???global.info.a_carregar???
Paula Guimarães. Published several articles in scientific journals. Holds several chapters in several books. Teaches and researches in social sciences, in specific in educational sciences. In her CV Ciência Vitae most often found terms are: adult education, public policies, political logics, policy perspective, public policies, lifelong learning, lifelong education, popular education, experiencial learning, European Union, UNESCO.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Guimarães

Nomes de citação

  • Guimarães, Paula

Identificadores de autor

Ciência ID
861E-3B29-23AF
ORCID iD
0000-0002-2197-1004

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2004/10 - 2011/04
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Política Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"Políticas de Educação de Adultos em Portugal (1986-2006). A Emergência da Educação e Formação para a Competitividade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996/10 - 1999/12
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
"Aprendizagens e Quotidianos Profissionais. Estudo de Caso de uma Enfermaria" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1986/09/01 - 1990/07
Concluído
Relações Internacionais (Licenciatura)
Especialização em Político-cultural
Universidade do Minho, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2020/09/01 - 2021/02/28 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Wuerzburg, Alemanha, Alemanha
Universidade de Wuerzburg, Alemanha, Alemanha

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992/02/01 - 2012/01/17 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Unidade de Educação de Adultos, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2028/12/31 AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTRATO N.o AN/E+EF/I03862/2023 Aquisição de serviços de parceiros investigadores no estudo de RIA-EA (National agency Erasmus+ education and training – contract AN/E+EF/I03862/2023 – acquisition of services of research partners in the study RIA-EA)
RIA-EA
Investigador responsável
UIEDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Agência Nacional Educação e Formação Erasmus+ (Portugal)
Em curso
2022/09/01 - 2025/08/31 CLEAR
UIEDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Em curso
2020/10/01 - 2023/09/30 Efeitos organizacionais e socioeconómicos da introdução dos cursos profissionais na escola pública (VET-EFFECTS) (Organisational and social and economic effects of the introduction of professional courses in the public school – VET-EFFECTS)
Em curso
2018/09/01 - 2021/08/31 INTALL - International and Comparative Studies for Students and Practitioners in Adult Education and Lifelong Learning
Investigador
Julius-Maximilians-Universität Würzburg, Alemanha
União Europeia
Em curso
2016/09/01 - 2019/08/31 YOUNG ADULLLT Comissão Europeia
2015/09/01 - 2018/08/31 COMPALL – Comparative Studies on Adult and Lifelong
Investigador
Julius-Maximilians-Universität Würzburg, Alemanha
União Europeia - Erasmus+
Concluído
2015/09/01 - 2018/08/31 A(E)DULLLT – Policies Supporting Young People in their Transitions to Adulhood. A Comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion in Educaion and Work in Europe
Investigador
Universidade de Munster, Alemanha, Alemanha
União Europeia
Concluído
2015/09/01 - 2018/08/31 Eure.K. Validation des Compétences-clés Européennes (Eure.K. Validation of European key-competences)
Investigador
AGCnam Lorraine, França
União Europeia
Concluído
2014 - 2015 Abandono e Insucesso Escolar ¿ Construir uma Perspectiva de Género (School failure and drop-out - building a gender perspective)
Abandono e Insucesso Escolar – Construir uma Perspectiva de Género
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
União Europeia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2013 EDUQUAL - Educar e Qualificar: o caso do Programa Novas Oportunidades (EDUQUAL - To educate and qualify : the case of the New Opportunities Program)
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Paula Guimarães; Cesar Moreno. "TEACHING AND LEARNING DURING THE PANDEMIC: AN EXPLORATORY STUDY BASED ON INTERVIEWS WITH HIGHER EDUCATION TEACHERS AND STUDENTS". 2021.
    10.21125/inted.2021.1771
  2. Doutor, C.; Guimarães, Paula. "Políticas de Educação de Adultos e de Aprendizagem ao Longo da Vida: uma análise comparativa da Grécia e de Portugal". Trabalho apresentado em Tempos, espaços e artefactos em Educação. XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Alves, Natália; Queiroga, Rita; Guimarães, Paula; Almeida, António José. "Vocational education and training policies: the tension between inclusion, employability and democratization". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, 2018.
    Publicado
  4. Guimarães, Fernando; Guimarães, Paula; Gameiro, José; Ramos, Ana; Branco, Pedro. "Importância das aprendizagens em contexto de trabalho: o caso da indústria conserveira (The Importance of learning in the workplace: the case of the can industry)". 2017.
  5. Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. "Recognition of prior learning : valuing, learning through transitions for individual and collective purposes". 2013.
  6. Silva, Ana Cristina Alves; Guimarães, Paula Cristina Oliveira; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade. "Transitions to the dominant literacy : the views of the coordinators of New Opportunities Centres on the recognition of prior learning". 2011.
  7. Guimarães, Paula; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade. "Learning to have a life: how a local development association and its adult learners cope with this challenge". 2007.
  8. Castro, Rui Vieira de; Sancho, Amélia Vitória; Guimarães, Paula. "Adult education in Portugal: different scenarios and distinct ways of searching for learning and development". 2006.
Artigo em revista
  1. Licínio C. Lima; Paula Guimarães; Borut Mikulec. "The debate on intergovernmental organisations and adult learning and education policies: intersections between the political and scientific fields". International Journal of Lifelong Education (2022): https://doi.org/10.1080/02601370.2022.2110619.
    10.1080/02601370.2022.2110619
  2. Borut Mikulec; Paula Guimarães. "The OECD solutionism and mythologies in adult education policy: skills strategies in Portugal and Slovenia". Studies in Continuing Education (2022): https://doi.org/10.1080/0158037X.2022.2092090.
    10.1080/0158037X.2022.2092090
  3. Carmen Cavaco; Catarina Paulos; Natália Alves; Paula Guimarães; Paulo Feliciano. "INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO A PERCEÇÃO DOS ALUNOS (School failure from a gender perspective: the pupils perceptions)". Educação & Sociedade (2022): https://doi.org/10.1590/es.241548.
    10.1590/es.241548
  4. Paula Guimarães. "Paulo Freire e a UNESCO: Análise de recomendações de políticas de educação de adultos (Paulo Freire and UNESCO: an analysis of adult education policy recommendations)". Educação: Teoria e Prática (2021): https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16188.
    10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16188
  5. Paula Guimarães; Clarisse Faria-Fortecoëf. "A complementaridade entre educação (formal, não formal e informal) e (auto, hetero e eco) formação: uma discussão a partir de autobiografias (The complementarity between education - formal, non-formal and informal - and training - self-directed, hetero and eco -an analysis of biographies)". Educação 46 1 (2021): https://doi.org/10.5902/1984644461311.
    10.5902/1984644461311
  6. Guimarães, Paula; Borut Mikulec. "The paradox of utilitarian recognition of prior learning: the cases of Portugal and Slovenia". European Journal for Research on the Education and Learning of Adults 12 1 (2021): 109-122.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Guimarães, Paula. "Desenvolvimento local, políticas públicas e organizações do terceiro setor em Portugal: desafios para a intervenção nas comunidades e para a educação de adultos (Local development, public policies and organisations of the third sector in Portugal: challenges for the intervention in communities and for adult education)". Comparaison Plurielle: Formation et Dévelopment 4 (2021): 41-52.
    Publicado
  8. Paula Guimarães; Borut Mikulec. "Aprendizagem ao longo da vida e União Europeia (Lifelong learning and the European Union)". LAPLAGE EM REVISTA 6 2 (2020): 59-75. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206290959-75.
    10.24115/S2446-622020206290959-75
  9. Paula Guimarães; Borut Mikulec. "Aprendizagem ao longo da vida e União Europeia: A instrumentalização da educação de adultos (Lifelong learning and the European Union: the instrumentalisation of adult education)". Laplage em Revista 6 2 (2020): 59-59. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202062851p..
    10.24115/S2446-6220202062851p.
  10. Paula Guimarães; Borut Mikulec. "Aprendizagem ao longo da vida e União Europeia (Lifelong learning and the European Union)". LAPLAGE EM REVISTA 6 2 (2020): 59-75. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202062851p.59-75.
    10.24115/S2446-6220202062851p.59-75
  11. Paula Guimarães; Ágata Regiane Quissini. "A produção científica sobre educação de adultos em Portugal: o que nos dizem as teses de doutoramento? (The scientific production on adult education in Portugal: what do the PhD thesis tell us?)". Perspectiva 38 1 (2020): 1-25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66106.
    10.5007/2175-795X.2020.e66106
  12. Tadej Kosmerl; Marta Gontarska; Guimarães, Paula. "Helping to postpone the last whimper: Adult learning and education for sustainable development in the national energy and climate plans of Poland, Portugal and Slovenia". Andragogical Studies 1 (2020): 53-76. DOI:IO.5937/ANDSTUD200IO53K.
  13. Cavaco, Carmen; Paulos, Catarina; Feliciano, Paulo; Alves, Natália; Guimarães, Paula. "Teachers’ perceptions of school failure and dropout from a gender perspective: (re)production of stereotypes in school.". Educational Research for Policy and Practice 20 (2020): 29-44. (https://doi.org/10.1007/s10671-020-09265-7.
  14. Cavaco, Carmen; Alves, Natália; Guimarães, Paula; Feliciano, Paulo; Paulos, Catarina. "Perceptions of School Failure and Dropout From a Gender Perspective - (Re)Production of Stereotypes in School". Educational Research for Policy and Practice. 20 (2020): 29-44.
    Publicado • https://doi.org/10.1007/s10671-020-09265-7
  15. Guimarães, Paula. "Educação ao longo da vida (Lifelong education)". (2019): https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/18179.
  16. Guimarães, Paula; Doutor, Catarina. "Adult education and lifelong learning policies: an analysis of Greece and Portugal". 25 1 (2019): 15-31. DOI: http://dx.doi.org/10.4312/as.25.1.15-31.
  17. Lima,Licínio C.; Guimarães,Paula. "Lógicas políticas da educação de adultos em Portugal (Adult education policy logics in Portugal)". (2018): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742018000200600.
  18. Guimarães, Paula; Lucio-Villegas, Emilio; Peter Mayo. "Southern-European signposts for critical popular adult education: Italy, Portugal and Spain.". Compare: A Journal of Comparative and International Education 48 1 (2018): 56-74. https://doi.org/10.1080/03057925.2017.1283584.
    Publicado
  19. Guimarães, Paula. "The usefulness of adult education: lifelong learning in the European Union and the Portuguese public policy". Andragoška spoznanja/Studies in Adult Education and Learning 23 4 (2017): 35-50. DOI:https://doi.org/10.4312/as.23.4.35-50.
    Publicado
  20. Guimarães, Paula. "A utilidade da educação de adultos: a aprendizagem ao longo da vida na União Europeia e a política pública de educação e formação de adultos em Portugal (The utility of adult education: lifelong learning in the European Union and the public policy of adult education and training in Portugal)". (2016): http://hdl.handle.net/10451/32782.
    10.24115/S2446-6220201621118p.36-50
  21. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula. "Recognition of prior learning at the centre of a national strategy: tensions between professional gains and personal development". (2016): http://hdl.handle.net/10451/32780.
    10.1177/1477971416630127
  22. Guimarães, Paula. "Ocupações da educação de adultos e desafios à profissionalização: tarefas e atividades desenvolvidas em contexto de trabalho (Occupations in adult education and challenges to professionalisation: tasks and activities developed in work contexts)". (2016): http://hdl.handle.net/10451/32787.
  23. Guimarães,Paula; Barros,Rosanna. "A nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada? (The new adult education and training policy in Portugal. Adult educators at a crossroads)". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200391.
  24. Guimarães, Paula; Barros, Rosanna. "A nova política pública de educação e formação de adultos: os educadores de adultos numa encruzilhada?". (2015): http://hdl.handle.net/10451/32765.
  25. Guimarães, Paula. "Das margens para um lugar de maior destaque: ambiguidades na estratégia política da União Europeia para a educação de adultos (From the margins to a place of larger emphasis: ambiguities in the of the policy strategy of the European Union for adult education)". (2014): http://hdl.handle.net/10451/32755.
  26. Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. "Lifelong education and learning, societal project and competitive advantage: tensions and ambivalences in policy and planning of educational change in Portugal". (2014): http://hdl.handle.net/1822/30519.
    10.1080/14767724.2013.858985
  27. Guimarães, Paula; Barros, Rosanna. "Os educadores de adultos no quadro de uma nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal (Adult educators in the frame of a new adult education and training policy in Portugal)". (2014): http://hdl.handle.net/10451/32761.
  28. Guimarães, Paula. "O terceiro setor na educação de adultos: tensões e ambivalência (The third sector in adult education: tensions and ambivalences)". (2013): http://hdl.handle.net/10451/32750.
  29. Guimarães, Paula. "A educação e formação de adultos (1999-2010) : a progressiva importância da educação e formação para a competitividade (Adult education and training (1999-2010): the progressive importance of adult education and training for competitivity)". (2013): http://hdl.handle.net/10437/3882.
  30. Guimarães, Paula. "Reinterpreting lifelong learning: meanings of adult education policy in Portugal (1999-2010)". (2013):
    10.1080/02601370.2012.733970
  31. Guimarães,Paula. "A educação e formação de adultos (1999-2010): a progressiva importância da educação e formação para a competitividade (Adult education and training (1999-2010): the progressive importance of adult education and training for competitiveness)". (2012): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000300005.
  32. Silva, Ana; Guimarães, Paula; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade. "Transições para a literacia dominante : perspectivas de coordenadores de Centros de Educação e Formação de Adultos (Transitions to dominant literacy: perspectives of the coordinators of the adult education and training centres)". (2012): http://hdl.handle.net/1822/25197.
  33. Guimarães, Paula. "Critical links between recognition of prior learning, economic changes and social justice in Portugal". (2012):
    10.7227/jace.18.1.6
  34. Guimarães, Paula. "Educadores de adultos em Portugal: políticas fragmentadas, identidades em mudança (Adult educators in Portugal: fragmented policies, identities in change)". (2010):
    10.1590/s0104-40362010000400007
  35. Guimarães, Paula. "Reflections on the Professionalisation of Adult Educators in the Framework of Public Policies in Portugal". (2009):
    10.1111/j.1465-3435.2009.01379.x
  36. Guimarães, Paula. "Mutações no campo da educação de adultos: sobre os caminhos da formação dos educadores (Mutations in the field of adult education: on the pathways of initial training of educators)". (2007):
    10.1590/s0104-40602007000100006
  37. Guimarães,Paula. "Comemorações dos 30 anos da Unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho: Reflexões sobre o passado, o presente e o futuro de um campo de práticas heterogéneo (Commemoration of 30 years of the Unit of Adult Education of the University of Minho: reflections upon the past, the present and the future of a field of heterogeneous practices)". (2006): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200015.
Capítulo de livro
  1. Licínio C. Lima; Guimarães, Paula. "Revisiting a theoretical model to understand adult learning and education policies". In Research Handbook on Adult Education Policy.. Edward Elgar/Palgrave, 2024.
    No prelo
  2. Paula Guimarães. "Adult Educators and Recognition of Prior Learning in Portugal: Guidance and Validation Tasks and Activities". 2023.
    10.36253/979-12-215-0151-3.14
  3. Marie Rathman; Tadej Kosmerl; Guimarães, Paula. "Digital transformation and adult learning and education policies: the cases of Germany and Portugal". In Comparative Research in Adult Education. Global Perspectives on Participation, Sustainability and Digitalisation, 109-124. wbv, 2023.
    Publicado
  4. Jan Schiller; Guimarães, Paula. "International influences on national policy analysis methodology. Reflecting on a policy analysis model: Lessons learned from an adult education multi-level policy discussion.". In Erwachsenenbildung in Internationaler Perspektive. Grenzen und Chancen, 86-96. Alemanha: Verlag Barbara Budrich, 2022.
    Publicado
  5. Guimarães, Paula; Alves, Natália. "Chapter IV: Tools for entering in the labour market". In Didactical Guide on Employability. A Guide for Teachers to Support Master’s and PhD students preparing for Successful Future Work in the Field of Adult Learning and Education, 65-94. Itália, 2020.
    Publicado
  6. Guimarães, Paula; Marta Gontarska. "Adult education policies and sustainable development in Poland and Portugal: a comparative analysis of policies and practices". In International and Comparative Studies in Adult and Continuing Education, 115-129. Itália, 2020.
    Publicado
  7. Guimarães, Paula. "Ressignificação da política pública de educação de adultos: que sentidos os educadores de adultos atribuem ao Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências nos Centros Qualifica? (Ressignification of the public policy of adult education: what meanings adult educators give to recognition, certification and validation of competences in Qualifica Centres?)". In Rumos da Educação e Formação da Educação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil. Um Balanço Comparado de Políticas e Práticas, 107-132. Brasil, 2020.
    Publicado
  8. Paula Guimaraes; Marta Gontarska. "Adult education policies and sustainable development in Poland and Portugal: a comparative analysis of policies and practices". 115-129. Firenze University Press, 2020.
    10.36253/978-88-5518-155-6.08
  9. Barros, Rosanna; Guimarães, Paula. "Mezinarodni organizasse a agenda rozvoje: role celozivotniho uceni se v transnacionalizovanych verijnich politicach (The European Union’ agenda of lifelong learning: transnacionalisation of policies)". In Celozivotni Uceni a Transnacionalizovane Verejne Politiky. Lidsky rozvoj v (post)krizove konfliktni ere, 18-40. República Checa, 2018.
    Publicado
  10. Alves, Natália; Guimarães, Paula. "COMPALL winter school students’ motivations". In Joint Modules and Internationalisation in Higher Education. Reflections on the Joint Module “Comparative Studies in Adult Education and Lifelong Learning, 143-157. Alemanha: Peter Lang GMBH, 2017.
    Publicado
  11. Prof. Regina Egetenmeyer, Julius-Maximilians-Un; Balazs Nemeth; Guimarães, Paula. "Joint modules and internationalization in higher education: reflections on the Joint Module ‘Comparative Studies in Adult Education and Lifelong Learning’". In Joint Modules and Internationalisation in Higher Education. Reflections on the Joint Module “Comparative Studies in Adult Education and Lifelong Learning, 9-17. Alemanha: Peter Lang GMBH, 2017.
    Publicado
  12. Tino, Concetta; Guimarães, Paula; Frison, Daniela; Fedeli, Monica. "COMPALL – Joint Module: Diversity of participants and models of curricular and local implementation". In Joint Modules and Internationalisation in Higher Education. Reflections on the Joint Module “Comparative Studies in Adult Education and Lifelong Learning, 159-171. Alemanha: Peter Lang GMBH, 2017.
    Publicado
  13. Lechtner, R; Rais, M. L.; Anand, N.; Yerkin, A.; Guimarães, Paula. "The influence of PIACC results on (inter-)national adult education policy: a critical discussion of Austria and Estonia". In Adult Education and Work Contexts: International Perspectives and Challenges, 83-99. Alemanha: Peter Lang GMBH, 2017.
    Publicado
  14. Guimarães, Paula; Alves, Natália. "Adult educators in Portugal: from the European guidelines to the national public policy of lifelong learning technicians". In Adult Learning and Education in International Contexts: Future Challenges for its Professionalization, 65-76. Alemanha: Peter Lang GMBH, 2017.
    Publicado
  15. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula; Thouma, Nathalie. "Adult learning and education policies in Germany, Portugal and Sweden: an analysis of national reports of CONFINTEA VI". Peter Lang, 2016.
  16. Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. "Lifelong education and learning, societal change and competitive advantage: tensions and ambivalence in policy and planning of educational change in Portugal". In Adult and Lifelong Learning. Global, National and Local Perspectives. Routledge, 2016.
    Publicado
  17. Alves, Natália; Melo, Alberto; Fragoso, António; Cavaco, Carmen; Guimarães, Paula; Canário, Rui. "Educação de Adultos: Aprender sempre". In Pensar a Educação. Temas sectoriais, 151-180. Educa, 2016.
    Publicado
  18. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula. "Portugal: Policy and Adult Education". Bloomsbury Academic, 2015.
  19. Guimarães, Paula; Antunes, Fátima; Paula Guimarães. "Portugal". In International Perspectives on Older Adult Education, 345-356. London, Reino Unido: Springer International Publishing, 2015.
    10.1007/978-3-319-24939-1_30
  20. Veloso, Esmeraldina; Guimarães, Paula. "Education and empowerment in later life". Sense Publishers, 2014.
  21. Rothes, Luís; Marques Da Silva, Olivia; Guimarães, Paula; Sancho, Amélia; Rocha, Maria. "Para uma caracterização de formas de organização e de dispositivos pedagógicos de educação e formação de adultos (For the characterisation of organisational forms and pedagogics disposals of adult education and training)". Universidade do Minho, 2006.
  22. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula. "Preface [of] "Perspectives on Adult Education in Portugal"". University of Minho. Unit for Adult Education, 2004.
Edição de livro
  1. Alberto Melo; Licínio C. Lima; Guimarães, Paula; Borut Mikulec; Barry J. Hake; Timothy Ireland; Angel Marzo; Priscila Soares; Rui Canário. A A@tualidade da Educação Permanente (The actuality of lifelong education). Portugal: espaçoulmeiro/APCEP. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Prof. Regina Egetenmeyer, Julius-Maximilians-Un; Balazs Nemeth; Guimarães, Paula. Internationalisation in Higher Education. Reflections on the Joint Module “Comparative Studies in Adult Education and Lifelong Learning”. Frankfurt-am-Main, Alemanha: Peter Lang. 2017.
    Publicado • Editor
  3. Cavaco, Carmen; Alves, Natália; Guimarães, Paula; Dierendonck, Christophe; Alves, Palmira; Machado, André; Rodrigues, Pedro; Marques, Marcelo; Paulos, Catarina. Actes du 28ème Colloque International de l'ADMEE-Europe ¿Évaluations et Apprentissages¿. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2016.
    Publicado
  4. Guimarães, Paula; Cavaco, Carmen; Marrocos, Laura; Paulos, Catarina; Bruno, Ana; Rodrigues, Sónia; Marques, Marcelo. Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and Responses. Lisboa, Portugal. 2014.
    Publicado
Livro
  1. Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. Lifelong education and learning, societal project and competitive advantage: tensions and ambivalences in policy and planning of educational change in Portugal. Routledge. 2016.
  2. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula; Touma, Nathalie. Adult learning and education policies in Germany, Portugal and Sweden: An analysis of national reports to CONFINTEA VI. Peter Lang. 2016.
    10.3726/978-3-653-05973-1
  3. Guimarães, Paula; Antunes, Fátima. An inconsistent policy : lifelong learning and adult education policy towards a competitive advantage. Springer. 2014.
    10.1007/978-94-007-7299-1_7
  4. Lima, Licínio, C; Guimarães, Paula. Estrategias europeas en el aprendizaje permanente una introducción crítica (European strategies in lifelong learning: a critical introduction). Valencia: pep aparicio guadas. 2012.
    Publicado
  5. Lima, Licínio, C; Guimarães, Paula. Estratègies europees en l' aprenentatge permanent una introducció crítica(European strategies of lifelong learning: a critical introduction). Sem local: pep aparicio guadas. 2012.
    Publicado
  6. Lima, Licínio, C; Guimarães, Paula. Percursos educativos e vidas de adultos. Reconhecimento, validação e certificação de competências numa Associação de desenvolvimento local (Educational pathways and adults lives: recognition, validation and certification of competences in a local development association). Universidade do Minho - Unidad: Sem publicadora definida. 2012.
    Publicado
  7. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula Cristina Oliveira; Egetenmeyer, Regina. European strategies in lifelong learning: a critical introduction. Barbara Budrich Publishers. 2011.
    10.3224/86649444
  8. Castro, Rui Vieira de; Alves, José Mota; Sancho, Amélia Vitória; Guimarães, Paula; Lima, Licínio C.; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Oliveira, Raquel; et al. Condições e possibilidades de desenvolvimento de cursos EFA: um guia para a acção (Conditions and possibilities of the development of EFA courses: a guide for action). Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA). 2007.
  9. Castro, Rui; Lima, Licínio, C; Dionisio, Maria Lurdes; Guimarães, Paula; Oliveira, Raquel; Sancho, Amélia. Contexto organizacional, orientação e práticas de educação de adultos. Os cursos EFA numa associação local. Sem local: ATAHCA. 2007.
    Publicado
Recurso online
  1. Guimarães, Paula; Doutor, Catarina. Introduction to three theoretical models Part 2. 2018. https://www.hw.uni-wuerzburg.de/compall/adult-education-academies/online-tutorial/.
  2. Guimarães, Paula; Doutor, Catarina. Introduction to three theoretical models Part 1. 2018. https://www.hw.uni-wuerzburg.de/compall/adult-education-academies/online-tutorial/.
Relatório
  1. Cavaco, Carmen; Alves, Natália; Barros, Rosanna; Biasin, Chiara; Breton, Hervé; Dupont, Odile; Faria-Fortecöef, Clarisse; et al. 2018. Reconnaissance, validation et certification de compétences clés en Belgique, Italie, France et Portugal. Etat de Lieux. http://hdl.handle.net/10451/38071.
Tese / Dissertação
  1. Guimarães, Paula Cristina Oliveira. "Políticas de educação de adultos em Portugal (1999-2006): a emergência da educação para a competitividade (Adult education policies in Portugal (1999-2006): the emergence of education for competitiveness)". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/1822/12487.

Outros

Outra produção
  1. Reconhecimento, validação e certificação de competências: tensões entre certificação, qualificação e desenvolvimento pessoal e social numa associação de desenvolvimento local. 2012. Lima, C. Licínio; Guimarães, Paula.
  2. Seminário Changing Relationships between the State, Civil Society and the Citizen: Implications for Adult Education and Adult Learning (Seminar Changing Relationships between the State, Civil Society and the Citizen: Implications for Adult Education and Adult Learning). 2007. Guimarães,Paula. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200010.