???global.info.a_carregar???
Susana Emília Vaz de Oliveira e Sá. Completed the Doutoramento in Ciências da Educação in 2012 by Universidade do Minho, Doutoramento in Doutoramento in 2015/06/30 by Universidade do Minho, Mestrado in Supervisão Pedagógica in 2000 by Universidade do Minho and Licenciatura in Licenciatura em Ensino de Física e Química in 1988 by Universidade do Minho. Is Membro da Comissão Científica in CIAIQ, Membro da Comissão Científica in TechLING2020., Adjunct Teacher in Instituto de Estudos Europeus, em Fafe and Lecture na Cátedra da Unesco in Unesco Italia. Published 36 articles in journals. Has 17 section(s) of books. Participates and/or participated as Researcher in 1 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Avaliação; Supervisão Pedagógica; Mediação; webQDA; Rankings; Secondary education; External evaluation; Content analysis; EDUCAÇÃO; EDUCATION; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; PROFESSIONAL DEVELOPMENT; AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO; PERFORMANCE EVALUATION; PROFESSORES; TEACHERS; INTERAÇÃO SOCIAL; SOCIAL INTERACTION; INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA; QUALITATIVE RESEARCH; ENSINO SUPERIOR; HIGHER EDUCATION; ABANDONO ESCOLAR; DROPPING OUT; Educação; Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade; Primeira infância; Experiências-chave; Observação; Aprendizagem; Avaliação.; Evasão no ensino superior; Estudo sobre evasão; UFG; Evasion in higher education; Study on evasion; EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM; Network; Pedagogical supervision; CAQDAS; WebQDA®; interação entre pares; sucesso na aprendizagem; desenvolvimento profissional; avaliação do desempenho docente; interaction entre pairs; le succès dans l?apprentissage; perfectionnement professionnel; évaluation de la performance des enseignants; peers interaction; success in learning; professional development; teacher performance assessment.; interacción entre pares; el éxito en el aprendizaje; desarrollo profesional; evaluación del desempeño docente; Higher Education; Methods of Teaching and Assessment; Feedback; Centrality of the Student; Creche; Áreas de conteúdo; Qualidade; Avaliação; Ciências Sociais::Ciências da Educação; Ensino Superior; Qualidade; A3ES; ISPGAYA.; Teaching methods; Teacher-Centred Education; Active Learning; Perceptions of Education; Science & Technology; Social Sciences; Educational Evaluation; Student Assessment; Learning; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Emília Vaz de Oliveira e Sá

Nomes de citação

  • Sá, Susana
  • Susana Oliveira e Sá
  • Sá, S. O.

Identificadores de autor

Ciência ID
8C1F-A213-2E27
ORCID iD
0000-0003-1339-5745

Endereços de correio eletrónico

  • susana.sa@iees.pt (Profissional)

Moradas

  • Rua Universitária, Medelo, Apartado 178, 4824-909 , Fafe, Fafe, Portugal (Profissional)
  • Braga, 4710-452, Braga, Braga, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2022/04/01 - 2023/04/01
Em curso
Pós-Doutoramento (Diplôme d´études supérieures)
Universidade Católica de Brasília, Brasil
2015/09/01 - 2016/07/01
Concluído
Pós Doutoramneto (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
Aprovada
2015/06/30
Concluído
Doutoramento (Doutoramento)
Especialização em Desenvolvimento Curricular - Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com distinção
2012
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior: Perspetivas e Práticas " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2000
Concluído
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Ciência-Tecnologia-Sociedade: uma implementação no ensino/aprendizagem do 8º ano na disciplina de Ciências Físico-Químicas. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1988
Concluído
Licenciatura em Ensino de Física e Química (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14,0 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/07/09 - 2019/06/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2018 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2017 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/05 - Atual Lecture Cátedra da Unesco Educação, Juventude e Sociedade Unesco Italia, Itália
Unesco Italia, Itália
2020 - Atual Membro da Comissão Científica TechLING2020., Portugal
2016 - Atual Membro da Comissão Científica CIAIQ, Portugal
2011/09/01 - 2012/08/31 Professora contratada a termo. Formadora do centro de Formação da associação de escolas de Vila nova de Famalicão. Mediadora de problemas educativos na escola. Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Portugal
2009/09/30 - 2011/08/31 Desenvolvimento da investigação que deu origem ao projeto de Doutoramento Universidade do Minho, Portugal
2008/09/01 - 2009/08/31 Licença Sabática com redução a 100% da componente letiva para desenvolver investigação no domínio da educação - divulgação científica Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Portugal
2000/09/01 - 2008/08/31 Professora titular de Física e Química Diretora de Turma Coordenadora do Secretariado de Exames Supervisora Pedagógica de estágios pedagógicos Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Portugal
1987/09/01 - 2008/08/31 Professora de Física e Química do quadro de nomeação definitiva, lecionar aulas, diretora de turma e coordenadora do secretariado de exames e supervisora pedagógica de estágios pedagógicos. Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Portugal
1994/09/01 - 2000/09/01 Assistente convidada no Instituto de educação e Psicologia Lecionei aulas de Metodologia do Ensino da Física e da Química ao 4º ano da Licenciatura Ensino Física Química. Supervisora Pedagógica na for Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/04 - 2014/10 Assessment, Teaching And Learning In The Portuguese And Brazilian Higher Education: Realities And Perspectives Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. & COMPETE 2020

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Foresting and assessing students Creative and critical thinking skills in higher education and teacher education - OCDE-CERI
OCDE-CERI
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Em curso
2011/04/05 - 2014/10/04 Assessment, Teaching And Learning In The Portuguese And Brazilian Higher Education: Realities And Perspectives
PTDC/CPE-CED/114318/2009
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil

Universidade do Estado do Pará, Brasil

Universidade da Amazônia, Brasil

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cipriana Calengue; Susana Sá. "FAMILY AND PARENTING: A STUDY OF SUPPORT NEEDS IN TIMES OF COVID-19 IN THE ANGOLAN CONTEXT". 2023.
    10.21125/inted.2023.2165
  2. Justino Lourenço; José Morais; Mário Lousã; Susana Sá. "CHATBOT AS A NEW LECTURING TUTOR: CHALLENGES IN LECTURING AND IN CYBERSECURITY". 2023.
    10.21125/inted.2023.0543
  3. Susana Sá; Maria Cecília Fierro-Evans; Aleksander Veraksa; Cândido Alberto Gomes; Carlos Ângelo Meneses Sousa. "PERCEPTIONS OF HIGHER EDUCATION STUDENTS ON REMOTE EDUCATION AFTER THE COVID-19 CRISIS". 2023.
    10.21125/inted.2023.2159
  4. Raquel Monteiro; Dulce Noronha-Sousa; Susana Sá; Ricardo Oliveira; Estrela Paulo; Rosa Martins. "MUSIC AS AN ENHANCER OF WELL-BEING IN EARLY CHILDHOOD". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1138
  5. Andreia Xavier; Susana Sá; Dulce Noronha-Sousa; Ana Noronha; Patrícia Silva; Estrela Paulo; Rosa Martins. "CHILDREN'S FEARS IN EARLY CHILDHOOD: A PROJECT WITH PARENTS AND EDUCATORS". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1149
  6. Marta Moura; Susana Sá; Dulce Noronha-Sousa; Estrela Paulo; Rosa Martins; Joana Torres. "THE NATURE: THE EMPOWERMENT OF CHILDREN IN EARLY CHILDHOOD". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1145
  7. Justino Lourenço; Susana Sá; Nelson Neves; João Carlos Monteiro; José Santos; José Carlos Morais. "RESULTS OF THE EVALUATION OF CURRICULAR UNITS IN THE AREA OF MATHEMATICS IN HIGHER EDUCATION COURSES: A PRE AND POST- COVID-19 COMPARATIVE STUDY". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1292
  8. Nelson Neves; Susana Sá; João Carlos Monteiro; José Santos; Justino Lourenço; José Carlos Morais. "HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS ACESSIBILITY: A COMPARATIVE ANALYSIS OF ACCESS TO CONTENT ON INSTITUTIONAL SITES". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1396
  9. Andreia Costa; Dulce Noronha-Sousa; Ana Noronha; Susana Sá. "MUSIC IN KINDERGARTEN: ERADICATING STRESS AND ENHANCING DEVELOPMENT". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1141
  10. Justino Lourenço; José Morais; João Monteiro; José Santos; Nelson Neves; Susana Sá. "CONCEPTIONS ON HIGHER EDUCATION STUDENTS ABOUT USE OF TECHNOLOGIES IN THE LEARNING PROCESS: A COMPARATIVE STUDY". 2022.
    10.21125/inted.2022.1038
  11. Beatrice Gonçalves; Dulce Noronha-Sousa; Estrela Paulo; Rosa Martins; Susana Sá. "LEARNING IN THE PLAYGROUND: COMPARATIVE STUDY BETWEEN PRE-SCHOOL AND THE 1ST CYCLE". 2022.
    10.21125/inted.2022.0878
  12. Cristina Rocha; Dulce Noronha-Sousa; Enrique Vázquez-Justo; Estrela Paulo; Rosa Martins; Susana Sá. "EMOTIONAL INTELLIGENCE: EMOTIONS IN THE DEVELOPMENT OF CHILDREN IN THE 1ST CYCLE OF BASIC EDUCATION". 2022.
    10.21125/inted.2022.0875
  13. Joana Torres; Susana Sá. "HEALTH PROMOTION IN PRIMARY EDUCATION: HOW DO TEXTBOOKS FOSTER HYGIENE AND PREVENTION OF INFECTIONS?". 2021.
    10.21125/iceri.2021.2150
  14. Ana Souto-Silva; Susana Sá. "LEADERSHIP AND EDUCATIONAL MANAGEMENT IN PORTUGAL: A GUARANTEE FOR THE SUCCESS OF SCHOOLS". 2021.
    10.21125/iceri.2021.0558
  15. Geraldo Dória; Susana Sá. "SELF-EVALUATION IN THE CONSTRUCTION OF THE EDUCATIONAL PROJECT TO IMPROVE THE QUALITY OF TEACHING IN THE AUTONOMOUS REGION OF MADEIRA". 2021.
    10.21125/iceri.2021.0802
  16. Ana Noronha-Sousa; Patrícia Silva; Susana Sá. "COVID-19 PANDEMIC: THE IMPORTANCE OF PSYCHOLOGICAL SUPPORT TO STUDENTS IN HIGHER EDUCATION". 2021.
    10.21125/iceri.2021.0818
  17. Cindy Vaz; Renata Machado; Ana Camões; Susana Oliveira E Sá. "SOCIAL EDUCATION AND HIPPOTHERAPY - A SOCIO-EDUCATIONAL COMBINATION FOR EVERYONE AND THROUGHOUT LIFE: A CASE STUDY". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0605
  18. Susana Oliveira E Sá; Miguel Magalhães; Ricardo Matos; Enrique Vázquez-Justo; João Pascoinho; Laurentino Guimarães; Dimas Pinto; Cristina Costa-Lobo. "UNIVERSITY AND INDUSTRY COLLABORATION: ENTREPRENEURSHIP OBSERVATORY AND INCUBATOR BETWEEN THE CURRICULUM AND EMPLOYABILITY CONNECTION". 2021.
    10.21125/inted.2021.0712
  19. Ana Camões; Dulce Noronha E Sousa; Ana Noronha E Sousa; Susana Oliveira E Sá. "PERCEPTION OF THE SOCIAL EDUCATOR PROFILE: A STUDY WITH WEBQDA". 2021.
    10.21125/inted.2021.0976
  20. Ana Camões; Renata Machado; Cindy Vaz; Susana Oliveira E Sá. "BEING A SOCIAL EDUCATOR: PERSONAL AND PROFESSIONAL MOTIVATION". 2021.
    10.21125/inted.2021.0997
  21. Susana Oliveira E Sá; Miguel Magalhães; Cristina Costa-Lobo; Enrique Vázquez-Justo; Alan Ferreira; Ana Bessa; Dimas Pinto; et al. "HIGHER EDUCATION ENTREPRENEURSHIP OBSERVATORY: THE CURRICULUM AND EMPLOYABILITY CONNECTION". 2020.
    10.21125/iceri.2020.0042
  22. Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Oliveira, J. A.; Sá, Susana; Oliveira, J. A. "The (in)visibility on gender perceptions of young students about the role of men and women in family". Trabalho apresentado em 4th World Conference on Qualitative Research, 2019, Porto, 2019.
    Publicado
  23. Pinto da Costa, E.; Sá, Susana. "Conceptual map of conflict mediation in school context: literature review with webQDA®.". Trabalho apresentado em 4th World Conference on Qualitative Research, 2019, Porto, 2019.
    Publicado
  24. Sa, Susana; Costa, Antonio Pedro. "Network data analysis in improving pedagogical supervision with software webQDA". Trabalho apresentado em 2019 IEEE 9th Symposium on Computer Applications & Industrial Electronics (ISCAIE), 2019.
    Publicado • 10.1109/iscaie.2019.8743825
  25. Sá, Susana. "Prática de mediação de conflitos por professores e educadores". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional Promovido pela Revista de Psicologia, Gaia, 2019.
    Publicado
  26. Sá, Susana; Costa, António Pedro. "Network data analysis in improving pedagogical supervision with software webQDA". 2019.
    10.1109/ISCAIE.2019.8743825
  27. Sá, Susana; Alves, Maria Palmira. "The schools’ ranking in the opinion of directors of secondary education schools in Portugal". 2018.
    10.1007/978-3-319-61121-1_28
  28. Sá, Susana; Alves, Maria Palmira. "The schools’ ranking in the opinion of directors of secondary education schools in Portugal". 2018.
    10.1007/978-3-319-61121-1_28
  29. Sá, Susana. "A (im)pertinência das teorias pedagógicas no ensino das Ciências Exatas no Ensino Superior". Trabalho apresentado em 6º Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ), Salamanca, 2017.
    Publicado
  30. Sá, Susana Oliveira; Alves, Maria Palmira; Costa, António Pedro. "Perceptions of teaching in students and in teachers' point of view: Implications on students' learning skills in higher education". 2015.
    10.1007/978-3-319-16528-8_24
  31. Alves, Maria Palmira; Morgado, José Carlos; Lemos, Ana Raquel; Rodrigues, Susana Cruz; Sá, Susana. "Práticas inovadoras no ensino superior". 2012.
Artigo em revista
  1. Susana Oliveira Sá; Olga Raposo. "Práticas para um escola inclusiva: o papel da liderança". Revista EDaPECI (2022): https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.318208.78-92.
    10.29276/redapeci.2022.22.318208.78-92
  2. Susana Sá; Sandra Costa; Ricardo Oliveira; Paulo Castro. "O patrimônio e o projeto educativo de escola: um estudo de caso". Concilium (2022): https://doi.org/10.53660/CLM-229-241.
    10.53660/CLM-229-241
  3. Candido Alberto Gomes; Susana Oliveira e Sá; Enrique Vázquez-Justo; Cristina Costa-Lobo. "Education during and after the pandemics". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (2021): https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002903296.
    10.1590/s0104-40362021002903296
  4. Cristina Costa-Lobo; Susana de Sá; Alexandra Ribeiro. "Promoção de Talento & Intervenção Psicológica: contributos da literatura". Educar em Revista (2021): https://doi.org/10.1590/0104-4060.81548.
    10.1590/0104-4060.81548
  5. Moreno, Davys; Sá, Susana. "Análise da Comunicação de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo exploratório". (2021): http://hdl.handle.net/10437/12191.
  6. Neves, Ana; Peyroteo, Ana; Oliveira, Andréa; Antão, Elisabete; Tavares, Sabrina; Silva, Sandra; Alves, Sónia; Sá, Susana; Noronha-Sousa, Dulce. "AS EXPERIÊNCIAS CHAVE COMO MOTOR DE OBSERVAÇÃO, REGISTO E AVALIAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA". (2021): http://hdl.handle.net/10400.26/36689.
  7. Mendes, Ana; Antão, Bruno; Martins, Carla; Matias, Catarina; Aversa, Valentina; Sá, Susana Oliveira; Noronha-Sousa, Dulce. "CRESCER NA CRECHE: QUALIDADE E AVALIAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA". (2021): http://hdl.handle.net/10400.26/36710.
  8. Alcina de Oliveira Martins; Maria Nazaré Coimbra; Susana Oliveira Sa; José António Oliveira. "A Marca (In)Visível do Género na Família: Perceções de Jovens Estudantes". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science (2020): https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p341-354.
    10.21664/2238-8869.2020v9i3.p341-354
  9. Sá, Susana. "A mediação de conflitos no Plano de melhoria: um contributo em contexto escolar". Campo Abierto (2020):
    No prelo
  10. Sá, Susana. "O trabalho colaborativo em supervisão pedagógica: um contributo do webQDA". Revista em Psicologia, Educação e Cultura (2020):
    No prelo
  11. Morais, José Carlos; Neves, Nelson; Sá, Susana. "Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA". (2020): http://hdl.handle.net/10400.26/34683.
  12. Souza, Thays Santos; Sá, Susana; Castro, Paulo Alexandre de. "Abandono Escolar no Ensino Superior: Uso do webQDA para o mapeamento de licenciaturas da Universidade Federal de Goiás". Revista Lusófona de Educação 44 (2019): 63-82. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle44.04.
    10.24140/issn.1645-7250.rle44.04
  13. Pinto da Costa, E.; Sá, Susana. "Mediação de conflitos por professores e educadores em formação contínua em contexto". Revista de Psicologia, Educação e Cultura 23 1 (2019): 203-220.
  14. Costa, António Pedro; Souza, Francislê Neri de; Castro, Paulo Alexandre de; Sá, Susana Oliveira e. "Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2554.
    10.34624/id.v8i3.2554
  15. de Castro, Paulo Alexandre; Sadoyama, Adriana; Sadoyama, Geraldo; Fernandes Sobrinho, Marcos; Vitor Souza, Paulo; Cisse Ba, Serigne Ababacar; Sá, Susana; Mónico, Lisete; Santos Souza, Thays. "(Im)pertinence of the pedagogical disciplines in the courses of Physics, Mathematics and Chemistry of Higher Education: What is the perception of teachers, in activity, about this question?". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/616.
    10.34624/id.v9i3.616
  16. Cilleros, María Victoria Martín; de Castro, Paulo Alexandre; de Oliveira e Sá, Susana Emília Vaz. "Investigação Qualitativa de Práticas Pedagógicas: O Caso Particular da Formação Docente". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4843.
    10.34624/id.v11i3.4843
  17. Souza, Thays Santos; Sá, Susana; Castro, Paulo Alexandre de. "Evasão escolar no ensino superior: um estudo qualitativo via mapeamento de licenciaturas". (2019): http://hdl.handle.net/10437/9854.
  18. Cilleros, María Victoria Martín; de Castro, Paulo Alexandre; de Oliveira e Sá, Susana Emília Vaz. "Investigação Qualitativa de Práticas Pedagógicas: O Caso Particular da Formação Docente". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4843.
    10.34624/id.v11i3.4843
  19. Susana Oliveira Sá; Cristina Costa-Lobo. "Evaluar la Práctica Pedagógica de los Profesores de Educación Superior: Una Propuesta". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (2018): https://doi.org/10.15366/reice2019.17.1.003.
    10.15366/reice2019.17.1.003
  20. De Castro, Paulo Alexandre; Souza, Thays Santos; Sá, Susana; Paulo Alexandre De Castro; Thays Santos Souza; Susana Sá. "Evasão no ensino superior: mapeamento de cursos licenciaturas da Universidade Federal de Goiás". Revista EDaPECI 18 3 (2018): 45-60. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.39923.45-60.
    Publicado • 10.29276/redapeci.2018.18.39923.45-60
  21. Sá, Susana Oliveira. "A Interação entre pares: que lugar na avaliação do desempenho docente?". (2018): http://hdl.handle.net/10437/8499.
  22. Sá, Susana. "A (im)pertinência das disciplinas pedagógicas nos Cursos de março 2019 Física, Matemática e Química no Ensino Superior". Indagagio Didatica 9 3 (2017): 45-60.
    Publicado
  23. Sá, Susana. "A Interação entre pares: que lugar na avaliação do desempenho docente?". Revista Lusófona de Educação (2017):
  24. de Castro, Paulo Alexandre; Sadoyama, Adriana; Sadoyama, Geraldo; Fernandes Sobrinho, Marcos; Vitor Souza, Paulo; Cisse Ba, Serigne Ababacar; Sá, Susana; Mónico, Lisete; Santos Souza, Thays. "(Im)pertinence of the pedagogical disciplines in the courses of Physics, Mathematics and Chemistry of Higher Education: What is the perception of teachers, in activity, about this question?". (2017): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/616.
    10.34624/id.v9i3.616
  25. Sá, Susana Oliveira. "A Interação entre pares: que lugar na avaliação do desempenho docente?". (2017): http://hdl.handle.net/1822/64932.
    10.24140/issn.1645-7250.rle37.02
  26. Sá, Susana. "Critérios de qualidade de um estudo qualitativo (Carta Editorial)". REVISTA EIXO 5 3 (2016): 9-12.
    Publicado
  27. Sá, Susana. "The role of feedback and co-assessment to the improvement of Students’ Learning in Higher Education". Journal of Education & Social Policy 3 5 (2016): 10-15.
    Publicado
  28. Sá, Susana. "Methods of teaching centered on learning and formative assessment in higher education". The Qualitative Report 21 13 (2016): 54-62.
    Publicado
  29. Sá, Susana Emília Vaz de Oliveira e; Silva, Katia Alexandra Godoi e; Costa, António Pedro Dias da; Leite, Sidnei Quezada Meireles; Campos, Carlos Roberto Pires; Sgarbi, António Donizetti; Rosetti Júnior, Heliio Rosetti. "EDITORIAL DA REVISTA DECT DE NOVEMBRO DE 2015". (2016): http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/544.
  30. Costa, António Pedro; Souza, Francislê Neri de; Castro, Paulo Alexandre de; Sá, Susana Oliveira e. "Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar". (2016): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2554.
    10.34624/id.v8i3.2554
  31. Sá, Susana Emília Vaz Oliveira; Alves, Maria Palmira Carlos; Costa, António Pedro. "Methods of teaching centered on learning and formative assessment in higher education". (2016): http://hdl.handle.net/10773/22032.
  32. Sá, Susana Oliveira; Alves, Maria Palmira; Costa, António Pedro. "Methods of teaching centered on learning and formative assessment in Higher Education". (2016): http://hdl.handle.net/1822/63457.
  33. Susana Oliveira Sá; Maria Palmira Alves; António Pedro Costa. "A avaliação formativa no ensino superior: o contributo do feedback interativo e construtivo na aprendizagem ativa dos estudantes". Rev. Comunicação & Informação 17 2 (2014): http://dx.doi.org/10.5216/31821.
    10.5216/31821
  34. Leite, Laurinda; Sá, Susana. "Cor, óptica e pintura: um estudo sobre concepções alternativas". (1997): http://hdl.handle.net/1822/19999.
  35. Leite, Laurinda; Sá, Susana. "Cor, óptica e pintura: um estudo sobre concepções alternativas". (1997): http://hdl.handle.net/1822/19999.
  36. Leite, Laurinda; Sá, Susana. "Opiniões e sugestões dos alunos acerca da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química". (1996): http://hdl.handle.net/1822/10186.
  37. Leite, Laurinda; Sá, Susana. "Opiniões e sugestões dos alunos acerca da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química". (1996): http://hdl.handle.net/1822/10186.
Capítulo de livro
  1. Pedro Louro; Susana Sá; João Pascoinho; Laurentino Guimarães; Eusébio Costa; Agostinho Sousa Pinto; Manuel Trigueiro da Rocha. "Technologies and Their Impact on the Leadership and Current Management of Schools". 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_72
  2. Susana Sá; Teresa Santos; Palmira Alves; Ana Noronha; Patrícia Silva; César Freitas. "The (Re)invention of Pedagogy Through Digital Technologies in Time COVID-19". 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_71
  3. Joana Oliveira-Pereira; Susana Sá; João Pascoinho; Laurentino Guimarães; Eusébio Costa; Agostinho Sousa Pinto. "Remote Leadership: A (Re)qualification of School Leaders in Portugal". 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_76
  4. Teresa Santos; Palmira Alves; Susana Sá. "Learning in the Context of Digital Technologies: What Lessons Can We Learn from Covid-19 in Basic Education?". 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_69
  5. Justino Lourenço; José Carlos Morais; Susana Sá; Nelson Neves; Fernando Figueiredo; Mário Costa Santos. "Cybersecurity Concerns Under COVID-19: Representations on Increasing Digital Literacy in Higher Education". 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_65
  6. Joana Pereira; Susana Sá; João Pascoinho; Estrela Paulo; Rosa Martins. "Main Training Needs of the School Principal: An Integrative Literature Review Between Brazil and Portugal". 2022.
    10.1007/978-981-16-5063-5_67
  7. Teresa Santos; Palmira Alves; Susana Sá. "Contribution of the Emergence of Distance Learning in Times of the COVID-19 Pandemic: Perspectives of Pre-school and Primary School Teachers". 2022.
    10.1007/978-981-16-5063-5_72
  8. Cândido Gomes; Cristina Costa-Lobo; Dulce Noronha-Sousa; Enrique Vázquez-Justo; Eusebio Costa; Susana Sá. "Rivers Flowing Toward the Sea: Education Inequalities During COVID-19 Identified Through a Quality and Satisfaction Questionnaire to Students Concerning E-Learning". 2022.
    10.1007/978-981-16-5063-5_78
  9. Susana Sá; Ana Camões; Eusébio Costa; César de Freitas; Joana Torres. "D@L Classes Under COVID-19: The Video Analysis in Higher Education with WebQDA". 2022.
    10.1007/978-981-16-9701-2_37
  10. Susana Sá; Eusébio Costa; Isabel Borges; Catarina Mota; Sónia Leite; Ana Raquel Noronha. "Online Guest Reviews Reputation: Its Importance in a Pandemic Crisis". 2022.
    10.1007/978-981-16-9701-2_43
  11. Susana Sá; José Morais; Fernando Almeida. "The Identification of Emotional Intelligence Skills in Higher Education Students with WebQDA". 45-55. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-70187-1_4
  12. Elisabete Pinto da Costa; Susana Oliveira Sá. "Conflict Mediation at School: Literature Review with webQDA®". 2020.
    10.1007/978-3-030-31787-4_9
  13. Susana Oliveira e Sá; Paulo Alexandre de Castro. "Characteristics of the Pedagogical Supervisor in Context of a Constructive and Reflective Supervision". 2020.
    10.1007/978-3-030-31787-4_23
  14. Sá, Susana. "Perceptions on learning methodologies in higher education: a comparative study". 358-366. Porto, Portugal: ESD, 2020.
    Publicado
  15. Sá, Susana; Morais, José. "As metodologias ativas como estratégias para o desenvolvimento de Competências de Inteligência Emocional nos Estudantes do Ensino Superior.". In Abordagens Qualitativas em Educação: temáticas conjunctas., 17-23. Coruña, Espanha: Ludomedia, 2020.
    No prelo
  16. Elisabete Pinto da Costa; Susana Sá. "Teacher Narratives on the Practice of Conflict Mediation". 2019.
    10.1007/978-3-030-01406-3_14
  17. Sá, Susana. "Status Quo da Evasão no Brasil dos Cursos de Licenciaturas das Ciências Exatas. O que mudou depois de Duas Décadas do Relatório da Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão de Estudantes das IES do Brasil?". In Ensino Interdisciplinar: Um mundo, diferentes olhares e muitos caminhos, 95-119. Oliveira de Azeméis, Brasil: Ludomedia, 2019.
    Publicado
  18. Susana Sá; Palmira Alves. "The Schools’ Ranking in the Opinion of Directors of Secondary Education Schools in Portugal". 327-340. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-61121-1_28
  19. Sá, Susana. "Reflective teaching: interpreting the results of pedagogical surveys at higher education". In ICERI18 Proceedings, 5936-5943. Sevilha, Espanha: Universidade de Sevilha, 2018.
    Publicado
  20. Sá, Susana. "Análise de Narrativas com software webQDA". In Metodologias qualitativas em diferentes cenários: saúde e educação, 39-64. Oliveira de Azeméis, Portugal: Gráfica UFG, 2018.
    Publicado
  21. Sá, Susana. "Um modelo holístico para a avaliação no Ensino Superior.". In Ensino Interdisciplinar: Um mundo, diferentes olhares e muitos caminhos, 121-144. Oliveira de Azeméis, Brasil: Ludomedia, 2016.
    Publicado
  22. Sá, Susana. "A centralizado dos estudantes no desenvolvimento do currículo no Ensino Superior.". In A PSICOPEDAGOGIA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: da Educação Infantil ao Ensino Superior, 523-562. Lisboa, Portugal: FCT, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Sá, Susana. A prática na investigação qualitativa: exemplos de estudos. Oliveira de Azeméis, Portugal: Ludomedia. 2017.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Sá, Susana. "Atas do 7º Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa". Educação 1 1 (2018):
    Publicado • Co-editor
Tese / Dissertação
  1. Souza, Thays Santos. "Estudo sobre a evasão em cursos de graduação presenciais na Universidade Federal de Goiás - UFG". Mestrado, 2017. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8125.
  2. Sá, Susana Emília Vaz de Oliveira e. "Ensino, aprendizagem e avaliação no Ensino Superior: Perspetivas e práticas". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38427.

Outros

Outra produção
  1. Perceptions of Teaching in Students and in Teachers’ Point of View: Implications on Students’ Learning Skills in Higher Education. 2015. Susana Oliveira Sá; Maria Palmira Alves; António Pedro Costa. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-16528-8_24.
    10.1007/978-3-319-16528-8_24
Atividades

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2014/07/11 - Atual CIAIQ