Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Isolina Oliveira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8D1A-DA51-38BA
- ORCID iD
- 0000-0002-7214-3655
- Scopus Author Id
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=t1QGhKEAAAAJ
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2007 Concluído | Educação (Doutoramento) Especialização em Psicologia Educacional Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal "UMA ALTERNATIVA CURRICULAR NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Aprovada c/ distinção e louvor | 
| 1994 Concluído | Psicologia (Mestrado) Especialização em Psicologia Educacional Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal | Aprovada c/ distinção e louvor | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2007 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
| 1995 - 2007 | Investigador (Investigação) | Ministério da Educação Portugal, Portugal | 
| Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal | ||
| 1990 - 1995 | Investigador (Investigação) | Instituto de Inovação Educacional, Portugal | 
| Instituto de Inovação Educacional, Portugal | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 1999 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal | 
| Universidade Aberta, Portugal | 
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 1976/01/04 - 1990 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação Portugal, Portugal | 
| Ministério da Educação, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2017 - 2019 | Membro do Conselho Científico da UAb. | Universidade Aberta, Portugal | 
| Universidade Aberta, Portugal | ||
| 2014 - 2019 | Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2014 - 2016 | Membro do Conselho Científico da UAb. | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2012 - 2015 | Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância. | Universidade Aberta, Portugal | 
| Universidade Aberta, Portugal | ||
| 2012 - 2014 | Membro do Conselho Pedagógico | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
| 2011 - 2014 | Coordenação do grupo Educação, Cibercultura e Organizações na Sociedade em Rede | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
| 2012 - 2013 | Vice-Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal | 
| Universidade Aberta, Portugal | ||
| 1994 - 1996 | Cocoordenação da Pós-Graduação em Liderança e Gestão da Formação | Universidade Aberta, Portugal | 
| Universidade Aberta, Portugal | 
Projetos
            Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2017 - Atual | MOOQ Massive Online Open Education Quality 2015-1-NL01-KA203-008950 Investigador
                                    
                                  | Concluído | 
| 2014 - Atual | ECO Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning 621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-PILOT ACTIONS Investigador
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | EUROPEAN COMISSION Concluído | 
| 2021 - 2024/07 | Práticas de Melhoria Educativa - a Práxis dos Professores (PME-PP) Educational Improvement Practices - Teachers' Praxis Investigador responsável
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | Em curso | 
| 2017 - 2022 | OVSPAE Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas Investigador responsável
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning Concluído | 
| 2018 - 2021 | E-SLP E-Short Learning Programmes Investigador
                                     Universidade Aberta, Portugal | Concluído | 
| 2015 - 2019 | ADiC (Avaliação digital de competências - Modelo PrACT) Investigador
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | Em curso | 
| 2014 - 2017 | OUVM Opening Universities for Virtual Mobility 2014-1-LT01-KA203-000550 Investigador
                                    
                                  | EUROPEAN COMISSION Concluído | 
| 2011 - 2016 | LER Lideranças na Escola em Rede na Investigador
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning Concluído | 
| 2011 - 2015 | PETI Processos de Ensino, Tecnologias e Inovação na Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning Concluído | 
| 2011 - 2013 | COPELLL Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Entreprises 521377-LLP-2011-PT-KA1-KA1ECETA2 Investigador
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | EUROPEAN COMISSION Concluído | 
| 2010 - 2013 | @ssess.he Elearning e Avaliação no Ensino Superior PTDC/CPE-CED/104373/2008 Investigador
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2009 - 2011 | ELGATE European-Latin American University Cooperation Gate EUROPEAID7126-821/C/ACT/RAL Investigador
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning Concluído | 
| 2007 - 2009 | E&S Projecto E-learning e Sucesso na Investigador
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning Concluído | 
| 2004/03/05 - 2006/06/24 | Tecer Investir e Aprender em Comunidade - TEIA na Investigador
                                    
                                  | Concluído | 
| 2003/02/03 - 2006/05/24 | Modelos e Paradigmas de Ensino Aprendizagem na Investigador
                                    
                                  | Concluído | 
| 1995/04/02 - 2005/03/06 | Interacção e Conhecimento projeto IIE nº7/96 Investigador
                                     Centro de Investigação em Educação - Universidade de Lisboa, Portugal | Instituto de Inovação Educacional Concluído | 
| 2000/03/06 - 2002/05/27 | Interagir para aprender : Contributos da Psicologia Social Genética para a promoção do sucesso escolar e da Escola Inclusiva n.º 43/2000 Investigador
                                     Universidade de Lisboa, Portugal | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Concluído | 
| 1997/01 - 1998/02 | Imagens de Professores e Alunos sobre Aprender Matemática - Cultura de Sala de Aula (Medida 2 – SIQE nº 83 Investigador
                                     Instituto de Inovação Educacional, Portugal | Instituto de Inovação Educacional Concluído | 
| 1994 - 1997 | Projeto AMECC Aprendizagens em Matemática um estudo sobre a construção de conceitos PCSH/C/CED/571/93 Investigador
                                    
                                  | Instituto de Inovação Educacional Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em jornal | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Artigo em revista (magazine) | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Recurso online | 
 | 
| Relatório | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Outros
| Outra produção | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2017/02/03 | Promover a formação em supervisão pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem: Um estudo centrado na discussão em fórum. | XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2016/10/19 | Supervisão como Prática para a Melhoria das Escolas. | Projeto supervisão da escola, na  Escola Secundária du Bocage Escola Secundária du Bocage, Setúbal, (Setúbal, Portugal) | 
| 2016/09/12 | Conferência Avaliar para a aprendizagem em contextos blearning. | Jornadas Pedagógicas II Escola Secundária da Ramada,  Odivelas (Odivelas, Portugal) | 
| 2016/04/14 | Papel das estruturas intermédias na dinâmica dos agrupamentos. | Mostra de Atividades, no Agrupamentos de Escolas Santo António, Agrupamentos de Escolas Santo António, Charneca da Caparica (Almada, Portugal) | 
| 2015/06 | Aprendizagem, Tecnologias e Inovação. Conferência por convite proferida nas . Universidade Aberta, junho 2015. | II Jornadas internacionais online: educação, tecnologia e inovação Universidade Aberta (Lisboa, Portugal) | 
| 2014/08/07 | A Matemática nos anos iniciais: o que nos diz a investigação?. | 2º Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais. Universidade de São Carlos (São Carlos, Brasil) | 
| 2014/06/26 | Alternative Assessment in Online Learning Environments in Higher Education | International Congress of Educational Science and Development, Universidade de Granada (Granada, Espanha) | 
| 2014/06/25 | Leadership settings in online learning environments in Higher Education. | International Congress of Educational Science and Development Universidade de Granada (Granada, Espanha) | 
| 2013/12/07 | Uma perspectiva holística sobre a avaliação digital na educação superior: Proposta de quadro teórico. | III Colóquio Luso brasileiro em EaD e E-learning Pavilhão do Conhecimento (Lisboa, Portugal) | 
| 2013/02/20 | Avaliação: conceitos e práticas | Avaliação das aprendizagens dos alunos Agrupamento de Escolas Dr Manuel Bernardes, Abrantes (Abrantes, Portugal) | 
| 2013/02/01 | Estratégias de avaliação formativa num curso de formação de professores online. | XX Colóquio AFIRSE – Formação profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas Instituto de Educação Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2011/10 | Investigar a prática profissional | XVII Jornadas da  Prática Profissional 2011/2012 Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal) | 
| 2011/08/27 | Assessment Culture dimensions: contributions for quality development. EARLI 2011 conference in Exeter, UK | http://vhost0309.web04.level27.be/conferences/EARLI_Biennial_Conferences/previous_Biennial_conferences/earli_2011 Universidade Exeter, UK (Exeter, Reino Unido) | 
| 2010 | A investigação-acção e o desenvolvimento profissional dos professores | Seminários de investigação do Doutoramento em Ciências da Educação Faculdade  Ciências e Tecnologia da Universidade Nova (Almada, Portugal) | 
| 2009 | Através da Investigação-acção | Seminários de investigação do Programa doutoral em Ciências da Educação Faculdade de ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. (Almada, Portugal) | 
| 2001/10/25 | O professor como investigador: leitura crítica de investigações em educação matemática | XII Seminário de Investigação de Educação Matemática Associação de professores de Matemática (Vila Real, Portugal) | 
| 2001/04/20 | Including diversity at school: A challenge for the 21st century | Cultures of Learning - Risk, Uncertainty and Education Universidade de Bristol (Bristol, Reino Unido) | 
| 2000/07/17 | Giving voices to the ecos: innovative dynamics of knowledge production at school. | III Conference for Sociocultural Research, organizado pela Society for Socio-cultural Studies Universidade de Campinas (Campinas, Brasil) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2018 - 2019 | MOOC - a qualidade e a sustentabilidade na avaliação por pares – Relatório de pós-Doc.   
                                 Pós-Doutoramento na Especialidade Educação a distância e eLearning (EDeL) Coorientador | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2016 - 2017 | Avaliação formativa: um estudo sobre formação de professores em contexto blearning. 
                                 Pós-Doutoramento na Especialidade Educação a distância e eLearning (EDeL) Coorientador | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2019/05/11 - 2019/05/11 | 2º Colóquio Supervisão pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva – SPAPL 11 de maio 2019 Auditório Camões Lisboa 
                                 https://lead.uab.pt/en/2o-coloquio-spapl-supervisao-pedagogica-e-acompanhamento-da-pratica-letiva/ (2019/05/11 - 2019/06) Encontro (Membro da Comissão Científica) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2017/07/22 - 2017/07/22 | Jornadas de Investigação em Supervisão e Liderança Pedagógica 2017
                                 Local e Datas do Evento: Universidade Aberta, 22 julho 2017
                                  (2017 - 2017) Encontro (Membro da Comissão Científica) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2017/05/25 - 2017/06/08 | Worshop sobre “Avaliação Digital” no âmbito do programa de formação dos docentes da Universidade Aberta.
                                 Atividade: Que design de avaliação estou a usar na minha UC?
                                 Local, Data(s) de Realização: Universidade Aberta, 25 maio e 8 junho
                                  (2017 - 2017) Oficina (workshop) (Coorganizador) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2017/04 - 2017/04 | 1º Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva Local e Datas do Evento: FPCE-Universidade de Coimbra
                                 22 abril 2017  ttps://www.slideshare.net/leaduab/programa-colquio-superviso-pedaggica-e-acompanhamento-prtica-letiva    (2017 - 2017) Encontro (Membro da Comissão Científica) | |
| 2016 - 2017 | Conceção e implementação do módulo “Prática de avaliação online” no Curso de Formação para a Docência Online – curso desenhado
                                 para docentes do Ensino Superior.  Este curso já teve 6 edições para instituições  nacionais e internacionais. (2016 - 2017) Outro (Coorganizador) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Jornadas de Investigação em Supervisão e Liderança Pedagógica 2016
                                 Local e Datas do Evento: Universidade Aberta, 4 junho 2016
                                 
                                  (2016 - 2016) Encontro (Membro da Comissão Científica) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2013/07/18 - 2013/07/19 | CATES 2013 Conferência Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior. Universidade Aberta LE@D 
                                 18 e 19 julho
                                  (2013 - 2013) Conferência (Membro da Comissão Científica) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2012/11/30 - 2012/12/02 | Coorganizadora do simpósio  sobre avaliação digital no  TIC EDUCA2012
                                 Decorreu entre 30 de novembro e 2 de dezembro de 2012, numa iniciativa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
                                 (IEUL) (2012 - 2012) Simpósio (Coorganizador) | |
| 2012/09/29 - 2012/09/29 | 1.ªs Jornadas em Lideranças e novas dinâmicas educacionais (2012/09/29 - 2012/09/29) Encontro (Membro da Comissão Científica) | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2011/08/30 - 2011/09/03 | Organização de Simpósio "The assessment of competence: new edumetric pathways in Higher Education.  (2011/08/30 - 2011/09/03) Simpósio (Coorganizador) | |
| 2010/09/05 - 2010/09/05 | Simpósio “Aprendizagem da Matemática"  (2010/09/04 - 2010/09/05) Simpósio (Coorganizador) | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento | Nome do evento Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2017/11/22 - 2017/11/22 | Palestra  A supervisão como prática para a melhoria das escolas: a supervisão entre pares 
                                 Local e Data do Encontro: Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, 22 novembro Exposição | Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2017/04/22 - 2017/04/22 | O Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas Encontro | 1º Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 2016/10/24 - 2016/10/31 | Palestra Avaliação em contextos digitais: o modelo PrACT no 21º Seminário online de Educação, Tecnologia e Sociedade, promovido
                                 por FACCAT Seminário | 21º Seminário online de Educação, Tecnologia e Sociedade Faculdades Integradas de Taquara, Brasil | 
| 2015/07 - 2015/08 | Colaboração com seminários sobre desenvolvimento profissional no programa de Doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática
                                 na Universidade Cruzeiro do Sul (UCS), São Paulo. Seminário | Doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco, Brasil | 
| 2014/07 - 2014/08 | Colaboração através de seminários inseridos no programa de  Doutoramento em Educação na Universidade Federal de São Carlos
                                 (UFSCar). Seminário | Doutoramento em Educação, especialidade Educação matemática Universidade Federal de São Carlos, Brasil | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2018/11/27 | Atitudes face à estatística e escolhas de gráficos estatísticos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental Arguente principal | Maria Niedja Pereira Martins (Doutoramento) | 
| 2018/02/19 | Aprender ensinando – Supervisão pedagógica, ensino e aprendizagem da profissão docente Arguente principal | ELISA DE FÁTIMA OLEIRINHA VALÉRIO (Doutoramento) | 
| 2018/01/22 | A Liderança na Formação de Oficiais e Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique: os casos da Academia Militar e
                                 da Escola de Sargentos Vogal | Sebastião Timana (Doutoramento) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2017/07/21 | Supervisão em Contexto da Avaliação do Desempenho e o seu Contributo para o Desenvolvimento da Profissionalidade dos Docentes
                                 de Educação Visual Presidente do júri | Maria Helena do Nascimento Januário (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2017/07/14 | Práticas de liderança de coordenadores de departamento curricular Vogal | Ana Isabel Fernandes Pereira de Freitas (Doutoramento) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2017/06/19 | O Papel da Supervisão Pedagógica na Mudança das Práticas Pedagógicas dos professores do 3º ciclo de Aprendizagem do Ensino
                                 Básico: um estudo nas escolas primárias completas, ZIP3 – Nhamatanda-Lamego. Presidente do júri | João Maconha Malenzua (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2017/05/30 | Trabalho colaborativo no 1º ciclo do ensino básico – um estudo prospetivo Arguente | Maria Celeste Piçarra Mendes Barreira (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2017/04/20 | Autossupervisão Pedagógica e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Filosofia Presidente do júri | Deolinda da Conceição Filipe Guarda de Araújo (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2017/02/15 | Interdisciplinaridade entre Ciências Naturais e Matemática no 2º ciclo: Práticas letivas dos professores num contexto de trabalho
                                 colaborativo Arguente principal | Marco Miguel da Silva Mendes (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2016/06/29 | A Liderança e a Implementação do Plano tecnológico de Educação nas Escolas  Portuguesas Vogal | Susana Maria Paulino Gonçalves Duarte (Doutoramento) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2016/06/03 | CONTRIBUTOS DOS COORDENADORES DE DEPARTAMENTO CURRICULAR E DOS DELEGADOS DE GRUPO NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE: ESTUDO
                                 DE CASO NUMA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA NO NORTE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Presidente do júri | José Domingos Teixeira Fernandes (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2016/06/03 | Projeto Fénix: Inovação na organização pedagógica no primeiro ciclo – estudo de caso Presidente do júri | Cármen Vanda Machado Fernandes (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2016/03/17 | Liderança, clima e conflitos na escola Vogal | Florinda Maria Carvalho Pacheco (Doutoramento) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2015/12/14 | Supervisão, Liderança e Trabalho colaborativo nos relatórios de avaliação externa das escolas Arguente | Paula Cristina Sim Sim dos Santos (Mestrado) | 
| 2015/11/18 | Representações dos professores acerca da formação contínua como meio modificador de práticas pedagógicas Presidente do júri | Margarida Freire Faustino (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2015/09/28 | Políticas e dinâmicas da formação contínua e dos centros de formação de Associação de Escolas: as perceções dos seus diretores Vogal | Jorge Manuel Ralha Cardoso (Doutoramento) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2015/09/18 | Olhares sobre lideranças : estudo de caso múltiplo Presidente do júri | Natália Viseu (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2015 | Formação e supervisão de educadores de educação especial – Um estudo de caso Presidente do júri | Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira Castro. (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2014/12/15 | Portefólios digitais no ensino não superior – práticas de implementação na Agrupamento de Escolas Francisco Sanches Arguente principal | Ana Paula Alves (Doutoramento) | 
| 2014/10/24 | A capacidade de subitizing em crianças de 4 anos Arguente | Maria João Ramalho Cordeiro  (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2014/06/17 | Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação do desempenho docente Vogal | Luís Filipe Firmino Ricardo  (Doutoramento) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2014/06/17 | Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação do desempenho docente Vogal | Luís Filipe Firmino Ricardo (Doutoramento) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2014/06/16 | Estilo(s)  de liderança dos diretores em escolas públicas não agrupadas do ensino secundário da região do Alentejo Vogal | Serafim António Martins Inocêncio (Doutoramento) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2014/06/02 | Um Modelo de Supervisão Pedagógica para o professor de Filosofia Presidente do júri | Isabel Gouveia da Silva (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2014/05 | A Matemática Escolar à luz das Inteligências Múltiplas Arguente principal | Guida Maria Pereira Gomes Andrade Dias (Doutoramento) | 
| 2014/04/01 | Avaliação de desempenho docente – perceção dos professores e implicações na sua prática Presidente do júri | Rosa Maria de Matos Soares  (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2014 | Estilo(s)  de liderança dos diretores em escolas públicas não agrupadas do ensino secundário da região do Alentejo Arguente | Serafim António Martins Inocêncio (Doutoramento) | 
| 2014 | Diretores de Curso: Perspetivas e Caracterização de um perfil – Práticas de liderança curricular e pedagógica Presidente do júri | Ana Paula Castelão Figieira Carlos (Mestrado) | 
| 2014 | Contributos da Supervisão Pedagógica no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente Presidente do júri | Élio Ari Rodrigues Serrano. (Mestrado) | 
| 2014 | Mastery Learning: Que contributos para o ensino-aprendizagem de alunos de Português no 10º ano? Presidente do júri | Fernanda Maria Nobre Lamy Jerónimo (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2014 | Avaliação do Desempenho Docente - perceção dos professores e implicações na sua prática Presidente do júri | Rosa Maria de Matos Soares. (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2014 | A Formação de ativos na PSP: o e-learning e o blended learning como modalidades complementares da formação contínua Presidente do júri | Firmo Carpinteiro Ferreira (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2014 | Avaliação e aprendizagem no segundo ano de escolaridade: um estudo de caso Presidente do júri | Maria Isabel de Carvalho Sobral (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2013/12/09 | As potencialidades de uma abordagem interdisciplinar entre as ciências naturais e as tecnologias de informação e comunicação
                                 no desenvolvimento de um projeto de ativismo ambiental Arguente | Ana Rita Lima Marques. (Mestrado) | 
| 2013 | Histórias com matemática: sentido espacial e ideias geométricas Arguente principal | Maria Paula Pereira Rodrigues (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2013 | O impacto da estratégia de observação de aulas na mudança das práticas dos professores: um estudo numa escola da região de
                                 Setúbal  - Representações dos professores sobre a estratégia de observação de aulas – um estudo exploratório 
                                 . Presidente do júri | Maria Gabriela de Salis e Meireles (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2013 | Um Modelo de Supervisão Pedagógica para o professor de Filosofia Presidente do júri | Isabel Gouveia da Silva (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2013 | Clima escolar, satisfação, stresse profissional e colaboração entre professores: que relações? Arguente | José Maria de Castro Silva (Doutoramento) | 
| 2013 | A Discussão como Metodologia de Educação em Ciências no Ensino Superior Arguente | Elisabete Fernandes Linhares (Doutoramento) | 
| 2013 | A emergência da Área de Projeto no currículo do Ensino Básico: expectativas, contributos e desafios Presidente do júri | Maria Alice das Dores Ramos Frade. (Mestrado) | 
| 2013 | As áreas vocacionais no currículo de turmas de Percursos Curriculares Alternativos – um estudo de caso Presidente do júri | Maria da Glória Soares Lopes dos Santos. (Mestrado) | 
| 2013 | O papel disruptivo da abundância informativa no espaço escolar – para uma ética da aprendizagem Presidente do júri | Paula Cristina Aniceto Casimiro de Sá Pedroso (Mestrado) | 
| 2012 | A utilização das TIC como novas abordagens no ensino das artes visuais . Conceção e desenvolvimento de recursos multimédia
                                 – digital storytelling Arguente | José Augusto  Rocha Nobre  (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2012 | A aprendizagem em Educação Física: análise de dois modelos de ensino em Basquetebol – Instrução Direta e Educação Desportiva Arguente | Maria Filomena Costa Lopes  (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2012 | Biblioteca Escolar e Web 2.0 – questões em torno de algumas práticas em implementação e percepção do impacto no trabalho da
                                 biblioteca Arguente | João Paulo da Silva Proença (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2012 | Envolvimento dos alunos na escola: um estudo no ensino secundário Arguente principal | Maria Zamira Pires Ramos (Mestrado) | 
| 2012 | Reflexos da Avaliação Externa na Organização Escolar: Um Estudo em Escolas do Baixo Alentejo Presidente do júri | Paulo Daniel Brandão de Pinho (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2012 | A tecnologia como fonte de inovação no ensino da matemática Arguente principal | João Ricardo Pinho Ferreira (Mestrado) | 
| 2012 | Contributos dos programas de formação contínua para professores do 1º ciclo para a prática reflexiva, em ambientes colaborativos:
                                 um estudo de caso. Arguente | Paulo Jorge Costa Borges (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2012 | O papel das tecnologias na aprendizagem da matemática em alunos com síndrome de asperger – estudo de caso Vogal | Rui Miguel de Figueiredo Almeida (Mestrado) | 
| 2012 | Sentido(s) da experiência no ofício de professor – um estudo exploratório Presidente do júri | Isabel Maria dos Anjos Farinha Ruivo. (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2012 | O Programa Nacional de Ensino de português no panorama da formação contínua de docentes do 1º ciclo e a construção de novas
                                 práticas pedagógicas: a realidade no distrito de Coimbra Presidente do júri | Bruno Miguel Domingos Miranda (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2011 | Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso: um estudo de caso. Arguente | Inês Alexandra Saramago Oliveira (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2014/05/09 - 2020/02/01 | Encontros sobre Jogos & Mobile Learning (2º, 3º, 4º e 5º) | Universidade de Coimbra, | 
| 2017 - 2020 | INCTE International Conference on Teacher Education | Instituto Politécnico de Bragança | 
| 2014 - 2019 | CHALLENGES Conferência Internacional de TIC na Educação | Universidade do Minho | 
| 2014/11/14 - 2018/01/31 | Congresso Internacional TIC e Educação, Instituto de Educação (III, IV e V) | Universidade de Lisboa | 
| 2012/01/07 - 2016/05/16 | Seminário em Liderança Educacional (I, II, III e IV ) | Universidade Aberta | 
| 2014 - 2016 | Congresso ticEDUCA | Universidade de Lisboa Instituto de Educação | 
| 2014/05/05 - 2014/05/10 | I Jornadas online internacionais Educação Tecnologia e Inovação | Universidade Aberta | 
| 2014/02/15 - 2014/02/15 | III Seminário em Liderança Educacional. | Universidade Aberta | 
| 2011/07/02 - 2011/07/04 | IV Internacional Conference on Education and New Learning Technologies. | Espanha | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2018 - Atual | RE@D Revista de Educação a Distância e Elearning (ISSN 2182-4967) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e Elearning | 
| 2016 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho | 
| 2015 - 2017 | Educação, Formação e Tecnologias (1646-933X) | EDUCOM - APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa) | 
| 2013 - 2016 | Computers & Education | Elsevier | 
| 1999 - 2016 | Quadrante | Associação de Professores de Matemática | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2011 - 2020 | Seminário de Tese II /Thesis Seminar II) | Doutoramento em Educação Liderança Educacional | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2018 - 2019 | Avaliação em Educação | Licenciatura em Educação (Graduado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2017 - 2019 | Supervisão pedagógica e práticas reflexivas | (Master) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2011 - 2018 | Seminário de Tese I / Thesis Seminar I | Doutoramento em Educação Liderança Educcaional (Doctor) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2013 - 2017 | Práticas Pedagógicas: Observação, Orientação e Avaliação | (Master) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2011 - 2017 | Avaliação das Aprendizagens | Licenciatura em Educação (Graduado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2011 - 2016 | Inovação Pedagógica e Práticas Educativas | Doutoramento em Educação Liderança Educacional (Doctor) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2011 - 2016 | Seminário em Investigação-acção e Problemáticas de Investigação em Liderança Educacional / Action-Research and research problems in Educational Leadership Seminar 10 | Doutoramento em Educação Liderança Educacional (Doctor) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2007 - 2016 | Aprendizagem e Tecnologias | (Master) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2011 - 2015 | Seminário de Investigação Doutoral / Doctoral Research Seminar | Doutoramento Em Educação Liderança Educacional | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2011 - 2015 | Jogo e Aprendizagem | Licenciatura em educação (Graduado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2007 - 2011 | Ensinar e Aprender: teorias e práticas | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2002 - Atual | European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI). | Membro da associação | 
| 1994 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | Membro | 
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2012 - 2018 | Júri de selecção de candidaturas ao Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2012 - 2016 | Membro do júri de selecção de candidaturas ao Doutoramento em Educação, na especialidade Liderança Educacional. | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2011 - 2016 | Júri de selecção de candidaturas ao Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Universidade Aberta, Portugal | 
