???global.info.a_carregar???
Linda Melissa Gomes Cardoso. Concluiu o Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário em 2018/07/10 pela Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia. Concluiu a Licenciatura em Educação Básica em 2014/06/30 pelo Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação. Frequenta o Doutoramento em Educação, especialidade de Didática da Matemática, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa desde 2019. Membro da UIDEF. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: estudo de aula; formação inicial; conhecimento didático; conhecimento matemático; Educação matemática; Supervisão em educação; Educação; Matemática; Primeiros anos; 3.º ciclo; ensino secundário.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Linda Melissa Gomes Cardoso

Nomes de citação

  • Cardoso, Linda

Identificadores de autor

Ciência ID
8813-462C-72DE
ORCID iD
0000-0003-3661-2714

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019 - 2024
Em curso
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2020/10/29
Concluído
Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
18
2016 - 2018/07/10
Concluído
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"A influência da imagem na resolução de tarefas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2017
Concluído
Formação Graduada em Matemática (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2011 - 2014/06/30
Concluído
Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
15
2013/09 - 2014/01
Concluído
International Class Special Educational Needs (Graduado)
Hogeschool Rotterdam, Países Baixos
15
2008 - 2011
Concluído
Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias (Ensino secundário)
Escola Secundária de Palmela, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2024 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2020 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Instituto do Emprego e Formação Profissional do Seixal, Portugal
2018 - 2019 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Minerva, Portugal
Colégio Minerva, Portugal
2013/09 - 2014/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) OBS De Kring, Países Baixos

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Collaborative Member of UIDEF Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/10/01 - 2024 O Desenvolvimento de Conhecimento Matemático e Didático de Futuros Professores dos Primeiros Anos através do Estudo de Aula
UI/BD/150763/2020
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cardoso, L.; Ponte, J.P.; Quaresma, M.. "The development of mathematical knowledge of prospective primary teachers in a lesson study". (2025):
    Em revisão
  2. Cardoso, L.; Ponte, J.P.; Quaresma, M.. "Lesson study in primary initial teacher education: participants' perspectives on potential and challenges". EURASIA Journal of Mathematics, Science and Techonology Education (2025):
    Aceite para publicação
  3. Cardoso, L.; Ponte, J.P.; Quaresma, M.. "Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores: o que pode correr mal?". PNA (2025):
    Aceite para publicação
  4. Linda Cardoso; João Pedro Da Ponte; Marisa Quaresma. "The development of pedagogical content knowledge of prospective primary teachers in a lesson study". International Journal for Lesson & Learning Studies (2023): https://doi.org/10.1108/IJLLS-02-2022-0027.
    10.1108/IJLLS-02-2022-0027
  5. Cardoso, L.; Ponte, J.P.; Quaresma, M.. "O desenvolvimento do conhecimento de futuros professores sobre discussões coletivas durante o estudo de aula". Medi@ções (2023): https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.371.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Cardoso, L.; Ponte, J.P.; Quaresma, M.. "Do planeamento à reflexão: o trabalho dos futuros professores numa tarefa sobre pirâmides". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2023, 2023.
  2. Cardoso, Linda; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O contributo do estudo de aula na formação inicial de professores para o desenvolvimento de conhecimento sobre raciocínio matemático". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2021.
  3. Cardoso, Linda; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Lesson Study in Portuguese Initial Teacher Education: Potentials and Challenges". Trabalho apresentado em Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 2021.
  4. Cardoso, Linda; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O Desenvolvimento de Conhecimento Matemático e Didático de Futuros Professores dos Primeiros Anos Através do Estudo de Aula". Trabalho apresentado em V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2021.
Resumo em conferência
  1. Cardoso, L.; Ponte, J.P.; Quaresma, M.. "Desenvolvimento do conhecimento matemático de futuros professores num estudo de aula". Trabalho apresentado em VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Porto, 2023.
    Publicado
  2. Cardoso, L.; Ponte, J.P.; Quaresma, M.. "T he development of mathematical knowledge of prospective primary teachers in a lesson study". Trabalho apresentado em 13th CERME - Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Budapeste, 2023.
  3. Cardoso, Linda; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O Desenvolvimento de Conhecimento Matemático e Didático de Futuros Professores dos Primeiros Anos Através do Estudo de Aula". Trabalho apresentado em V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cardoso, Linda. "A influência da imagem na resolução de tarefas". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Potencialidades e constrangimentos do estudo de aula na formação inicial em Portugal: um estudo com futuros professores dos primeiros anos Seminário Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024 O estudo de aula na formação inicial de professores dos primeiros anos Jornadas Pedagógicas – “A formação de Educadores e Professores”
ISCE e ISEC (Portugal)
2023/11 The development of mathematical knowledge of prospective primary teachers in a lesson study WALS Conference 2023
World Association of Lesson Studies (Zwolle, Países Baixos)
2023/11 The development of pedagogical content knowledge of prospective primary teachers in a lesson study WALS Conference 2023
World Association of Lesson Studies (Zwolle, Países Baixos)
2023/07 O estudo de aula na formação inicial de professores dos primeiros anos em Portugal XXXIII SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Barcelos, Portugal)
2022 The development of mathematical knowledge of prospective primary teachers in a lesson study MELSE III - Mathematics Education Lesson Study in Europe
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022 Lesson study features for supporting the development of prospective teachers' knowledge in initial teacher education (symposium) ICET - 1st International Conference on Education and Training
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/11/30 How to orchestrate whole-class discussions? The role of lesson study on the development of prospective and in-service mathematics WALS
World Association of Lesson Studies
2021/08 The development of mathematical and pedagogical content knowledge of pre-service primary teachers trough lesson study YESS11 - 11th YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics Education (Bressanone-Brixen, Itália)
2021 O estudo de aula na formação inicial de professores dos primeiros anos: adaptações, desafios e potencialidades Estudos de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/11/07 O Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos XXIII Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática (Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Volunteer during WALS conference 2023 (2023 - 2023)
Conferência (Outra)
2022 - 2022 Seminário sobre Estudos de Aula na Formação de Professores (2022 - 2022)
Seminário
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/04/19 - 2017/04/19 Colaboração nas atividades desenvolvidas pelo Departamento de Matemática na ExpoFCT. Este evento tem o intuito de aproximar a realidade universitária, na sua vertente de Investigação, Inovação e Tecnologia à sociedade, mais especificamente alunos do Ensino Secundário, através da preparação de diversas experiências e demonstrações científicas, tecnológicas e de índole pedagógica, desenvolvidas pelos vários Departamentos da Faculdade. (2017/04/19 - 2017/04/19)
Outro (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 - 2017 Membro do Clube de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia que organiza semanalmente sessões destinadas a jovens do ensino básico e secundário. Pretende-se que através de atividades lúdicas que envolvem conceitos e procedimentos matemáticos, os jovens desenvolvam os seus conhecimentos matemáticos, estimulando o gosto e o interesse por esta ciência e promovendo o sucesso educativo dos jovens. (2016 - 2017)
Outro (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014/03/08 - 2014/03/08 Colaboração na organização do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, constituído por comunicações de diversos participantes com o intuito de divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários Mestrados da instituição, e simultaneamente, formar um fórum de discussão dos resultados obtidos e das abordagens metodológicas adotadas. (2014/03/08 - 2014/03/08)
Encontro (Outra)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013/01/12 - 2013/01/12 Colaboração na organização do I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa, constituído por uma conferência plenária e comunicações de diversos participantes com o intuito de divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários Mestrados Pós-Profissionalização da instituição, e simultaneamente, formar um fórum de discussão dos resultados obtidos e das abordagens metodológicas adotadas. (2013/01/12 - 2013/01/12)
Encontro (Outra)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024 - 2024 Participation and collaboration in “VIII Encontro APM-IE – 2024: A tecnologia na aprendizagem da Matemática"
Encontro
VIII Encontro APM-IE
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2023/02 - 2023/02 Moderation of the panel "estudos de aula na formação de professores do 1.º e 2.º CEB"
Seminário
Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023 - 2023 Participation and collaboration in “VII Encontro APM-IE – 2023: Desenvolvimento profissional e inovação curricular em Matemática”
Encontro
VII Encontro APM-IE
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2022 - 2022 Summer School Utrecht - Mathematics Education
Outro
Summer Schoool Utrecht
Universiteit Utrecht, Países Baixos
2021/05 - 2021/05 Seminário Internacional sobre estudos de aula no ensino da Matemática.
Seminário
Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática
2021/03/22 - 2021/03/26 Intensive training school in qualitative research design and research methods in mathematics education Intensive training school in qualitative research design and research methods in mathematics education
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2021/01/11 - 2021/01/11 Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Seminário
Seminário REASON
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 YESS 11 - YERME Summer School
Outro
Eleventh YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2020/12/02 - 2020/12/04 International Annual Conference of the World Association of Lesson Studies
Conferência
WALS 2020
2020/11/07 - 2020/11/07 Formação online de curta duração (6h) "Encontro: A Matemática nos Primeiros Anos 2020"
Encontro
Encontro: A Matemática nos Primeiros Anos 2020
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2018/04/06 - 2018/04/07 Participação no XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), que decorreu durante dois dias, em Almada. Teve como objetivo a divulgação, partilha e discussão da investigação em educação matemática, permitindo a articulação entre a investigação e as práticas de ensino da Matemática e partilha de ideias e debate entre professores e investigadores.
Seminário
Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2018/04/04 - 2018/04/06 Participação no XXXIV ProfMat, encontro nacional de professores de Matemática, que decorreu em Almada. O encontro foi constituído por sessões plenárias, conferências e mesas redondas, ao longo de quatro dias, abordando diversas temáticas, com o intuito de professores de Matemática se encontrarem para apresentar, analisar, refletir, partilhar e debater ideias e experiências.
Encontro
ProfMat
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2023 Resolução de Problemas Aveiro (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) Associate Member
2021 - Atual World Association of Lesson Studies (WALS) Associate Member
2018 - Atual Associação de Professores de Matemática (APM) Associate Member
2013 - 2013 Raízes - Associação de Apoio à Criança e ao Jovem Apoio ao Estudo