???global.info.a_carregar???
ENG / / Cristina Roldão is a sociologist, guest professor at ESE-IPS and researcher at CIES-IUL. Social inequalities at school are her main area of research, with particular focus on the processes of exclusion and institutional racism with regard to afro-descendants in Portuguese society. These issues were addressed in her PhD thesis and in multiple researches in which she was involved. She was part of the coordination of the debate cycle and training course Roadmap for Anti-Racist Education (2019), part of the project "School Paths of African (PALOP) Youth accessing higher education" (2015), member of the organizing committee of the 7th Biennial Conference Network Afroeuropeans: "Black In/Visibilities Contested" (2019, Lisbon) and member of the "Working Group on Ethnic/Racial Issues - Census 2021", an initiative of the Secretary of State for Citizenship and Equality (2018/19). She has also participated in the external evaluation of programmes such as the Choices Programme (Programa Escolhas, 2006/07) and the Educational Territories of Priority Intervention (TEIP, 2010/11); in prospective studies such as the project "Impacts of Reducing the Number of Students/Classes" (2017) and was a member of the mission team at the Observatory of High School Student Pathways (Ministry of Education, 2006/09). In addition to scientific production in these domains, she participates in the broad public debate on racism and ethno-racial inequalities in Portuguese school and society. PT / / Cristina Roldão é socióloga, professora convidada da ESE-IPS e investigadora no CIES-IUL. As desigualdades sociais perante a escola são o seu principal domínio de pesquisa, com particular enfoque nos processos de exclusão e racismo institucional que tocam os afrodescendentes na sociedade portuguesa, sendo essas as questões abordadas na sua tese de doutoramento e em múltiplas pesquisas em que esteve envolvida. Destaque-se a coordenação do ciclo de debates e curso de formação Roteiro para uma Educação Antirracista (2019), a participação no projecto ¿Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior¿ (2015), a co-organização da 7th Biennial Conference Network Afroeuropeans: "Black In/Visibilities Contested¿ (2019, Lisboa) e a participação no ¿Grupo de Trabalho para as Questões Étnico-Raciais ¿ Censos 2021¿, iniciativa da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade (2018/19). Tem também participado na avaliação externa de programas como o Programa Escolhas (2006/07) e os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (2010/11); em estudos prospetivos como o projeto ¿Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma¿ (2017) e foi membro da equipa de missão do Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário (2006/09). Para além da produção científica neste domínios, tem participado no debate público alargado sobre o racismo e desigualdades étnico-raciais na escola e sociedade portuguesa. *******************************************************************************************************************************************************
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cristina Roldão

Nomes de citação

  • Roldão, Cristina

Identificadores de autor

Ciência ID
871B-1180-7672
ORCID iD
0000-0002-6574-3492

Endereços de correio eletrónico

  • cristinaroldao1@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • ISCTE. Av.ª das Forças Armadas , 1649-026 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/cristina-maria-pinto-roldao/cv (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Fatores e Perfis de Sucesso Escolar “Inesperado”: Trajetos de Contratendência de Jovens das Classes Populares e de Origem Africana" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2007
Concluído
Análise de Dados para as Ciências Sociais (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"-----------------" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2006
Concluído
Sociologia e Planeamento (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Children and Youth Exclusion Risk Index. An exploratory analysis / Indice de Risco de Exclusão Infanto-Juvenil.Uma análise exploratória" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2006 - 2009 Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2020 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2006 - 2007 Avaliação Externa do Programa Escolhas 2ª Geração
NA
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2017/01/06 - 2017/05/05 Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma
CTR/44/2016/DSCP
Bolseiro de Pós-Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Gabinete do Ministro da Educação
Concluído
2017 - 2017 Common Knowledge - Fundação Aga Khan/CIES-IUL
NA
Outra
Fundação Aga Khan - Portugal, Portugal
Ciência Viva
Concluído
2014/11/24 - 2015/05/23 Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior
ACM2014-1A3-0011-FEINPT
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CE-Comissão Europeia
Concluído
2010/11/01 - 2011/02/28 Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete territórios educativos de intervenção prioritária
Procedimento nº 121/DSIE/2010
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (DGIDC)
Concluído
2008/09/01 - 2008/12/31 Imigrantes Idosos: Uma Nova Face da Imigração em Portugal
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI)
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual Projecto TEIP: Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago
NA
Outra
Em curso
2019 - Atual PRECASE Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guine-Bissau
0000
Investigador
Em curso
2018 - 2018 ETHOS: Towards a European THeory Of juStice and fairness
NA
Outra
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Concluído
2016 - 2016 TRAD(E)IN: Tradição e Inovação para Empregabilidade
NA
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Concluído
2009 - 2009 Imigrantes Africanos em Portugal: Percursos Migratórios, Trajectórias Sociais e Modalidades de Integração
NA
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Aga Khan - Portugal
Concluído
2006 - 2009 Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário
NA
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
Concluído
2005 - 2005 Jovens Descendentes de Imigrantes Africanos (JODIA)
NA
Outra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Roldão, C.. "Educação não-formal no sucesso escolar das classes populares". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação - O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias, --, 2013.
    Publicado
  2. Roldão, C.. "O Olhar Bourdiano sobre os Trajetos Escolares de Contratendência". Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações, Porto, 2012.
    Publicado
  3. Roldão, C.; Abrantes, P.; Mauritti, R; Teixeira, Ana; Roldão, C.. "Os jovens de classes desfavorecidas e a escola: o que mudou com o programa TEIP?". Trabalho apresentado em Colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções, Lisboa, 2011.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. "Descobrindo o Manual Colonial", Jornal Público, 2022, https://www.publico.pt/2022/03/03/opiniao/opiniao/descobrindo-manual-colonial-1997399/amp.
  2. "A questão racial no caso da Lusa", Jornal Público, 2021, https://www.publico.pt/2021/05/15/opiniao/opiniao/questao-racial-caso-lusa-1962733.
  3. "E por cá, qual o debate sobre o movimento Defund the Police?", Afrolink, 2021, https://afrolink.pt/e-por-ca-qual-o-debate-sobre-o-movimento-defund-the-police/.
  4. Roldão, Cristina. "De Ferguson, à Palestina e Amadora: o abolicionismo de Angela Davis", Jornal Público, 2020, https://www.publico.pt/2020/06/19/culturaipsilon/critica/ferguson-palestina-amadora-abolicionismo-angela-davis-1920889.
  5. Roldão, Cristina. "Uma carta para nós: racismo quotidiano e branquitude", Público, 2019, https://www.publico.pt/2019/05/17/culturaipsilon/critica/carta-racismo-quotidiano-branquitude-1872613.
  6. Roldão, Cristina. "Recolha de dados étnico-raciais nos Censos 2021: um passo à frente no combate ao racismo", Público, 2019, https://www.publico.pt/2019/04/16/sociedade/opiniao/recolha-dados-etnicoraciais-censos-2021-passo-frente-combate-racismo-1869349.
  7. Roldão, Cristina. "Feminismo negro em Portugal: falta contar-nos", Público, 2019, https://www.publico.pt/2019/01/18/culturaipsilon/noticia/feminismo-negro-portugal-falta-contarnos-1857501.
  8. Roldão, Cristina. "40 anos à espera de Bell Hooks", Público, 2019, https://www.publico.pt/2019/01/18/culturaipsilon/noticia/nao-mulher-portuguesa-1857497.
  9. Roldão, Cristina. "Racismo em 2017, Um ano Negro?", Público, 2018, https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/racismo-em-2017-um-ano-negro-9026534.html.
  10. Roldão, Cristina. "A urgência de um combate real às desigualdades étnico-raciais e ao racismo", Le Monde Diplomatic (Portugal), 2017, http://pt.mondediplo.com/spip.php?article1159.
Artigo em revista
  1. Roldão, Cristina. "Visita à Setúbal Negra (séc. XV-XVIII): Desocultar a história local através da educação não-formal". Medi@ções - Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 7 2 (2019): 66-85. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/241/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Abrantes, Pedro; Roldão, Cristina. "The (mis)education of African descendants in Portugal: Towards vocational traps?". Portuguese Journal of Social Science 18 1 (2019): 27-55. http://dx.doi.org/10.1386/pjss.18.1.27_1.
    Publicado • 10.1386/pjss.18.1.27_1
  3. "Negro drama. Racismo, segregação e violência policial nas periferias de Lisboa". 119 (2019): 5-28. https://journals.openedition.org/rccs/8937.
    Publicado
  4. Roldão, Cristina. "Faces e Metamorfoses do Poder: Uma Sociografia dos Ministros da Educação no Portugal Democrático". Educação e Pesquisa (2014): http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/88445/91333.
    http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014041384
  5. Roldão, Cristina; Abrantes, P.; Roldão, C.; Amaral, P.; Mauritti, R. "Born to fail? Some lessons from a national program to improve education in poor districts". International Studies in Sociology of Education 23 1 (2013): 17-38. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09620214.2013.770206.
    Publicado • http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09620214.2013.770206
  6. Roldão, C.. "Boas práticas de envelhecimento activo de imigrantes africanos: a Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde". Migrações: Revista do Observatório da Imigração 10 (2012): 153-158. http://www.om.acm.gov.pt/publicacoes-om/revista-migracoes.
    Publicado
  7. Roldão, C.; Nogueira, J.; Duarte, M.; Costa, S.. "Avaliação externa do Programa Escolhas - 2ª Geração: alguns desafios teórico-metodológicos". CIDADES, Comunidades e Territórios 15 (2007): 117-134. http://revistas.rcaap.pt/cct.
    Publicado
  8. Duarte, Isabel; Soares, Luis; Nogueira, Joao Manuel; Roldao, Cristina. "A Participação de Crianças e Jovens em Processos de Avaliação: Reflexões, Observações, Recursos". CIDADES, Comunidades e Territórios 25 (2005): http://dx.doi.org/10.7749/citiescommunitiesterritories.dez2005.011.doss.
    10.7749/citiescommunitiesterritories.dez2005.011.doss
Artigo em revista (magazine)
  1. Roldão, Cristina. "Os Olhos Negros de Toni: homenagem a Toni Morrison um ano após a sua morte", BUALA, 2020, https://www.buala.org/pt/a-ler/os-olhos-negros-de-toni-homenagem-a-toni-morrison-um-ano-apos-a-sua-morte.
  2. Roldão, Cristina. "Educar para a Cidadania Democrática: Uma frente contra o racismo", Jornal de Letras, 2019
  3. Roldão, Cristina. "Os TEIP: do reforço escolar à intervenção territorial", APOGEO – Revista da Associação de Professores de Geografia, 2012
Capítulo de livro
  1. Alcântara, Ana. Autor correspondente: Alcântara, Ana. "Palácio Nacional de Sintra". In Ecos Coloniais: Histórias, Patrimónios e Memórias, 163-171. Lisboa, Portugal: Tinta-da-China, 2022.
    Publicado
  2. "Dos Muros e das Lutas no Combate ao Racismo na Educação em Portugal". 323-328. Lisboa, Portugal: Tinta-da-China, 2021.
    Publicado
  3. Roldão, C.. "Racismo em Portugal: Algumas Notas". 2020.
  4. Roldão, Cristina. "Racismo: Desigualdades contemporâneas e legados coloniais". In O direito sobre si mesmo: 150 anos da abolição da escravatura no império português. Assembleia da República Portuguesa, 2019.
    Publicado
  5. Roldão, Cristina. "Com a Mala na Mão Contra a Discriminação". In Estado da Educação 2018, 304-315. Conselho Nacional de Educação, 2019.
  6. Roldão, C.. "Os Afrodescendentes no Sistema Educativo Português: Racismo institucional econtinuidades coloniais". 2019.
  7. Seabra, T.; Mateus, S.; Matias, A.R.; Roldão, C.. "Imigração e escolaridade: trajetos e condições de integração". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa, 301-314. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
  8. Roldão, C.. "As Second Lives de Paulo Semedo". In A Vida Entre Nós: Sociologia em Carne Viva, 89-96. Lisboa, Portugal: Deriva Editora, 2016.
    Publicado
  9. Machado, FL; Roldão, C.. "O envelhecimento das migrações e dos migrantes: o caso português". In Novas e Velhas Tendências Populacionais, 43-63. Edições Colibri, 2015.
    Publicado
  10. Abrantes, P.; Roldão, C.. "A relação dos portugueses com o sistema educativo". In Os Portugueses e o Estado Providência: Uma perspetiva comparada, editado por Silva; F. C., 109-129. Lisboa, Portugal: Imprensa Ciências Sociais, 2013.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Roldão, Cristina. "13th" ou a Indústria do Castigo. MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista, 2017.
Edição de livro
  1. Jornal O Negro - Edição Comemorativa do 110º Aniversário. Lisboa, Portugal: Falas Afrikanas. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Carvalho, Apolo; Roldão, C.; Candido, D.; Raposo, Otávio; Varela, P; Lima, R.; Matias, A.R.. Black In/Visibilities Contested. Book of Abstracts Programme. Lisboa, Portugal: CIES-ISCTE. 2019.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Roldão, C.. "Medi@ções - Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal". (2019): http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/issue/view/20.
Livro
  1. Afroeuropeans - Black In/Visibilities Contested. Reino Unido: Routledge. 2023.
    Aceite para publicação • Editor
  2. Roldão, Cristina; Martins, Bruno Sena; Louçã, Francisco; Peniche, Andreia. Não Posso Ser Quem Somos? Identidades e Estratégia Política da Esquerda. Lisboa, Portugal: Bertrand Editora. 2020.
    Publicado
  3. Seabra, T.; Roldão, C.; Mateus, S.; Albuquerque, A.. Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior. Lisboa, Portugal: Alto-Comissariado para as Migrações, I.P.. 2016.
    Publicado
  4. Roldão, Cristina; Roldão, C.; Machado, F.; Silva, A.; Roldão, C.. Vidas Plurais - Estratégias de Integração de Imigrantes Africanos em Portugal. Lisboa, Portugal: Tinta-da-China. 2011.
    Publicado
  5. Roldão, C.; Roldão, Cristina; Roldão, C.; Machado, F.. Imigrantes Idosos: Uma Nova Face da Imigração em Portugal. Lisboa, Portugal: Observatório da Imigração/ACIDI. 2010.
    Publicado
  6. Roldão, C.; Roldão, C.; Duarte, M.; David Nóvoas; Susana Fernandes; Duarte, Teresa; Rodrigues, N.; Roldão, Cristina. Estudantes à Saída do Secundário 2009/10. Lisboa, Portugal: GEPE/ME. 2010.
    Publicado
  7. Roldão, Cristina. Estudantes à Entrada do Secundário. Portugal. 2008.
Prefácio / Posfácio
  1. Roldão, Cristina. "Prefácio". Prefácio para Djidiu - A Herança do Ouvido. Portugal: Vadaescrevi. 2017.
    Publicado
Recurso online
  1. Roldão, Cristina. Desigualdades Étnico-Raciais. 2020. https://www.youtube.com/watch?v=zCpC0byBAos&list=PL_wn1XD1YlmYCHN8mZbqN0w4gVAjzxTaI&index=18&t=4s.
  2. Roldão, Cristina. TEDEx Talks: Racismo na Educação // Racism in Education. 2019. https://www.youtube.com/watch?v=0AOvAdY11Yg.
  3. Roldão, Cristina. Contra o Racismo. Para uma escola mais democrática. 2017. https://fronteirasxxi.pt/racismo-na-escola/.
Relatório
  1. 2022. Relatório final e complementar: Propostas para as políticas públicas de combate ao racismo e à discriminação.
  2. 2019. Sumario do Trabalho do Grupo de Trabalho Censos 2021 – Questões etnico-raciais. https://www.acm.gov.pt/documents/10181/167771/Sum%C3%A1rio+Trabalho+GT+Censos+2021+Quest%C3%B5es+%C3%89tnico-raciais.pdf/6ba40214-9a39-4a88-96b4-5c2919da14d9.
  3. Capucha, Luís; Sebastião, João; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Capucha, A.; Tavares, I.. 2017. A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português.
  4. Abrantes, P.; Roldão, C.. 2016. TRADE-IN: Tradição e Inovação para e Empregabilidade - Relatório Final de Avaliação Externa.
  5. Seabra, T.; Roldão, C.; Mateus, S.; Albuquerque, Adriana. 2015. Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior [School paths for young Africans (PALOP) accessing higher education].
  6. Roldão, Cristina. 2011. Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete territórios educativos de intervenção prioritária. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/estudoteip_sintese.pdf.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. As origens do Movimento Negro Português, 1911-1933. 2019.

Outros

Outra produção
  1. “[Des]igualdades, Exclusões e Políticas Públicas em Territórios de Baixa Densidade”. Sociologia On Line. 2019. Alves, J.; Nunes, N.; Diogo, F; Pedro Perista; Roldão, C.. https://revista.aps.pt/pt/revista-no-19/.
  2. Desigualdade, Território e Segregação Étnico-Racial. Roteiro para uma Educação Antirracista. 2019. Raposo, Otávio; Roldão, C.; Alves, R.; Matias, N-.
  3. Dimensão de turma, Desigualdades e Desempenho Educativo: Portugal numa perspetiva comparada. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Capucha, Luís; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Sebastião, João; Capucha, A.; Tavares, I..
  4. A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Carvalho, H.; Tavares, I.; Capucha, Luís; Roldão, C.; Capucha, A.; Martins, SC; Sebastião, João.
  5. Racismo Institucional na Escola Processos e Invisibilidades da Segregação Escolar dos Afrodescendentes. II Colóquio Internacional 2017 - Raça, Identidade e Mundialização: Desmentido, dominações e transformações. Um diálogo entre a psicanálise e as ciências sociais. 2017. Roldão, C..
  6. Dimensão das Turmas e resultados escolares: os números não contam?. II Conferência Ibérica de Sociologia de la Educación. 2017. Capucha, Luís; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Capucha, A.; Tavares, I..
  7. (In)visibilidades das desigualdades étnico-raciais em Portugal: Um retrato em números e impasses da recolha de dados oficiais. O Futuro da Emancipação. 2017. Roldão, C..
  8. Conditions of access and experiences of young people of African origins in Portuguese Higher Education. European Conference on Educational Research - ECER - Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and educational research. 2017. Mateus, S.; Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Roldão, C.. http://www.eera-ecer.de/ecer-2017-copenhagen/.
  9. Ethno-racial categories for the combat against inequalities and racism. Ethnic and racial categories: between political choices and social practices, Encontros Mensais sobre Experiências Migratórias. 2017. Roldão, C..
  10. A cor da pele conta: um estudo sobre estudantes afrodescendentes em Portugal. Seminário Internacional Tecendo Redes Antirracista: África(s), Brasil e Portugal. 2017. Roldão, C..
  11. Monitorizar e Combater as Desigualdades Étnico-Raciais e o Racismo. Categorias Raciais e Étnicas: Sim ou Não?. 2017. Roldão, C..
  12. Qual o papel dos dados na consciência negra portuguesa?. Pensar África – Dia da Consciência Negra: a herança do passado, o caminho do presente. 2017. Roldão, C..
  13. “Educação e etnicidade: trajetos e condições de integração” [Education and ethnicity: paths and conditions of integration]. Fórum de Pesquisas CIES- IUL 2017. Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. 2017. Seabra, T.; Roldão, C.; Mateus, S.; Matias, A.R..
  14. Succeeding against the odds: Afro-Portuguese youth in Higher Education. Conferência Afroeuropeans: Black Cultures and Identities in Europe. 2017. Mateus, S.; Seabra, T.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana. https://www.uta.fi/yky/en/6thafroeuropeans/index_en.html.
  15. Comunidades Educativas de Intervenção Prioritária? Reflexões a partir de uma avaliação externa do Programa TEIP. Ciclo de Conferências Políticas e Práticas de Intervenção Prioritária. 2017. Roldão, C..
  16. Racismo e Educação: Imigrantes e Afrodescendentes em Portugal. Seminário Etnicidade, Nacionalismo e Racismo: Em Debate. 2017. Roldão, C..
  17. Os Afrodescendentes no Sistema Educativo. 30 Anos de Lei de Bases do Sistema Educativo. 2016. Roldão, C..
  18. Conditions of possibility: higher education access of African origin students in Portugal despite adverse socioeconomic conditions. Education and Empowerment: Theories and Practices, International Mid-term Conference Research Network RN 10 Sociology of Education. 2016. Seabra, T.; Mateus, S.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana.
  19. Afrodescendants in the Portuguese Educational System. Conferência Institutional racism and the role of teacher education. 2016. Roldão, C..
  20. Dissertação de Mestrado. Avaliação externa das aprendizagens e desigualdades educativas. Estudo de caso numa escola da Grande Lisboa. 2016. Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Roldão, C.. http://hdl.handle.net/10071/12664.
  21. Sono e Desempenho Escolar: Resultados preliminares [Sleep and School Performance. Preliminary results]. Encontros da Educação. 2016. Seabra, T.; Mateus, S.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana.
  22. Quem governa a educação? Perfis e trajetórias dos ministros e secretários de estado da educação (1974-2015). Congresso Português de Sociologia. 2016. Abrantes, P.; Roldão, C..
  23. “Exceções” na Margem: Notas sobre a segregação escolar a partir da análise de trajetos escolares de contratendência de afrodescendentes em territórios periféricos. Sessão semi-plenária: Territórios de desigualdades: as perspetivas do curso de vida e das classes, Territórios educativos e (re)produção de desigualdades, exclusões e inclusões, IX Congresso de Sociologia Portuguesa. 2016. Roldão, C..
  24. Afrodescendentes e Oportunidades de Acesso ao Ensino Superior [Afro-descendants and Opportunities for Access to Higher Education]. IX Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia: Portugal, território de territórios. 2016. Roldão, C.; Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Mateus, S..
  25. Moving ahead in the educational systems: The complexities, conditions and experiences of youth of African origin in Portuguese Higher Education. 18th Nordic Migration Conference. 2016. Mateus, S.; Seabra, T.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana. http://www.sv.uio.no/iss/english/research/news-and-events/events/conferences-and-seminars/the-18th-nordic-migration-conference/.
  26. Old and new faces of segregation of Afro-descendant population in the Portuguese education system: a case of institutional racism?. Educação Comparada para Além dos Números. 2016. Abrantes, P.; Roldão, C..
  27. Caminhos (im)prováveis: equidade, mobilidade social e participação no ensino superior de jovens descendentes de imigrantes africanos [(Im)Probable paths: equity, social mobility and participation in higher education of young people of African origin]. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. 2015. Albuquerque, Adriana; Mateus, S.; Seabra, T.; Roldão, C.. https://sites.google.com/site/soced2015/home/programa.
  28. A presença dos afrodescendentes no ensino superior português [The presence of Afro-descendants in Portuguese higher education]. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. 2015. Roldão, C.; Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Mateus, S.. https://sites.google.com/site/soced2015/home/programa.
  29. Uma sociografia dos ministros da educação do Portugal democrático (1974-2013). Congresso Português de Sociologia. 2014. Abrantes, P.; Roldão, C..
  30. Escolhas escolares: Um retrato à entrada do ensino secundário. 2009. Roldão, C.; Roldão, Cristina. http://www.aps.pt/cms/imagens/ficheiros/FCH4b11c496e5802.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/01/08 Sessão #1 | Racismo e desigualdades na educação "Racism in Portugal" Seminar
Paulo Raposo (Portugal)
2020/12/03 Lusotropical blindness and institutional racism in Portuguese higher education Racial Inequality in Higher Education: A Transatlantic Conversation
Fulbright (Bélgica)
2020/11/19 Daltonismo Lusotropical: Notas sobre o racismo institucional na educação em Portugal V Congresso étnico-racial
Núcleo de estudos e pesquisas afro-brasileiro e indígena do Pontal – Neabi Pontal e Núcleo de estudos e pesquisas em Educação para as relações étnico-raciais e ações afirmativas – Nepere, da Universidade Federal de Uberlândia. (Pontal, Brasil)
2020/11/06 E se ele se chamasse George? Festa Literária das Periferias (FLUP, 2020)
Festa Literária das Periferias (FLUP) (Portugal)
2020/09/28 Educação e Relações Raciais: Brasil, Moçambique e Portugal Pedagogias no Mundo
Unijorge - Centro Universitário Jorge Amado (Brasil)
2019 Afrodescendentes, percursos escolares e oportunidades de acesso ao ensino superior Descolonizar - Curso de Formação Anti-Racista
CULTRA - Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo (Lisboa, Portugal)
2019 Black Women in Portugal: An Untold Story 7th Afroeuropeans Conference: Black In/Visibilities Contested
(Lisboa, Portugal)
2019 Black Women in the Academy: Resisting through a Book Club 7th Afroeuropeans Conference: Black In/Visibilities Contested
(Lisboa, Portugal)
2017 Conditions of access and experiences of young people of African origins in Portuguese Higher Education ECER - ‘European Conference on Educational Research’: Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and educational research
2017 Succeeding against the odds: Afro-Portuguese youth in Higher Education Afroeuropeans: Black Cultures and Identities in Europe
Tampere University
2016 Conditions of possibility: higher education access of African origin students in Portugal despite adverse socioeconomic conditions Education and Empowerment: Theories and Practices, International Mid-term Conference Research Network RN 10 Sociology of Education, European Sociological Association (ESA)
Università Cattolica del Sacro cuore
2016 Moving ahead in the educational systems: The complexities, conditions and experiences of youth of African origin in Portuguese Higher Education 18th Nordic Migration Conference
University of Oslo

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/12/18 - Atual Mãe Aninha de Xangô: a luta por direitos socio-estéticos das religiões de Matrizes Africanas
Coorientador
Estudos Africanos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10 - Atual The white side of racism: how white Portuguese citizens, residing within the Lisbon district, represent and justify their whiteness towards the racism debate
Orientador
Estudos Internacionais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02/21 - Atual A relação entre o percurso escolar e os processos de autonomização de jovens em acolhimento residencial
Orientador de Sónia Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/01 - 2021/12 Carapinha: Uma encruzilhada afro-luso-tupiniquim
Coorientador
Artes Performativas (Outra)
Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2020/11/20 - 2021/12 Perceções sobre a polícia: A influência da etnia e da classe na forma como os habitantes da Alta de Lisboa veem a polícia
Coorientador
Estudos Urbanos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09/24 - 2021/12 Facebook as a Platform for Dissemination of Disinformation and Racist Discourse
Coorientador
Gestão de Novos Media (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 Experiências de microagressão por assistentes sociais racializados em Lisboa, Portugal
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02/21 - 2021 Racismo, Machismo e Resistência nos Cabelos da Mulher Negra: O Olhar das Cabelereiras Negras
Orientador de Livia Cassemiro Sampaio
Estudos Africanos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02/21 - 2021 Superexploração de trabalhadoras negras auxiliares de geriatria na Área Metropolitana de Lisboa
Coorientador de Vânia Patrícia Semedo Sanhá
Antropologia (Mestrado)
FCSH-UNL, Portugal
2019/12/17 - 2019/12/17 Perfis de Self-representation no Facebook durante a transição para o ensino superior: O caso dos estudantes negros no ISCTE.
Coorientador de Mariana Mattar Yunes
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/10 - 2019/12/10 Presença e perceções dos profissionais negros nos programas de informação e entretenimento na televisão portuguesa
Coorientador de Helena Patrícia Vicente
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/12/12 - 2017/12/12 Licenciados do "Gueto" - Percursos escolares de contratendência
Orientador de Admir Rodrigues Bento de Carvalho
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/12/20 - 2016/12/20 Avaliação externa das aprendizagens e desigualdades educativas. Estudo de caso num agrupamento de escolas na Grande Lisboa.
Coorientador de Adriana Albuquerque de Oliveira Campos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Roteiro para uma Educação Antirracista // Itinerary for an Anti-racist Education Ciclo de Debates // Debate Series (2019/01 - 2019/07)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2019 The 7th Biennial Conference Network Afroeuropeans: "Black In/Visibilities Contested” was held in Lisbon (ISCTE - IUL), and was an important platform for the production of knowledge on racism, black cultures and identities in Europe. This conference is the result of a long collaboration between academics, writers and artists from many European universities and research institutes and from other parts of the world that gave rise to the international network "Afroeurope@s: Cultures and Black Identities in Europe" (since 2006). https://afroeuropeans2019 (2019/07/04 - 2019/07/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/04/20 - 2017/04/20 Des)igualdades, Exclusões e Políticas Públicas em Territórios de Baixa Densidade (2017)
Conferência (Coorganizador)
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 O estudo comparativo das perspetivas de assistentes sociais escolares no trabalho com alunos em escolas localizadas em áreas densas de imigrantes da Amadora, Portugal e Gotemburgo, Suécia
Arguente principal
Nutthamon Sitaprasertnand (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 A construção de processos identitários de jovens mulheres afrodescendentes
Arguente principal
Ana Sofia Mendes Nunes de Matos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/29 As perspetivas dos jovens afrodescendentes alunos do ensino secundário sobre o racismo em ambiente escolar
Arguente principal
Diandra Solange Canhundo Caetano (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/29 Experiências de jovens afrodescendentes-negras na educação profissional: contribuições ao Serviço Social em Portugal e Brasil
Arguente
Heide de Jesus Damasceno (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/16 Os Discursos sobre a Cova da Moura: Uma análise Crítica e Exploratória a partir de alguns conceitos de Frantz Fanon
Arguente principal
Flávio Jorge Tavares Almada (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 Design Gráfico como Forma de Descolonização: Um estudo e reflexão sobre discursos visuais de discriminação e formas de combatê-los
Arguente
Inês Isabel Silva Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2019 La construcción de una identidad afroespañola en clave femenina por parte de las pensadoras-activistas negras españolas
Arguente principal
Elena Valenzuela Serrano (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 Percursos de “contratendência” ascendentes nos trajetos escolares
Arguente principal
Helena Mendes Marinho Canilho Pereira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 Jovens Adultos Descendentes de Imigrantes Africanos em (Dis)posições de Destaque: Um Estudo sobre Percursos de Mobilidade Ascendente entre as Minorias
Arguente
Leonor Alexandra da Cruz Tavares (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 O racismo nas redes: o discurso sobre a imigração africana no Twitter em Portugal
Arguente principal
Beatriz Nascimento Teles (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 A Poética da Existência nas Margens: Percursos de uma Museológa-Poeta pelos Circuitos Artísticos da “Lisboa Africana
Arguente
Luzia Gomes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 Educação para os Valores Democráricos – o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadania
Arguente principal
Ana Catarina Cabral Riqueza (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 O Impacto da Introdução dos Ciclos de Aprendizagem no Ensino Primário na cidade de Maputo-Moçambique
Arguente principal
Hilário Francisco Macandja (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 Sucesso/Insucesso Escolar nos Jovens Imigrantes e Descendentes de Imigrantes Caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira
Arguente principal
José Eduardo Ribeiro Vaz (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 Abertura de um Centro de Menores em Situação de Desproteção e Vulnerabilidade
Arguente principal
Pilar Ruiz Alonso (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 Modos de Vida de Jovens na Madeira
Arguente
José António Cardoso (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 Trajetórias e expectativas escolares: O caso dos alunos do 9º ano de uma escola do Barreiro
Arguente
Severina Alice Abias (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 A experiência de integração escolar dos estudantes guineenses em Portugal: O caso dos Estudantes do 1º Ciclo no ISCTE
Arguente principal
Wilson Cá (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 Educação pela Arte - Um projeto de dança para seniores
Arguente principal
Diana Manuela de Gusmão Nogueira Vieira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/01 - Atual Working Group to Prevent and Combat Racism and Discrimination Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Portugal
2019 - Atual Membro da equipa de consultores do "Novo plano museográfico para o Palácio Nacional de Sintra" Palácio Nacional de Sintra, Portugal
2018 - 2019 Member of the Working Group: Ethnic-Racial Issues Census 2021 Alto Comissariado para as Migrações, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/10 - Atual Training Action “Racism, Rights and Citizenship” (2 sessions) (Outros) Museu Nacional de Etnologia, Portugal
2019 - Atual Contextos Multiculturais e Educação Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Atual Problemas Sociais Contemporâneos Apoio à Gestão de Organizações Sociais (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2018 - Atual Poliíticas Sociais Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Problemas Contemporâneos em Educação Gestão e Administração de Escolas (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2017 - Atual Sociologia da Juventude e Políticas de Cidade Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Atual Sociologia da Educação e Organizações Educativas Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Atual Família e Estilos Educativos Parentais Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09 - 2020/01 Diásporas Africanas, Migrações e Direitos Estudos Africanos (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Descendentes de Imigrantes e Educação Sociologia (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2018/01 Sociologia do Desempenho Escolar Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Sociologia Geral Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/09 - 2016/01 Descendentes de Imigrantes e Educação Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/12/08 Interview about anti-racist education ELM MAGAZINE
2020/07/12 Revista Visão - Interview about racism in Portugal Revista Visão
2020/04/27 Revista Máxima - Interview about Racism in Portugal Revista Máxima
2019 Afroeuropeans Conference Radio Africa Magazine
2018 “Projeto de memorial inédito aos negros escravizados expõe tabu do passado colonial de Portugal” BBC News
2017 “The Portuguese denied citizenship in their own country” Al Jazeera
2017 Racismo institucional em Portugal Deutsche Welle
2016 "Black students in Portugal struggle with institutional racism" European Lifelong Learning Magazine

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/10/07 - Atual The Take (Podcast) Racism in Portugal
2020/08/14 - Atual SIC Notícias Racism in Portugal
2020/08/13 - Atual Noticiário RTP 3 Racism in Portugal
2020/02/24 - Atual Prós e Contras Racism in Portugal
2019/12/11 - Atual Bem-Vindos Racism in Portugal
2019/06/13 - Atual (In)Visíveis (3º episódio) Racismo
2019 - Atual Causa e Efeito - Recolha de dados étnico-raciais nos Censos 2021 Racismo
2019 - Atual Causa e Efeito Racismo (“Há Racismo no Ensino em Portugal?”)
2019 - Atual Avenida Marginal Racismo
2017 - Atual Prós e Contras Portugal, país racista?
2016 - Atual É Apenas Fumaça Racismo na Escola
2016 - Atual Afrolis Afrodescendentes no Sistema Educativo Português
2020/11/06 - 2020/11/06 Conversas ao Sul Racism in Portugal
2020/08/01 - 2020/08/01 Aljazeera News (on-line) Racism in Portugal
2020/06/27 - 2020/06/27 Convocar a História O Longo Lastro do Colonialismo
2019/06/27 - 2019/06/27 Africa Magazine Afroeuropeans Conference in Lisbon

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Member of the Working Group to Prevent and Combat Racism and Discrimination
Membro
Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Portugal
2016 - 2018 Member of the Coordination of the Thematic Section: Classes, Inequalities and Public Policies
Membro
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Arguente no jurí da sessão pública de avaliação do projeto de tese de doutoramento em Human Rights in Contemporary Societies (11 de Abril de 2019, Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra): - de Luana Xavier Pinto Coelho, Antiracism and the official discourses on race in Brazil and Peru: (un)challenging the regimes of denial and the racial rule. -de Cayetano Fernández, Racism in Academia: Politics of Knowledge, Blind Spots and the Production of Anti-Gypsyism. Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2020/09 - 2020/11 Membro do jurí para os Prémios Extensão em Ciências Sociais Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal