15 - 2018/01/30 | Sociologia do Ambiente | Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal |
2010 - 2016 | Educação Comunitária Crítica | Mestardo em Educação Intercultural (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
1985/03 - 1995/12 | Matemática | (Outros) | Governo do Estado de São Paulo, Brasil |
1985/03 - 1995/12 | Fisica | (Outros) | Governo do Estado de São Paulo, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016/01 - Atual | International Sociological Association | VICE-PRESIDENTE RC54 (Body in the Social Sciences) & BOARD MEMBER TG11 (Violence & Society) |
2016 - Atual | ATINER - Athens Institution for Education and Reseache | membro associado |
2015 - Atual | éduObs - Directory of educational researchers of French Institute of Education - Paris | Membro |
2009/01 - Atual | O Direito de Aprender | |
2009 - Atual | Adults Learning Mathematics | Membro |
2000/04 - Atual | Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática | |
2000/03 - Atual | Mathematics Education and Society | |
2008/01 - 2016/06 | Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática de Portugal | Coordenadora |
2008 - 2016 | APOCOSIS - Associação do Pensamento Complexo e Sistémico | Presidente da Assembléia Geral |
2003 - 2016 | MCX APC - Atelier 34 | Membros |
2008/01 - 2015/01 | Associação Portuguesa de Complexidade Sistémica | Presidente da Assembleia Geral |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/03 - Atual | Member of Scientific Committee
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2016 - Atual | Fundadora e Coordenadora do Observatório de Literacia Oceânica
Coordenador
|
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal |
2015/09 - Atual | Cofundadora do Grupo de Pesquisa EmF - Educação em Fronteiras
Coordenador
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil |
2022/06/16 - 2023/07 | Boarder Member of Topic Group 11
Outro
|
International Sociological Association, Espanha |
2018/09 - 2023/07 | Boarder Member in Research Group 54 - Body and Social Sciences
Coordenador
|
International Sociological Association, Espanha |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/01/31 - Atual | Jury of the Final Evaluation of a project from Michael Barany, entitled: Standard Research Grant: Groundwork, Frameworks, and Prospects for the History and Sociology of Global Mathematics | National Science Foundation, Sri Lanka |
2017/02 - 2017/04 | Jury of a project's evaluation of NSF / SES - Science, Tech & Society, inner number 173414, standard research grant: Groundwork, Frameworks, and Prospects for the History and Sociology of Global Mathematics. | National Science Foundation, Sri Lanka |
Distinções
Prémio
2018 | Smart Fishing Project
Programa Operacional MAR 2020, Portugal
|
Título
2018 | Researcher
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Outra distinção
2016 | Bolsa Pós-doutoramento - MARE/FCT/UNL
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2013 | Bolsa Pós-doutoramento - IEUL/UL
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2012 | Urban Boundaries Project
FCT - Portugal, Portugal
|
2008 | Distinção e Unanimidade - Defesa PhD
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2003 | Bolsa Mista Doutoramento - PT/UK
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2001 | Distinção e Louvor - Defesa Mestrado
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Portugal
|
1999 | Bolsa Mestrado - BR/FR
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
|