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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Adelina Ferreira Castelo

Nomes de citação

  • Castelo, Adelina

Identificadores de autor

Ciência ID
821E-ABA2-80B9
Formação
Grau Classificação
2007/09 - 2012/07
Concluído
Linguística Educacional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Competência Metafonológica e Sistema Não Consonântico no Português Europeu: Descrição, Implicações e Aplicações para o Ensino do Português como Língua Materna" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2001/07 - 2004/11
Concluído
Linguística Portuguesa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"A Proeminência Secundária no Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1999/09 - 2001/07
Concluído
Ramo de Formação Educacional (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
17
1995/09 - 1999/07
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

2007 - 2011 Investigador (Investigação)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2002 - 2003 Estagiário de Investigação (Investigação)
Fundação da Universidade de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

2015/11 - 2019/08 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Macau Polytechnic Institute, Macau
2014 - 2015 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2015 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007 - 2008 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Universidade Atlântica Escola Superior de Saúde Atlântica, Portugal
2003 - 2007 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outras Carreiras

2019/09 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Colégio Mira Rio, Portugal
2012 - 2015 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Colégio Mira Rio, Portugal
2000 - 2001 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Escola Secundária Braamcamp Freire - Pontina, Portugal

Outros

2019/10 - Atual Docência de PLE
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa , Portugal
2013 - 2017 Avaliadora na equipa de Avaliação e Certificação de Manuais Escolares do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012 - 2013 Auxiliar Administrativa (subcontratada)
Accenture, Consultores de Gestão, S.A, Portugal
2001 - 2002 Auxiliar de Serviços Administrativos
Sociedade Operacional de Serviços Elétricos e Eletrónicos, Lda., Portugal
2000 - 2000 Tradutora
Letrário, Serviços de Consultoria e Revisão de Textos, Lda., Portugal
1999 - 1999 Tarefeira em projeto de investigação
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Balula, João Paulo Rodrigues; Castelo, Adelina; Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires. "A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino Básico". 2016.
  2. Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Balula, João Paulo Rodrigues. "The L1 school subject: assessment of the impact of the common core state standards on primary school textbooks of portuguese". 2015.
  3. Balula, João Paulo Rodrigues; Amante, Susana; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires de. "Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 education". 2015.
  4. Castelo, Adelina. "The Phonological Awareness between Grade 5 and College in Portuguese Students". 2014.
  5. Castelo, Adelina; Freitas, Maria João. "As implicações didáticas para o ensino secundário que derivam das competências metafonológicas em alunos do ensino superior". 2014.
Artigo em revista
  1. Castelo, Adelina; Freitas, Maria João. "Produção de vogais orais tónicas do PLE por falantes nativos de chinês mandarim". Orientes do Português 1 (2019): 47-58.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Zhou, Chao; Freitas, Maria João; Castelo, Adelina. "A aquisição das consoantes laterais do português europeu por aprendentes chineses". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 4 (2018): 295-313. http://hdl.handle.net/10451/35398.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a46
  3. Castelo, Adelina. "What does the pronunciation of plosives and fricatives by Chinese learners of Portuguese teach us?". Portuguese Language Journal 12 (2018):
    Publicado
  4. Castelo, Adelina. "Songs for pronunciation teaching: a guiding model". Journal of Innovation in Psychology, Education and Didactics 22 1 (2018): 7-22. http://www.jiped.ub.ro/wp-content/uploads/2018/04/JIPED_22_1_2018_1.pdf.
    Publicado
  5. Castelo, Adelina; Sousa, Otília. "Desempenho ortográfico em estudantes do ensino superior – a acentuação gráfica". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 7 3 (2017): 84-107. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/148.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.148
  6. Castelo, Adelina. "Ensino da componente fonético-fonológica: uma síntese e um exemplo de português para estrangeiros". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 12 (2017): 41-72. http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/3419.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Antunes, Sandra; Mendes, Amália; Gonçalves, Anabela; Janssen, Maarten; Alexandre, Nélia; Avelar, António; Castelo, Adelina; et al. "Apresentação do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1 (2016): 37-56. http://hdl.handle.net/10451/24717.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Freitas, Maria João; Afonso, Catarina; Castelo, Adelina. "Quantas sílabas tem “cháv(e)na”? Sobre o impacto dos apagamentos vocálicos na segmentação silábica de crianças no ensino pré-escolar". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, 10 (2015): 31-58. http://hdl.handle.net/10451/33832.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Castelo, Adelina. "A influência de propriedades fonológicas na segmentação: estudo-piloto com alunos do 5.º e do 10.º ano de escolaridade". Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 6-7 (2012): 177-194.
    Publicado
  10. Castelo, Adelina. "Reflexões sobre os usos do Português". Millenium 33 (2007): http://hdl.handle.net/10400.19/388.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Castelo, Adelina; Santos, Rita. "As vogais do português entre aprendentes chineses e suas implicações no desenvolvimento de um programa de português". In Português como língua estrangeira, de herança e materna: abordagens, contextos e práticas, 123-136. Portugal: Boavista Press, 2017.
    Publicado
  2. Silva, Ana Isabel; Balula, João Paulo Rodrigues; Matos, Isabel Aires; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Melão, Dulce. "Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das Metas Curriculares". In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade, 195-208. Polónia: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Sklodowskiej, 2016.
    Publicado
  3. Castelo, Adelina; Santos, Rita; Freitas, Maria João. "O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade e diversidade". In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade, 181-194. Lublin, Polónia: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie-Curie-Sklodowskiej, 2016.
    Publicado
Edição de livro
  1. Castelo, Adelina. Produção de Materiais Didácticos para o Ensino de PLE no contexto da China e Ásia-Pacífico. Macau, China: Instituto Politécnico de Macau. 2020.
    No prelo
Livro
  1. Castelo, Adelina. Fonética e fonologia para o ensino do Português como Língua Estrangeira. Macau, China: Instituto Politécnico de Macau. 2018.
    Publicado
  2. Castelo, Adelina. Exercícios Práticos de Fonética do Português Língua Estrangeira. Macau, China: Instituto Politécnico de Macau. 2018.
    Publicado
  3. Castelo, Adelina; Morelo, Bruna; Souza, José Coelho de. Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 2: Música do Brasil. Macau, China: Instituto Politécnico de Macau. 2017.
    Publicado
  4. Castelo, Adelina. Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 1: Música de Portugal. Macau, China: Instituto Politécnico de Macau. 2017.
    Publicado
  5. Freitas, Maria João; Rodrigues, Maria Celeste Matias; Costa, Teresa; Castelo, Adelina. Os sons que estão dentro das palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa, Portugal: Colibri. 2012.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mendes, Amália; Antunes, Sandra; Alexandre, Nélia; Avelar, António; Castelo, Adelina; Duarte, Inês; Freitas, Maria João; et al. "Corpus de Português Língua Estrangeira / Língua Segunda – COPLE2". Trabalho apresentado em XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2014.
Relatório
  1. Balula, João Paulo Rodrigues; Matos, Isabel Aires de; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Amante, Susana; Castelo, Adelina. 2013. As repercussões das Metas Curriculares nos manuais escolares de Português do Ensino Básico. http://hdl.handle.net/10400.19/2029.
Resumo em conferência
  1. Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo Rodrigues. "O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2017.
  2. Castelo, Adelina; Freitas, Maria João. "Phonological awareness after Portuguese secondary schooling: some results and “challenges”". 2014.
Tese / Dissertação
  1. Zhou, Chao. "Contributo para o estudo da aquisição das consoantes líquidas do português europeu por aprendentes chineses". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2017. http://hdl.handle.net/10451/29938.
  2. Presas, Rosângela Alves. "Prática de ensino supervisionada e o uso de contos de tradição oral no desenvolvimento da oralidade : um estudo de caso em contexto de 1º CEB". Mestrado, Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4097.
  3. Fumega, Diana Filipa Fernandes. "Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar". Mestrado, Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2974.
  4. Sousa, Rita Alexandra Teixeira de. "Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em Português língua não materna na educação pré-escolar : estudo de caso". Mestrado, Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2972.
  5. Castelo, Adelina, 1977-. "Competência metafonológica e sistema não consonântico no português europeu: descrição, implicações e aplicações para o ensino do português como língua materna". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2012. http://hdl.handle.net/10451/7454.
  6. Castelo, Adelina. "A Proeminência Secundária no Português Europeu". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2004.
Atividades

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/07 - 2020/08 XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Online