Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Niedja Pereira Martins
Nomes de citação
- Martins, Maria
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 801E-D766-1B28
- ORCID iD
- 0000-0001-7288-9206
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/09/15 - 2018/11/27
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal
"Atitudes face à Estatística e escolhas de gráficos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
20 - Aprovado com distinção e Louvor. |
2012/01/10 - 2014/06/25
Concluído
|
Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC (Mestrado)
Especialização em Educação Matemática e Educação Tecnológica.
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Analise das concepções de professores sobre amostragem com o uso do software Tinkerplots" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2007/08/07 - 2011/11/01
Concluído
|
Pedagogia (Licenciatura)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Explorando a argumentação sobre dados estatísticos entre crianças do ensino fundamental." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/01/10 - 2014/08/30 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Fundação Joaquim Nabuco, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Anglo-Brasileiro, Brasil |
2014/02/18 - 2014/08/30 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Prefeitura do Recife, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/08/16 - 2013/08/30 | Professor tutor virtual | Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/09/01 - 2018/08/31 | ATITUDES FACE À ESTATÍSTICA E ESCOLHAS DE GRÁFICOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
99999.001045
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
2014/04/05 - 2015/03/04 | Ensino e aprendizagem de Estatística como uma ferramenta interdisciplinar na Educação Básica: Explorando estratégias para
o envolvimento dos alunos e a formação de professores
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/04/08 - 2019/12/07 | O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: desafios e possibilidades para a formação de professores
Investigador
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação, Brasil
|
Universidade Federal de Pernambuco
Em curso
|
2011 - 2013 | O Ensino da Estatística em escolas públicas: possibilidades de utilização dos laboratórios de informática
APQ-1129-7.08/10-FACEPE
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação, Brasil
|
Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2017/07 | LETRAMENTO ESTATÍSTICO, EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I | CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA
(Madrid, Espanha)
|
2017/07 | O ENSINO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I | Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - CIBEM
(madrid, Espanha)
|
2016/03 | POSSIBILIDADES DE RECURSOS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS | ENCONTRO DE COMBINATÓRIA, ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE DOS ANOS INICIAIS – ENCEPAI,
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. (Recife, Brasil)
|
2015/06 | Collaborative work as a tool to promote statistical literacy in an elementary school | International conference turning data into knowledge new possibilities statistics |
2015/06 | FEEDBACK NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2015/06 | Reasons to choose a statistical graph: A study with teachers of elementary school | International conference turning data into knowledge new possibilities statistics
(lisboa, Portugal)
|
2015/06 | THE CHALLENGES OF TEACHING STATISTICS TO DEAF STUDENTS | INTERNATIONAL CONFERENCE TURNING DATA INTO KNOWLEDGE: NEW OPPORTUNITIES FOR STATISTICS EDUCATION
(lisboa, Portugal)
|
2015/02 | Analysing teachers' knowledge about sampling using TinkerPlots 2.0 | Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics Education (praga, República Checa)
|
2015/02 | Attitudes to statistics and affective expressions in use of graphs developed by primary school teachers | Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics Education (praga, República Checa)
|
2015 | Atitudes e conhecimentos face à estatística e as escolhas de gráficos entre professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental | VI Fórum dos Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
(Lisboa, Portugal)
|
2015 | Reflexões de professores dos anos iniciais sobre interpretação de dados estatísticos com o uso do software TinkerPlots | Segundas Jornadas Virtuales de Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/12 - 2016/12 | Colaboração na elaboração dos resultados descritivos do "II Congresso Internacional
Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico". Realizou-se
atividade de análise do conteúdo das apreciações críticas realizadas pelos participantes do evento visando melhorias para
as próximas edições. (2016/12 - 2016/12)
Congresso (Outra)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/08 - 2018/08 | EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA (2177-9309) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2015/01 - 2018/08 | Processos Educativos: desenvolvimento e aprendizagem | Mestrado em ensino (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal |
2015/01 - 2018/07 | Psicologia da Aprendizagem | Educação e Formação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal |
2012/03 - 2012/10 | Psicologia do Ensino e da Aprendizagem | Pedagogia (Licence) | Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação, Brasil |
2012/03 - 2012/10 | Psicologia da Aprendizagem 7. | Licenciaturas diversas | Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação - UIDEF | Colaboradora |
2011 - Atual | Grupo de Pesquisa em Educação Matemática em Contextos da Educação do Campo - GEPEMCE | Colaboradora |
Distinções
Outra distinção
2018 | Doutora em Educação aprovada com Distinção e Louvor
Universidade de Lisboa Instituto de Educação , Portugal
|