???global.info.a_carregar???
Anabela Mesquita. Concluiu o(a) Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação em 2002 pelo(a) Universidade do Minho, Mestrado em Informática no ensino em 1995 pelo(a) Universidade do Minho, Licenciatura em Secretariado de Gestão em 1989 pelo(a) Instituto Politécnico do Porto e Bacharelato em Línguas e Secretariado em 1986 pelo(a) Instituto Politécnico do Porto. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico do Porto e Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico do Porto. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Participou em 1 evento(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas atividades profissionais interagiu com 43 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Anabela Mesquita

Nomes de citação

  • Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira
  • Anabela Sarmento
  • Anabela Mesquita

Identificadores de autor

Ciência ID
8C1F-CF85-6983
ORCID iD
0000-0001-8564-4582
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=QCgm-YYAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
B-3353-2008
Scopus Author Id
55441402600

Websites

  • http://www.iscap.ipp.pt (Profissional)
  • https://abmesquita.wixsite.com/anabelamesquita (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2002
Concluído
Tecnologias e Sistemas de Informação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Impacto dos Sistemas de Trabalho Colaborativos nas Organizações: Estudo de Casos de Adopção e Utilização de Sistemas Workflow" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1995
Concluído
Informática no ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Os professores de Língua Estrangeira e a Utilização das Novas Tecnologias de Informação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1989
Concluído
Secretariado de Gestão (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
15
1986
Concluído
Línguas e Secretariado (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2020/07/04 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1990/05 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1990/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Cargos e Funções

2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2018 Conselho de gestão ou orgão correspondente
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2016 Conselho de gestão ou orgão correspondente
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - 2022 BIG Internprize - Business Ideas Generation
KA202 - 2019-1-TR01-KA202-074033
Bolseiro de Integração na Investigação
Erasmus Plus
2018 - 2022 Direction Employment
2017-1-294
Bolseiro de Integração na Investigação
EEA Grants
2018 - 2021 ELSE – Eco/Logical Learning and Simulation Environments in Higher Education
2018-1-IT02-KA203-048006
Bolseiro de Integração na Investigação
Erasmus Plus
2018 - 2020 YBS - Your Business Success
KA202 – 2018-1-PT01-KA202-047311
Bolseiro de Integração na Investigação
Erasmus Plus
2018 - 2019 COOPCom Refugees
KA105 - 2018-2-FR02-KA105-014594
Bolseiro de Integração na Investigação
Erasmus Plus
2016 - 2019 iGEN – Interwork between Generation Z and Employers
2016-1-CZ01-KA202-023939
Bolseiro de Integração na Investigação
Erasmus Plus
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, P; Mesquita, A. "Experimental Learning and Enhanced Learning Environments The case of Business Simulators". 2019.
    10.23919/cisti.2019.8760626
  2. Oliveira, L.; Mesquita, A.; De Oliveira, A.J.. "A methodology for improving NEET youth employment in the ICT labour market". 2019.
  3. Moreira, F.; Mesquita, A.; Peres, P.. "O modelo personalizado de ambiente de aprendizagem 4.0,Educação 4.0 e a transformação dos ambientes de aprendizagem". 2019.
    10.23919/CISTI.2019.8760900
  4. Moreira, F; Mesquita, A; Peres, P. "Education 4.0 and the transformation of learning environments". 2019.
  5. Mesquita, A; Peres, P; Moreira, F. "The Use of Technology in Portuguese Higher Education: Building Bridges Between Teachers and Students". 2018.
    10.1007/978-3-319-77712-2_127
  6. Peres, P; Mesquita, A. "FLIPPING THE HIGHER EDUCATION". 2018.
  7. Peres, P.; Mesquita, A.. "Characteristics and learning needs of generation z". 2018.
  8. Moreira, F; Mesquita, A; Peres, P. "Customized X-Leaming Environment: Social Networks & knowledge-sharing tools". 2017.
    10.1016/j.procs.2017.11.025
  9. Mesquita, A; Moreira, F; Peres, P. "The Future of Higher Education - Students' Views About Challenges Promoted by Technologies". 2017.
    10.1007/978-3-319-56541-5_37
  10. Peres, Paula; Moreira, Fernando; Mesquita, Anabela; Peres, P.; Moreira, F.; Mesquita, A.. "Higher education teachers in Portugal use technology in their educational activities: Myth or Reality?". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975681
  11. Mesquita, A.; Peres, P.. "Preface". 2017.
  12. Peres, P.; Silva, P.; Mesquita, A.. "Challenges when preparing and implementing in e/b-learnin courses: Lessons learned". 2017.
  13. Mesquita, A; Peres, P; Oliveira, L. "IMPROVING FINANCIAL LITERACY IN EUROPE: CONTRIBUTIONS OF THE EFINLIT PROJECT". 2016.
    10.21125/inted.2016.0377
  14. Peres, P; Mesquita, A. "FLIPPING THE CLASSROOM: THE GAINTIME PROJECT". 2016.
  15. Guimaraes Arade de Macedo, JFDGA; Pinheiro Goncalves, PJP; Teixeira Sarmento, AMT. "Determinants of Concern about Data Protection in Cloud Computing: Construction and Proposal of a Conceptual Model". 2016.
  16. Silva, P; Mesquita, A; Peres, P. "EUROPEAN PROJECTS: CHALLENGES AND NEEDS TO BE ADDRESSED". 2016.
  17. Peres, P; Mesquita, A. "HOW TO FLIPPED THE CLASSROOM. HIGHER EDUCATION INSTITUTION". 2016.
  18. Peres, P; Mesquita, A. "Moving Blended Learning Beyond Learning Management Systems". 2016.
  19. Mesquita, A; Peres, P; Oliveira, L. "Social Media as a Facilitator of Financial Literacy Competencies in e-Learning Courses: Contribution of the e-Finlit European Project". 2016.
  20. Silva, P; Mesquita, A; Bertuzi, R. "THE ENTRE4FUTURE PROJECT: EDUCATE ENTREPRENEURS THROUGH SIMULATION METHODOLOGIES". 2016.
  21. Silva, P; Bertuzi, R; Mesquita, A. "BUSINESS SIMULATION BEFORE AND AFTER ENTRE4FUTURE PROJECT: LESSONS LEARNED". 2016.
  22. Mesquita, A; Moreira, F; Peres, P. "CUSTOMIZED x-LEARNING ENVIRONMENT". 2016.
    10.21125/iceri.2016.1191
  23. Silva, Paulino; Mesquita, Anabela; Peres, Paula. "European Projects : Challenges and Needs to Be Addressed". 2016.
  24. Mesquita, Anabela; Moreira, Fernando; Peres, Paula; Mesquita, A; Moreira, F; Peres, P. "Customized learning environment: A new approach". 2016.
    10.1109/CISTI.2016.7521621
  25. Peres, P.; Mesquita A.; Peres, P; Mesquita, A. "Master Model to Gain Time in Your Classroom: An Ongoing Project". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Porto, 2015.
    Publicado • 10.1145/2808580.2808656
  26. Peres, P.; Mesquita, A.. "Games and innovative teaching methods: GAIN TIME in Portugal". 2015.
    10.1109/cisti.2015.7170409
  27. Mesquita, A; Peres, P; Oliveira, L. "Financial Literacy in Portugal: state of the art and gap analysis". 2015.
    10.1145/2808580.2808657
  28. Silva, P; Mesquita, A; Bertuzi, R. "Simulation for Entrepreneurship-ENTRE4FUTURE: An Ongoing European Project". 2015.
    10.1145/2808580.2808658
  29. Peres, P.; Mesquita A.. "MOOCs – a love story or a nightmare?". Trabalho apresentado em The 25th SPACE AGM and Conference, Barcelona, Spain, 2014.
    Publicado
  30. Peres, P.; Mesquita A.. "Evaluating the Quality and the Success of Online Courses". Trabalho apresentado em The Open and Flexible Higher Education Conference 2014. “New Technologies and the future of Teaching and Learning”, Poland-Krakow, 2014.
    Publicado
  31. Peres, P.; Mesquita A.; Mesquita, Anabela; Peres, Paula. "Inovação Pedagógica no Ensino Superior – o ensino a distância no ISCAP". Trabalho apresentado em Seminário: Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior, ACE Cultural do Porto, Porto, 2014.
    Publicado
  32. Peres, P.; Mesquita A.; Ribeiro, S.. "Tech-based Innovations in Pedagogical Practices: The case of ISCAP". Trabalho apresentado em TicEduca2014. III Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2014.
    Publicado
  33. Ramalho Correia, AMR; Paulos, A; Sarmento, AM; de Castro Neto, MD. "Virtual Communities of Practice: Investigating Motivations and Constraints in the Processes of Knowledge Creation and Transfer". 2009.
  34. Mesquita, Anabela; Mascarenhas, Artur. "Espaços digitais na sociedade intercutural". 2009.
  35. Correia, Ana Maria Ramalho; Paulos, Alice; Mesquita, Anabela. "Virtual communities of practice: examining the motivations and constraints in their knowledge creation and knowledge transfer preocesses". 2009.
  36. Ramalho Correia, AMR; de Sa, DM; Costa, AC; Sarmento, A. "Educational Characteristics of Adult Students in Portuguese Technological Schools". 2008.
    10.1109/fie.2008.4720395
  37. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. "Os desafios da qualificação profissional pós-secundária não-superior (nível 4) para a inovação empresarial no contexto da União Europeia e dos países da OCDE". 2008.
  38. Ramalho Correia, AMR; Sarmento, AM; Neto, MD; Correia, Ana Maria R.; Sarmento, Anabela Mesquita; Neto, Miguel de Castro; Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. "Learning to manage in knowledge based organizations - The role of portfoliose". 2007.
  39. Correia, Ana Maria Ramalho; Sá, Dulce Magalhães de; Costa, Ana Cristina; Mesquita, Anabela. "Lifelong learning: case study of adult students in portuguese technological schools and higher education institutions". 2007.
  40. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. "Aprendizagem ao longo da vida e ensino superior: contributos para o aumento da participação dos estudantes adultos não tradicionais". 2007.
  41. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. "Towards a knowledge-based society: the need for a continuous lifelong". 2007.
  42. Ramalho Correia, Ana Maria; De Sá, Dulce Magalhães; Costa, Ana Cristina; Sarmento, Anabela Mesquita; NOVA Information Management School (NOVA IMS). "Lifelong learning". 2007.
  43. Correia, Ana Maria Ramalho; Sá, Dulce Magalhães de; Mesquita, Anabela. "Web survey system to discover the actual role of experience in learning in higher education: a case study". 2006.
  44. Correia, Ana Maria Ramalho; Sá, Dulce Magalhães de; Costa, Ana Cristina; Mesquita, Anabela. "Knowledge sharing and learning processes: case study of portuguese technological schools and higher education institutions". 2006.
  45. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. "Os estudantes adultos não tradicionais e a aprendizagem no Ensino Superior: linhas orientadoras para uma melhor integração destes novos públicos". 2005.
  46. Sarmento, A.; Baptista, J.; Cardoso, L.; Lousã, M.; Babo, R.; Rebelo, T.. "MOISIG - The Communication in the Communities of Practice: is there a “best” tool?". Trabalho apresentado em International Conference of the Information Resources Management Association, Filadelfia, 2003.
    Publicado
  47. Mesquita, Anabela; Correia, Ana Maria Ramalho. "Knowledge magement: a rewarding challenge for SME's?". 2003.
  48. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. "Improving the learning experience and learning environment of adults in Higher Education – Project LIHE: the Portuguese case". 2003.
  49. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. "Gestão do conhecimento: competências para a inovação e competividade". 2003.
  50. Lousã, Mário Jorge Dias; Anabela Sarmento. "Os Sistemas Workflow como suporte à Gestão do Conhecimento". Trabalho apresentado em Conferencia Iberoamericana de Sistemas, Cibernética, e Informática (CISCI 2002), Orlando (USA), 2002.
    Publicado
  51. Lousã, Mário Jorge Dias; Anabela Sarmento. "Implementação e Utilização de Sistemas Workflow como suporte à Gestão do Conhecimento: Um estudo de caso". Trabalho apresentado em 3ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Coimbra, 2002.
    Publicado
  52. Baptista, J.; Sarmento, A.; Rebelo, T.; Lousã, M.; Babo, R.; Cardoso, L.. "MOISIG: A Knowledge Management Example. In M. Khosrowpour". Trabalho apresentado em Conferência Internacional da Information Resources Management Association, Toronto, 2001.
    Publicado
  53. Lousã, Mário Jorge Dias; Anabela Sarmento. "Sistemas Workflow: contributos para a aprendizagem organizacional". Trabalho apresentado em II Encuentro Iberoamericano de Finanzas y Sistemas de Información, Palma de Maiorca, 2001.
    Publicado
  54. Anabela Sarmento; João Batista; Leonor Cardoso; Lousã, Mário Jorge Dias; Rosalina Babo; Teresa Rebelo. "MOISIG – a Knowledge Management example". Trabalho apresentado em Information Resources Management Assotiation International Conference, Toronto, 2001.
    Publicado
  55. Lousã, Mário Jorge Dias; Anabela Sarmento; Altamiro Machado. "As Expectativas na Adopção de Sistemas de Automatização de Processos de Negócio (Workflow): Alguns Resultados de um Estudo de Caso". Trabalho apresentado em X Jornadas de Gestão Científica, Vila Moura, 2000.
    Publicado
  56. Lousa, M.; Sarmento, A.; Machado, A.. "Expectations towards the adoption of workflow systems: the results of a case study". Trabalho apresentado em Sixth International Workshop on Groupware. CRIWG 2000, Madeira, Portugal, 2000.
    Publicado • 10.1109/CRIWG.2000.885153
  57. Cardoso, L.; Rebelo, T.; Baptista, J.; Lousã, M.; Babo, R.; Sarmento, A.; Leonor Cardoso; et al. "MOISIG – a spontaneous Community of Practice". Trabalho apresentado em European Conference on Knowledge Management, Bled, 2000.
    Publicado
  58. Mesquita, Anabela; Batista, João; Cardoso, Leonor; Lousa, Mário; Babo, Rosalina; Machado, Adalmiro; Figueiredo, A. Dias; et al. "Gestão do conhecimento e sistemas de informação – que relação?". Trabalho apresentado em VIII Congresso de Contabilidade e Auditoria, Aveiro, 2000.
    Publicado
  59. Sarmento, A.; Lousa, M.; Machado, A.. "The adoption of groupware in organizations: the Portuguese case". Trabalho apresentado em Portland International Conference on Management of Engineering and Technology, Portland, OR, USA, 1999.
    Publicado • 10.1109/PICMET.1999.807823
  60. Mesquita, Anabela; Babo, Rosalina. "Modelos de gestão da informação institucional para apoio à investigação". 1999.
  61. Lousã, Mário Jorge Dias; Pedro Pimenta; Dinis Sousa; Pedro Ribeiro; José Pereira; Anabela Sarmento; Pedro Vilaça. "Modeling the Teaching Activity of a University Department: A System Dynamics/Thinking Experience". Trabalho apresentado em World Multiconference on Sistematics, Cybernetics and Informatics, Orlando, 1998.
    Publicado
  62. Lousã, Mário Jorge Dias; Anabela Sarmento; Altamiro Machado. "A adopção de ambientes de Trabalho Colaborativo nas organizações portuguesas". Trabalho apresentado em VII Jornadas de Contabilidade, Coimbra, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Anabela Mesquita; Fernando Moreira; Paula Peres. "The Customized xLearning Environment Model". International Journal of Online Pedagogy and Course Design (2017):
    10.4018/IJOPCD.2017100103
  2. Mesquita, A.; Correia, A.R.; Mesquita, Anabela; Correia, AnaMariaRamalho. "Editorial". Computers in Human Behavior 73 (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019839564&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.chb.2017.05.005
  3. Mesquita, A; Moreira, F; Peres, P. "The Customized xLearning Environment Model: Meeting the Needs and Expectations of Students". INTERNATIONAL JOURNAL OF ONLINE PEDAGOGY AND COURSE DESIGN (2017):
    10.4018/ijopcd.2017100103
  4. Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira; Peres, P.; Mesquita A.. "Critical Success Factors in the Adoption of Technologies in education in Higher Education". IJOPCD 6 (2016): http://www.igi-global.com/journal/international-journal-online-pedagogy-course/1183.
    Aceite para publicação • 10.4018/IJOPCD.2016010103
  5. Peres, P.; Mesquita, A.. "Flipping the classroom to gain time: A pedagogical innovative model". Journal of Cases on Information Technology 18 4 (2016): 36-52. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85008881531&partnerID=MN8TOARS.
    10.4018/JCIT.2016100103
  6. Peres, P.; Mesquita A.; Peres, Paula; Instituto Politécnico do Porto / ISCAP - CICE; Mesquita, Anabela; Instituto Politécnico do Porto / ISCAP - CICE; Peres, Paula; Mesquita, Anabela. "Dimensões para a construção de um curso em b-learning: Um estudo de caso". Revista CIDTFF - Indagatio Didatica 6 1 (2014): 165-183. file:///C:/Users/user/Downloads/2679-9756-1-PB.pdf.
    Publicado
  7. Mesquita, Anabela. "E-portfolios and Global Diffusion: Solutions for Collaborative Education". Online Information Review 37 4 (2013): 660-661. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000324567600013&KeyUID=WOS:000324567600013.
    10.1108/oir-05-2013-0115
  8. Mesquita, Anabela. "Personal Knowledge Capital: The Inner and Outer Path of Knowledge Creation in a Web World". Online Information Review 37 4 (2013): 664-665. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000324567600017&KeyUID=WOS:000324567600017.
    10.1108/oir-05-2013-0119
  9. Mesquita, Anabela. "Social Media for Academics: A Practical Guide". Online Information Review 37 6 (2013): 987-988. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000327803300012&KeyUID=WOS:000327803300012.
    10.1108/OIR-06-2013-0153
  10. Mesquita, Anabela. "Collaborative and Distributed E-research. Innovations in Technologies, Strategies and Applications". Online Information Review 37 1 (2013): 146-147. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000317635000010&KeyUID=WOS:000317635000010.
    10.1108/14684521311311676
  11. Scarlat, C.; Mesquita, A.; Borangic, D.; Popescu, T.. "Conciliating the theories on entrepreneurship: Entrepreneurial manager, entrepreneurial management and entrepreneurial organisation". UPB Scientific Bulletin, Series D: Mechanical Engineering 75 2 (2013): 251-264. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878412451&partnerID=MN8TOARS.
  12. Mesquita, A. "Human-Information Interaction and Technical Communication: Concepts and Frameworks". IJTHI (2013): https://www.authenticus.pt/P-00M-QH0.
    10.4018/jthi.2013010107
  13. Rahman, H.; Mesquita, A.; Ramos, I.; Pernici, B.. "Preface". Lecture Notes in Business Information Processing 129 LNBIP (2012): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84868128038&partnerID=MN8TOARS.
  14. Rahman, H.; Mesquita, A.; Ramos, I.; Pernici, B.. "Preface". Lecture Notes in Business Information Processing 129 LNBIP (2012):
  15. Rahman, H.; Mesquita, A.; Ramos, I.; Pernici, B.. "Preface". Lecture Notes in Business Information Processing 129 LNBIP (2012):
  16. Rahman, H.; Mesquita, A.; Ramos, I.; Pernici, B.. "Preface". Lecture Notes in Business Information Processing 129 LNBIP (2012):
  17. Rahman, H.; Mesquita, A.; Ramos, I.; Pernici, B.. "Preface". Lecture Notes in Business Information Processing 129 LNBIP (2012): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84868128038&partnerID=MN8TOARS.
  18. Ramalho Correia, A.M.; Mesquita, A.. "Learning in Higher Education: Strategies to Overcome Challenges Faced by Adult Students—Lessons Drawn from Two Case Studies in Portugal". International Journal of Information and Communication Technology Education (IJICTE) 3 2 (2007): 1-14. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85001720208&partnerID=MN8TOARS.
    10.4018/jicte.2007040101
  19. Lousã, Mário Jorge Dias; Altamiro Machado; Anabela Sarmento. "Sistemas de Automatização de Processos de Negócio (Workflow Systems): potencialidades e perspectivas de evolução". Politécnica 1 (2000): 17-24.
    Publicado
  20. Lousã, Mário Jorge Dias; Altamiro Machado; Anabela Sarmento. "Sistemas de Automatização de Processos de Negócio (Workflow Systems): Considerações sobre o Contexto Organizacional e Proposta de Estrutura de Análise do seu Impacto nas Organizações". Sistemas de Informação - APSI 12 (2000): 19-35.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Rebelo, T.; Cardoso, L.. "Aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e vantagem competitiva sustentável", Associação Industrial da Região de Viseu, 2001
Capítulo de livro
  1. Mesquita, A; Oliveira, A; Sequeira, A; Oliveira, L; Silva, P. "The Workforce of the Future - Projects and Initiatives to Overcome the Challenges Enacted by the Digital Transformation". 2019.
    10.1007/978-981-15-2024-2_23
  2. Anabela Mesquita. "The Development of a Master Thesis Mediated Through Technology". In Challenges Felt in the Master of Administration Assistance. Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5936-8.ch017
  3. Paula Peres; Anabela Mesquita. "Creating a Global and Innovative Higher Education Environment". In A Case Study. Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5466-0.ch018
  4. Mesquita, Anabela; Peres, Paula; Moreira, Fernando. "The use of technology in Portuguese higher education: Building bridges between teachers and students". Springer, 2018.
    https://doi.org/10.1007/978-3-319-77712-2_127
  5. Mesquita, Anabela; Moreira, Fernando; Peres, Paula. "The future of higher education: students’ views about challenges promoted by technologies". Springer, 2017.
    10.1007/978-3-319-56541-5_37
  6. Rahman, Md. Hakikur; Mesquita, Anabela; Ramos, Isabel; Pernici, Barbara. "Preface [to] Knowledge and technologies in innovative information systems". Springer, 2012.
  7. Mesquita, Anabela. "Creativity and digital spaces in the intercultural society". Cambridge Scholars Publishing, 2012.
  8. Sarmento, A; Batista, J; Cardoso, L; Lousa, M; Babo, R; Rebelo, T. "The Use of Action Research in the Improvement of Communication in a Community of Practice". 2011.
    10.4018/978-1-93177-751-3.ch020
  9. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. "The role of Lifelong Learning in the creation of a knowledge-based society for Europe: european policies". IGI Global, 2009.
  10. Correia, Ana Maria Ramalho; Sá, Dulce Maria Cardoso Pereira; Costa, Ana Cristina; Mesquita, Anabela. "Building a knowledge and learning society in Portugal: adult students in technological schools and higher education institutions". Peter Lang, 2009.
  11. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. "The Role of lifelong learning in creation of a european knowledge-based society". IGI Global, 2009.
    DOI: 10.4018/978-1-59904-883-3.ch114
  12. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. "The development of a knowledge based society: challenges for e-learning". IGI Global, 2008.
  13. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. "Adult learners in higher education". IGI, 2005.
  14. Lousã, Mário Jorge Dias; Leonor Cardoso; Teresa Rebelo; Anabela Sarmento; João Batista; Rosalina Babo. "The Use of Action Research in the Improvement of Communication in a Community of Practice: The MOISIG Case". In Knowledge Management Current Issues and Challenges, 274-290. Hershey, Estados Unidos: Idea Group Publishing, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Rahman, H; Mesquita, A; Ramos, I; Pernici, B. Knowledge and Technologies in Innovative Information Systems - 7th Mediterranean Conference on Information Systems, MCIS 2012, Guimarães, Portugal, September 8-10, 2012. Proceedings. 2012.
    10.1007/978-3-642-33244-9
Livro
  1. Mesquita, A.; Oliveira, L.; Sequeira, A.. The Future of the Digital Workforce: Current and Future Challenges for Executive and Administrative Assistants. 2019.
    10.1007/978-3-030-16181-1_3
  2. Mesquita, A.. Preface. 2017.
    10.4018/978-1-5225-1868-6
  3. Mesquita, A.. Preface. 2017.
  4. Mesquita, A.; Peres, P.. Preface. 2015.
    10.4018/978-1-4666-8279-5
  5. Mesquita, A.; Correia, A.R.; Vieira, D.A.. How social media tools are used in research: A case study. 2015.
    10.4018/978-1-4666-8614-4.ch037
  6. Mesquita, A.. Preface. 2015.
    10.4018/978-1-4666-8450-8
  7. Lencastre, José Alberto; Bronze, José Carlos; Peres, Paula; Pimenta, Pedro; Mesquita, Anabela. Building (e-)learning bridges: uma visão europeia das barreiras ao e-Learning. Vida Económica. 2015.
  8. Mesquita, A.. Preface. 2015.
  9. Mesquita, A.; Peres, P.. Preface. 2015.
  10. Ramos, Isabel, ed.; Mesquita, Anabela, ed.; Ramos, Isabel; Mesquita, Anabela. Abstracts of papers presented at the 12th European Conference on Research Methodology for Business and Management Studies. Academic Conferences and Publishing International. 2013.
  11. Rahman, H.; Mesquita, A.; Ramos, I.; Pernici, B.. Preface. 2012.
  12. Rahman, H.; Mesquita, A.; Ramos, I.; Pernici, B.. Preface. 2012.
  13. Rahman, H.; Mesquita, A.; Ramos, I.; Pernici, B.. Preface. 2012.
  14. Rahman, H.; Mesquita, A.; Ramos, I.; Pernici, B.. Preface. 2012.
  15. Mesquita, Anabela. Human interaction with technology for working, communicating, and learning: advancements. IGI Global. 2012.
    DOI: 10.4018/978-1-61350-465-9
  16. Mesquita, Anabela. User perception and influencing factors of technology in everyday life. IGI Global. 2012.
    DOI: 10.4018/978-1-4666-1954-8
  17. Mesquita, Anabela; Rahman, H.; Ramos, I.; Pernici, B.. Knowledge and technologies in innovative information systems. Springer. 2012.
  18. Mesquita, Anabela. Sociological and philosophical aspects of human interaction with technology : advancing concepts. IGI Global. 2011.
    DOI: 10.4018/978-1-60960-575-9
  19. Mesquita, A. Technology for Creativity and Innovation. 2011.
    10.4018/978-1-60960-519-3
  20. Mesquita, Anabela. Technology for creativity and innovation: tools, techniques and applications. IGI Global. 2011.
    DOI: 10.4018/978-1-60960-519-3
  21. Mesquita, Anabela; Gonçalves, Zita Romero; Pinto, Susana; Neves, Elsa; Castro, Eliana. Protocolo e etiqueta organizacional: projecto InterCom. Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. 2009.
  22. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. Novos públicos no ensino superior desafios da sociedade do conhecimento. 2006.
  23. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. The European challenge of KMN and innovation: a skills and competence portfolio for knowledge worker in SME's. Idea Group Publishing. 2004.
Resumo em conferência
  1. Sarmento, A.; Baptista, J.; Cardoso, L.; Lousã, M.; Babo, R.; Rebelo, T.. "A Learning Process: Some reflections about action research". Trabalho apresentado em Conferência Internacional da Information Resources Management Association, Washington, 2002.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Mesquita, Anabela. "Impacto dos sistemas colaborativos nas organizações: estudo de casos de adopção e utilização de sistemas workflow". Doutoramento, 2002. http://hdl.handle.net/10400.22/3930.

Outros

Outra produção
  1. Moreira, F; Peres, P; Mesquita, A. 2019. Special Issue on Smart Higher Education: Bridging the Gap Between Teachers and Students Through Technologies.
  2. Azevedo, A; Mesquita, A. 2018. Special Issue on Information Systems Innovation and Competitiveness Preface.
  3. Mesquita, Anabela; Moreira, Fernando; Peres, Paula. 2017. The customized xLearning environment model: meeting the needs and expectations of students. The evolution in Information Communication Technologies, the changes in the labour market requirements together with the needs and expectation of students who arrive in higher education institutions, are forcing education to adapt. Students do not learn all at the same pace nor have all the same learning style or habits. An ideal learning environment would consider these differences as well as stu. http://hdl.handle.net/11328/2336.
    10.4018/IJOPCD.2017100103
  4. Moreira, Fernando; Mesquita, Anabela; Peres, Paula. 2017. Customized X-Learning environment: social networks & knowledge-sharing tools. The educational model based on fixed time, place, curriculum, and pace is not enough in today’s society and knowledge-based economy. The education system needs to address the diversity of students’ backgrounds and needs. Furthermore, educational equity is not about equal access and inputs, but ensuring that a student’s educational path, curriculum, instruction, and schedule is developed in order t. http://hdl.handle.net/11328/2333.
    https://doi.org/10.1016/j.procs.2017.11.025
  5. Mesquita, A; Peres, P; Xhafa, F; Wang, XA. 2016. Special Issue on Data Security, Privacy, and Trust in Networked Environments Preface.
  6. Mesquita, Anabela; Moreira, Fernando; Peres, Paula. 2016. Customized learning environment. The education sector is going through a very marked change in relation to the needs of students who arrive at Higher Institutions Education (HIEs), and the labor market requirements. There are already solutions that try to meet the new requirements; however, the changing of Information and Communication Technologies (ICT) require a rapid and demanding adaptation. In this context it is assumed that. http://hdl.handle.net/10400.22/10111.
  7. Silva, Paulino; Bertuzi, Rui; Mesquita, Anabela. 2016. Business simulation before and after ENTRE4FUTURE PROJECT: lessons learned. This paper presents lessons learned from the changes introduced to Business Simulation (BS) courses at ISCAP / IPP as a result of the participation in the international project “Entre4Future – Simulation for Entrepreneurship”. Besides the exchange of professional experience among teachers, researchers and students, Entre4future Project intends to develop outputs, such as teaching methodologies and. http://hdl.handle.net/10400.22/9373.
  8. Mesquita, Anabela; Peres, Paula. 2016. Flipping the classroom to gain time. This article describes the European project GainTime developed in the educational field. The objectives of the project concern the development of professional and pedagogical competences among teachers and trainers. It intends to enhance learning through the use of Information and Communication Technologies and increase the access to Open Educational Resources (OER) with the aim to combine higher. http://hdl.handle.net/10400.22/9429.
    10.4018/IJOPCD.2016010103
  9. Mesquita, Anabela; Peres, Paula. 2016. Critical success factors in the adoption of technologies in education in higher education. Distance learning has evolved a lot since the moment students received materials by mail and as regular correspondence. At that time, students worked already at their own pace and concluded training according to their professional work and agenda. Today, although courses by correspondence still exist, they are being quickly replaced by distance learning. And the success of this format of education. http://hdl.handle.net/10400.22/9428.
    10.4018/JCIT / SCOPUS
  10. Silva, Paulino; Mesquita, Anabela; Bertuzi, Rui. 2016. The Entre4Future project. This paper presents some of the results already achieved in the European project titled "Simulation for Entrepreneurship - ENTRE4FUTURE". Seven organizations from six different countries participate in this project. Organizations are from two different groups. We have a group of five educational organizations from Romania (project leader), Portugal, Spain, Austria and Denmark. The second group is. http://hdl.handle.net/10400.22/8136.
  11. Mesquita, Anabela; Ribeiro, Sandra; Peres, Paula. 2014. Tech-based Innovations in pedagogical practices: the case of ISCAP. The exponential growth of the use of Internet and educational technologies has fostered deep transformations in the teaching-learning process in Higher Education Institutions (HEI) in Portugal. Institutions have great responsibility in granting both teachers and students access not only to educational practices but also to suitable educational technologies, in order to potentiate learning opportun. http://hdl.handle.net/10400.22/5167.
  12. Peres, Paula; Mesquita, Anabela. 2014. Evaluating the quality and the success of online courses. Measuring the quality of a b-learning environment is critical to determine the success of a b-learning course. There are a lot of materials related to the quality process, namely different approaches and perspectives but none of them is specific of the product of a b-learning context. In this paper we identify the indicators that should be analyzed in order to determine the quality of a b-learning. http://hdl.handle.net/10400.22/5169.
  13. Peres, Paula; Ribeiro, Sandra; Tavares, Célia; Oliveira, Luciana; Silva, Manuel; Mesquita, Anabela. 2010. Sustainable blended-learning in HEI: developing and implementing multi-level interventions. This chapter aims to demonstrate how PAOL - Unit for Innovation in Education, a project from ISCAP - School of Accounting and Administration of Oporto ..... http://hdl.handle.net/10400.22/2807.
  14. Correia, Ana Maria Brigham da Silva Ramalho; Mesquita, Anabela; Paulos, A.; NOVA Information Management School (NOVA IMS); Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela; Paulos, Alice. 2010. Innovation through virtual communities of practice: motivations and constraints in the knowledge-creation process. Communities of Practice(CoP) are places which provide a sound basis for organizational learning, enabling knowledge creation and acquisition,thereby improving organizational performance, leveraging innovation and consequently increasing competitiveness. Virtual Communities of Practice (VCoP) can perform a central role in promoting communication and collaboration between members who are dispersed i. http://hdl.handle.net/10362/28493.
  15. Correia, Ana Maria Ramalho; Paulos, Alice; Mesquita, Anabela. 2009. Virtual communities of practice: investigating motivations and constraints in the processes of knowledge creation and transfer. With accelerated market volatility, faster response times and increased globalization, business environments are going through a major transformation and firms have intensified their search for strategies which can give them competitive advantage. This requires that companies continuously innovate, to think of new ideas that can be transformed or implemented as products, processes or services, gen. http://hdl.handle.net/10400.22/551.
  16. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. 2009. Challenges for e-learning and adult students in higher education. This article examines Lifelong Learning, from the perspective of the adult learner in higher education, by presenting some of the results of a project, funded by the European Commission's Socrates Programme, LIHE, Learning in Higher Education. It is structured as follows: first, the background of the project is described, then the experiences of the adult student, concerning their induction and tu. http://hdl.handle.net/10400.22/540.
  17. Mesquita, Anabela; Mascarenhas, Artur. 2009. How can we help students to improve their creativity? – lessons learned from a case study. One of the main concerns of today’s organizations is to cope with the rapid pace of change while maintaining their competitive advantage. This means that firms must be innovative, create new knowledge and have new ideas constantly. Similarly, one of the main concerns of lecturers is to help students to develop creativity. According to some authors, new ideas, new thoughts, innovation can arise in. http://hdl.handle.net/10400.22/564.
  18. Correia, Ana Maria Ramalho; Sá, Dulce Magalhães de; Costa, Ana Cristina; Mesquita, Anabela. 2008. Educational characteristics of adult students in portuguese technological schools. Despite a massive expansion of education in Portugal, since the 1970’s, educational attainment of the adult population in the country remains low. The numbers of working-age people in some form of continuing education are among the lowest, according to the OECD and EU-27 statistics. Technological Schools(TS), initially created in the 1990’s, under the umbrella of the Ministry of Economy in partner. http://hdl.handle.net/10400.22/541.
  19. Correia, Ana Maria Ramalho; Paulos, Alice; Mesquita, Anabela. 2008. Comunidades de prática: factores críticos de sucesso para a inovação e a partilha de conhecimento. As comunidades de prática constituem um espaço privilegiado de interacção entre os seus membros, promovendo a aprendizagem e a partilha de conhecimento. Sendo esta última uma condição crítica de sucesso para a promoção da inovação, revela-se, pois, crucial, compreender os factores organizacionais que poderão condicionar esta partilha, inibindo-a ou potenciando-a. Assim, nesta comunicação começa-se. http://hdl.handle.net/10400.22/545.
  20. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. 2007. Learning in higher education: strategies to overcome challenges faced by adult students - lessons drawn from two studies in portugal. The development of a knowledge-based society needs a technological infrastructure and a workforce with the necessary knowledge and competences, supported by a well-structured initial education and a continuous learning program, available to all citizens, including those who did not have the opportunity to attend Higher Education (HE) when they were younger. We recognize that these students may be. http://hdl.handle.net/10400.22/559.
  21. Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela. 2005. Learning in higher education: the ISEGI case. Comunicação apresentada na IRMA Information Resources Management Association International Conference, San Diego, CA, 15 19 May. Disponível on-line: www.gbv.de/dms/tib-ub.../495851841.pdf. http://hdl.handle.net/10400.22/549.
  22. Mesquita, Anabela. 2002. Comunicação organizacional - efeitos da adopção de um sistema de informação. Num contexto de rápidas mudanças, a informação e o conhecimento desempenham um papel cada vez mais importante e decisivo na competitividade e sucesso das organizações. Para responder aos desafios e oportunidades do meio envolvente, adoptam-se novos modelos de organização social, cada vez mais flexíveis e dinâmicos, voltados para o trabalho em equipa, bem como tecnologias de informação que permitam. http://hdl.handle.net/10400.22/1664.
  23. Santos, José de Freitas; Mesquita, Anabela; Babo, Rosalina. 1998. A sociedade da informação e o ensino da gestão do secretariado no Politécnico. 19 e 20 de Fevereiro de 1998. http://hdl.handle.net/10400.22/4841.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Antecedentes da lealdade do estudante do ensino técnico público - um estudo empírico no Brasil Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 A satisfação no local de trabalho - fatores influenciadores dos servidores técnicos administrativos em educação do IFTM - Campus Uberlândia Centro, um estudo de caso Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Diagnóstico da gestão do conhecimento: estudo de caso em uma instituição pública brasileira Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Análise dos antecedentes da intenção empreendedora de alunos universitários: um estudo empírico no Brasil Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Avaliação económica financeira na implantação energia solar fotovoltaica na região noroeste de minas Gerais: estudo de caso de micro e minigeração no município de Paracatu Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Eficiência da aprendizagem à distância com simuladores Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 O impacto do comportamento dos líderes na percepção do clima organizacional no Instituto Federal de Goiás Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Análise dos antecedentes do comportamento de compra online no comércio electrónico: um estudo empírico no Brasil Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Antecedentes e consequentes da identificação do adepto de futebol com o seu clube esportivo: um estudo empírico no Brasil Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Validação da escala SERVQUAL - um estudo empírico com alunos na instituição de ensino superior do Brasil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2017 RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A ÓTICA DA TRANSPARÊNCIA: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, UMA INSTITUIÇÃO BRASILEIRA PÚBLICA DE ENSINO Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2017 A marca nas instituições de ensino superior: o impacto da marca P.Porto junto dos estudantes do 1º ano do ISCAP em 2016/2017 Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2017 A importância do acolhimento e da integração na cultura organizacional: o manual de acolhimento como instrumento de socialização de novos servidores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - uma proposta Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2017 Clima organizacional pós-fusão numa instituição federal de ensino: um estudo de caso da nova composição estrutural do IFTM no período 2009-2011 Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015 - 2015 Os fatores influenciadores do intraempreendorismo no profissional de secretariado Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015 - 2015 Computação em nuvem - Um estudo empírico exploratório sobre as determinantes da preocupação com a proteção de dados Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015 - 2015 Inovação de técnicas administrativas para o melhoramento de desempenho das atividades organizacionais: um estudo feito nas Direções Provinciais do Setor Público no Cuanza Norte Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2013 Literacia de Informação na Polícia de Segurança Pública Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - 2012 Gestão do Conhecimento numa Instituição do Ensino Superior Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - 2012 Os benefícios e as dificuldades na certificação da qualidade Norma NP EN ISSO 9001 Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - 2012 Conceção e Implementação de um Website de um Website de uma Associação Sindical Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - 2012 Planificação de um sistema de informação para a UFCA da ESEIPP Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - 2012 Estratégias de Comunicação Interna Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - 2012 Comunicação de Marketing (Publicidade, Relações Públicas e Marketing Direto) Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - 2012 O Impacto da Comunicação de Marketing no sucesso das Organizações. Caso de estudo da CBRE Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2011 - 2011 A Gestão do Conhecimento integrada nos Processos Empresariais Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2002 - 2002 Qualidade e Competitividade
Seminário
Qualidade e Competitividade
Engº Manuel José G. L. Moura, Portugal