???global.info.a_carregar???
Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e Elearning. Mestrado em Educação, especialidade em Informática Educacional. Licenciado no Curso de Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Variante de Matemática e Ciências da Natureza. Docente do Ensino Superior Formador de Professores Tutor Online Áreas: Formação de Professores; Avaliação (Digital); Tecnologias Educativas; Instructional Design.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Ricardo Oliveira Cândido Santos
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Santos, José
  • Oliveira, Ricardo
  • Oliveira, J. Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
8518-5D96-48AF
ORCID iD
0000-0002-1989-699X

Endereços de correio eletrónico

  • jricardol@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 919524945 (Pessoal)

Websites

  • https://www.linkedin.com/in/jricardoliveira/ (Rede social)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2013/10 - 2018/07/02
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"O contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2003/10 - 2008/06
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado integrado)
Especialização em Informática de Educação
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"A Comunidade ‘Janela do Saber’ como elo de ligação entre a Escola e a Família: Estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1997/10 - 2001/07
Concluído
Professores do 2.º c. do Ens. Básico, v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Especialização em Matemática e Ciências da Natureza
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001 - 2009 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio da Bafureira, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/10 - Atual Tutoria Online Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - Atual Avaliação digital de competências (@ssess)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Ricardo; Isolina Oliveira. "O mapa concetual como instrumento de avaliação digital: um estudo realizado no ensino superior". Trabalho apresentado em 28.º Colóquio da ADMEE-Europe - Avaliação das Aprendizagens, Lisboa, 2016.
    Publicado
  2. Santos, José. "As Ferramentas da Web: um canivete multifacetado nas malhas da Avaliação Digital Alternativa". 2015.
  3. Oliveira, Ricardo. "Objetos de Aprendizagem: a sua (des)construção rumo a um produto de qualidade". Trabalho apresentado em VI Congreso Internacional sobre Calidad y Accesibilidad de la Formación Virtual (CAFVIR 2015), Granada, 2015.
    Publicado
  4. Oliveira, Ricardo; Isolina Oliveira. "Estratégias de avaliação digital: um estudo de caso no âmbito do ensino superior". Trabalho apresentado em Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, Lisboa, 2013.
    Publicado
  5. José Rui Santos; Celestina Silva; Andréa Silva; Oliveira, Ricardo. "O tempo da escola e o tempo do homem: uma aproximação mediada pelo elearning". Trabalho apresentado em Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC – ieTIC 2012, Bragança, 2012.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Oliveira, Ricardo; Alda Pereira. "A Importância das Tecnologias Digitais na Transparência da Avaliação". Trabalho apresentado em eL@IES 2018 - Encontro de Instituições e Unidades de E-Learning do Ensino Superior, 2018.
Recurso online
  1. Alda Pereira; Lúcia Amante; Isolina Oliveira; Maria do Carmo Teixeira Pinto; Vera Monteiro; João Paz; Oliveira, Ricardo; José Rui Santos; Fernando Alexandre. Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário. 2020. https://aulaberta.uab.pt/blocks/catalog/detail.php?id=52.
Tese / Dissertação
  1. Santos, José. "O contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distância". 2018. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7467.

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2007. "A Comunidade 'Janela do Saber' como elo de ligação entre a Escola e a Família: Estudo de caso".
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/09/26 Motivação e competência docente: Um estudo de caso
Arguente
Tomás Magalhães Mota de Oliveira Barreto (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2022/09/26 Será que é possível aprender com o calendário? Um estudo com uma turma de 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Laura Ferreira dos Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2022/07/25 "Mundo Jurássico": Desenvolvimento da Literacia Estatística num grupo de crianças da Educação Pré-Escolar
Arguente
Tatiana Dias Crispim (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2021/12/21 O Jogo e as Atividades Lúdicas na Aprendizagem da Matemática: uma Experiência de Ensino na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Joana Sofia Fernandes Teixeira (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2021/12/21 O Contributo das Tecnologias para a Aprendizagem da Matemática numa Turma de 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Miguel Ângelo da Cunha Lacerda (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2021/06/15 Feedback e o Tempo de Estudo Autónomo: Um estudo de caso numa turma de 4.° ano de escolaridade
Arguente
Maria Borges Ribeiro (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2021/06/07 As Conceções de Educadores de Infância sobre a Importância do Brincar na Aprendizagem
Arguente
Vânia Filipa de Castro Drumond (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2020/12/21 A Importância da Resolução de Problemas no Desenvolvimento do Raciocínio Matemático no 1.º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Evandra Alves Varela (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020/12/21 Estratégias de Cálculo Mental - Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Maria Leonor Massena Lindo (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2019/11/18 Conceções de Encarregados de Educação e Educadores de Infância sobre a Importância de Matemática na Educação Pré-escolar
Arguente
Inês Filipa Pereira de Carvalho (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2019/11/18 A importância dos materiais manipuláveis para o desenvolvimento do sentido do número num grupo do pré-escolar
Arguente
Mónica Filipa Lopes Travassos Machado (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018/12/10 Conceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Ensino e a Aprendizagem da Matemática: Um Estudo de Caso
Arguente
Marta Filipe Vozone Dias (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018/12/10 A Integração do Jogo como Recurso Didático no Ensino e na Aprendizagem do Cálculo Mental numa Turma do 2.º ano do Ensino Básico
Arguente
Maria da Paz Coelho Cabral (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018/12/10 A importância da Comunicação Matemática na Promoção de Aprendizagens Significativas num Grupo de Crianças do Pré-Escolar
Arguente
Patrícia Raquel Figueiredo Lúcio Godoy (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/09/11 - Atual RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning (2182-4967) Laboratório de Educação a Distância e Elearning

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/10 - 2023/02 Conceção e Desenvolvimento de Programas de Formação Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2022 - 2022 Geometria Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2022 - 2022 Resolução de Problemas em Matemática Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2022 Matemática e Aplicações Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2022 Números e Cálculo I Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2022 Políticas e Problemáticas Educativas na Sociedade Contemporânea Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2021 - 2021 Jogos Matemáticos Apoio à Infância (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2021 Fundamentos de Matemática Apoio à Infância (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020 - 2020 Geometria Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2019 - 2019 Organização e Gestão Curricular II Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2019 Educação Matemática Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2019 Avaliação das Aprendizagens Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017 - 2018 Recursos e Tecnologias Educativas Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2018 2.º Ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências Naturais Agrupamento de Escolas Queluz-Belas, Portugal
2014 - 2017 Modelos de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2008 - 2015 Jogo e Aprendizagem Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2010 - 2014 Modelos de Avaliação Pedagógica Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2010 - 2013 Seminário de Práticas de Matemática e Ciências da Natureza Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2009 - 2013 1.º Ciclo do Ensino Básico (Ensino básico 1º ciclo) Agrupamento de Escolas Agualva Mira-Sintra, Portugal
2010 - 2012 Gestão de Conflitos na Escola Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2001 - 2009 Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Ensino básico 1º ciclo) Colégio da Bafureira, Portugal