???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANA PAULA LOUÇÃO MARTINS
Data de nascimento
1968/03/09

Nomes de citação

  • Ana Paula Loução Martins

Identificadores de autor

Ciência ID
851C-053E-F792
ORCID iD
0000-0002-2848-5754

Endereços de correio eletrónico

  • apmartins@ie.uminho.pt (Profissional)

Telefones

Fax
  • (351) 253601105 Ext.: 601233 (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Minho, Instituto de Educação, Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Formação
Grau Classificação
2002 - 2006
Concluído
PhD in Child Studies, special education/Estudos da Criança, ramo de especialização de Educação Especial (Doutoramento)
Especialização em Special Education/Educação especial
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Learning disabilities: Understanding the phenomenon from seven case studies/ Dificuldades de aprendizagem: Compreender o fenómeno a partir de sete estudos de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good/Muito bom
2004
Concluído
Specialist in education (Postgraduate Certificate)
Especialização em special education
University of Virginia Curry School of Education, Estados Unidos
-
2000/07/30
Concluído
Maste in Special education/Educação Especial (Mestrado)
Especialização em Specific learning disabilities/Dificuldades de aprendizagem
Universidade do Minho, Portugal
"The inclusive school movement: Attitudes of teachers from first cycle of basic education/O movimento da escola inclusiva: Atitudes dos professores do 1º Ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1993/07/31
Concluído
Special education and rehabilitation/Educação Especial e Reabilitação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Study within the Research Advanced Communication Experiments programa TeleCommunity" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/06/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2000/01 - 2006/08 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1996/01 - 2000/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07 - Atual Member of the Counselling Board of the Institute of Education/Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Educação Universidade do Minho, Portugal
2017 - Atual Associated Editor, Journal of International Special Needs Education Division for International Special Education and Services, Council for Exceptional Children, USA , Estados Unidos
2019 - 2022/07/31 Department representative, Interaction with Society Office of the Institute of Education/Representante de Departamento no Gabinete de Interação com a Sociedade do Instituto de Educação Universidade do Minho, Portugal
2015/01/01 - 2017/01/01 Council for Exceptional Children, Division for international Special Education and Services- Board, Elected Member at Large Division for International Special Education and Services, Council for Exceptional Children, USA , Estados Unidos
2010 - 2013 Member of the Scientific Council of Institute of Education/Membro do Conselho científico do Instituto de Educação Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2013 Department representative, Interaction with Society Office of the Institute of Education/Representante de Departamento no Gabinete de Interação com a Sociedade do Instituto de Educação Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02/01 - 2019/01/05 Deputy director of the Research Center in Education/Directora Adjunta do Centro de Investigação em Educação (CIEd) Universidade do Minho, Portugal
2012/11/01 - 2014/10/01 Deputy director of the Research Center in Education/Diretora Adjunta do Centro de Investigação em Educação (CIEd) Universidade do Minho, Portugal
2012/09/01 - 2013/07/31 Coordinator, specialized teaching training in special education, motor and intellectual disabilities/Coordenadora, Curso de Formação especializada em Educação Especial, domínio cognitivo e motor Universidade do Minho, Portugal
2010/09/01 - 2012/09/01 Coordinator of the Master degree in Special education, learning disabilities/Coordenadora do mestrado em educação especial, ramo de dificuldades de aprendizagem Universidade do Minho, Portugal
1994/09/01 - 1997/01/01 Researcher/Investigadora: a) Research Advanced Communication Experiments, TeleCommunity, European Community; b) Estimulação Perceptiva Assistida por Computador, Junta Nacional de Investigação Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - Atual Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
PTDC/CED-EDG/0122/2020
Investigador
Em curso
2023 - 2025 Youth Digital training for NGO's youth workers to become disability support moderators for youth with disabilities (DISmode)
2022-2-PT02-KA220-YOU-000095234
National advisory board- Membro do Conselho Consultivo Nacional
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Em curso
2019/10/01 - 2021/09/30 AuTrain-Development of a certificated training course for "autism officers" plus an open online-platform for non-professionals dealing with autistic people
Investigador responsável
Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2016 - 2018 Helping Students with Learning Disabilities, Dyslexia
2016-1-BG01-KA202-023687
Investigador responsável
Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, Portugal
European Union
Concluído
2014/01/01 - 2015/01/01 Curriculum-based measurements to establish risk for specific reading disabilities 4th grade students and comparison of results from these students when they were in 2sd and 3rd grade of Basic Education
EXPL/MHC-CED/2449/2013
Investigador responsável
Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/03/01 - 2013/03/01 Using the curriculum-based measurements to establish risk for specific reading disabilities
PTDC/CPE-CED/111430/2009
Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011 - 2013 EUPALT –European Passport for the Education of Teachers/Therapists Working withPeople with Dyslexia
LLP-LDV-TOI-11_AT-0009
Investigador responsável
European Union
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018/04/01 - 2018/07/01 Rights of Children with Disabilities and the Digital Environment
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Centre for Children’s Rights, Queen’s University Belfast, Irlanda
Council of Europe
Concluído
2009/01/01 - 2012/01/01 Using the computer with students with special educational needs. Project: Evaluation of the use of the Computer Magalhães in elementary schools in the north of Portugal
.
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Leonor Chaveiro Ribeiro; ana paula loução martins; José Carlos Morgado. "Adaptações curriculares utilizados pelas docentes na avaliação das/os estudantes com dislexia". Trabalho apresentado em I Colóquio internacional de reflexão sobre práticas integradas em educação, 2023.
    Publicado
  2. Andréa Tonini; Luís de Miranda Correia. Autor correspondente: Andréa Tonini. "Modelo de atendimento à diversidade: Aspectos relevantes e desafiantes para a implementação". Trabalho apresentado em CBEE IX Congresso Brasileiro de Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, Brasil, 2021.
    Publicado
  3. Joana M.M.T Pires; Paula Marisa Fortunato Vaz; Ana Paula ouão. "Literacia familiar e dificuldades na aprendizagem da leitura: uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português De Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  4. ana paula loução martins; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Evolução do campo das dificuldades de aprendizagem específicas em Portugal: Das implicações nacionais às internacionais". Trabalho apresentado em INNODOCT/19. International Conference on Innovation, Documentation and Education, 2020.
  5. Vaz, Paula Marisa Fortunato; ana paula loução martins. "Caraterização de um sistema de triagem universal de alunos em risco na leitura: um estudo longitudinal em salas de aula inclusivas". Trabalho apresentado em Congresso Internacional 2019 Pro-Inclusão, Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho., 2019.
    Publicado
  6. Paula Marisa Fortunato Vaz; Ana Paula Loução Martins. "Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: atitudes de futuros educadores/professores". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência INCTE 2017, Bragança, 2017.
    Publicado
  7. Catarina Liane Teixeira de Castro Araújo; Ana Paula Loução Martins; António José Osório; Cristina Faria. "Adaptation of the Scale Knowledge Perception Scale in Primary Education". 2017.
    Publicado • https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2778
  8. Catarina Liane Araújo; António José Osório; Ana Paula Loução Martins. "Autorregulação na escrita: self-regulated strategy development e tecnologias de informação e comunicação". 2017.
  9. Catarina Liane Araújo; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Perceções das práticas dos professores em sala de aula". 2017.
  10. Filomeno Afonso Correia Tavares; Ana Paula Loução Martins. "Inclusão de crianças com NEE: a perceção dos estagiários em Cabo Verde". 2017.
    10.17979/reipe.2017.0.11.2221
  11. Paula Marisa Fortunato Vaz; Ana Paula Loução Martins. "PROVAS MAZE NA TRIAGEM DO RISCO NA LEITURA". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional da Pró-Inclusão, Lisboa, 2016.
    Publicado • 10.1111/1471-3802.12233
  12. Filomeno Afonso Correia Tavares; Ana Paula Loução Martins. "ATITUDES DE UNIVERSITÁRIOS FACE À INCLUSÃO". 2016.
    10.1111/1471-3802.12282
  13. Andréa Tonini; Luís Augusto de Miranda Correia; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Modelo de atendimento à diversidade: sua operacionalização no apoio ao processo de inclusão escolar". 2016.
  14. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís Augusto Miranda. "O modelo de resposta à intervenção na prevenção e no apoio aos problemas na leitura". Trabalho apresentado em VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, Bragança, 2016.
    Publicado
  15. Ana Paula Loução Martins; Sasinan Sirithadakunlaphat; Ana Paula Loução Martins. "Educação Inclusiva na Tailândia e em Portugal: Perspetivas de Futuros Professores". Trabalho apresentado em XIII Congresso internacional galego-português de psicopedagogia, 2015.
    Publicado • 10.17979/reipe.2015.0.11.373
  16. ana paula loução martins; Jorge Santos; Carla Oliveira; Marta Lages; Susana Costa; Marisa Almeiada. "Um estudo longitudinal sobre a monitorização-com base-no-currículo para a identificação de alunos em risco de dislexia". Trabalho apresentado em 1º Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva, Praia, 2014.
    Publicado
  17. Maria Ângela Anfilóquio; Ana Maria Roque Boavida; ana paula loução martins. "Using curriculum-based measurement as a way to identify students at risk for the development of specific learning disabilities in Mathematics". Trabalho apresentado em Braga 2014 embracing inclusive approaches for children and youth with special education needs Conference, Braga, 2014.
    Publicado
  18. Rosa Ferreira; ana paula loução martins. "Oral reading fluency: Identification of students at risk". Trabalho apresentado em Braga 2014 embracing inclusive approaches for children and youth with special education needs Conference , DISES, CEC, Braga, 2014.
    Publicado
  19. martins, ana paula loução; Mourão, D.; Patrão, M.; Oliveira, C.; Cardoso, S.; Mendonça,. "Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: Particularidades sobre o desenvolvimento de um estudo acerca da utilização da monitorização-com-base-no-currículo na identificação de alunos em risco.". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Lectura 2013, Cuba, 2013.
    Publicado
  20. Tonini, A.; martins, ana paula loução. "Dificuldades de aprendizagem específicas no ensino superior e a formação de professores.". Trabalho apresentado em VII Congresso Iberoamericano de docência universitária, Porto, 2012.
    Publicado
  21. Freitas, E.; Simões, C.; martins, ana paula loução; Freitas, Eunice; Simões, Maria Celeste; Martins, Ana Paula Loução; Ferreira, R. M.; Pereira, A. P.. "Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em crianças de risco.". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Gal ego-Portugués de Psicopedagoxía, Corunha, 2011.
    Publicado
  22. Ferreira, R.M.; martins, ana paula loução; Pereira, A. P.; Ferreira, Maria do Rosário; Martins, Ana Paula Loução; Pereira, Ana Paula da Silva. "Pupils with intellectual disabilities: Expectations, perspectives and inclusive education practices for a transition to adulthood.". Trabalho apresentado em London International Conference on Education, Londres, 2011.
    Publicado
  23. Faria, Eliana; Osório, António José; Martins, Ana Paula Loução. "O Squeak no processo educativo de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas na leitura : estudo de caso". 2011.
  24. Ferreira, Maria do Rosário; Martins, Ana Paula Loução; Pereira, Ana Paula da Silva. "Perspectivas e práticas educacionais e sociais inclusivas e transição para a vida activa de jovens com problemas intelectuais". 2011.
  25. Júdite Ferreira; ana paula loução martins. "Defesa dos direitos dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo sobre a perspectiva dos pais". Trabalho apresentado em do I seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos, Braga, 2010.
    Publicado
  26. Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Os alunos com necessidades educativas especiais: Quem são? Onde são ensinados?". Trabalho apresentado em III encontro de educação em ciências: A educação científica de alunos com necessidades educativas especiais, Aveiro, 2009.
    Publicado
  27. Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792); Marta Patrão; Sandra Silva. "Catorze ideias erradas sobre dislexia.". Trabalho apresentado em Special education: From theory to practice, Porto, 2009.
    Publicado
  28. Luís Augusto de Miranda Correia; ana paula loução martins. "The philosophy of inclusion: A call for radical education reform in Portugal". Trabalho apresentado em Including the excluded: International special education congress, Manchester, 2000.
    Publicado
  29. Leonor Moniz Pereira; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "A Perceptive visual training programme at distance for low vision children.". Trabalho apresentado em European Conference on the Advancement of Rehabilitation Technology 3, Lisboa, 1995.
    Publicado
  30. Leonor Moniz Pereira Pereira; Nelson Rocha; Clara Cidade; ana paula loução martins; Maria Fátima Vieira. "Care and support at distance: New perspective to improve service’s quality". Trabalho apresentado em Mesa Redonda Europeia- O Envelhecimento: Desafios e Estratégias Alternativas de Intervenção, 1993.
    Publicado
Artigo em revista
  1. MARIA HELENA GONÇALVES LEAL VIEIRA; ana paula loução martins. Autor correspondente: MARIA HELENA GONÇALVES LEAL VIEIRA. "Panorama das publicações sobre musicoterapia na Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical no período de 1972 a 2022". Revista Portuguesa de Educação Musical e17 (2023): https://rpem.apem.org.pt/index.php/revista/issue/current.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Paula Marisa Fortunato Vaz; Ana Paula Loução Martins. "Monitorização com base no currículo na escola inclusiva: adequação técnica das provas maze na triagem do risco de dislexia". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2020): https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13513.
    10.21723/riaee.v15iesp.1.13513
  3. Paula Marisa Fortunato Vaz; Ana Paula Loução Martins. "Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal". Revista Meta: Avaliação 10 29 (2018): 269. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1618.
    Publicado • 10.22347/2175-2753v10i29.1618
  4. Paula Marisa Fortunato Vaz; Ana Paula Loução Martins; Luís Augusto de Miranda Correia. "Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura". Cadernos de Pesquisa 47 164 (2017): 612-630. https://doi.org/10.1590%2F19805314.
    10.1590/19805314
  5. Susana Simões; Ana Paula Loução Martins; Simões, Susana Maria Afonso Freitas; Ana Paula Loução Martins. "Alunos em risco na fluência da leitura". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 11 (2017): 069-069. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2017.0.11.2398.
    10.17979/reipe.2017.0.11.2398
  6. Ana Paula Loução Martins; Anabela Cruz-Santos. "Editorial". Journal of International Special Needs Education 19 1 (2016): 1-2. https://meridian.allenpress.com/jisne/issue/19/1.
    Publicado • 10.9782/2159-4341-19.1.1
  7. Rosa Filipa Ferreira de Mendonça; Ana Paula Loução Martins. "Identificação de alunos em risco de apresentarem dislexia: um estudo sobre a utilização da monitorização da fluência de leitura num contexto escolar". Revista Brasileira de Educação Especial 20 1 (2014): 09-20. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100002.
    Publicado • 10.1590/s1413-65382014000100002
  8. Leonor Ribeiro; Ana Paula Loução Martins. "Specific learning disabilities: Evidence from third grade students' handwriting performance". Specialusis Ugdymas 29 2 (2013): 158-163. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84921794958&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  9. Loução Martins, Ana Paula; Correia, Luís de Miranda; Hallahan, Daniel P.. "Learning difficulties: A Portuguese perspective of a universal issue". Australian Journal of Learning Difficulties 17 2 (2012): 133-145. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19404158.2012.679006.
    Publicado • 10.1080/19404158.2012.679006
  10. Andréa Tonini; Ana Paula Loução Martins; Fabiane A. T. Costas. "Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Uma Análise entre Brasil e Portugal.". Revista de Educação Especial e Reabilitação 18 (2011): 29-43.
    Publicado
  11. Catherine R. Borlido; Ana Paula Loução Martins. "Perspectivas dos pais sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito por questionário realizado no norte de Portugal". Revista Brasileira de Educacao Especial 17 3 (2011): 363-372. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84856003782&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  12. ana paula loução martins. "Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Sete Aspectos que tornam o Apoio Especial". Revista de Educação Especial e Reabilitação 18 (2011): 29-43.
    Publicado
  13. Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792); Luís Augusto de Miranda Correia; Daniel P. Hallahan. "Compreender o fenómeno das dificuldades de aprendizagem a partir de sete estudos de caso: Conclusões de um estudo naturalista.". Revista Inclusão 8 (2009): 19-47.
    Publicado
  14. Sandra Ferreira; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 11 (2009): 129-129. http://hdl.handle.net/10198/1221.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.11.2586
  15. Correia, Luís de Miranda; Martins, Ana Paula Loução. "Specific Learning Disabilities and the Portuguese Educational System". Learning Disabilities Research & Practice 22 3 (2007): 189-195. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1540-5826.2007.00241.x.
    Publicado • 10.1111/j.1540-5826.2007.00241.x
  16. Luís Augusto de Miranda Correia; ana paula loução martins. "Uma escola para todos: Atitudes dos professores perante a inclusão.". Revista Inclusão 1 (2000): 15-29.
    Publicado
  17. martins, ana paula loução. "Dificuldades de aprendizagem: Questões sobre estratégias de aprendizagem.". Revista Sonhar 2 (2000): 163-169.
    Publicado
  18. martins, ana paula loução; Osório, A. J.. "Dificuldades de aprendizagem: Exploração do potencial do processador de texto.". Revista Sonhar 2 (1999): 159-169.
    Publicado
  19. Leonor Moniz Pereira; Margarida Matos; Ana Paula Lebre dos Santos Branco Melo (D31E-5947-08D4); Celeste Simões; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Remote intervention for people with mental impairment". Motricidade Humana- Journal of Human Performance Studies 9 (1993): 51-60.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792); Maria João C.S. Simões. Autor correspondente: Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Risco na aprendizagem da leitura: Resultados e implicações de um estudo longitudinal no contexto da educação inclusiva". In A Linguagem e o brincar em condições neurodiversas, 207-224. Brasil, 2022.
    Publicado
  2. Ana Paula Loução Martins; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Marta Silva Gonçalves Patrão. Autor correspondente: Ana Paula Loução Martins. "Monitorização com base no currículo: Tomada de decisão sobre o progresso de aprendizagem da leitura". In Metodologias ativas na educação especial/Inclusiva. Santa Maria, RS, Brasil: FACOS-Universidade Federal Santa Maria, 2021.
    Publicado
  3. Andreia Tonini; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "A operacionalização do Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) no atendimento a alunos com dislexia". In Metodologias ativas na educação especial/inclusiva, 169-192. Santa Maria, RS, Brasil, 2021.
    Publicado
  4. Catarina Liane Araújo; António José Osório; Ana Paula Loução Martins. "Exploratory Study Using Self-Regulated Self-Development (SRSD) and Technology in the Context of the Classroom". In Encyclopedia of Education and Information Technologies, 1-12. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-319-60013-0_230-1
  5. Araújo, Catarina Liane; Osório, António José; Martins, Ana Paula Loução. "Primary School Students’ Choices in Writing Opinion Essays: Using ICT Combined with Self-Regulated Strategies". In Tomorrow's Learning: Involving Everyone. Learning with and about Technologies and Computing, 323-334. Portugal: Springer International Publishing, 2017.
    10.1007/978-3-319-74310-3_34
  6. Geraldo Eustáquio Moreira; Ana Lúcia Manrique; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792); Anabela Cruz-Santos; Natascha Janssen Van Hattum; Pedro Arezes; Maria Helena Martinho. "Validação da escala multidimensional de inclusão de alunos com NEE em aulas de Matemática". In Desafios da educação matemática inclusiva: Formação de professores, 83-108. São Paulo, Brasil: Editora Livraria da Física, 2016.
    Publicado
  7. Andréa Tonini; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Dificuldades de aprendizagem específicas no ensino superior: Um reflexão necessária". In Processos de aprendizagem na universidade, 00-10. Santa Maria - Brasil, Brasil: Editora UFSM, 2013.
    Publicado
  8. Eunice Freitas; Celeste Simões; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em crianças em risco". In Aventura social: promoção de competências e de capital social para o empreendedorismo com saúde na escola e na comunidade: Intervenções com jovens e na comunidade, 346-362. Lisboa, Portugal: Placebo Editora, 2012.
    Publicado
  9. Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular: A filosofia e os elementos para o sucesso.". In Educação, educação especial e inclusão: Fundamentos, contexto e práticas., 00-10. Curitiba, Brasil: Editora Appris, 2011.
    Publicado
  10. Luís Augusto de Miranda Correia; Armindo Rodrigues; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792); Anabela Cruz-Santos; Rosa M. Ferreira. "Intervenção com alunos com necessidades educativas especiais.". In Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores, 95-144. Porto, Portugal: Porto Editora, 2008.
    Publicado
  11. Luís Augusto de Miranda Correia; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792); Anabela Cruz-Santos; Rosa M. Ferreira. "Algumas estratégias a utilizar em salas de aula inclusivas.". In Inclusão e necessidades educuativas especiais: Um guia para educadores e professores, 31-52. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003.
    Publicado
  12. Luís Augusto de Miranda Correia; Maria do Carmo de Macedo Cabral; ana paula loução martins. "Pressupostos para o êxito da integração/inclusão". In Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares, editado por Porto Editora, 161-168. Porto, Portugal: Porto Editora, 1997.
    Publicado
  13. Leonor Moniz Pereira Pereira; ana paula loução martins; Maria Fátima Vieira; Nelson Rocha. "Programa de treino de visão". In Serviços multimedia para pessoas com deficiência ou idosos, 70-91. Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana, 1995.
    Publicado
  14. Leonor Moniz Pereira Pereira; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792); Nelson Rocha; Clara Cidade. "Remote support services experiments for normal sighted and partially sighted elderly people.". In Videotelephony for disabled and elderly people, Cost 219, 59-62. Bruxelas, Bélgica: Comissão das Comunidades Europeias, 1994.
    Publicado
Livro
  1. Correia, L. M.; Martins, Ana Paula Loução. Inclusão: Um guia para educadores e professores.. Braga, Portugal: Quadrado Azul Editora. 2002.
    Publicado
  2. Nelson Rocha; E. Afonso; Leonor Moniz Pereira Pereira; Saragoça, E.; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792); S. Cunha. Programa de estimulação perceptiva assistido por computador. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana. 1996.
    Publicado
Manual
  1. Luís Augusto de Miranda Correia; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). Dificuldades de aprendizagem: Que são? Como entendê-las?. Porto, Portugal: Porto Editora. 1999.
    Publicado
Poster em conferência
  1. ana paula loução martins. Autor correspondente: ana paula loução martins. "A school-wide screening system: longitudinal reading results from grades 2-4". Trabalho apresentado em Council for Exceptional Children 2023 Conference and Expo, 2023.
  2. Ana Paula Loução Martins; Paulo Eduardo Almeida Marinho; Gilda Eduarda Martins da Silva; Sandrina Oliveira. "Using curriculum-based-measurement to identify students at risk for reading difficulties in basic education: Results from a cross-sectional study". Trabalho apresentado em ECER 2019- Education in an Era of Risk – the Role of Educational Research for the Future, 2019.
  3. Paula Marisa Fortunato Vaz; Ana Paula Loução Martins. "Characterization of Portuguese students at risk of dyslexia based on results of curriculum-based measurement in reading comprehension". Trabalho apresentado em ECER 2019- Education in an Era of Risk – the Role of Educational Research for the Future, 2019.
  4. Paula Marisa Fortunato Vaz; Ana Paula Loução Martins. "Screening Portuguese students at risk for dyslexia with curriculum-based measurement-Maze". Trabalho apresentado em 11th Internacional Conference of British Dyslexia Association, Telford, UK, 2018.
  5. Paula Marisa Fortunato Vaz; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Reading curriculum-based measurement: Screening Portuguese students at risk for dyslexia". 2016.
  6. ana paula loução martins. "O papel de organizaçãoes internacionais na defesa dos direitos de crianças com necessidades educativas especiais: O caso do DISES". Trabalho apresentado em IIº Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva - As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade, Praia, Cabo Verde, 2015.
  7. Filomeno Afonso Correia Tavares; ana paula loução martins. "O Contexto de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no Ensino Básico Integrado em Cabo Verde: Um estudo quantitativo sobre as variáveis que têm impacto na atitude dos professores e dos pais e encarregados de educação". Trabalho apresentado em IIº Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva - As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade, Praia, Cabo Verde, 2015.
  8. Vaz, Paula Marisa Fortunato; ana paula loução martins; Luís Augusto de Miranda Correia. "Definindo dificuldades de aprendizagem específicas na leitura". Trabalho apresentado em IIº Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva - “As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade, Praia, Cabo Verde, 2015.
  9. ana paula loução martins. "Sete ideias para o sucesso da inclusão". Trabalho apresentado em Iº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI) -Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde, Praia, Cabo Verde, 2014.
  10. Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792); Marta Lages. "A school-wide screening and progress monitoring system for the Identification of students at risk for specific learning disabilities: Results from research". Trabalho apresentado em 2014 ATEE Annual Conference - Teacher Education through Partnerships and Collaborative Learning Communities, 2014.
    10.21125/iceri.2017.0399
  11. Rosa Ferreira; ana paula loução martins. "Oral reading fluency: Identification of students at risk". Trabalho apresentado em DISES BRAGA2014 Embracing Inclusive Approaches Conference, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2014.
  12. Maria Ângela Anfilóquio; ana paula loução martins. "Using curriculum-based measurement as a way to identify students at risk for the development of specific learning disabilities in Mathematics". Trabalho apresentado em BRAGA2014 Embracing Inclusive Approaches Conference, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2014.
  13. Eunice Freitas; Maria Celeste Simões. "The impact of a personal & social skills program". Trabalho apresentado em DISES BRAGA2014 Embracing Inclusive Approaches Conference, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2014.
  14. Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792); Carla Oliveira; Susana Coelho; Manuel Coutinho. "A School-wide system to identify students at risk for developing dyslexia". Trabalho apresentado em 4th ALL-European Dyslexia Conference, European Dyslexia Association, Vaxjo, Sweden, 2013.
  15. Chendo, M.C.; ana paula loução martins; Anabela Cruz-Santos. "Risk for specific learning disabilities: Assessment of phonological awareness in preschool children in the Algarve". Trabalho apresentado em European Dislexia Conference, European Dyslexia Association, 2013.
  16. Maria Ângela Anfilóquio; ana paula loução martins; Ana Maria Roque Boavida. "The use of curriculum-based measurement as a way to identifying students at risk for developing specific learning disabilities in mathematics". Trabalho apresentado em The 36th Annual Conference, International Academy for Research on Learning Disabilities, Padua, Italy., 2012.
  17. Carla Oliveira; Marisa Almeida; Raquel Fernandes; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Specific learning disabilities in Portugal: Portuguese teachers perspectives". Trabalho apresentado em 36th Annual Conference International Academy for Research on Learning Disabilities, 2012.
  18. ana paula loução martins; Luís Augusto de Miranda Correia; Daniel P. Hallahan. "Students with specific learning disabilities in Portugal: Are they adequately included?". Trabalho apresentado em Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs, Council for Exceptional Children, Riga, Latvia., 2010.
  19. Mónica M. C. Freitas; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "A Habilitação Profissional para a Docência Generalista e as Necessidades Educativas Especiais: As Mudanças à Luz da Nova Legislação e do Processo de Bolonha". Trabalho apresentado em I international conference learning and teaching in higher education, 2010.
  20. Leonor Ribeiro; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Development and validation of a handwriting assessing test. A Study in the municipality of Cascais.". Trabalho apresentado em International association of special education 11th biennial conference, Alicant, Spain., 2009.
  21. Ana Paula Loução Martins; Marta Patrão; Sandra Silva. "Catorze ideias erradas sobre dislexia". Trabalho apresentado em Special education: From theory to practice, Porto, Portugal., 2009.
  22. Leonor Ribeiro; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Validation of a handwriting assessing test: A pilot study in the municipality of Cascais (Portugal)". Trabalho apresentado em 2nd International conference on special education, Marmaris, Turkey, 2008.
  23. Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792); Ângela Botelho; Carla Cohen; Carolina Champalimaud; Leonor Ribeiro; Rita Catalão; Sílvia Lapa; Susana Mateus; Tânia Capaz. "Analysis of the characteristics before and after interventions in the attended population in CADin, with the diagnostic of specific learning disabilities". Trabalho apresentado em 10th biennal conference da international association of special education, Hong-Kong, China., 2007.
  24. ana paula loução martins; Botelho, A.; Cohen C.; Champalimaud, Carolina; Leonor Chaveiro Ribeiro; Catalão, R.; Lapa, S.; et al. "Specific learning disabilities: Population outcome before and after intervention at CADIN". Trabalho apresentado em The council for exceptional children annual convention and expo, Louiville, EUA, 2007.
  25. Machado, A. R.; Correia, Luís de Miranda; martins, ana paula loução; Correia, L. M.. "Práticas eficazes de ensino da matemática para alunos com Trissomia 21: Single subject research". Trabalho apresentado em Elementary Mathematics Education - 2nd International Meeting, 2006.
Resumo em conferência
  1. Catarina Liane Araújo; António José Osório; Ana Paula Loução Martins (851C-053E-F792). "Students' choices in writing: using ICT combined with self-regulated strategy". Trabalho apresentado em World Conference on Computing in Education (WCCE 2017), 2017.
Tese / Dissertação
  1. Martins, Ana Paula Loução. "Dificuldades de aprendizagem : compreender o fenómeno a partir de sete estudos de caso". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/1822/17524.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/29 Risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura: Decisões com Base em Dados I Encontro Internacional em Educação Especial e Inclusiva
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (Bragança)
2023/11/24 Overview of Music Therapy and Inclusive Music Education in Portugal from the Portuguese Journal of Music Education 2nd MINI-Conference (Pilsen)
University of West Bohemia in Pilsen, República Checa, Universität Koblenz, Alemanha, State University of Rio Grande do Sul, Porto Allegre, Brasil. (Alemanha)
2023/07/17 Adaptações curriculares utilizados pelas docentes na avaliação das/os estudantes com dislexia Colóquio internacional de reflexão sobre práticas integradas em educação
Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra e Centro de Investigação em Educação (Portugal)
2023/07/10 A vontade coletiva de fazer acontecer: Da triagem e à intervenção universal na leitura IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
(Porto, Portugal)
2023/05/05 Variáveis associadas às perceções acerca de adaptações curriculares na avaliação de estudantes com dislexia VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’23)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2021/10/15 Caracterização de um Sistema de Triagem Universal de Estudantes em risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura 4.ª semana da consciencialização da dislexia
Universidade Federal de Santa Maria (Brasil)
2019/11/06 Evolução do campo das dificuldades de aprendizagem específicas em Portugal: Das implicações nacionais às internacionais, Comunicação oral em vídeo International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universitat Politècnica de València (Valencia, Espanha)
2018/11/23 Modelo de Resposta à intervenção na prevenção e no apoio a alunos com D.A.E. na Leitura: da Investigação à Prática. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA DISLEX
Associação Portuguesa de Dislexia- DISLEX (Porto, Portugal)
2018/11/01 Application of accommodations in the evaluation for students with dyslexia: Validity and justice perceptions. 1st European Network Literacy Summit
European Literacy Network (Portugal)
2018/11/01 Effect of SRSD and SRSD + ICT interventions in writing performance 1st European Network Literacy Summit
European Literacy Network (Porto, Portugal)
2017/08/27 Students writing skills and Self-perceptions´ (knowledge, attitudes and self-efficacy in writing). Conference of the Junior Researchers of European Association for Research on Learning and Instruction: Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalized and collaborative learning
European Association for Research on Learning and Instruction
2017/07/06 Educação inclusiva global: perspetivas de professores de 4 países V Congresso Internacional Educação, inclusão e inovação
Pró-inclusão (Lisboa, Portugal)
2017/07/06 Inclusão de crianças com NEE: A perceção dos estagiários em Cabo Verde V Congresso Internacional Educação, inclusão e inovação
Pró-inclusão (Lisboa, Portugal)
2017/07/03 Um estudo sobre o uso da monitorização-com base-no-currículo na identificação de alunos em risco de dislexia. Ciência 2017
FCT (Lisboa, Portugal)
2012 Tecnologias para que todos possam aprender II Seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos
(Braga, Portugal)
2012 Dificuldades de aprendizagem específicas: As políticas educacionais de inclusão em Portugal e no Brasil I Simpósio Luso-Brasileiro em estudos da criança: Perspetivas sociológicas e educacionais
(Braga, Portugal)
2012 Academic writing skills, a necessity for education and work- specific learning disabilities in Portugal
(Polónia)
2012 A filosofia da inclusão no contexto da escola pública?
(Portugal)
2011 Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura: a monitorização com base no currículo no contexto do modelo de atendimento à diversidade (MAD), como forma de identificar alunos em risco XI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia
(Corunha, Espanha)
2011 Pupils with intellectual disabilities: Expectations, perspectives and inclusive education practices for a transition to adulthood
(Reino Unido)
2011 O que deve ser especial na educação dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas?
(Portugal)
2011 As DAE no sistema educativo: o que está feito? O que falta fazer?
(Portugal)
2010 Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal: Estudo de caso único de criança com dislexia I encontro internacional TIC e educação: Inovação curricular com TIC
(Lisboa, Portugal)
2010 Modelo de atendimento à diversidade: Práticas eficazes no ensino da leitura junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas I seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos
(Braga, Portugal)
2010 Defesa dos direitos dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo sobre a perspectiva dos pais I seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos
(Braga, Portugal)
2010 Students with specific learning disabilities in Portugal: Are they adequately included? Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs, Council for Exceptional Children, Riga, Latvia.
Council for Exceptional Children (Riga, Letónia)
2009 O impacto de um programa de competências sociais em crianças que estão em risco educacional II Seminário internacional de habilidades sociais
(Rio de Janeiro, Brasil)
2009 Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais significativas: modelos eficazes de intervenção
(Portugal)
2009 As Dificuldades de Aprendizagem Específicas em Portugal
(Portugal)
2009 Validação de um teste de avaliação da caligrafia: Um estudo piloto no Concelho de Cascais
(Portugal)
2009 Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais Significativas: Modelos Eficazes de Intervenção
(Portugal)
2009 Os alunos com necessidades educativas especiais: Quem são? Onde são ensinados?
(Portugal)
2008 O que deve ter de especial a educação dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas? I Congresso internacional em estudos da criança
(Braga, Portugal)
2008 A filosofia da Inclusão: Da teoria à prática
(Portugal)
2007 Benefits and drwbacksin a variaty of aproachs in the use of CAQDAS
(Reino Unido)
2007 A Inclusão Escolar e Social: Respostas e Intervenções
(Portugal)
2007 Necessidades Educativas Especiais.
(Portugal)
2007 A História da filosofia da Inclusão.
(Portugal)
2007 A Inclusão Escolar e Social: Respostas e Intervenções.
(Portugal)
2006 Sucessos e insucessos com programas informáticos de apoio à investigação educacional qualitativa XIV Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education
(Lisboa, Portugal)
2006 Técnicas específicas de leitura e escrita para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Encontro de Educação Especial da Porto Editora- O Estado da Arte da Educação Especial: O caso dos Alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específica
(Porto, Portugal)
2001 Os problemas emocionais, sociais e de comportamento do aluno com dificuldades de aprendizagem.
(Portugal)
2000/04 The state of the art of inclusion in Portugal Special education world congress, , Vancouver, Canada
The Council for Exceptional Children (Vancouver, Canadá)
2000 The philosophy of inclusion: A call for radical education reform in Portugal Including the excluded: International special education congress
( Manchester, Reino Unido)
2000 Dificuldades de aprendizagem: Actividades e estratégias.
(Portugal)
2000 Deficiência mental: Questões actuais.
(Portugal)
1999 The state of the art of inclusion in Portugal. Changing Concepts-1999 Conference
(Gibraltar, Reino Unido)
1999 Colaborar para incluir.
(Portugal)
1999 Inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem.
(Portugal)
1998 Inclusão e estratégias de diversificação curricular.
(Portugal)
1998 As novas tecnologias na escola inclusiva.
(Portugal)
1996 Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares II congresso galaico-português de psicopedagogia
(Braga, Portugal)
1996 Informations and communication technologies in special education: A personal research.
(Alemanha)
1996 As novas tecnologias na educação especial.
(Portugal)
1995 Dois exemplos da aplicação das novas tecnologias de comunicação às pessoas com deficiência.
(Portugal)
1994 O Papel das telecomunicações na intervenção com populações especiais»
(Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Dislexia: Conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de Portugal
Orientador
Special education/Educação especial (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 Práticas baseadas na evidência para o desenvolvimento da escrita, em contexto de sala de aula, com alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: Revisão sistemática da literatura
Orientador
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 Educação inclusiva em um estado do sudeste do brasil: perspetivas de professores das redes públicas e privadas
Orientador
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 Variáveis que têm impacto nas atitudes dos professores acerca da educação inclusiva
Orientador
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 Perspetivas de professores do 1.º segmento do ensino fundamental do estado do Rio de Janeiro sobre dislexia
Orientador
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/10 - 2022 Variáveis explicativas das perceções de justiça, de validade e de utilidade das adaptações curriculares na avaliação dos alunos com dislexia no ensino básico
Coorientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014/01/01 - 2021/12/02 Resposta Educativa às Necessidades de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: Um Estudo Baseado nas Vivências e Práticas Numa Universidade em Moçambique.
Coorientador
Educação/currículo (Doutoramento)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2021 - 2021/11 As Perceções de Pais com Filhos na Pré-Escola acerca da Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Educação Especial, área de Especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014/10/01 - 2021/03/22 Educação inclusiva: Um olhar quantitativo sobre as atitudes de professores das províncias da Huíla e Lunda-Norte, Angola
Orientador
Estudos da Criança, área de especialização em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2021 Uso de provas de monitorização-com-base no currículo num contexto de triagem universal de alunos/as em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura no ensino básico
Coorientador
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2021 Perspetivas de psicomotricistas acerca da intervenção psicomotora junto de crianças com necessidades educativas especiais
Orientador
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
2020 - 2021 Perspetivas de psicomotricistas acerca da intervenção psicomotora junto de crianças com necessidades educativas especiais
Orientador
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012/09/24 - 2020/09/24 Modelo de Atendimento à Diversidade: Um Estudo Qualitativo Sobre a Sua Operacionalização no Apoio a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura (Dislexia)
Coorientador
Doutoramento em Estudos da Criança na especialidade de Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2020 Uso de provas de monitorização-com-base no currículo num contexto de triagem universal de alunos/as em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura no Ensino Básico.
Orientador
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/10/01 - 2019/01/22 Perspetivas sobre a transição para a vida pós-escolar de alunos com dificuldade intelectual
Coorientador
Estudos da Criança, área de especialização em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Um estudo sobre fluência e compreensão leitora em alunos em risco de dislexia no 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 A relação entre a fluência e a compreensão na leitura em alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico em risco de dislexia
Orientador
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: Perspetivas sobre a dislexia
Orientador
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Um estudo sobre fluência e compreensão na leitura em salas inclusivas do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014/10/01 - 2018/11/05 O contexto de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no ensino básico em Cabo Verde: um estudo quantitativo sobre as variáveis que têm impacto na atitude dos professores e dos pais e/ou encarregados de educação
Orientador
Estudos da Criança, área de especialização em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Perspetivas de Futuros Professores sobre a Inclusão de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo
Coorientador
Educação Especial, área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014/10/01 - 2017/07/20 Dificuldades de Aprendizagens Específicas na escrita de textos argumentativos de opinião: o papel das estratégias de autorregulação no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação
Coorientador
Estudos da Criança, área de especialização em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Atitudes das crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar
Orientador
Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Dificuldades de Aprendizagem Específicas e Advocacia Parental: Um Estudo Quantitativo sobre as Perspetivas de Pais de Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Monitorização do risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura de alunos do 2.º ao 4.ºano no contexto do modelo de resposta à intervenção
Orientador
Educação Especial, Área deEspecialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Identificação de alunos em risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura: Um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção
Orientador
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Alunos em risco na fluência da leitura: O uso da Monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção
Orientador
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009/10/01 - 2015/06/09 Triagem universal de alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo quantitativo no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Estudos da Criança, área de especialização em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais na Escola Regular: Perceções de Professores do Ensino Primário na Região Académica IV-Angola
Orientador
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais: Um estudo sobre as perceções de professores de educação física de escolas com sala de recursos multifuncionais na cidade de Manaus
Orientador
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2015 Tecnologias para a inclusão: centros de recursos virtuais no apoio às necessidades educativas especiais
Coorientador
Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Monitorização da compreensão da leitura: resultados de alunos em risco de apresentar dificuldades de aprendizagem específicas
Orientador
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A monitorização com base no currículo para identificar alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas e para conhecer as suas experiências de leitura em contextos familiares e comunitários
Orientador
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Monitorização com Base no Currículo na identificação de alunos em risco de dislexia: Estudo quantitativo no 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Braga
Orientador
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Identificação e caracterização de alunos em risco de desenvolverem dislexia: Um estudo sobre o uso da Monitorização com base no currículo no terceiro ano de escolaridade
Orientador
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Dificuldades de aprendizagem específicas: um estudo quasi-experimental sobre a utilização de estratégias de autorregulação numa sala inclusiva
Orientador
Educação Especial, especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A educação de alunos com deficiência no ensino regular: um estudo sobre a diferença de perfil dos profissionais em relação à aceitação e a resistência à inclusão
Orientador
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Identificação de alunos em risco de apresentarem Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quantitativo sobre a utilização da monitorização da fluência de leitura num contexto escolar
Orientador
Educação Especial, especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura: Um estudo de Single-subject design sobre Práticas Eficazes
Orientador
Educação Especial, especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Perspectivas sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: O caso duma escola pública do ensino básico da cidade de Nampula
Orientador
Mestrado em Educação e Formação de Formadores (Mestrado)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2012 - 2012 Inclusion of Students with Special Education Needs: A Quantitative Study Regarding Lao Elementary Regular Teachers’ Perceptions
Coorientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Inclusion of Students with Special Education Needs: A Quantitative Study Regarding Lao Secondary Regular Teachers’ Perceptions
Orientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 As perspetivas de professores sobre o atendimento aos alunos com dislexia que frequentam a escola regular
Orientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Perturbações do espectro do autismo: Um estudo qualitativo das perceções das mães sobre os apoios disponibilizados numa unidade de ensino estruturado
Coorientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quasi-experimental sobre a utilização de mnemónicas em contexto inclusivo
Coorientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Dificuldades de aprendizagem especificas: Um estudo quantitativo sobre o uso de estratégias de autoregulação numa turma inclusiva.
Orientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Desenvolvimento profissional: Perceções e experiências de professores de educação especial
Coorientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Alunos com necessidades educativas especiais nas escolas regulares, o caso das escolas secundárias da cidade de Maputo: percepção dos professores sobre a inclusão e serviços de apoio para uma melhor educação
Orientador
Ciências da Educação na especialidade de Formação de Formadores (Mestrado)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2011 - 2011 Monitorização com base no currículo: Um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
Coorientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática: Um estudo quantitativo sobre identificação de alunos em risco
Coorientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 A Filosofia Inclusiva: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas de alunos com e sem necessidades educativas especiais que frequentam escolas regulares
Orientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: Um estudo quantitativo sobre a monitorização com base no currículo Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Impacto de um programa de competências sociais em crianças de risco
Coorientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 A filosofia inclusiva: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas de alunos com e sem necessidades educativas especiais que frequentam escolas regulares Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Inclusão: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de jovens com deficiência intelectual
Orientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Monitorização com base no currículo: Um estudo quantitativo sobre a utilização de provas MAZE no contexto do nível I do Modelo de Atendimento à Diversidade
Orientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Advocacia parental: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Risco em Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quantitativo sobre a avaliação da consciência fonológica em crianças em idade pré-escolar da Região do Algarve
Coorientador
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Os Cursos de Educação Formação como resposta aos problemas de aprendizagem: Perspectivas dos Professores Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Inclusão de crianças com NEE severas na classe regular: Perspectivas de professores Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Perspectivas dos pais dos alunos do 4º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem especificas: Um inquérito realizado na cidade de Viana do Castelo Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 A Habilitação profissional para a docência generalista e as necessidades educativas especiais: As mudanças à luz da nova legislação e do processo de Bolonha Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Dificuldades de aprendizagem específicas e desordem por défice de atenção e hiperactividade: Um estudo single-subject sobre monitorização da atenção Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Desenvolvimento e validação do teste de avaliação da caligrafia: Um estudo no concelho de Cascais Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Perspectivas dos pais de alunos do 4.º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito por questionário realizado na cidade de Braga Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal: Um estudo de caso único duma criança com dislexia Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 Trissomia 21: Um estudo single subject sobre aprendizagem funcional da matemática
Orientador
Estudos da criança- Educação especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Child Studies webinar series 2022-2023 (moderation and invitation), Reserach Center on Child Studies, What is evidence-based instruction for students with disabilities by John Lloyd, University of Virginia, USA (2023 - 2023)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/07/13 - 2022/07/15 Congresso luso brasileiro de educação inclusiva – CONLUBRA, 13-15 julho, Braga, Universidade do Minho, Portugal (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2021/12 - 2021/12 Organização da Exposição "Fotografias comMemória", no âmbito das comemorações dos 45 anos de Educação da Universidade do Minho (2021/01 - 2021/12)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2021/07/14 - 2021/07/16 Pré-Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva (2021/07/14 - 2021/07/16) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2020/03 - 2020/12 "Trancadas em Casa - As Crianças Fintam a COVID-19". O Instituto de Educação, Universidade do Minho, no âmbito da sua missão na área de conhecimento da Educação e domínios afins, não pode ficar indiferente ao impacto que a Pandemia COVID ¿ 19 está a ter na população em geral e nas crianças em particular. Nesse sentido, mobilizando a sua comunidade docente, desenvolveu um projeto que designou "Trancadas em casa ¿ As crianças fintam a COVID 19". https://www.trancadasem¿casa.pt é um canal de comunicação para acolher as vozes das crianças (2020 - 2020)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2019/10/10 - 2019/10/11 2º Congresso Nacional De Perturbação De Hiperatividade E Défice De Atenção (PHDA) (2019/10/10 - 2019/10/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal

Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção , Portugal
2019/07 - 2019/07 Vê, Olha e Clica2019 no âmbito da Agenda Cultural IE_2019 – Respiro – o Instituto de Educação da Universidade do Minho (2019/07 - 2019/07)
Exposição (Coorganizador)
Universidade do Minho, Portugal
2015/12/03 - 2015/12/04 IIº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI) -Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde (2015/12/03 - 2015/12/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
2014/12/04 - 2014/12/05 Iº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI) -Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde (2014/12/04 - 2014/12/05)
Congresso
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
2014/08/25 - 2014/08/26 Association for Teacher Education in Europe annual conference 2014, University of Minho, Braga, August, 25-27. (2014/08/25 - 2014/08/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2014/07/14 - 2014/07/17 Braga 2014, Embracing Inclusive Approaches, Division of International Special Education and Services (DISES), Council for Exceptional Children (CEC), USA, Research Center in Education, University of Minho, Braga, July, 14-17. (2014/07/14 - 2014/07/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Division for International Special Education and Services, Council for Exceptional Children, USA , Estados Unidos
2012 - 2012 1st International Early Childhood Intervention Conference and EURLYAID ANNUAL CONFERENCE 2012
Conferência (Outra)
2012 - 2012 II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Seminário (Outra)
2012 - 2012 I Colóquio de Formação Contínua
Outro (Outra)
2011 - 2011 II Congresso Internacional - Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais
Congresso (Outra)
2010 - 2010 Colóquio A Educação na República
Outro (Outra)
2010 - 2010 Seminário Internacional Contributos da psicologia em contextos educativos
Seminário (Outra)
2010 - 2010 I Encontro Internacional - Educação Inclusiva e necessidades educativas especiais
Encontro (Outra)
2002 - 2002 Instrumento chave em intervenção precoce: PIAF
Outro (Outra)
2001 - 2001 Um dia com... a educação e as necessidades educativas especiais
Outro (Outra)
2001 - 2001 Um dia com... a inclusão (2001 - 2001)
Outro (Outra)
Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal
2001 - 2001 Formação profissional do professor num contexto de inclusão
Oficina (workshop) (Outra)
1999 - 1999 Um dia com... as necessidades educativas especiais
Outro (Outra)
1998 - 1998 Um dia com... a família e a intervenção precoce
Outro (Outra)
1997 - 1997 Um dia com... o autismo (1997 - 1997)
Outro (Outra)
Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal
1997 - 1997 Um dia com... as dificuldades de aprendizagem (1997 - 1997)
Outro (Outra)
Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/09/29 - Atual Team Based Learning (TBL), Flipped Webinar
Oficina (workshop)
Team Based Learning
Universidade do Minho, Portugal
2020/11/19 - 2020/11/19 Blackboard - Scoring Report: Test evaluation and reporting/ Blackboard – Pauta: Avaliação e relatórios dos testes
Oficina (workshop)
Blackboard - Scoring Report: Test evaluation and reporting/ Blackboard – Pauta: Avaliação e relatórios dos testes
Universidade do Minho, Portugal
2020/11/16 - 2020/11/16 Blackboard – Tests: Practicing and Respondus/ Blackboard – Testes: Práticas e Respondus
Oficina (workshop)
Blackboard – Tests: Practicing and Respondus/ Blackboard – Testes: Práticas e Respondus
Universidade do Minho, Portugal
2020/09/27 - 2020/09/27 Flipped webinar: Perusall
Oficina (workshop)
Flipped webinar: Perusall
2020/09/18 - 2020/09/18 Using TED-Ed for education/ O uso educacional do TED-Ed
Oficina (workshop)
Using TED-Ed for education/ O uso educacional do TED-Ed
Universidade do Minho, Portugal
2020/09/18 - 2020/09/18 Educational use of ARS (Voxvote e Mentimeter)/ O uso educacional de plataformas ARS (Voxvote e Mentimeter)
Oficina (workshop)
Educational use of ARS (Voxvote e Mentimeter)/ O uso educacional de plataformas ARS (Voxvote e Mentimeter)
Universidade do Minho, Portugal
2020/02/06 - 2020/02/07 Course of Good Practices, Group for the professionalization of the doctorate of the Rovira i Virgili University, organized by SGroup European Universities’ Network, UPorto.
Oficina (workshop)
Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 Education and development psychology
Mesa-redonda
London International Conference on Education
2011 - 2011 Dificuldades de aprendizagem específicas: Actividades práticas
Oficina (workshop)
II congresso internacional: Educação inclusiva e necessidades educativas especiais
2010 - 2010 Programar Squeak com crianças com dificuldades de aprendizagem específicas
Oficina (workshop)
2001 - 2001 As tecnologias de informação e comunicação e crianças com necessidades educativas especiais.
Oficina (workshop)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/01/19 Educar Para A Resiliência: Um Percurso Com Crianças E Adolescentes Surdos
Arguente principal
Eunice de Jesus Ferreira Leite Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021/02/18 Comunicação Social e Competência Social: Um Estudo de Crianças Portuguesas entre os 4 e os 6 anos com e sem Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem
Arguente
Mariana Rita Martins de Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020/10/15 Gamification as support to reading learning: motivation and engagement of students with dyslexia from brazilian schools
Arguente principal
Jailma Bulhoes Campos (Doutoramento)
2020/07/09 Compreender para ler. Ler para compreender. Um programa de ensino e intervenção em compreensão da leitura para o 2.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Tânia Filipa Moniz Fernandes (Doutoramento)
2011 Percepções dos Professores Quanto à Educação dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais Ana Isabel da Silva Magalhães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 A Filosofia Inclusiva: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas de alunos com e sem necessidades educativas especiais que frequentam escolas regulares. Ana Margarida Gomes Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Monitorização com base no currículo: Um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática. Anfilóquio, A. C. M. (Mestrado)
2011 Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: Um estudo quantitativo sobre a monitorização com base no currículo. Daniela Maria de Barros Mourão (Mestrado)
2011 Leitura vs Auto-conceito de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE). Maria de Lurdes Moura Esteves (Mestrado)
2011 Participação parental – papel da web social numa comunidade educativa com surdos. Susana Maria Capitão Da Silva Alves (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Monitorização com base no currículo: Um estudo quantitativo sobre a utilização de provas MAZE no contexto do nível I do Modelo de Atendimento à Diversidade Marta Silva Gonçalves Patrão (Mestrado)
2010 Avaliação das funções executivas em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades de aprendizagem especificas e as suas implicações no contexto das aulas de Estudo Acompanhado Isabel Gonçalves Ribeiro (Mestrado)
2010 Inclusão: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de jovens com deficiência intelectual Manuela Andreia Faria Gomes (Mestrado)
2010 Contributos para o estudo do perfil de competências do profissional de intervenção precoce: As perspectivas dos profissionais Susana Maria Patrício Soares Menezes Matos (Mestrado)
2010 Estudo de caso de exploração do potencial das tecnologias de informação e comunicação no processo educativo de uma aluna com ataxia Ana Teresa Lobo Pinto de Oliveira (Mestrado)
2010 Os cursos de educação formação como resposta aos problemas de aprendizagem: perspectivas dos professores Maria Helena Pires Gonçalves Pereira (Mestrado)
2010 Perspectivas dos pais dos alunos do 4º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem especificas: Um inquérito realizado na cidade de Viana do Castelo Catherine Ruivo Borlido (Mestrado)
2010 Inclusão de crianças com NEE severas na classe regular: Perspectivas de professores.” Zita Neto de Miranda (Mestrado)
2010 A interacção entre famílias e a relação família-escola: o impacto das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais Carla Silveira Maia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Resiliência dos adolescentes com necessidades educativas especiais em contexto escolar: Factores de protecção associados ao ajustamento escolar Maria Helena Gonçalves Chaínho (Mestrado)
2010 : Utilidade da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (cif) em educação Rute Sónia Fernandes Lavrador (Mestrado)
2010 Advocacia parental: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas Judite Marília Fernandes Ferreira (Mestrado)
2009 Perspectivas dos pais de alunos do 4.º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito por questionário realizado na cidade de Braga Alexandra Lobo Araújo (Mestrado)
2009 Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal: Estudo de caso único de criança com dislexia Filipa Portela Araújo (Mestrado)
2009 Sistemas de Comunicação Pictórica como Ferramenta de Desenvolvimento Cognitivo em Crianças com Espectro Autista Andreia Filipa Moreira (Mestrado)
2009 A habilitação profissional para a docência generalista e as necessidades educativas especiais : As mudanças à luz da nova legislação e do processo de Bolonha Mónica Cristina Ferreira de Freitas (Mestrado)
2009 Dificuldades de aprendizagem específicas e desordem por défice de atenção e hiperactividade : um estudo single- subject sobre monitorização da atenção Ana Sofia Pereira Rodrigues (Mestrado)
2009 Desenvolvimento e validação do teste de avaliação da caligrafia: Um estudo de no concelho de Cascais Leonor Chaveiro Duarte Ribeiro (Mestrado)
2009 O modelo de atendimento à diversidade: Da teoria à prática. Um estudo de caso único Cecília Pereira dos Santos (Mestrado)
2009 O papel do professor do ensino regular no processo de encaminhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas para os serviços de educação especial Amanda Fernandes Santos (Mestrado)
2009 Dificuldades de aprendizagem: Que resposta? Modelo de intervenção para uma escola inclusiva: Um estudo de caso único Paula Cristina Bessa Cardoso (Mestrado)
2009 Práticas centradas na família em intervenção precoce: Um estudo nacional sobre práticas profissionais Ana Paula da Silva Pereira (Doutoramento)
2009 Liga Portuguesa dos Deficientes Motores: De instituição de educação especial a centro de recursos; De centro de recursos a fundação. Estudo de caso de uma organização Ana Teresa Correia de Brito (Doutoramento)
2008 Preparar para a leitura: Identificação precoce de crianças com fracas competências de literacia emergente Anabela Correia Torres Sampaio (Mestrado)
2008 Adaptações e modificações curriculares para crianças com necessidades educativas especiais em ambientes de educação pré-escolar Maria do Céu Pereira Vilas Boas (Mestrado)
2008 Trissomia 21: Um estudo single subject sobre aprendizagem funcional da matemática Ana Rita Fernandes de Almeida Machado (Mestrado)
2007 Atitudes dos professores face À inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem no domínio cognitivo-motor Isabel Maria Caldeira Nunes (Mestrado)
2007 A inclusão de uma criança com característica do espectro do autismo no jardim de infância: Um estudo de caso Ana Maria Maciel Beleza Ferraz (Mestrado)
2007 A emergência da literacia em crianças com necessidades educativas especiais: Contributos do Plano Nacional de Leitura Ângela Maria Lages Mendes Leite (Mestrado)
2007 A intervenção precoce e os profissionais de saúde: Estudo de uma unidade de saúde no concelho de Vila do Conde Isabel Maria Pinho Gonçalves de Azevedo (Mestrado)
2007 Contributos para (a compreensão e construção de) (um)a psicopedagogia (dos processos) da comunicação não-consciente Sérgio Baptista Pereira Bento (Mestrado)
2007 O conceito de dificuldades de aprendizagem específicas: A perspectiva da escola e da família Helena Isabel Osório Moreira (Mestrado)
2007 Escola para todos ou escola com todos? (Re)pensar a inclusão no contexto da escola pública Diana Raquel Teixeira da Cunha (Mestrado)
2007 O apoio educativo como modalidade de atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo de caso único Ana Rosa Pereira da Silva Malheiro (Mestrado)
2007 A Percepção que os professores especializados em educação especial têm de dificuldades de aprendizagem Paula Maria dos Santos da Silva Maricato (Mestrado)
2006 Dificuldades de aprendizagem: Influência da formação inicial de professores na concepção e na preparação para intervir Maria do Rosário Araújo Ferreira (Mestrado)
2006 Alunos com dificuldades de aprendizagem e a transição para o mercado de trabalho: Importância - expectativas do programa 15-18 Luís José Leite Teixeira Fânzeres (Mestrado)
2006 Tecnologias de informação e comunicação no apoio a alunos do ensino básico com paralisia cerebral: Estudo múltiplo de casos Maria Beatriz Morais Gonçalves Pereira de Moura (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/07/14 - 2021/07/15 Pré-Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação,
2020/05 - 2020/05 V Encontro internacional de formação na docência Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
2019/05/03 - 2019/05/04 IV Encontro internacional de formação na docência Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
2018 - 2018 III Encontro internacional de formação na docência Bragança

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/01/23 - Atual revista EduSer Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
2016 - Atual Associate Editor/Editora Associada do Journal of International Special Needs Education Division of International Special Education and Services, Council for Exceptional Childen, EUA
2000 - 2005 Revista Inclusão Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Introduction to Intelectual disabilities (Mestrado)
2011/01 - Atual Special educational needs/Necessidades educativas especiais Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2011/01 - Atual Special needs in Basic Education/Necessidades especiais no Ensino Básico Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
1998 - Atual Specific learning disabilities/Dificuldades de Aprendizagem Específicas Especialização (Ensino básico 2º ciclo) Universidade do Minho, Portugal
2011/01 - 2018 Strategies for students with specific learning disabilities/Métodos e Técnicas Específicas para Alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2013/09 - 2013/09 Learning and behaviour problems (Master) Universidade Pedagogica, Moçambique
2012/06 - 2012/06 Special educational needs (Master) Universidade Pedagogica, Moçambique
2010/04 - 2010/04 Special educational needs (Master) Universidade Pedagogica, Moçambique
2009 - 2009 Online Teaching and Learning & Professional Development of Teachers in the Republic of Maldives Aperfeiçoamento (Curso médio) UNICEF, Portugal
2009 - 2009 Scentific edition: Publishing rules/Edição Científica: Regras e Normas de Publicação Especialização (Curso médio) Doutoramento em Estudos da Criança, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014 - 2023/12 Council for Exceptional Children Division of Learning disabilities Division of International Special Education and Services Member
2000 - 2000 Membro da Comissão de Investigação da Associação Portuguesa de Psicomotricidade
2000 - 2000 Membro da Associação Portuguesa de Psicomotricidade
1995 - 1996 Associação Portuguesa de Educação Especial e Reabilitação
1993 - 1994 Associação Portuguesa de Educação Especial e Reabilitação