???global.info.a_carregar???
Alexandra Filipa Santos Cousinha de Vasconcelos Forra. Concluiu o(a) Mestrado integrado em Antropologia em 2018/07/30 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Licenciatura em Ciências da Cultura em 2014 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras. Foi Coordenadora Administrativa no(a) Nipsee - Núcleo de Incentivo e Psicopedagógico Social Escolar e Empresarial Lda., Almada . No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Bloco de Esquerda; Nacionalismo; Democracia; Estado nacional; Identidade Nacional; Nationalism; Democracy; National state; National identity; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alexandra Filipa Santos Cousinha de Vasconcelos Forra

Nomes de citação

  • Forra, Alexandra

Identificadores de autor

Ciência ID
8910-790F-66C4
ORCID iD
0000-0003-1967-0613

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018/07
Concluído
Mestrado em Antropologia - Especialização em Culturas Visuais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Nacionalismo na legitimação do estado democrático ocidental – O estudo de caso do Bloco de Esquerda" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2014
Concluído
Ciências da Cultura – Especialização em Comunicação e Cultura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2007 - 2010
Concluído
Curso de Línguas e Humanidades do ensino secundário científico-humanístico (Ensino secundário)
Escola Secundária Emídio Navarro, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09 - 2019/10 Assistente de Apoio ao Cliente Randstad Portugal, Portugal
2019/02/01 - 2019/07 Coordenadora Administrativa - Coordenação do estudo de alunos do ensino básico ao secundário; Explicações de disciplinas de humanidades e ciências sociais; Gestão do contacto com encarregados educação Nipsee - Núcleo de Incentivo e Psicopedagógico Social Escolar e Empresarial Lda., Almada , Portugal
2014/04/01 - 2014/06/01 Realização de estágio curricular no Centro Cultural da Malaposta, no departamento de cinema. Classificação final do estágio: 18 valores Centra Cultural Malaposta, Portugal
Produções

Publicações

Tese / Dissertação
  1. Forra, Alexandra Filipa Santos Cousinha de Vasconcelos. "O nacionalismo na legitimação do estado democrático ocidental - o estudo de caso do Bloco de Esquerda". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10362/51211.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013/12/08 - 2013/12/08 Organização de um evento cultural - tertúlia sobre edição literária independente na livraria Ler Devagar (LX Factory): “Margem de Certa Maneira – a edição literária independente enquanto projecto cultural”, no âmbito do projecto final da disciplina de Gestão Cultural da Licenciatura em Ciências da Cultura. Com a presença de três editores independentes, a tertúlia problematizou o lugar das editoras independentes no actual panorama literário e das indústrias da cultura no contexto português. (2013/12/08 - 2013/12/08)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/11/07 - 2019/11/07 Frequência do Workshop internacional “History, Social Sciences and Postcolonial Theory”. O Workshop consistiu na discussão de três textos do historiador Sanjay Seth, com a presença do próprio. A partir da teoria pós-colonial, foi debatido como tema central as condições de produção e circulação do conhecimento ocidental, atendendo ao seu processo de “viagem” para outros contextos e seus efeitos. O debate cruzou temas da antropologia, da história e da teoria social.
Oficina (workshop)
International Workshop “History, Social Sciences and Postcolonial Theory”
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018/11/22 - 2018/11/23 Frequência do Colóquio Internacional “Esquerdas radicais ibéricas, processo revolucionário e transição democrática – ruptura e consenso. Perspectivas comparadas”. O Colóquio procurou reapreciar, numa perspetiva comparada, o papel da constelação de pequenas organizações que se situavam à esquerda dos partidos comunistas nos processos de transição democrática, após a queda das ditaduras ibéricas, nos 70 do séc. XX.
Conferência
Colóquio Internacional “Esquerdas radicais ibéricas, processo revolucionário e transição democrática – ruptura e consenso. Perspectivas comparadas"
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal

Universidad de Cádiz, Espanha
2015/11/20 - 2015/11/22 Frequência da Escola de Inverno Unipop 2015 – Europa, Movimentos e Poderes. O evento procurou reflectir sobre alguns dos principais problemas políticos da actualidade. O primeiro dia foi dedicado à discussão de escalas, espacialidade e mapas da política, destacando-se a questão europeia. O segundo dia incidiu sobre acontecimentos e movimentos sociais que nos últimos anos determinaram mudanças políticas significativas. O terceiro dia equacionou tipos e formas de poder político e problemas associados, prestando atenção à relação esquerdas e Estado.
Outro
Frequência da Escola de Inverno Unipop 2015 – Europa, Movimentos e Poderes
UNIPOP, Portugal
2015/10/07 - 2015/10/30 Frequência do Curso Livre Cinema Português e Ibero-americano: Diálogos Históricos, Literários e Culturais, organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas da FLUL. Este curso teve como objectivo fundamental proceder a uma abordagem panorâmica de cinematografias portuguesas, espanholas, chilenas e brasileiras, em relação com a história das nações e seus contextos culturais. Explorou-se as relações entre cinema e literatura e entre as produções culturais destes países, num conjunto de oito aulas e a partir de vários filmes e bibliografia fornecida.
Oficina (workshop)
Curso Livre Cinema Português e Ibero-americano: Diálogos Históricos, Literários e Culturais
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
2015/03/06 - 2015/04/24 Frequência do Workshop "Cinema, Livros, Literatura: Inadaptações" organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.Este workshop, no âmbito dos estudos comparados, visou o aprofundo do diálogo entre cinema e literatura seja a partir do tema da adaptação de livros para cinema, seja o olhar do cinema sobre a literatura. A sua frequência visou a continuidade da reflexão sobre temas estudados na licenciatura.
Oficina (workshop)
Workshop "Cinema, Livros, Literatura: Inadaptações"
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012/11/06 - 2012/12 Frequência da Formação avançada em Cultura Contemporânea e Políticas Culturais. Evento frequentado durante o segundo ano de licenciatura visando o aprofundamento dos temas centrais à mesma e o conhecimento de novas perspectivas: produção cultural nos contextos contemporâneos, especificidades da cultura contemporânea, relação entre os poderes públicos e as práticas e indústrias culturais, cultura, poder e contrapoder, contextos urbanos e intervenção artística, etc.
Outro
Formação avançada em Cultura Contemporânea e Políticas Culturais
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013/06/01 - 2014/07/18 Comissão de Curso de Ciências da Cultura (grupo formado por alunos da licenciatura). Realizou-se neste contexto: organização de ciclos de cinema, concursos de âmbito cultural, debates e conferências; gestão de comunicação, redes sociais e conteúdos vários; acompanhamento e aconselhamento dos alunos do curso, nas suas várias questões e actividades e no contacto entre eles e a direcção; representação da faculdade em eventos como a Futurália, bem como do curso em eventos promovidos pela faculdade, como o Dia Aberto e a recepção aos novos alunos. Membro