Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sara Maria Leitão Jorge Marques de Almeida de Ibérico Nogueira
Nomes de citação
- Ibérico Nogueira, Sara
- Sara Ibérico Nogueira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 821F-AAFA-853B
- ORCID iD
- 0000-0002-3686-819X
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024 - 2024
Concluído
|
Relatórios de Qualidade – FUC, RUC (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
|
2021/02/05 - 2021/02/05
Concluído
|
Conceção de Unidades Curriculares focada nos objetivos de aprendizagem (Outros)
Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal
|
|
2021 - 2021
Concluído
|
Inovação Pedagógica no Ensino Superior: práticas, desafios e evidências) (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
|
2015/02/06 - 2020/01/24
Concluído
|
Curso de formação profissional em psicoterapia Gestalt (Diploma de especialização)
Especialização em Psicoterapia
Associação Portuguesa de Gestalt, Portugal
|
Aprovado |
2016/11/14 - 2016/11/21
Concluído
|
Introdução à PNL-Programação Neurolinguística (Outros)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
Aprovado |
2013 - 2014
Frequentou
|
Curso de formação profissional em Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (Título de especialista)
Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica, Portugal
|
|
2013 - 2014
Concluído
|
Psicologia Transpessoal (Curso médio)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
O Pensar e o Sentir: abordagem gestáltica (Curso médio)
Sociedade Luso Espanhola de Psicoterapia Gestalt, Portugal
|
|
2000/04/07
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia do Desenvolvimento
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"As Relações Recíprocas de Amizade Como Factor de Desenvolvimento Sócio-cognitivo: a Competência Social em Crianças do 4º
Ano de Escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com Distinção e Louvor |
1991/06/24
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Em torno da Teoria Social Genética. A importância das representações sociais na dinâmica interactiva, entre crianças, numa
prova operatória." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1987/07/16
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia do desenvolvimento
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
16 valores |
1978 - 1981
Concluído
|
First Certificate in English (Outros)
International House- Coimbra, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/09/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2000/04 - 2000/08 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
1991/09 - 2000/03 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
1987/09 - 1991/08 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/09 - 2009 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Gabinete de Intervenção e Orientação Psicológica e Pedagógica, Lda, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002/10 - Atual | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal |
2010/06 - 2016 | Membro da Assembleia de Representantes | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2007/05/01 - 2014/12/31 | Membro do Conselho Científico | Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal | ||
2010/09 - 2013/04 | Director de Unidade | CEPCA- Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem, Portugal |
2007/12/01 - 2008/12/31 | Membro do Conselho Pedagógico | Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal | ||
2002 - 2008 | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
CESC-Centro de Estudos da Sobredotação e da Criatividade, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Co-coordenação do Programa de Mentorado, para alunos do 1º ano do 1º Ciclo de Estudos em Psicologia da Escola de Psicologia e Ciências da Vida, ULHT. | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona, Portugal | ||
2021/09/01 - 2022/08/31 | Coordenação do 1º ano do 1º Ciclo de Estudos em Psicologia da Escola de Psicologia e Ciências da Vida, ULHT. | Universidade Lusófona, Portugal |
2000/04/08 - 2000/08/31 | Membro do Conselho Científico | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - 2024 | PROJECTO WORKART - PROGRAMA DE COMBATE À POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL: sua importância no pensamento criativo
S/d
Investigador responsável
|
Concluído
|
2019 - 2021 | The Inventors- avaliação da eficácia do programa de actividades extra-curriculares que visam estimular a criatividade.
S/d
Investigador
|
|
2014 - 2018 | Criatividade: Uma Odisseia Frontal
S/d
Investigador
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Portugal
|
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil
Em curso
|
2017 - 2017 | TTT- Two Tracks of Thought- Modelo estrutural do TCT-DP, para estudantes universitários
S/d
Investigador responsável
CEPCA- Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem, Portugal
|
CEPCA- Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem
Concluído
|
2015 - 2015 | The Style Troika Model- Modelo Estrutural da Escala de Estilos de Pensar e Criar, para adultos portugueses
S/d
Investigador responsável
CEPCA- Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem, Portugal
|
CEPCA- Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 700 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0700/2011
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | Avaliação da eficácia do Programa de Mentorado
S/R
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Em curso
|
2018 - Atual | Manual Português da Escala de Estilos de Pensar e Criar.
S/d
Investigador
|
Em curso
|
2017 - Atual | Manual Português do TCT-DP (Test for Creative Thinking-Drawing-Production).
S/R
Investigador responsável
|
Em curso
|
2012 - 2012 | Estudo normativo para a população portuguesa com a Troika- Escala de Estilos de Criar e Pensar.
S/d
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Concluído
|
2012 - 2012 | Estudo normativo para a população adulta portuguesa com o LVI (Life Values Inventory).
S/d
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
Concluído
|
2012 - 2012 | Estudo normativo para a população adulta portuguesa com o TCT-DP (Test for Creative Thinking-Drawing Production
S/d
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Concluído
|
2012 - 2012 | Estudo normativo para a população universitária portuguesa, com o TCT-DP (Test for Creative Thinking-Drawing Production)
S/d
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Concluído
|
2012 - 2012 | Estudo normativo para crianças e jovens portugueses, do ensino básico e secundário, com o TCT-DP (Test for Creative Thinking-Drawing
Production).
S/d
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Concluído
|
2012 - 2012 | Modelo estrutural do TCT-DP (Test for Creative Thinking-Drawing Production) para adultos portugueses
S/d
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Concluído
|
2012 - 2012 | Modelo estrutural do TCT-DP (Test for Creative Thinking- Drawing Production) para crianças e jovens portugueses, do ensino
básico e secundário.
S/d
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Artística / Interpretação
Coreografia |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/09/25 | Projecto Workart - Programa de Combate à Pobreza e Exclusão Social: sua importância no pensamento criativo | XIII Congressso Ibero-Americano de Psicologia/6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2021/11 | A criatividade está nos detalhes. | XXIX Congreso Internacional de Psicología y Educación – INFAD «la preocupación por el otro y la psicología positiva: tras
la pandemia reaccionar en positivo. Propuestas de intervención. infancia, adolescencia, madurez y tercera edad.”
(Zaragoza, Espanha)
|
2021/06/22 | Robotics-Based Interventions for Children’s Creativity | Creativity and Cognition
(Itália)
|
2019 | Normative Values for the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), Over the School Years in Portuguese Private Schools. | International Psychological Applications, Conferences and Trends, Zagreb, Croatia, 4-6 May 2019. |
2019 | A Structural Model Of The Test For Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP) In Adults- Revised. | International Psychological Applications, Conferences and Trends, Zagreb, Croatia, 4-6 May 2019. |
2017/06 | O estilo conta? Como vai a criatividade dos futuros gestores, músicos e arquitetos? | II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação
(São Paulo, Brasil)
|
2017/06 | Estudos de Análise Factorial Confirmatória da Escala de Estilos de Pensar e Criar | II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação
(São Paulo, Brasil)
|
2017 | Designing and programming robots to unlock creativity. | 15th ICIE conference 2017 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology Latest Development in Research & Practices, Faculty of Psychology – University of Lisbon, Portugal, July 3-5 |
2016/05 | Criatividade nas Organizações Públicas: Para quando o Sector da Saúde? | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto: Alfândega do Porto.
(Porto, Portugal)
|
2016 | Life values and creativity in future psychologists and managers: what differences? | InPACT 2016, International Psychological Applications, Conferences and Trends
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | Emotional Induction and Creative Process, How Does it Make You Feel? | 30th EFPSA Congress, Decoding Emotions from science to practice
(Vimieiro, Portugal)
|
2016 | Factorial invariance across gender in the Portuguese version for the Test for Creative Thinking-Drawing Production. | 15th ICIE conference 2017 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology Latest Development
in Research & Practices
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | Sonhando acordado: A criatividade com estilo. Estudo do sonho diurno, criatividade e estilos de criar e pensar numa amostra de estudantes de escultura. | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto: Alfândega do Porto.
(Porto, Portugal)
|
2015/04 | O efeito da indução de estados de humor com recurso à exposição continuada de imagens valenciadas, no desempenho criativo. | X Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
UAlg, Faro (Faro, Portugal)
|
2014 | 13: 3 Sensações, 10 Reflexões e 13 Desafios na Criatividade e Liderança | Mestrado em Gestão
ISG (lisboa, Portugal)
|
2014 | Entre o Céu e a Terra. Pensamento (Não)Convencional. Modelo estrutural do TCT-DP. | IX Congresso IberoAmericano de Psicologia/II Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
CCB-Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014 | TROIKA. Modelo estrutural- Escala de Estilos de Pensar e Criar. | IX Congresso IberoAmericano de Psicologia/II Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
CCB-Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Criatividade Ou criatividades? | 1º Seminário Temático Teórico-Prático: Arte e criatividade nas pessoas com perturbações do espectro do autismo
(Portugal)
|
2013 | Ser ou Não Ser...Criativo |
Casa dos Professores (Cacais, Portugal)
|
2013 | Sobredotação: desenvolvimento social e emocional | Mestrado em Psicologia das Emoções
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Comportamento, empatia, atenção. Implicações na aprendizagem. Caso clínico | Mesa redonda no VIII Congresso de Neuropediatria
CCB (lisboa, Portugal)
|
2013 | Factorial Structure of the Portuguese version of Thinking and Creating Styles Scale submetida | 9th Conference of the International Test Commission
(San Sebastian, Espanha)
|
2013 | Average Intelligent-Average Creative: When Average is not Enough… | European Congress of Psychology
(Estocolmo, Suécia)
|
2013 | Two Thresholds Theory (TTT)- a New Proposal to a Successful Affair Between Creativity and Intelligence | European Congress of Psychology
(Estocolmo, Suécia)
|
2013 | Open your Mind: Openness Does not Always Goes Hand to Hand to Creativity | European Congress of Psychology |
2013 | Self-Leadership and Creativity Strategies in Organizations: a study with Leaders and Non- Leaders | European Congress of Psychology
(Estocolmo, Suécia)
|
2012 | Sobredotação: desenvolvimento social e emocional | Mestrado em Psicologia das Emoções
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2012 | You can be sitting next to a Creative genius | International Test Conference
(Países Baixos)
|
2012 | Do you feel cautions as an ant or nonconformist as the grasshopper? | International Test Conference
(Países Baixos)
|
2012 | Thinking and Creating Styles: Psychometric Studies with Portuguese sample | International Test Conference
(Países Baixos)
|
2012 | Emoções e Criatividade | Dia das Organizações da Faculdade de Psicologia da ULHT
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | Criatividade no ensino obrigatório: estudos de validação do TCT-DP (Test for Creative Thinking - Drawing Production) na população portuguesa | 1º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | Criatividade no ensino superior: estudos de validação do TCT-DP (Test for Creative Thinking-Drawing Production) na população portuguesa | º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Sobredotação: desenvolvimento social e emocional | Mestrado em Psicologia das Emoções
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Criatividade e autoconceito em estudantes do 2º ciclo | VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, UL (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Criatividade e vinculação em estudantes universitários | VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, UL (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Creativity across cultures: an exploratory study with immigrants in Portugal | The 12th European Congress of Psychology
(Turquia)
|
2011 | Divergent and convergent thinking: An exploratory study with africans and portuguese children | The 12th European Congress of Psychology
(Turquia)
|
2011 | Values and Creativity: an exploratory study with portuguese workers | The 12th European Congress of Psychology
(Turquia)
|
2011 | Ser (criativo) ou Não ser: Eis a Questão | IV Congresso Internacional de Psicologia da Educação
ULHT (Portugal)
|
2010 | Sobredotação: desenvolvimento social e emocional | Mestrado em Psicologia das Emoções
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Investigação e Ensino | IV Encontro de Investigação Científica
(Lisboa, Portugal)
|
2010 | Caracterização dos níveis de criatividade em adultos portugueses | III Congresso Brasileiro: Psicologia, Ciência e Profissão
(São Paulo, Brasil)
|
2010 | TCT-DP (Test for Creative Thinking- Drawing Production): estudos psicométricos na população portuguesa | III Congresso Brasileiro: Psicologia, Ciência e Profissão
(São Paulo, Brasil)
|
2010 | Psychometric Studies with TCT-DP | 27th International Congress of Applied Psychology
(Melbourne, Austrália)
|
2010 | Portuguese College Students: Different Levels or Different Creativities? | 27th International Congress of Applied Psychology
(27th International Congress of Applied Psychology, Austrália)
|
2010 | Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de sujeitos surdos | I Seminário Internacional - Contributos Educativos em Contextos Educativos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009 | Miopia na Sobredotação: Afinal o que se vê | Jornadas Multidisciplinares. Para lá do que se vê
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2009 | Criatividade e Propensão para Inovar | Dia das Organizações
ULHT (lisboa, Portugal)
|
2009 | Psychometric Evaluation of Creativity: Portuguese Studies | 11th European Conference on Creativity and Innovations
(Bruxelas, Países Baixos)
|
2009 | Creativity and Innovativeness: Studies with Public and Private Portuguese Organizations | 11th European Conference Conference on Creativity and Innovations
(Bruxelas, Países Baixos)
|
2009 | Creativity and values- Studies with American Missionaires and Portuguese Samples | 11th European Congress of Psychology ECP09
(Oslo, Noruega)
|
2009 | TCT-DP (Test for Creative Thinking- Drawing Production). Specific Group Psychometric Studies: A Sample of American Missionaires in Portugal | 11th European Congress of Psychology ECP09
(Oslo, Noruega)
|
2009 | Mental Disorders: More, Less or Different Creativity | 11th European Congress of Psychology ECP09
(Oslo, Noruega)
|
2009 | La psicologia en el siglo XXI: Hacia la Multidisciplinariedad | Centro Universitário de Ixtlahuaca
( Ixtlahuaca, México)
|
2009 | TCT-DP (Test for Creative Thinking- Drawing Production). Specific Group Psychometric Studies: A sample of Clinical Portuguese Participants | 11Th European Congress of Psychology ECP09
(Oslo, Noruega)
|
2008/07 | Psychometric Characteristics of the Test For Creative Thinking – Drawing Production. A Study with Portuguese Students | Excellence in Education 2008: Future Minds
(Paris, França)
|
2008/04 | Criatividade e Propensão para Inovar. | XV Congresso Internacional INFAD. “Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida”.
(Évora, Portugal)
|
2008 | Crónica de uma morte anunciada | 13ªs Jornadas Saúde Mental do Algarve
(Carvoeiro, Portugal)
|
2008 | Criatividade e propensão para inovar em organizações portuguesas | XXIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | Criatividade e Valores de Vida em adultos trabalhadores portugueses | XXIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | Psychometric Properties of the Test for Creative Thinking – Drawing Production: Studies with the Portuguese samples | XXIX International Congress of Psychology
(Berlim, Alemanha)
|
2008 | Evaluation of Creativity: The Test for Creative Thinking – Drawing Production (CT-DP): Concept, Application in a Portuguese Study | Excellence in Education 2008: Future Minds
(Paris, França)
|
2008 | Predicting Human Creativity: an Exploratoy Study of the Portuguese Adult Sample | 2ª International Conference on Community Psychology
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Propensão para Inovar e Criatividade | XV Congresso Internacional INFAD. “Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida”.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2008 | Seis anos de enriquecimento: O balanço do programa de Lisboa | . VII Congresso da ANEIS. “Excelência: Potencial e Desempenho”
(Coimbra, Portugal)
|
2007 | Sobredotação e Criatividade: do Mito à Realidade |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2007 | (Re) Pensar la sobredotación. La necesaria excelencia en el funcionamiento? | IV Congresso LatinoAmericano de Alternativas en Psicologia (Hacia la Construccion de un mundo possible)
(Morelia, México)
|
2007 | Forma de Identificación de los alumnos con características de sobredotación | IV Congresso LatinoAmericano de Alternativas en Psicologia (Hacia la Construccion de un mundo possible)
(Morelia, México)
|
2007 | Conversando com...Sara Ibérico Nogueira | IV Congresso LatinoAmericano de Alternativas en Psicologia (Hacia la Construccion de un mundo possible)
(Morelia, México)
|
2007 | Criatividade: Uma inspiração súbita e repentina? | Jornadas Pedagógicas para Pais
(Azeitão, Portugal)
|
2007 | (Re) Pensar a sobredotação na Escola...Inclusiva? |
ULHT (lisboa, Portugal)
|
2007 | A Criatividade em Estudantes Universitários- a avaliação com o Test for Creative Thinnking – Drawing production (TCT – DP) | IX Congreso Internacional Galego- Portugues de Psicopedagoxía
Universidade A Corunha (Corunha, Espanha)
|
2007 | Níveis de criatividade dos professores do ensino secundário- a avaliação com o Test for Creative Thninking – Drawing production (TCT – DP) | IX Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía
Universidade A Corunha (Corunha, Espanha)
|
2007 | Assessing Creativity: The Test for Creative Thinking- Drawing Production (TCT-DP) The Concept, Application, Evaluation and Portuguese Studies | Xth European Congress of Psychology
(Praga, República Checa)
|
2006 | Perturbação ou Sobredotação. Olhares da psicologia Clínica | A Psicologia Clínica em Portugal. O que é e o que será?
ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2006 | Criatividade | Lançamento da Revista Lusófona de Ciências da Mente e do Comportamento
(Lisboa, Portugal)
|
2006 | Dois testes de criatividade: a avaliação da mesma criatividade? | VI Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação, perícia e meta de desenvolvimento: Aprender a excelência”
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Coimbra., Portugal)
|
2006 | Test of Creative Thinking- Drawing production (TCT-DP): Estudo preliminar na população portuguesa | XI Conferencia Internacional: Avaliação psicológica. Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006 | Dracoalados e o enriquecimento de características de sobredotação | VI Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação, perícia e meta de desenvolvimento: Aprender a excelência”
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
|
2006 | Sobredotação e criatividade: qual a avaliação mais enriquecedora? Estudo preliminar | XI Conferencia Internacional: “Avaliação psicológica. Formas e Contextos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005 | (Re) Pensar os conceitos de Sobredotação e de Criatividade. Uma reflexão necessária à Escola actual | Ciclo de Conferências no Curso de Especialização em Educação Especial da Universidade Católica da Beira Interior
Universidade Católica da Beira Interior (viseu, Portugal)
|
2005 | A criatividade emerge na adolescência? Uma abordagem preliminar | III Congresso Hispano - Português de Psicologia
Faculdade de psicologia e Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2005 | Gostam das minhas ideias? Percepções sobre o clima de criatividade | Simpósio Internacional Inteligência Humana: Investigação e Aplicações
Universidade de Évora ( Évora, Portugal)
|
2005 | A heterogeneidade dos sujeitos: Prós e Contras dos Programas de Enriquecimento multi-etários | V Congresso da ANEIS: “Processos de desenvolvimento e da Aprendizagem na Sobredotação
(Albufeira, Portugal)
|
2004 | Por que falar em sobredotação | Formação dos psicólogos clínicos e psiquiatras do CADIN
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Portugal)
|
2004 | A criatividade: suas diferentes facetas | Introdução ao Pensamento Contemporâneo: Unidade Curricular dos alunos de Arquitectura da ULHT
(Lisboa, Portugal)
|
2004 | A criatividade dos estudantes universitários: como difere com a área de conhecimento | II Congresso Hispano - Português de Psicologia
Faculdade de psicologia e Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2003 | É sobredotado…e então? |
Escola Secundária de S. João do Estoril (Cascais, Portugal)
|
2003 | Torrance: Teste a qual criatividade? Uma reflexão sobre a evolução diferencial de cada uma das criatividades | IV Congresso Anual da ANEIS: “Sobredotação: Contextos de Aprendizagem e de Desenvolvimento”
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2003 | Avanços e recuos na construção da “Pirâmide do conhecimento | IV Congresso Anual da ANEIS: “Sobredotação: Contextos de Aprendizagem e de Desenvolvimento”
ULHT ( Lisboa, Portugal)
|
2002 | (Re) Pensar a Sobredotação | Ciclo de “Conferências de Maio”, aquando da comemoração dos 60 anos do Hospital Júlio de Matos
Hospital Júlio de Matos (Lisboa, Portugal)
|
2002 | Formar psicólogos e professores ou a inibição do estudo da sobredotação. Equivalentes ou antagónicos? | III Congresso anual da ANEIS “Sobredotação: aproximação de modelos e práticas”
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
|
2001 | Sobredotação ou sobredotações? | Abertura Solene do ano lectivo de 2001-2002
(lisboa, Portugal)
|
2000 | Psicologia do Desenvolvimento | , Abertura Solene do ano lectivo de 2000-2001
ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2000 | As Teorias Implícitas da Personalidade e sua importância na formação das expectativas dos professores e alunos na situação de ensino-aprendizagem | Formação dos alunos das licenciaturas em Psicologia e em Ciências da Educação da UC
FPCE (Coimbra, Portugal)
|
2000 | Les relations réciproques d’amitié comme facteur de développement socio-cognitif | Colóquio “Constructivismes: usages et perspectives en éducation”
Universidade de Genebra (Genebra, Suiça)
|
1987 | Monografias dos Cursos da Universidade de Coimbra e suas saídas profissionais | Encontro Nacional de Psicólogos Conselheiros de Orientação Escolar e Profissional
Faculdade de psicologia e Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - Atual | Criatividade e personalidade. Eu no processo criativo
Orientador
|
Mestrado, na Especialidade em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - Atual | A bússula e os Cinco Pontos Cardeais: no caminho da criatividade?
Coorientador
|
|
2013 - Atual | Estilo e Personalidade: criatividade à parte
Orientador
|
|
2013 - Atual | Picasso e Heinstein: duas faces da mesma moeda? | |
2013 - Atual | Em banho Maria: a melhor solução para pensar e criar? Desenvolvimento cognitivo e processo criativo em crianças do 3º ano de escolaridade | |
2012 - Atual | Criatividade, Personalidade, Estilos de Pensar e Criar em estudantes universitários | |
2011 - Atual | Criatividade nas comunidades islâmica e católica em Portugal: Um estudo Exploratório | |
2011 - Atual | Criatividade, vinculação e estilos parentais em alunos do 2ª ciclo do ensino básico | |
2011 - Atual | Criatividade e autoconceito. Um estudo exploratório com crianças do 5º ano de escolaridade | |
2010 - Atual | Caracterização dos Níveis de Criatividade nos Alunos São-Tomenses e Portugueses: Estudo Exploratório | |
2018 - 2019 | Out Of Ordinary Bounds: Levels Of Creativity And Self-Evaluation Of The Creativity By Domains Of The Portuguese Catholic University'
Students.
Orientador
|
Master in Psychology in Business and Economics. |
2018 - 2019 | Does Virtuous Leadership Walk Side By Side With Creativity in Delta Cafés? Creativity and Authentic Leadership: a Study in
the Portuguese Banking Sector.
Coorientador
|
Master in Psychology in Business and Economics. |
2018 - 2019 | Creativity and Authentic Leadership: a Study in the Portuguese Banking Sector.
Orientador
|
Master in Psychology in Business and Economics. (Mestrado) |
2018 - 2019 | O Efeito do Elogio na Criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: o papel da autoeficácia.
Coorientador
|
Mestrado em Ciências em Emoções. (Mestrado) |
2014 - 2014 | Criatividade e Vinculação de Mãos Dadas? Estudo exploratório sobre a relação entre a criatividade e a vinculação numa amostra
de alunos do 3º ciclo do ensino básico
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Ligado à corrente! Qual o pólo da criatividade? Dissertação de Mestrado, na Especialidade em Psicologia, Aconselhamento e
Psicoterapias
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Relação entre a Criatividade e o Autoconceito em Contexto Escolar
Orientador
|
Mestrado, na Especialidade em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | Criar com estilo
Orientador
|
Mestrado, na Especialidade em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | Turbilhão criativo. Onde para o pensamento
Orientador
|
Mestrado, na Especialidade em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | A audácia da mente e a rebeldia de criar
Orientador
|
Mestrado, na Especialidade em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2013 | Com Estilo: A Marcha da Criatividade. Formas de Pensamento Criativo em Militares da GNR?
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Xadrez ou corda bamba?A aposta da educação
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Hansel e Gretel: no caminho da criatividade?
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Peter Pan: crescer e Aprender. Clima de criatividade em sala de aula e produção criativa de crianças do 3º ao 9º ano de escolaridade | |
2012 - 2012 | Estudo de Validade convergente: a criatividade caracterizada pelo TCT-DP e TTCT em alunos do ensino secundário. | |
2012 - 2012 | Caracterização dos níveis de criatividade dos estudantes portugueses e angolanos dos 7º e 9º anos de escolaridade | |
2012 - 2012 | Criatividade e inteligência em crianças do 4º ano de escolaridade | |
2012 - 2012 | Caracterização dos níveis de criatividade dos estudantes dos 7º e 9º anos de escolaridade | |
2012 - 2012 | Caracterização dos níveis de criatividade em crianças do 4º ano de escolaridade de diferentes etnias | |
2011 - 2011 | Criatividade e actividades extracurriculares (coro e dança) em alunos do 2º, 3º e 4º anos de escolaridade | |
2011 - 2011 | Caracterização dos níveis de criatividade nos alunos do ensino superior: estudo exploratório | |
2011 - 2011 | Criatividade e clima de criatividade em alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade | |
2011 - 2011 | Criatividade formação musical em alunos do 1º ciclo | |
2011 - 2011 | Caracterização dos níveis de Criatividade em crianças do pré-escolar e do 2º ano de escolaridade | |
2011 - 2011 | As formas criativas de pensar na terceira e quarta idades | |
2011 - 2011 | Criatividade e estilos de pensar e criar em homosexuais e heterosexuais | |
2011 - 2011 | Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de alunos surdos: Um estudo Exploratório | |
2011 - 2011 | Adesão e Gestão do regime terapêutico na diabetes mellitus: Caracterização dos níveis de criatividade e factores motivacionais | |
2011 - 2011 | Criatividade e Personalidade em adultos universitários | |
2010 - 2010 | Caracterização dos níveis de criatividade e inteligência em alunos do 3 ano de escolaridade | |
2010 - 2010 | A criatividade em Imigrantes Residentes em Portugal. Estudo Exploratório | |
2010 - 2010 | Criatividade e Autoconceito nos 5º e 6º anos de escolaridade | |
2010 - 2010 | Criatividade e estilos parentais | |
2010 - 2010 | Criatividade em idosos a frequentar universidades de terceira idade: Bem-estar e satisfação com a vida | |
2010 - 2010 | A presença da criatividade nos grupos amadores e profissionais da área musical | |
2010 - 2010 | Criatividade e Vinculação em adultos universitários | |
2010 - 2010 | Criatividade e Autoconceito em Jovens do 3º Ciclo de Escolaridade | |
2010 - 2010 | Relação entre o Autoconceito e a Criatividade nos alunos do 2º ciclo de escolaridade | |
2010 - 2010 | Avaliação da Criatividade em Estudantes de Diferentes Cursos Universitários | |
2010 - 2010 | Aptidões Sociais e Estilos Parentais em alunos dos 7º e 9º anos | |
2009 - 2009 | Competência Social e autoconceito no 4º ano de escolaridade | |
2009 - 2009 | Caracterização dos Níveis de Criatividade dos alunos do 2º ano de escolaridade | |
2009 - 2009 | Níveis de Criatividade dos alunos do 9º ano de escolaridade: TTCT/EACCAS | |
2009 - 2009 | Optimismo e Aptidões Sociais em Alunos do 3º Ciclo | |
2009 - 2009 | Dificuldade de identificação de alunos sobredotados. Uma reflexão sobre os factores impeditivos, inerentes aos professores dos 2º e 3º ciclos | |
2004 - 2008 | Orientação de grupos de Estágio nos Programas de Enriquecimento da ANEIS/ULHT, na área da sobredotação e da criatividade.
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
1996 - 1996 | Orientação de Estágios em Análise e Intervenção em Educação
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2017 | Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology (2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2016/09 - 2016/09 | Criatividade: Risco de formação de atmosfera explosiva. Workshop realizado no 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,
Porto: Alfândega do Porto. (2016)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
|
2014 - 2014 | II Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e IX Congresso IberoAmericano de Psicologia
Congresso (Outra)
|
|
2012 - 2012 | Criatividade no Contexto Educacional Brasileiro: Pesquisa e Prática,
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2012 - 2012 | Sobredotação e Talento, da ANEIS
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Centro Cultural de Belém, Portugal |
2012 - 2012 | XIX Congreso Internacional de Psicologia INFAD
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2011 - 2011 | International Conference on Eye Tracking, Visual Cognition and Emotion
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2011 - 2011 | IV Congresso Internacional de Psicologia da Educação
Congresso (Outra)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2011 - 2011 | Avaliação da Criatividade: Estudos brasileiros
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2010 - 2010 | International Conference on Eye Tracking, Visual Cognition and Emotion
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2008 - 2008 | VII Congresso Internacional da ANEIS: Excelência: Potencial e Desempenho
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2007 - 2007 | II Congresso Internacional de Psicologia da Educação
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2006 - 2006 | VI Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação, perícia e meta de desenvolvimento: Aprender a excelência
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2006 - 2006 | III Congresso Internacional na área da Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante: Nas margens da vida
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona, Portugal |
2006 - 2006 | 4ª Simpósio de Sexologia
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona, Portugal |
2005 - 2005 | Temas Candentes em Psicologia do Desenvolvimento
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2005 - 2005 | V Congresso da ANEIS: Processos de desenvolvimento e da Aprendizagem na Sobredotação
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2005 - 2005 | Encontro Nacional de Pais, no âmbito dos Programas de Enriquecimento “Pirâmide”, destinados a crianças e jovens com características
de sobredotação
Outro (Outra)
|
|
2004 - 2004 | I Congresso da Área de Psicologia da Educação e Orientação Vocacional
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2004 - 2004 | II Congresso Internacional da Área de Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante: “Estranhas Formas de Vida
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2004 - 2004 | 10 Conferências The future of the mind and behaviour sciences
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2003 - 2003 | IV Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação: Contextos de Aprendizagem e de Desenvolvimento
Congresso (Outra)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2002 - 2002 | III Congresso anual da ANEIS: Sobredotação: aproximação de modelos e práticas
Congresso (Outra)
|
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | InPACT 2019, International Psychological Applications, Conferences and Trends
Congresso
|
InPACT 2019, International Psychological Applications, Conferences and Trends |
2018 - Atual | 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology
Congresso
|
16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology |
2017 - Atual | InPACT 2016, International Psychological Applications, Conferences and Trends
Congresso
|
InPACT 2016, International Psychological Applications, Conferences and Trends |
2016/02/04 - Atual | Mesa redonda sobre PHDA e criatividade.
Encontro
|
6º Simpósio em PHDA
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Portugal
|
2016 - Atual | InPACT 2016, International Psychological Applications, Conferences and Trends
Congresso
|
InPACT 2016, International Psychological Applications, Conferences and Trends |
2016 - Atual | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Congresso
|
3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2013 - Atual | Gestalt como prática da criatividade
Congresso
|
I Congresso da Sociedade Luso-Espanhola de Psicoterapia Gestalt: Gestalt como prática da criatividade
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
1995 - Atual | Psicologia do desenvolvimento. | XXY èmes Journées d’Études de L’Association de Psychologie Scientifique de Langue Française
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/10/29 - 2031/10/29 | Homenagem à Professora Doutora Luísa Maria de Almeida Morgado.
Outro
|
Cerimónia de Homenagem a Luísa Maria de Almeida Morgado, por ocasião da sua Jubilação |
2024/10/10 - 2024/10/10 | Webinar no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, dirigido a professores.
Mesa-redonda
|
Webinar SPIC/SolverATE
Universidade Lusófona, Portugal
|
2014 - 2014 | 9th FEPTO Conference, III SPPPG Internacional Conference
Conferência
|
9th FEPTO Conference, III SPPPG Internacional Conference
Medicine Faculty of the Lisbon University, Portugal
|
2014 - 2014 | II Congresso Luso-Brasileiro sobre o pensamento de Donald W. Winnicott
Congresso
|
II Congresso Luso-Brasileiro sobre o pensamento de Donald W. Winnicott
Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica, Portugal
|
2014 - 2014 | Jornadas clínicas associadas ao II Congresso Luso-Brasileiro sobre o pensamento de Donald W. Winnicott
Outro
|
Jornadas clínicas associadas ao II Congresso Luso-Brasileiro sobre o pensamento de Donald W. Winnicott
Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica, Portugal
|
2012 - 2012 | O Pensar e o Sentir: abordagem gestáltica, por Paolo Quattrini
Oficina (workshop)
|
|
2008 - 2008 | Psicoterapia comunitária: abordagem gestáltica
Oficina (workshop)
|
|
2007 - 2007 | II Encontro da Investigação na ULHT Perspectivar o futuro
Outro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2006 - 2006 | Talent development as the transformation of gifts into talents
Oficina (workshop)
|
|
2005 - 2005 | Seminário Internacional Inteligências múltiplas, sobredotação e inteligência emocional
Seminário
|
Seminário Internacional Inteligências múltiplas, sobredotação e inteligência emocional
Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação, Espanha
|
2004 - 2004 | I Congresso de Psicologia da Educação e Orientação Vocacional
Congresso
|
|
2004 - 2004 | II Jornadas Etoprimatológicas de Lisboa O que não se sabe sobre o Homem,
Outro
|
|
2004 - 2004 | Separation Anxiety
Oficina (workshop)
|
|
2004 - 2004 | II Congresso Internacional da Área de Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante: Estranhas Formas de Vida
Congresso
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2004 - 2004 | 10 Conferências The future of the mind and behaviour sciences
Conferência
|
|
2004 - 2004 | A importância da WISC e WPPSI na identificação de crianças e jovens com características de sobredotação
Outro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2004 - 2004 | 3º Simpósio de Sexologia
Simpósio
|
|
2003 - 2003 | O papel do psicólogo na diplomacia e na paz
Conferência
|
|
2003 - 2003 | Curso Breve SPSS- Programa de Estatística para as Ciências Sociais
Outro
|
Cooperativa de Ensino Superior de Intervenção Social, Portugal
|
2003 - 2003 | III Conferência Internacional Emoções e Cérebro
Conferência
|
|
2003 - 2003 | Decision making and judjement: Contributions of the Nobel Laureat Daniel Kahnemann
Conferência
|
|
2002 - 2002 | III Congresso Anual da ANEIS Sobredotação: Aproximação de modelos e práticas
Congresso
|
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2002 - 2002 | The Schoolwide Enrichment Model
Oficina (workshop)
|
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2001 - 2001 | Curso de formação Perturbações disruptivas do comportamento e défice de atenção na infância e adolescência
Outro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2001 - 2001 | Curso de formação Perturbações do medo e ansiedade na infância e adolescência
Outro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2001 - 2001 | Curso de formação Adolescência: perspectiva psicológica e social
Outro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2001 - 2001 | II Congresso Nacional da Anéis: Sobredotação
Congresso
|
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2000 - 2000 | Constructivismes: usages et perspectives en éducation
Outro
|
Colóquio Constructivismes: usages et perspectives en éducation |
2000 - 2000 | Educação de Pais- Perspectivas e Programas
Oficina (workshop)
|
|
1996 - 1996 | Conferência Pública Piaget et Vygotsky: Racine Commune et Histoires Paralléles
Conferência
|
Conferência Pública Piaget et Vygotsky: Racine Commune et Histoires Paralléles |
1996 - 1996 | IInd Conference for Socio-Cultural Research: Vygotsky-Piage
Conferência
|
IInd Conference for Socio-Cultural Research: Vygotsky-Piage |
1994 - 1994 | Cours avancés La genèse social de la pensé- Piaget/Vygotsky
Outro
|
Cours avancés La genèse social de la pensé- Piaget/Vygotsky |
1993 - 1993 | Schèmes Pragmatiques du Raisonnement
Seminário
|
Schèmes Pragmatiques du Raisonnement |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/07 | O papel mediador do conhecimento ecológico na relação entre os valores de vida, o rendimento e a decisão ecológica
Arguente principal
|
Marta Lopes Pestana (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2022/10/24 | - Perceived organizational support and engagement: the moderating roles of well-being and mindfulness
Arguente principal
|
Carolina Serra Policarpo de Figueiredo e Sousa, (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2022/02/06 | - How to not kill creativity: a look through an innovation consultant´s culture
Arguente principal
|
Inês Salgueiro Quelhas da Cruz (Mestrado)
Universidade Católica Editora, Portugal
|
2020 | A Criatividade em Contexto Escolar: Avaliação da Criatividade, Características Individuais e Competências Sócioemocionais
em Crianças do 1º Ciclo.
Arguente principal
|
Carolina Santana Branquinho Roques Rebocho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2019/12/06 | O Efeito do Elogio na Criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: o papel da autoeficácia.
Arguente principal
|
Andreia Tibúrcia Câmara Nóbrega (Mestrado)
Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial do ISCTE, Portugal
|
2016 | O Impacto do Horário por Turnos na Eficácia da Administração Pública e os Seus Efeitos Psicossociais apresentada | (Outro) |
2016 | Criatividade nas Organizações Públicas: Para Quando o Sector da Saúde? | (Outro) |
2016 | Défice Cognitivo Ligeiro: Como Diagnosticar?
Arguente principal
|
Cláudia Patrícia Romão Grilo (Mestrado) |
2015 | Sugestionabilidade interrogativa em crianças dos 4 aos 9 anos: estudo normativo com o Bonn Test Statement of Suggestibility (BTSS) e análises de variáveis relacionadas com a sugestionabilidade | Ana Catarina Mourão Alves Ribeiro (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015 | Sugestionabilidade interrogativa em crianças dos 4 aos 9 anos: estudo normativo com o Bonn Test Statement of Suggestibility
(BTSS) e análises de variáveis relacionadas com a sugestionabilidade.
Arguente principal
|
Ana Catarina Mourão Alves Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 | Personalidade e factores psicossociais como motivação para o comportamento sexual | Jorge Gavilan (Mestrado) |
2014 | Florescimento na adolescência | Florinda Nárea Nóbrega Martins (Mestrado) |
2014 | Personalidade e factores motivacionais na utilização de redes sociais online: implicações no comportamento | Maria madalena Garcia Tomás de Castro (Mestrado) |
2014 | Indisciplina no ensino secundário | (Outro) |
2014 | A influência das motivações e do ambiente de aprendizagem no desenvolvimento da identidade em estudantes do ensino profissional | (Outro) |
2014 | Estudo da relação inversa entre adição e subtracção em crianças de 2-3 anos de idade | (Outro) |
2014 | O papel dos juízos, emoções morais e da integridade nos comportamentos de bullying e cuberbullying | (Outro) |
2014 | Estudo sobre a motivação moral em adultos emergentes e adultos, | (Outro) |
2014 | Emoções Morais, atitudes de exclusão face à deficiência | (Outro) |
2014 | A identidade e a integridade são preditores da motivação moral? | (Outro) |
2014 | Aquisição de capital humano no contexto do ensino superior | (Outro) |
2014 | Indisciplina no ensino secundário.
Arguente principal
|
Marta Sofia Silva Pereira (Mestrado) |
2013 | Valores e Criatividade em trabalhadores portugueses e os de origem PALOP em Portugal- um estudo transcultural, | Alda Luciano Arone (Mestrado) |
2013 | ISG, intitulada Os valores de vida e o conflito trabalho-família/família-trabalho: um estudo com trabalhadores | Sara Isabel dos Santos Goulão (Mestrado) |
2013 | Resiliência e Saúde Mental: História de Vida dos Sem-Abrigo | Marta Andreia Gomes Martins (Mestrado) |
2013 | Coping e Saúde Mental nos Estudantes Universitários: Os Alunos Finalistas do Grupo Luso fona | Marta Susana PericãoPardelha da Cruz (Mestrado) |
2013 | Personalidade e Expectativas de auto-eficácia no Desenvolvimento da Perturbação Pós-Stress Traumático | Joana Margarida Amaro Duarte (Mestrado) |
2013 | Saúde Mental e Qualidade de Vida nos Docentes Universitários: Sobrecarga de Trabalho ou Sobrecarga de Investimento Pessoal ? | Carla Alexandra Fernandes Carvalho (Mestrado) |
2013 | Traços de Personalidade, Violência Psicológica e regulação Emocional, Estudando as Estratégias de Manipulação e os Seus Efeitos na Sáude Mental em Estudantes Universitários | Cristina Francisco Martins Metrolho (Mestrado) |
2013 | O Impacto da Prática de Artes Marciais na Percepção de Stress, Afectividade e Autoconceito | Ana Luísa Santos do Rosário (Mestrado) |
2013 | Factores Emocionais promotores de Crescimento em Toxicodependentes | Helena Isabel Martinho dos Santos (Mestrado) |
2013 | Factores Emocionais promotores de Crescimento em Toxicodependentes | Helena Isabel Martinho dos Santos (Mestrado) |
2012 | As atitudes, temperamento e carácter dos professores face à integração de alunos com necessidades educativas especiais | por Leonor da Conceição Rato Ferreira (Mestrado) |
2012 | Quíron: A via do curador | Maria da Conceição Pinho da Cunha (Mestrado) |
2012 | Psicopatia e Agressividade em profissionais de saúde | Cláudia Cristina Monteiro Correia (Mestrado) |
2012 | A influência da religião na saúde mental e na qualidade de vida: estudo exploratório a propósito da síndrome depressiva | Sandra Cristina Venâncio de Oliveira (Mestrado) |
2012 | Coping e resiliência na doença cancerígena: o impacto na qualidade de vida | Vera Lúcia de Sousa Bretes (Mestrado) |
2012 | Relação de apoio social e da gratificação parental como autoconceito de crianças de cinco anos de idade | Mónica Godinho de Faria Teixeira (Mestrado) |
2011 | Factores Comuns e Discriminativos entre Agressores e Vítimas no Bullying | Maria de Lurdes Azevedo de Sousa Calado (Mestrado) |
2011 | Relação e vinculação, práticas educativas e ajustamento emocional na díade pais-filhos | Mónica Susana Antunes da Cruz (Mestrado) |
2011 | Práticas parentais, funcionamento familiar e comportamentos dos adolescentes | Maria Bastos Horta e Costa (Mestrado) |
2011 | Agressão entre pares (bullying) e vitimação em contexto escolar | Maria de Lourdes Rosinha Meque (Mestrado) |
2011 | Vinculação, funcionamento familiar e personalidade em indivíduos com comportamento adicto | Lígia Rita Teodoro Martinho (Mestrado) |
2011 | Vulnerabilidade ao stresse, depressão e agressividade nas forças policiais | Joaquim Augusto Leite Veiga (Mestrado) |
2011 | Vinculação, memórias de cuidados na infância, autoconceito e depressão em adolescentes | Andreia Filipa Martins Cigarro (Mestrado) |
2011 | Relação de vinculação, práticas educativas e ajustamento emocional na díade pais-filhos | por Mónica Susana Antunes da Cruz (Mestrado) |
2011 | Práticas parentais, funcionamento familiar e comportamentos de adolescentes | Maria Bastos Horta e Costa (Mestrado) |
2011 | Burnout e qualidade de vida em agentes da PSP | Cátia Sofia Gomes Domingues (Mestrado) |
2011 | Qualidade de vida, estratégias de coping e depressão em professores do ensino básico do 1º ciclo | por Célia Maria Rafael Martins (Mestrado) |
2011 | A influência das Dinâmicas de grupo nas relações interpessoais em contexto do hospital de dia psiquiátrico | Ana Isabel Esteves Caldeira (Mestrado) |
2011 | O impacto do cibersexo na qualidade de vida e na saúde mental | Nuno Miguel Simões Mendes (Mestrado) |
2011 | Vinculação, funcionamento familiar e auto-estima materna em grávidas | Fátima Liliana Pereira da Silva (Mestrado) |
2011 | Vinculação, suporte social, auto-estima materna e expectativas com o parto em grávidas | Mónica Sofia Lopes dos Santos (Mestrado) |
2011 | Relação entre personalidade, vulnerabilidade ao stress e burnout nos elementos da policia de segurança pública | Marisa da Glória Bartolomeu Costa (Mestrado) |
2011 | A arte da vida: caminhar pelo envelhecimento com resiliência e com qualidade de vida | Maria José dos Santos Valada (Mestrado) |
2011 | Criatividade e Estatutos Identitários em Alunos do Ensino Superior | Sandra Guerreiro Jacinto (Mestrado) |
2011 | Bullying e Bem_Estar Psicológico em Alunos dos 2º e 3ª Ciclos do Ensino Básico e Secundário | Ana Catarina Rocha Garganta Correia da Saúde (Mestrado) |
2010 | Atribuição de sorrisos e competências sociais em crianças | Regina Sofia Rodrigues Correia (Mestrado) |
2010 | Alexitima, Diferenças de género e felicidade subjectiva | Alexandrina Vilarinho dos Santos (Mestrado) |
2010 | Estudo da depressão, estilos de vinculação e suporte social em imigrantes brasileiros adultos | Andreia Michele Pamplona Saraiva e Silva (Mestrado) |
2010 | Vinculação, Características do sistema familiar e perturbações do comportamento alimentar | Marisa da Silva Rodrigues (Mestrado) |
2010 | Stress e estratégias de coping em estudantes universitários | Ermelinda Odete Pereira Pires (Mestrado) |
2010 | Religião/espiritualidade, saúde, estratégias de coping e satisfação com a vida | Ana Rita Esteves Borges (Mestrado) |
2010 | Vinculação e desesperança nos processos de luto | Sofia Isabel Serrazina da Cosa Simões (Mestrado) |
2010 | Perturbação da personalidade borderline | Mónica Isabel Barbosa Andrade (Mestrado) |
2010 | Reconhecimento de emoções através de expressões faciais | Vanda Rosa Rodrigues Cruz (Mestrado) |
2010 | Comportamento Alimentar e auto-estima em Jovens Adultos | Andreia Elizabete Silva (Mestrado) |
2010 | Jogos interactivos baseados em provas piagetianas: p jogo Zona trash-3 e o Desenvolvimento de Perspectivas Espaciais - estudo exploratório | Rosa Schmitz Dias (Mestrado) |
2010 | IPPA-R Pais Pares e Professores. Estudo de adaptação e validação para crianças do ensino básico | Tânia Custodia Anjos Figueiredo (Mestrado) |
2010 | Ajustamento Emocional, Suporte Social, Estratégias de Resolução de Problemas e Acontecimentos de Vida | Hélia Cristina Caetano Esteves (Mestrado) |
2010 | Ajustamento Emocional, Coping, Suporte Social e Qualidade de Vida em Familiares de Indivíduos com Doenças Crónicas | Maria do Rosário Coelho Bernardes Dias Jorge (Mestrado) |
2010 | Dismorfia Muscular ou Complexo de Adónis em Indivíduos do Sexo Masculino | Cecília Filomena da Costa Jesus (Mestrado) |
2010 | Depressão Ansiedade e Stresse. Impacto no Presentismo e Absentismo | Maria Cecília Coelho Rodrigues de Almeida (Mestrado) |
2010 | Estados Emocionais e Comportamentos Alimentares em Praticantes de Actividade Física | Estados Emocionais e Comportamentos Alimentares em Praticant (Mestrado) |
2010 | Relação entre as Práticas Parentais e o Comportamento dos Adolescentes Estudo Comparativo | Maria Helena Santos Oliveira (Mestrado) |
2010 | Relações entre o Ajustamento Emocional Materno e o Desenvolvimento Precoce | Luís Manuel Félix Marques (Mestrado) |
2010 | Comportamento Alimentar, Risco de Obesidade e Excesso de Peso, em Adolescentes da Região da Amadora | Ana Margarida Vaz Pereira Moura (Mestrado) |
2009 | Práticas Parentais e Estados Emocionais em Adolescentes | André Filipe Serrano da Silva Pereira (Mestrado) |
2009 | Infidelidade e Ciúme no Relacionamento Amoroso e Sexual | Ana Sofia Cunha Garcia (Mestrado) |
2009 | Comportamento Agressivo ao Volante | Maria João Marques Cansado (Mestrado) |
2009 | Consumo Recreativo de Substâncias em Espaços de Diversão Nocturna | Joana Garcia Teixeira Nunes (Mestrado) |
2009 | Hábitos de Consumo de Álcool e Traços de Agressividade e de Socialização em Jovens Adultos | Liliana do Rosário Passarinho (Mestrado) |
2009 | Estatutos de Identidade e Locus de Controlo: Análise Comparativa para a Escolaridade | na Margarida Pires Fretes (Mestrado) |
2009 | Estratégias de Ensino das Ciências Promotoras de Criatividade e Pensamento Crítico | Maria Dulce de Campos Chasqueira Sanches (Mestrado) |
2009 | Resiliência do Recluso no Processo de Adaptação à Prisão | Pedro Guilherme das Neves Mendes (Mestrado) |
2009 | Éticas de Cuidado e Justiça- Estudo Comparativo em Estudantes do 10º ano com diferentes Estatutos de Identidade | Ana Isabel Santos (Mestrado) |
2009 | Comportamentos e Agressão/Vitimação na escola e Práticas Parentais Educativas: Estudo Correlacional em alunos do 3º ciclo | Maria do Rosário Fernandes Costa (Mestrado) |
2009 | Comportamentos e Agressão/Vitimação na escola e Práticas Parentais Educativas: Estudo Correlacional em alunos do 2º ciclo | Joana Heloísa Oliveira Martins (Mestrado) |
2009 | Bullying Escolar: Estudo Correlacional sobre o reportório de pais e filhos | Cátia Sofia Morgadinho Viegas (Mestrado) |
2009 | Comportamentos Disruptivos e Práticas Educativas Parentais: Estudo Correlacional em alunos do ensino básico | Ana Raquel Rodrigues da Silva de Sousa (Mestrado) |
2009 | Modelo Preditor do Bullying Escolar em Função do Bem-Estar Psicológico no Ensino Básico e Secundário | Maria Eunice dos Santos Alves Simões (Mestrado) |
2009 | O Papel da identidade, das Cognições Epistémicas e das Cognições Meta-éticas na Orientação Moral | Sara Susana Ribeiro Rodrigues (Mestrado) |
2009 | intitulada Vitimação e Agressão entre Prés: Análise do Modelo preditor em função do autoconceito dos Adolescentes | Raquel Alexandra Campos Torrão (Mestrado) |
2008 | Agressão/Vitimação e Aptidões Sociais em Contexto escolar: estudo Correlacional em estudantes do Ensino Secundário | Maria Jacinta David Pinheiro (Mestrado) |
2008 | Agressão e Vitimação e as Aptidões Sociais: Estudo Correlacional em Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico | Carla Alexandra Quelhas Pereira (Mestrado) |
2008 | Bullying na Escola e Práticas Educativas Parentais: Estudo Correlacional no 3º Ciclo | Luís Filipe da Silva Cunha (Mestrado) |
2008 | A relação entre os Estilos Parentais e a Ansiedade Social em crianças e adolescentes | Patrícia Alexandra do Rosário Louro (Mestrado) |
2008 | Envelhecimento e memória autobiográfica | Carmélia Cristina Ramalho Pinto (Mestrado) |
2008 | Intervenção precoce | Sidalina Lopes da Mota (Mestrado) |
2008 | Os contornos da infidelidade: prevalência e causas | Manuel Francisco Galhanas Galhardas (Mestrado) |
2008 | Sexualidade na gravidez. Efeitos no relacionamento conjugal e na satisfação sexual | Carla Isabel Passarinho Caldeira (Mestrado) |
2008 | Auto-percepção das Competências Emocionais: Estudo com um grupo de Enfermeiros de Cuidados Diferenciados | Susana Margarida Garcia Cardoso Madeira (Mestrado) |
2008 | Júri de Monografia - Criatividade, Materialismo e Valores de Vida nas Organizações: o caso da indústria farmacêutica | (Outro) |
2008 | Júri de Monografia - Conflito Trabalho - Família e Níveis de satisfação com a Vida em Mulheres Portuguesas | (Outro) |
2008 | júri de Monografia - Valores de Vida e Materialismo em Adultos Trabalhadores Portugueses | (Outro) |
2008 | Júri de Monografia - Criatividade e Propensão para Inovar em Trabalhadores de Organizações Portuguesas Públicas e Privadas | (Outro) |
2008 | Júri de Monografia - Propensão para Inovar e Criatividade: Um Estudo em Organizações Portuguesas | (Outro) |
2008 | Júri de Monografia - Estudo Comparativo entre os Valores pessoais e Organizacionais numa Empresa Moçambicana e Portuguesa | (Outro) |
2007 | Sexualidade e Promoção da Saúde em jovens Universitários | Marta Reis (Mestrado) |
2007 | Sexualidade no Pós-Parto | Ana Margarida Rodrigues Nobre (Mestrado) |
2007 | Sexualidade na Gravidez | Gilberta Maria França Sousa (Mestrado) |
2007 | Júri de Monografia - Disrupção Escolar e autoconceito académico: estudo correlacional com adolescentes | (Outro) |
2007 | Júri de Monografia - Disrupção Escolar e aptidões sociais: modelo preditor em alunos do 7º e 9º anos | (Outro) |
2007 | Júri de Monografia - Comportamentos disruptivos: auto e hetero percepção em alunos do 7º anos | (Outro) |
2007 | Júri de Monografia - Comportamentos disruptivos e autoconceito académico: estudo correlacional com adolescentes | (Outro) |
2007 | Júri de Monografia - Comportamentos disruptivos e aptidões sociais: estudo correlacional em estudantes do 7º, 8º e 9º anos | (Outro) |
2007 | Júri de Monografia - Disrupção Escolar e aptidões sociais | (Outro) |
2006 | Intervenção Educacional na Sobredotação | Maria do Carmo de Sousa Abreu (Mestrado) |
2006 | Depressão, ansiedade e estratégias de coping em adolescentes do ensino secundário | Dina Susana da Silva Manso (Mestrado) |
2006 | Sistema de Atractividade Facial e Preferências de Parceiro | Ana Margarida Martins Cláudio (Mestrado) |
2006 | Emoções, Corpo e Peso | Ana Mafalda do Rêgo Barreto de Almeida Bruno, (Mestrado) |
2006 | Júri de Monografia - Desenvolvimento Moral: Estudo Comparativo em alunos de diferentes formações académicas | (Outro) |
2006 | Júri de Monografia - Emoções Morais: Estudo comparativo com pré-adolescentes e adolescentes | (Outro) |
2006 | Júri de Monografia - Avaliação de comportamentos anti-sociais em crianças de 6 e 9 anos: Uma perspectiva piagetiana | (Outro) |
2006 | Júri de Monografia - Desenvolvimento Moral e desenvolvimento interpessoal em alunos do 12º ano | (Outro) |
2006 | Júri de Monografia - Emoções morais: estudo comparativo em crianças 5/6 anos e 9/10 anos | (Outro) |
2006 | Júri de Monografia - Emoções morais: estudo comparativo em diferentes grupos | (Outro) |
2006 | Júri de Monografia - Emoções morais e competências cognitivas: estudo comparativo em crianças de 5 e 9 anos | (Outro) |
2006 | Júri de Monografia - Emoções morais e competências cognitivas: estudo comparativo em crianças de 4 e 8 anos | (Outro) |
2006 | Júri de Monografia - Estudo preliminar do teste Creative Thinking- Drawing Production (TCT-DP) num grupo de adultos trabalhadores estudantes | (Outro) |
2005 | Desenvolvimento Estético dos Adolescentes em Educação Visual e a Concepção Pedagógica dos Professores | Elisabete da Silva Oliveira (Doutoramento) |
2005 | Análise das estratégias de resolução de problemas de estrutura aditiva em crianças de 5/6 anos de idade | Maria da Conceição Rodrigues Ferreira (Doutoramento) |
2005 | Bela Adormecida ou Gata Borralheira | Margarida Maria Lagoa Ribeiro de Almeida (Mestrado) |
2005 | Desejo Sexual e Infertilidade | Anabela Amorim Vieira Gabirro (Mestrado) |
2005 | Júri de Monografia - Práticas Parentais e autoconceito: estudo correlacional em adolescentes entre 15 e 18 anos | (Outro) |
2005 | Júri de Monografia - Práticas Parentais, Autoconceito: estudo correlacional em adolescentes dos 13 aos 15 anos | (Outro) |
2005 | Júri de Monografia - Autoconceito e Sobredotação: Estudo comparativo em alunos do 1º e 2º ciclos | (Outro) |
2005 | Júri de Monografia - Formação e Representações sociais de Sobredotação: estudo comparativo entre professores com e sem formação específica | (Outro) |
2005 | Júri de Monografia - Autoconceito e Desenvolvimento Psicossocial em Jovens Adultos | (Outro) |
2005 | Júri de Monografia - Autoconceito e Desenvolvimento Psicossocial em Adolescentes | (Outro) |
2005 | Júri de Monografia - Atitudes Étnicas em função do desenvolvimento moral e etnia, em adolescentes entre os 14 e 16 anos | (Outro) |
2004 | Competências Sociais e Desenvolvimento Social do adolescente num bairro desfavorecido | Joana Maria de Sá Campos Amaral (Mestrado) |
2004 | Perturbações emocionais na adolescência | Magda Catarina Lindeza Crisóstomo (Mestrado) |
2004 | Atitudes Alimentares, Imagem Corporal & Cultura | Ana Zara Ibraimo (Mestrado) |
2003 | Intimidade no relacionamento conjugal | Maria do Rosário Marques Gomes (Mestrado) |
2002 | Corpo e Auto-Estima no sexo masculino - estudo numa amostra da população portuguesa | Paulo Rodrigo Duarte Farinha de Oliveira Fernandes (Mestrado) |
2002 | Júri de Monografia - Aptidões cognitivas: efeitos da aplicação de um programa de treino cognitivo a alunos do 7º ano de escolaridade | (Outro) |
2002 | Júri de Monografia - Auto-conceito académico e rendimento escolar em alunos do 6º ano de escolaridade | (Outro) |
2002 | Júri de Monografia - Disposição do Espaço Físico de sala de aula e os processos de comunicação entre professor e aluno e entre alunos | (Outro) |
2002 | Júri de Monografia -O auto-conceito e auto-estima em jovens de 5º e 6º ano com insucesso escolar. Estudo Comparativo: Amadora | (Outro) |
2002 | Júri de Monografia -Estatuto Sociométrico e Reconhecimento de Emoções em Crianças do 1º Ciclo | (Outro) |
2002 | Júri de Monografia - Autoconceito e Consumo de Drogas em Jovens do 12º ano de Escolaridade | (Outro) |
2001 | Júri da Monografia - Estudo da Percepção de Expressões Emocionais das Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico da Freguesia de Arranhó Concelho de Arruda dos Vinhos | (Outro) |
2001 | Júri da Monografia - A Interacção Entre Pares na Escola Multi-Étnica | (Outro) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - Atual | Psychology Applications and Developments | Science Press Eds Pracana & Wang. |
2018 - Atual | Psychology Applications and Developments | Science Press Eds Pracana & Wang |
2018 - Atual | Revista Estudos de Psicologia | Editora Cubo |
2017 - Atual | Revista Portuguesa de Pedagogia | |
2017 - Atual | Psychology Applications and Developments | |
2014/05/02 - Atual | Revista Educação e Psicologia | Departamento de Educação e Psicologia- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
2014 - Atual | Revista Estudos de Psicologia |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Júri no Processo de Admissão à Universidade para sujeitos com mais de 23 anos | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | |
2008 - 2012 | Júri na Comissão de Acreditação de Competências Profissionais | Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal | |
2006 - 2008 | Júri no Processo de Admissão à Universidade para sujeitos com mais de 23 anos |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09/01 - Atual | Temas de Psicologia | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023/09/01 - Atual | Processos Cognitivos IV: Criatividade e Inteligência. | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019/01 - Atual | Inteligência Emocional e Desenvolvimento pessoal. | Formação Avançada em Inteligência Emocional (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2018 - Atual | Psicologia positiva. | Pós-Graduação em Comunicação e Psicologia Positiva. (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2016 - Atual | Thematic Seminar: Creativity. | Master in Psychology in Business and Economics (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2023/09/01 - 2024/08/31 | Psicologia do Desenvolvimento I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2014 - 2023/08/31 | Inteligência e Raciocínio. | Psicologia. (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2008 - 2023/08/31 | Psicologia do Desenvolvimento. | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2018/09/01 - 2019 | Seminário de Investigação | Psicologia na Gestão e Economia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2014 - 2015 | Psicologia da Educação e Desenvolvimento Pessoal. | Psicologia. (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2007 - 2013 | Promoção da Excelência Cognitiva e Social | Mestrado em Psicologia da Educação. | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2007 - 2013 | Seminário de Investigação. | Mestrado em Psicologia da Educação. (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2011 - 2012 | Métodos de investigação em Psicologia Educacional. | Mestrado em Psicologia da Educação. | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2007 - 2012 | Psicologia da Disrupção Escolar. | Mestrado em Psicologia da Educação. (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2010 - 2010 | Programas de Enriquecimento “Pirâmide”: peça de teatro | Especialização (Curso médio) | ANEIS/ULHT, Portugal |
2009 - 2010 | Desenvolvimento Pessoal. | Mestrado em Psicologia da Educação. | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2009 - 2009 | Programas de Enriquecimento “Pirâmide”: peça de teatro | Especialização (Curso médio) | ANEIS/ULHT, Portugal |
2008 - 2008 | Programas de Enriquecimento “Pirâmide”: peça de teatro | Especialização (Curso médio) | ANEIS/ULHT, Portugal |
2005/10 - 2007/07 | Curso de Pós-Graduação | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2007 - 2007 | Programas de Enriquecimento “Pirâmide”: peça de teatro | Especialização (Curso médio) | ANEIS/ULHT, Portugal |
2007 - 2007 | Modelos de inteligência e Sobredotação: formas de sinalização. Autoconceito e auto-estima. Pós-graduação em Avaliação em Psicologia do Desenvolvimento | Especialização (Curso médio) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2006 - 2007 | Psicologia da Disrupção Escolar. | Pós-Graduação em Psicologia da Educação. (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2006 - 2007 | Promoção da Excelência Cognitiva e Social. | Pós-Graduação em Psicologia da Educação (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2000 - 2007 | Psicologia da Criatividade e Inovação. | Psicologia. (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2006 - 2006 | Formadora (curso de formação de professores) - Sobredotação: apenas uma questão de inteligência | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação Contínua de Professores de Cascais, Portugal |
2006 - 2006 | Formadora (Curso de Formação de Professores) - intitulado Sobredotação e criatividade | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2006 - 2006 | Programas de Enriquecimento “Pirâmide”: peça de teatro | Especialização (Curso médio) | ANEIS/ULHT, Portugal |
2000 - 2006 | Psicossociologia da Comunicação | Psicologia. (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2000 - 2006 | Criatividade e Dinâmica de Grupo. | Psicologia. | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2005 - 2005 | Cursos de formação - Desenvolvimento Social e Emocional: questões actuais sobre aptidões sociais, emoções, auto-estima e construção da própria identidade | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Estudos da Sobredotação e da Criatividade) do Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
2005 - 2005 | Cursos de formação - Desenvolvimento Cognitivo: questões actuais de Avaliação Psicológica | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Estudos da Sobredotação e da Criatividade) do Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
2005 - 2005 | Cursos de formação - Níveis Excelentes de desenvolvimento: definição dos contornos da sobredotação e da criatividade. Algumas questões sobre diagnóstico diferencial | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Estudos da Sobredotação e da Criatividade) do Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
2005 - 2005 | Formadora (Curso de Formação de Professores) -É sobredotado…e então | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação Contínua de Professores de Cascais, Portugal |
2005 - 2005 | Formadora (Curso de Formação para Psicólogos e Estudantes de Psicologia) - Estratégias de Comunicação entre pais e filhos, no âmbito da formação “Desenvolvimento Social e Emocional: questões actuais sobre aptidões sociais, auto-estima e construção da própria identidade” | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2005 - 2005 | Formadora(Curso de Formação para Psicólogos e Estudantes de Psicologia) compência Social, no âmbito da formação “Desenvolvimento Social e Emocional: questões actuais sobre aptidões sociais, auto-estima e construção da própria identidade” | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2005 - 2005 | Programas de Enriquecimento “Pirâmide”: peça de teatro | Especialização (Curso médio) | ANEIS/ULHT, Portugal |
2005 - 2005 | Modelos de sobredotação e criatividade- Pós-graduação em Avaliação em Psicologia do Desenvolvimento | Especialização (Curso médio) | |
2004 - 2004 | Cursos de formação - Desenvolvimento Social e Emocional: questões actuais sobre aptidões sociais, emoções, auto-estima e construção da própria identidade | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2004 - 2004 | Cursos de formação - Desenvolvimento Cognitivo: questões actuais de Avaliação Psicológica | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Estudos da Sobredotação e da Criatividade) do Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
2004 - 2004 | Cursos de formação - Níveis Excelentes de desenvolvimento: definição dos contornos da sobredotação e da criatividade. Algumas questões sobre diagnóstico diferencial | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Estudos da Sobredotação e da Criatividade) do Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
2004 - 2004 | Cursos de formação - Implicações psico-educacionais da sobredotação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Estudos da Sobredotação e da Criatividade) do Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
2004 - 2004 | Formadora(Curso de Formação de Professores) -É sobredotado…e então | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação Contínua de Professores de Cascais, Portugal |
2004 - 2004 | Formadora (Psicólogos em formação) - Promoção de Competências Sociais | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2004 - 2004 | Formadora (Acção de Formação para Psicólogos em formação) - Criatividade: necessidade e formas de avaliação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Associação Portuguesa das Psicoterapias Breves, Portugal |
2004 - 2004 | Formadora (Curso de Formação de Psicólogos, Estudantes de Psicologia e Pais de crianças e jovens com características de sobredotação) - Competência Social: Essencial às crianças e jovens com características de sobredotação? | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2004 - 2004 | Formadora(Curso de Formação de Psicólogos, Estudantes de Psicologia e Pais de crianças e jovens com características de sobredotação) - Criatividade: qualidade apenas de alguns? | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2003 - 2003 | Cursos de formação - Implicações psico-educacionais da sobredotação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Estudos da Sobredotação e da Criatividade) do Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
2003 - 2003 | Cursos de formação - Implicações psico-educacionais da sobredotação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Estudos da Sobredotação e da Criatividade) do Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
2003 - 2003 | Formadora (Curso de Formação de Psicólogos, Estudantes de Psicologia e Pais de crianças e jovens com características de sobredotação) - Crianças e Jovens com características de sobredotação: E agora? | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2003 - 2003 | Formadora (Curso de Formação de Professores) - É sobredotado…e então? | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2003 - 2003 | Formadora (Curso de Formação de Psicólogos) - É sobredotado…E Então? | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2003 - 2003 | Formadora (Curso de Formação de Psicólogos) - Para uma Pedagogia da Criatividade e da Sobredotação II | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2003 - 2003 | Formadora (Workshop para Psicólogos) - Desmistificar a sobredotação para depois intervir | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, Portugal |
2003 - 2003 | Formadora (Curso de Formação de Psicólogos, Estudantes de Psicologia e Pais de crianças e jovens com características de sobredotação) - Competência Social | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
2003 - 2003 | Formadora (Curso de Formação de Psicólogos, Estudantes de Psicologia e Pais de crianças e jovens com características de sobredotação) - Em torno dos conceitos de sobredotação e de criatividade | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
2002 - 2002 | Cursos de formação - Implicações psico-educacionais da sobredotação. Maio – Junho | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Estudos da Sobredotação e da Criatividade) do Departamento de Psicologia da ULHT, Portugal |
2002 - 2002 | Formadora (Curso de Formação de Professores) - A escola também é para os sobredotados | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2002 - 2002 | Formadora (Curso de Formação de Psicólogos) - Para Uma Pedagogia da Criatividade e da Sobredotação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
1999 - 2000 | Introdução às Ciências da Educação. | Psicologia. | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1995 - 1997 | Correntes de Pedagogia Contemporânea. | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1995 - 1997 | Orientação de Estágios em Análise e Intervenção em Educação. | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1992 - 1997 | Psicologia Educacional . | Letras | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1987 - 1997 | Introdução às Ciências da Educação. | Letras | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2009 - 2009 | SIC Mulher | Crianças sobredotadas em Portugal |
2007 - 2007 | SIC Notícias | Crianças e jovens sobredotados. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013 - Atual | Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica | |
2010 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | |
2002 - Atual | Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação | |
1990 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2015/01 - 2020 | Associação Portuguesa de Gestalt. | Sócio |
2002 - 2010 | Centro de Estudos da Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2012 | Júri na Comissão de Acreditação de Competências Profissionais | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |