Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Castro Silva
Nomes de citação
- Castro Silva, J.
- Silva, J. C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8C1F-EBA8-760A
- ORCID iD
- 0000-0002-0209-3728
Endereços de correio eletrónico
- jcsilva@ispa.pt (Profissional)
Websites
- http://www.ispa.pt/pessoa/jose-castro-silva (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/11/15 - 2022/01/24
Concluído
|
Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e- formador) (Curso de Especialização Tecnológica)
CESAE Digital – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, Portugal
|
|
2016/09/01 - 2016/09/16
Concluído
|
Moodle 3 Essential Training (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, Estados Unidos
|
|
2015
Concluído
|
Captivate Advanced Techniques (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, Estados Unidos
|
|
2015
Concluído
|
Captivate Projects: Drag-and-Drop Interactions (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, Estados Unidos
|
|
2015
Concluído
|
Captivate 8 Essential Training (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, Estados Unidos
|
|
2014
Concluído
|
Moodle 2.6 Essential Training (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, Estados Unidos
|
|
2009 - 2013
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
"CLIMA ESCOLAR, SATISFAÇÃO, STRESSE PROFISSIONAL E COLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES: QUE RELAÇÕES?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2013
Concluído
|
Moodle 2.1 Essential Training for Teachers (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, Estados Unidos
|
|
2013
Concluído
|
Up and Running with Captivate 7 (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, Estados Unidos
|
|
2011
Concluído
|
Administração do Moodle 2 (Curso de Especialização Tecnológica)
Ed-rom, Portugal
|
|
2003
Concluído
|
Webdesign (Curso médio)
NHK, Portugal
|
|
2000 - 2002
Concluído
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Cooperação entre Professores: Realidade(s) e Desafios" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
1993 - 1998
Concluído
|
Psicologia Educacional (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Factores contributivos para o sucesso escolar de alunos com necessidades educativa especiais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
1995
Concluído
|
Curso de Integração de Sistemas de Informação (Curso médio)
ICL, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/04 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2014/03/01 - 2019/12/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2003/04 - 2014/03 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1998/09 - 2003/03 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/11 - 2024/11 | ProSTEAM (PROmoting STEAM in primary school)
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
European Comission
Em curso
|
2017/09 - 2020/08 | SUnStAR (Supporting UNiversity STudents At Risk of dropping out)
2017-1-PT01-KA203-035840
Investigador
CIE-ISPA; FCT, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2016/09 - 2018/08 | HOPEs (Happiness, Optimism, Positivity and Ethos in Schools)
2016-1-CY01-KA201-017354
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2014/09 - 2016/08 | ENTREE (ENhancing Teacher REsilience in Europe)
539590-LLP-1-2013-1-DE-COMENIUS-CMP
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11 | Art as the center of the educational process in the interdisciplinar projects: A case study | EAPRIL Conference 2024
PXL University of Applied Sciences and Arts (Hasselt, Bélgica)
|
2024/09 | O que pensam os futuros professores sobre a Educação STEAM | 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Lisboa, Portugal)
|
2024/08 | Competences for Democratic Education in Teacher’s Professional Development | EARLI SIG 11 & 13 Conference 2024
University of Oxford (Oxford, Reino Unido)
|
2024/05 | Resilience and Purpose as Predictors of Portuguese School Leaders’ Work Well-Being | ATEE Spring Conference 2024: Teacher education research in Europe: trends, challenges, practices and perspectives
University of Bergamo (Bergamo, Itália)
|
2024/05 | STEAM-focused in-service teacher programs: challenges and trends in teacher professional development | ATEE Spring Conference 2024: Teacher education research in Europe: trends, challenges, practices and perspectives
University of Bergamo (Bergamo, Itália)
|
2024/02 | Desenvolvimento Profissional de Professores na Educação STEAM: Uma Revisão de Literatura | XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal “Aprendizagem, Diversidade e Equidade: a investigação em educação
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/10/28 | STEAM Education in Brazil: teaching practices and teacher self-efficacy beliefs | ATEE Winter Conference: Teacher Professional Development in Times of Global and Global Transformations: International Perspectives
and Challenges
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2023/10/27 | Teacher differentiated practices as predictors of students’ well-being | ATEE Winter Conference: Teacher Professional Development in Times of Global and Global Transformations: International Perspectives
and Challenges
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2023/09/01 | Práticas Interdisciplinares em Educação STEAM e Aprendizagem Baseada em Projetos no Brasil: Um Estudo Exploratório | XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2023/08/31 | Práticas dos professores promotoras de bem-estar dos alunos | XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2023/08 | Framing teacher well-being: A study with Portuguese teachers | 20th Biennial EARLI Conference
Aristotle University of Thessaloniki and the University of Macedonia (Thessaloniki, Grécia)
|
2023/07/17 | Diferenciação pedagógica e bem-estar: A opinião dos alunos | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE)
Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) (Coimbra, Portugal)
|
2023/07 | Promoting interdisciplinarity in elementary education in the context an Erasmus + STEAM project | CERME 13, 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
ELTE Faculty of Science (Budapest, Hungria)
|
2023/06/15 | Interdisciplinarity, STEAM Education and Project-Based Learning: An Exploratory Study About Teaching Experiences and Teacher Self-Efficacy | The 2nd Paris Conference on Education
The International Academic Forum (IAFOR) (Paris, França)
|
2023/02/07 | Fatores Explicativos do bem-estar em Lideranças Escolares | VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação – Política e Gestão da
Educação: temas críticos no espaço ibero-americano
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/19 | ProSTEAM: Autoeficácia dos professores de 1.º ciclo sobre o ensino da matemática numa abordagem STEAM | EIEM 2022: Encontro de Investigação em Educação Matemática
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa (Caparica, Portugal)
|
2022/10/15 | ProSTEAM – Promover o ensino das STEAM no âmbito de um projeto Erasmus+ | XXIII Encontro da REALP – Ciências da sustentabilidade em língua portuguesa
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
|
2022/10 | ProSTEAM – Promover o Ensino das STEAM no âmbito de um projeto Erasmus+ | XXIII Encontro da REALP ¿ Ciências da sustentabilidade em língua portuguesa
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
|
2022/09/16 | ProSTEAM: Autoeficácia dos professores relativamente ao ensino das ciências | V International Seminar on Science Education
Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2022/09/09 | Fatores explicativos do bem-estar em professores portugueses | 1º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/09 | ProSTEAM: Autoeficácia dos professores relativamente ao ensino das ciências | II Encontro “Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas” e o V International Seminar on Science Education / V Seminário Internacional
de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2021/09 | Recursos e desafios do trabalho como preditores do bem-estar docente | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Escola de Educação, Universidadade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09 | Propriedades psicométricas de uma escala de avaliação do bem-estar na profissão docente | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Escola de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/07/10 | Preditores do bem-estar na profissão docente. | Colóquio Educação - Educação e Desenvolvimento: Caminhos cruzados ou estradas paralelas
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/10 | Fatores que interferem no bem-estar dos professores | Colóquio Educação - Educação e Desenvolvimento: Caminhos cruzados ou estradas paralelas
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/10 | Crenças de autoeficácia dos professores face a estratégias de diferenciação pedagógica | Colóquio Educação - Educação e Desenvolvimento: Caminhos cruzados ou estradas paralelas
ISPA - Instituto Universtário (Lisboa, Portugal)
|
2021/02/27 | Teachers’ self-efficacy beliefs about pedagogical differentiation strategies | The 3rd International Conference on Teaching, Learning and Education,
(Online, Países Baixos)
|
2020/09/11 | Papel dos desafios e recursos da profissão docente como preditores do bem-estar em professores | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Online, Portugal)
|
2020/05/14 | Teacher identity: Can ethical orientation be related to perceived competence, psychological needs satisfaction, commitment and global self-esteem | TEPE 2020 Virtual Conference Teacher Education Policy in Europe
(Helsínquia, Finlândia)
|
2019/11/25 | Resiliência, Bem-Estar e Adaptação em Contextos Educativos | Ciclo de Conferências ISPA
GCI (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/29 | Resiliência, Bem-Estar e Adaptação em Contextos Educativos | Fórum SPO: Encontro com os Serviços de Psicologia e Orientação
Fórum Estudante (Lisboa, Portugal)
|
2019/09 | Fatores individuais e institucionais na adaptação à universidade | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2019/08 | Fostering school teachers’ resilience and wellbeing through professional learning | EARLI Conference 2019
RWTH (Aachen, Alemanha)
|
2019/07 | “Em que posso ajudar?” – O projeto SUnStAR: Supporting University Students at Risk of Dropping-Out | Encontro de Ciência 2019
FCT (Lisboa, Portugal)
|
2019/06 | “Em que posso ajudar?” – O projeto SUnStAR: Supporting University Students at Risk of Dropping-Out | X Simpósio Nacional de Psicologia
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2018 | Impact of individual and contextual factors on Teachers' Resilience | EARLI SIG11 Conference 2018
EARLI (Kristiansand, Noruega)
|
2018 | Programa HOPEs: Promoção de Relações Interpessoais Positivas no 1º Ciclo do Ensino Básico | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
|
2018 | Desenvolvimento das relações interpessoais em contexto de sala de aula: Proposta de um programa para os alunos do 1º Ciclo do EB | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
FCT (Lisboa, Portugal)
|
2016 | As tecnologias na gestão, organização e comunicação escolar. Paper presented at ticEduca2016 | IV Congresso Internacional das TIC na Educação - Tecnologias digitais e a Escola do Futuro
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Teacher resilience in three European countries: Germany, Malta and Portugal | 5th ENSEC (The European Network for Social and Emotional Competence)
FMH (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Factores promotores da resiliência em professores | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2015 | A multi-dimensional view on teacher resilience in Germany, Ireland, Malta and Portugal | 16th EARLI Conference
EARLI (Lismassol, Portugal)
|
2014 | Práticas de Envolvimento Parental na Escola | Encontro ‘Educação no Século XXI’ – Um Contributo de Partilhas e Saberes
Casa Pia de Lisboa (Almada, Portugal)
|
2014 | Auto-eficácia docente e colaboração entre professores: que relações? | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/SPCE (Vila Real, Portugal)
|
2013 | Satisfação, stresse profissional e colaboração em professores do ensino básico | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicoloia (Aveiro, Portugal)
|
2011 | Relações entre Satisfação, Stresse Profissional e Colaboração em Professores do Ensino Básico | XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Guarda, Portugal)
|
2011 | Colaboração e Clima Organizacional Escolar: Percepções de Professores do Ensino Básico | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Corunha, Portugal)
|
2010 | Bons Professores e Boas Práticas Pedagógica - A Visão De Professores e Alunos dos 2º e 3º Ciclos | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
|
2009 | Clima Organizacional Escolar e Colaboração entre Professores. Que relações? | X Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2009 | Clima Organizacional Escolar, Cooperação entre Professores a Auto-eficácia: Um Estudo Centrado no Olhar dos Professores | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2007 | Colaboração entre Professores: Realidades e Desafios | IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Funchal, Portugal)
|
2006 | Facilitadores da Colaboração entre Professores: Efeitos das variáveis género, tempo de serviço docente e área científico-pedagógica | VI Simpósio de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Évora, Portugal)
|
2005 | Diferentes Olhares e Contributos em Saúde Escolar - As Necessidades Educativas Especiais | IV Edição do Mestrado em Saúde Escolar
Faculdade de Medicina de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2005 | Facilitators to Collaboration between Teachers: Effects of Gender, Teaching Experience and Subject Area | International Special Education Congress
University of Glasgow (Glasgow, Reino Unido)
|
2005 | Avaliar as escolas – modelos e práticas | IV Jornadas Pedagógicas da Câmara da Azambuja
Câmara da Azambuja (Azambuja, Portugal)
|
2003 | Desafios da Cooperação entre Professores | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Lisboa, Portugal)
|
2002 | Cooperação entre Professores: Realidades e Desafios | XI Colóquio de Psicologia Educacional
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2000 | Sustainability prosptects for the programme’s intervention in local schools | 6th Transnational Network Meeting of URBAN Programs
Câmara Municipal de Oeiras (Oeiras, Portugal)
|
2000 | Cultura, Escola e Comunidade | 2ª Conferência da Licenciatura de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2000 | Factors contributing to Special Needs Students’ Academic Achievement | International Special Education Congress
University of Manchester (Manchester, Reino Unido)
|
1999 | Educação Parental – URBAN/ISPA | CESE de Saúde Mental e Comunitária
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
1999 | Educação Parental – URBAN/ISPA |
(Portugal)
|
1999 | Os Apoios Educativos no Contexto da actual Organização das Escolas | Jornadas Pedagógicas 1999
Delegação de Torres Vedras do Sindicato de Professores das Grande Lisboa (Torres Vedras, Portugal)
|
1999 | Trabalho Cooperado entre Professores dos Apoios Educativos e Professores do Ensino Regular | Apoios Educativos: Um Percurso em Construção
Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos do Barreiro (Barreiro, Portugal)
|
1999 | Educação Parental” – URBAN/ISPA | 1ª Conferência da Licenciatura de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
1998 | Intervenção Comunitária realizado no âmbito do Programa URBAN de Oeiras | II Congresso Europeu de Psicologia Comunitária
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09 - 2024/11 | A resiliência, o propósito e o bem-estar docente no ensino profissional
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/09 - 2024/10 | Programa "Liberdade para Criar": A Arte a Mediar o Ensino e Aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/08 - 2024/10 | A relação entre a motivação, a resiliência, a intenção de abandonar a profissão e os grupos de recrutamento dos professores
na RAM
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/09 - 2024/09 | Perceções das lideranças escolares sobre o bem-estar laboral, eficácia coletiva e inclusão de alunos com comportamento perturbador
em sala de aula
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022/09 - 2023/11 | Integração curricular das STEAM na disciplina de estudo do meio
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022/09 - 2023/11 | A influência de fatores pessoais e contextuais no risco de abandono escolar de alunos no ensino secundário
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022/09 - 2023/10 | As práticas dos professores promotoras de bem-estar: o olhar do aluno
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022/09 - 2023/09 | Autoeficácia docente e gestão da indisciplina
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/09 - 2022/09 | Parentalidade e comportamentos de risco na adolescência
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/09/01 - 2022/01/18 | Diferenciação pedagógica e autoeficácia docente: Perceções dos professores do ensino básico
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/09 - 2021/11 | Asas ou Gaiolas: Comparando os Benefícios da Aprendizagem Cooperativa em Duas Metodologias de Ensino
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/09/14 - 2021/07/16 | Competências Socioemocionais, Emoções de Realização e Satisfação de Necessidades Psicológicas Básicas das Crianças do 1º ciclo
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/09/15 - 2021/07/14 | A perceção de autoeficácia docente para gerir situações de indisciplina
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/09 - 2021/07 | A perceção de autoeficácia docente para gerir situações de indisciplina
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/09 - 2021/07 | Competências Socioemocionais, Emoções de Realização e Satisfação de Necessidades Psicológicas Básicas das Crianças do 1º ciclo
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/27 | Os recursos, os desafios e o bem-estar na profissão docente
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2017 - 2020/01 | Estado de Implementação da Inclusão Escolar nas Escolas Públicas de Angola: Experiências docentes Em Cabinda, Huila e Luanda.
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2017 - 2017 | As Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos de Trabalho na Escola: Gestão, Estruturas Intermédias e Professores
Coorientador de Luís Miguel Folgado Ferreira
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2017 - 2017 | Práticas Educativas Parentais e Comportamentos de Risco na Adolescência
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2016 - 2016 | Bullying: Percepções e Atitudes dos Professores do Ensino Básico
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2014 - 2014 | Auto-eficácia docente e colaboração entre professores
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2007 - 2007 | Atitudes e Conforto dos Professores do 3º Ciclo face à Educação Sexual em Contexto Escolar
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2007 - 2007 | Satisfação, Stresse Profissional e Colaboração em Docentes do 2º e 3º Ciclo: Que relações?
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2007 - 2007 | Clima organizacional escolar, cooperação entre professores e auto-eficácia docente: um estudo centrado no olhar dos professores
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2006 - 2006 | Receptividade e Práticas de Cooperação v.s. Apoio Institucional e Clima Organizacional
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2006 - 2006 | Diferenciação Pedagógica em sala de aula: opiniões de alunos e professores
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2006 - 2006 | Clima Organizacional Escolar, Receptividade e Práticas de Cooperação em Professores do Ensino Secundário
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2005 - 2005 | Clima Organizacional Escolar e Cooperação entre Professores – Relações entre os Conceitos
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2005 - 2005 | Cooperação entre Professores e Clima Organizacional Escolar: Percepções de Professores dos 2º e 3º Ciclos
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2005 - 2005 | Auto-eficácia e Receptividade à Cooperação em Professores do Ensino Básico
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2004 - 2004 | Opinião dos Professores do 2º e 3º ciclos face à Educação Sexual nas Escolas
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2004 - 2004 | Opinião dos Pais de Alunos do 2º e 3º ciclos face à Educação Sexual nas Escolas
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2004 - 2004 | Cooperação, Satisfação e Stresse em Docentes dos 2º e 3º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2003 - 2003 | Colaboração entre Professores: Concepções e Práticas dos Professores Portugueses
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2002 - 2002 | Diferentes Atitudes Face à Inclusão: A Mesma Escola, Dois Casos Com Aceitações Diferentes
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2002 - 2002 | Factores promotores de colaboração e satisfação profissional em professores do ensino secundário: estudo comparativo
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2001 - 2001 | Sexualidade em jovens portadores de trissomia 21: percepções de mães
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2001 - 2001 | Atitudes de crianças face a integração escolar do deficiente auditivo: influência do contacto
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2001 - 2001 | Atribuições causais para o sucesso e percepção de competência de alunos do primeiro ciclo que frequentam apoios
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2001 - 2001 | Atribuições para o sucesso e motivação - que relação? o caso de alunos que frequentam os currículos alternativos e adaptados
Coorientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2001 - 2001 | Práticas Pedagógicas em Contextos de Inclusão Escolar de Crianças com Espectro do Autismo – Estudo Exploratório
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/09/27 - 2024/09/28 | 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (2024/09/27 - 2024/09/28)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2022/09/08 - 2022/09/10 | 1º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (2022/09/08 - 2022/09/10)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2018 - 2018 | 14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Congresso (Outra)
|
CIE-ISPA; FCT, Portugal |
2018 - 2018 | 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
Congresso (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2015 - 2015 | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Congresso (Outra)
|
|
2012 - 2012 | 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Congresso (Outra)
|
|
2004 - 2004 | 9th International Conference on Motivation
Congresso (Outra)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/11 | Autorregulação da aprendizagem: Perceção de autoeficácia em matemática em alunso do 2º e 3º ciclo
Arguente
|
Érica Alexandra Lopes Antunes (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2024/12/11 | Dispositivos digitais e idade pré-escolar: perceções e mediação parentais
Arguente
|
Patrícia Andrade Dias Posser Villar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2024/12/05 | Práticas de avaliação formativa na disciplina de matemática: perceção
dos alunos e a relação com autorregulação para a aprendizagem
Arguente
|
Marta Alexandra do Carmo Silva (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2024/09/25 | Relação entre os estilos parentais e os comportamentos de cyberbullying em alunos do 3º ciclo
Arguente
|
Bárbara Filipa Rodrigues Lopes (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2024/07/22 | Autoconceito académico, a motivação académica, o sucesso académico e as expectativas de alunos do secundário geral e profissional
Arguente
|
Marina Alexandra Pereira da Cruz (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/12/04 | Entrei no ensino superior. E agora? Fatores que influenciam a adaptação dos estudantes ao ensino superior
Arguente principal
|
Mariana Ramos Mouquinho (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/10/31 | A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica
aplicadas em sala de aula
Arguente principal
|
Catarina Ferreira Miranda Mota (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/07/28 | Diferenciação pedagógica: conceções dos professores a lecionar na escolaridade obrigatória
Arguente principal
|
Matilde Madeira Heijselaar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/04/04 | Estudantes do Ensino Superior: variáveis pessoais e contextuais relacionadas ao insucesso académico e evasão escolar
Arguente principal
|
Ana Amália Gomes de Barros Torres Faria (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/03/20 | Práticas de cidadania: Programa de competências socioemocionais numa escola TEIP
Arguente principal
|
Susana Vilarinho Pacheco Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/12/19 | Avaliação das estratégias de autorregulação académica de alunos do 6º e 9º anos de escolaridade
Arguente principal
|
Sandra Carla Monteiro da Costa Cardoso (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022/12/19 | “O som das minhas emoções”: Um programa de competências socioemocionais através da música na adolescência
Arguente principal
|
Maria Morgado Castro (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022/10/06 | As Estratégias de Autorregulação na Aprendizagem da Matemática
Arguente principal
|
Marta Simplício do Nascimento (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022/09/27 | A perceção dos alunos sobre as práticas dos professores promotoras de bem-estar
Arguente principal
|
António Martins Poças (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021/11/25 | A análise aplicada do comportamento como estratégia interventiva no desenvolvimento, aprendizagem e inclusão no jardim de
infância: Um estudo de caso
Arguente principal
|
Islania Natanielly Mendes Bonifácio (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021/11/25 | As perspetivas dos professores sobre a violência no namoro e as ações de prevenção em contexto escolar
Arguente principal
|
Marta Próspero da Silva de Lagos Roque (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021/07/16 | Competências Socioemocionais, Emoções de Realização e Satisfação de Necessidades Psicológicas Básicas das Crianças do 1º ciclo
Orientador
|
Carla Susana Vaz Monteiro (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021/07/14 | A perceção de autoeficácia docente para gerir situações de indisciplina
Orientador
|
Adriana Jorge Madeira (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/12/21 | Terapeutas com patas: As expectativas de pacientes e profissionais face à terapia assistida por animais
Arguente
|
Ana Sofia Marques (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/10/01 | Perceção dos professores do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico sobre a perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA)
Arguente
|
Catarina Isabel dos Santos Valido Moreira (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019/12/17 | Clima de sala de aula na disciplina de matemática: Uma abordagem preditiva dos resultados escolares em alunos do 2º ciclo
do Ensino Básico
Arguente
|
Mafalda Maria Faria Tomaz do Mar Félix (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019/12/17 | As representações dos auxiliares da ação educativa
Arguente
|
Beatriz Morais Lemos da Silva (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019/12/17 | Bullying aos olhos das crianças
Arguente
|
Tatiana Prist (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019/12/05 | Relações entre as expectativas dos professores, o autoconceito, a motivação e os resultados escolares em alunos no 5º ano
de escolaridade
Arguente
|
Patrícia Marriço Capacete (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019/07/22 | Orientações Motivacionais e Conceções de Avaliação de Estudantes do Ensino Superior
Arguente
|
Mariana Policarpo Reis (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018/12/11 | As representações de indisciplina em adolescentes do 3º ciclo
Arguente
|
Carolina Henriques Raposo Marques Tavares (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018/12/05 | Efeitos das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superior
Arguente
|
Frederico Abel Alves Dias de Oliveira Guerreiro (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018/12/04 | Estilos Parentais, Género e Idade, e Representações sobre Indisciplina em Jovens do 3º Ciclo
Arguente
|
Catarina Sofia Abreu Tibério (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018/01/09 | Participação de alunos com NEE nas Actividades de Grupo na Escola de Ensino Regular – Estudos de Caso no J. I. e 1º ciclo
Arguente
|
Carla Sofia Oliveira Salvador (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2017/01/27 | Motivação para a Leitura e Hábitos de Leitura num Programa de Leitura/Educação Assistida por Animais
Arguente
|
Margarida da Silva Calado (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2017 | Bullying, Estilos Parentais e Suporte Socio Familiar em Alunos do 3°Ciclo | Janine Andreia Guerreiro Pinto (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2017 | Adopting smartphone applications for Second Language Acquisition: investigating readiness and acceptance of mobile learning in two Higher Education Institutions. | Artur André Martinez Campos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Representações Sobre Indisciplina em Adolescentes | Ana Sofia Castela Campos (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2015 | Clima de sala de Aula: Percepções dos Alunos do 3° ciclo em Relação às Disciplinas de Português e Educação Física | Magda Alexandra da Silva Martins (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2014 | O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Enquanto Promotor de Empowerment para a Constução de um Projecto de Vida | Ana Patrícia Dias Marques (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/01 - Atual | European Journal of Psychology of Education (1878-5174) | Springer |
2021 - Atual | Journal of Psychoeducational Assessment (1557-5144) | SAGE |
2019 - Atual | European Journal of Teacher Education (1469-5928) | Taylor & Francis Online |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018/09 - 2019/07 | Questões e Problemáticas da Educação | (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2018/09 - 2019/07 | Psicologia da Linguagem, Aprendizagem e Motivação | (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2019/02 - 2019/06 | Novas Tecnologias nos Processos Educativos | (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2018/09/06 - 2018/09/06 | Estratégias pedagógicas para os estudantes do século XXI, no âmbito das V Jornadas Académicas do ISPA | Aperfeiçoamento (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2006/09 - 2018/07 | Psicologia da Aprendizagem e da Motivação | (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2003/09 - 2018/07 | Introdução às Ciências da Educação | (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2017/06/27 - 2017/06/27 | Formação de docentes do ISPA sobre a ferramenta Turnitin, no âmbito das IV Jornadas Académicas do ISPA. | Aperfeiçoamento (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2015/11 - 2016/11 | Seminário de Especialidade em Administração e Liderança Educacional | (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2016/01/26 - 2016/01/26 | Formação de docentes do ISPA sobre a ferramenta Turnitin, no âmbito das III Jornadas Académicas do ISPA. | Aperfeiçoamento (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2014 - 2014 | Moodle Básico para Docentes | Aperfeiçoamento (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2009/09 - 2013/07 | Psicologia da Educação 1 | (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2009/09 - 2013/07 | Psicologia da Educação 2 | (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2013 - 2013 | Moodle Avançado para Docentes | Aperfeiçoamento (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2012 - 2012 | Moodle Básico para Docentes | Aperfeiçoamento (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2012 - 2012 | Moodle Avançado para Docentes | Aperfeiçoamento (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2008 - 2008 | Os recursos didácticos na formação e as novas tecnologias de informação e comunicação | Especialização (Curso médio) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1998/09 - 2003/07 | Psicologia Educacional | (Licenciatura) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1988/09 - 1990/08 | Matemática | (Outros) | Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010/01 - Atual | Ordem dos Psicólogos |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/09 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico do ISPA-Instituto Universitário
Membro
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2016/09 - 2018/07 | Membro do Conselho Pedagógico do ISPA-Instituto Universitário
Membro
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2008/09 - 2010/08 | Membro da Comissão de Análise dos Sistemas Informáticos
Membro
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2006/09 - 2008/08 | Membro do Conselho Pedagógico do ISPA-Instituto Universitário
Membro
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |