???global.info.a_carregar???
With an academic career started in 2003, Ricardo Fontes Correia is an Associated Professor at the Polytechnic Institute of Bragança (Portugal), where he is the head of the master’s program in Tourism Marketing, and a visiting Professor at ISM University of Management and Economics (Lithuania). Ricardo's key research interests are related to Services Marketing, Tourism Marketing, Wine Tourism, Branding, and Social Networks. He is an integrated member of the Centre for Tourism Research, Development and Innovation (CiTUR) and has served as an external consultant in programs such as the European Union Agris Program and Interreg and as a consultant for Deloitte & Touche. We should also emphasize his regular participation in research programs, conferences, and international scientific meetings, as well as the publication of several chapters in books and articles in international journals.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Alexandre Fontes Correia

Nomes de citação

  • Correia, Ricardo Alexandre Fontes

Identificadores de autor

Ciência ID
8C10-37EE-796D
ORCID iD
0000-0002-0132-4002
Researcher Id
AAT-3390-2020
Scopus Author Id
37085131800

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Geografia Económica e Social
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2006 - 2010
Concluído
Doutoramento em Ciências Empresariais com Especialização em Marketing (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Marketing Territorial: Interacção entre Redes Industriais e Regionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção
2003 - 2006
Concluído
Mestrado em Ciências Empresariais com Especialização em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Marketing Turístico: Uma Abordagem de Rede" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996 - 2001
Concluído
Licenciatura em Economia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/07 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/02 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2010/12 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/08 - 2010/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/10 - 2008/07 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2006/10/01 - 2010/09/30 O TERRITÓRIO RELACIONAL
SFRH/BD/27612/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2023/12/31 Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
UIDB/04752/2020
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2020/01/01 - 2023/12/31 Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
UIDP/04752/2020
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/07/26 - 2022/07/26 Desenvolvimento do Turismo Outdoor da Região Norte de Portugal.
PTDC/EGE-OGE/32289/2017
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD)
UID/SOC/04011/2019
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
UID/GES/04752/2019
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2010 - 2012 Valeu
2010-1-BG1-LEO05-03082
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cunha, M.; Franco, J.; Correia, R.A.F.. "The Potential of Digital in the Hotel Sector". 2021.
    10.23919/CISTI52073.2021.9497266
  2. Leite, F.; Correia, R.A.F.; Carvalho, A.. "360° Integrated Model for the Management of Well-being Holistic Experiences in Tourist Destinations,Modelo Integrado 360° para Gestão de Experiências Holísticas de Bem-estar nos Destinos Turísticos". 2021.
    10.23919/CISTI52073.2021.9476504
  3. Garcez, A.; Franco, J.; Correia, R.A.F.. "Tourism and COVID-19: Impacts and Implications on the Tourist Consumer Behavior,Turismo e COVID-19: Impactos e Implicações no Comportamento do Consumidor Turístico". 2021.
    10.23919/CISTI52073.2021.9476529
  4. Mendonca, V.J.D.; Cunha, C.R.; Correia, R.A.F.; Carvalho, A.M.O.. "Proposal for an Intelligent System to Stimulate the Demand for Thermal Tourism,Proposta de um Sistema Inteligente para Estimular a Procura do Turismo Termal". 2021.
    10.23919/CISTI52073.2021.9476433
  5. Aukstuolyte, J.; Correia, R.F.. "The foreign career path attraction factors of Lithuanian talent labour". 2019.
  6. Cunha, C.R.; Carvalho, A.; Afonso, L.; Silva, D.; Fernandes, P.O.; Pires, L.C.; Costa, C.; et al. "An ICT platform to support cultural heritage in rural communities: The viv@vó - Living in the Grandma's house case study". 2019.
  7. Sadaghashvili, A.; Correia, R.F.. "Impact of service recovery on online negative reviews: The case of hospitality industry". 2018.
  8. Santos Oliveira, F.C.; Do Amaral Chambre De Meneses Soares Bastos Moutinho, R.F.; Correia, R.F.. "The impact of the national culture on expectations of services: The case of sightseeing in Porto". 2018.
  9. Gonzales Santiago, M.S.; Correia, R.F.. "Service recovery influence on consumer's complaint intention to obtain benefits. The case of the cruise ship industry". 2018.
Artigo em revista
  1. Dominyka Venciute; Ieva Mackeviciene; Marius Kuslys; Ricardo Fontes Correia. "The role of influencer–follower congruence in the relationship between influencer marketing and purchase behaviour". Journal of Retailing and Consumer Services (2023): https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2023.103506.
    10.1016/j.jretconser.2023.103506
  2. Raquel Meneses; Carlos Brito; Bárbara Lopes; Ricardo Correia. "Satisfaction and Dissatisfaction in Wine Tourism: A User-Generated Content Analysis". Tourism and Hospitality Research (2023): https://doi.org/10.1177/14673584231191989.
    10.1177/14673584231191989
  3. Dominyka Venciute; Migle Kazukauskaite; Ricardo Fontes Correia; Marius Kuslys; Evaldas Vaiciukynas. "The effect of cause-related marketing on the green consumption attitude–behaviour gap in the cosmetics industry". Journal of Contemporary Marketing Science (2023): https://doi.org/10.1108/JCMARS-08-2022-0019.
    10.1108/JCMARS-08-2022-0019
  4. Ricardo Correia; Manuela Cunha; Aida Carvalho; Bruno Sousa. "The (wasted) potential of digital communication in low-density destinations: the case of three Portuguese municipalities". Journal of Hospitality and Tourism Insights (2023): https://doi.org/10.1108/JHTI-09-2022-0422.
    10.1108/JHTI-09-2022-0422
  5. Sónia Rodrigues; Ricardo Correia; Ramiro Gonçalves; Frederico Branco; José Martins. "Digital Marketing’s Impact on Rural Destinations’ Image, Intention to Visit, and Destination Sustainability". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su15032683.
    10.3390/su15032683
  6. Ricardo Correia; Madalena Marinho; Bruno Sousa; Dominyka Venciute. "Stakeholders’ Perceptions of the Communication of the Territorial Brand: The Case of Braganca". Journal of Tourism Management Research (2022): https://doi.org/10.18488/31.v9i2.3172.
    10.18488/31.v9i2.3172
  7. Correia, R.; Rodrigues, K.. "Development proposal for the trás-os-montes wine route: Technology as a differentiating element,Proposta de desenvolvimento da rota dos vinhos de trás-os-montes: A tecnologia como fator diferenciador". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2020 E34 (2020): 376-390. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85092401737&partnerID=MN8TOARS.
  8. Correia, Ricardo; Carvalho, Aida; Troca, Armando. "THE POTENTIAL OF GASTRONOMIC TOURISM IN THE PORTUGUESE MUNICIPALITY OF MIRANDELA". PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL CONFERENCE OF APPLIED BUSINESS AND MANAGEMENT (ICABM2020) (2020): https://publons.com/publon/48760289/.
  9. Gonzáles Santiago, Marcya Stefany; Correia, Ricardo Alexandre Fontes . Autor correspondente: Gonzáles Santiago, Marcya Stefany. "The Influence of Blogs on the Complain Intention: The Case of the Cruise Ship Industry". Journal of Marketing Research and Case Studies 2019 (2019): 1-17. https://ibimapublishing.com/articles/JMRCS/2019/628079/628079.pdf.
    Publicado
  10. Correia, Ricardo; Carvalho, Aida; Parafita, Alexandre; Cunha, Carlos; Fontes, Carla; Fernandes, Paula Odete; Correia, Alexandra; et al. "Touristic Experiences- The 'Living in the Grandma's House' Project". PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL WORKSHOP TOURISM AND HOSPITALITY MANAGEMENT (IWTHM2019) (2019): https://publons.com/publon/48760291/.
  11. Franco, A.; Correia, R.; Meneses, R.. "The 5 senses associated with Portugal in the tourist perspective,Os 5 sentidos associados a Portugal na perspectiva dos turistas". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2019 E24 (2019): 272-286. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078274594&partnerID=MN8TOARS.
  12. Cunha, C.R.; Carvalho, A.; Afonso, L.; Silva, D.; Fernandes, P.O.; Pires, L.C.; Costa, C.; et al. "Boosting cultural heritage in rural communities through an ICT platform: The Viv@vó Project". IBIMA Business Review 2019 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073115891&partnerID=MN8TOARS.
    10.5171/2019.608133
  13. Carvalho Franco, Antonio; Fontes Correia, Ricardo; Ceu, Feliciano; Carlos Franco, Joao. "Positioning of a Religious Destination. Complexities and Challenges". PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL WORKSHOP TOURISM AND HOSPITALITY MANAGEMENT (IWTHM2019) (2019): https://publons.com/publon/49192765/.
  14. Rodrigues, Katy; Fontes Correia, Ricardo. "Wine Tourism-A Proposal for the Development of the "Tras-os-Montes" Wine Route". PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL WORKSHOP TOURISM AND HOSPITALITY MANAGEMENT (IWTHM2019) (2019): https://publons.com/publon/49192767/.
  15. Correia, Ricardo Fontes; Brito, Carlos Melo. "Locals: at the Heart of Territorial Marketing". International Business Information Management Association Conference (2019): https://publons.com/publon/34930155/.
  16. Carvalho Franco, Antonio; Fontes Correia, Ricardo; Carlos Franco, Joao. "The Role of Facebook in the Tourist Experiences". PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL WORKSHOP TOURISM AND HOSPITALITY MANAGEMENT (IWTHM2019) (2019): https://publons.com/publon/48894855/.
  17. Correia, Ricardo; Meneses, Raquel; David, Sílvia. "The Effect of Wine Tourism Experiences on Wine Brands". Universal Journal of Management 4 9 (2016): 508-515.
    Publicado
  18. Correia, Ricardo; Brito, Carlos. "Operationalizing Interaction between Firms and Regions". Theoretical Economics Letters 06 04 (2016): 690-706.
    Publicado
  19. Correia, Ricardo; Brito, Carlos. "Wine Tourism and Regional Development". Sem título 1 (2016): 27-39.
    Publicado
  20. Ricardo Correia; Carlos Brito. "Operationalizing Interaction between Firms and Regions". Theoretical Economics Letters 6¿ 4¿ (2016): 690-706.
    10.4236/tel.2016.64074
  21. Correia, R.F.; Brito, C.M.. "Mutual influence between firms and tourist destination: a case in the Douro Valley". International Review on Public and Nonprofit Marketing 11 3 (2014): 209-228. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84894654737&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s12208-014-0115-2
  22. Correia, Ricardo; Meneses, Raquel; David, Silvia. "The Effect of Wine Tourism Experiences on Wine Brands". ORTE 2013 - International Conference on Rural Tourism 1 (2013): 59-10.
    Publicado
  23. Correia, Ricardo Alexandre Fontes; Brito, Carlos. "Interacção entre Infra-Estruturas e Regiões: O Caso do Porto de Aveiro". Revista Portuguesa de Estudos Regionais 29 (2012): 1-24.
    Aceite para publicação
  24. Correia, Ricardo; Brito, Carlos. "Influência recíproca entre empresas e destino turístico: o caso Aquapura no contexto da região do Douro". Revista Turismo e Desenvolvimento 17/18 1 (2012): 1711-1726.
    Publicado
  25. Correia, Ricardo; Brito, Carlos. "Interacção entre Infra-Estruturas e Regiões: O Caso do Porto de Aveiro". Revista Portuguesa de Estudos Regionais 30 1 (2012): 77-88.
    Publicado
  26. Correia, Ricardo; Brito, Carlos. "EMPREENDEDORISMO E COMPATIBILIDADE RELACIONAL: O CASO AQUAPURA NO CONTEXTO DA REGIÃO DO DOURO". Sem título 1 (2012): 229-236.
    Publicado
  27. Correia, R.; Brito, C.. "Interaction Between Public Infrastructures and Regions: The Case of the Port of Aveiro,Interação entre Infraestruturas e Regiões: O Caso do Port o de Aveiro". Revista Portuguesa de Estudos Regionais 30 1 (2012): 77-88. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874067997&partnerID=MN8TOARS.
  28. Correia, Ricardo. "Territorial marketing: interaction between industrial and regional networks". International Review on Public and Nonprofit Marketing 8 1 (2011): 93-95.
    Publicado • 10.1007/s12208-011-0064-y
  29. Correia, Ricardo Alexandre Fontes; Brito, Carlos. "A Importância do Marketing para o Desenvolvimento Turístico: O caso de Montalegre". Revista Turismo & Desenvolvimento 16 (2011): 127-143. http://www2.egi.ua.pt/rtd/.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ana Garcez; Ricardo Correia; Aida Carvalho. "Digital Nomads: Who They Are and What They Want from the Destinations?". 2024.
    10.1007/978-981-99-0333-7_35
  2. Maria Randers; Ricardo Fontes Correia; Dominyka Venciute; Ruta Fontes. "Trust in Influencer Marketing". In Factors Influencing Followers' Perceptions in the Baltic Countries. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8351-0.ch001
  3. Ângela Junqueiro; Ricardo Correia; Aida Carvalho; Carlos R. Cunha. "Smart Technologies in Tourist Destination Marketing: A Literature Review". 2022.
    10.1007/978-3-031-20316-9_22
  4. Ana Garcez; Ricardo Correia; Aida Carvalho. "Digital Nomadism an Opportunity for Low-Density Territories: Trás-os-Montes Lands Case". 2022.
    10.1007/978-981-19-1040-1_8
  5. Irina Clara; Ricardo Correia; Aida Carvalho. "Tracking Techniques in the Study of Tourists’ Spatiotemporal Behavior". 2022.
    10.1007/978-981-16-9268-0_41
  6. Ricardo F. Correia; Palmira Felgueiras; Aida Carvalho; Dominyka Venciute. "Olives and Touristic Experiences". In The Case of the Olive Tree and Olive Oil Museum. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9148-2.ch001
  7. Correia, Ricardo Alexandre Fontes. "The Online Presence and Communication of a Destination by the Tourist Entities of the Terras de Trás-os-Montes". 202-211. Springer Singapore, 2021.
    10.1007/978-981-33-4260-6_18
  8. Sónia Rodrigues; Ricardo Correia; Ramiro Gonçalves; José Martins. "Innovative Marketing Approaches as Triggers to Rural Tourism Sustainability: An In-Depth Analysis to Existing Literature". 2021.
    10.1007/978-3-030-90241-4_50
  9. Manuela Cunha; Ricardo Correia; Aida Carvalho. "The Potential of Digital Marketing in the Promotion of Low-Density Territories: The Case Study of Mirandela Municipality". 2021.
    10.1007/978-3-030-90241-4_53
  10. Correia, Ricardo Alexandre Fontes; Brito, Carlos. "O Caso de Desenvolvimento Turístico de Montalegre: Uma Ideia da Natureza". In Casos de Desenvolvimento Regional, 1-798. Cascais, Portugal: Principia, 2011.
    Publicado
Livro
  1. Correia, R.; Brito, C.. Wine tourism and regional development. 2015.
    10.1007/978-3-319-18857-7_3
  2. Correia, Ricardo. Marketing Territorial: Interacção entre Redes Industriais e Regionais. Porto: Universidade do Porto. 2010.
    Publicado
  3. Correia, Ricardo. Marketing Turístico: Uma Abordagem de Rede. Porto, Portugal: Universidade do Porto. 2006.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. O Espaço como Elemento Relacional. 2010. Correia, Ricardo. http://hdl.handle.net/10198/2008.
  2. Wine, Tourism and Collective Action. 2010. Correia, Ricardo. http://hdl.handle.net/10198/2008.
  3. A Importância do Marketing para o Desenvolvimento Turístico: O Caso de Montalegre. 2010. Correia, Ricardo; Brito, Carlos. http://hdl.handle.net/10198/2008.
  4. Uma abordagem Relacional ao Desenvolvimento dos Territórios. 2009. Correia, Ricardo. http://hdl.handle.net/10198/2008.
  5. Uma abordagem Relacional ao Desenvolvimento dos Territórios. 2009. Correia, Ricardo. http://hdl.handle.net/10198/2008.
  6. Uma abordagem Relacional ao Desenvolvimento dos Territórios. 2009. Correia, Ricardo; Brito, Carlos.
  7. The Role of External Actors on the Development of Territorial Dynamic Competences. 2008. Correia, Ricardo; Brito, Carlos. http://hdl.handle.net/10198/2008.
  8. The Role of External Actors on the Development of Territorial Dynamic Competences. 2008. Correia, Ricardo; Brito, Carlos. http://hdl.handle.net/10198/2008.
  9. Quo Vadis Marketing de Serviços? Uma visão Integrada de Produtos e Serviços. 2007. Correia, Ricardo.
  10. Marketing para Territórios – Uma Abordagem Relacional. 2007. Correia, Ricardo; Brito, Carlos.
  11. A Model for Understanding the Dynamics of Territorial Networks: The Case of Tourism in the Douro Valley. 2006. Correia, Ricardo; Brito, Carlos.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010/12 - Atual Marketing Turístico 1 (Outros) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2010/12 - Atual Marketing Turístico 2 (Outros) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2010/12 - Atual Gestão de Produtos e Marcas (Outros) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2010/12 - Atual Marketing Turístico e Cultural (Outros) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2010/12 - Atual Desenvolvimento Local e Regional (Outros) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2010/12 - Atual Comportamento Organizacional (Outros) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2010/12 - Atual Economia Política (Outros) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/07 - Atual Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento