Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Liliana Sofia Sequeira Paulos
Nomes de citação
- Paulos, L.
- Paulos, Liliana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 821E-3485-7110
Endereços de correio eletrónico
- lspaulos@ualg.pt (Profissional)
Moradas
- Faculty of Human and Social Sciences, University of Algarve | Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve. Campus de Gambelas, Edifício 1, 8005-139 F, Faro, Faro, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Liliana_Paulos (Académico)
- orcid.org/0000-0002-9743-9719 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/09/20 - 2023/12/19
Concluído
|
Gestão pessoal de carreira de diplomados do Ensino Superior: recursos pessoais e apoios institucionais (Pós-doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
|
|
2017/10/01 - 2022/02/28
Concluído
|
Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Educational Psychology
Universidade do Minho, Portugal
"Transição para o mercado de trabalho de diplomados do Ensino Superior: identidade, agência e estrutura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2012/09/24 - 2014/12/17
Concluído
|
Educational and Training Sciences (Mestrado)
Especialização em Observation and Analysis of the Educational Relationship
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"O IMPACTO DA EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR
The Impact of Sex Education in School context" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2000/10/09 - 2006/11/24
Concluído
|
Social Political (Licenciatura)
Especialização em Protection and Social Security
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
"Educação pelos pares na prevenção do VIH/SIDA
Peer education in HIV/AIDS prevention" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
13 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/08/01 - 2030/07/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal | ||
2022/09/20 - 2023/12/19 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade do Algarve, Portugal |
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/20 - 2024/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal | ||
2021/09 - 2022/09/19 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02/01 - Atual | Director of the Post-graduation in Education and Learning of Older Adults | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2009/09/01 - 2012/09/30 | Técnica Superior de Política Social | Mundo Gobius - Comunicação e Ciência, Portugal |
Mundo Gobius - Comunicação e Ciência, Portugal | ||
2005/10/03 - 2010/09/20 | Entrevistadora | Instituto Nacional de Estatistica, Portugal |
Instituto Nacional de Estatistica, Portugal | ||
2007/01/01 - 2009/09/30 | Técnica Superior de Política Social | Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal |
Centro de Acolhimento e Orientação de Jovens, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/01/01 - 2022/02/28 | PhD student | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | ||
2017/01/01 - 2017/09/30 | Bolseira de investigação | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2015/10/15 - 2016/10/14 | Bolseira de investigação | Universidade do Algarve, Portugal |
2015/01/01 - 2015/06/30 | Prestação de serviços num projeto de investigação | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
2005/10/01 - 2006/06/30 | Estagiária | Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal |
Centro de Acolhimento e Orientação de Jovens, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/20 - 2023/12/19 | Gestão de carreira de diplomados do Ensino Superior: recursos pessoais e apoios institucionais | Career management of higher
education graduates: personal resources and institutional support
UIDB/05739/2020 CEAD BASE
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
|
Em curso
|
2018/01/01 - 2022/02/28 | Transição para o mercado de trabalho de diplomados do Ensino Superior: identidade, agência e estrutura | Transition into the
labour market of Higher Education graduates: identity, agency and structure
SFRH/BD/132068/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/10/15 - 2017/09/30 | Projeto EMPLOY: Enhancing the Employability of Non-Traditional Students in Higher Education
Projeto 2014-1- UK01-KA203-001842-TP
Bolseiro de Investigação
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/08/01 - Atual | Strengthening Partnerships between Graduates, University and Employers: Challenges in professional insertion and career management
of graduates
2023.07394.CEECIND
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2011/08/01 - 2011/12/31 | Crescer 2020, A Nova Estratégia Europa 2020
CD.OP2–A3/2011
Desenvolvimento técnico
Mundo Gobius - Comunicação e Ciência, Portugal
|
Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Concluído
|
2010/08/01 - 2010/12/31 | Habitatz, biodiversidade sem limites
CD.OP3–A4/2010-C10
Desenvolvimento técnico
Mundo Gobius - Comunicação e Ciência, Portugal
|
Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Concluído
|
2009/08/01 - 2010/02/28 | O Planeta Energia
CD.OP1 – A7/2009
Desenvolvimento técnico
|
Centro de Informação Europeia Jacques Delors |
2008/09/01 - 2009/09/30 | Livre de Riscos
ADIS/0036/08
Desenvolvimento técnico
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal
|
Ministério da Saúde
Concluído
|
2007/06/01 - 2009/07/31 | Conhecer a Sida, Decidir pela Vida
ADIS/0303/07
Desenvolvimento técnico
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal
|
Ministério da Saúde
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10/01 - 2025/09/30 | European Universities as Community Leaders of the Education for Sustainable Development
KA220-HED-C1539588
Investigador
|
Em curso
|
2017/11/01 - 2017/12/31 | Projeto Old Guys Say Yes to Community
2016-1-SI01-KA204-021604, PEP: 4104FMEUK80112
Investigador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Concluído
|
2015/01/01 - 2015/06/30 | Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools (AEENS)
PTDC/CPE- CED/116674/2010
Investigador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/27 | Co-criação de carreiras: O papel de estudantes, diplomados e membros do staff académico no desenvolvimento de carreiras no Ensino Superior | Conferência FORGES: Inovação para o Desenvolvimento nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Universidade Politécnica de Macau (Macau, Macau)
|
2024/02/03 | Apoios institucionais na transição entre a universidade e o emprego: perceções de diplomados e staff académico de duas instituições portuguesas de ensino superior | V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/11/08 | A critical analysis of Intergenerational Solidarity theories based on a qualitative study | Educating and learning across the lifespan – adult educators and older learners’ perspectives. Theory, research, practice,
and policy.
Tallin University (Tallin, Estónia)
|
2023/05/05 | Transição da Universidade para o Emprego: Estudo Piloto do Questionário TUE | XI Congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2022/09/30 | Was it worth it? Professional and personal changes of graduates who came to Higher Education as mature students. | 10th ESREA Triennial Conference
(Milão, Itália)
|
2022/07/14 | How do graduates development their professional identity in the transition to the labour market? | Adult education in times of crisis and change: perspectives on access, learning careers and identities
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2022/04/08 | Professional Identity development in the transition to the labour market: perceptions of graduates | Improve Student’s Success in Higher Education Challenging Contexts
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/03/17 | Práticas de seleção de diplomados do Ensino Superior na perspetiva de empregadores | Ciclo de Webinares – Getting Ready 2 Work – UAlg Careers Fair
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021/09/01 | Contributo de variáveis pessoais na perceção da autoeficácia de diplomados no processo de transição para o mercado de trabalho | Competências e empregabilidade: perspetivas pessoais do desenvolvimento de carreiras de estudantes do ensino superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/04/17 | Construção de um instrumento de medida sobre a transição da universidade para o emprego: estudo piloto do questionário TUE | “V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação”
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e do Laboratório
de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de
Inves (Aveiro, Portugal)
|
2021/03/18 | Construção de instrumentos de medida: inquérito por questionário e guião de entrevista. | Seminário “Jovens Investigadores”
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (Faro, Portugal)
|
2020/07/25 | Seleção de diplomados do Ensino Superior: práticas de empregadores dos setores privado, público e terceiro setor | Seminário Internacional: Estudantes do Ensino Superior
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2019/09/09 | Os estágios enquanto espaços de transição entre a universidade e o emprego: perspetivas de estudantes, diplomados e empregadores | VII Seminário Internacional do GICAD, organizado pelo Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD)
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2019/09/05 | As Instituições de Ensino Superior na promoção da empregabilidade: perceções de estudantes, graduados, empregadores e academia | XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía
A Coruña: Facultade de Ciencias de Educación, Universidade de A Coruña (A Coruña, Espanha)
|
2019/07/15 | Transição de diplomados para o mercado de trabalho: empregabilidade e competências | Sessão de trabalhos no âmbito do Dia Mundial das Competências dos Jovens
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2019/01/25 | Transição de diplomados do Ensino Superior para o mercado de trabalho: desafios e oportunidades na educação e no acesso ao emprego | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2018/06/21 | A construção do self de carreira de estudantes do Ensino Superior: uma visão global | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2018/03/07 | Competências que valorizam os empregadores. | UAlg Careers Fair
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2017/11/10 | Learning careers after retirement: The influence of academic background | 8th ELOA Conference, Creativity, voice, identity, action! - Older people learning creatively for creativity, finding a 'voice'
and taking action
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)
|
2017/09/17 | Narratives of insecurity in the labour market: Precarity and precariousness among non-traditional students in Ireland and Portugal | Experiencing Higher Education, Transitions and the Graduate Labour Market: The Non-Traditional Student Perspective
University of Seville (Sevilha, Espanha)
|
2017/09/14 | Narrativas sobre precariedade em estudantes não-tradicionais em Portugal. | V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2017/09/14 | Transições para o mercado de trabalho de estudantes não tradicionais: perspetiva de graduados, empregadores e staff académico | V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Universidade do Minho, Instituto de Educação
|
2017/07/11 | Projeto EMPLOY: melhoria da empregabilidade de estudantes e diplomados não-tradicionais do Ensino Superior. | Seminário Nacional do Projeto EMPLOY Transições para o mercado de trabalho: Tensões e Desafios
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências (Faro, Portugal)
|
2017/02/14 | Fundamentos da Educação de Adultos no Ensino Superior: o caso de estudantes maduros | Seminário "Educação, Cidadania e Inclusão Digital. Práticas e Desafios"
Delegação do Norte da Universidade Aberta e pelo CEIS 20 da Universidade de Coimbra (Reguengos de Monsaraz, Portugal)
|
2017/02/14 | Transições para o mercado de trabalho de estudantes não-tradicionais: perspectivas de estudantes/graduados maduros e empregadores | Seminário "Educação, Cidadania e Inclusão Digital. Práticas e Desafios"
Delegação do Norte da Universidade Aberta e pelo CEIS 20 da Universidade de Coimbra (Reguengos de Monsaraz, Portugal)
|
2016/09/09 | The meanings of employability: a critical reflection based on students’ perceptions, Roundtable “Building critical visions on employability in European higher education: listening to students’ voices”, | 8th Triennial Conference of the European Society for Research on the Education of Adults (ESREA): Imagining diverse futures
for adult education: questions of power and resources of creativity
National University of Ireland (Maynooth, Irlanda)
|
2016/06/23 | How to get in? Students’ constraints in joining the labour market in Portugal. | The ways of lifelong learning. Towards socially relevant quality in European Universities
University of Lower Silesia (Wroclaw, Polónia)
|
2016/05/06 | Between employment and employability: Critical reflections based on the perceptions of non-traditional students | Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
CIEO Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2015/05/08 | Estudo de caso na Região do Algarve: para a mudança da qualidade do ensino | Mesa redonda III – Resultados de Estudos de Caso, Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2015/03/13 | Estudo de caso na região do Algarve | Seminário Avaliação Externa de Escolas
CNE (Coimbra, Portugal)
|
2013/06/06 | O impacto da implementação da educação sexual em contexto escolar | III Seminário de Jovens Investigadores
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2009/07/05 | O projecto CAOJ e a importância do Voluntariado Universitário na Educação pelos Pares, Conhecer a SIDA, decidir pela vida | 4as Jornadas de Educação para a Saúde e Sexualidade, da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”
Fundação Calouste Gulbenkien (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/01 - 2025/09/30 | Educação para o Desenvolvimento Sustentável: o caso da Ilha da Culatra
Orientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
2024/02/15 - 2025/02/14 | ESD in local community: collective actions of stakeholders and universities
Coorientador
|
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023 - 2025 | Perceções de carreira de estudantes de cursos profissionais
Orientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023 - 2025 | Abandono de estudantes não-tradicionais no Ensino Superior: um estudo de caso numa Universidade Portuguesa
Orientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2022 - 2024 | Animação sociocultural com cidadãos mais velhos: relatório de estágio
Orientador
|
Educational Sciences (Mestrado) |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03/01 - 2024/10/26 | Organising Committee of the ESREA Active Democratic Citizenship and Adult Learning (ADCAL) Research Network Conference: “Thinking
against the grain: Critical Pedagogy, Popular Education and Revolution”, organised by the CEAD-UAlg (Faro, Portugal), from
24th to 26th october 2024 (2024/10/24 - 2024/10/26)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal |
2021/11/08 - 2022/07/20 | International Conference on Gender and adult education in the era of social and cultural changes: (new) risks and challenges.
(2022/07/18 - 2022/07/20)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal |
2021/11/14 - 2022/07/16 | International Conference on Adult education in times of crisis and change: perspetives on access, learning careers and identities.
(2022/07/14 - 2022/07/16)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal |
2021/12/08 - 2022/04/08 | Congresso de Ciências da Educação: Poder local e associativismo (2022/04/08 - 2022/04/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2019/07/09 - 2019/09/09 | VII Seminário Internacional do Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (2019/09/09 - 2019/09/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018/01/01 - 2018/10/13 | 9th Conference of the ESREA Research Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA): Older adults’ well-being: the
contributions of education and learning (2018/10/11 - 2018/10/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2018/04/28 - 2018/06/29 | VI Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho (2018/06/28 - 2018/06/29)
Seminário
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2017/05/11 - 2017/07/11 | Seminário Nacional do projeto europeu EMPLOY (2017/07/11 - 2017/07/11)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2017/01/03 - 2017/01/27 | Workshop Nacional do projeto europeu EMPLOY (2017/01/27 - 2017/01/27)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2009/03/07 - 2009/05/07 | Participação na organização das 4as Jornadas Nacionais sobre a Educação para a Saúde e para a Sexualidade, organizadas pela
Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” e a Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (2009/05/07 - 2009/07/07)
Encontro (Coorganizador)
|
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/04/15 - 2022/04/16 | Curso breve de Metodologia da Investigação Científica
Outro
|
Curso breve de Metodologia da Investigação Científica
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
|
2019/10/01 - 2019/10/01 | Participação no Workshop “Carreira 4.0 – O futuro começa agora”, dinamizado pelo Instituto de Formação e Desenvolvimento de
Faro, no âmbito do Mês da Empregabilidade promovido pelo GASP – Gabinete Alumni e Saídas Profissionais da UAlg
Oficina (workshop)
|
Carreira 4.0 – O futuro começa agora
Universidade do Algarve, Portugal
|
2019/03/12 - 2019/03/12 | Participação na Mesa Redonda: “Empregabilidade no Ensino Superior – Transições para o mercado de trabalho” com a participação
de Luísa Salazar d’Eça (Diretora de RH da Aviludo), Patrícia Seromenho (Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira),
Tiago Ramos (Coordenador de RH da ACASO), Vanessa Nascimento (Coordenadora de Recrutamento e RH da Tubine Kreuzberg), Ana
Rita Tomé (Centro Qualifica/ Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes) e Luana Muchacho (estudante do 3º ano da Faculdade
de Ciências Humanas e Sociais)
Conferência
|
Mesa Redonda: “Empregabilidade no Ensino Superior – Transições para o mercado de trabalho
Universidade do Algarve, Portugal
|
2019/03/11 - 2019/03/11 | Participação na Conferência: “Adaptabilidade de Carreira”, proferida pelos investigadores Sérgio Vieira e Vitor Gamboa
Conferência
|
Adaptabilidade de Carreira
Universidade do Algarve, Portugal
|
2019/03/11 - 2019/03/11 | Participação na ESEC Talks Careers / Employability: “Soft Skills e metedologias de trabalho. Novas tendências”, proferida
pela Coordenadora de Recrutamento e RH Vanessa Nascimento (Turbine Kreuzberg); “Cutting through the noise – comunicar num
mundo instantâneo”, proferida pela Designer de Comunicação Rita Sampaio
Conferência
|
ESEC Talks Careers / Employability: “Soft Skills e metedologias de trabalho. Novas tendências”
Universidade do Algarve, Portugal
|
2018/05/23 - 2018/05/23 | Participação na conferência “Transição para uma vida profissional incerta: apoios e desafios ao desenvolvimento da carreira”,
proferida pela investigadora e docente Maria do Céu Taveira (5º Encontro de Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul)
Conferência
|
Transição para uma vida profissional incerta: apoios e desafios ao desenvolvimento da carreira
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2009/05/27 - 2009/05/27 | Apresentação do Projeto Livre de Riscos, apresentação pública dos projetos que promovem Estilos de Vida Saudáveis no Sistema
Prisional
Encontro
|
Apresentação pública dos projetos que promovem Estilos de Vida Saudáveis no Sistema Prisional
Direcção-Geral da Saúde, Portugal
|
2008/12/04 - 2008/12/04 | Comunicação "A Escola e a Educação pelos Pares", no evento Formação Técnico-Científica para Voluntários de Intervenção no
Projecto Nacional de Educação pelos Pares, Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”
Oficina (workshop)
|
Formação Técnico-Científica para Voluntários de Intervenção no Projecto Nacional de Educação pelos Pares,
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal
|
2007/02/09 - 2007/02/09 | Comunicação "Teatro Universitário de Intervenção", no evento de Formação Técnico-Científica para Voluntários de Intervenção
no Projecto Nacional de Educação pelos Pares, Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”
Encontro
|
Formação Técnico-Científica para Voluntários de Intervenção no Projecto Nacional de Educação pelos Pares
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/23 | Animação sociocultural com cidadãos mais velhos: relatório de estágio
Orientador
|
Claudia Rivero (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023 | Diagnóstico e plano de formação: Estudo de caso numa empresa de restauração no Algarve
Arguente principal
|
Ana Maria Godinho (Mestrado) |
2023 | Intervenção na Casa de Acolhimento A Gaivota
Arguente principal
|
Daniela de Freitas Calhias (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023 | Livro da vida: o percurso de vida dos adultos mais velhos do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira
Arguente principal
|
Alexandra Filipa Ferreira Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023 | “(Re)Pensar a Educação e Formação de Adultos em diferentes contextos: um caminho de aprendizagem de todos e para todos
Arguente principal
|
Ana Beatriz dos Santos Figueiredo (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/02/03 - 2023/02/04 | VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/11/27 - 2022/11/30 | SAGE OPEN |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022/12/01 - Atual | External evaluation of the project “Viver Com Paixão” of the Delegação Faro/Loulé - Cruz Vermelha Portuguesa aimed to provide
support to people with advanced or incurable diseases and their families, while also initiating an organised community network
to create more inclusive and cohesive cities (Compassive cities).
Avaliador
|
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal | Fundação "La Caixa" |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02/01 - 2024/07/31 | Community Intervention and Sociocultural Animation | Educational Sciences and training (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2024/02/01 - 2024/07/31 | ENTREPRENEURSHIP IN EDUCATION | Educational Sciences and Training | Universidade do Algarve, Portugal |
2023/09/18 - 2024/01/31 | Training, Employment and Professionalism | Educational Sciences and Training (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2021/10/16 - 2023/04/17 | Professional Insertion and Labour Market | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2022 - 2023 | Training, Transitions and Professionalism | Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2022/02/28 - 2022/09/19 | Social and Educational Policies | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2024/01/31 | UALGzine, published annually, from Universidade do Algarve, dedicated the 16th edition to the Science conducted at UAlg, featuring centers, hubs, and management units, as well as emblematic projects and young researchers. I was interviewed as young researcher about my post-doctoral project. | UALGzine |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/03/01 - Atual | Coordinator of the Scientific Dissemination Program of CEAD, a cycle of talks to share and discuss scientific results in community
public spaces : co-organisation of 17 talks - 2 as speaker. The topics were wide-ranging, covering racism, ageism, mental
health and ageing, graduate recruitment processes, identities, disabilities, reflecting and clarifying concepts, discussing
and demystifying stereotypes, prejudices, and myths.
Coordenador
|
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/02/01 - 2024/02/16 | Evaluator of 5 applications for the "Educational Research in Europe: decolonise, democratise and develop. Legacies and futurities" summer school in Porto. | |
2022/11/01 - 2022/11/14 | Evaluation of funding applications (FP22_2B - La Caixa Foundation) | Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal |
2022/05/30 - 2022/06/11 | Evaluation of funding applications (FP22_1B - La Caixa Foundation) | Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal |
2021/06/01 - 2021/06/30 | Membro de júri para avaliação de candidaturas apresentadas a uma bolsa de investigação para licenciado no âmbito do projeto ¿Percursos de graduados não tradicionais: Desigualdades na transição para o mercado de trabalho ¿ TRANSSUC¿ (UIDB/05739/2020 CEAD BASE; edital 043/2021 | Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2034 | Education Sciences | |
2024 - 2024 | International Journal of Qualitative Studies in Health & Well-being | |
2024 - 2024 | Journal of Aging & Social Policy | |
2023 - 2024 | Behavioral Sciences | |
2022 - 2024 | Sustainability | |
2023 - 2023 | Societies | |
2023 - 2023 | European Journal for Research on the Education and Learning of Adults |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2024/07/01 - 2024/07/05 | Tutor at the EERA Summer School 2024 | Eight international students |
Distinções
Prémio
2023 | UAlg Teaching and Learning Award - Teacher of the Year distinguished by Students.
Universidade do Algarve, Portugal
|
2018 | Bolsa de Estudo por Mérito (2425 euros), no ano letivo 2013/2014 |
2015 | BPI Award, graduated with distinction. Best Master's Student at the University of Algarve, 2013/2014 (€3,000). |
Outra distinção
2011 | Ação de excelência, no âmbito da campanha de comunicação CD.OP3–A4/2010-C10
European Commission, Bélgica
|
2010 | Uma das três melhores práticas de comunicação da União Europeia, no âmbito da campanha de comunicação CD.OP1 – A7/2009
European Commission, Bélgica
|