???global.info.a_carregar???
PAULA CRISTINA DOS SANTOS RODRIGUES. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciência do Desporto em 2005 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Doutoramento em Ciências do Desporto em 2010 pelo(a) Universidade do Porto, Mestrado em Ciências do movimento humano em 1999 pelo(a) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança e Licenciatura em Desporto e educação física em 1995 pelo(a) Universidade do Porto. É Trainer certified by Scientific-Pedagogical Council of Continuing Education, with registration CCPFC / RFO - 13500/01, the following areas: ¿ A21 - Physical Education; ¿ C13 - Awareness for special no(a) Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Assistente no(a) Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Course Coordinator of Physical Education and Sport no(a) Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Assistente no(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto e Professor Auxiliar no(a) Instituto Piaget - ESE Arcozelo. Publicou 11 artigos em revistas especializadas. Orientou 34 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador responsável em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde com ênfase em Ciências do Desporto. Nas suas atividades profissionais interagiu com 63 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Identidade de gênero; Criança; Performance manual; Tempo de reação; Antecipação-coincidência; COORDENAÇÃO MOTORA; MABC-2 BANDA1; DESENVOLVIMENTO MOTOR; PRÉ-ESCOLA; IDADE GESTACIONAL.; Crianças; Desenvolvimento motor; Nutrição; Ilha de Cotijuba (Pará, Brasil); Mercúrio; 796.012-053.2(043); 612.39-053.2(043); Avaliação da escrita; Legibilidade; Velocidade de escrita; Análise comkputorizada; MABC-2; BHK; Educação física; Escola; Perceção; Atitude; Professor; Ensino; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Atitudes; Pares; Inclusão; Crianças desenvolvimento atípico; Adolescentes; Aptidão física; Atividade física; FITescola; Cancro; Leucemia; Leucemia linfoblástica aguda; Exercício físico; Obesidade; Índice de massa corporal; Desenvolvimento atípico; Perturbação do espetro do autismo; Programa de intervenção; Planificação; Sociometria; Destreza manual global; Assimetria motora; Desporto escolar; Andebol; Ténis de mesa.; Relatório estágio; Relação entre VO2 máximo e disciplinas; Reflexão; Nascimento prematuro; A termo ou tardio; Sexo; Coordenação motora; Estágio pedagógico; Prática letiva; Relatório final; Ensino de música; Bandas filarmónicas; Sociedade filarmónica unânime praiense; Açores; Bullying; Vitimas; Agressores e não envolvidos; Contexto escolar; Anos de escolaridade; TAD; Motivação; Idade; Projetos extracurriculares; M-ABC 2; Diferenças de género.; Desempenho académico; Estatuto socioeconómico; Maturação; Morfologia; Vítimas; Agressores; Educação; Saúde e bem-estar; Intervenção comunitária; Idade relativa; Aptidão aeróbia; Género; Acelerometria; Intensidade das aulas de educação física; Ciclos de escolaridade; Futsal; Estágio; Coordenação óculo-pedal; Educação Física; Badminton; Perceção subjetiva de esforço; Frequência cardíaca; Normouvintes; Surdos; Desordens coordenação motora; Estágio Profissional; Relatório Final; Professores de educação física; Necessidades educativas especiais; Planeamento; Avaliação; Escolaridade; Prática desportiva; Contexto educativo; Aprendizagem; Desenvolvimento; Intervenção; Intensidade da aula; Estereótipo de género; Futebol; Dança; Novas aprendizagens; 1º Ciclo; Participação desportiva; Âmbito da prática; Modalidades praticadas; Razões para a prática; Razões do abandono.; Prática de ensino supervisionada; Educação física inclusiva; Autoeficácia; Deficiência; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PAULA CRISTINA DOS SANTOS RODRIGUES

Nomes de citação

  • Rodrigues, Paula

Identificadores de autor

Ciência ID
8B15-7547-5657
ORCID iD
0000-0001-6018-3222

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Manual preference and functional asymmetry in coincidence-anticipation. Study in different age groups." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved unanimously
1999
Concluído
Ciências do movimento humano (Mestrado)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança, Brasil
"Non segregated children by gender in the free play " (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
1995
Concluído
Desporto e educação física (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
"Planning, management and maintenance of playgrounds: analysis of the Maia Municipality " (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte, Portugal
Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal
2013 - 2022 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017 - 2018 Assistente (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2016 - 2017 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2013 - 2017 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2012/10/01 - 2013/09/30 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona, Portugal
2000/10/01 - 2005/10/01 Assistente (Docente Universitário) Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2017 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2015 - 2017 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/04/01 - Atual Trainer certified by Scientific-Pedagogical Council of Continuing Education, with registration CCPFC / RFO - 13500/01, the following areas: • A21 - Physical Education; • C13 - Awareness for special Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal
2011/01/01 - 2013 Course Coordinator of Physical Education and Sport Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal
2011/03/25 - 2011/09/30 Postgraduate Coordinator of Education in Physical Education and Sport Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal
2000/10/01 - 2005/10/31 course coordinator PEB 2nd Cycle - variant Physical Education Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2022/12/31 Geração Bem Sénior
219/DDT/2022
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária
UID/Multi/04587/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Geração Bem Sénior
CP_694-DDT-2019
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Concluído
2007/01/01 - 2010/11/30 PREFERÊNCIA MANUAL E ASSIMETRIA MOTORA FUNCIONAL: EFEITOS DA PRÁTICA E DA COMPLEXIDADE DA TAREFA NA ANTECIPAÇÃO-COINCIDÊNCIA
SFRH/BD/28011/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Orifjon Saidmamatov; Jasurbek Jammatov; Cláudia Sousa; Rita Barros; Olga Vasconcelos; Paula Rodrigues. "Translation and Adaptation of the Adult Developmental Coordination Disorder/Dyspraxia Checklist (ADC) into Asian Uzbekistan". Sports (2023): https://doi.org/10.3390/sports11070135.
    10.3390/sports11070135
  2. Orifjon Saidmamatov; Ko’palov Sanjarbek; olga vasconcelos; Paula Rodrigues. "Sustainability of a Given Ten-Week Motor Skills Training Program for Children with Developmental Coordination Disorder". Sports 10 11 (2022): 164-164. http://dx.doi.org/10.3390/sports10110164.
    10.3390/sports10110164
  3. Orifjon Saidmamatov; Paula Rodrigues; Olga Vasconcelos. "Motor Skills Training Program Reinforces Crossing the Body’s Midline in Children with Developmental Coordination Disorder". Symmetry (2022): https://doi.org/10.3390/sym14061259.
    10.3390/sym14061259
  4. Orifjon Saidmamatov; M.M. Nascimento; J.C. Cerqueira; P. Rodrigues; O. Vasconcelos. "Motor skill training programs for children with developmental coordination disorder: Does gender matter?". Neuropsychiatrie de l'Enfance et de l'Adolescence 70 4 (2022): 183-194. http://dx.doi.org/10.1016/j.neurenf.2022.03.001.
    10.1016/j.neurenf.2022.03.001
  5. Tatiane MORAES; Tânia BASTOS; Paula RODRIGUES. "Atitudes e Autoeficácia dos Professores de Educação Física em Relação à Inclusão: Estudo Centrado na Região de Lisboa – Portugal". Revista Brasileira de Educação Especial (2022): https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0028.
    10.1590/1980-54702022v28e0028
  6. Orifjon Saidmamatov; Quvondiq Raximov; Paula Rodrigues; Olga Vasconcelos. "A Ten-Week Motor Skills Training Program Increases Motor Competence in Children with Developmental Coordination Disorder". Children (2021): https://doi.org/10.3390/children8121147.
    10.3390/children8121147
  7. Rodrigues, Paula; Vasconcelos,Maria Olga Fernandes. "Praticantes de ginástica artística têm maior sensibilidade propriocetiva manual do que as da ginástica acrobática?". EFDeportes.com, Revista Digital 224 (2017): http://www.efdeportes.com/efd224/ginastica-artistica-tem-maior-sensibilidade-propriocetiva.htm.
    Publicado
  8. Shirley Regina A Batista; Paula Rodrigues; Luís Moreira; Olga Vasconcelos. "Transferência intermanual de aprendizagem: o efeito da aquisição em tarefas de destreza manual". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 15 1 (2015): 64-78. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.15.01.64.
    10.5628/rpcd.15.01.64
  9. Rodrigues, Paula. "Visuomotor Memory in Older Adults: Effect of a Physical Exercise Program". Brazilian Journal of Physical Education and Sport 28 4 (2014): 641-649. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000400641.
    Publicado
  10. Rodrigues, Paula; Vasconcelos,Maria Olga Fernandes. "Effects of a multimodal exercise program in pedal dexterity and balance: study with Portuguese elderly adults of different contexts". European Review of Aging and Physical Activity 10 2 (2013): 141-150. DOI 10.1007/s11556-013-0129-5.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Jacobsohn, Lia; Rodrigues, Paula; Vasconcelos, Olga; Corbetta, Daniela; Barreiros, Joao. "Lateral manual asymmetries: A longitudinal study from birth to 24 months". Developmental Psychobiology 56 1 (2012): 58-72. http://dx.doi.org/10.1002/dev.21091.
    Acesso aberto • 10.1002/dev.21091
  12. Rodrigues, Paula C.; Barbosa, Ricardo; Carita, Ana Isabel; Barreiros, João; Vasconcelos, Olga. "Stimulus velocity effect in a complex interceptive task in right- and left-handers". European Journal of Sport Science 12 2 (2011): 130-138. http://dx.doi.org/10.1080/17461391.2010.546059.
    10.1080/17461391.2010.546059
  13. Rodrigues, Paula; Lima, Eduarda; Vasconcelos, Maria Olga; Barreiros, João Manuel; Botelho, Manuel. "Efeito da velocidade do estímulo no desempenho de uma tarefa de antecipação-coincidência em destros e canhotos". Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25 3 (2011): 487-496. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000300012.
    10.1590/s1807-55092011000300012
  14. Paula Cristina Rodrigues; Maria Olga Vasconcelos; João Manuel Barreiros. "Desenvolvimento da assimetria manual". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 10 1 (2010): 230-241. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.10.01.230.
    10.5628/rpcd.10.01.230
  15. Rodrigues,Paula Cristina dos Santos; Barreiros,João Manuel Pardal; Vasconcelos,Maria Olga Fernandes; Carneiro,Suzana Raquel Moreira. "Efeito da prática regular de atividade física no desempenho motor em idosos". (2010): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092010000400012.
  16. Rodrigues, Paula Cristina; Vasconcelos, Olga; Barreiros, João; Barbosa, Ricardo. "Manual asymmetry in a complex coincidence-anticipation task: Handedness and gender effects". Laterality: Asymmetries of Body, Brain and Cognition 14 4 (2009): 395-412. http://dx.doi.org/10.1080/13576500802469607.
    10.1080/13576500802469607
  17. Rodrigues, Paula Cristina; Vasconcelos, Olga; Barreiros, João; Barbosa, Ricardo; Trifilio, Fábio. "Functional asymmetry in a simple coincidence-anticipation task: Effects of handedness". European Journal of Sport Science 9 2 (2009): 115-123. http://dx.doi.org/10.1080/17461390802603903.
    10.1080/17461390802603903
  18. Paula C. Rodrigues; Cidália Freitas; Maria Olga Vasconcelos; João Barreiros. "Preferência manual numa tarefa de antecipação-coincidência: efeitos da direcção do estímulo". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2007):
    10.5628/rpcd.07.01.109
  19. Rodrigues, Paula Cristina dos Santos. "Manifestações do distúrbio de identidade de gênero no brincar". (2000): http://hdl.handle.net/10183/170799.
Edição de livro
  1. Rodrigues, Paula. Estudos em desenvolvimento motor da criança. Lisboa: Edições Piaget. 2018.
    Publicado • Editor
  2. rodrigues, paula. Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança III. Porto: FADEUP. 2010.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Pacheco, Frederico; Botelho, Tiago; Beleza, Pedro; Faria, Carlos; Bettencourt, Duarte; Valente, Gonçalo. "Intensidade das aulas de educação física:". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/45688.
  2. Ramos, Pedro. "As atitudes dos professores de educação física face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/44871.
  3. Alcobia, Pedro. "Motivação para as modalidades aquáticas no desporto escolar em função do género e da idade". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41174.
  4. Moraes, Tatiane. "As atitudes e a autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41173.
  5. Ferreira, Valter. "Análise da intensidade de esforço percecionado pelos alunos entre aulas de modalidade desportiva individual e coletiva". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41757.
  6. Azinheira, Susana. "A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37218.
  7. Amaral, Dário. "Diferenças entre os níveis de atividade física e aptidão física nos alunos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36827.
  8. Sousa, Sérgio. "Benefício da atividade física para crianças e jovens com leucemia linfoblástica aguda:". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36845.
  9. Almeida, Sérgio. "A composição corporal de alunos do 2º e 3º ciclo e a sua relação com a aptidão física aeróbia". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36824.
  10. Saúde, Rui. "Aplicação da sociometria na formação de equipas/grupos, nas aulas de educação física de uma turma do 10ºano". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36843.
  11. Gomes, Rui. "Destreza manual global e assimetria motora funcional em atletas de desporto escolar de andebol e ténis de mesa". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36841.
  12. Martins, Diogo. "Fit escola:". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36842.
  13. Inácio, Francisco. "Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporal". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36880.
  14. Costa, Pedro; Cravo, Marta. "Atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com desenvolvimento atípico em função do sexo e da proximidade". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36818.
  15. Oliveira, Daniel; Lopes, David; Chambel, Ricardo; Sintrão, João; Gonçalves, Carlos. "Efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do ensino secundário:". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36895.
  16. Pinheiro, Cristina. "Importância das bandas filarmónicas no ensino da música em Portugal:". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/36803.
  17. Marques, Fábio; Piqueira, Carminda; Fidalgo, Bruno. "Bullying em contexto escolar:". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/36816.
  18. Barbosa, Jéssica. "Os Projetos Extracurriculares para a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/29459.
  19. Félix, João. "Atividade física, aptidão física, desempenho académico, maturação, morfologia, hábitos alimentares e estatuto socioeconómico em alunos do agrupamento de escolas das Laranjeiras". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/29461.
  20. Francisco, Gonçalo. "Bullyng:". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31493.
  21. Assis, David. "O envolvimento desportivo de jovens em idade escolar". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31489.
  22. Monteiro, Belinda. "A dança como ferramenta para novas aprendizagens no 1.º ciclo". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23877.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 " Efeito do género no nível de intensidade das aulas de educação física"
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 - 2023 "Idade relativa na Educação Física: O seu efeito nas classificações e na aptidão física".
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 - 2023 "Os efeitos da ameaça de Estereótipo de Género na aprendizagem motora de futebol na Educação Física".
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 - 2023 “Intensidade das aulas de Educação Física: efeito dos ciclos de estudo”
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 - 2023 "O que é um bom professor de educação física? A perspetiva de alunos do 3º ciclo de Ensino Básico e do Ensino Secundário”.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 - 2022 As Atitudes e a autoeficácia dos professores de Educação Física face à inclusão de alunos com deficiência.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 - 2022 Efeito de um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em jovens de Desporto Escolar
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 - 2022 "Análise da intensidade de esforço percecionado pelos alunos entre aulas de modalidade desportiva individual e coletiva"
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 - 2022 "Coordenação Motora em alunos surdos e normouvintes"
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - 2021 Atitudes dos Alunos Face à Inclusão dos seus Pares com Desenvolvimento Atípico em Função do Sexo e da Proximidade
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - 2021 Efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do ensino secundário Estudo com o MABC-2
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - 2021 As atitudes dos pares face à inclusão de crianças com desenvolvimento atípico: em função aos ciclos de estudo
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - 2021 Efeito de um programa de atividade física em alunos com perturbação do espetro do autismo
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - 2021 Destreza Manual Global e Assimetria Motora Funcional em atletas de Desporto Escolar de Andebol e Ténis de Mesa
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - 2021 Benefício da Atividade Física para Crianças e Jovens com Leucemia Linfoblástica Aguda: Uma revisão da literatura
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - 2021 Perturbação no Desenvolvimento da Coordenação em jovens e adultos
Orientador
Actividade Física Adaptada (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021 - 2021 "Habilidade com bola: Comparação entre idades e entre géneros”
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - 2020 Importância das Bandas Filarmónicas no ensino da música em Portugal: Estudo de Caso
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - 2020 Estratégias de correção de postura e de posição das mãos na iniciação à aprendizagem da guitarra
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - 2020 A motivação para as aulas de Educação Física dos alunos do 2º Ciclo
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - 2020 A motivação para a aula de Educação Física no ensino secundário –Ensino Público vs. Ensino Privado
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - 2020 Coordenação Motora em alunos do 12º ano
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - 2020 Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais na Educação Física Escolar
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - 2020 Aptidão física: influência do Desporto Escolar e dos hábitos de prática desportiva
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - 2020 Bullying em contexto escola- uma forma de magoar
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2019 Competência motora percebida em jovens: efeito do género
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2019 Coordenação Motora em alunos do 12º ano
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2019 Bullyng:Estudo de caso numa escola da Lezíria Ribatejana
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2019 O Envolvimento Desportivo de Jovens em Idade Escolar
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2019 Efeitos do Género na Coordenação Motora em Alunos do Ensino Básico. Estudo com M-ABC
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2018 - 2018 A dança como ferramenta para novas aprendizagens no 1.º Ciclo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2017 - 2017 Aprendizagem instrumental da guitarra numa executante após um enxerto de tendões: contributos para a melhoria neuromuscular e para a qualidade de vida da mesma.
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2017 - 2017 Motricidade fina de crianças em idade Pré-escolar.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2013 - 2013 Desempenho Manual e Assimetria Motora em crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção e com Desenvolvimento Típico. Estudo comparativo, numa tarefa de Destreza Manual Fina
Orientador
Actividade Física Adaptada (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/05/12 Developmental Coordination Disorder in Uzbekistan preschool children. Effects of a motor skill training program
Orientador
Orifjon Saidmamatov Aminboy o’g’li (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2019/05/16 Coordenação motora e idade gestacional em crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Estudo com MABC-2 banda 1
Arguente principal
Ana Maria Nunes Machado Moreira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016/01/08 ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS GRAFOMOTORAS EM CRIANÇAS NO 3º ANO DE ESCOLARIDADE, NA REGIÃO DE LISBOA
Arguente principal
Ana Rita do Amaral Cabrita Matias Batalha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 ESTUDO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO, ESTADO NUTRICIONAL, NÍVEL DE MERCÚRIO E DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DA ILHA DE COTIJUBA, PARÁ/BRASIL
Arguente principal
LIGIA GIZELY DOS SANTOS CHAVES MELO (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2015/04/15 Efecto de los programas de entrenamiento de ejercicio fisico en la funcion cognitiva de personas mayores Julia Leon Rodriguez (Doutoramento)
Universidad de Granada Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Espanha
2014/05/26 A experiência vivida de atletas paralímpicos: narrativas do desporto paralímpico português
Arguente principal
Ana Isabel Castro Almeida e Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014/03/18 Supervisão Parental numa perspetiva de segurança infantil
Arguente principal
Maria da Conceição Braga Vieira de Andrade (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2014/02/21 Biosocial Determinants of Motor Competence in Preschool Children
Arguente principal
Linda Maria Balinha Saraiva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2014/01/28 Lateralidade e coordenação motora em crianças dos 4 aos 12 anos de idade. Estudos com o teste M-ABC.
Arguente principal
Cidália de Freitas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2011 Estudo da Relação da Coordenação Global e fina com as competências grafomotoras nos 2º e 3º anos de escolaridade
Arguente principal
Ana Rita do Amaral Cabrita Matias Batalha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal