???global.info.a_carregar???
CARINA LUÍSA MOREIRA COELHO. Concluiu o(a) Doutoramento em Programa Doutoral em Ciências da Educação | Doutoral Program in Educational Sciences em 2016 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Mestrado em MUNDUSFOR - Master Erasmus Mundus em Formação de Professionais da Formação / Erasmus Mundus Master Degree for Professionals in training em 2009 pelo(a) Universidad de Granada e Licenciatura em Licenciatura em Ciências da Educação / Degree in Educational Sciences em 2007 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Professor Adjunto Convidado no(a) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação e Investigador no(a) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 5 capítulo(s) de livros. Organizou 9 evento(s). Participou em 3 evento(s). Orientou 9 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s), Bolseiro de Investigação em 1 projeto(s) e Investigador em 6 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: equity & development in education; multireferenciality & mixed methods; education and social policies; children; youth & adult/teachers ed studies; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
CARINA LUÍSA MOREIRA COELHO

Nomes de citação

  • Coelho, Carina

Identificadores de autor

Ciência ID
8317-7530-DB2C
ORCID iD
0000-0003-0802-4966

Endereços de correio eletrónico

  • carinacoelho@ese.ipp.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Programa Doutoral em Ciências da Educação | Doutoral Program in Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Avaliação, Expertise e Processos de Decisão Política: O Programa ‘Avaliação Externa das Escolas’ em Portugal (2006-2011) | Evaluation, Expertise and Policy Decision Making: The External Evaluation of Schools in Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção | Approved with distinction
2009
Concluído
MUNDUSFOR - Master Erasmus Mundus em Formação de Professionais da Formação / Erasmus Mundus Master Degree for Professionals in training (Mestrado)
Universidad de Granada, Espanha
"Formação e (Des)Emprego: que Perspectivas de Desenvolvimento? Reflexões a partir da experiência dos estágios no Mundusfor / Training and employment/unemployment: which development perspectives? Reflections from traineeship experiences" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9,229 (0-10)
2007
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação / Degree in Educational Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Avaliação da Implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Penafiel / Evaluation of curricular enrichment activities' implementation in primary education in a municipality of north of Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 (0-20)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2016/02 - 2016/09 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/01 - 2016/01 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/03 - 2015/02 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012/08 - 2012/12 Investigador visitante (Investigação) Arizona State University, Estados Unidos
2007/11 - 2010/12 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/02 - 2009/07 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidad de Granada Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
2007/10 - 2008/06 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2018/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/02 - 2016/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/09 - 2015/02 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/01 - 2023/12 Stories of Transitions in Europe. Cooperation in the service of ecological transition in priority neighborhoods
2021-1-FR01-KA220-ADU-000030066
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
European Commission
Concluído
2012/01 - 2016/01 Avaliação e Políticas Públicas de Educação Básica: um estudo em escolas de São Paulo e Porto | Evaluation and Public Policies for Basic Education: a study in schools in São Paulo and Porto
ELC75VZS UP
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0167/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/11 - 2010/11 Auto-avaliação em Agrupamentos: Relação com a Qualidade e Melhoria da Educação | Auto-evaluation in Schools: Relationship with Education Quality and Improvement
PTDC/CED/72181/2006
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/09 - Atual Currículo e organizações escolares na construção de cidadanias: opções estratégicas dos agrupamentos de escola. | Curricula and School Organizations in the construction of citizenship: strategic options for school groups
inED/2022/
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Em curso
2022/02 - Atual Educação e Proteção. A articulação dos agrupamentos de escolas com as comissões de proteção de crianças e jovens. | Education and Protection. The articulation of School Groups with the Children and Young People Protection Committees
inED/2022/1
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Em curso
2020/01 - 2024/09 The educative potential of velomobility. Perspectives of bicycle users, educators and students - BiPEDAL
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Concluído
2023/11 - 2024/03 Projecto Caminhos - A transição para a vida adulta dos jovens que saem do sistema de Protecção em Portugal.
Sem referência
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Concluído
2013 - 2019 Aprender a Aprender - Estudo sobre a integração e formação de estudantes no Ensino Superior Politécnico | Learning to Learn - Study on the integration and training of students in Polytechnic Higher Education
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Diogo, Vera ; Coelho, Carina; Rodrigues, Pedro. "Ecotransition Stories: stories of an ongoing project of ecological transition in vulnerable neighbourhoods.". Trabalho apresentado em Forum inED'23, 2023.
    Publicado
  2. Coelho, Carina; Trindade, Rui. "Actividades de Enriquecimento Curricular: Riscos e potencialidades de uma Escola a Tempo Inteiro [Curricular Enrichment Activities: Risks and potential of a Full-Time School]". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Braga, 2008.
    Publicado
  3. Coelho, Carina. "Uma Viagem pelo Universo da 'Estrela-Guia': (parte de) um estudo com jovens rapazes institucionalizados [A Journey through the Universe of the 'Guide Star': (part of) a study with young institutionalized boys]". Trabalho apresentado em 2º Fórum Jovens Cientistas, Porto, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Jorge Díaz-Esterri; Carina Coelho; Verónica Sevillano-Monje; Paulo Delgado; Ángel De-Juanas. "Transition to adulthood of care leavers in Portugal and Spain". Children and Youth Services Review 176 (2025): https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2025.108397.
    10.1016/j.childyouth.2025.108397
  2. Duarte, Pedro; Coelho, Carina. ""Educação a quanto obrigas": Quando se torna o currículo um 'extra' ou um 'enriquecimento'?". Cadernos IS-UP - Edição Especial Infância, Tempo Livre e Ludicidade 6 (2024): 33-40. https://ojs.letras.up.pt/index.php/Cadernos-ISUP_1/article/view/14719.
  3. Coelho, Carina; Duarte, Pedro; Maria José Araújo. "Colaboração entre estudantes e docentes no ensino superior: a atividade do GATA na comunidade educativa da ESE P. Porto.". EstreiaDiálogos 9 1 (2024): 1-11. https://www.estreiadialogos.com/_files/ugd/eb8d33_72670601a37040f394021c77c2d5bcef.pdf.
  4. Paulo Delgado; Carina Coelho; João M. S. Carvalho; Pedro Duarte; Ana Isabel Moreira. "Educação e proteção. A articulação das escolas com as comissões de proteção de crianças e jovens [Education & protection. The articulation of schools with the committees for the protection of children and young people]". Pedagogia Social Revista Interuniversitaria (2024): http://dx.doi.org/10.7179/psri_2024.44.07.
    10.7179/psri_2024.44.07
  5. Coelho, Carina; Maria José Araújo. "O Poder das Palavras. Relato de uma experiência de Atividades de Tempo Livre e Intervenção Comunitária. [The power of words. Report of an experience of Free Time Activities and Community Intervention]". Saber & Educar 32 2 (2023): https://revista.esepf.pt/article/view/32986.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Coelho, Carina; Diogo, Vera . Autor correspondente: Diogo, Vera. "Transição Ecológica e outras transições necessárias: por novas formas de conhecer e gerir a Casa Terra. [Ecological Transition and other necessary transitions: for new ways of knowing and managing the Earth House]". Anticapitalista 67 (2023): https://redeanticapitalista.net/wp-content/uploads/2024/01/anticapi67.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Coelho, Carina; Terrasêca, Manuela; Correia, José Alberto. "Tipos de Expertise na Tomada de Decisão Política em Educação: Contribuições de uma Discussão Teórico-Concetual [Types of expertise in political decision-making in education: Contributions from a theoretical and conceptual discussion]". Education Policy Analysis Archives 3 24 (2016): 1-20. https://doi.org/10.14507/er.v0.1453.
    Publicado • 10.14507/epaa.24.2103
  8. Mwewa, Muleka; Coelho, Carina; Colares, Valda; Machude, Abudo. "MUNDUSFOR: Experiências de uma Formação Profissional [MUNDUSFOR: Experiences of Professional Training]". Diálogos & Ciência 22 8 (2010): 153-161.
    Publicado
  9. Coelho, Carina. "Recensão do livro ¿Educação e Transformação Social¿ - Mariano Fernández Enguita [Review of the book 'Education and Social Transformation' - Mariano Fernández Enguita]". Education Review s/i (2009): 1-15. https://edrev.asu.edu/index.php/ER/article/view/1453.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Coelho, Carina. "“QUANTOS-QUERES?”: Contributos da Sociologia da Educação para pensar a prática pedagógica na formação inicial de professores a partir da dinâmica lúdica.". In I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras | Ebook, 9-23. Instituto Politécnico do Porto, 2024.
  2. Coelho, Carina. "Quando a prática pedagógica incentiva a formação. Diálogos com estudantes de Educação Básica. [When pedagogical practice encourages education. Dialogues with students of the Degree in Basic Education]". In Diálogos Educativos. Contibutos para a formação inicial de professores e educadores de infância, a partir de experiências pedagógico-profissionais., 93-108. Escola Superior de Educação, 2023.
    Publicado
  3. Diogo, Vera ; Coelho, Carina. Autor correspondente: Diogo, Vera. "Viagens interiores e corporizadas: um estudo sobre as implicações de género nas representações e uso da bicicleta. [Inner and embodied journeys: a study on the implications of gender in the representations and use of bicycles]". In Musas em Ação II Espessura da [in]visibilidade: Investigação sobre personalidades, obras e ideias. U. Porto Press, 2022.
    Em revisão
  4. Coelho, Carina; Diogo, Vera . Autor correspondente: Coelho, Carina. "Velomobilidade e participação na urbe: para um desenvolvimento integrado e sustentável de indivíduos e cidades. [Velomobility and participation in the city: towards an integrated and sustainable development of individuals and cities.]". In Liberdade, Equidade e Emancipação. Atas do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 386-390. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2021.
    Publicado
  5. Coelho, Carina; Maria José Araújo. "dEfeitos especiais da avaliação [Special effects or defects of the evaluation]". In Direitos das crianças interpretados pelos adultos. A propósito dos 30 anos da Convenção dos Direitos das Crianças., 211-231. Porto, Portugal: Furar o Cerco/ Edições Afrontamento, 2020.
    Publicado
Edição de livro
  1. Coelho, Carina; Maria José Araújo; Pedro Duarte, ed. Diálogos Educativos. Contributos para a formação inicial de professores e educadores de infância, a partir de experiências pedagógico-profissionais. [Educational Dialogues. Contributions to the initial training of teachers and early childhood educators, based on pedagogical-professional experiences.]. Escola Superior de Educação. 2023.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Coelho, Carina. "Aprender a Aprender. Estudo sobre a integração e formação de estudantes no Ensino Superior Politécnico: representações e desafios. [Learn to learn. Study on the integration and education of students in Polytechnic Higher Education: representations and challenges]". Trabalho apresentado em Fórum Interno P.PORTO 2019 - “Formação e inovação pedagógica no P.PORTO”, 2019.
Relatório
  1. Costa, Alexandra Sá; Coelho, Carina; Coelho, Dalila; Costa, Francisca; Menezes, Isabel; Caramelo, João; et al.. 2017. Avaliação externa: Estratégia nacional de educação para o desenvolvimento 2010-2015 (Relatório final) [External Evaluation: National Education for Development Strategy 2010-2015 (Final report)]. https://www.instituto-camoes.pt/images/cooperacao/avalened_relatfinal.pdf.
  2. Coelho, Carina; Terrasêca, Manuela. 2008. Construção de Plataformas Territoriais para o Desenvolvimento Local. Do projecto ao território. Relatório científico do Estudo de Avaliação Externa do Projecto Plataformas Territoriais para o Desenvolvimento Local [Construction of Territorial Platforms for Local Development. From project to territory. Scientific report of the External Evaluation Study of the Project PTDL].
  3. Coelho, Carina. 2008. Análise de Indicadores Estatísticos de Países Potenciais Concorrentes da Região Norte-Qualificação, Sistema de Ensino e Formação e Mercado de Trabalho. Relatório apresentado à CCDR-N, no âmbito da preparação da Agenda para a Empregabilidade. [Analysis of Statistical Indicators of Potential Competitor Countries of the Portuguese Northern Region. Report to CCDR-N Employability Agenda].
Resumo em conferência
  1. Coelho, Carina; Terrasêca, Manuela; Sousa, Anabela. "Contributing for an innovative school assessment: the school auto-evaluation". Trabalho apresentado em 35th IAEA Annual Conference – Assessment for a Creative World, Brisbane, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Avaliação, Expertise e Processos de Decisão Política: O Programa 'Avaliação Externa das Escolas' em Portugal (2006-2011) [Evaluation, Expertise and Political Decision-Making Processes: The 'External Evaluation of Schools' Program in Portugal (2006-2011)]". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2016. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/83764.
  2. Coelho, Carina. "Formação e (Des)Emprego: que perspetivas de Desenvolvimento? Reflexões a partir das experiências de estágio [Training and (Un)Employment: what are the development prospects? Reflections from traineeship experiences]". Mestrado, Universidad de Granada, 2009.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/02/03 Para o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação: O que importa perguntar? Contributos para pensar as especificidades dos processos de autoavaliação e as condições para a sua sustentabilidade. Sessão da Microrrede de Autoavaliação de Vila Nova de Famalicão
CFAE de Vila Nova de Famalicão (Portugal)
2024/09 Velomobilities in learning processes. Making sense of cycling in a higher education institution, in a context of dominant automobility. Cycling & Society Symposium 2024 - Cycling and Learning: Skills for Ecological Transition?
Escola Superior de Educação do P. Porto
2024/04 Narratives for Ecological Transition. Internet Working Conference – Intercultural Week 2024
Escola Superior de Educação do P. Porto
2023/11/25 Orientações políticas e curriculares para a formação inicial de professores nas componentes de Artes Visuais: uma análise qualitativa dos normativos. 2º Congresso de Investigação em Educação Artística
Escola Superior de Educação de Viseu
2023/11/03 Colaboração entre estudantes e docentes no Ensino Superior: A atividade do G.A.T.A na comunidade educativa da ESE P. Porto. IV Congresso da Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa – ESTREIADIALOGOS
Instituto Politécnico do Porto
2023/10/19 'QUANTOS-QUERES?'. Contributos da Sociologia da Educação para pensar a prática pedagógica na formação inicial de professores a partir da dinâmica lúdica. I Encontro Nacional de Educação Básica:¿ Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação
2023/10 Mais Mulheres a Pedalar: um projeto corpo a corpo. 4ª edição do Seminário: Musas em Ação - Espessuras da [In]Visibilidade: Uma força que vem de dentro.
inED¿- ESE P. Porto, Casa Comum/Reitoria da UP e o¿ILCML¿da FLUP
2023/06 A intervenção socioeducativa no desenvolvimento da parceria entre as Escolas e as CPCJ Fórum inED - Inovação para a Inclusão, Transformação e Sustentabilidade na Educação
inED (Porto, Portugal)
2023/06 Como desenvolver o potencial educativo da velomobilidade na ESE-IPP? Fórum inED - Inovação para a Inclusão, Transformação e Sustentabilidade na Educação
inED (Porto, Portugal)
2023/06 Ecotransition Stories: stories of an ongoing project of ecological transition in vulnerable neighbourhoods Fórum inED - Inovação para a Inclusão, Transformação e Sustentabilidade na Educação
inED (Porto, Portugal)
2023/01/23 Autoavaliação das Escolas e análise SWOT. Sessão da Microrrede de Autoavaliação de Vila Nova de Famalicão
CFAE de Vila Nova de Famalicão
2021/06 Aprender, a pedalar. Mobilidade como se a comunidade importasse! XVII Congresso Ibérico - A Bicicleta e a Cidade
2021/05 # e-diálogos. Mediar conteúdos, construir relações pedagógicas. Fórum Interno do Instituto Politécnico do Porto - Formação e inovação pedagógica no P.PORTO: Desafios do "Novo Normal".
2021/05 Viagens interiores e corporizadas: um estudo sobre as implicações de género nas representações e uso da bicicleta. Seminário Musas em Ação II Espessura da [in]visibilidade: Investigação sobre personalidades.
inED¿- ESE P. Porto, Casa Comum/Reitoria da UP e o¿ILCML¿da FLUP.
2021/03 TOMA LÁ, DÁ CÁ. Um ensaio sobre o trabalho reprodutivo em casa, na perspetiva das crianças e dos familiares cuidadores. Trabalho Reprodutivo, Cuidados e Serviço Doméstico
2020/09 Velomobilidade e participação na urbe: para um desenvolvimento integrado e sustentável de indivíduos e cidades. XV Congresso da SPCE – Liberdade, Equidade e Emancipação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2019/09/14 A diversidade de atores do campo do trabalho social e a construção da política social. Conferência da rede ESPAnet Portugal - European Network for the Analysis of Social Policy - edição 2019
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/05 Aprender a Aprender. Estudo sobre a integração e formação de estudantes no Ensino Superior Politécnico: representações e desafios no Fórum Interno P.PORTO 2019 - Formação e inovação pedagógica no P.PORTO
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2015/12 Democratizing expertise in educational policy decision: contributions from a research on external evaluation of schools in Portugal. "By the People" Participatory democracy, civic engagement and citizenship education.
Arizona State University
2015/12 Teaching Ethics and Citizenship in higher education: reflections from a Portuguese practice. "By the People" Participatory democracy, civic engagement and citizenship education.
Arizona State University
2014/09 Political Decisions and Expertise forms – schools external evaluation case. The European Conference on Educational Research: The Past, the Future and Present of Educational Research in Europe.
2014/01 Évaluation externe des écoles au Portugal: ‘nouvelles’ et ‘vieilles’ formes d’expertise au sein des décisions politiques. 26ème colloque de l’ADMEE EUROPE Cultures et politiques de l'évaluation en éducation et en formation.
Université Hassan II Mohammedia Casablanca Maroc
2014/01 Atores da produção política da avaliação externa das escolas em Portugal. VI Encontro do CIED, I Encontro Internacional em Estudos Educacionais: Avaliação: Desafios e Riscos.
Escola Superior de Educação de Lisboa
2013/04 Avaliação das escolas em Portugal: atores e instrumentos discursivos na produção de sentidos. Seminário Avaliação Externa das Escolas: Percursos, Consensos e Divergências.
Universidade de Évora
2012/10 Political and scientific discourses evaluating schools: interaction, production of meaning, and practices. Comparative & International Education Society Western Regional Conference: Crossing Learning Borders.
Arizona State University
2012/06 Educational evaluation and policy-making: what roles for research and scientific community? XVII Conference of AMSE-AMCE-WAER - Researches on Education and Training: Issues and Challenges today
(Reims, França)
2010/11 Do Projecto ao Território: contributos de um estudo de avaliação externa para a problematização das políticas de desenvolvimento e da formação de adultos. 2º Congresso Internacional de Avaliação em Educação
Universidade do Minho
2010/06 Procesos de evaluación en el marco de la mundialización y sus efectos en la construcción de la identidad profesional docente. XVI Congreso de la Asociación Mundial de Ciencias de la Educación
(Monterrey, México)
2009/11 Évaluation d'Écoles: quel apport pour l'aAirmation de l’autonomie des écoles et de leurs. 31e Session annuelle de l’ADMEE Canada - Les Politiques et leur Impact sur les Pratiques Évaluatives
Association for the development of evaluation methodologies in education - Canada (Quebec, Canadá)
2009/11 Schools Auto-Evaluation as an Innovative Process of Change. AEA-Europe 10th Annual Conference - Innovation in Assessment to meet changing needs
Association of Educational Assessment – Europe (Valletta, Malta)
2009/09 Auto-Avaliação em Agrupamentos: Relação com a Qualidade e Melhoria em Educação. Uma experiência de acompanhamento e formação de professores. 1º Fórum de Investigação em Ciências da Educação
Unidades de Investigação em Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
2009/07 Contributing for an innovative school assessment: the school auto-evaluation. 35th IAEA Annual Conference – Assessment for a Creative World
(Brisbane, Austrália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/09 - 2025/07 A Tecelagem em Santa Maria da Feira. História(s) e património(s) de um ofício que se fez no feminino.
Orientador
Património, Artes e Turismo Cultural (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10 - 2022/12 À Espera que Chegues. Um projeto de Intervenção Social na Comunidade de Aldoar.
Orientador
Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09 - 2022/09 À descoberta de nós e do mundo. Um projeto de educação e intervenção social com crianças e jovens em acolhimento residencial.
Orientador
Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09 - 2021/12 História local e património cultural da freguesia de Boelhe: do cruzamento de fontes à (re)construção de sentidos.
Orientador
Património, Artes e Turismo Cultural (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Estudo sobre evasão do PROEJA do Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi
Orientador
Mestrado em Educação e Formação de Adultos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Modos de concretização da Educação Ambiental no currículo da Educação de Adultos no PROEJA
Orientador
Mestrado em Educação e Formação de Adultos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Reinventar Experiências do Passado - Um Projeto de Educação e Intervenção Social com mulheres beneficiárias do Rendimento Social de Inserção
Coorientador
Mestrado em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 "Vidas Passadas" - um projeto de intervenção desenvolvido com um grupo de idosos num centro de dia
Orientador
Mestrado em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Conceções e práticas da Educação Ambiental na formação do PROEJA: uma análise do curso técnico em vendas do IFFar, campus Santa Rosa - RS
Orientador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2017 Formação de Cuidadores – Um Passo para a Regulamentação da Profissão
Orientador
Mestrado em Administração de Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/12/10 - 2024/12/11 II Seminário do G.A.TA. (Grupo de Apoio ao Trabalho Académico) – Democracia e Trabalho Académico (2024/12/10)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/12/10 - 2024/12/11 II Seminário do G.A.TA. (Grupo de Apoio ao Trabalho Académico) – Democracia e Trabalho Académico (2024/12/10)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/12/05 - 2023/12/06 I Seminário do G.A.T.A. (Grupo de Apoio ao Trabalho Académico) - Os sentidos do trabalho académico. (2023/12/05 - 2023/12/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/12/05 - 2023/12/06 I Seminário do G.A.T.A. (Grupo de Apoio ao Trabalho Académico) - Os sentidos do trabalho académico. (2023/12/05 - 2023/12/06)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/10/26 - 2023/10/26 Abordagem Narrativa para a Transição Ecológica. (2023/10/26)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação (2020)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2010/11/13 - 2010/11/13 III Seminário Internacional Encantos e Desencantos da Avaliação de Escolas. (2010/11/13)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/01/23 - 2010/01/23 II Seminário Internacional Auto-Avaliação de Escolas: Perspetivas Metodológicas. (2010/01/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/09/25 - 2008/09/25 I Seminário Internacional Auto-Avaliação de Escolas: Motivos e Sentidos. (2008/08/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/06/03 - Atual 1st European Summit for Critical Thinking Education
Outro
Katholieke Universiteit Leuven - Campus Brussel, Bélgica
2019/01/21 - Atual Workshop: The 4C/ID-model as an instructional design model that fits the need for complex learning
Oficina (workshop)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019/06/04 - 2019/06/07 39th Annual International Conference on Critical Thinking
Conferência
Katholieke Universiteit Leuven - Campus Brussel, Bélgica

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/07/18 A Tecelagem em Santa Maria da Feira. História(s) e património(s) de um ofício que se fez no feminino.
Orientador
Tiago Serralva Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2025/07/14 O Palacete Visconde Pereira Machado na cidade invicta.
Presidente do júri
Elisabete Adelaide Ribeiro Filipe Samagaio (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2025/05/17 Arte e Cultura: Contributos para a Valorização do Bairro do Lagarteiro.
Arguente
Andreia Filipa da Silva Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2025/05/17 Museu do Carro Eléctrico: Um Espaço para a Comunidade.
Arguente
Bruna Filipa Dias Serra (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/07/23 Comunicação Externa e Interna: Um Estudo sobre as Implicações no Processo de Autoavaliação de Escola.
Arguente
Diogo Gonçalo Barros Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/12/20 'Nem tudo é futebol'. Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens atletas de alta competição.
Arguente principal
Sandra Catarina Martins da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/09/20 '(Re)Construir Pontes'. Um projeto de educação e intervenção social num espaço de convívio.
Arguente principal
Lídia Guedes Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/22 'À descoberta de nós e do mundo'. Um projeto de educação e intervenção social com crianças e jovens em acolhimento residencial.
Orientador
Liliana Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09/29 'À Espera que Chegues'. Um projeto de Intervenção Social na Comunidade de Aldoar.
Orientador
Cláudia Casalinho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09/29 Histórias que fazem História Projeto de Intervenção Socioeducativa num Centro de Atividades Ocupacionais.
Presidente do júri
Sara Inês Gonçalves da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12 A comunicação interna como ferramenta de gestão-um Estudo de caso no Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo.
Arguente principal
Alda Maria Monteiro Costa Lago (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12 Homem + Mulher = Paridade Cargos Técnicos nos Festivais (In)dependentes de Música em Portugal.
Arguente principal
Sophia Fontoura (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12 História local e património cultural da freguesia de Boelhe: do cruzamento de fontes à (re)construção de sentidos.
Orientador
Sara Daniela da Cruz Camilo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/11 Percursos de ParticipAÇÃO. Projeto de intervenção educativa online com pessoas adultas.
Arguente principal
Sofia Soares Ramalhão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/21 Confiar, Intervir, Transformar: Projeto de Intervenção Socioeducativa num Centro de Dia em Trás-os-Montes.
Arguente principal
Telma Carolina Catarino Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/14 Grau de adesão dos gestores às recomendações de auditoria interna – estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
Presidente do júri
Giancarlo Decio Calliari (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/07 Qualidade de Vida no Trabalho: Uma análise das Políticas e Práticas Desenvolvidas no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto através da Percepção dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação.
Arguente principal
Leandra Leoni Marchioro Ritter (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/07 Curso Técnico em Infraestrutura Escolar: Impacto na vida profissional dos alunos.
Presidente do júri
Denise Adams (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/07 As contribuições das bibliotecas dos campi para a aprendizagem dos alunos do Instituto~Feredar Farroupilha, RS, Brasila a partir das atividades realizadas pelos bibliotecários.
Presidente do júri
Kauana Rodrigues Amaral (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/07 Estresse Ocupacional em Técnico-Administrativos de uma Instituição Pública Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Presidente do júri
Sheila de Oliveira Goulart (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11/09 Motivos de evasão de discentes adultos ativos do ensino superior.
Arguente principal
Cíntia Beatriz Goi (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11 A participação das crianças/jovens nos centros de acolhimento residencial.
Arguente principal
Anabela Madanços Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11 A experiência do Diretor no atual modelo de gestão escolar.
Presidente do júri
Pedro Nuno Gomes Bastos Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07 O impacto dos eventos culturais Escritaria e S. Martinho no turismo e dinamização da cidade de Penafiel.
Arguente principal
Catarina Maria Sousa Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/14 (Con)Vivências de saberes: o método (auto)biográfico na prática pedagógica.
Arguente principal
Jane Marlize Röpke (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/14 Sentidos e (re)significados do PROEJA na trajetória dos egressos inseridos no Ensino superior.
Presidente do júri
Cleonice Iracema Graciano dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12 Grau de adesão dos gestores às recomendações de auditoria interna – estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
Presidente do júri
Giancarlo Decio Calliari (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Desafios e perspectivas da educação prisional: uma análise dos cursos do Pronatec do IFTM na Penitenciária de Uberaba Jane Lima Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 O impacto do formador no percurso formativo e profissional do formando
Arguente principal
Eduarda Vieira Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Eu acredito, e tu? Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens de um curso de Aprendizagem
Arguente principal
Sílvia Maria Martins Rodrigues Faneco (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 A avaliação na disciplina de desenho A - uma retrospetiva do estágio pedagógico
Arguente principal
Andreia Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - 2020 XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Sensos-e - Revista Multimédia de Investigação em Educação
2024 - 2024 EstreiaDiálogos
2023 - 2023 Cadernos IS-UP
2012 - 2018 Education Policy Analysis Archives (1068-2341) Education Policy Analysis Archives

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016/02 - 2016/09 Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento
Avaliador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Camões Instituto da Cooperação e da Língua
2007/10 - 2008/06 Avaliação Externa do Projeto “Plataformas Territoriais para o Desenvolvimento Local”
Avaliador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal DREN - Direcção Regional de Educação do Norte

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - Atual Dinâmicas Familiares e Redes Sociais Educação e Intervenção Social (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/02 - Atual Agentes, Serviços e Programações Educacionais Património, Artes e Turismo Cultural (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09 - Atual Educação de Adultos Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09 - Atual Sociologia da Educação Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - Atual Metodologias de Investigação em Educação Administração das Organizações Educativas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - Atual Metodologias de Investigação Socioeducativas Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2024 Família e Intervenção Socioeducativa Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/05/10 - 2023/05/10 A centralidade da relação e diálogo pedagógico no ensino superior (flash course). (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/02 - 2022/07 Análise das Realidades Socioeducativas Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10 - 2022/07 Seminário Educação e Intervenção Social (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10 - 2022/02 Minorias, Diversidade e Educação Intercultural Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10 - 2022/02 Desenvolvimento Local: Culturas e Identidades Educação e Intervenção Social (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/02 - 2020/07 Políticas Sociais e Educativas Educação Social (regime pós-laboral) (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/02 - 2018/07 Políticas Sociais e Educativas Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/02 - 2018/07 Estágio Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2018/07 Sociologia da Educação Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2017/07 Educação, Sociedade e Desenvolvimento Línguas e Culturas Estrangeiras (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2017/07 Minorias, Diversidade e Educação Intercultural Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/02 - 2016/07 Avaliação em Educação e Formação Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/02 - 2016/07 Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Unidade de Contacto com o Exterior Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/09 - 2016/02 Avaliação para a Melhoria da Formação Educação e Formação de Adultos (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/09 - 2015/02 Ética e Cidadania (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/07 - 2025 Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-ação Colaborativa - EstreiaDiálogos
2011/11 - 2012/11 European Evaluation Society
Distinções

Prémio

2010 Prémio de mérito
Fundação Eng.º António de Almeida, Portugal
2007 Bolsa de mérito
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal

Outra distinção

2015 Bolsa para apresentação de paper nos Estados Unidos da América
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal