???global.info.a_carregar???
Paula Guimarães. Publicou 12 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 5 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Políticas Públicas; Educação de Adultos; Portugal; Lógica Política; Políticas públicas; Educação de adultos; Lógica política; Adult education; Policy perspective; Publics policies; Ciências Sociais::Ciências da Educação; lifelong learning; adult education; lifelong education; popular education; educação ao longo da vida; educação de adutltos; aprendizagem ao longo da vida; educação permanente; educação popular; Formação experiencial; Modos de organização do trabalho; Indústria conserveira; Experiential learning; Modes of work organisation; Fish cans industry; Política pública de educação de adultos; Educadores de adultos; Atividades profissionais; Profissionalização; Recognition of prior learning; European Union guidelines for lifelong learning; Adult education policy; Social Sciences; União Europeia; Aprendizagem ao longo da vida; Education policy; Lifelong learning; Germany; Sweden; Políticas educativas; Senior-Citizen Universities; Senior adults education; Participation and education; Lifelong education; Política pública; Lifelong education and learning; Managerial state; Globally structured national agenda; Governance of education; Educação e formação de adultos; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Guimarães

Nomes de citação

  • Guimarães, Paula

Identificadores de autor

Ciência ID
861E-3B29-23AF
ORCID iD
0000-0002-2197-1004

Websites

  • http://www.ie.ulisboa.pt/docente/paula-cristina-da-encarnacao-oliveira-guimaraes (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2004/10 - 2011/04
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Política Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"Políticas de Educação de Adultos em Portugal (1986-2006). A Emergência da Educação e Formação para a Competitividade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996/10 - 1999/12
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
"Aprendizagens e Quotidianos Profissionais. Estudo de Caso de uma Enfermaria" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1986/09/01 - 1990/07
Concluído
Relações Internacionais (Licenciatura)
Especialização em Político-cultural
Universidade do Minho, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2012 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Empregador
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

1992/02/01 - 2012/01/17 Técnico Superior (Técnico Superior)
Instituição de acolhimento Empregador
Universidade do Minho Unidade de Educação de Adultos, Portugal Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

2016 - 2018 Conselho pedagógico
Empregador
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2016 Conselho pedagógico
Empregador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021/08/31 INTALL - International and Comparative Studies for Students and Practitioners in Adult Education and Lifelong Learning
2018-1-DE01-KA203-04272
Investigador
Julius-Maximilians-Universität Würzburg, Alemanha
União Europeia
2015 - 2018/08/31 COMPALL – Comparative Studies on Adult and Lifelong
2015-1-DE01-KA203-002203
Investigador
Julius-Maximilians-Universität Würzburg, Alemanha
União Europeia - Erasmus+
2015 - 2018/08/31 A(E)DULLLT – Policies Supporting Young People in their Transitions to Adulhood. A Comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion in Educaion and Work in Europe
Young-3-2015
Investigador
Universidade de Munster, Alemanha, Alemanha
União Europeia
2015 - 2018/08/31 Eure.K. Validation des Compétences-clés Européennes
EURE.K
Investigador
AGCnam Lorraine, França
União Europeia
2014 - 2015 Abandono e Insucesso Escolar – Construir uma Perspectiva de Género
Abandono e Insucesso Escolar – Construir uma Perspectiva de Género
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
União Europeia
2008 - 2013 EDUQUAL - Educar e Qualificar: o caso do Programa Novas Oportunidades
EDUQUAL
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Guimarães, Fernando; Guimarães, Paula; Gameiro, José; Ramos, Ana; Branco, Pedro. "Importância das aprendizagens em contexto de trabalho: o caso da indústria conserveira". 2017.
  2. Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. "Recognition of prior learning : valuing, learning through transitions for individual and collective purposes". 2013.
  3. Silva, Ana Cristina Alves; Guimarães, Paula Cristina Oliveira; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade. "Transitions to the dominant literacy : the views of the coordinators of New Opportunities Centres on the recognition of prior learning". 2011.
  4. Guimarães, Paula; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade. "Learning to have a life: how a local development association and its adult learners cope with this challenge". 2007.
  5. Castro, Rui Vieira de; Sancho, Amélia Vitória; Guimarães, Paula. "Adult education in Portugal: different scenarios and distinct ways of searching for learning and development". 2006.
Artigo em revista
  1. Guimarães, Paula. "Educação ao Longo da Vida". (2019): https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/18179.
  2. Lima,Licínio C.; Guimarães,Paula. "Lógicas políticas da educação de adultos em Portugal". (2018): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742018000200600.
  3. Guimarães, Paula. "A utilidade da educação de adultos: a aprendizagem ao longo da vida na União Europeia e a política pública de educação e formação de adultos em Portugal". (2016): http://hdl.handle.net/10451/32782.
    10.24115/S2446-6220201621118p.36-50
  4. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula. "Recognition of prior learning at the centre of a national strategy: tensions between professional gains and personal development". (2016): http://hdl.handle.net/10451/32780.
    10.1177/1477971416630127
  5. Guimarães, Paula. "Ocupações da educação de adultos e desafios à profissionalização: tarefas e atividades desenvolvidas em contexto de trabalho". (2016): http://hdl.handle.net/10451/32787.
  6. Guimarães,Paula; Barros,Rosanna. "A nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada?". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200391.
  7. Guimarães, Paula. "Das margens para um lugar de maior destaque: ambiguidades na estratégia política da União Europeia para a educação de adultos". (2014): http://hdl.handle.net/10451/32755.
  8. Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. "Lifelong education and learning, societal project and competitive advantage: tensions and ambivalences in policy and planning of educational change in Portugal". (2014): http://hdl.handle.net/1822/30519.
    10.1080/14767724.2013.858985
  9. Guimarães, Paula; Barros, Rosanna. "Os educadores de adultos no quadro de uma nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal". (2014): http://hdl.handle.net/10451/32761.
  10. Guimarães, Paula. "O terceiro setor na educação de adultos: tensões e ambivalência". (2013): http://hdl.handle.net/10451/32750.
  11. Guimarães, Paula. "A educação e formação de adultos (1999-2010) : a progressiva importância da educação e formação para a competitividade". (2013): http://hdl.handle.net/10437/3882.
  12. Guimarães, Paula. "Reinterpreting lifelong learning: meanings of adult education policy in Portugal, 1999–2010". (2013):
    10.1080/02601370.2012.733970
  13. Guimarães,Paula. "A educação e formação de adultos (1999-2010): a progressiva importância da educação e formação para a competitividade". (2012): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000300005.
  14. Silva, Ana; Guimarães, Paula; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade. "Transições para a literacia dominante : perspectivas de coordenadores de Centros de Educação e Formação de Adultos". (2012): http://hdl.handle.net/1822/25197.
  15. Guimarães, Paula. "Critical links between recognition of prior learning, economic changes and social justice in Portugal". (2012):
    10.7227/jace.18.1.6
  16. Guimarães,Paula. "Educadores de adultos em Portugal: políticas fragmentadas, identidades em mudança". (2010): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362010000400007.
  17. Guimarães, Paula. "Educadores de adultos em Portugal: políticas fragmentadas, identidades em mudança". (2010):
    10.1590/s0104-40362010000400007
  18. Guimarães, Paula. "Reflections on the Professionalisation of Adult Educators in the Framework of Public Policies in Portugal". (2009):
    10.1111/j.1465-3435.2009.01379.x
  19. Castro,Rui Vieira de; Guimarães,Paula; Sancho,Amélia Vitória. "Mutações no campo da educação de adultos: sobre os caminhos da formação dos educadores". (2007): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602007000100006.
  20. Guimarães, Paula. "Mutações no campo da educação de adultos: sobre os caminhos da formação dos educadores". (2007):
    10.1590/s0104-40602007000100006
  21. Guimarães,Paula. "Comemorações dos 30 anos da Unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho: Reflexões sobre o passado, o presente e o futuro de um campo de práticas heterogéneo". (2006): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200015.
Capítulo de livro
  1. Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. "Lifelong education and learning, societal project and competitive advantage: tensions and ambivalences in policy and planning of educational change in Portugal". Routledge, 2016.
  2. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula; Thouma, Nathalie. "Adult learning and education policies in Germany, Portugal and Sweden: an analysis of national reports of CONFINTEA VI". Peter Lang, 2016.
  3. Guimarães, Paula; Antunes, Fátima. "Portugal". Springer International, 2016.
  4. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula. "Portugal: Policy and Adult Education". Bloomsbury Academic, 2015.
  5. Veloso, Esmeraldina; Guimarães, Paula. "Education and empowerment in later life". Sense Publishers, 2014.
  6. Rothes, Luís; Marques Da Silva, Olivia; Guimarães, Paula; Sancho, Amélia; Rocha, Maria. "Para uma caracterização de formas de organização e de dispositivos pedagógicos de educação e formação de adultos". Universidade do Minho, 2006.
  7. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula. "Preface [of] "Perspectives on Adult Education in Portugal"". University of Minho. Unit for Adult Education, 2004.
Livro
  1. Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. Lifelong education and learning, societal project and competitive advantage: tensions and ambivalences in policy and planning of educational change in Portugal. Routledge. 2016.
  2. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula; Touma, Nathalie. Adult learning and education policies in Germany, Portugal and Sweden: An analysis of national reports to CONFINTEA VI. Peter Lang. 2016.
    10.3726/978-3-653-05973-1
  3. Guimarães, Paula; Antunes, Fátima. An inconsistent policy : lifelong learning and adult education policy towards a competitive advantage. Springer. 2014.
    10.1007/978-94-007-7299-1_7
  4. Lima, Licínio C.; Guimarães, Paula Cristina Oliveira; Egetenmeyer, Regina. European strategies in lifelong learning: a critical introduction. Barbara Budrich Publishers. 2011.
    10.3224/86649444
  5. Castro, Rui Vieira de; Alves, José Mota; Sancho, Amélia Vitória; Guimarães, Paula; Lima, Licínio C.; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Oliveira, Raquel; et al. Condições e possibilidades de desenvolvimento de cursos EFA: um guia para a acção. Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA). 2007.
Tese / Dissertação
  1. Guimarães, Paula Cristina Oliveira. "Políticas de educação de adultos em Portugal (1999-2006): a emergência da educação para a competitividade". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/1822/12487.

Outros

Outra produção
  1. Guimarães,Paula. 2007. Seminário Changing Relationships between the State, Civil Society and the Citizen: Implications for Adult Education and Adult Learning. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200010.