???global.info.a_carregar???
Isolina Oliveira, Ph.D. in Educational Psychology, was an Assistant Professor (retired) in the Department of Education and Distance Teaching, at Universidade Aberta, Portugal, with experience in the development of both graduate and undergraduate courses, as well as an active researcher in the areas of teacher education and reflective practice, competence-based learning assessment and group work collaboration in online environments. She was a researcher focused on k-12 learning assessment at the Educational Innovation Institute, in Lisbon. She has developed and taught online, graduate and undergraduate, courses, as well as researched online education, particularly on online assessment practices. Isolina is a member of the Universidade Aberta Professional Development in E-learning team that has promoted the development of online distance education learning strategies, especially in the framework of the university’s pedagogical model. In the last decade, she has developed research around pedagogical supervision and leadership. She is an integrated researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D)- Universidade Aberta (Portugal).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isolina Oliveira

Identificadores de autor

Ciência ID
8D1A-DA51-38BA
ORCID iD
0000-0002-7214-3655
Scopus Author Id
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=t1QGhKEAAAAJ
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Educacional
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"UMA ALTERNATIVA CURRICULAR NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada c/ distinção e louvor
1994
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
Aprovada c/ distinção e louvor
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
1995 - 2007 Investigador (Investigação) Ministério da Educação Portugal, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1990 - 1995 Investigador (Investigação) Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Instituto de Inovação Educacional, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1976/01/04 - 1990 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação Portugal, Portugal
Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2019 Membro do Conselho Científico da UAb. Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2019 Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2016 Membro do Conselho Científico da UAb. Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2015 Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância. Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2014 Membro do Conselho Pedagógico Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2014 Coordenação do grupo Educação, Cibercultura e Organizações na Sociedade em Rede Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2012 - 2013 Vice-Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1994 - 1996 Cocoordenação da Pós-Graduação em Liderança e Gestão da Formação Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - Atual MOOQ Massive Online Open Education Quality
2015-1-NL01-KA203-008950
Investigador
Concluído
2014 - Atual ECO Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning
621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-PILOT ACTIONS
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
EUROPEAN COMISSION
Concluído
2021 - 2024/07 Práticas de Melhoria Educativa - a Práxis dos Professores (PME-PP) Educational Improvement Practices - Teachers' Praxis
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2017 - 2022 OVSPAE Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
2018 - 2021 E-SLP E-Short Learning Programmes
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2015 - 2019 ADiC (Avaliação digital de competências - Modelo PrACT)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2014 - 2017 OUVM Opening Universities for Virtual Mobility
2014-1-LT01-KA203-000550
Investigador
EUROPEAN COMISSION
Concluído
2011 - 2016 LER Lideranças na Escola em Rede
na
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
2011 - 2015 PETI Processos de Ensino, Tecnologias e Inovação
na
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
2011 - 2013 COPELLL Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Entreprises
521377-LLP-2011-PT-KA1-KA1ECETA2
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
EUROPEAN COMISSION
Concluído
2010 - 2013 @ssess.he Elearning e Avaliação no Ensino Superior
PTDC/CPE-CED/104373/2008
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2011 ELGATE European-Latin American University Cooperation Gate
EUROPEAID7126-821/C/ACT/RAL
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
2007 - 2009 E&S Projecto E-learning e Sucesso
na
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
2004/03/05 - 2006/06/24 Tecer Investir e Aprender em Comunidade - TEIA
na
Investigador
Concluído
2003/02/03 - 2006/05/24 Modelos e Paradigmas de Ensino Aprendizagem
na
Investigador
Concluído
1995/04/02 - 2005/03/06 Interacção e Conhecimento
projeto IIE nº7/96
Investigador
Centro de Investigação em Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
2000/03/06 - 2002/05/27 Interagir para aprender : Contributos da Psicologia Social Genética para a promoção do sucesso escolar e da Escola Inclusiva
n.º 43/2000
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências
Concluído
1997/01 - 1998/02 Imagens de Professores e Alunos sobre Aprender Matemática - Cultura de Sala de Aula
(Medida 2 – SIQE nº 83
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1994 - 1997 Projeto AMECC Aprendizagens em Matemática um estudo sobre a construção de conceitos
PCSH/C/CED/571/93
Investigador
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Queiroga, Luís Claúdio; Barreira, Carlos Manuel Folgado; Oliveira, Isolina. "Inovação digital: boas práticas pedagógicas identificadas pelos professores em contexto de supervisão pedagógica". Coruña, 2023.
    Publicado
  2. Amante, Lúcia; Bastos, Glória; Oliveira, Isolina. "Empowering educators in digital assessment". 2021.
    10.21125/inted.2021.1554
  3. Relvas, Maria de Jesus C.; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Pereira, Alda; Oliveira, Isolina. "Online Peer Assessment in a First Cycle University Degree ¿ Which Challenges?". Trabalho apresentado em EDEN 2020 Online Research Workshop, Lisboa, 2020.
    Publicado
  4. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina. "FORMATIVE ASSESSMENT A RESEARCH BASED ON A TEACHERS¿ TRAINING COURSE IN A BLEARNING ENVIRONMENT". Trabalho apresentado em EDEN, 2020.
    Publicado
  5. Oliveira, Isolina. "Supervisão colaborativa : estudo realizado num agrupamento de escolas.". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Teacher Education (INCTE2020), Bragança, 2020.
    Publicado
  6. Oliveira, Isolina; Branca Miranda; Barreira, Carlos Manuel Folgado. "Supervisão pedagógica, inovação das práticas e desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem.". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Teacher Education (INCTE2020), Bragança, 2020.
    Publicado
  7. Oliveira, Isolina; Barreira, Carlos Manuel Folgado; Branca Miranda. "Supervisão pedagógica, inovação das práticas e desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem.". Bragança, 2020.
    Publicado
  8. Souza, Elizabeth; AMANTE, LÚCIA; Pereira, Alda; Oliveira, Isolina. "Modelo PrACT: Fundamentos e Práticas de Avaliação Alternativa Digital". Trabalho apresentado em Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior, Braga, 2019.
    Publicado
  9. Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina; Oliveira, Isolina; Miranda, Branca; Paz, João. "MOOC: Improve the Quality of MOOCs". 2019.
  10. Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Rocha, Ana Paula. "Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em B-learning no 3º ciclo e secundário". 2018.
  11. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Casanova, Prazeres. "Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos". 2018.
  12. Oliveira, Isolina. "Lideranças em contexto de supervisão Modos de interação e práticas de trabalho colaborativo". Trabalho apresentado em AFIRSE 2017 As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores, Lisboa, 2017.
    Publicado
  13. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Casanova, Prazeres. "Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em B-learning no 3.º ciclo e secundário.". 2017.
  14. Casanova, Prazeres; Rocha, Ana Paula; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina. "A avaliação formativa digital: projeto de intervenção numa escola". 2017.
  15. Oliveira, Isolina. "Os Coordenadores de Departamento Curricular - Impulsionadores da Mudança - Estudo em dois Agrupamentos de Escolas". Trabalho apresentado em XIII Congresso Sociedade Portuguesa Ciências da Educação, Viseu, 2016.
  16. Oliveira, Isolina. "Perceções dos professores sobre as lideranças intermédias num contexto de mudança - estudo realizado num TEIP". Trabalho apresentado em Fronteiras, diálogos e transições na educação - XIII Congresso Sociedade Portuguesa Ciências da Educação, Viseu, 2016.
    Publicado
  17. Oliveira, Isolina. "Perceções sobre a articulação vertical - estudo em dois agrupamentos de escolas". Trabalho apresentado em Fronteiras, diálogos e transições na educação. Atas do XIII Congresso Sociedade Portuguesa Ciências da Educação, Viseu, 2016.
    Publicado
  18. Oliveira, Isolina. "A voz do estudante na avaliação digital de competências". Trabalho apresentado em Congresso Ibero-americano de Docência Universitária - IX CIDU, Múrcia, 2016.
    Publicado
  19. Oliveira, Isolina. "O papel da discussão em fóruns virtuais na formação de supervisores". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Teacher Education - INCTE 2016, Bragança, 2016.
    Publicado
  20. Oliveira, Isolina. "Práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Teacher Education - INCTE 2016, Bragança, 2016.
  21. Oliveira, Isolina. "Desenvolvimento de uma comunidade virtual de prática no contexto de um currículo de formação contínua de professores". Trabalho apresentado em As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal, lisboa, 2016.
    Publicado
  22. Oliveira, Isolina. "O mapa concetual como instrumento de avaliação digital um estudo realizado no Ensino Superior". Trabalho apresentado em Atas do 28º Colóquio Internacional da ADMEE-Europe Lisboa, 13 a 15 de janeiro 2016, Lisboa, 2016.
    Publicado
  23. Oliveira, Isolina. "Avaliação das Aprendizagens do regulamento ao quotidiano de sala de aula de Geografia". Trabalho apresentado em Atas do 28º Colóquio Internacional da ADMEE-Europe (pp. 89-94). Lisboa, 13 a 15 de janeiro 2016., Lisboa, 2016.
    Publicado
  24. Oliveira, Isolina. "Jogos Digitais no Ensino da Matemática e a Realidade". Trabalho apresentado em II Jornadas internacionais online - educação, tecnologia e inovação, Lisboa, 2015.
    Publicado
  25. Oliveira, Isolina. "Avaliação digital nas universidades públicas portuguesas - perspetivas de professores e de estudantes". Trabalho apresentado em X Conferência EUTIC – Papel das TIC no Design de Processos Informacionais e Cognitivos, Lisboa, 2014.
    Publicado
  26. Silva, Deivid Eive dos Santos; Sobrinho, Marialina Corrêa; Valentim, Natasha. "Ensino da Matemática em Contexto Online no Ensino Superior - um Estudo de Caso". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional das TIC na Educação, Lisboa, 2014.
    Publicado • 10.5753/cbie.wie.2019.1179
  27. Oliveira, Isolina. "Relações profissionais dos professores: que mudanças com a formação de agrupamentos? UTAD, Vila Real,". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real, 2014.
    Publicado
  28. Teixeira, Ana Carolina Galvão. "O Jogo do Canhão Estatístico e a Aprendizagem no âmbito da Matemática e a Realidade.". Trabalho apresentado em 2º Encontro sobre Jogos & Mobile Learning, Coimbra, 2014.
    Publicado • 10.31792/21759766.viisic.2018.236
  29. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Gomes, Maria João. "Avaliação digital nas universidades públicas portuguesas : perspetivas de professores e de estudantes". 2014.
  30. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Behar, Patrícia. "Atas : I Jornadas Internacionais Online : educação, tecnologias e inovação". 2014.
  31. Oliveira, Isolina. "Comunicação e Aprendizagem da História: Narrativa Histórica e o Feedback Escrito". Trabalho apresentado em I Jornadas internacionais online de Educação, Tecnologia e Inovação, Lisboa, 2014.
    Publicado
  32. Oliveira, Isolina. "How can we use ICT to assess competences in Higher Education - the case of authenticity". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN13, Barcelona, 2013.
    Publicado
  33. Oliveira, Isolina. "Formar Tutores Online (para) que competências?". Trabalho apresentado em XX Colóquio AFIRSE – Formação profissional - Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas., Lisboa, 2013.
  34. Oliveira, Ricardo; Oliveira, Isolina. "Estratégias de avaliação digital : um estudo de caso no âmbito do ensino superior". 2013.
  35. Henriques, Susana; Isolina, Oliveira. "O bogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores". 2013.
  36. Costa, Henriqueta Silva; Oliveira, Isolina. "Linha temática 10 : avaliação em contextos online : as redes sociais no apoio ao ensino presencial : um instrumento de avaliação". 2013.
  37. Costa, Henriqueta Silva; Oliveira, Isolina. "A internet no laboratório de química : inovação com recurso às tecnologias". 2013.
  38. Oliveira, Isolina. "Práticas de avaliação formativa em ambiente wiki.". Trabalho apresentado em Conferência em Inovação na Educação com TIC - ieTIC, Bragança, 2012.
    Publicado
  39. Lopes, Nuno; Oliveira, Isolina. "Videojogos e desenvolvimento de competências nos estudantes adultos". 2012.
  40. Lopes, Nuno; Oliveira, Isolina. "Videojogos como artefactos promotores de competências nos estudantes universitários". 2012.
  41. Henriques, Susana; Oliveira, Isolina. "A atividade de blogging no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores: um estudo exploratório". 2012.
  42. Oliveira, Isolina. "Developing reflection for preservice and inservice teachers on online contexts". Trabalho apresentado em International Conference of Education Research and Innovation - ICERI 2011, Madrid, 2011.
    Publicado
  43. Oliveira, Isolina. "Developing the pedagogical sharing in the pre-srevice teacher education". Trabalho apresentado em 15º Congresso Internacional da ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching, Braga, 2011.
    Publicado
  44. Oliveira, Isolina. "A Cultura de Avaliação -que dimensões?". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional TIC e Educação - TICeduca 2010, Lisboa, 2010.
    Publicado
  45. Oliveira, Isolina. "Aprendizagens matemáticas em crianças pequenas com jogos de computador". Trabalho apresentado em XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Aveiro, 2010.
    Publicado
  46. Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Oliveira, Isolina; Goulão, Fátima; Mota, José. "Tornar-se professor online: a formação online de professores do ensino superior para a docência online". 2010.
  47. Oliveira, Isolina. "The contribution of the Learning Contract for authentic assessment in online environments.". Trabalho apresentado em European Association for Research in Learning and Instruction - EARLI 2009 Conference, Amsterdão, 2009.
    Publicado
  48. Oliveira, Isolina. "Answering Bologna's challenge - How authentic assessment strategies can be used to promote competency based education in an online course". Trabalho apresentado em 23rd ICDE/EADTU World Conference, Maastricht, 2009.
    Publicado
  49. Bakhshi, Saeideh; Kanuparthy, Partha; Shamma, David A.. "Understanding the process of peer-assessment in online group work". Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference - INTED 2008, Valencia, 2008.
    10.1145/2660398.2660414
  50. Oliveira, Isolina. "Currículo e Literacia Matemática". Trabalho apresentado em Cenários de educação/formação: novos espaços, culturas e saberes VIII Congresso SPCE 2005, Castelo Branco, 2005.
  51. Oliveira, Isolina. "Uma história simples - Reflexões sobre a viv~encia de um currículo alternativo.". Trabalho apresentado em V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação., Faro, 2000.
    Publicado
  52. Oliveira, Isolina. "A investigação em Educação Matemática em Portugal 1998". Trabalho apresentado em X Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2000.
    Publicado
  53. Oliveira, Isolina. "Mathematics – images and culture of learning". Trabalho apresentado em PME 21 – Twenty-first Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Lahti, 1997.
  54. Oliveira, Isolina. "Teachers and Students Images about Learning Mathematics". Trabalho apresentado em Twentieth Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education -PME20, Valencia, 1996.
    Publicado
  55. Ekawati, Rooselyna; Wintarti, Atik; Abadi; Kurniasari, Ika. "Teachers Images about Learning Mathematics and Professional Development". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research – ECER 96, Sevilha, 1996.
    10.2991/icracos-19.2020.36
  56. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina; Inácia Santana. "Será que todos pensamos o mesmo sobre a subtração?". Trabalho apresentado em ProfMat 96, Almada, 1996.
    Publicado
  57. Oliveira, Isolina. "Rational Numbers - Strategies and Misconceptions in Sixth Grade Students". Trabalho apresentado em 18th international Conference for the Psychology of Mathematics Education, Lisboa, 1994.
    Publicado
  58. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "O Professor como Investigador: Leitura Crítica da Investigação em Educação Matemática". Trabalho apresentado em SIEM 2001, Vila Real, 1991.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Oliveira, Isolina. "O desafio (im)possível de avaliar competências.", Revista Diversidades – (Re) Inventar a Educação, 2022, https://www.calameo.com/books/0064406816563e59b3962.
Artigo em revista
  1. Oliveira, Isolina; Ribeiro, Sandra dos Anjos Canário. "Novas ecologias de aprendizagem e práticas pedagógicas emergentes". Revista Portuguesa De Investigação Educacional 26 (2024): 01-19.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Conceição Oliveira; Oliveira, Isolina. "A compreensão das lideranças no desenvolvimento profissional dos professores - Understanding leaderships’ role in teachers’ professional development.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 22 (2022): 01-18. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/10468.
    Publicado
  3. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina. "Pragmatismo, design-based research e investigação-ação". Revista Pesquisa Qualitativa 9 21 (2021): 445-467. http://dx.doi.org/10.33361/rpq.2021.v.9.n.21.453.
    Acesso aberto • Publicado • 10.33361/rpq.2021.v.9.n.21.453
  4. Oliveira, Isolina; Alda Pereira. "Avaliação digital autêntica: questões e desafios.". RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning 4 2 (2021): 22-40. https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp22-40.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Oliveira, Isolina; ConceiçãOliveira. "A compreensão das lideranças no desenvolvimento profissional dos professores - Understanding leaderships’ role in teachers’ professional development.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 22 (2021): 1-18. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.1046.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Oliveira, Isolina. "A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos". RE@D Revista de Educação a Distância e Elearning (2020): DOI: https://doi.org/10.34627/vol3iss1pp19-36.
    Aceite para publicação
  7. Teixeira, António; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/7356.
    http://dx.doi. org/10.5944/ried.21.2.19784
  8. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina. "UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MODELO BLEARNING PARA A ADOPÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA DIGITAL". Educação, Formação & Tecnologia 2018 (2018): 0-0.
    Publicado
  9. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pereira, Alda. "Cultura da avaliação e contextos digitais de aprendizagem: o modelo PrACT". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/7266.
  10. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Casanova, Prazeres. "AVALIAÇÃO DE ALUNOS: UM MODELO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MELHORIA DAS APRENDIZAGENS EM B-LEARNING NO 3.º CICLO E SECUNDÁRIO". Livro de Atas X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. Aprender nas Nuvens- Learning in the Clouds X (2017): 1355-1369.
    Publicado
  11. Oliveira, Isolina. "Práticas de liderança em contextos online - Um estudo de caso.". RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação 14 1 (2016): 01-10. https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/67328.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Oliveira, Isolina. "Aprendizagem e tecnologias: Tendências e desafios". Revista Electrónica de Educação - REVEDUC 9 3 (2015): 17-29. http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1339.
    Publicado
  13. Oliveira, Isolina; Courela, Conceição. "Mudança e inovação em educação: o compromisso dos professores". (2014): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3404.
  14. Henriques, Susana; Isolina, Oliveira. "O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging". (2014): http://hdl.handle.net/10400.2/4853.
  15. Tinoca, Luís; Oliveira, Isolina. "Formative assessment of teachers in the context of an online learning environment". Teachers and Teaching 19 2 (2013): 214-227. http://dx.doi.org/10.1080/13540602.2013.741836.
    10.1080/13540602.2013.741836
  16. Lopes, Nuno; Oliveira, Isolina. "Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/9372.
  17. Oliveira, Isolina. "Avaliação Digital no ensino Superior em Portugal - projeto @ssess.he". Linhas 13 2 (2013): 10-28. http://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012010/ 2131..
    Publicado
  18. Oliveira, Isolina. "Videojogos, Serious Games e Simuladores na Educação: usar, criar e modificar". Educação, Formação & Tecnologias 6 1 (2013): 4-20. http://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/view/18.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Gaspar, Maria Ivone; Oliveira, Isolina; Behar, Patricia Alejandra. "O CIBERC@FE NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM". RENOTE 10 1 (2012): http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.30937.
    10.22456/1679-1916.30937
  20. Gomes, Maria João; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina. "Avaliação digital no Ensino Superior em Portugal : projeto @ssess.he". (2012): http://hdl.handle.net/1822/21224.
  21. Oliveira, Isolina. "Online group work patterns - how to promote a successful collaboration". Computers and Education 57 1 (2011): 1348-1357. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131511000340.
    Publicado
  22. Gonçalves, Susana Maria Paulino; Oliveira, Isolina Rosa Pereira de. "Mudança na práxis: estudo de uma inovação pedagógica apoiada nas Tecnologias de Informação e Comunicação". (2011): http://hdl.handle.net/10198/5995.
  23. Oliveira, Isolina. "El Gate’s university international cooperation model: promoting the globalization of latin american universities". Signos Universitários XXX 47 (2011): 109-122. https://p3.usal.edu.ar/index.php/signos/article/view/1865/2328.
    Publicado
  24. Relvas, Maria de Jesus; Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Amante, Lúcia; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Moreira, Darlinda. "Evaluating continuous assessment quality in competence-based education online : the case of the e-Folio". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/5007.
  25. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina Rosa Pereira de; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". (2008): http://hdl.handle.net/10198/5423.
  26. Oliveira, Isolina. "Do currículo, das interacções e da aprendizagem como construção identitária". (2007): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/336.
  27. César, Margarida; Oliveira, Isolina. "The curriculum as a tool for inclusive participation: Students' voices in a case study in a Portuguese multicultural school". (2005): http://hdl.handle.net/10451/6446.
  28. Pereira, Alda; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Bastos, Glória; Mota, José. "Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores". (2003): http://hdl.handle.net/10400.2/148.
  29. Serrazina, Maria De Lurdes; Oliveira, Isolina. "Novos professores". (2002): http://hdl.handle.net/10400.21/860.
  30. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "Novos professores: Primeiros anos de profissão". Quadrante 6 1 (2002): 55-73.
    Publicado
  31. Batanero, Carmen; Godino, Juan D.; Abreu, Guida de; Lins, Rómulo Campos; Moreira, Darlinda; Pires, Manuela; Matos, João Filipe; Branco, Isabel; Oliveira, Isolina. "Depoimentos". (1995): https://doi.org/10.48489/quadrante.22669.
    10.48489/quadrante.22669,title
  32. Oliveira, Isolina. "Desenvolvimento de um Teste de Avaliação Diagnóstico em Matemática". Quadrante 2 1 (1993): 113-126. file:///C:/Users/Isolina/Downloads/436-Texto%20Artigo-752-1-10-20190822.pdf.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Oliveira, Isolina. "A liderança em cenários de supervisão escolar - Interação e práticas de trabalho colaborativo.", Diversidades, 2019, https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/DRE/Publica%c3%a7%c3%b5es/ctl/Read/mid/6358/InformacaoId/51788/UnidadeOrganicaId/32.
  2. Oliveira, Isolina. "A Escola, a Supervisão Pedagógica e as Tecnologias Digitais", Revista ELO 24, 2017, https://www.cffh.pt/?pagina=elos.
Capítulo de livro
  1. Oliveira, Isolina; A. Autor correspondente: Oliveira, Isolina. "Avaliação Digital de Competências: Elementos para uma estratégia.". In A Prática em Avaliação Digital de Competências, 6-20. Lisboa, Portugal: LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    Publicado
  2. Oliveira, Isolina; AMANTE, LÚCIA; Casanova, Diogo; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Moodle Test Activity Pilot project.". In Designing Online Assessment - Solutions that are Rigorous, Trusted, Flexible and Scalable. Maastricht, The Netherlands:, Portugal: EADTU, 2022.
    Publicado
  3. Queiroga, L. C.; Barreira, Carlos Manuel Folgado; Oliveira, Isolina. "Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional em contexto de avaliação do desempenho docente". In Supervisa~o e Desenvolvimento Profissional Docente, editado por Barreira, Carlos Manuel Folgado; Oliveira, Isolina, 87-98. Lisboa, Portugal: LE@D, Universidade Aberta, 2021.
    Publicado
  4. Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; AMANTE, LÚCIA; Henriques, Susana; Barreira, Carlos Manuel Folgado; Bidarra, Maria Graça; Vaz, Piedade; PESSOA, TERESA. "Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas: Pressupostos e Objetivos". In Supervisão e Desenvolvimento Profissional Docente, 91-105. Lisboa, Portugal: LE@D, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.34627/leadw.2021.2
  5. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Gomes, Maria João. "E-Assessment in portuguese higher education: framework and perceptions of teachers and students". IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-5936-8.ch013
  6. Oliveira, Isolina. "Um estudo sobre formação de professores no modelo b learning para a adoção da avaliação formativa digital". In EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS WEB Contributos de pesquisa Luso Brasileiros. Curitiba, Brasil: Editora Appris Ltda, 2019.
    Publicado
  7. Oliveira, Isolina. "A utilização de materiais didáticos no ensino da Geometria no 2.º ciclo do Ensino Básico em Timor-Leste: um estudo de caso". In Desafios da Educação em Timor Leste, Práticas profissionais no Ensino ., 157-180. Dili, Timor - Leste: Dili: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2019.
    Publicado
  8. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina Rosa; Gomes, Maria João. "E-Assessment in Portuguese Higher Education". In Advances in Higher Education and Professional Development, 312-333. Estados Unidos: IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-5936-8.ch013
  9. Oliveira, Isolina; Mesquita, Magda Pinto Elyseu. "Desafios à liderança de escola no período pós-constituição de agrupamentos de grandes dimensões". In Liderança Educacional - Contributos da Investigação., 61-79. Lisboa, Portugal: LE@D, Universidade Aberta, 2019.
    Publicado
  10. Oliveira, Isolina. "Lideranças e inovação tecnológica". 21-41. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2018.
    Publicado
  11. Oliveira, Isolina. "Educação a Distância - que trajetória em Portugal". São Paulo, Brasil: Opção livros, 2017.
    Publicado
  12. Oliveira, Isolina. "Educação a Distância - emergência cultural". In Povos e Cultura, 65-96. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, 2017.
    Publicado
  13. Oliveira, Isolina. "Investigação-ação em rede - um olhar sobre a atividade desenvolvida com doutorandos no âmbito de um seminário". 47-74. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2016.
    Publicado
  14. Oliveira, Isolina. "Nova cultura de avaliação - contextos e fundamentos.". In Avaliação das aprendizagens - perspetivas, contextos e práticas, 41-53. Lisboa, Portugal: LE@D - Universidade Aberta, 2016.
    Publicado
  15. Oliveira, Isolina. "Peer assessment in an online context - what do students say?". 248-270. Estados Unidos: IGI Global, 2016.
    Publicado
  16. Bastos, Glória; Oliveira, Isolina. "Digital literacy of school leaders : what impacts in schools? : results of two studies from Portugal". Springer, 2015.
    10.1007/978-3-319-28197-1_14
  17. Oliveira, Isolina. "Fundamentos da Avaliação Alternativa Digital". 03-22. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta LE@D, Coleção eBookLead., 2015.
    Publicado
  18. Oliveira, Isolina. "Educação a distância - que visibilidade na cultura portuguesa?". Lisboa, Portugal: CLEPUL, 2015.
    Publicado
  19. Oliveira, Isolina. "A Theoretical Framework for E-Assessment in Higher Education - Authenticity, Consistency, Transparency and Practicability". 652-673. Estados Unidos: IGI Global, 2014.
    Publicado
  20. Tinoca, Luís; Oliveira, Isolina. "A conceptual framework for e-assessment dimensions in higher education". In Handbook of Research on Transnational Higher Education Management, 148-178. IGI Global, 2014.
    Publicado
  21. Pereira, Alda; Tinoca, Luís; Oliveira, Isolina. "Authentic Assessment Contribution to Competence Based Education". In Cases on Assessment and Evaluation in Education, 148-178. IGI Global, 2013.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-2621-8.ch007
  22. Oliveira, Isolina; Henriques, Susana. "A investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica: estudo desenvolvido num doutoramento em Liderança Educacional". Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), 2012.
  23. Oliveira, Isolina. "Trajectória de aprendizagem e ensinar para a compreensão. In GTI (Ed.)Lisboa: APM.". In O Professor e o Programa de Matemática do ensino Básico, 43-59. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2010.
    Publicado
  24. Pereira, Alda; Tinoca, Luís; Oliveira, Isolina; Pereira, A.; Tinoca, L.; Oliveira, I.. "Authentic assessment contribution to competence based education at Universidade Aberta: Questions and challenges". In Cases on Technological Adaptability and Transnational Learning: Issues and Challenges. IGI Global, 2010.
    Publicado
  25. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "Trajectórias de aprendizagem e ensinar para a compreensão.". In O Professor e o Programa de Matemática do Ensino Básico, 43-59. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2010.
    Publicado
  26. Giovana da Silva, Julião; Patrick Eduardo da, Conceição; Paula Rodrigues, Borges. "O currículo de Matemática do ensino básico sob o olhar da competência Matemática". In O professor e o desenvolvimento curricular, 35-62. Lisboa, Portugal, 2005.
    Publicado • ISBN 972-8768-16-8
  27. Neto, Guilherme Franklin Lauxen; Moura, Josaine de. "A Matemática e a Educação Pré-escolar". In O Jogo e a Matemática, 12-53. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2004.
    Publicado • isbn: 9789726744375
  28. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "A reflexão e o professor como investigador". In Reflectir e Investigar sobre a Prática Profissional, 29-42. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2002.
    Publicado
  29. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "O professor como investigador: Leitura crítica de investigações em educação matemática.". In Reflectir e Investigar sobre a Prática Profissional, 283-308. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2002.
    Publicado
Edição de livro
  1. Oliveira, Isolina; Alda Pereira; AMANTE, LÚCIA. A Prática em Avaliação Digital de Competências,. Lisboa, Portugal: LE@D, Universidade Aberta. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Henriques, Susana; Oliveira, Isolina. Investigação-ação em rede numa comunidade virtual de investigadores. Lisboa, Portugal: LE@D. 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.34627/leadf.2021.4
  3. Oliveira, Isolina. Avaliação das aprendizagens - perspetivas, contextos e práticas. Lisboa, Portugal: LE@D - Universidade Aberta. 2016.
    Publicado • Editor
  4. Oliveira, Isolina. Concepção, desenvolvimento e Aplicação de Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional. 1993.
    Publicado
Livro
  1. Barreira, Carlos Manuel Folgado; Oliveira, Isolina. Supervisa~o e Desenvolvimento Profissional Docente. Lisboa, Portugal: LE@D, Universidade Aberta. 2021.
    Publicado
  2. Oliveira, Isolina; Barreira, Carlos Manuel Folgado; Branca Miranda; Teresa Pessoa. Supervisão e desenvolvimento profissional docente (ebook). Portugal: Coleção ebookLead. Lisboa: Universidade Aberta – LE@D.. 2020.
    No prelo
  3. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina. Avaliação e feedback : desafios atuais. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2019.
    Publicado
  4. Oliveira, Isolina; AMANTE, LÚCIA. Avaliação e feedback : desafios atuais.. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2019.
    Publicado
  5. Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, Isolina. Lideranças e inovação em contextos educativos. Universidade Aberta. 2018.
  6. Oliveira, Isolina; Henriques, Susana. Investigação-ação em práticas de liderança educacional. Universidade Aberta. 2017.
  7. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina. Avaliação das aprendizagens: perspetivas, contextos e práticas. Universidade Aberta. LE@D. 2016.
  8. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Amante, Lúcia. Desafios da avaliação digital no ensino superior. Universidade Aberta. LE@D. 2015.
  9. Oliveira, Isolina. Modelos para ensinar – escolhas do professor. Lisboa, Portugal: Chiado Editora. 2015.
    Publicado
  10. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Fombona, Javier; Moreira, J. António; Behar, Patrícia Alejandra. Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovação. Universidade Aberta. 2014.
  11. Tinoca, L.; Oliveira, I.; Pereira, A.; Tinoca, Luís; Oliveira, Isolina. Students' perceptions of a competency assessment program in an online course. Amsterdam, Países Baixos: Springer. 2008.
    Publicado
  12. Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina. O jogo e a matemática. Universidade Aberta. 2004.
  13. Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina. Iniciação à matemática no jardim de infância. Universidade Aberta. 2003.
  14. Oliveira, Isolina. Iniciação à Matemática no jardim de infância.. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2003.
    Publicado
  15. Oliveira, Isolina. A Matemática na Educação Básica. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação Departamento da Educação Básica. 1999.
    Publicado
  16. Oliveira, Isolina. Matemática Escolar – Diagnóstico e Propostas. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 1997.
    Publicado
  17. Oliveira, Isolina. Seis propostas de avaliação. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional. 1994.
    Publicado
  18. Oliveira, Isolina. Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem em Matemática. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional. 1993.
    Publicado
Recurso online
  1. Pereira, Alda; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera Cunha; Paz, João; Oliveira, Nuno Ricardo; Santos, José; Alexandre, Fernando. Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário. 2020. https://aulaberta.uab.pt/blocks/catalog/detail.php?id=52.
Relatório
  1. AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Casanova, Diogo. 2022. Assessment approaches at the UAb: the present and the future. https://doi.org/10.5281/zenodo.6563226.
  2. Oliveira, Isolina; AMANTE, LÚCIA; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. 2021. Avaliação do projeto Atividade “teste” na Moodle: Projeto piloto. Lisboa: LE@D, Universidade Aberta.. http://hdl.handle.net/10400.2/12901.
  3. AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. 2021. Relatório de Avaliação do projeto Atividade "teste" na Moodle. Projeto Piloto. http://hdl.handle.net/10400.2/12901.
Resumo em conferência
  1. Oliveira, Isolina. "Avaliação Digital Alternativa - um conceito e um contexto". Trabalho apresentado em Conferência proferida na VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013., 2013.
Tese / Dissertação
  1. Correia, Ana Rita. "Os coordenadores de departamento curricular como impulsionadores da mudança : estudo em dois agrupamentos de escolas". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8570.
  2. Oliveira, Isolina. "Educação à distância: potenciar a interação no curso de licenciatura em ensino de biologia através da web 2.0". Mestrado, 2019.
  3. Ferreira, Isabel Lacerda. "As lideranças intermédias em contextos de mudança : estudo de caso". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7523.
  4. Carreira, Antónia Maria Louro. "A articulação vertical entre ciclos como uma oportunidade de aprendizagem : dois estudos de caso". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7361.
  5. Ramos, Manuel Armando. "Práticas pedagógicas inovadoras e promotoras de desenvolvimento de competências : estudo realizado na Escola Básica Narciso António Ramalho". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7548.
  6. Cabral, Maria Alexandra da Ponte de Lemos. "Um estudo sobre as lideranças intermédias : conceções e práticas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7244.
  7. Coelho, Márcia Filipa Brito. "A avaliação ao serviço da aprendizagem na disciplina de matemática : um estudo realizado no 8º ano de escolaridade". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7436.
  8. Minzo, Arlindo Bernardo Daniel. "Papel das lideranças no sucesso da organização escolar : caso da Escola Secundária de Laulane". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7737.
  9. Gomes, Fernanda Hortência. "O papel das lideranças na organização curricular por competência : um estudo do caso na Escola Narciso Ramalho". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7527.
  10. Matos, Adelino Mário Graça. "Currículo oculto : a ligação entre as aprendizagens formais e não formais : estudo de caso". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7350.
  11. André, Ussene Eusébio. "Modelos e práticas de ensino no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6670.
  12. Mafuiane, Lúcia Pedro. "O supervisor pedagógico como promotor da melhoria da qualidade de ensino : estudo realizado em duas escolas secundárias do Distrito de Chókwè". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6677.
  13. Sousa, Ana Raquel Moreira de. "Supervisão e colaboração no ensino das ciências : estudo de caso realizado numa escola do ensino básico em Díli". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5572.
  14. Leite, Dulce Campos. "A utilização de materiais didáticos no ensino da geometria no 2º ciclo do Ensino Básico em Timor-Leste : dois estudos de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4433.
  15. Silva, Maria Ângela Fernandes da. "A avaliação formativa como forma de garantir a aprendizagem : um estudo de caso na disciplina de geografia". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4722.
  16. Gomes, Estela Maria Martins Teixeira. "Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de caso". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3431.
  17. Máximo, Ivone Carla da Costa Fernandes. "Jogos digitais e aprendizagem formal no âmbito da matemática e a realidade : um estudo de investigação ação". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3946.
  18. Vasconcelos, José Raimundo. "A avaliação como processo socialmente construído na escola do 1º CEB : um estudo de caso". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3286.
  19. Mesquita, Magda Pinto Elyseu. "A dimensão da escola conta? : um estudo de caso múltiplo sobre os efeitos da fusão de agrupamentos de escolas no seu capital social". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3910.
  20. Barbosa, Deolinda Rosa Alves. "A avaliação formativa nos cursos profissionais : um estudo de investigação-acção numa turma do 11º ano". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3086.
  21. Guita, Cidália Maria Chagas Dias. "Implementação do no programa de matemática : um estudo numa turma do 6º ano do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2661.
  22. Costa, Henriqueta Silva. "As tecnologias no ensino das ciências aos cursos profissionalizantes : inovações pedagógicas emergentes". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3306.
  23. Pereira, Maria Manuela Neves Graça. "Avaliação formativa e desenvolvimento da literacia geográfica com recurso às tecnologias no processo de aprendizagem : um estudo realizado numa turma do 7º ano de escolaridade". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2659.
  24. Oliveira, Isolina. "De que forma os docentes de Matemática avaliam os seus alunos? Um estudo no âmbito do Ensino Básico". Mestrado, 2013. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2821/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_%20dez%202013_LurdesF_n%C2%BA1101532_7%20MSVP_.pdf.
  25. Oliveira, Isolina. "Formação de Tutores Online na Universidade Aberta: um estudo de caso de Maria de Lurdes Oliveira Martins". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2368.
  26. Ribeiro, Sandra dos Anjos Canário. "O perfil de competências do professor do 1º ciclo do ensino básico em matemática : o professor disponível e o professor desejado". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2561.
  27. Laranjeiro, Maria Isabel Cadete. "Educação Pré-Escolar e primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Básico : que relações pedagógicas e vínculos didácticos?". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2117.
  28. Viola, Alda Maria Cardoso Monteiro Rodrigues. "Avaliação das aprendizagens em história e geografia de Portugal : um estudo no 5º ano de escolaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2610.
  29. Martins, Maria de Lurdes Calado de Oliveira. "Desenvolvimento das competências para a tutoria online na Universidade Aberta através da formação : um estudo de caso". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2368.
  30. Andrade, Catarina Maria Cautelas. "Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytelling". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2305.
  31. Lopes, Nuno. "Videojogos e desenvolvimento de competências : estudo sobre a perspetiva dos estudantes universitários". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2335.
  32. Figueiredo, Maria Felícia Henriques de. "Locus de controlo : variável influente ou influenciada pelo desempenho na matemática? : estudo com uma amostra de alunos do 3º Ciclo". Mestrado, Universidade Aberta, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2036.
  33. Dias, Paulo Agostinho Lourenço. "Práticas de avaliação formativa na sala de aula : regulação e feedback". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2107.
  34. Teles, Ana Cristina Camarinha Pereira. "Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2037.
  35. Penetra, Ana Paula da Costa, 1982-. "Relação escola-família : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2460.
  36. Lopes, Maria Teresa Agria Ferreira de Almeida Vilares. "O trabalho prático no ensino das ciências numa turma do 5º ano de escolaridade". Mestrado, Universidade Aberta, 2010. http://hdl.handle.net/10400.2/1791.
  37. Monteiro, Maria Raquel Marques Pedro. "O teste em duas fases e o relatório escrito na avaliação das aprendizagens em ciências naturais : 3º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.2/1713.
  38. Barros, Cândida. "O videojogo como dispositivo de E-Learning e as aprendizagens da matemática na educação pré-escolar". Mestrado, Universidade Aberta, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1388.
  39. Ferreira, Tânia Isabel Campanacho Ferreira. "Participar para ver: as interacções sociais nas aulas de Ciências da Natureza como uma prática inclusiva de alunos cegos no 2º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10451/3457.
  40. Costa, Henriqueta Silva. "O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1454.
  41. Novais, Domingos Cardoso Vilares. "Tecnologias de informação e comunicação : um estudo de actualização de tendências em contexto educativo". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1384.
  42. Araújo, Maria Isabel Pires. "Representações sociais da escola e da família : uma perspectiva de pais numa escola do ensino básico". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1342.
  43. Cristo, Ileser de Assunção de. "Embalados! no trabalho colaborativo: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2008. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561828.
  44. Oliveira, Isolina. "Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuais". Mestrado, Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, 1994. http://hdl.handle.net/10400.12/742.

Outros

Outra produção
  1. Evaluación digital de competencias. Financiado por Fondos Nacionales a través de FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., bajo el proyecto UIDB/04372/2020. 2022. Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando. http://hdl.handle.net/10400.2/14233.
  2. Digital assessment of competences: tools and practices. Financed national funds through FCT ¿ Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects UIDB/04372/2020 Recurso Pedagógico Aberto. 2022. Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando. http://hdl.handle.net/10400.2/14234.
  3. Avaliação de competências com rubricas. Recurso online. 2020. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia. http://hdl.handle.net/10400.2/11350.
  4. Avaliação para a aprendizagem e autorregulação. 2020. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pereira, Alda. http://hdl.handle.net/10400.2/11349.
  5. As lideranças intermédias nos atuais contextos digitais: resultados de estudos realizados em agrupamentos de escolas. Os sistemas de gestão das escolas onde cada vez mais as tecnologias digitais estão presentes, têm provocado alterações na organização escolar e nos modos de comunicação entre os diversos atores educativos. Por sua vez, as tecnologias digitais incorporadas na vida diária das pessoas suscitam o desenvolvimento de estudos a vários níveis, sobretudo sobre o seu impacto nas formas de aprender e de comu. 2019. Oliveira, Isolina; Bastos, Glória. http://hdl.handle.net/10400.2/9281.
  6. Editorial. 2010. Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina. https://doi.org/10.48489/quadrante.22843.
    10.48489/quadrante.22843,title
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/02/03 Promover a formação em supervisão pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem: Um estudo centrado na discussão em fórum. XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/10/19 Supervisão como Prática para a Melhoria das Escolas. Projeto supervisão da escola, na Escola Secundária du Bocage
Escola Secundária du Bocage, Setúbal, (Setúbal, Portugal)
2016/09/12 Conferência Avaliar para a aprendizagem em contextos blearning. Jornadas Pedagógicas II
Escola Secundária da Ramada, Odivelas (Odivelas, Portugal)
2016/04/14 Papel das estruturas intermédias na dinâmica dos agrupamentos. Mostra de Atividades, no Agrupamentos de Escolas Santo António,
Agrupamentos de Escolas Santo António, Charneca da Caparica (Almada, Portugal)
2015/06 Aprendizagem, Tecnologias e Inovação. Conferência por convite proferida nas . Universidade Aberta, junho 2015. II Jornadas internacionais online: educação, tecnologia e inovação
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2014/08/07 A Matemática nos anos iniciais: o que nos diz a investigação?. 2º Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais.
Universidade de São Carlos (São Carlos, Brasil)
2014/06/26 Alternative Assessment in Online Learning Environments in Higher Education International Congress of Educational Science and Development,
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2014/06/25 Leadership settings in online learning environments in Higher Education. International Congress of Educational Science and Development
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2013/12/07 Uma perspectiva holística sobre a avaliação digital na educação superior: Proposta de quadro teórico. III Colóquio Luso brasileiro em EaD e E-learning
Pavilhão do Conhecimento (Lisboa, Portugal)
2013/02/20 Avaliação: conceitos e práticas Avaliação das aprendizagens dos alunos
Agrupamento de Escolas Dr Manuel Bernardes, Abrantes (Abrantes, Portugal)
2013/02/01 Estratégias de avaliação formativa num curso de formação de professores online. XX Colóquio AFIRSE – Formação profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
Instituto de Educação Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/10 Investigar a prática profissional XVII Jornadas da Prática Profissional 2011/2012
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2011/08/27 Assessment Culture dimensions: contributions for quality development. EARLI 2011 conference in Exeter, UK http://vhost0309.web04.level27.be/conferences/EARLI_Biennial_Conferences/previous_Biennial_conferences/earli_2011
Universidade Exeter, UK (Exeter, Reino Unido)
2010 A investigação-acção e o desenvolvimento profissional dos professores Seminários de investigação do Doutoramento em Ciências da Educação
Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade Nova (Almada, Portugal)
2009 Através da Investigação-acção Seminários de investigação do Programa doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. (Almada, Portugal)
2001/10/25 O professor como investigador: leitura crítica de investigações em educação matemática XII Seminário de Investigação de Educação Matemática
Associação de professores de Matemática (Vila Real, Portugal)
2001/04/20 Including diversity at school: A challenge for the 21st century Cultures of Learning - Risk, Uncertainty and Education
Universidade de Bristol (Bristol, Reino Unido)
2000/07/17 Giving voices to the ecos: innovative dynamics of knowledge production at school. III Conference for Sociocultural Research, organizado pela Society for Socio-cultural Studies
Universidade de Campinas (Campinas, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2019 MOOC - a qualidade e a sustentabilidade na avaliação por pares – Relatório de pós-Doc. Pós-Doutoramento na Especialidade Educação a distância e eLearning (EDeL)
Coorientador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2016 - 2017 Avaliação formativa: um estudo sobre formação de professores em contexto blearning. Pós-Doutoramento na Especialidade Educação a distância e eLearning (EDeL)
Coorientador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/05/11 - 2019/05/11 2º Colóquio Supervisão pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva – SPAPL 11 de maio 2019 Auditório Camões Lisboa https://lead.uab.pt/en/2o-coloquio-spapl-supervisao-pedagogica-e-acompanhamento-da-pratica-letiva/ (2019/05/11 - 2019/06)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2017/07/22 - 2017/07/22 Jornadas de Investigação em Supervisão e Liderança Pedagógica 2017 Local e Datas do Evento: Universidade Aberta, 22 julho 2017 (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017/05/25 - 2017/06/08 Worshop sobre “Avaliação Digital” no âmbito do programa de formação dos docentes da Universidade Aberta. Atividade: Que design de avaliação estou a usar na minha UC? Local, Data(s) de Realização: Universidade Aberta, 25 maio e 8 junho (2017 - 2017)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2017/04 - 2017/04 1º Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva Local e Datas do Evento: FPCE-Universidade de Coimbra 22 abril 2017 ttps://www.slideshare.net/leaduab/programa-colquio-superviso-pedaggica-e-acompanhamento-prtica-letiva (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
2016 - 2017 Conceção e implementação do módulo “Prática de avaliação online” no Curso de Formação para a Docência Online – curso desenhado para docentes do Ensino Superior. Este curso já teve 6 edições para instituições nacionais e internacionais. (2016 - 2017)
Outro (Coorganizador)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016 - 2016 Jornadas de Investigação em Supervisão e Liderança Pedagógica 2016 Local e Datas do Evento: Universidade Aberta, 4 junho 2016 (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2013/07/18 - 2013/07/19 CATES 2013 Conferência Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior. Universidade Aberta LE@D 18 e 19 julho (2013 - 2013)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2012/11/30 - 2012/12/02 Coorganizadora do simpósio sobre avaliação digital no TIC EDUCA2012 Decorreu entre 30 de novembro e 2 de dezembro de 2012, numa iniciativa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL) (2012 - 2012)
Simpósio (Coorganizador)
2012/09/29 - 2012/09/29 1.ªs Jornadas em Lideranças e novas dinâmicas educacionais (2012/09/29 - 2012/09/29)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Aberta, Portugal
2011/08/30 - 2011/09/03 Organização de Simpósio "The assessment of competence: new edumetric pathways in Higher Education. (2011/08/30 - 2011/09/03)
Simpósio (Coorganizador)
2010/09/05 - 2010/09/05 Simpósio “Aprendizagem da Matemática" (2010/09/04 - 2010/09/05)
Simpósio (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017/11/22 - 2017/11/22 Palestra A supervisão como prática para a melhoria das escolas: a supervisão entre pares Local e Data do Encontro: Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, 22 novembro
Exposição
Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2017/04/22 - 2017/04/22 O Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas
Encontro
1º Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/10/24 - 2016/10/31 Palestra Avaliação em contextos digitais: o modelo PrACT no 21º Seminário online de Educação, Tecnologia e Sociedade, promovido por FACCAT
Seminário
21º Seminário online de Educação, Tecnologia e Sociedade
Faculdades Integradas de Taquara, Brasil
2015/07 - 2015/08 Colaboração com seminários sobre desenvolvimento profissional no programa de Doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul (UCS), São Paulo.
Seminário
Doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco, Brasil
2014/07 - 2014/08 Colaboração através de seminários inseridos no programa de Doutoramento em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Seminário
Doutoramento em Educação, especialidade Educação matemática
Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/11/27 Atitudes face à estatística e escolhas de gráficos estatísticos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Arguente principal
Maria Niedja Pereira Martins (Doutoramento)
2018/02/19 Aprender ensinando – Supervisão pedagógica, ensino e aprendizagem da profissão docente
Arguente principal
ELISA DE FÁTIMA OLEIRINHA VALÉRIO (Doutoramento)
2018/01/22 A Liderança na Formação de Oficiais e Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique: os casos da Academia Militar e da Escola de Sargentos
Vogal
Sebastião Timana (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017/07/21 Supervisão em Contexto da Avaliação do Desempenho e o seu Contributo para o Desenvolvimento da Profissionalidade dos Docentes de Educação Visual
Presidente do júri
Maria Helena do Nascimento Januário (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017/07/14 Práticas de liderança de coordenadores de departamento curricular
Vogal
Ana Isabel Fernandes Pereira de Freitas (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017/06/19 O Papel da Supervisão Pedagógica na Mudança das Práticas Pedagógicas dos professores do 3º ciclo de Aprendizagem do Ensino Básico: um estudo nas escolas primárias completas, ZIP3 – Nhamatanda-Lamego.
Presidente do júri
João Maconha Malenzua (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/05/30 Trabalho colaborativo no 1º ciclo do ensino básico – um estudo prospetivo
Arguente
Maria Celeste Piçarra Mendes Barreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/04/20 Autossupervisão Pedagógica e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Filosofia
Presidente do júri
Deolinda da Conceição Filipe Guarda de Araújo (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017/02/15 Interdisciplinaridade entre Ciências Naturais e Matemática no 2º ciclo: Práticas letivas dos professores num contexto de trabalho colaborativo
Arguente principal
Marco Miguel da Silva Mendes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016/06/29 A Liderança e a Implementação do Plano tecnológico de Educação nas Escolas Portuguesas
Vogal
Susana Maria Paulino Gonçalves Duarte (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016/06/03 CONTRIBUTOS DOS COORDENADORES DE DEPARTAMENTO CURRICULAR E DOS DELEGADOS DE GRUPO NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE: ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA NO NORTE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA
Presidente do júri
José Domingos Teixeira Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016/06/03 Projeto Fénix: Inovação na organização pedagógica no primeiro ciclo – estudo de caso
Presidente do júri
Cármen Vanda Machado Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016/03/17 Liderança, clima e conflitos na escola
Vogal
Florinda Maria Carvalho Pacheco (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015/12/14 Supervisão, Liderança e Trabalho colaborativo nos relatórios de avaliação externa das escolas
Arguente
Paula Cristina Sim Sim dos Santos (Mestrado)
2015/11/18 Representações dos professores acerca da formação contínua como meio modificador de práticas pedagógicas
Presidente do júri
Margarida Freire Faustino (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015/09/28 Políticas e dinâmicas da formação contínua e dos centros de formação de Associação de Escolas: as perceções dos seus diretores
Vogal
Jorge Manuel Ralha Cardoso (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015/09/18 Olhares sobre lideranças : estudo de caso múltiplo
Presidente do júri
Natália Viseu (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015 Formação e supervisão de educadores de educação especial – Um estudo de caso
Presidente do júri
Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira Castro. (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014/12/15 Portefólios digitais no ensino não superior – práticas de implementação na Agrupamento de Escolas Francisco Sanches
Arguente principal
Ana Paula Alves (Doutoramento)
2014/10/24 A capacidade de subitizing em crianças de 4 anos
Arguente
Maria João Ramalho Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/06/17 Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação do desempenho docente
Vogal
Luís Filipe Firmino Ricardo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014/06/17 Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação do desempenho docente
Vogal
Luís Filipe Firmino Ricardo (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2014/06/16 Estilo(s) de liderança dos diretores em escolas públicas não agrupadas do ensino secundário da região do Alentejo
Vogal
Serafim António Martins Inocêncio (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2014/06/02 Um Modelo de Supervisão Pedagógica para o professor de Filosofia
Presidente do júri
Isabel Gouveia da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2014/05 A Matemática Escolar à luz das Inteligências Múltiplas
Arguente principal
Guida Maria Pereira Gomes Andrade Dias (Doutoramento)
2014/04/01 Avaliação de desempenho docente – perceção dos professores e implicações na sua prática
Presidente do júri
Rosa Maria de Matos Soares (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2014 Estilo(s) de liderança dos diretores em escolas públicas não agrupadas do ensino secundário da região do Alentejo
Arguente
Serafim António Martins Inocêncio (Doutoramento)
2014 Diretores de Curso: Perspetivas e Caracterização de um perfil – Práticas de liderança curricular e pedagógica
Presidente do júri
Ana Paula Castelão Figieira Carlos (Mestrado)
2014 Contributos da Supervisão Pedagógica no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente
Presidente do júri
Élio Ari Rodrigues Serrano. (Mestrado)
2014 Mastery Learning: Que contributos para o ensino-aprendizagem de alunos de Português no 10º ano?
Presidente do júri
Fernanda Maria Nobre Lamy Jerónimo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Avaliação do Desempenho Docente - perceção dos professores e implicações na sua prática
Presidente do júri
Rosa Maria de Matos Soares. (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 A Formação de ativos na PSP: o e-learning e o blended learning como modalidades complementares da formação contínua
Presidente do júri
Firmo Carpinteiro Ferreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Avaliação e aprendizagem no segundo ano de escolaridade: um estudo de caso
Presidente do júri
Maria Isabel de Carvalho Sobral (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013/12/09 As potencialidades de uma abordagem interdisciplinar entre as ciências naturais e as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de um projeto de ativismo ambiental
Arguente
Ana Rita Lima Marques. (Mestrado)
2013 Histórias com matemática: sentido espacial e ideias geométricas
Arguente principal
Maria Paula Pereira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 O impacto da estratégia de observação de aulas na mudança das práticas dos professores: um estudo numa escola da região de Setúbal - Representações dos professores sobre a estratégia de observação de aulas – um estudo exploratório .
Presidente do júri
Maria Gabriela de Salis e Meireles (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 Um Modelo de Supervisão Pedagógica para o professor de Filosofia
Presidente do júri
Isabel Gouveia da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 Clima escolar, satisfação, stresse profissional e colaboração entre professores: que relações?
Arguente
José Maria de Castro Silva (Doutoramento)
2013 A Discussão como Metodologia de Educação em Ciências no Ensino Superior
Arguente
Elisabete Fernandes Linhares (Doutoramento)
2013 A emergência da Área de Projeto no currículo do Ensino Básico: expectativas, contributos e desafios
Presidente do júri
Maria Alice das Dores Ramos Frade. (Mestrado)
2013 As áreas vocacionais no currículo de turmas de Percursos Curriculares Alternativos – um estudo de caso
Presidente do júri
Maria da Glória Soares Lopes dos Santos. (Mestrado)
2013 O papel disruptivo da abundância informativa no espaço escolar – para uma ética da aprendizagem
Presidente do júri
Paula Cristina Aniceto Casimiro de Sá Pedroso (Mestrado)
2012 A utilização das TIC como novas abordagens no ensino das artes visuais . Conceção e desenvolvimento de recursos multimédia – digital storytelling
Arguente
José Augusto Rocha Nobre (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 A aprendizagem em Educação Física: análise de dois modelos de ensino em Basquetebol – Instrução Direta e Educação Desportiva
Arguente
Maria Filomena Costa Lopes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 Biblioteca Escolar e Web 2.0 – questões em torno de algumas práticas em implementação e percepção do impacto no trabalho da biblioteca
Arguente
João Paulo da Silva Proença (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 Envolvimento dos alunos na escola: um estudo no ensino secundário
Arguente principal
Maria Zamira Pires Ramos (Mestrado)
2012 Reflexos da Avaliação Externa na Organização Escolar: Um Estudo em Escolas do Baixo Alentejo
Presidente do júri
Paulo Daniel Brandão de Pinho (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 A tecnologia como fonte de inovação no ensino da matemática
Arguente principal
João Ricardo Pinho Ferreira (Mestrado)
2012 Contributos dos programas de formação contínua para professores do 1º ciclo para a prática reflexiva, em ambientes colaborativos: um estudo de caso.
Arguente
Paulo Jorge Costa Borges (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 O papel das tecnologias na aprendizagem da matemática em alunos com síndrome de asperger – estudo de caso
Vogal
Rui Miguel de Figueiredo Almeida (Mestrado)
2012 Sentido(s) da experiência no ofício de professor – um estudo exploratório
Presidente do júri
Isabel Maria dos Anjos Farinha Ruivo. (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 O Programa Nacional de Ensino de português no panorama da formação contínua de docentes do 1º ciclo e a construção de novas práticas pedagógicas: a realidade no distrito de Coimbra
Presidente do júri
Bruno Miguel Domingos Miranda (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2011 Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso: um estudo de caso.
Arguente
Inês Alexandra Saramago Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2014/05/09 - 2020/02/01 Encontros sobre Jogos & Mobile Learning (2º, 3º, 4º e 5º) Universidade de Coimbra,
2017 - 2020 INCTE International Conference on Teacher Education Instituto Politécnico de Bragança
2014 - 2019 CHALLENGES Conferência Internacional de TIC na Educação Universidade do Minho
2014/11/14 - 2018/01/31 Congresso Internacional TIC e Educação, Instituto de Educação (III, IV e V) Universidade de Lisboa
2012/01/07 - 2016/05/16 Seminário em Liderança Educacional (I, II, III e IV ) Universidade Aberta
2014 - 2016 Congresso ticEDUCA Universidade de Lisboa Instituto de Educação
2014/05/05 - 2014/05/10 I Jornadas online internacionais Educação Tecnologia e Inovação Universidade Aberta
2014/02/15 - 2014/02/15 III Seminário em Liderança Educacional. Universidade Aberta
2011/07/02 - 2011/07/04 IV Internacional Conference on Education and New Learning Technologies. Espanha

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual RE@D Revista de Educação a Distância e Elearning (ISSN 2182-4967) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e Elearning
2016 - Atual Revista Portuguesa de Educação Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho
2015 - 2017 Educação, Formação e Tecnologias (1646-933X) EDUCOM - APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa)
2013 - 2016 Computers & Education Elsevier
1999 - 2016 Quadrante Associação de Professores de Matemática

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011 - 2020 Seminário de Tese II /Thesis Seminar II) Doutoramento em Educação Liderança Educacional Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018 - 2019 Avaliação em Educação Licenciatura em Educação (Graduado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017 - 2019 Supervisão pedagógica e práticas reflexivas (Master) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2018 Seminário de Tese I / Thesis Seminar I Doutoramento em Educação Liderança Educcaional (Doctor) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2013 - 2017 Práticas Pedagógicas: Observação, Orientação e Avaliação (Master) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2017 Avaliação das Aprendizagens Licenciatura em Educação (Graduado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2016 Inovação Pedagógica e Práticas Educativas Doutoramento em Educação Liderança Educacional (Doctor) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2016 Seminário em Investigação-acção e Problemáticas de Investigação em Liderança Educacional / Action-Research and research problems in Educational Leadership Seminar 10 Doutoramento em Educação Liderança Educacional (Doctor) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2007 - 2016 Aprendizagem e Tecnologias (Master) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2015 Seminário de Investigação Doutoral / Doctoral Research Seminar Doutoramento Em Educação Liderança Educacional Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2015 Jogo e Aprendizagem Licenciatura em educação (Graduado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2007 - 2011 Ensinar e Aprender: teorias e práticas Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2002 - Atual European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI). Membro da associação
1994 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - 2018 Júri de selecção de candidaturas ao Mestrado em Supervisão Pedagógica Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2016 Membro do júri de selecção de candidaturas ao Doutoramento em Educação, na especialidade Liderança Educacional. Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2016 Júri de selecção de candidaturas ao Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Universidade Aberta, Portugal