???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Niedja Pereira Martins

Nomes de citação

  • Martins, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
801E-D766-1B28
ORCID iD
0000-0001-7288-9206

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2014/09/15 - 2018/11/27
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal
"Atitudes face à Estatística e escolhas de gráficos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20 - Aprovado com distinção e Louvor.
2012/01/10 - 2014/06/25
Concluído
Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC (Mestrado)
Especialização em Educação Matemática e Educação Tecnológica.
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Analise das concepções de professores sobre amostragem com o uso do software Tinkerplots" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2007/08/07 - 2011/11/01
Concluído
Pedagogia (Licenciatura)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Explorando a argumentação sobre dados estatísticos entre crianças do ensino fundamental." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01/10 - 2014/08/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Fundação Joaquim Nabuco, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Anglo-Brasileiro, Brasil
2014/02/18 - 2014/08/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Prefeitura do Recife, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/08/16 - 2013/08/30 Professor tutor virtual Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/09/01 - 2018/08/31 ATITUDES FACE À ESTATÍSTICA E ESCOLHAS DE GRÁFICOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
99999.001045
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2014/04/05 - 2015/03/04 Ensino e aprendizagem de Estatística como uma ferramenta interdisciplinar na Educação Básica: Explorando estratégias para o envolvimento dos alunos e a formação de professores
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2016/04/08 - 2019/12/07 O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: desafios e possibilidades para a formação de professores
Investigador
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação, Brasil
Universidade Federal de Pernambuco
Em curso
2011 - 2013 O Ensino da Estatística em escolas públicas: possibilidades de utilização dos laboratórios de informática
APQ-1129-7.08/10-FACEPE
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação, Brasil
Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "Atitudes face à estatística entre professores dos anos iniciais no Brasil". Trabalho apresentado em III Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019.
    Publicado
  2. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "LETRAMENTO ESTATÍSTICO, EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I". Trabalho apresentado em CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, madrid, 2017.
    Publicado
  3. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "FEEDBACK NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA". Trabalho apresentado em XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, 2017.
    Publicado
  4. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "Gráficos estatísticos e complexidade semiótica: Um estudo com professores do ensino fundamental". Trabalho apresentado em Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos, 2017.
    Publicado
  5. Melo, Jessica ; Martins, Maria Niedja Pereira; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Carvalho, Carolina Fernandes. "Reflexões de professores dos anos iniciais sobre interpretação de dados estatísticos com o uso do software TinkerPlots". Trabalho apresentado em Segundas Jornadas Virtuales de Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, 2015.
  6. Borba, Rute Elisabete de Souza; Pontes, Danielle Avanço ; Silva, Josenir Rodrigues; Martins, Maria Niedja Pereira. "COMO ETAPAS DE ESCOLHA PODEM INFLUENCIAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS". Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.
    Publicado
  7. Martins, Maria Niedja Pereira; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Queiroz, Tamires Nogueira. "Explorando compreensões sobre amostragem com uma professora utilizando o software TinkerPlots 2.0". Trabalho apresentado em I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria., 2013.
    Publicado
  8. Martins, Maria Niedja Pereira; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira. "Professores Polivalentes Desenvolvendo suas Concepções sobre Amostra com o Auxílio do Software TinkerPlots". Trabalho apresentado em XVI ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012.
    Publicado
  9. Martins, Maria Niedja Pereira; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Queiroz, Tamires Nogueira; Carvalho, Liliane Maria Teixeira de Lima. "EXPLORANDO FERRAMENTAS DO BANCO DE DADOS COM O SOFTWARE TINKERPLOTS EM SALA DE AULA.". Trabalho apresentado em 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012.
    Publicado
  10. Martins, Maria Niedja Pereira; Queiroz, Tamires Nogueira; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Carvalho, Liliane Maria Teixeira de Lima. "INTERPRETAÇÕES DE DADOS POR ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS UTILIZANDO O SOFTWARE TINKERPLOTS". Trabalho apresentado em 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012.
    Publicado
  11. Queiroz, Tamires Nogueira; Martins, Maria Niedja Pereira; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Asseker, Andreika Amarante. "EXPLORANDO A ARGUMENTAÇÃO SOBRE DADOS ESTATÍSTICOS ENTRE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.". Trabalho apresentado em 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012.
  12. Queiroz, Tamires Nogueira; Martins, Maria Niedja Pereira. "Analisando a resolução de problemas multiplicativos por alunos da EJA". Trabalho apresentado em XIII conferência interamericana de Educação Matemática, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "ATTITUDES OF TEACHERS IN PRIMARY EDUCATION TOWARDS STATISTICS: IMPLICATIONS IN FEEDBACK WHEN USING CHARTS". Educational Studies in Mathematics (2019):
    Submetido
  2. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "O ensino de gráficos estatísticos nos anos iniciais". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9 2 (2018): 247-264. http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1666.
    Publicado
  3. Carvalho, Carolina; Niedja Martins, Maria; Monteiro, Carlos. "Feedback em Aulas de Estatística com Recursos Tecnológicos". Revista Digital: Matemática, Educación e Internet 18 1 (2017): http://dx.doi.org/10.18845/rdmei.v18i1.3254.
    10.18845/rdmei.v18i1.3254
  4. Carvalho, Carolina; Niedja Martins, Maria; Monteiro, Carlos. "Retroalimentación en lecciones de Estatística con Recursos Tecnológicos". Revista Digital: Matemática, Educación e Internet 18 1 (2017): http://dx.doi.org/10.18845/rdmei.v18i1.3253.
    10.18845/rdmei.v18i1.3253
  5. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "Gráficos Estatísticos nas Aulas de Matemática de Professores do Ensino Fundamental I.". PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 10 23 (2017): 584-605. http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2870.
  6. Martins, Maria Niedja Pereira; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Carvalho, Liliane Maria Teixeira de Lima; Queiroz, Tamires Nogueira. "ACESSO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA POR PROFESSORES DE ESCOLAS DO CAMPO". REMATEC 12 (2017): 21-36. http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/97/74.
    Publicado
  7. Martins, Maria Niedja Pereira; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira. "Possibilidades de recursos para o ensino de probabilidade nos anos iniciais.". EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA 7 1 (2016): http://https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/5015/pdf.
    Publicado
  8. Martins, Maria Niedja Pereira; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Queiroz, Tamires Nogueira. "COMPREENSÕES SOBRE AMOSTRA AO MANIPULAR DADOS NO SOFTWARE TINKERPLOTS: UM CASO DE UMA PROFESSORA POLIVALENTE". Revista Eletrônica de Educação 7 2 (2013): 317-342. http://dx.doi.org/10.14244/19827199763.
    10.14244/19827199763
Capítulo de livro
  1. Martins, Maria Niedja Pereira; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Prodromou, Theodosia. "Teachers Analyzing Sampling With TinkerPlots". In Data Visualization and Statistical Literacy for Open and Big Data, editado por Prodromou, Theodosia, 194-222. IGI Global, 2017.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-2512-7.ch008
  2. Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Carvalho, Carolina Fernandes; Martins, Maria Niedja Pereira. "O feedback em situações de aprendizagem mediadas por recursos tecnológicos". In Feedback, Identidade, Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências, editado por Carvalho, Carolina Fernandes; Conboy, Joseph, 377-414. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2015.
    Publicado
  3. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira. "O feedback nas orientações curriculares de matemática para o ensino básico". In Feedback, Identidade, Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências, editado por Carvalho, Carolina Fernandes; Conboy, Joseph, 417-442. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2015.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "Attitudes to statistics and affective expressions in use of graphs developed by primary school teachers". Trabalho apresentado em Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2015.
Resumo em conferência
  1. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Nunes, Laura; Pereira, Ana; Rodrigues, Ana; Barroco, Jorge. "THE CHALLENGES OF TEACHING STATISTICS TO DEAF STUDENTS". Trabalho apresentado em INTERNATIONAL CONFERENCE TURNING DATA INTO KNOWLEDGE: NEW OPPORTUNITIES FOR STATISTICS EDUCATION, 2015.
    Publicado
  2. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "Reasons to choose a statistical graph: A study with teachers of elementary school". Trabalho apresentado em international conference turning data into knowledge new possibilities statistics, 2015.
    Publicado
  3. Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Carvalho, Carolina Fernandes; Martins, Maria Niedja Pereira; Nunes, Laura; Pereira, Ana; Rodrigues, Ana; Barroco, Jorge. "Collaborative work as a tool to promote statistical literacy in an elementary school". Trabalho apresentado em international conference turning data into knowledge new possibilities statistics, 2015.
    Publicado
  4. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "Analysing teachers' knowledge about sampling using TinkerPlots 2.0". Trabalho apresentado em Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Praga, 2015.
    Publicado
  5. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "Attitudes to statistics and affective expressions in use of graphs developed by primary school teachers". Trabalho apresentado em Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, praga, 2015.
    Publicado
  6. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes. "Atitudes e conhecimentos face à estatística e as escolhas de gráficos entre professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental". Trabalho apresentado em VI Fórum dos Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, LISBOA, 2015.
    Publicado
  7. Martins, Maria Niedja Pereira; Melo, Jessica ; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Carvalho, Carolina Fernandes. "EXPLORANDO O USO DO TINKERPLOTS ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM, 2014, Sesimbra, 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Martins, Maria. "ATITUDES FACE À ESTATÍSTICA E ESCOLHAS DE GRÁFICOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto de Educação, 2018. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/36928/1/ulsd732619_td_Maria_Martins.pdf.
  2. Martins, Maria. "ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AMOSTRAGEM COM O USO DO SOFTWARE TINKERPLOTS 2.0". Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação, 2014. https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13055/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Maria%20Niedja%20Pereira%20Martins.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/07 LETRAMENTO ESTATÍSTICO, EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA
(Madrid, Espanha)
2017/07 O ENSINO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - CIBEM
(madrid, Espanha)
2016/03 POSSIBILIDADES DE RECURSOS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS ENCONTRO DE COMBINATÓRIA, ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE DOS ANOS INICIAIS – ENCEPAI,
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. (Recife, Brasil)
2015/06 Collaborative work as a tool to promote statistical literacy in an elementary school International conference turning data into knowledge new possibilities statistics
2015/06 FEEDBACK NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
2015/06 Reasons to choose a statistical graph: A study with teachers of elementary school International conference turning data into knowledge new possibilities statistics
(lisboa, Portugal)
2015/06 THE CHALLENGES OF TEACHING STATISTICS TO DEAF STUDENTS INTERNATIONAL CONFERENCE TURNING DATA INTO KNOWLEDGE: NEW OPPORTUNITIES FOR STATISTICS EDUCATION
(lisboa, Portugal)
2015/02 Analysing teachers' knowledge about sampling using TinkerPlots 2.0 Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics Education (praga, República Checa)
2015/02 Attitudes to statistics and affective expressions in use of graphs developed by primary school teachers Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics Education (praga, República Checa)
2015 Atitudes e conhecimentos face à estatística e as escolhas de gráficos entre professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental VI Fórum dos Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
(Lisboa, Portugal)
2015 Reflexões de professores dos anos iniciais sobre interpretação de dados estatísticos com o uso do software TinkerPlots Segundas Jornadas Virtuales de Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/12 - 2016/12 Colaboração na elaboração dos resultados descritivos do "II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico". Realizou-se atividade de análise do conteúdo das apreciações críticas realizadas pelos participantes do evento visando melhorias para as próximas edições. (2016/12 - 2016/12)
Congresso (Outra)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/08 - 2018/08 EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA (2177-9309)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/01 - 2018/08 Processos Educativos: desenvolvimento e aprendizagem Mestrado em ensino (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal
2015/01 - 2018/07 Psicologia da Aprendizagem Educação e Formação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal
2012/03 - 2012/10 Psicologia do Ensino e da Aprendizagem Pedagogia (Licence) Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação, Brasil
2012/03 - 2012/10 Psicologia da Aprendizagem 7. Licenciaturas diversas Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação - UIDEF Colaboradora
2011 - Atual Grupo de Pesquisa em Educação Matemática em Contextos da Educação do Campo - GEPEMCE Colaboradora
Distinções

Outra distinção

2018 Doutora em Educação aprovada com Distinção e Louvor
Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal