Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Linda Melissa Gomes Cardoso
Nomes de citação
- Cardoso, Linda
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8813-462C-72DE
- ORCID iD
- 0000-0003-3661-2714
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019 - 2024
Em curso
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
|
2019 - 2020/10/29
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
18 |
2016 - 2018/07/10
Concluído
|
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"A influência da imagem na resolução de tarefas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2017
Concluído
|
Formação Graduada em Matemática (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
|
2011 - 2014/06/30
Concluído
|
Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
15 |
2013/09 - 2014/01
Concluído
|
International Class Special Educational Needs (Graduado)
Hogeschool Rotterdam, Países Baixos
|
15 |
2008 - 2011
Concluído
|
Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias (Ensino secundário)
Escola Secundária de Palmela, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2024 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - 2020 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal |
Instituto do Emprego e Formação Profissional do Seixal, Portugal | ||
2018 - 2019 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Minerva, Portugal |
Colégio Minerva, Portugal | ||
2013/09 - 2014/01 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | OBS De Kring, Países Baixos |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Collaborative Member of UIDEF | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/10/01 - 2024 | O Desenvolvimento de Conhecimento Matemático e Didático de Futuros Professores dos Primeiros Anos através do Estudo de Aula
UI/BD/150763/2020
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Potencialidades e constrangimentos do estudo de aula na formação inicial em Portugal: um estudo com futuros professores dos primeiros anos | Seminário Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024 | O estudo de aula na formação inicial de professores dos primeiros anos | Jornadas Pedagógicas – “A formação de Educadores e Professores”
ISCE e ISEC (Portugal)
|
2023/11 | The development of mathematical knowledge of prospective primary teachers in a lesson study | WALS Conference 2023
World Association of Lesson Studies (Zwolle, Países Baixos)
|
2023/11 | The development of pedagogical content knowledge of prospective primary teachers in a lesson study | WALS Conference 2023
World Association of Lesson Studies (Zwolle, Países Baixos)
|
2023/07 | O estudo de aula na formação inicial de professores dos primeiros anos em Portugal | XXXIII SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Barcelos, Portugal)
|
2022 | The development of mathematical knowledge of prospective primary teachers in a lesson study | MELSE III - Mathematics Education Lesson Study in Europe
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Lesson study features for supporting the development of prospective teachers' knowledge in initial teacher education (symposium) | ICET - 1st International Conference on Education and Training
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/30 | How to orchestrate whole-class discussions? The role of lesson study on the development of prospective and in-service mathematics | WALS
World Association of Lesson Studies
|
2021/08 | The development of mathematical and pedagogical content knowledge of pre-service primary teachers trough lesson study | YESS11 - 11th YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics Education (Bressanone-Brixen, Itália)
|
2021 | O estudo de aula na formação inicial de professores dos primeiros anos: adaptações, desafios e potencialidades | Estudos de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020/11/07 | O Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos | XXIII Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática (Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Volunteer during WALS conference 2023 (2023 - 2023)
Conferência (Outra)
|
|
2022 - 2022 | Seminário sobre Estudos de Aula na Formação de Professores (2022 - 2022)
Seminário
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2017/04/19 - 2017/04/19 | Colaboração nas atividades desenvolvidas pelo Departamento de Matemática na ExpoFCT. Este evento tem o intuito de aproximar
a realidade universitária, na sua vertente de Investigação, Inovação e Tecnologia à sociedade, mais especificamente alunos
do Ensino Secundário, através da preparação de diversas experiências e demonstrações científicas, tecnológicas e de índole
pedagógica, desenvolvidas pelos vários Departamentos da Faculdade. (2017/04/19 - 2017/04/19)
Outro (Outra)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2016 - 2017 | Membro do Clube de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia que organiza semanalmente sessões destinadas a jovens
do ensino básico e secundário. Pretende-se que através de atividades lúdicas que envolvem conceitos e procedimentos matemáticos,
os jovens desenvolvam os seus conhecimentos matemáticos, estimulando o gosto e o interesse por esta ciência e promovendo o
sucesso educativo dos jovens. (2016 - 2017)
Outro (Outra)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2014/03/08 - 2014/03/08 | Colaboração na organização do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, constituído
por comunicações de diversos participantes com o intuito de divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários Mestrados
da instituição, e simultaneamente, formar um fórum de discussão dos resultados obtidos e das abordagens metodológicas adotadas. (2014/03/08 - 2014/03/08)
Encontro (Outra)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013/01/12 - 2013/01/12 | Colaboração na organização do I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa, constituído por
uma conferência plenária e comunicações de diversos participantes com o intuito de divulgar a investigação produzida no âmbito
dos vários Mestrados Pós-Profissionalização da instituição, e simultaneamente, formar um fórum de discussão dos resultados
obtidos e das abordagens metodológicas adotadas. (2013/01/12 - 2013/01/12)
Encontro (Outra)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - 2024 | Participation and collaboration in “VIII Encontro APM-IE – 2024: A tecnologia na aprendizagem da Matemática"
Encontro
|
VIII Encontro APM-IE
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023/02 - 2023/02 | Moderation of the panel "estudos de aula na formação de professores do 1.º e 2.º CEB"
Seminário
|
Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | Participation and collaboration in “VII Encontro APM-IE – 2023: Desenvolvimento profissional e inovação curricular em Matemática”
Encontro
|
VII Encontro APM-IE
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2022 - 2022 | Summer School Utrecht - Mathematics Education
Outro
|
Summer Schoool Utrecht
Universiteit Utrecht, Países Baixos
|
2021/05 - 2021/05 | Seminário Internacional sobre estudos de aula no ensino da Matemática.
Seminário
|
Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática |
2021/03/22 - 2021/03/26 | Intensive training school in qualitative research design and research methods in mathematics education | Intensive training school in qualitative research design and research methods in mathematics education
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2021/01/11 - 2021/01/11 | Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Seminário
|
Seminário REASON
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | YESS 11 - YERME Summer School
Outro
|
Eleventh YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2020/12/02 - 2020/12/04 | International Annual Conference of the World Association of Lesson Studies
Conferência
|
WALS 2020 |
2020/11/07 - 2020/11/07 | Formação online de curta duração (6h) "Encontro: A Matemática nos Primeiros Anos 2020"
Encontro
|
Encontro: A Matemática nos Primeiros Anos 2020
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2018/04/06 - 2018/04/07 | Participação no XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), que decorreu durante dois dias, em Almada. Teve
como objetivo a divulgação, partilha e discussão da investigação em educação matemática, permitindo a articulação entre a
investigação e as práticas de ensino da Matemática e partilha de ideias e debate entre professores e investigadores.
Seminário
|
Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2018/04/04 - 2018/04/06 | Participação no XXXIV ProfMat, encontro nacional de professores de Matemática, que decorreu em Almada. O encontro foi constituído
por sessões plenárias, conferências e mesas redondas, ao longo de quatro dias, abordando diversas temáticas, com o intuito
de professores de Matemática se encontrarem para apresentar, analisar, refletir, partilhar e debater ideias e experiências.
Encontro
|
ProfMat
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2023 Resolução de Problemas | Aveiro (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) | Associate Member |
2021 - Atual | World Association of Lesson Studies (WALS) | Associate Member |
2018 - Atual | Associação de Professores de Matemática (APM) | Associate Member |
2013 - 2013 | Raízes - Associação de Apoio à Criança e ao Jovem | Apoio ao Estudo |