???global.info.a_carregar???
Eva Gonçalves is an Assistante Professor at the Institute of Education of University of Lisbon. And Co-coordinator of the group of Sociology of Education from the Portuguese Sociologial Association, co-convenor in Network 14, Communities, Families, and Schooling in Educational Research, of EERA (European Educational Research Association and in Research Network 10 (Sociology of Education) in ESA. Has a Ph.D. in Sociology from ISCTE - University Institute of Lisbon. Main research interests include sociology of education, specifically education and training policies, school-family relations, development and reflexivity of school professionals, inclusive education, strategic school and local (municipal and regional) documents. Added to this are academic interests in learning and developing qualitative and quantitative scientific methodologies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Eva Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, Eva

Identificadores de autor

Ciência ID
8617-F800-9990
ORCID iD
0000-0003-4915-4310

Endereços de correio eletrónico

  • eva.goncalves@ie.ulisboa.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade de Lisboa, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2018/11/02
Concluído
Análise de Dados em Ciências Sociais (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
16
2015/12/21
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A escola e a família, uma parceria ou uma simples aproximação? uma análise comparada de políticas, estratégias, práticas e resultados" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (Aprovada por unanimidade e com distinção)
2011/12/21
Concluído
Sociologia (Mestrado integrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Envolvimento Parental nos Trajetos Escolares dos Filhos nas Escolas Integradas e Escolas Segmentadas. A influência sobre os resultados escolares dos alunos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2002/11/28
Concluído
Políticas de Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos (Pós-Graduação)
Especialização em Sociologia do Trabalho
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
16
1999/05/19
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Especialização em Especialidades de Sociologia do Trabalho e de Sociologia da Exclusão Social
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07/01 - 2025/08/31 Investigador Contratado (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2016/06/01 - 2020/01/31 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/08/01 - 2015/12/21 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2008/04/01 - 2012/07/31 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/08/01 - 2015/12/21 A escola e a família, uma parceria ou uma simples aproximação? uma análise comparada de políticas, estratégias, práticas e resultados.
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020/06/30 - Atual Development of the Educational Charter and the Strategic Educational Plan of the Oeiras Council
XXX
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Em curso
2020/01/30 - Atual Elaboração do Estudo sobre a Profissão Veterinária em Portugal
xxx
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Oeiras
Em curso
2024/10/01 - 2025/12/31 Avaliação "Educação Inclusiva"
Avaliação "Educação Inclusiva"
Investigador
Em curso
2023/05/16 - 2025/12/31 Avaliação OIL Milharado
Avaliação OIL Milharado
Investigador
Em curso
2024/04/20 - 2024/09/30 Elaboração da Carta Educativa do Município de Palmela
CE de Palmela
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Em curso
2022/06/27 - 2023/06/23 Revisão da Carta Educativa do Concelho de Estremoz
Revisão_CE_Estremoz
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Em curso
2022/06/06 - 2023/06/06 Revisão da Carta Educativa do Concelho de Sesimbra e Elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal
CE_PEEM_Sesimbra
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Em curso
2021/11/26 - 2023/05/26 Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo e Cartas Educativas Municipais
PEDIEAA
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO ALTO ALENTEJO
Em curso
2022/03/01 - 2023/02/28 Elaboração de Carta Social Supramunicipal - Baixo Alentejo
NA
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Em curso
2022/01/12 - 2022/12/31 Avaliação Intercalar do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
AI_PO ISE
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Em curso
2021/10/01 - 2022/09/30 MAPP - Modelo de Avaliação de Políticas Públicas
MAPP
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Em curso
2022/02/07 - 2022/09/05 Avaliação Ex Ante do Programa Operacional Demografia e Inclusão (PODI)
PROCEDIMENTO 67_SGMTSSS_POISE_2021
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Em curso
2021/05/08 - 2022/06/30 Bairro Meu
Bairro Meu
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Em curso
2021/01/12 - 2022/06/30 Atualização das Cartas Educativas e Elaboração do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo
CE&PEEBA
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo
Em curso
2016/06/01 - 2020/01/31 Projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Em curso
2015/01/01 - 2017/12/31 Projeto Aferição da Qualidade do Sistema Educativo Regional da Região Autónoma da Madeira
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Concluído
2015/01/01 - 2016/12/31 Projeto ATLAS da Educação
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Concluído
2012/08/01 - 2016/05/31 Projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Em curso
2008/04/01 - 2012/07/31 Projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2025/01/23 - 2026/01/22 Revisão da Carta Educativa e elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal de Cascais
CM/PEEM Cascais
Investigador responsável
2023 - 2025 Acompanhamento da Implementação, Monitorização e Avaliação da Operação Integrada Local da Freguesia do Milharado
Millharado
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
Em curso
2023 - 2024 Estudo de Avaliação a 24 Centrosde Gestão Participada do IEFP, I.P.
24CGP
Investigador
Em curso
2017/01/01 - 2019/12/31 Projeto Construir o sucesso em cada escola: Em Cascais ninguém fica para trás
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Em curso
2016/01/01 - 2017/12/31 Do Currículo Nacional à Gestão Curricular Contextualizada
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gonçalves, Eva; Batista, Susana; Pimentel, Teresa; Peliz, Marina. "Os contratos interadministrativos em ação: novas relações entre atores locais?". Trabalho apresentado em IX Congresso Português de Sociologia "Portugal, território de territórios", Faro, 2016.
    Publicado
  2. Gonçalves, Eva; Batista, Susana; Santos, Rui. "School Networks, knowledge circulation and school improvement: The ESCXEL Project’s research agenda". Trabalho apresentado em Networks, Communities and Partnerships in Education: actors, goals and results, Lisboa, 2016.
    Publicado
  3. Dalila da Silva Almeida Santiago, Debora; Avelino da Hora Neto, Jose. "A democracia participada das famílias no interior das escolas". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação “O governo das escolas: Atores, Políticas e Práticas”, Braga, 2015.
    Publicado
  4. Eva Gonçalves; Gonçalves, Eva. "Parceria Escola-Família: as diferentes perceções dos diferentes atores". Trabalho apresentado em VIII Congresso Português de Sociologia 40 Anos de Democracia(s) ¿ progressos, contradições e prospetivas, Évora, 2014.
    Publicado
  5. Eva Gonçalves; Susana Batista; Gonçalves, Eva; Batista, Susana. "Tipos de participação parental nas escolas. Um olhar sobre as Associações e Representantes de Pais". 2014.
  6. Gonçalves, Eva. "Interação Escola-Família, parceria ou mera aproximação? – as políticas educativas europeias". Trabalho apresentado em III Colóquio Luso-Brasileiro Problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Portugal: desafios à pesquisa, Rio de Janeiro, 2012.
    Publicado
  7. Gonçalves, Eva. "School and Family, a partnership or a mere approximation?". Trabalho apresentado em Global Conference on Education, Riverside, California, 2011.
    Publicado
  8. Goncalves, Eva; Cunha, Soraia; Batista, Susana. "ESCXEL PROJECT - SCHOOLS OF EXCELLENCE NETWORK. A PIONEER EDUCATIONAL PROJECT FROM PORTUGAL". 2011.
  9. Goncalves, Eva. "SCHOOL AND FAMILY, A PARTNERSHIP OR A MERE APPROXIMATION? - A COMPARED ANALYSIS OF POLITICS, STRATEGIES, PRACTICES AND RESULTS". 2011.
Artigo em revista
  1. João Sebastião; Eva Gonçalves; Luísa Delgado. "Pandemia, lideranças locais, e respostas educativas: O caso português". Education Policy Analysis Archives (2025): https://doi.org/10.14507/epaa.33.8637.
    10.14507/epaa.33.8637
  2. Gonçalves, Eva; Sebastião, João; Capucha, Luís. Autor correspondente: Sebastião, João. "TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS EDUCATIVAS EM PORTUGAL Novas funções de velhos agentes". SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS 105 (2024): 99-120.
    No prelo
  3. Gonçalves, Eva; Capucha, Luís. "Student-Centered and ICT-Enabled Learning Models in Veterinarian Programs: What Changed with COVID-19?". Education Sciences 10 11 (2020): 343. http://dx.doi.org/10.3390/educsci10110343.
    Publicado • 10.3390/educsci10110343
  4. Goncalves, Eva. "Portugal Family involvement and participation in schools in Portugal: the difficulty in sharing responsibilities". Parental Involvement Across European Education Systems: Critical Perspectives (2020): https://publons.com/wos-op/publon/54777440/.
    Aceite para publicação
  5. Gonçalves, Eva; Batista, Susana. "O aluno como broker na relação escola-família?". Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia (2017):
Capítulo de livro
  1. Ponte, Cristina; Batista, Susana; Gonçalves, Eva. "O que sabemos e como medimos competências digitais dos jovens portugueses? Reflexões em torno de resultados de projetos de investigação". In Juventude(s). Movimentos Globais e Desafios Futuros, editado por Edições Humus, Lda., 75-98. V. N. de Famalicão, Portugal: Edições Humus, Lda., 2022.
    Publicado
  2. Gonçalves, Eva; Capucha, Luís. "Student-Centered and ICT-Enabled Learning Models in Veterinarian Programs: What Changed with COVID-19?". In New Research and Trends in Higher Education, 309-325. Suiça: MDPI, 2021.
    Publicado
  3. Gonçalves, Eva. "Escola-família: uma relação de longa data com dinâmicas recentes". In Ética Aplicada: Educação, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Portugal: Edições 70 – Grupo Almedina, 2018.
    Publicado
  4. Gonçalves, Eva. "Rede colaborativa de escolas no processo de gestão curricular contextualizada". In Livro de Atas do 1º Congresso Internacional de Redes Sociais, 110-138. Lisboa, Portugal: CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2017.
    Publicado
  5. Eva Gonçalves; Gonçalves, Eva. "Evolução da participação dos pais no sistema educativo: um olhar a partir da produção legislativa". In 40 anos de políticas de educação em Portugal, Conhecimento, Atores e Recursos (Volume II), 251-270. Coimbra, Portugal: Grupo Almedina, 2014.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Gonçalves, E.; Gonçalves, Eva. 2013. "A regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de pais". https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/9849/1/CIES-WP158_Gonçalves.pdf.
Edição de livro
  1. Gonçalves, Eva; Batista, Susana; Gonçalves, E., ed. Networks, Communities and Partnerships in Education: actors, goals and results. Proceedings of the First International Conference of the ESCXEL Project. Lisboa, Portugal: ESCXEL Project - School Network for Excellence. 2016.
    Publicado
Livro
  1. Gonçalves, Eva. Alunos, Escolas e Famílias: a quem pertencem os resultados escolares?. Lisboa, Portugal: Projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência. 2012.
    Publicado
Manual
  1. Gonçalves, Eva; Batista, Susana. Projetos Educativo e Curricular: contributo para o desenvolvimento de um modelo integrado. Lisboa, Portugal: Projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência. 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Gonçalves, Eva; João Sebastião; Ana Rita Capucha; Campos, Joana. "O papel dos sociólogos na definição de políticas educativas municipais: uma reflexão crítica". Trabalho apresentado em XI Congresso Português de Sociologia Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente, Lisboa, 2022.
    No prelo
  2. Gonçalves, Eva; João Sebastião; Ana Rita Capucha; Joana Campos. "O papel de diretores e docentes na elaboração e implementação de uma estratégia educativa municipal: as suas perceçõe". Trabalho apresentado em XI Congresso Português de Sociologia Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente, Lisboa, 2022.
    No prelo
  3. Gonçalves, Eva; João Sebastião; Capucha, Luís; Ana Rita Capucha; Pintassilgo, Sónia. "O papel das autarquias no desenvolvimento educativo: novos passos, velhos problemas". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Porto, 2022.
    No prelo
  4. João Sebastião; Capucha, Luís; Gonçalves, Eva; Ana Rita Capucha; Luísa Delgado. "Left adrift: pandemic crisis and educational inequalities in Portugal". Trabalho apresentado em ESA CONFERENCE 2021 BARCELONA (ONLINE), Barcelona, 2022.
    No prelo
  5. Gonçalves, Eva; João Sebastião; Capucha, Luís; Ana Rita Capucha; Luísa Delgado. "Pandemic crisis: difficulties and possibilities in Portuguese schools". Trabalho apresentado em ESA CONFERENCE 2021 BARCELONA (ONLINE), Barcelona, 2022.
    No prelo
Tese / Dissertação
  1. Gonçalves, Eva. "A escola e a família, uma parceria ou uma simples aproximação? uma análise comparada de políticas, estratégias, práticas e resultados". Doutoramento, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2015. http://hdl.handle.net/10071/10871.
  2. Gonçalves, Eva. "Envolvimento Parental nos Trajetos Escolares dos Filhos nas Escolas Integradas e Escolas Segmentadas. A influência sobre os resultados escolares dos alunos". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5695.

Outros

Outra produção
  1. A democracia participada no interior das escolas. 2015. Gonçalves, E.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-democracia-participada-no-interior-das-escolas/25798?lang=en.
  2. Are Parents’ Representatives Links Between School and Family?. 2015. Gonçalves, E.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/are-parents-representatives-links-between-school-and-family/25799?lang=en.
  3. School Networks and Knowledge Mobilisation. 2015. Gonçalves, E.; Susana Batista. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/school-networks-and-knowledge-mobilisation/25800?lang=en.
  4. ESCXEL Project – School Network for Excellence. 2014. Gonçalves, E.; Susana Batista; Santos, Rui. https://drive.google.com/file/d/0B51oyD7L0gQrM281ako4NlJqNWs/view.
  5. Entre a Crise e a Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. 2014. Gonçalves, E.; Susana Batista. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/entre-a-crise-e-a-euforia-praticas-e-politicas-educativas-no-brasil-e-em-portugal/25797?lang=en.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025 Politicas e práticas educativas baseadas em evidencia: um retrato crítico com base num estudo bibliométrico XIII Congresso Português de Sociologia
Universidade dos Açores (Portugal)
2025 Competences transfer in education in Portugal: old agentes with new competences XIII Congresso Português de Sociologia
Universidade dos Açores (Portugal)
2024 Based Policies and Practices in Sociology of Education: a Bibliometric Analysis RN10 – Sociology of Education, 16th Conference of the European Sociological Association, “Tensions, Trust and Transformations"
FLUP-UPorto (Portugal)
2024 “Divergent Territories: Educational Planning Tools in the Face of Territorial Inequalities RN27 – Regional Network Southern European Societies, 16th Conference of the European Sociological Association, “Tensions, Trust and Transformations"
FLUP-UPorto (Portugal)
2024 Risk Sociey, Pandemic, and Educational Solutions: the Portuguese Case 16th Conference of the European Sociological Association, “Tensions, Trust and Transformations"
FLUP-UPorto (Portugal)
2023 Pandemia e respostas educativas: o caso português XII Congresso Português de Sociologia Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023 Intervenção pela arte: contributos de uma equipa de investigadores XII Congresso Português de Sociologia Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023 Objetivos e Caminhos Diferentes: a Influência do Urbano e do Rural Nos Documentos Estratégicos Educativos Municipais XII Congresso Português de Sociologia Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023 A produção de políticas locais de educação: alguns paradoxos Colóquio Planeamento Público e Democrático, Centro de Estudos Sociais
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2022 Positive communication between schools and families: a small step towards a global goal ECER 2022 – The European Conference on Educational Research
Yerevan, Arménia (Yerevan, Arménia)
2022 Cidadania e intervenção pela arte em contextos urbanos desfavorecidos. Notas sobre a avaliação de um projeto ”, XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação e Cidades: Tempos, espaço, atores e culturas
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022 Different territories, different strategies, same goals ESA RN10 Sociology of Education Midterm Conference
Lausanne
2022 Arte e Intervenção Social: Reflexões sobre uma experiência de avaliação Fórum de Pesquisas 2021
CIES-Iscte (Lisboa, Portugal)
2021 Left adrift - pandemic crisis and educational inequalities in Portugal ESA 2021 Barcelona Online “Sociological Knowledges for Alternative Futures”
Barcelona (Barcelona, Espanha)
2021 Pandemic crisis: difficulties and possibilities in Portuguese schools ESA 2021 Barcelona Online “Sociological Knowledges for Alternative Futures”
Barcelona (Barcelona, Espanha)
2021 O papel dos sociólogos na definição de políticas educativas municipais: uma reflexão crítica XI Congresso Português de Sociologia, Associação Portuguesa de Sociologia
(Lisboa, Portugal)
2021 O papel de diretores e docentes na elaboração e implementação de uma estratégia educativa municipal: as suas perceções XI Congresso Português de Sociologia, Associação Portuguesa de Sociologia
(Lisboa, Portugal)
2021 O papel das autarquias no desenvolvimento educativo: novos passos, velhos problemas 4th International Seminar "Education, Territories and Human Development
Universidade Católica (Porto, Portugal)
2021 O papel dos sociólogos na definição de políticas educativas municipais: uma reflexão crítica XI Congresso Português de Sociologia “Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente”
Online

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2027 Avaliação da Política Pública de Alargamento da Escolaridade Obrigatória em Portugal
Coorientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024 - 2027 Avaliação do Desempenho Docente – as relações entre avaliador e avaliado na perspetiva do avaliador
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024 - 2025 O tempo e o espaço na análise da posição social das mulheres: Um estudo de caso no bairro da Quinta do Loureiro
Coorientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024 - 2025 Projeto Educativo como elemento noteador e mobilizador das práticas pedagógicas
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024 - 2025 Perceção parental do impacto da COVID-19 na relação escola-família
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024 - 2025 Educação Inclusiva em Alunos com Autismo e Deficiência Intelectual
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024 - 2025 A mulher com deficiência no mercado de trabalho: fatores para uma dupla discriminação
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023 - 2024 Aplicação de mapas SOM na análise do sucesso escolar nos níveis básico e secundário do ensino público
Coorientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2023 - 2024 Eficácia e Eficiência na Gestão Escolar do Ensino Artístico Especializado em Música
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2023 - 2024 Vision Boards como contributo para uma narratologia pessoal de definição, planeamento e cumprimento de objetivos
Coorientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 O tempo e o espaço na análise da posição social das mulheres: Um estudo de caso no bairro da Quinta do Loureiro
Coorientador
2022 - 2023 Study with Vision
Coorientador
2022 - 2023 Autonomia e flexibilidade curricular
Orientador

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/03 Transferência das competências de educação para as autarquias locais: contributos ex-ante para uma avaliação de processo
Arguente principal
Catarina de Jesus Neves Mateus (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2025/03 Programa TEIP – quais os efeitos da política pública na redução das desigualdades? Estudo de Caso no Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo
Arguente principal
Cátia Sofia Parreira de Almeida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2025/03 Apoio Tutorial Específico: um caminho para o sucesso educativo?
Arguente principal
andreia raposo ferreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2024/12 Educational Discourse in Germany: A qualitative Analysis of Media Reactions to PISA 2022
Arguente principal
Charlotte Ring (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/12 A descentralização de administração educacional: um caminho para a autonomia e democratização do sistema educativo na Guiné-Bissau
Arguente principal
Soares Mendes (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/12 Contributos para a Reflexão da Escola como um Ecossistema de Inovação Social
Arguente principal
Inês Baptista (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12 Perceções e Conceções da Qualidade Na Educação Profissional: o EQAVET
Arguente principal
Paula Susana Ferreira de Oliveir (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12 Modelos de Descentralização de Gestão Escolar
Presidente do júri
Gonçalves Manuel Chiquito (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/11 Regular os conflitos na escola para um melhor desempenho
Arguente principal
Cristina Isabel Paulo de la Cerda (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/11 A Construção do Projeto Educativo na Gestão Escolar em Angola: Dilemas e Desafios
Arguente principal
Joaquim Avelino Cafunda Nanga (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/10 The Shaping of the Second-Class Citizen: A Social Response to Gender Based Violence in Jordan
Arguente principal
Rama Abu Husein (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/12 Organização Pedagógica para o sucesso escolar: desafios da implementação de grupos de Estudo de Aula numa Escola Básica, de Florbela de Fátima Peixoto Ricos-Olhos de Oliveira
Arguente principal
Florbela de Fátima Peixoto Ricos-Olhos de Oliveira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 A Organização Escolar e as Barreiras à Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais
Arguente principal
Sara Patrícia Barbosa Dias (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/01 Bullying no contexto escolar: uma abordagem sobre prevenção e consequências
Arguente principal
Nelson Dembi Bumba Quinta (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/01 Relação Escola-Família na Gestão Escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela
Presidente do júri
Manuel David Faustino (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/07/27 - 2024/08/30 16th Conference of the European Sociological Association, “Tensions, Trust and Transformations" FLUP-UPorto
2023/09/21 - 2023/09/22 Mid-Term International Conference of The RN10, ESA Sociology of Education: Wellbeing and Resilience in the Times of Crisis Warsaw (Poland)
2023/08/22 - 2023/08/25 NW14 - Communities, Families, and Schooling in Educational Research, Glasgow
2022/09/06 - 2022/09/10 NW14 - Communities, Families, and Schooling in Educational Research Geneve
2020/08/23 - 2020/08/28 NW14 - Communities, Families, and Schooling in Educational Research Glasgow
2014/11/27 - 2014/11/29 First ESCXEL Project International Conference Networks, Communities and Partnerships in education: actors, goals and results Conselho Nacional da Educação, Lisboa

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012/09/01 - 2024/08/31 External Expert within the Program TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) in the School Cluster "Aquilino Ribeiro" to support all professionals in the process of building a self-assessment model of the administrative, pedagogical and curricular management and to develop strategic planning practices at all levels of education (includes research work and capacitation all actors through regular work meetings and training courses). Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/09/01 - Atual Sociologia da Educação e Formação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2025/09/01 - Atual Metodologia de Investigação e Projeto (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2025/09/01 - Atual Metodologia de Investigação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2025/09/01 - Atual Seminário 3 - Observação de Dinâmicas Educativas e Formativas (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023 - 2024 Planeamento e Avaliação da Educação e da Formação (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - 2024 Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Avaliação das Organizações Escolares (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 Desenho de Pesquisa (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Coordenadora da Secção de Sociologia da Educação da APS (Associação Portuguesa de Sociologia)
Coordenador
2021 - Atual Board Member da Research Netork 10 - Sociology of Education da ESA (European Sociology Association)
Membro
2020 - Atual Covenor da Network 14 - Comunidades, Famílias e Educação em Investigação Educacional da EERA (European Educational Research Association)
Membro
Distinções

Prémio

2024 Prémio I&D CIES
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal