???global.info.a_carregar???
Sérgio Bordalo e Sá has a college degree in Communication's Science from the Faculty of Social Sciences and Humanities of the New University of Lisbon (NOVA-FCSH, 1998), a Master's Degree in Film Studies from The University of Iowa (2001) and a PhD in Artistic Studies - Studies of Cinema and Audiovisual from the Humanities School of the University of Lisbon (FLUL, 2013). His dissertation was about Portuguese film directors Lopes Ribeiro and Leitão de Barros in the context of propaganda cinema (Riefenstahl, Eisenstein and Italian cinema). After finishing the PhD, he had a scholarship for one year to work in CRIA (Centre for Research in Anthropology) in an academic project of cataloguing and building a database of touristic films. In June 2015, he started to work in INET-md (Ethnomusicology Institute - study center in music and dance) branch of the Faculty of Human Kinetics (FMH) of the University of Lisbon, first with a postdoctoral scholarship and since April 2019 as an associated researcher, where he studies the relationship between dance and cinema. He was also an invited Adjunct-Professor in the School of Fine Arts and Design of the Polytechnic Institute of Leiria (2014) and in the College of Education of the Polytechnic Institute of Setúbal (2018/19). - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - -- - - - - - -- - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Sérgio Bordalo e Sá é licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1998), tem um mestrado em Film Studies pela The University of Iowa (2001) e um doutoramento em Estudos Artísticos - Estudos do Cinema e Audiovisual pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2013). A sua dissertação foi sobre os filmes de Lopes Ribeiro e Leitão de Barros no contexto do cinema de propaganda propaganda (Riefenstahl, Eisenstein e cinema 'mussoliniano'). Entre Abril de 2014 e Maio de 2015, foi bolseiro de investigação num projecto académico do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) relacionado com filmes turísticos. Em Junho de 2015, começou a trabalhar no projecto de investigação do INET-md (Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em Música e Dança), polo na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, primeiro como bolseiro e desde Abril de 2019 como Investigador Auxiliar, onde pesquisa a relação entre a dança e o cinema. Foi igualmente Professor-Adjunto Convidado na Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria (2014) e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (2018/19).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sérgio Bordalo e Sá
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Sá, Sérgio Bordalo e

Identificadores de autor

Ciência ID
8212-C358-7B73
ORCID iD
0000-0002-9713-4253

Endereços de correio eletrónico

  • sergiomiguelsa@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007/05/01 - 2013/09/13
Concluído
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Estudos do Cinema e Audiovisual
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Triunfos e Contradições da Vontade: para uma Releitura de Lopes Ribeiro e Leitão de Barros no Contexto do Cinema de Propaganda" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor (por unanimidade)
1999 - 2001
Concluído
Film Studies (Mestrado)
University of Iowa, Estados Unidos
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
3.47/4.00
1994 - 1998
Concluído
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14,25/20
1991 - 1994
Concluído
n/a (Ensino secundário)
Escola Secundária da Cidade Universitária, Portugal
15,33/20
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/04/01 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2015/06/01 - 2019/03/31 Pós-doutorado (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2014/04/01 - 2015/04/30 Investigador (Investigação) Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/01 - 2019/02/28 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014/03/01 - 2014/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/03/01 - 2014/03/31 Produção de DVDs Associação Il Sorpasso - Festa do Cinema Italiano, Portugal
2012/09/01 - 2012/12/31 Estágio curricular Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
2008/11/01 - 2008/12/31 Produção de DVDs NOS Lusomundo Audiovisuais, Portugal
2007/11/01 - 2007/12/31 Produção de DVDs Revista "Time Out", Portugal
2003/09/01 - 2007/04/30 Coordenador do Departamento de Vídeo e DVD Atalanta Filmes, Lda, Portugal
2001/09/01 - 2003/08/31 Responsável pela produção de DVDs Atalanta Filmes, Lda, Portugal
1999/03/01 - 1999/06/30 Estagiário no Departamento de Comunicação ICEP – Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal, Portugal
1998/10/01 - 1999/02/28 Assistente de Produção Rosa Filmes – Produção Audiovisual, Lda, Portugal
1998/06/01 - 1998/09/30 Estágio curricular como Assistente de Produção Rosa Filmes – Produção Audiovisual, Lda, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2023/04/30 Speculum - Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa [Speculum - Filming and looking at oneself in the mirror: the use of self-writing by Portuguese-speaking documentary filmmakers]
EXPL/ART-CRT/0231/2021
Investigador
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2022/04/30 Technologically Expanded Performance (TEPe)
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sá, Sérgio Bordalo e. "“What Are You Looking At?” – The Representation of ‘African Dances’ in Portuguese Documentaries of the Colonial Period". Trabalho apresentado em 2016 CORD + SDHS Annual Conference: Beyond Authenticity and Appropriation: Bodies, Authorship, and Choreographies of Transmission, Claremont, California, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sá, Sérgio Bordalo e. "O Anjo Azul: do fim do Expressionismo à influência da Paramount - um filme de Josef von Sternberg ["The Blue Angel": from the end of the Expressionism to the influence of Paramount - a film by Josef von Sternberg.]". Avanca | Cinema 2020 (2020): 532-536. https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.
    Acesso aberto • Publicado • 10.37390/avancacinema.2020
  2. Sá, Sérgio Bordalo e. "O mar e os pescadores ou a ténue fronteira entre a realidade e a ficção no cinema de Leitão de Barros. [The sea and the fishermen or the thin line between reality and fiction in the cinema of Leitão dos Barros.]". Avanca | Cinema 2019 (2019): 329-332. https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.43.
    Acesso aberto • Publicado • 10.37390/ac.v0i0
  3. Sá, Sérgio Bordalo e. ""Legião Portuguesa" e "Mocidade Portuguesa": A escola de Riefenstahl no cinema propagandístico de Leitão de Barros. ["Legião Portuguesa" and "Mocidade Portuguesa": The Riefenstahl school in the propagandistic cinema of Leitão dos Barros.]". Avanca | Cinema 2018 (2018): 411-418.
    Publicado
  4. Sá, Sérgio Bordalo e. "A recorrência da dança como marca autoral: o caso de Leitão de Barros. [The recurrence of dance as a trademark: the case of Leitão de Barros.]". Avanca | Cinema 2017 (2017): 47-51.
    Publicado
  5. Sampaio, Sofia; Sá, Sérgio Bordalo e. "A propósito de duas encomendas: conversa com José Fonseca e Costa. [About two film orders: conversation with José Fonseca e Costa.]". Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (2016): 121-137. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/213/pdf.
    Publicado • 10.14591/aniki.v3n1.213
  6. Sá, Sérgio Bordalo e. ""10 Junho: Inauguração do Estádio Nacional" - O culto da pátria e a glorificação do regime no "Olympia" português. ["June 10: the opening of the National Stadium" - The cult of the homeland and the glorification of the regime in the Portuguese "Olympia".]". Atas do II Encontro Anual da AIM (2013): 583-593. http://aim.org.pt/atas/Atas-IIEncontroAnualAIM.pdf#page=583.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Sá, Sérgio Bordalo e. "'It's Their Fight' - "Johnny Guitar" como um confronto entre mulheres. ['It's Their Fight' - "Johnny Guitar" as a confrontation between women.]". In Imitações da Vida – Cinema Clássico Americano: Ensaios para Mário Jorge Torres, editado por Bértolo, José; Guerreiro, Fernando; Rowland, Clara, 313-325. Torres Vedras, Portugal: BookBuilders, 2020.
    Publicado
  2. Sá, Sérgio Bordalo e. "Portugal de Norte a Sul: O caso de Amélia Borges Rodrigues. [Portugal from North to South: the case of Amélia Borges Rodrigues.]". In Viagens, Olhares e Imagens: Portugal 1910-1980, editado por Sampaio, Sofia, 141-157. Lisboa, Portugal: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 2017.
    Publicado
  3. Sá, Sérgio Bordalo e (8212-C358-7B73). "A Propaganda e o Universo Autoral: a influência de Riefenstahl e Eisenstein em Lopes Ribeiro. [The propaganda and the authorship universe: Riefenstahl's and Eisenstein's influence in Lopes Ribeiro.]". In Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais, 454-479. Portugal, 2016.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Sá, Sérgio Bordalo e. "Verbete 'Mosca'". In Práticas Performativas em Torno d'O Animal, editado por Tércio, Daniel. FMH, 2019.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Sá, Sérgio Bordalo e. "O Cinema Português, o Estado, a sua Legislação e o Poder dela. [The Portuguese cinema, the state, its legislation and its power.]". Revisão de O cinema no discurso do poder: dicionário sobre legislação cinematográfica portuguesa (1896-1974) 6, 1 (2019): 175-178. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/524.
    Publicado • 10.14591/aniki.v6n1.524
Tese / Dissertação
  1. Sá, Sérgio Miguel Lobo da Conceição Bordalo e, 1976-. "Triunfos e contradições da vontade: para uma releitura de Lopes Ribeiro e Leitão de Barros no contexto do cinema de propaganda. [Triumphs and contradictions of the will: for a rereading of Lopes Ribeiro and Leitão de Barros in the context of the propaganda cinema.]". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9191.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/12/14 As estações em Ozu: uma leitura sobre "Primavera Tardia" e "Verão Prematuro". [The Seasons in Ozu: A Reading on "Late Spring" and "Early Summer".] VI Encontro Internacional “O Cinema e as outras Artes”
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
2021/05/28 Intertextualidades imagéticas no cinema propagandístico de Lopes Ribeiro. [Intertextualities with images in the propagandistic cinema of Lopes Ribeiro.] X Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Setúbal, Portugal)
2020/12/11 Tetralogia Aliens - corpos e maternidade. [Aliens Tetralogy - bodies and motherhood.] V Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
2020/07/20 "O Anjo Azul": do fim do Expressionismo à influência da Paramount - um filme de Josef von Sternberg. ["The Blue Angel": from the end of the Expressionism to the influence of Paramount - a film by Josef von Sternberg.] Avanca | Cinema 2020: Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cine-Clube de Avanca (Estarreja, Portugal)
2019/10/29 'It's Their Fight' - "Johnny Guitar" como um confronto entre mulheres. ['It's Their Fight' - "Johnny Guitar" as a confrontation between women.] IV Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
2019/07/26 O mar e os pescadores ou a ténue fronteira entre a realidade e a ficção no cinema de Leitão de Barros. [The sea and the fishermen or the thin line between reality and fiction in the cinema of Leitão dos Barros.] Avanca | Cinema 2019: Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cine-Clube de Avanca (Estarreja, Portugal)
2019/05/16 “La Grande Illusion" e "La Règle du Jeu": Relações de classe e cidadania em tempo de guerra. [“La Grande Illusion" and "La Règle du Jeu": Class and citizenship relations in times of war.] IX Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Santiago de Compostela, Espanha)
2018/10/24 O evangelho do corpo atlético segundo Leni Riefenstahl. [The gospel of the athletic body according to Leni Riefenstahl.] III Encontro Internacional “O Cinema e as outras Artes”
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
2018/07/28 “Legião Portuguesa" e "Mocidade Portuguesa": A escola de Riefenstahl no cinema propagandístico de Leitão de Barros. ["Legião Portuguesa" and "Mocidade Portuguesa": The Riefenstahl school in the propagandistic cinema of Leitão dos Barros.] Avanca | Cinema 2018: Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cine-Clube de Avanca (Estarreja, Portugal)
2018/05/18 Nem tudo o que luz é ouro: As comédias escapistas como metáfora do Portugal do Estado Novo. [All that glitters is not gold: The escapist comedies as a metaphor of the Portugal of the New State.] VIII Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Aveiro, Portugal)
2018/05/11 “Legião Portuguesa" e "Mocidade Portuguesa": Leitão de Barros e o triunfo de uma vontade de propaganda. [“Legião Portuguesa" and "Mocidade Portuguesa": Leitão de Barros and the triumph of a will of propaganda.] Encontros no ANIM 2018
Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (Loures, Portugal)
2017/10/21 Dance as an authorship mark in a totalitarian regime: the case of a Portuguese filmmaker. CORD+SDHS 2017 - “Transmissions and Traces: Rendering Dance”
CORD+SDHS (Columbus)
2017/09/28 A ideologia do Estado Novo e os clássicos da Literatura: A visão de Lopes Ribeiro. [The ideology of the New State and the classics of Literature: the vision of Lopes Ribeiro.] II Encontro Internacional “O Cinema e as outras Artes”
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
2017/07/27 A recorrência da dança como marca autoral: o caso de Leitão de Barros. [The recurrence of dance as a trademark: the case of Leitão de Barros.] Avanca | Cinema 2017: Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cine Clube de Avanca (Estarreja, Portugal)
2017/07/07 A dança e a moral do Estado Novo no cinema de Leitão de Barros. [The dance and the morality of the New State in the cinema of Leitão de Barros.] International Conference on Moving Image and Philosophy
MLAG (Mind, Language and Action Group), Institute of Philosophy of the University of Porto (Porto, Portugal)
2017/05/12 A dança do corpo e a dança da câmara: cruzamentos entre duas artes. [The dance of the body and the dance of the camera: crossroads between two arts.] VII Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Braga, Portugal)
2016/12/10 Terpsicore: desafios na criação de conteúdos de uma base de dados. [Terpsicore: challenges in the creation of content of a database.] IV Fórum INET-md (Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança)
INET-md (Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança) (Aveiro, Portugal)
2016/11/25 O Cinema e a Dança: o olhar e o movimento. [The Cinema and the Dance: the eye and the movement.] III Simpósio Internacional Fusões no Cinema
Caminhos do Cinema Português (Leiria, Portugal)
2016/11/05 ‘What are you looking at?’ - The representation of ‘African dances’ in Portuguese documentaries of the colonial period. CORD+SDHS 2016 - “Beyond Authenticity and Appropriation: Bodies, Authorship and Choreographies of Transmission”
CORD+SDHS (Claremont, Estados Unidos)
2016/09/29 Dançando no Ecrã. [Dancing on Screen.] I Encontro Internacional “O Cinema e as outras Artes”
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
2016/05/06 ’Saber Fazer Cinema e Fazê-lo Bem’ – O caso de Amélia Borges Rodrigues. ['Knowing how to make films and doing it well' - The case of Amélia Borges Rodrigues.] VI Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Porto, Portugal)
2016/02/24 O Corpo na Propaganda ou a Propaganda do Corpo: ‘Danças Africanas’ em Documentários do Estado Novo. [The Body in Propaganda or the Propaganda of the Body: 'African Dances' in Documentaries of the New State.] Propaganda, Cultura e Entretenimento em Portugal na primeira metade do século XX
CEPESE, InED e INET-md (Porto, Portugal)
2015/10/31 Palestra sobre dança e cinema. [Lecture about dance and cinema.] II Fórum INET-md (Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança)
Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (Lisboa, Portugal)
2015/05/21 O que é um filme turístico? - Uma viagem desde o arquivo fílmico até à construção de uma base de dados. [What is a touristic film? A journey from the film archive to the construction of a database.] V Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Lisboa, Portugal)
2014/09/17 O Mar em Leitão de Barros: cruzamentos e relações. [The Sea in Leitão de Barros: crossroads and relationships.] “Espaço e Paisagem no Cinema Português”
Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e CEIS20 (Ílhavo, Portugal)
2014/05/17 '"Amor de Perdição" teve mais sucesso que "E Tudo o Vento Levou"’ – As audiências dos filmes de Lopes Ribeiro e Leitão de Barros. ["Amor de Perdição" was more successful than "Gone With the Wind" – The audiences in the films of Lopes Ribeiro and Leitão de Barros.] IV Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Covilhã, Portugal)
2013/05/10 Cidade vs. Campo e o Papel da Mulher na Ficção de Leitão de Barros. [City vs. Countryside and the Woman's Role in Leitão de Barros' Feature Films.] III Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (lisboa, Portugal)
2012/11/09 A dicotomia cidade/campo no cinema de Leitão de Barros na década de 30. [The city/countryside dichotomy in the cinema of Leitão de Barros in the 1930s.] Changing Times: Performances and Identities On Screen
CEAUL (Lisboa, Portugal)
2012/05/11 “10 de Junho: Inauguração do Estádio Nacional" – O culto da pátria e a glorificação do regime no "Olympia" português. ["June 10: the opening of the National Stadium" - The cult of the homeland and the glorification of the regime in the Portuguese "Olympia".] II Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (lisboa, Portugal)
2001/10 Cinema e Propaganda: Massas, Indivíduos, e Simbolismo em "Outubro" e "Triunfo da Vontade”. [Cinema and Propaganda: Masses, Individuals and Symbolism in "October" and "Triumph of the Will".] II Congresso da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
SOPCOM (Lisboa, Portugal)
2000/10/22 Oliveira Before Becoming ‘Oliveira’ – A Reading on "Aniki-Bóbó” A Tribute to Manoel de Oliveira
The Portuguese Study Group – Minda de Gunzburg Center for European Studies (Boston, Estados Unidos)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017/11/02 Tragédia e Contemporaneidade no Cinema de João Canijo. [Tragedy and Contemporaneity in the Cinema of João Canijo.]
Arguente
Liliana Cristina Vidais Rosa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Distinções

Outra distinção

2007 Bolsa de Doutoramento [PhD Fellowship]
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1999 Bolsa de Mestrado [Master of Arts Fellowship]
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Fundação Luso-Americana, Portugal