???global.info.a_carregar???
Teresa Gonçalves completed her PhD in Psychology in 2007 at the University of Porto, her Master's in Educational Sciences - specialization area Educational Psychology in 1993 at the University of Coimbra and her Degree in Psychology in 1981 at the University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences. She is Coordinating Professor at the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (IPVC). She served as pro-president for the area of Pedagogical Innovation at IPVC between 2019 and 2023. She published 19 articles in specialized journals, 7 book chapters and 6 books. She participated in 13 research or intervention projects in the field of education and educational psychology. Since 2023 she is a researcher in the Centre for Research and Innovation in Education (inED) of the ESE-IPP at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto; and previously, since 2007, she integrated as a researcher the Centre of Psychology of the University of Porto (CPUP) . Her main areas of research are Academic Motivation; Stress and academic coping; Motivation in adult education; Pedagogy in Higher Education
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Teresa Martins Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, Teresa
  • Gonçalves, T.

Identificadores de autor

Ciência ID
8C1E-AFB9-6BE1
ORCID iD
0000-0002-3488-4540
Scopus Author Id
35870896500

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Psicologia [Psychology Phd] (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Objetivos de Realização e Perceções de Controlo em Estudantes Adolescentes. Análise da Natureza e dos Seus Efeitos Sobre a Realização Escolar num Estudo Longitudinal [Achievement Goals and Control Beliefs of adolescent students. A Longitudinal research] " (TESE/DISSERTAÇÃO)
1993
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação - área de especialização Psicologia da Educação [Master in Education - specialization in Educational Psychology] (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A ação dos alunos em sala de aula: objetivos e finalidades [Students' action in classroom context: goals and intentions]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1981
Concluído
Psicologia [Psychology Degree] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1994 - 2021 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1989 - 1994 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1986 - 1989 Técnico Superior (Técnico Superior) AICI -Associação para a Integração da Criança Inadaptada, Portugal
AICI -Associação para a Integração da Criança Inadaptada, Portugal
1981 - 1986 Técnico Superior (Técnico Superior) Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Vila Nova de Gaia, Portugal
1978 - 1981 Assistente Técnico (Assistente Técnico) Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Vila Nova de Gaia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2023 Pró-presidente Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2009 - 2015 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1998 - 2003 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Investigadora integrada [member of research unit] Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2007 - 2020 Investigadora integrada [member of research unit] Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/07 - 2023/10 LInEA - Linhas de Inovação em Ensino Aprendizagem [Innovation in Teaching and Learning]
POCH-02-53I2-FSE-000020
coordenadora
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Fundo Social Europeu
Concluído
2021/02 - 2023/06 Link Me Up - 1000 ideias - Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo [Link Me Up 1000 ideas - Support System to Cocreation Innovation, Creativity and Entrepreneurship]
POCI-03-33B5-FSE-072070
coordenadora
Fundo Social Europeu
Concluído
2020 - 2023 Formação de docentes e outros agentes de educação e formação [Professional development of teachers and training agents]
POCH-04-5267-FSE-000821
coordenadora
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Programa Operacional Capital Humano (POCH)
Em curso
2019 - 2022 BeyondScale: Developing the Organisational Capacity of Higher Education Institutions using the HEInnovate platform to facilitate peer learning and a pan-European community of practice
Investigador
European Commission Third Framework Programme
Concluído
2018 - 2020 Escolas Transformadoras, contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola [ Transformative Schools, contributions to social change based on Education for Development and Global Citizenship at School]
Investigador
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
2017 - 2020 Get Up and Goals! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs
CSO-LA/2017/388-124
Investigador
Concluído
2015 - 2017 Global Schools
Investigador
Concluído
2011 - 2014 Creative Connections
Investigador
Concluído
2012 - 2013 ISA, Inclusão Social pela Acessibilidade [ISA, Social Inclusion through accessibility]
ISA/SinLabFPCEUP
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
POPH-QREN
2000 - 2001 Práticas Educativas em Jardins de Infância e desenvolvimento humano [Educational Practices in Kindergarten and Human Development
2/55/99
Instituto de Inovação Educacional
1996 - 1999 Escolas Inclusivas, UNESCO [Inclusive Schools, UNESCO]
IIE/1996
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1995 - 1997 O desenvolvimento da motivação dos alunos, contribuições para um modelo [The development of student motivation, contributions to a model]
JNICT/1995
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2022 Fostering and assessing students' creative and critical thinking skills in higher education
coordenadora
OECD-CERI (Centre for Educational Research and Innovation), França
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernandes, Sandra; Gonçalves, Teresa; Silveira, M.; Uva, M.; Marques, H.; COELHO, LA SALETE; Raposo, Albertina; et al. "Escolas Transformadoras, uma experiência de colaboração como contributo para novos paradigmas educativos [Transformative Schools, a collaborative experience as a contribution to new educational paradigms]". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência, 2020.
  2. Raposo, A; Marques, H.; André, C.; COELHO, LA SALETE; Colaço, S.; Fernandes, S.; Gonçalves, Teresa; Silveira, M.; Uva, M.. "A dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento. Uma proposta de reflexão [Colaborative dimension in development education. A reflexion proposal]". Trabalho apresentado em .), IV Encontro Internacional de Formação na Docência, 2019.
  3. Neves, Luísa; Esteves, Alexandra; Barbosa, Ana; Madeira, Eliana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cardoso, Jorge; Coelho, LaSalete; Gonçalves, Teresa. "Global schools. Integração curricular da ED/ECG no ensino básico [Global Schools. Curricular integration of global education]". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência, 2018.
  4. Rothes, Ana; Lemos, M.S.; Gonçalves, Teresa. "Motivação crenças e objetivos na educação e formação de adultos". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2016.
  5. Gonçalves, Teresa; Fonseca, Lina. "Educar para o empreendedorismo no Alto Minho, experiência na formação inicial de professores do ensino básico". Trabalho apresentado em 24º Workshop da APDR Entrepreneurship and performance in a regional context, 2016.
  6. Fonseca, Lina; Gonçalves, Teresa; Peixoto, Ana. "Educação empreendedora, experiência com crianças dos 3 aos 12 anos". Trabalho apresentado em 5ª CIEM Conferência Ibérica de Empreendedorismo, 2015.
  7. Fonseca, Lina; Gonçalves, Teresa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Trabulo, Francisco; Dias, Nelson. "Educação para o empreendedorismo. Um projeto no âmbito da formação inicial de professores". 2014.
  8. Gonçalves, Teresa; Coelho, La Salete; Dias, Nelson. "Educação para o desenvolvimento integrada no currículo de formação inicial de professores. construindo caminhos de cidadania". 2014.
  9. Roque, Isabel; Lemos, Marina S.. "Crenças de controlo: relação entre as perceções sobre os meios necessários para o sucesso escolar e o acesso pessoal a esses meios". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
  10. Silva, Maria do Carmo Vieira da; Reis, Carlos; Pereira, Cristina; Formosinho, Dores; Ferreira, Eduarda; Hoare, Malcolm; Tadeu, Pedro; et al. "Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education". 2013.
  11. Marina Serra de Lemos; Teresa Gonçalves; Cristina Coelho; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "SVS: Escala de Vitalidade Subjetiva". 2013.
  12. Trigo, Conceição; Gonçalves, Teresa. "Efeitos das atividades artisticas num grupo de idosos institucionalizados". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
  13. Viana , Rolando; Gonçalves, Teresa. "A evt na dinâmica inter e transdisciplinar em contexto teip". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
  14. Moreno, Marta; Fonseca, Lina; Gonçalves, Teresa. "Envolvimento das mães no trabalho de casa (TPC) de matemática. Contributo para o desenvolvimento da comunicação matemática". Trabalho apresentado em XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2012.
  15. Lemos, S. Marina; Coelho, Cristina; Gonçalves, Teresa. "Avaliação do bem-estar dos estudantes: adaptação de uma Escala Vitalidade Subjectiva". 2011.
    Publicado
  16. Brito, Lurdes; Gonçalves, Teresa. "Práticas para uma escola inclusiva. Um estudo a partir de uma oficina de expressão dramática no 2º CEB". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía, 2011.
  17. Covelo, Isabel; Gonçalves, Teresa. "As perceções de auto-eficácia pessoal em professores do ensino especial". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía, Coruna, 2011.
  18. Cunha, M. J.; Neves, Luísa; Gonçalves, Teresa. "A aprendizagem cooperativa e o ensino experimental das ciências". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía, 2011.
  19. Vale, Isabel; Gonçalves, Teresa; Pimentel, Teresa; Belo, Domingos; Fernandes, Graciela. "Preservice primary teachers and mathematics: a longitudinal study". Trabalho apresentado em 17th Annual Conference of the European Teacher Education Network, 2007.
  20. Vale, Isabel; Gonçalves, Teresa; Pimentel, Teresa; Belo, Domingos; Fernandes, Graciela. "Saberes e Concepções de Futuros Professores do 1º ciclo em Início de Formação". Trabalho apresentado em Encontro a Matemática e a Criança, 2003.
    Publicado
  21. Bastos, Alice; Faria, Carla; Silva, Carolina; Barbosa, Jorge; Carvalho, Isabel; Lima, Isabel; Gonçalves, Teresa. "A infância como zona em construção: contribuições da investigação para a compreensão do desenvolvimento e mudança em crianças pré-escolares". Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico/Português de Psicopedagogia, Braga, 2001.
  22. Gonçalves, Teresa; Bastos, Alice; Faria, Carla; Carvalho, Isabel; Lima, Isabel; Barbosa, Jorge. "“Mas passemos à reflexão sobre a canção do coelhinho da páscoa” ou as situações dilemáticas na Prática Pedagógica de estudantes-estagiários da Licenciatura em Educação de Infância". Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico/Português de Psicopedagogia, Braga, 2001.
  23. Bastos, Alice; Gonçalves, Teresa. "O projecto “práticas educativas e desenvolvimento humano”.". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Mundos Sociais na Infância, Braga, 2000.
    Publicado
  24. Gonçalves, Teresa; Bastos, Alice. "Experiências de desenvolvimento e aprendizagem em espaços físicos específicos". Trabalho apresentado em Supervisão na Formação. Contributos Inovadores, Aveiro, 1999.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rothes, A.; Lemos, M.S.; Gonçalves, T.. "The Influence of Students Self-Determination and Personal Achievement Goals in Learning and Engagement: A Mediation Model for Traditional and Nontraditional Students". Education Sciences 12 6 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85131371485&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/educsci12060369
  2. Lemos, Marina S.; Gonçalves, Teresa; Cadima, Joana. "Examining differential trajectories of engagement over the transition to secondary school: The role of perceived control". International Journal of Behavioral Development 44 4 (2019): 313-324. http://dx.doi.org/10.1177/0165025419881743.
    10.1177/0165025419881743
  3. Gonçalves, T.; Lemos, M.S.; Canário, C.. "Adaptation and Validation of a Measure of Students’ Adaptive and Maladaptive Ways of Coping With Academic Problems". Journal of Psychoeducational Assessment (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85059321683&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0734282918799389
  4. Martins, Alexandre; Madeira, Eliana; Gonçalves, Teresa. "O caminho e o destino, reflexões a partir de um trabalho colaborativo na área da educação para o desenvolvimento {The path and the destination, reflections based on collaborative work in the area of development education ]". Sinergias, diálogos educativos para a transformação social 7 (2018): 1-17. http://www.sinergiased.org/index.php/revista/item/148.
    Publicado
  5. Fritz Mende; João Leite; Márcia Carvalho; Teresa Goncalves; Marina S. Lemos. "Stress e coping académico: Contributos para a adaptação da escala MMC [Academic stress and coping: contribution for the MMC scale adaptation]". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 01 (2017): 127-127. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2426.
    10.17979/reipe.2017.0.01.2426
  6. Rothes, A.; Lemos, M.S.; Gonçalves, T.. "Motivational Profiles of Adult Learners". Adult Education Quarterly 67 1 (2017): 3-29. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85007022642&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0741713616669588
  7. Gonçalves, T.; Niemivirta, M.; Lemos, M.S.. "Identification of students' multiple achievement and social goal profiles and analysis of their stability and adaptability". Learning and Individual Differences 54 (2017): 149-159. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85011881639&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.lindif.2017.01.019
  8. Moura, Anabela; Gonçalves, Teresa. "Cidadania ativa, arte contemporânea e educação intercultural: um estudo de caso na formação de professores [Active citizenship, contemporary art and intercultural education. A study case in teacher education.]". Saber & Educar 20 (2015): 62-71. http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.186.
    10.17346/se.vol20.186
  9. Pereira, João; Gonçalves, Teresa; MOURA, ANABELA; Almeida, Carlos. "A menina que tinha asas de borboleta: tic e uma nova ética do olhar [the girl with butterfly wings: ICT and a new ethics of viewing]". Quaestio: revista de estudos em educação 17 1 (2015): 41-70. http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/2227.
    Publicado
  10. Fonseca, Lina; Gonçalves, Teresa; Barbosa, Gabriela; Barbosa, Ana; Peixoto, Ana; Trabulo, Francisco; Dias, Nelson. "Educar para empreender: uma experiência no alto minho com crianças dos 3 aos 12 anos [Entrepreneurship education: an experience in alto minho region with childrem from 3 to 12]". Criterios - res publica fulget 13 (2015): 34-57.
    Publicado
  11. COELHO, LA SALETE; Mendes, Carolina; Gonçalves, Teresa. "Experimentando novas epistemologias, a educação para o desenvolvimento na formação inicial de professores [Exploring new epistemologies: development education in initial teacher training]". Sinergias, diálogos educativos para a transformação social 2 (2015): 47-66. http://www.sinergiased.org/index.php/revista/itemlist/tag/Forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20Professores.
  12. Teresa Gonçalves; Marina Lemos. "Personal and Social Factors Influencing Students’ Attitudes Towards Peers with Special Needs". Procedia - Social and Behavioral Sciences 112 (2014): 949-955. https://doi.org/10.1016%2Fj.sbspro.2014.01.1253.
    10.1016/j.sbspro.2014.01.1253
  13. Ana Rothes; Marina S. Lemos; Teresa Gonçalves; Gonçalves, Maria. "Motives and Beliefs of Learners Enrolled in Adult Education". Procedia - Social and Behavioral Sciences 112 (2014): 939-948. https://doi.org/10.1016%2Fj.sbspro.2014.01.1252.
    10.1016/j.sbspro.2014.01.1252
  14. Roque, I.; De Lemos, M.S.; Gonçalves, T.. "A longitudinal developmental analysis of students' causality beliefs about school performance". European Journal of Psychology of Education 29 1 (2014): 159-173. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898828839&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10212-013-0192-3
  15. Lemos, M.S.; Gonçalves, T.; Lens, W.; Rodrigues, L.P.. "The nature and dimensions of achievement goals: Mastery, evaluation, competition, and self-presentation goals". Spanish Journal of Psychology 17 2 (2014): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84912010433&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/sjp.2014.77
  16. COELHO, LA SALETE; Mendes, Carolina; Gonçalves, Teresa. "Introdução da Educação para o desenvolvimento na formação inicial de professores: uma experiência inovadora em Portugal [introducing development education in initial teacher training: an innovative experience in Portugal]". Africana Studia. Revista Internacional de Estudos Africanos. 22 (2014): 89-116. https://ojs.letras.up.pt/index.php/1_Africana_2/article/view/7487.
    Publicado
  17. MOURA, ANABELA; Gonçalves, Teresa; Almeida, Carlos. "Cross- cultural narratives of Creative Connections on cultural learning: the case of Viana do Castelo Escola Superior de Educação". 3 (2013): 34-47.
    Publicado
  18. Vale, Isabel; Fonseca, Lina; Belo, Domingos; Gonçalves, Teresa; Pimentel, Teresa. "Pre-service primary teachers and mathematics, an experience with challenging tasks". JETEN, journal of the european teacher education network 3 (2007): 75-90.
    Publicado
  19. De Lemos, M.S.; Gonçalves, T.. "Students' management of goals in the natural classroom setting: Methodological implications". European Psychologist 9 4 (2004): 198-209. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-9344269369&partnerID=MN8TOARS.
    10.1027/1016-9040.9.4.198
  20. Gonçalves, Teresa; Bastos, Alice; Manso, Augusta; Santos, Luísa. "Práticas pedagógicas no 1º ciclo, significações múltiplas de percursos de desenvolvimento pessoal e profissional [Pedagogical Practices in elementary schools: multiple meanings of personal and professional paths]". 2 (1997): 31-42.
    Publicado
  21. Gonçalves, Teresa. "A relação escolas e famílias de baixos recursos [Schools and low-income families relations]". 1 (1997): 55-61.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. COELHO, LA SALETE; Gonçalves, Teresa; Neves, Luísa; Oliveira, Joana; Saraiva, Linda. "Escola e comunidade comprometidas com a Cidadania Global e Desenvolvimento Sustentável. Instituto Politécnico de Viana do Castelo [School and community engaged with Global Education and sustainable developement ]". In Sustentabilidade. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas de Instituições de Ensino e Formação. Caparica: Instituto Português da Qualidade, 2021.
    Publicado
  2. Rothes, Ana; Lemos, M.S.; Gonçalves, Teresa. "A motivação dos adultos para a participação educativa [Adults' motivation for engaging in education]". In A participação educativa dos adultos: realidades e desafios, editado por Rothes, Luís, 57-77. Porto: Mais Leituras, 2019.
    Publicado
  3. Marina Serra de Lemos; Teresa Gonçalves; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "CAMI: Questionário de Crenças de Controlo [CAMI: Control Beliefs Scale]". 83-85. 2013.
  4. Teresa Gonçalves; Rui Carvalho; Marina Serra de Lemos; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "CAMI: M: Questionário de Crenças de Controlo: matemática [CAMI: Control Beliefs Scale-mathematics]". 83-85. 2013.
  5. Teresa Gonçalves; Marina Serra de Lemos; Luís P. Rodrigues; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "PAGO: Questionário de Objetivos de Realização [PAGO: Achievement Goals Scale]". 2013.
  6. MOURA, ANABELA; Gonçalves, Teresa. "Art teacher training for citizenship education - some contributions". In Changing the world: social, cultural and political pedagogies in civic education, 70-82. Cracow, Polónia: Wax editor, 2013.
    Publicado
  7. Gonçalves, Teresa. "Contributos para a caracterização da ação dos alunos em sala de aula: a coordenação de objetivos múltiplos [Characterizing students action in the classroom.: the coordination of multiple goals]". editado por M. S. Lemos; T. R. Carvalho, 135-151. Porto: Porto Editora, 2002.
    Publicado
  8. Lemos, M.S.; Gonçalves, Teresa. "Dimensions of school-performance related beliefs in portuguese students". editado por Paul Nenniger; R. S. Jager; A. Frey; M. Wasnitza, 69-82. Landau, Alemanha: Verlag Empirische Padagogik, 1998.
    Publicado
Livro
  1. Neves, Luísa; COELHO, LA SALETE; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cruz, Sónia; Gonçalves, Teresa. Get up! Alterações Climáticas. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [Get up! Climate change. Education Pathways for Development and Global Citizenship]. Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  2. Neves, Luísa; Coelho, LaSalete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cruz, Sónia; Gonçalves, Teresa. Get up! Migrações. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [Get up, Migrations. Education pathways for development and global citizenship. 2020.
    Publicado
  3. Neves, Luísa; Coelho, La Salete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cruz, Sónia; Gonçalves, Teresa. Get up! Igualdade de Género. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [Get up, gender equitaty. Education pathways for development and global citizenship. 2020.
    Publicado
  4. Neves, Luísa; COELHO, LA SALETE; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Gonçalves, Teresa. Get up, desigualdades mundiais. Percursos de educação para o desenvolvimento e cidadania global [Get up, global inequalities. Education pathways for development and global citizenship]. 2020.
    Publicado
  5. Gonçalves, Teresa. Global schools: propostas de integração curricular de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1º e 2º CEB. Viana do Castelo, Portugal. 2018.
    Publicado
  6. Fonseca, Lina; Gonçalves, Teresa; Barbosa, Gabriela; Barbosa, Ana; Peixoto, Ana; Trabulo, Francisco. Educação empreendedora: caminhos para a concretização de sonhos [Entrepreneurship education. Paths to make dreams come true]. Viana do Castelo, Portugal: Comunidade Intermunicipal do Alto Minho. 2015.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. AMORIM, CLARA; Gonçalves, Teresa. "A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem [Peer evaluation using rubrics as a means to active learning]". Faro, 2023.
  2. Gonçalves, Teresa; Ana Rothes; Marina Serra de Lemos. "Motivação académica em estudantes tradicionais e não-tradicionais. Implicações pedagógicas [traditional and non-traditional students? academic motivation: pedagogical implications]". Coimbra, 2022.
  3. Neves, Luísa; Sousa-Pereira, Fátima. "Uma experiência de Problem-Based Learning num curso de Formação de Professores [A Problem-Based Learning experience in a Teacher Training course]". Trabalho apresentado em 7º CNAPPES - congresso nacional de pedagogia no Ensino Superior, Aveiro, 2021.
  4. Rodrigues, Ana Sofia; Gonçalves, Teresa. Autor correspondente: Gonçalves, Teresa. "Moving to online teaching during covid-19: challenges and opportunities perceived by students and teachers". Trabalho apresentado em FECIES. Foro sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior, Sevilha, 2020.
    Publicado
  5. Luisa Neves; Sousa-Pereira, Fátima. "A ajuda do professor: Perceções dos estudantes sobre a sua utilização [Students' perceptions on teachers' help]]". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía, Corunha, 2019.
  6. Neves, Luísa; Sousa-Pereira, Fátima. "Uma pedagogia centrada em problemas na formação inicial de professores [Problem based learning in initial teacher training]". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía, Corunha, 2019.
  7. Helena Silva; Gonçalves, Teresa. "Desenvolvimento e avaliação de um programa de musicoterapia para alunos com multideficiência". Corunha, 2019.
  8. Gonçalves, Teresa; Canário, Catarina; Marina Serra de Lemos. "Academic coping, motivation, and achievement". Aarhus, 2018.
  9. Marina Serra de Lemos; Ana Rothes; Gonçalves, Teresa. "Self-determination and personal achievement goals in traditional and nontraditional students". Aarhus, 2018.
  10. Gonçalves, Teresa; Canário, Catarina; Marina Serra de Lemos. "Adaptação e validação de uma medida de coping académico [adaptation and validation of a academic coping scale]". Coimbra, 2018.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - 2019 A motivação para a educação e a formação nos adultos: razões, crenças e objetivos dos adultos que se envolvem em atividades educativas e formativas
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
2011 - 2014 Estudo Longitudinal do desenvolvimento das crenças de controlo ao longo do ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos) e suas relações com a realização escolar
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)