Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Gina C Lemos
Nomes de citação
- Lemos, Gina C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 861B-A790-8C9B
- ORCID iD
- 0000-0002-5975-2739
Endereços de correio eletrónico
- gclemos@gmail.com (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIED). Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
- Escola Superior de Educação, Campus do IPS, Estefanilha , 2914 - 504, Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/01/01 - 2020/06/30
Concluído
|
Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Portugal
|
|
2003/08 - 2007/01/25
Concluído
|
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Habilidades cognitivas e rendimento escolar entre o 5.º e o 12.º anos de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade |
1997 - 2002
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
2003/09 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
2014/01/01 - 2020/06/30 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | ||
2015/01 - 2016/03 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Université Libre de Bruxelles, Bélgica |
2014/06 - 2014/12 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | MENON Network EEIG (European Economic Interest Group), Bélgica |
2007/09 - 2011/06 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade de Évora, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/11 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2016/09 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2014 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2012/11 - 2013/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2009/07 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/10 - 2007/08 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos, Portugal |
2003/04 - 2006/02 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Instituto Monitor, Portugal |
2002/01 - 2004/01 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Centro de Estudos e Formação em Atividades Desportivas , Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/08/01 - Atual | Consultora científica e técnica | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2014/11 - Atual | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2011/07 - 2012/10 | Chefe de Gabinete da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário | Ministério da Educação, Portugal |
2005/09 - 2006/07 | Outra Situação (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/01 - 2020/06/30 | Contextos de aprendizagem, diferenciação cognitiva e rendimento académico em adolescentes Portugueses
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - Atual | Investigar e avaliar o projeto ReCriar-Se
Investigador
Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF), Portugal
|
Cáritas Diocesana de Setúbal
Em curso
|
2021 - Atual | Programa Academias Gulbenkian Conhecimento | Fundação Calouste Gulbenkian |
2020/07/31 - Atual | Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita?
Investigador
|
EDULOG
Em curso
|
2020/07/01 - Atual | Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo (PRECASE) da Guiné-Bissau 2019-2023
Investigador
Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF), Portugal
|
Instituto Camões - Instituto de Cooperação e da Língua
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/06/30 - 2016/01/01 | European Literacy Policy Network (ELINET; www.eli-net.eu) (EAC-2014-003)
Outra
|
Concluído
|
2010/01 - 2011/07 | RED – Rendimento Escolar e Desenvolvimento: Um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2003/11/01 - 2007/01/25 | Habilidades cognitivas e rendimento escolar entre o 5.º e o 12.º anos de escolaridade
PsiEducUMinho
Investigador
Universidade do Minho - Instituto de Educação e Psicologia , Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2009 - 2011 | O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas
Orientador de Teresa Raquel Duarte Falcão dos Reis Rodrigues
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
|
2008 - 2010 | Bem-Estar Subjectivo: Processos cognitivos e afecto positivo
Orientador de Ema Sofia Pires
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/06/21 - 2018/06/23 | Comissão Organizadora de 6th International Congress of Educational Sciences and Development (2018/06/21 - 2018/06/23)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidad de Granada, Espanha Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
2016/09/02 - 2016/09/02 | Comissão Organizadora do workshop “Motivação para aprender: Um dos maiores desafios de hoje nas salas de aula" (2016/09/02 - 2016/09/02)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal Escola Salesiana de Manique, Portugal |
2015/09/07 - 2015/09/07 | Comissão Organizadora das Jornadas Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem (2015/07/09 - 2015/07/09)
Encontro (Coorganizador)
|
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal Agrupamento de Escolas Luísa Todi, Portugal |
2011/07/25 - 2011/07/27 | Comissão Organizadora do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica:
Formas e Contextos (2011/07/25 - 2011/07/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2000/04/05 - 2000/04/05 | Comissão Organizadora do Encontro Psicologia Escolar: Realidades e desafios (2000/04/05 - 2000/04/05)
Encontro
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação e Psicologia , Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - 2019 | Desafios de uma sociedade inclusiva
Conferência
|
Conferência "Desafios de uma sociedade inclusiva" proferida pelo Sr. Secretário de Estado da Educação, João Costa
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), Pós-graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo
e Motor, Portugal
|
2019 - 2019 | Educação, diversidade e inclusão: Contributos da intervenção psicológica
Seminário
|
Seminário Educação, diversidade e inclusão: Contributos da intervenção psicológica
Delegação do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Câmara Municipal de Loulé, Portugal
|
2019 - 2019 | Competências relevantes para hoje e amanhã (coordenação de simpósio)/ Raciocínio e resolução de problemas: Qual o seu papel
no sucesso escolar? (comunicação)/ A importância da inteligência emocional na eficácia do processo de ensino: um estudo exploratório
(comunicação como coautora)
Congresso
|
International Conference on Research in Education (ICRE2019)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2019 | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (coordenação de simpósio e comunicação previstas)
Congresso
|
XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía (ACIP), Portugal
|
2019 - 2019 | III Conferência Internacional da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC)
Congresso
|
III Conferência Internacional da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC)
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal
|
2019 - 2019 | VII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho (comunicação prevista)
Seminário
|
VII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), Portugal
|
2018 - 2018 | O desafio da autonomia e flexibilidade curricular nas escolas do concelho de Setúbal
Encontro
|
O desafio da autonomia e flexibilidade curricular nas escolas do concelho de Setúbal
Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação e Centro de Formação Ordem de Santiago,
Portugal
|
2018 - 2018 | Como pensamos na Escola hoje?
Seminário
|
VI Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
Rede de Bibliotecas Escolares e Câmara Municipal de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2018 | Flexibilidade curricular: O quê? Como? Porquê? Um dia de reflexão
Encontro
|
“Flexibilidade curricular: O quê? Como? Porquê? Um dia de reflexão"
AE Ordem de Santiago, Portugal
|
2018 - 2018 | As habilidades cognitivas na excelência educativa
Encontro
|
Três especialidades de uma só Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2018 - 2018 | Construir, validar e aferir: Três ações de uma só missão
Encontro
|
Três especialidades de uma só Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2018 - 2018 | Tertúlia Ser Mulher em 2018
Outro
|
Tertúlia Ser Mulher em 2018
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2018 | Educação inclusiva nas nossas escolas
Encontro
|
Educação inclusiva nas nossas escolas
Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Setúbal e Centro de Formação
Ordem de Santiago, Portugal
|
2018 - 2018 | Compreender, raciocinar e resolver problemas: Novo instrumento de avaliação cognitiva
Congresso
|
6th International Congresso of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Universidade do Minho e ISPA - Instituto Universitário, Portugal
|
2018 - 2018 | Quero, posso e consigo: Qual o trunfo para o sucesso escolar? (Workshop)
Congresso
|
6th International Congresso of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Universidade do Minho e ISPA - Instituto Universitário, Portugal
|
2018 - 2018 | Cognição, aprendizagem e desempenho
Simpósio
|
X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional do Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho
Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho, Portugal
|
2018 - 2018 | Bateria de Aptidões Cognitivas: Estudos de normalização, fidelidade e validade
Congresso
|
X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional do Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho
Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho, Portugal
|
2018 - 2018 | Ser Escola e ser Professor num contexto de mudança
Conferência
|
Ser Escola e ser Professor num contexto de mudança
Agrupamento de Escolas de Azeitão, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Colégio Atlântico e Academia de Música
e Belas Artes Luísa, Portugal
|
2018 - 2018 | Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC): Fundamentação e utilização de novo teste de inteligência (Workshop)
Congresso
|
X Congresso Ibero-americano de diagnóstico e avaliação psicológica
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 - 2018 | A natureza múltipla de uma habilidade singular: a Resolução de Problemas no Ensino Português (coordenação de simpósio)/ Resolução
de Problemas: O processo cognitivo no perfil dos adolescentes portugueses (comunicação)
Congresso
|
X Congresso Ibero-americano de diagnóstico e avaliação psicológica
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 - 2018 | Perspetivas e prospetivas da investigação e avaliação da inteligência humana/ Desenvolvimentos teóricos e empíricos na definição
e avaliação do constructo inteligência
Congresso
|
X Congresso Ibero-americano de diagnóstico e avaliação psicológica
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 - 2018 | O que pode fazer a diferença?
Conferência
|
IV Conferência Anual de Educação
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2018 | Back to basics: desenvolver, aferir e utilizar testes psicológicos – desafios e oportunidades (Tertúlia)
Congresso
|
4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2017 - 2017 | Família e escola nas aspirações dos alunos
Encontro
|
Jornadas de Formação do Agrupamento de Escolas de Sátão “Educação e Cidadania no século XXI”
AE Sátão, Edufor e Município de Sátão, Portugal
|
2017 - 2017 | Neurociência e ambientes de leitura
Encontro
|
II Encontro Maré de Palavras
Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, Moita, Portugal
|
2017 - 2017 | G or not to g? An alternative model of cognitive abilities among Portuguese adolescents
Conferência
|
14th European Conference on Psychological Assessment
ISCTE, Portugal
|
2017 - 2017 | How to foster performance? Measuring intelligence, metacognition, and socioemotional skills
Simpósio
|
14th European Conference on Psychological Assessment
ISCTE, Portugal
|
2017 - 2017 | Que inteligência avalia a Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC)?
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Qual o impacto da família nos desempenhos dos estudantes Portugueses?
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Relação escola-família: Construir o sucesso educativo
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Avaliação psicológica: Uma abordagem ecológica
Oficina (workshop)
|
V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar
Direção-Geral de Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2016 - 2016 | Beyond digital competence: The ELINET vision on digital literacy
Oficina (workshop)
|
3rd ELINET Conference
European Literacy Policy Network, Países Baixos
|
2016 - 2016 | Mulheres: Testemunhos de uma geração
Conferência
|
Comemoração do Dia Internacional da Mulher
Escola Secundária de Bocage, Portugal
|
2016 - 2016 | Propostas de avaliação cognitiva na infância e na adolescência e implicações psicoeducativas
Oficina (workshop)
|
4.º Encontro Psicologia em Contexto Educativo
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2016 - 2016 | Aptidões cognitivas em contexto educativo: Proposta de nova bateria de avaliação cognitiva para adolescentes
Congresso
|
4th International Congress of Educational Sciences
Universidad de Santiago de Compostela, Portugal
|
2016 - 2016 | Aprendizagem e desempenho escolar: Propostas para a avaliação e intervenção psicopedagógicas
Simpósio
|
4th International Congress of Educational Sciences
Universidad de Santiago de Compostela, Portugal
|
2016 - 2016 | Aptidões e estilos cognitivos
Oficina (workshop)
|
ADIPSIEDUC e Salesianos de Manique, Portugal
|
2016 - 2016 | O que pesa mais na mochila: O que quero, o que penso ser capaz, o que consigo? Um estudo com adolescentes portugueses
Congresso
|
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Motivação, crenças, expectativas e emoções: Relações com o desempenho académico
Simpósio
|
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Potencial cognitivo e aprendizagem: Um estudo com adolescentes portugueses
Seminário
|
IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Habilidades cognitivas e sucesso académico em adolescentes e jovens adultos
Seminário
|
IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Bateria de Aptidões Cognitivas: Estudo de validação com adolescentes portugueses
Seminário
|
IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Quem dita o Norte na jornada escolar: O estudante ou a família? Um estudo nacional com adolescentes portugueses
Simpósio
|
Seminário de Pós-Doutoramento
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Portugal
|
2016 - 2016 | Novos instrumentos de avaliação cognitiva
Congresso
|
3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2016 - 2016 | Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC): O estudo de aferição nacional
Congresso
|
3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2016 - 2016 | coordenação científica do workshop “Motivação para aprender: Um dos maiores desafios de hoje nas salas de aula” 3horas, dirigido
a 90 professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, dinamizado por Lúcia Miranda
Oficina (workshop)
|
ADIPSIEDUC e Salesianos de Manique, Portugal
|
2016 - 2016 | Bateria de Aptidões Cognitivas: Novo instrumento construído e validado para Portugal
Congresso
|
3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2016 - 2016 | Bateria de avaliação cognitiva – Da conceção à administração das provas
Outro
|
Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h cada) |
2016 - 2016 | Três passos para maximizar as oportunidades de aprendizagem e sucesso educativo
Seminário
|
Universidade da Madeira, Portugal
|
2016 - 2016 | Workshops “Aptidões e estilos cognitivos” e “Motivação para aprender”
Oficina (workshop)
|
Workshops “Aptidões e estilos cognitivos” e “Motivação para aprender”
Escola Salesiana de Manique, Portugal
|
2016 - 2016 | IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Seminário
|
IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
GICAD, Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Funcionamento e desenvolvimento cognitivo na adolescência
Seminário
|
III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | A avaliação cognitiva em contexto académico: Conceção e construção de uma bateria de provas
Seminário
|
III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Instituto de Educação
Instituto de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Inteligência conjugada no plural
Conferência
|
Semana da Psicologia da Escola Secundária de Bocage
Escola Secundária de Bocage, Portugal
|
2015 - 2015 | Bateria de avaliação cognitiva – Da conceção à administração das provas
Outro
|
Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h, em abril) |
2015 - 2015 | Inteligencia y Aprendizaje
Simpósio
|
no 3rd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2015 - 2015 | Procesos cognitivos y aprendizaje en adolescentes portugueses
Congresso
|
3rd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2015 - 2015 | Bateria de Avaliação Cognitiva (BAC): Fundamentos e estrutura das provas
Congresso
|
2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Politécnico de Gaya, Portugal
|
2015 - 2015 | Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na infância e na adolescência
Simpósio
|
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidad da Coruña, Portugal
|
2015 - 2015 | É a inteligência um preditor significativo do desempenho escolar obtido ao longo da escolaridade?
Congresso
|
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidad da Coruña, Portugal
|
2015 - 2015 | O modelo CHC na avaliação cognitiva: Construção e validação de uma bateria em adolescentes portugueses
Congresso
|
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidad da Coruña, Espanha
|
2015 - 2015 | Habilidades cognitivas e interesses vocacionais na adolescência: Promovendo percursos de sucesso
Conferência
|
Jornadas científicas "Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem"
ADIPSIEDUC e Agrupamento de Escolas Luísa Todi, Portugal
|
2015 - 2015 | Bateria de Aptidões Cognitivas: Nova proposta de avaliação da inteligência na adolescência
Congresso
|
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidad da Coruña, Portugal
|
2015 - 2015 | Bateria de avaliação cognitiva - Da conceção à administração das provas
Outro
|
Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h, em dezembro) |
2015 - 2015 | III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Seminário
|
III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
GICAD, Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A avaliação da inteligência para a intervenção na aprendizagem: Um estudo representativo com adolescentes portugueses
Seminário
|
I Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Rendimento
Instituto de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Cognição, aprendizagem e rendimento: Estudos na adolescência
Seminário
|
I Seminário Internacional Cognição Aprendizagem e Rendimento
Instituto de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | I Seminário Internacional Cognição Aprendizagem e Rendimento
Seminário
|
I Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Rendimento
Instituto de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Contextos educativos, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem
Congresso
|
2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2014 - 2014 | Inteligência e rendimento académico: Avaliar para intervir na aprendizagem
Congresso
|
2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2014 - 2014 | A diferenciação das habilidades cognitivas e a sua incidência na infância
Congresso
|
2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2014 - 2014 | Família e meio social: Mãos que moldam o desenvolvimento cognitivo da criança
Congresso
|
2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2014 - 2014 | Diferenciação cognitiva: Fundamentos de um projeto de investigação
Seminário
|
II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Pais e comunidade: Quem se destaca no desenvolvimento cognitivo da criança
Seminário
|
II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Digital Literacy panel
Encontro
|
ELINET Work Team Meeting
European Literacy Policy Network (ELINET; www.eli-net.eu), Alemanha
|
2014 - 2014 | Desenhar projetos de investigação: Ilustração tomando o projeto “Contextos de aprendizagem, diferenciação cognitiva e rendimento
académico em adolescentes portugueses”
Conferência
|
|
2014 - 2014 | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): A avaliação das habilidades cognitivas em contextos de aprendizagem
Conferência
|
|
2014 - 2014 | II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Seminário
|
II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
GICAD, Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Suporte à sua utilização em contextos educativos
Congresso
|
I Congresso de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto
Departamento de Psicologia, Portugal
|
2013 - 2013 | Bateria de Provas de Raciocínio: Da investigação à intervenção
Conferência
|
Ciclo de Conferências às Sextas
Departamento de Psicologia e Sociologia, Portugal
|
2013 - 2013 | O fator g e o rendimento académico ao longo da escolaridade
Congresso
|
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), Brasil
|
2013 - 2013 | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) e seus estudos de validação em Portugal
Congresso
|
1.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Politécnico de Gaya, Portugal
|
2013 - 2013 | Inteligência, aprendizagem e rendimento académico
Congresso
|
1.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Politécnico de Gaya, Portugal
|
2013 - 2013 | Cognitive predictors of academic achievement among Portuguese adolescents
Conferência
|
35th International School Psychology Association Conference
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Diferenciação cognitiva na adolescência: A relação entre níveis de inteligência, interesses e perceção de competências
Congresso
|
XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Cognição e aprendizagem: A relação entre o raciocínio indutivo-dedutivo e o rendimento académico em alunos portugueses
Congresso
|
XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Bateria de Provas de Raciocínio: A avaliação das habilidades cognitivas na infância e na adolescência em Portugal
Congresso
|
XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | A inteligência como factor g: Apresentação da BPR
Congresso
|
VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Congresso
|
VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | O desenvolvimento das habilidades cognitivas: O debate gf e gc na adolescência
Simpósio
|
VII Simpósio de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Capacidades cognitivas, projectos vocacionais e rendimento escolar no ensino secundário
Congresso
|
II Congreso Internacional de Convivencia Escolar: Variables psicologicas y Educativas Implicadas
Universidad de Almería, Portugal
|
2010 - 2010 | I Seminário Internacional “Contributos de Psicologia em Contextos Educativos
Seminário
|
I Seminário Internacional “Contributos de Psicologia em Contextos Educativos
Instituto de Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | As diferenças cognitivas segundo o género na adolescência: Resultados numa amostra estudantil Portuguesa
Seminário
|
I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Instituto de Educação, Portugal
|
2009 - 2009 | I Semana da Educação e da Psicologia
Encontro
|
I Semana da Educação e da Psicologia
Universidade de Évora, Portugal
|
2009 - 2009 | Processos de transição escolar: Da teoria aos contributos para a prática
Encontro
|
I Semana de Educação e Psicologia
Universidade de Évora, Portugal
|
2009 - 2009 | Capacidades cognitivas: Sua avaliação, estrutura e relação com rendimento escolar
Conferência
|
X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), Brasil
|
2009 - 2009 | Inteligência e rendimento escolar: As múltiplas contingências de um relacionamento óbvio
Congresso
|
X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar
Congresso
|
X Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Predicting school achievement from cognitive abilities: Portuguese evidence
Congresso
|
X International Society for Intelligence Research Conference
ISIR, Portugal
|
2009 - 2009 | Gender effect on reasoning task performance: Impact of items contents on cognitive performance
Congresso
|
X International Society for Intelligence Research Conference
ISIR, Portugal
|
2008 - 2008 | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Estudos diferenciais e de validação
Conferência
|
XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2008 - 2008 | Perfis cognitivos específicos entre alunos mais capazes: Ensino Básico e Secundário
Conferência
|
Conferência Internacional de Excelência e Rendimento Superior
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2007 - 2007 | Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos vocacionais: Estudo com alunos portugueses do 5.º ao 12.º ano
Congresso
|
IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidad de Coruña, Espanha
|
2006 - 2006 | Bateria de Provas de Raciocínio: Suas versões, validação e normalização
Conferência
|
XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2006 - 2006 | Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular
Simpósio
|
VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora, Portugal
|
2005 - 2005 | Habilidades cognitivas e projetos de vida: Estudo de transição do 1.º para o 2.º ciclo de escolaridade
Congresso
|
Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2005 - 2005 | Impacto de variáveis sócio-culturais em testes de raciocínio: Estudo com alunos do 5.º e 6.º anos
Simpósio
|
I Simpósio Internacional de Inteligência Humana: Investigação e Aplicações
Universidade de Évora, Portugal
|
2004 - 2004 | Aprendizagem e aperfeiçoamento de competências específicas pela aplicação de um programa de visualização mental: Uma intervenção
na formação desportiva (Andebol)
Encontro
|
EsPassos da Psicologia
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2004 - 2004 | Provas de Raciocínio: Uma bateria de provas para alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade
Congresso
|
X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2004 - 2004 | Bateria de Provas de Raciocínio BPR5/6: Nova informação relativa à validade das provas
Congresso
|
X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2002 - 2002 | Preparação psicológica no desporto
Seminário
|
VI Seminário Internacional de Leiria
Associação de Andebol de Leiria, Portugal
|
2000 - 2000 | Psicologia Escolar: Realidades e desafios
Encontro
|
Psicologia Escolar: Realidades e desafios
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/05/29 | Estudo de uma abordagem com estimulação cognitiva com realidade virtual para crianças com dificuldades de aprendizagem em
idade escolar [relatório de investigação de doutoramento]
Arguente principal
|
Lucileide Vieira Santos (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/11/20 | Bridging ideas of best practice in gifted education and language learning in English as a foreign language in Portugal
Arguente principal
|
Rima Jay Prakash (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2011 | Competências académicas: Relação entre a configuração familiar, auto-conceito e rendimento académico em alunos do 3.º ciclo
do ensino básico
Arguente principal
|
Ana Fonseca (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas
Orientador
|
Teresa Raquel Duarte Falcão dos Reis Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
|
2010/09/10 | O papel da imaginação na memória para acções: A importância do movimento e do objecto
Arguente principal
|
Marta Costa Freitas (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010/06/11 | Fazer um ser pelo nascer! A influência do método psicoprofiláctico na preparação para o nascimento
Arguente principal
|
Ana Maria Aguiar Frias (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 | Bem-Estar Subjectivo: Processos cognitivos e afecto positivo
Orientador
|
Ema Sofia Pires (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
|
2008/02/18 | A excelência em contexto académico
Arguente principal
|
Sílvia Correia Monteiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/01 | Os sentimentos dos pais face à dislexia
Arguente principal
|
Maria Raquel Jácome Fernandes (Outro)
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Psicologia, Portugal
|
2007/12 | As características da linguagem no infantário
Arguente principal
|
Fabiana Patrícia Garcia do Amaral (Outro)
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Psicologia, Portugal
|
2006/04/27 | Superdotação: Estudo comparativo de avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos
Arguente principal
|
Dora Cortat Simonetti (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2015/11/01 - Atual | Revista Argumentos Pró-Educação | Universidade do Vale do Sapucaí, Univás, Brasil |
2015/11 - Atual | Revista Avances en Psicología Latinoamericana | Universidad del Rosario, Colombia |
2013/08/01 - Atual | Estudos de Psicologia | Pontifícia Universidade Católica de Campinas – São Paulo, Brasil |
2013/01/01 - Atual | Learning and Individual Differences | Elsevier |
2011/01/25 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho |
2008/09/24 - Atual | Psique | Centro de Investigação em Psicologia (CIP), Departamento de Psicologia e Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa, Luís de Camões |
2013/01/01 - 2018/07/31 | [Coeditora] Psique (1647-2284) | Centro de Investigação em Psicologia, Departamento de Psicologia e Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa, Luís de Camões |
2009/03/25 - 2013/06/30 | Revista Iberoamericana de Educación | Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) |
2008 - 2008 | Avaliação Psicológica | Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Membro do júri das 1.ª e 2.ª edições do Prémio Ler+ (2018 e 2019, respetivamente). O prémio tem a finalidade de reconhecer
a excelência de trabalhos, estudos ou projetos que contribuem para melhorar os níveis de leitura da população portuguesa e
promover o gosto pela leitura e pela escrita.
Especialista
|
Plano Nacional de Leitura 2027, Portugal | Fundação La Caixa BPI |
2019/09/11 - 2019/09/11 | Comissão Científica da V Conferência Anual de Educação "Educar na cidade, A cidade que educa"
Especialista
|
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal | |
2018/09/12 - 2018/09/12 | Comissão Científica da IV Conferência Anual de Educação “Setúbal, cidade educadora: Um mundo de desafios”
Especialista
|
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal | |
2016/07/21 - 2016/07/23 | Comissão Científica do IV Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Membro
|
Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), Portugal GICAD, Universidade do Minho, Portugal |
|
2015/01/23 - 2015/01/24 | Comissão Científica do III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Membro
|
Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), Portugal GICAD, Universidade do Minho, Portugal |
|
2014/07/25 - 2014/07/26 | Comissão Científica do II Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Membro
|
Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), Portugal GICAD, Universidade do Minho, Portugal |
|
2014/01/03 - 2014/01/04 | Comissão Científica do I Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Membro
|
Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), Portugal GICAD, Universidade do Minho, Portugal |
|
2010/07/19 - 2010/07/20 | Comissão Científica do I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Especialista
|
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/11/01 - Atual | Project Design (na preparação e desenho do projeto), recrutamento (no apoio ao processo de recrutamento de mentores, na definição de critérios de seleção e na seleção de candidaturas de Agrupamentos de Escolas), formação de mentores, e avaliação de impacto. | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2019/01 - Atual | Especialista independente responsável pela apreciação de livros a recomendar pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027) | Plano Nacional de Leitura (PNL), Portugal |
2017/02 - Atual | Perita independente para a emissão de pareceres especializados na Comissão de Avaliação de Novos Projetos (http://cip.autonoma.pt/comissao-avaliacao-novos-projetos/) | Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2013/07 - Atual | Perita independente para emissão de pareceres especializados no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT do QREN, na Associação Nacional de Inovação (www.ani.pt), em particular nos domínios da Educação | Associação Nacional de Inovação (ANI), Portugal |
2020/08/01 - 2020/08/31 | Avaliação de projetos nas áreas da Educação e do Conhecimento, designadamente no estudo "Academias Gulbenkian do Conhecimento: Qual o seu contributo no contexto de pandemia COVID-19?" | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2006 - 2010 | Especialista independente na Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS; www.aneis.org), no âmbito da avaliação e intervenção na sobredotação e altas habilidades | Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/09/10 - 2020/11/20 | Diferenciação Pedagógica e Avaliação para a Aprendizagem | Diferenciação Pedagógica e Avaliação para a Aprendizagem | Teach for Portugal, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia do Desenvolvimento Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia do Desenvolvimento da Criança (Curso de 1.º Ciclo de Educação Básica) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Seminário Aprofundado em Psicologia da Educação I - Inteligência e Rendimento Escolar (Curso de 3.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia da Parentalidade (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia do Desenvolvimento na Adolescência (Curso de 2.º Ciclo de Ensino - Básico e Secundário)) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Seminário Aprofundado em Psicologia da Educação I - Inteligência e Rendimento Escolar (Curso de 3.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia da Criança e do Adolescente I (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia da Educação (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia do Desenvolvimento (Curso de 1.º Ciclo de Educação Básica) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia dos Processos Educativos (Curso de 1.º Ciclo de Ciências da Educação) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Desenvolvimento e Aconselhamento Psicológico em Contextos Educativos (Desenvolvimento e Aconselhamento Psicológico em Contextos Educativos) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia Educacional (Curso de 2.º Ciclo de Ensino - Básico e Secundário) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia da Maternidade e Gravidez II (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2009/07 | Metodologias e Técnicas de Investigação Quantitativas | (Outros) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Psicologia Cognitiva I | (Outros) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Psicologia Cognitiva II | (Outros) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Psicologia do Desenvolvimento I (Lic. Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Psicologia do Desenvolvimento II (Lic. Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2005/09 - 2006/07 | Psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013/11 - Atual | Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC) | |
2013/01 - Atual | Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho | |
2010 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) | |
2010 - Atual | International Society for Intelligence Research (ISIR) | |
2002 - Atual | Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) | |
2003/01 - 2019/09 | Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento (GICAD), Instituto de Educação, Universidade do Minho | Colaboradora na avaliação e acompanhamento de projetos de investigação/ intervenção, candidatos e de mestrado e doutoramento |
2008 - 2011 | Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Departamentos de Educação e de Psicologia, Universidade de Évora | |
2003 - 2007 | Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010/09 - 2011/07 | Diretora de Curso de 1.º Ciclo de Psicologia
Outro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Diretora de Curso do 1.º Ciclo de Psicologia
Outro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Diretora do Curso de 1.º Ciclo de Psicologia
Outro
|
Universidade de Évora, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2011 - Atual | Provas de Avaliação para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos | |
2010 - Atual | Provas de Avaliação para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos | Universidade de Évora, Portugal |
2004/06/01 - 2005/09/21 | Membro de Júri e responsável pela organização de provas de certificação de competências em processos de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências (RVCC) aquando do exercício de funções nos percursos formativos EFA, designadamente num curso EFA de Serviços ao Domicílio – Agente de Geriatria | Instituto Monitor, Portugal |
2003/04/15 - 2004/06/04 | Membro de Júri e responsável pela organização de provas de certificação de competências em processos de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências (RVCC) aquando do exercício de funções nos percursos formativos EFA, designadamente num curso EFA de Auxiliar de Ação Educativa – Acompanhamento de Crianças | Instituto Monitor, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2016 | Renovação de Bolsa individual de Pós-Doutoramento para segundo triénio (SFRH/BPD/93009/2013)
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
|
2013 | Bolsa individual de Pós-Doutoramento (SFRH/BPD/93009/2013)
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
|
2002 | Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
2000 | Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 | Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|