???global.info.a_carregar???
Liliana Paulos completed a PhD in Educational Sciences in 2022 (Universidade do Minho), MSc in Educational and Training Sciences in 2014 (Universidade do Algarve) and BSc in Social Politics in 2006 (Universidade de Lisboa). She concluded her post-doctoral project in 2023 (Universidade do Algarve). Currently, she is a researcher in Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) and Invited Assistant Professor (with full responsibilities) in the BSc in Educational and Training Sciences and in the MSc in Educational Sciences at Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve. She is Director of the Postgraduate Program in Education and Learning for Older Adults and the Vice-Director of the Postgraduate Program in Preparation for Retirement since 2023 and 2024, respectively (Universidade do Algarve). She has published 10 articles in peer reviewed journals (7 of which as first author and 3 as senior author); has 1 book as co-editor and 9 sections of books (3 as first author) and 1 book; has 7 manuals of scientific dissemination (4 of which as first author); organized 9 events (2 of which as coordinator of organising committee) and participated in 36 scientific or educational events with an oral communication/ poster (27 as the first speaker). She participates and/or participated as Researcher in 6 national and internacional scientific projects (2 as principal researcher - PhD and Postdoctoral projects). She received 5 awards/ distinctions. Since 03/2022, she is a coordinator of the Scientific Dissemination Program to the community of CEAD - Universidade do Algarve. Since 11/2022 she is an external evaluator of the project Viver Com Paixão of the Delegação Faro/Loulé - Cruz Vermelha Portuguesa. She works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences, Educational Psychology and Adult Education. In her professional activities she interacted with 29 collaborator(s) co-authorship of scientific papers, section(s) of books, books and manuals. In her curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific output are: Higher Education, university-to-work transition, employability, competencies, identity, self-efficacy, non-traditional students/graduates, career development.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Liliana Sofia Sequeira Paulos

Nomes de citação

  • Paulos, L.
  • Paulos, Liliana

Identificadores de autor

Ciência ID
821E-3485-7110

Endereços de correio eletrónico

  • lspaulos@ualg.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculty of Human and Social Sciences, University of Algarve | Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve. Campus de Gambelas, Edifício 1, 8005-139 F, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2022/09/20 - 2023/12/19
Concluído
Gestão pessoal de carreira de diplomados do Ensino Superior: recursos pessoais e apoios institucionais (Pós-doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2017/10/01 - 2022/02/28
Concluído
Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Educational Psychology
Universidade do Minho, Portugal
"Transição para o mercado de trabalho de diplomados do Ensino Superior: identidade, agência e estrutura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2012/09/24 - 2014/12/17
Concluído
Educational and Training Sciences (Mestrado)
Especialização em Observation and Analysis of the Educational Relationship
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"O IMPACTO DA EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR The Impact of Sex Education in School context" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2000/10/09 - 2006/11/24
Concluído
Social Political (Licenciatura)
Especialização em Protection and Social Security
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
"Educação pelos pares na prevenção do VIH/SIDA Peer education in HIV/AIDS prevention" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03/31 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal
2022/09/20 - 2023/12/19 Pós-doutorado (Investigação) Universidade do Algarve, Portugal
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
2018/01/01 - 2022/02/28 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/01/01 - 2017/09/30 Investigador (Investigação) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015/10/15 - 2016/10/14 Investigador (Investigação) Universidade do Algarve, Portugal
2015/01/01 - 2015/06/30 Investigador (Investigação) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/20 - 2024/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2021/09 - 2022/09/19 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02/01 - Atual Director of the Post-graduation in Education and Learning of Older Adults Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009/09/01 - 2012/09/30 Técnica Superior de Política Social Mundo Gobius - Comunicação e Ciência, Portugal
Mundo Gobius - Comunicação e Ciência, Portugal
2005/10/03 - 2010/09/20 Entrevistadora Instituto Nacional de Estatistica, Portugal
Instituto Nacional de Estatistica, Portugal
2007/01/01 - 2009/09/30 Técnica Superior de Política Social Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal
Centro de Acolhimento e Orientação de Jovens, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/10/01 - 2006/06/30 Estagiária Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal
Centro de Acolhimento e Orientação de Jovens, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/09/20 - 2023/12/19 Gestão de carreira de diplomados do Ensino Superior: recursos pessoais e apoios institucionais | Career management of higher education graduates: personal resources and institutional support
UIDB/05739/2020 CEAD BASE
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
Em curso
2018/01/01 - 2022/02/28 Transição para o mercado de trabalho de diplomados do Ensino Superior: identidade, agência e estrutura | Transition into the labour market of Higher Education graduates: identity, agency and structure
SFRH/BD/132068/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/10/15 - 2017/09/30 Projeto EMPLOY: Enhancing the Employability of Non-Traditional Students in Higher Education
Projeto 2014-1- UK01-KA203-001842-TP
Bolseiro de Investigação
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024 - 2030 Strengthening Partnerships between Graduates, University and Employers: Challenges in professional insertion and career management of graduates
2023.07394.CEECIND
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011/08/01 - 2011/12/31 Crescer 2020, A Nova Estratégia Europa 2020
CD.OP2–A3/2011
Desenvolvimento técnico
Mundo Gobius - Comunicação e Ciência, Portugal
Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Concluído
2010/08/01 - 2010/12/31 Habitatz, biodiversidade sem limites
CD.OP3–A4/2010-C10
Desenvolvimento técnico
Mundo Gobius - Comunicação e Ciência, Portugal
Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Concluído
2009/08/01 - 2010/02/28 O Planeta Energia
CD.OP1 – A7/2009
Desenvolvimento técnico
Centro de Informação Europeia Jacques Delors
2008/09/01 - 2009/09/30 Livre de Riscos
ADIS/0036/08
Desenvolvimento técnico
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal
Ministério da Saúde
Concluído
2007/06/01 - 2009/07/31 Conhecer a Sida, Decidir pela Vida
ADIS/0303/07
Desenvolvimento técnico
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal
Ministério da Saúde
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/10/01 - 2025/09/30 European Universities as Community Leaders of the Education for Sustainable Development
KA220-HED-C1539588
Investigador
Em curso
2017/11/01 - 2017/12/31 Projeto Old Guys Say Yes to Community
2016-1-SI01-KA204-021604, PEP: 4104FMEUK80112
Investigador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Concluído
2015/01/01 - 2015/06/30 Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools (AEENS)
PTDC/CPE- CED/116674/2010
Investigador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Fragoso, António; Valadas, Sandra T.; Paulos, Liliana. "Social Disadvantages and Intergenerational Solidarity Views From Older Adults: A Qualitative Study". INQUIRY: The Journal of Health Care Organization, Provision, and Financing 60 (2023): 1-9. http://dx.doi.org/10.1177/00469580221144621.
    Publicado • 10.1177/00469580221144621
  2. Paulos, L.; Valadas, Sandra T.; Almeida, L. S.. "A construção da identidade profissional na transição para o mercado de trabalho: perceções de diplomados do Ensino Superior | The construction of professional identity in the transition to the labour market: perceptions of Higher Education graduates". E-Psi 1 11 (2022): 179-193. https://artigos.revistaepsi.com/2022/Ano11-Volume1-Artigo10.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Paulos, Liliana; T. Valadas, Sandra; S. Almeida, Leandro. "Construção de um Instrumento de Medida sobre a Transição da Universidade para o Emprego: Estudo Piloto do Questionário TUE | Construction of a Measurement Instrument on the Transition from University to Employment: Pilot Study of the TUE Questionnaire". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica 63 2 (2022): 59-72. http://dx.doi.org/10.21865/ridep63.2.05.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21865/ridep63.2.05
  4. Paulos, L.; Sandra Valadas; Fragoso, António. "Estágios enquanto espaços de transição entre o Ensino Superior e o emprego | Internships as spaces of transition between Higher Education and employment". Revista Brasileira de Orientação Profissional 22 2 (2021): 123-133. https://abraopc.org.br/site2022/wp-content/uploads/2022/11/RBOP_22-a02v22n2.pdf.
    Publicado
  5. Paulos, Liliana; Valadas, Sandra T.; Almeida, Leandro S.. "Transition from University to the Labour Market: The Impact of Personal Variables in Graduates’ Perceptions of Self-Efficacy". Social Sciences 10 11 (2021): 406. http://dx.doi.org/10.3390/socsci10110406.
    10.3390/socsci10110406
  6. Paulos, Liliana; Valadas, Sandra; Almeida, Leandro S.. "Práticas de seleção de graduados em duas regiões de Portugal: currículo ideal e competências valorizadas | Graduate selection practices in two regions of Portugal: ideal curriculum and valued competencies". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 7 2 (2020): 163-173. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2020.7.2.6994.
    Publicado • 10.17979/reipe.2020.7.2.6994
  7. Finnegan, Fergal; Valadas, Sandra; O’Neill, Jerry; Fragoso, Antonio; Paulos, Liliana. "The search for security in precarious times: non-traditional graduates perspectives on higher education and employment". International Journal of Lifelong Education 38 2 (2019): 157-170. http://dx.doi.org/10.1080/02601370.2019.1567613.
    Publicado • 10.1080/02601370.2019.1567613
  8. Fragoso, António; Valadas, Sandra T.; Paulos, Liliana. "ENSINO SUPERIOR E EMPREGABILIDADE: PERCEÇÕES DE ESTUDANTES E GRADUADOS, EMPREGADORES E ACADÊMICOS | HIGHER EDUCATION AND EMPLOYABILITY: PERCEPTIONS OF STUDENTS AND GRADUATES, EMPLOYERS AND ACADEMICS". Educação & Sociedade 40 (2019): 1-17. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302019186612.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/es0101-73302019186612
  9. Paulos, L.; Fragoso, António. "Reclaiming the community potential to improve the lives of older citizens". Research on Ageing and Social Policy 5 1 (2017): 57-81. http://doi.org/10.4471/rasp.2017.2450.
    Publicado
  10. Paulos, Liliana; Valadas, Sandra T.. "Avaliação da implementação da Educação Sexual em contexto escolar, na região do Algarve – A perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual". Revista Portuguesa de Educação 28 2 (2015): 155-181. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7736.
    Publicado • 10.21814/rpe.7736
Capítulo de livro
  1. Valadas, Sandra T.; Fragoso, António; Paulos, Liliana; Almeida, Leandro da Silva. "Transições do Ensino Superior para o mercado de trabalho: perspetivas teóricas | Transitions from Higher Education to the Labour Market: Theoretical Perspectives". In Estudantes do Ensino Superior: desafios e oportunidades. Braga, Portugal: ADIPSIEDUC, 2019.
    Publicado
  2. Paulos, L.; Valadas, Sandra T.; Almeida, Leandro da Silva. "Transição de diplomados para o mercado de trabalho: desafios e oportunidades na educação e no acesso ao emprego | Transition of graduates into the labour market: Challenges and opportunities in education and access to employment". In Estudantes Não-Tradicionais no Ensino Superior. Coimbra, Portugal: CINEP, 2018.
    Publicado
  3. Valadas, Sandra T.; Paulos, L.; Revers, Scott. "A transição de estudantes não-tradicionais para o mercado de trabalho: género, idade, experiência e insegurança | Transition of non-traditional students into the labour market: gender, age, experience, and insecurity". In Estudantes Não-Tradicionais no Ensino Superior, 275-296. Coimbra, Portugal: CINEP, 2018.
    Publicado
  4. Fragoso, António; Paulos, L.. "Competências e práticas de recrutamento no mercado de trabalho: perspetivas de estudantes e graduados não-tradicionais, e empregadores | Skills and recruitment practices in the labor market: perspectives of students and non-traditional graduates, and employers". In Estudantes Não-Tradicionais no Ensino Superior, 297-315. Coimbra, Portugal: CINEP, 2018.
    Publicado
  5. Valadas, Sandra T.; Paulos, L.. "Transições para o mercado de trabalho de estudantes não-tradicionais: perspetivas dos estudantes/ graduados maduros e empregadores | Transitions into the labour market of non-traditional students: Perspectives of mature students/graduates and employers". In Educação, Cidadania e Inclusão digital. Práticas e Desafios, 45-60. Santo Tirso, Portugal: WhiteBooks, 2018.
    Publicado
  6. Fragoso, António; Paulos, L.. "Fundamentos da educação de adultos no ensino superior: o caso dos estudantes maduros | Adult education in higher education: the case of mature students". In Educação, Cidadania e Inclusão digital. Práticas e Desafios, 29-43. Santo Tirso, Portugal, 2018.
    Publicado
  7. Paulos, L.; Valadas, Sandra T.; Fragoso, António. "Empregabilidade e transição para o mercado de trabalho: Perspetivas de estudantes/diplomados não-tradicionais do Ensino Superior | Empregabilidade e transição para o mercado de trabalho: Perspetivas de estudantes/diplomados não-tradicionais do Ensino Superior". In Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos, 119-138. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho., 2017.
    Publicado
  8. Paulos, L.; Valadas, Sandra T.; Gonçalves, Fernando Ribeiro. "Impacto e Efeitos da AEE: A perspetiva das lideranças a partir de um estudo de caso". In Estudos sobre a avaliação externa de escolas, 189-210. Porto, Portugal: Porto Editora, 2016.
    Publicado
  9. Sandra T. Valadas; Paulos, Liliana; Gonçalves, Fernando Ribeiro. "Estudo de caso na região do Algarve: perspetivas de lideranças e dos professores". In Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação. 2015.
    Publicado
Livro
  1. Paulos, Liliana; Merrill, Barbara; Galimberti, Andrea; Valadas, Sandra T.; Fragoso, António. Adult education in times of crisis and change: perspectives on access, learning careers and identities. 2024.
    No prelo • Editor
  2. Paulos, Liliana; Tavares, João T.. As Bolotas Douradas. 2011.
    Publicado
Manual
  1. Revers, Scott; Merrill, Barbara; Paulos, L.; Valadas, Sandra T.; Fragoso, António; EMPLOY Team. Building bridges to sustainable employment: Staff & employer Handbook. Warwick, Reino Unido. 2017.
    Publicado
  2. Paulos, L.; Valadas, Sandra T.; Fragoso, António. Construir pontes para o emprego sustentável. Manual para empregadores e staff académico.. Faro, Portugal. 2017.
    Publicado
  3. O'Neill, Jerry; Finnegan, Fergal; EMPLOY Team; Paulos, L.; Valadas, Sandra T.; Fragoso, A.. In search of decent work after University. Student Handbook: A career-development learning resource for non-traditional students and graduates. Warwick, Reino Unido. 2017.
    Publicado
  4. Paulos, L.; Valadas, Sandra T.; Fragoso, António. À procura de um trabalho digno depois da Universidade. Manual do estudante. Faro, Portugal. 2017.
    Publicado
  5. Paulos, Liliana. Manual para Cuidadores de Crianças Portadoras do VIH/SIDA. Portugal. 2010.
    Publicado
  6. Assis, J.; Tavares, J.T.; Tavares, D.; Serrão, E.; Cunha, A.; Alberto, F.; Tempera, F.; Paulos, L.. Florestas marinhas: As espécies de algas castanhas gigantes de Portugal. Faro, Portugal: Mundo Gobius Comunicação e Ciência. 2010.
Poster em conferência
  1. Paulos, L.; Valadas, Sandra T.; Almeida, Leandro da Silva. "Transição para o mercado de trabalho de diplomados do Ensino Superior: identidade, agência e estrutura". Trabalho apresentado em VI Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho, 2018.
  2. Paulos, L.; Valadas, Sandra T.; Fragoso, António. "Empregabilidade e transição para o mercado de trabalho: perspectivas de estudantes/diplomados não-tradicionais do Ensino Superior | Employability and transition to the labor market: Perspectives of non-traditional higher education students/graduates". Trabalho apresentado em III Seminário “Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos”, 2017.
  3. Barbedo, Marta; Aguiar, Filomena F.; Caetano, Machado; Póvoa, Filomena; Paulos, L.; Lopes, Anabela; Heitor, José. ""Is this usefull?" Future Peer Educators perspectives and guidelines from an impact evaluation after one year of an HIV prevention project with adolescent students". Trabalho apresentado em 5th IAS Conference on HIV Pathogenesis, Treatment and Prevention, 2009.
Recurso online
  1. Gobius, Lda.. Glossário da Energia e Alterações Climáticas. 2009.
  2. Gobius, Lda.. Fichas didáticas sobre Energia e Alterações Climáticas - para crianças do pré-escolar e 1.º CEB. 2009.
Relatório
  1. Paulos, L.. 2006. A educação pelos pares na prevenção do VIH/SIDA: Relatório de estágio..
Tese / Dissertação
  1. "Transição para o mercado de trabalho de diplomados do Ensino Superior: Identidade, agência e estrutura | Transition into the Labour Market of Higher Education Graduates: Identity, Agency, and Structure". Doutoramento, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2022. https://hdl.handle.net/1822/77424.
  2. Paulos, L.. "O Impacto da implementação da Educação Sexual em contexto escolar". Mestrado, Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2014. https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/8004.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/03 Apoios institucionais na transição entre a universidade e o emprego: perceções de diplomados e staff académico de duas instituições portuguesas de ensino superior V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/11/08 A critical analysis of Intergenerational Solidarity theories based on a qualitative study Educating and learning across the lifespan – adult educators and older learners’ perspectives. Theory, research, practice, and policy.
Tallin University (Tallin, Estónia)
2023/05/05 Transição da Universidade para o Emprego: Estudo Piloto do Questionário TUE XI Congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2022/09/30 Was it worth it? Professional and personal changes of graduates who came to Higher Education as mature students. 10th ESREA Triennial Conference
(Milão, Itália)
2022/07/14 How do graduates development their professional identity in the transition to the labour market? Adult education in times of crisis and change: perspectives on access, learning careers and identities
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2022/04/08 Professional Identity development in the transition to the labour market: perceptions of graduates Improve Student’s Success in Higher Education Challenging Contexts
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
2022/03/17 Práticas de seleção de diplomados do Ensino Superior na perspetiva de empregadores Ciclo de Webinares – Getting Ready 2 Work – UAlg Careers Fair
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2021/09/01 Contributo de variáveis pessoais na perceção da autoeficácia de diplomados no processo de transição para o mercado de trabalho Competências e empregabilidade: perspetivas pessoais do desenvolvimento de carreiras de estudantes do ensino superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/04/17 Construção de um instrumento de medida sobre a transição da universidade para o emprego: estudo piloto do questionário TUE “V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação”
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e do Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de Inves (Aveiro, Portugal)
2021/03/18 Construção de instrumentos de medida: inquérito por questionário e guião de entrevista. Seminário “Jovens Investigadores”
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (Faro, Portugal)
2020/07/25 Seleção de diplomados do Ensino Superior: práticas de empregadores dos setores privado, público e terceiro setor Seminário Internacional: Estudantes do Ensino Superior
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2019/09/09 Os estágios enquanto espaços de transição entre a universidade e o emprego: perspetivas de estudantes, diplomados e empregadores VII Seminário Internacional do GICAD, organizado pelo Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD)
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2019/09/05 As Instituições de Ensino Superior na promoção da empregabilidade: perceções de estudantes, graduados, empregadores e academia XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía
A Coruña: Facultade de Ciencias de Educación, Universidade de A Coruña (A Coruña, Espanha)
2019/07/15 Transição de diplomados para o mercado de trabalho: empregabilidade e competências Sessão de trabalhos no âmbito do Dia Mundial das Competências dos Jovens
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2019/01/25 Transição de diplomados do Ensino Superior para o mercado de trabalho: desafios e oportunidades na educação e no acesso ao emprego III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2018/06/21 A construção do self de carreira de estudantes do Ensino Superior: uma visão global 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018/03/07 Competências que valorizam os empregadores. UAlg Careers Fair
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2017/11/10 Learning careers after retirement: The influence of academic background 8th ELOA Conference, Creativity, voice, identity, action! - Older people learning creatively for creativity, finding a 'voice' and taking action
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)
2017/09/17 Narratives of insecurity in the labour market: Precarity and precariousness among non-traditional students in Ireland and Portugal Experiencing Higher Education, Transitions and the Graduate Labour Market: The Non-Traditional Student Perspective
University of Seville (Sevilha, Espanha)
2017/09/14 Narrativas sobre precariedade em estudantes não-tradicionais em Portugal. V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2017/09/14 Transições para o mercado de trabalho de estudantes não tradicionais: perspetiva de graduados, empregadores e staff académico V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Universidade do Minho, Instituto de Educação
2017/07/11 Projeto EMPLOY: melhoria da empregabilidade de estudantes e diplomados não-tradicionais do Ensino Superior. Seminário Nacional do Projeto EMPLOY Transições para o mercado de trabalho: Tensões e Desafios
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências (Faro, Portugal)
2017/02/14 Fundamentos da Educação de Adultos no Ensino Superior: o caso de estudantes maduros Seminário "Educação, Cidadania e Inclusão Digital. Práticas e Desafios"
Delegação do Norte da Universidade Aberta e pelo CEIS 20 da Universidade de Coimbra (Reguengos de Monsaraz, Portugal)
2017/02/14 Transições para o mercado de trabalho de estudantes não-tradicionais: perspectivas de estudantes/graduados maduros e empregadores Seminário "Educação, Cidadania e Inclusão Digital. Práticas e Desafios"
Delegação do Norte da Universidade Aberta e pelo CEIS 20 da Universidade de Coimbra (Reguengos de Monsaraz, Portugal)
2016/09/09 The meanings of employability: a critical reflection based on students’ perceptions, Roundtable “Building critical visions on employability in European higher education: listening to students’ voices”, 8th Triennial Conference of the European Society for Research on the Education of Adults (ESREA): Imagining diverse futures for adult education: questions of power and resources of creativity
National University of Ireland (Maynooth, Irlanda)
2016/06/23 How to get in? Students’ constraints in joining the labour market in Portugal. The ways of lifelong learning. Towards socially relevant quality in European Universities
University of Lower Silesia (Wroclaw, Polónia)
2016/05/06 Between employment and employability: Critical reflections based on the perceptions of non-traditional students Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
CIEO Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2015/05/08 Estudo de caso na Região do Algarve: para a mudança da qualidade do ensino Mesa redonda III – Resultados de Estudos de Caso, Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2015/03/13 Estudo de caso na região do Algarve Seminário Avaliação Externa de Escolas
CNE (Coimbra, Portugal)
2013/06/06 O impacto da implementação da educação sexual em contexto escolar III Seminário de Jovens Investigadores
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2009/07/05 O projecto CAOJ e a importância do Voluntariado Universitário na Educação pelos Pares, Conhecer a SIDA, decidir pela vida 4as Jornadas de Educação para a Saúde e Sexualidade, da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”
Fundação Calouste Gulbenkien (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/02/15 - 2025/02/14 ESD in local community: collective actions of stakeholders and universities
Coorientador
Universidade do Algarve, Portugal
2023 - 2024 Perceções de carreira de estudantes de cursos profissionais
Orientador
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2023 - 2024 Estudantes maduros no Ensino Superior: estudo de caso
Orientador
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2022 - 2024 Animação sociocultural com cidadãos mais velhos: relatório de estágio
Orientador
Educational Sciences (Mestrado)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/11/08 - 2022/07/20 International Conference on Gender and adult education in the era of social and cultural changes: (new) risks and challenges. (2022/07/18 - 2022/07/20)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
2021/11/14 - 2022/07/16 International Conference on Adult education in times of crisis and change: perspetives on access, learning careers and identities. (2022/07/14 - 2022/07/16)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
2021/12/08 - 2022/04/08 Congresso de Ciências da Educação: Poder local e associativismo (2022/04/08 - 2022/04/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal
2019/07/09 - 2019/09/09 VII Seminário Internacional do Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (2019/09/09 - 2019/09/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/01/01 - 2018/10/13 9th Conference of the ESREA Research Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA): Older adults’ well-being: the contributions of education and learning (2018/10/11 - 2018/10/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/04/28 - 2018/06/29 VI Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho (2018/06/28 - 2018/06/29)
Seminário
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/05/11 - 2017/07/11 Seminário Nacional do projeto europeu EMPLOY (2017/07/11 - 2017/07/11)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/01/03 - 2017/01/27 Workshop Nacional do projeto europeu EMPLOY (2017/01/27 - 2017/01/27)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009/03/07 - 2009/05/07 Participação na organização das 4as Jornadas Nacionais sobre a Educação para a Saúde e para a Sexualidade, organizadas pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” e a Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (2009/05/07 - 2009/07/07)
Encontro (Coorganizador)
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/04/15 - 2022/04/16 Curso breve de Metodologia da Investigação Científica
Outro
Curso breve de Metodologia da Investigação Científica
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
2019/10/01 - 2019/10/01 Participação no Workshop “Carreira 4.0 – O futuro começa agora”, dinamizado pelo Instituto de Formação e Desenvolvimento de Faro, no âmbito do Mês da Empregabilidade promovido pelo GASP – Gabinete Alumni e Saídas Profissionais da UAlg
Oficina (workshop)
Carreira 4.0 – O futuro começa agora
Universidade do Algarve, Portugal
2019/03/12 - 2019/03/12 Participação na Mesa Redonda: “Empregabilidade no Ensino Superior – Transições para o mercado de trabalho” com a participação de Luísa Salazar d’Eça (Diretora de RH da Aviludo), Patrícia Seromenho (Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira), Tiago Ramos (Coordenador de RH da ACASO), Vanessa Nascimento (Coordenadora de Recrutamento e RH da Tubine Kreuzberg), Ana Rita Tomé (Centro Qualifica/ Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes) e Luana Muchacho (estudante do 3º ano da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais)
Conferência
Mesa Redonda: “Empregabilidade no Ensino Superior – Transições para o mercado de trabalho
Universidade do Algarve, Portugal
2019/03/11 - 2019/03/11 Participação na Conferência: “Adaptabilidade de Carreira”, proferida pelos investigadores Sérgio Vieira e Vitor Gamboa
Conferência
Adaptabilidade de Carreira
Universidade do Algarve, Portugal
2019/03/11 - 2019/03/11 Participação na ESEC Talks Careers / Employability: “Soft Skills e metedologias de trabalho. Novas tendências”, proferida pela Coordenadora de Recrutamento e RH Vanessa Nascimento (Turbine Kreuzberg); “Cutting through the noise – comunicar num mundo instantâneo”, proferida pela Designer de Comunicação Rita Sampaio
Conferência
ESEC Talks Careers / Employability: “Soft Skills e metedologias de trabalho. Novas tendências”
Universidade do Algarve, Portugal
2018/05/23 - 2018/05/23 Participação na conferência “Transição para uma vida profissional incerta: apoios e desafios ao desenvolvimento da carreira”, proferida pela investigadora e docente Maria do Céu Taveira (5º Encontro de Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul)
Conferência
Transição para uma vida profissional incerta: apoios e desafios ao desenvolvimento da carreira
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009/05/27 - 2009/05/27 Apresentação do Projeto Livre de Riscos, apresentação pública dos projetos que promovem Estilos de Vida Saudáveis no Sistema Prisional
Encontro
Apresentação pública dos projetos que promovem Estilos de Vida Saudáveis no Sistema Prisional
Direcção-Geral da Saúde, Portugal
2008/12/04 - 2008/12/04 Comunicação "A Escola e a Educação pelos Pares", no evento Formação Técnico-Científica para Voluntários de Intervenção no Projecto Nacional de Educação pelos Pares, Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”
Oficina (workshop)
Formação Técnico-Científica para Voluntários de Intervenção no Projecto Nacional de Educação pelos Pares,
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal
2007/02/09 - 2007/02/09 Comunicação "Teatro Universitário de Intervenção", no evento de Formação Técnico-Científica para Voluntários de Intervenção no Projecto Nacional de Educação pelos Pares, Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”
Encontro
Formação Técnico-Científica para Voluntários de Intervenção no Projecto Nacional de Educação pelos Pares
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/23 Animação sociocultural com cidadãos mais velhos: relatório de estágio
Orientador
Claudia Rivero (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2023 Diagnóstico e plano de formação: Estudo de caso numa empresa de restauração no Algarve
Arguente principal
Ana Maria Godinho (Mestrado)
2023 Intervenção na Casa de Acolhimento A Gaivota
Arguente principal
Daniela de Freitas Calhias (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2023 Livro da vida: o percurso de vida dos adultos mais velhos do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira
Arguente principal
Alexandra Filipa Ferreira Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2023 “(Re)Pensar a Educação e Formação de Adultos em diferentes contextos: um caminho de aprendizagem de todos e para todos
Arguente principal
Ana Beatriz dos Santos Figueiredo (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/02/03 - 2023/02/04 VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/11/27 - 2022/11/30 SAGE OPEN

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/12/01 - Atual External evaluation of the project “Viver Com Paixão” of the Delegação Faro/Loulé - Cruz Vermelha Portuguesa aimed to provide support to people with advanced or incurable diseases and their families, while also initiating an organised community network to create more inclusive and cohesive cities (Compassive cities).
Avaliador
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal Fundação "La Caixa"

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/01 - 2024/07/31 Community Intervention and Sociocultural Animation Educational Sciences and training (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2024/02/01 - 2024/07/31 ENTREPRENEURSHIP IN EDUCATION Educational Sciences and Training Universidade do Algarve, Portugal
2023/09/18 - 2024/01/31 Training, Employment and Professionalism Educational Sciences and Training (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2021/10/16 - 2023/04/17 Professional Insertion and Labour Market Ciências da Educação (Mestrado) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022 - 2023 Training, Transitions and Professionalism Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/02/28 - 2022/09/19 Social and Educational Policies Ciências da Educação (Mestrado) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2024/01/31 UALGzine, published annually, from Universidade do Algarve, dedicated the 16th edition to the Science conducted at UAlg, featuring centers, hubs, and management units, as well as emblematic projects and young researchers. I was interviewed as young researcher about my post-doctoral project. UALGzine

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/03/01 - Atual Coordinator of the Scientific Dissemination Program of CEAD, a cycle of talks to share and discuss scientific results in community public spaces : co-organisation of 17 talks - 2 as speaker. The topics were wide-ranging, covering racism, ageism, mental health and ageing, graduate recruitment processes, identities, disabilities, reflecting and clarifying concepts, discussing and demystifying stereotypes, prejudices, and myths.
Coordenador
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/02/01 - 2024/02/16 Evaluator of 5 applications for the "Educational Research in Europe: decolonise, democratise and develop. Legacies and futurities" summer school in Porto.
2022/11/01 - 2022/11/14 Evaluation of funding applications (FP22_2B - La Caixa Foundation) Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
2022/05/30 - 2022/06/11 Evaluation of funding applications (FP22_1B - La Caixa Foundation) Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
2021/06/01 - 2021/06/30 Membro de júri para avaliação de candidaturas apresentadas a uma bolsa de investigação para licenciado no âmbito do projeto ¿Percursos de graduados não tradicionais: Desigualdades na transição para o mercado de trabalho ¿ TRANSSUC¿ (UIDB/05739/2020 CEAD BASE; edital 043/2021 Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 Behavioral Sciences
2023 - 2023 Societies
2023 - 2023 European Journal for Research on the Education and Learning of Adults
2022 - 2023 Sustainability
Distinções

Prémio

2023 UAlg Teaching and Learning Award - Teacher of the Year distinguished by Students.
Universidade do Algarve, Portugal
2018 Bolsa de Estudo por Mérito (2425 euros), no ano letivo 2013/2014
2015 BPI Award, graduated with distinction. Best Master's Student at the University of Algarve, 2013/2014 (€3,000).

Outra distinção

2011 Ação de excelência, no âmbito da campanha de comunicação CD.OP3–A4/2010-C10
European Commission, Bélgica
2010 Uma das três melhores práticas de comunicação da União Europeia, no âmbito da campanha de comunicação CD.OP1 – A7/2009
European Commission, Bélgica