Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Marta Maria Lopes Cordeiro
Nomes de citação
- Cordeiro, Marta
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8B18-21B3-6C60
- ORCID iD
- 0000-0001-9297-8548
Endereços de correio eletrónico
- mcordeiro@estc.ipl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2018 - 2023 Em curso | Depois da Imagem e da Palavra, a Imagem (Pós-doutoramento) Especialização em Pintura Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | |
| 2010 - 2013/10/07 Concluído | Doutoramento em Belas-Artes (Doutoramento) Especialização em Teoria da Imagem Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal "O Corpo como Imagem e as Imagens do Corpo na Contemporaneidade." (TESE/DISSERTAÇÃO) | Distinção e Louvor | 
| 2006 Concluído | Mestrado em Belas-Artes (Mestrado) Especialização em Pintura Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal "Do Corpo Orgânico ao Corpo Pós-Orgânico. Uma História de Fragmentações" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Muito Bom | 
| 2001 Concluído | Artes Plásticas - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | Bom com Distinção, 16 valores | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2013 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2006 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2002/01/01 - 2003/01/01 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Académico, Portugal | 
| 2000/01/01 - 2002/01/01 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2015 - Atual | Diretora do ramo Design de Cena da Licenciatura em Teatro | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2023 - 2025 | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | ||
| 2019 - 2025 | Presidente da Comissão Técnico-Científica do Departamento de Teatro | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | ||
| 2014 - 2025 | Membro efectivo do Conselho Científico | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | 
| Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | ||
| 2019 - 2022 | Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | ||
| 2018 - 2022 | Membro efectivo da Comissão Científica do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| Universidade de Lisboa, Portugal | ||
| 2016 - 2020 | Coordenação Científica e Artístico-Pedagógica do Mestrado em Teatro – especialização em Design de Cena | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2016 - 2020 | Coordenação científica do Mestrado em Teatro – especialização em Produção | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2006 - Atual | Membro da Comissão Técnico-Científica do Departamento de Teatro da ESTC | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2016 - 2018 | Vice-Presidente da Comissão Técnico-Científica do Departamento de Teatro | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | ||
| 2003/10/01 - 2006/11/17 | Assistente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2006 - 2006 | Prestação de Provas Públicas para a categoria de Professor Adjunto na área científica de Design de Cena, disciplina de Tecnologias | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2009 - 2011 | O Corpo como Imagem e as Imagens do Corpo na Contemporaneidade SFRH/BD/62867/2009 Bolseiro de Doutoramento
                                     Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2024 - 2025 | FOGO DELUXE. Laboratório, criação e ensino artístico IPL/IDI&CA2024/FDLCEA_ESTC Investigador responsável
                                     Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Em curso | 
| 2023/05/04 - 2023/05/06 | Artistic Responsibility Challenges in Higher Education, Nós/Nous ARCHE Erasmus + 2021-1-PT01-KA220-HED-000032169. Outra
                                    
                                  | |
| 2021/03 - 2022 | Ensaio de Construção — Cenografia, Teatro e Materialidade ECCTM Investigador
                                     Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Em curso | 
| 2019 - 2020 | Luz-imagem como Médium LIMLIC Investigador
                                     Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | Em curso | 
| 2018 - 2019 | Polifonia e Contraponto – Crítica e Reflexão no Espaço Cénico PC Investigador
                                     Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Concluído | 
| 2017 - 2018 | GIRELA, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação GRCAFL Investigador responsável
                                     Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Concluído | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2007 - Atual | Programa Projecto e Tecnologias. Especialização em Realização Plástica do Espectáculo. 12º Ano XXX Outra
                                     Ministério da Educação, Portugal | Ministério da Educação Concluído | 
| 2006 - Atual | Programa Projecto e Tecnologias. 11º Ano XXX Outra
                                     Ministério da Educação, Portugal | Ministério da Educação Concluído | 
| 2022 - 2022 | Estudos de Cenografia e Figurinos em Portugal 2022.05675.PTDC Investigador
                                    
                                  | 
Produções
            Publicações
| Artigo em revista | 
 | 
| Artigo em revista (magazine) | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Catálogo de exposição | 
 | 
| Documento de trabalho | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Edição de número de revista | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Recurso online | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Outros
| Outra produção | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2024/10/25 | FOGO DELUXE: Laboratório, criação e ensino artístico | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e pela Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal) | 
| 2024/10/25 | A propósito da Lei Especial para o Ensino Superior Artístico prevista no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e pela Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal) | 
| 2024/04/16 | Imagem e Melancolia | Programa de Doutoramento em Teoria da Literatura, Faculdade de Letras da UL (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/01/15 | Apresentação do livro “O Desensino da Arte” | Pequenas Coisas Estuário Coletivo, Solar dos Zagalos (Câmara Municipal de Almada) (Almada, Portugal) | 
| 2018 | Girela, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação | Girela, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação Pólo Cultural Gaivotas Boavista, da Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2015 | Os Reality Shows e a Ideia de Beleza | unidade curricular “Escrita para Cinema e Televisão”, da Pós-Graduação em Artes da Escrita Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2013 | Biggest Loser: o Corpo, a Alma e a Carne | unidade curricular “Escrita para Cinema e Televisão”, da Pós-Graduação em Artes da Escrita Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2011 | Investigação em Arte | unidade curricular “Metodologias da Investigação”, do Mestrado em Pintura Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2009 | Identity as an Image | Student Summer Symposium Association of Art Historians  (Bristol, Reino Unido) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/10 - Atual | A Terceira Margem da Mimesis - o continuum de intensidades do herói pós-dramático Coorientador | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2023/06 - Atual | O Inferno Está Vazio, Todos os Vilões Estão Aqui. Coorientador | Doutoramento em Artes e da Imagem em Movimento (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2023 - Atual | Reencantar cinema: A Encantaria como paradigma de criação fílmica Orientador | Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2022/02/01 - Atual | A Grande Viagem do Pequeno Mi Orientador | Licenciatura em Teatro (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2022 - Atual | Cartas que dançam ao sul: poéticas transdisciplinares em videodança Orientador | Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/10 - Atual | Politicas Culturais no Ensino Artístico: o caso de estudo da Escola Superior de Teatro e Cinema Orientador | Doutoramento em Artes  (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2021/09 - Atual | Esa Cosa Llamada Amor – 10 anos depois. Coorientador | Doutoramento em Artes (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2020 - Atual | Escultura Hiper-Realista e Intimidade Orientador | Doutoramento em Artes (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2018 - Atual | Abstracção no Cinema de Animação Coorientador | Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2023 - 2024 | A evolução da cenografia e o digitar Orientador | Licenciatura em Teatro (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2022 - 2023/12/19 | Paralelismos e Perpendicularidades em Dois Cenários de Stéphane Alberto: MacBeth e A Tragédia de MacBeth. Orientador | Mestrado em Teatro (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2022 - 2023/12/14 | Não Há Machado que Corte, ou a verdadeira história de Maria Cachucha Orientador | Mestrado em Teatro (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2018 - 2021/09/20 | Cinema Relacional: Cinema como Diálogo em uma “Trilogia do Encontro” Orientador | Doutoramento em Artes  (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2018 - 2020/01/31 | A história em movimento. Kélina Gotman e a coreografia como metodologia além da Dança Orientador | Teatro (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2018 - 2019/12/18 | Da Organização à Construção Orientador | Teatro (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2018 - 2019 | Especialização e Valorização Profissional em Artes Orientador | Escuela de Escultura Almart, Espanha | 
| 2016 - 2017 | Luz, Som, Acção! Orientador | Teatro (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2012 - 2013 | Apontamentos de Mecânica Orientador | Teatro (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento | Nome do evento Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/05/24 - Atual | Moderação do painél Teatro, 1º ENCONTROS PARAGONE – Diálogos Através da Arte: Gesto Congresso | |
| 2022/10/16 - Atual | Participação no Encontro Anual da REDE (Produções Real Pelágio, CasaBranca, Associação Parasita), no painél, Entre a arte
                                 e educação: espaço de reflexão e partilha (mesa redonda). Casa da Dança de Almada. Encontro | |
| 2023/09/13 - 2023/09/14 | Participação nas Jornadas do Ensino Superior das Artes Performativas, painél: A OFERTA FORMATIVA: SUAS ESPECIFICIDADES E ENQUADRAMENTO
                                 LEGAL. Encontro | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | 
| 2022/02/05 - 2022/02/05 | Apresentação do livro O Desensino da Arte (Maria Sequeira Mendes, Marta Cordeiro e Marisa Fálcon) no Teatro do Bairro Alto,
                                 no âmbito da iniciativa “Práticas de Leitura”. 5 de Fevereiro de 2022. Outro | Práticas de Leitura Teatro do Bairro Alto, Portugal | 
| 2021/10/10 - 2021/10/11 | Participação na mesa redonda “Ensino, Exposição e Representação”. XIII ENCONTRO NACIONAL da APCEN, “Explosão e Expansão. PT
                                 na PQ e PQ em PT”, 9 e 10 Ourtubro 2021 / Museu Nacional do Teatro e da Dança / Lisboa. Mesa-redonda | Associação Portuguesa de Cenografia, Portugal | 
| 1999 - 2017 | Construção de objectos e décors para publicidade em colaboração com a agência Graphic Objects, Mensagem Sublime, Pomar de Ideias, - Comunicação Lda., Schema, Plaster, Eventos e Talentos. Construção de adereços para comemorações e espectáculos de rua em colaboração com as Festas de Palmela, Oliveira do Hospital, Ilha Terceira-Açores. Decoração de espaços comerciais. Construção da sala infantil do Museu do Pão, Seia. Construção da mascote do Oceanário de Lisboa. | |
| 2009 - 2016 | Colaborou com o Serviço Educativo do Museu Nacional de Arte Antiga, concebendo e dinamizando oficinas para crianças e famílias
                                 que juntam aprendizagens no âmbito das marionetas e formas animadas com os conhecimentos potenciados pelas exposições temporárias
                                 e permanentes do Museu. Oficina (workshop) | Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Moderação de painel Conferência | CSO´2015 – Criadores Sobre outras Obras Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Construção de adereços para o espectáculo Enciclopédia X, da Companhia de Teatro Cão Solteiro & Afonso Cruz Outro | Enciclopédia X | 
| 2004 - 2004 | Figurinista do espectáculo A Grande Imprecação Diante das Muralhas da Cidade, pelo Teatro dos Aloés. Texto de Tankred Dorst; encenação de José Peixoto. | |
| 2003 - 2003 | Construção de adereços e formas animadas no espectáculo Contos Fantásticos pela Associação Cultural Criadores de Imagens – Teatro de Marionetas (2003). Colectânea de contos tradicionais dos países de expressão portuguesa; encenação e direcção artística de José Carlos Barros. | |
| 2003 - 2003 | Cenografia e construção de adereços no espectáculo Os Amores de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim pela Associação Cultural Criadores de Imagens – Teatro de Marionetas. (2003).Texto de Frederico Garcia Lorca; tradução de Eugénio de Andrade; encenação e direcção artística de José Carlos Barros. | |
| 2002 - 2003 | Construção de máquinas de cena, adereços e pintura cenográfica no espectáculo Romagem de Agravados, pela Associação Cultural Criadores de Imagens – Teatro de Marionetas. Texto de Gil Vicente; encenação de Carlos Cabral; direcção artística de José Carlos Barros. | |
| 2002 - 2002 | Cenografia e construção de adereços dos espectáculos que integram o projecto Gil Vicente On-Line (Pranto de Maria Parda, Auto da Índia, Auto da Alma, Farsa de Inês Pereira), 2002. Projecto do CITI/ Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o Ministério da Educação e a Câmara Municipal de Castelo Branco. Textos de Gil Vicente; encenação de Lúcia Maria. | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/01/15 | Mãos à Obra”: o Desenho enquanto contributo para a aprendizagem da História da Cultura e das Artes Arguente principal | Mariana Abreu (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2024/12/18 | Xapsim! Ciberàtrações e as veredas da sensorialidade bicho e a Teoria Simagem Vogal | Gastão Frota (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2023/12/18 | ARTES PERFORMATIVAS. O estado do teatro na Europa dos primórdios do século XX e o hoje da arte teatral. Arguente | Maria José Santos Cunha (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2023/10/06 | RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Effets Mer Arguente | Rita da Cunha Monteiro Rebelo de Andrade (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2022/12/12 | Numen Presidente do júri | Miguel Morazzo (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2022/06/21 | Silêncios. Um método de trabalho cinematográfico Arguente principal | César Pedro (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2022/02/02 | Percursos da cenografia portuguesa: (1870-1974) Arguente | Eunice Tudela de Azevedo (Doutoramento) | 
| 2021/12/14 | Relatório de Projecto de figurinos para "You Can't Take it With You" Presidente do júri | Inês Damasceno (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2021/09/28 | Auto-historiarse: Poéticas y disrupciones. Prácticas escénicas en los paisajes enmarañados de la memoria Arguente principal | Susana Vidal (Doutoramento) Escuela Internacional de Doctorado de la Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha | 
| 2021/07/31 | Eco-efeito Colateral Óbvio: uma Experiência à Luz do Eco-Teatro Arguente principal | Sofia Figueiredo Ferreira (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2021/07/19 | Contributos para o Ensino da Prática Vocal em Contexto de Escolas de Teatro. Presidente do júri | Susana Quaresma Vicente (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2020/03/11 | A Voz como Impulsionador da Criação Cénica. A Pré Voz como Alicerce de um Teatro Vocal Vogal | Sara Belo (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2019 | Num Rio Presidente do júri | Alexandre Teixeira (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2019 | Mend the Gap, o Vazio que Transborda Arguente principal | Juliana Ferreira (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2015 | Tabula Rasa, Revolução, Subversão e Transgressão. Um estudo sociocultural da década de 60 Arguente principal | Maria da Luz Fernandes (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2015 | O Objecto Cenográfico como Elemento Dramatúrgico no Projecto Teatral Moby-Dick Presidente do júri | Pedro Silva (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2013 | No Limite, a Alma. Ensaio sobre um Objecto artístico/ Instalação Presidente do júri | Paula da Mata (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2023/04 - 2023/05 | 1º ENCONTROS PARAGONE – Diálogos Através da Arte: Gesto | FBAUL, ESML, ESTC | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Convocarte Arte e Mobilidade | CUIEBA/ FBAUL | 
| 2017 - Atual | Dobra (2184-206X) | FCSH, UNL | 
| 2025/03 - 2025/03 | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto da Educação da Universidade do Minho | 
| 2022/05 - 2022/05 | Vista. Revista de Cultura Visual (2184-1284) | UMinho Editora | 
| 2022/03 - 2022/03 | Convocarte | FBAUL–CIEBA | 
| 2016 - 2017 | ars (1678-5320) | Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo | 
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022/01/01 - 2022/01/31 | A convite da DGArtes, integrou o Grupo de Consultores no âmbito da Representação Oficial Portuguesa na 15a• Quadrienal de Praga - QP 23 - Prague Quadrienal of Performance Design and Space. | Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2017 - Atual | Espaço e Produção - O Lugar | Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2006 - Atual | Dramaturgia do Espaço Cénico e do Figurino | Mestrado em Teatro | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2003 - Atual | Desenho, Design de Cena, Tecnologia, Projecto de Teatro/ Artes Performativas | Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2017 - Atual | Integra a Comissão Editorial e a Comissão de Redacção e Revisão da revista “Dobra, Revista Internacional de Investigação sobre
                                 Literatura, Artes e Design”. Dobra é um Projecto de Investigação desenvolvido na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da
                                 Universidade Nova de Lisboa – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, em parceria com a Faculdade de Belas-Artes da
                                 Universidade de Lisboa - Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA/FBAUL), a Universidade Federal do Rio de
                                 Janeiro e a Universidade de São Paulo Membro | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2022/07 - 2024/12 | Fundou, juntamente com os restantes membros da Comissão Executiva Editorial, a que pertence, a revista  RHINOCERVS: Cinema,
                                 Dança, Música, Teatro, editada pelo Politécnico de Lisboa. Membro | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2024 - 2024 | Integra a Comissão Organizadora e a Comissão Científica da 7ª Conferência Narrativa, Média e Cognição NEXOS INTERMEDIAIS:
                                 o estado impuro das artes. Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Teatro e Cinema, 8–10 de Maio de 2024. Membro | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | 
| 2024 - 2024 | Integra a Comissão Científica da conferência Dramatic Architectures. Theatre and Performing Arts in Motion Membro | Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal | 
| 2022/05 - 2022/05 | Integrou a Comissão Científica e a Comissão Executiva das 1.ª Edição de Jornadas Internacionais de Cenografia e Figurinos.
                                 2, 3 e 4 de Maio de 2022, Faculdade de Belas-Artes da UL, Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL, Museu Nacional do Teatro. Membro | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | 
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/05 - 2023/07 | Membro do painel de avaliação (Escolas Artísticas), no âmbito da 8.ª edição do Concurso para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação & Criação Artística financiados (IDI&CA) pelo Instituto Politécnico de Lisboa – 2023. | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2021/05 - 2021/12 | Júri efectivo do concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento, nas áreas de Belas Artes, Arte e Educação Artística, atribuídas pelo Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes e financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | 
