???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João Amante

Nomes de citação

  • Amante, Maria João

Identificadores de autor

Ciência ID
7E1F-15F0-DB87
ORCID iD
0000-0003-0138-5865

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2003 - 2007
Concluído
Psicologia Pedagógica (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"A avaliação da qualidade no Ensino Superior. Uma proposta de indicadores de qualidade docente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade com l
2007
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Pedagógica
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A Avaliação da Qualidade no Ensino Superior. uma Proposta de Indicadores de Qualidade Docente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991 - 1995
Concluído
Psicologia - Psicologia Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"A Formação dos Docentes do Ensino Superior. A ênfase nas questões pedagógicas – um estudo comparativo entre Universidades e Politécnicos " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1979 - 1984
Concluído
n/a (Licenciatura) 14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2012/02/27 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2018 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1996/10 - 2012 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1988/10/01 - 1996 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Catarina; Amante, Maria João; Silva, Ana Isabel; Martins, Catarina. "The Outcomes Of Learning To “Read And Write With All Senses”: The Use Of A Multisensory Methodology Main Content". 2019.
  2. Santos, Catarina; Amante, Maria João; Silva, Ana Isabel; Martins, Catarina. "Ler e escrever com todos os sentidos: Programa e método multissensorial". 2019.
  3. Esperança Jales Ribeiro; Maria João Amante; Emília Martins; Sara Alexandre Felizardo; Rosina Fernandes; Paula Xavier. "Student’s Perceptions on the Personal Impact of a Social Education Degree Internship". 2016.
    10.15405/epsbs.2016.11.28
  4. Esperança Jales Ribeiro; Emília Martins; Maria João Amante; Sara Alexandre Felizardo; Rosina Fernandes; Lia Araújo. "Student’s Perceptions of the Community Impact of Social Education Degree Internship". 2016.
    10.15405/epsbs.2016.11.22
  5. Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Morgado, Mónica; Nunes, Tânia. "O Impacto de um Programa de Estimulação Cognitiva em Pessoas Idosas a Residir na Comunidade vs. Institucionalizadas". 2016.
  6. Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. "A prática do Educador Social no envelhecimento: da formação à ação". 2014.
  7. Fernandes, Rosina; Xavier, Paula; Martins, Emília; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Magalhães, Cátia. "Razões de escolha do curso e valorização de competências em estudantes de educação social: Um estudo exploratório". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  8. Francisco Mendes; Teresa Oliveira; Emilia Martins; Maria João Amante. "Uma proposta de indicadores de qualidade docente do ensino superior". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Publicado
  9. Martins, Emília; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Oliveira, Teresa; Fernandes, Rosina; Amante, Maria João; Emilia Martins; et al. "Classificações académicas e competências cognitivas em alunos do ensino superior politécnico.". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança, 2009.
    Publicado
  10. Amante, Maria João; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Oliveira, Teresa. "UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE QUALIDADE DOCENTE DO ENSINO". 2009.
Artigo em revista
  1. Barros Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia. "Atelier Convívio - um espaço comunitário para pessoas idosas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 51-51.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.08.2428
  2. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Factos e mitos sobre envelhecimento em alunos no início de licenciatura em educação social". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 21-21. http://hdl.handle.net/10400.19/5309.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.08.2328
  3. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Visitas domiciliárias a pessoas idosas - uma oportunidade de intervenção socioeducativa". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 17-17.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.08.2299
  4. Jales Ribeiro, Esperança; Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Felizardo, Sara; Amante, Maria João. "Abordaje dialógico en Pedagogía Social: el uso del photovoice como herramienta pedagógica y metodología participativa". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4762.
  5. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Visitas domiciliárias a pessoas idosas - uma oportunidade de intervenção socioeducativa". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/5310.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2299
  6. Amante, Maria João; Alvarez, Catarina; Araújo, Lia; Sousa, Isabel. "Intervenção em pessoas com demência e cuidadores: Café Memória um espaço privilegiado de relação". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4639.
  7. Amante, Maria João; Alvarez, Catarina; Araújo, Lia; Sousa, Isabel. "Intervenção em pessoas com demência e cuidadores: Café Memória um espaço privilegiado de relação". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4639.
  8. Felizardo, Sara Alexandre; Cantarinha, Diana; Alves, Ana Berta; Ribeiro, Esperanc¸a Jales; Amante, Maria Joa~o; Sara Alexandre Felizardo; Diana Cantarinha; et al. "Students’ Involvement in School and Parental Support: Contributions to the Socio-Educational Intervention". The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences 1 (2016): 278-287. http://hdl.handle.net/10400.19/3460.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2016.11.29
  9. Ribeiro, Esperanc¸a Jales; Felizardo, Sara Alexandre; Martins, Emi´lia; Fernandes, Rosina; Amante, Maria Joa~o; Cordeiro, Leandra; Felizardo, Sara; et al. "Undergraduate Social Education Student’s Perspectives about the Profession". The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences 1 (2016): 179-188. http://hdl.handle.net/10400.19/3464.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2016.11.19
  10. Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança; Amante, Maria João; Ribeiro, Esperanc¸a Jales. "Parental Adjustment to Disability, Stress Indicators and the Influence of Social Support". Procedia Social and Behavioral Sciences 217 1 (2016): 830-837. http://hdl.handle.net/10400.19/3463.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2016.02.157
  11. Cordeiro, Leandra; Amante, Maria João. "Apoio Psicológico no Ensino Superior: o Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu". (2016): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13937.
  12. Jales Ribeiro, Esperança; Martins, Emi´lia; Amante, Maria João; Felizardo, Sara; Fernandes, Rosina; Araújo, Lia. "Student’s Perceptions of the Community Impact of Social Education Degree Internship". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3459.
  13. Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria João; Martins, Emi´lia; Felizardo, Sara; Fernandes, Rosina; Xavier, Paula. "Student’s Perception on the Personal Impact of a Social Education Degree Internship". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3462.
  14. Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Morgado, Mónica; Nunes, Tânia. "O Impacto de um Programa de Estimulac¸a~o Cognitiva em Pessoas Idosas a Residir na Comunidade vs. Institucionalizadas". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3467.
  15. Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Amante, Maria João; Jales Ribeiro, Esperança. "Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/5596.
  16. Costa, Ana; Felizardo, Sara; Sargento, José; Amante, Maria João; Jales Ribeiro, Esperança. "Children at risk, attachment and institutionalization: contributions to the socio-educational intervention". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3465.
  17. Cantarinha, Diana; Felizardo, Sara; Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria João. "Resilience, perception of parental support and socio-educational intervention strategies". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3466.
  18. Araújo, Lia; Figueiredo, Maria; Amante, Maria João; Ribeiro, Esperança; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, Esperanc¸a Jales. "As potencialidades do photovoice enquanto metodología participativa na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 072-072. http://hdl.handle.net/10400.19/3425.
    Publicado • 10.17979/reipe.2015.0.06.198
  19. Fonseca, Susana Barros; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Rodrigues, Ana Raquel; Vieira, Diana; Marques, Helena; Barros Fonseca, Susana. "Potencialidades da construção de Programas de Estimulação na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 128-128. http://hdl.handle.net/10400.19/3427.
    Publicado • 10.17979/reipe.2015.0.06.327
  20. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Pereira, Andreia; Nunes, Micaela; Rodrigues, Tânia. "“Making a difference¿? na promoção do envelhecimento bem sucedido". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2015): 058-058. http://hdl.handle.net/10400.19/3426.
    Publicado • 10.17979/reipe.2015.0.08.326
  21. Barros Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Rodrigues, Ana Raquel; Vieira, Diana; Marques, Helena. "Potencialidades da construção de Programas de Estimulação na formação de Educadores Sociais". (2015): http://hdl.handle.net/10400.19/3427.
    10.17979/reipe.2015.0.06.327
  22. Fonseca, Susana; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Araújo, Lia. "Emotional dimensions of eating behavior.". Atención Primaria 45 (2013): 83-83.
    Publicado
  23. Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Amante, Maria; Araújo, Lia; Mendes, Francisco. "Mediterranean Adequacy Index in the last five decades". Atención Primaria 45 (2013): 179-179.
    Publicado
  24. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Mendes, Francisco; Araújo, Lia; Amante, Maria. "Unhealthy food behaviors in youth and adults: An exploratory study". Atención Primaria 45 (2013): 134-134.
    Publicado
  25. Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Amante, Maria; Araújo, Lia; Fonseca, Susana. "Physical activity and sedentary lifestyle in young people and adults.". Atención Primaria 45 (2013): 87-87.
    Publicado
  26. C.M. Sousa Albuquerque; A.M.C. Fernandes; M.J. Amante; S.A. Lourenço. "P-870 - Delinquent behavior in adolescents: parental role and school". European Psychiatry 27 (2012): 1-1. http://dx.doi.org/10.1016/s0924-9338(12)75037-x.
    10.1016/s0924-9338(12)75037-x
  27. C.M. Sousa Albuquerque; S.A. Lourenço; M.J. Amante. "P-871 - Psycho-pathological disorders in teenage mothers: implications in the process of mother-child bond". European Psychiatry 27 (2012): 1-1. http://dx.doi.org/10.1016/s0924-9338(12)75038-1.
    10.1016/s0924-9338(12)75038-1
Artigo em revista (magazine)
  1. Amante, Maria João. "A Avaliação no Ensino Superior: uma proposta de indicadores de qualidade docente", Revista do SNESUP, 2009
Capítulo de livro
  1. Frias, Catarina; Silva, Carla; Amante, Maria João; Seabra, Cláudia. "Storytelling tourist experiences in the websites of world heritage historical centers". Goodfellow Publishers, 2019.
Documento de trabalho
  1. Felizardo, Sara; Ferreira, Joaquim; Pereira, Marcelino; Ribeiro, Esperanc¸a Jales; Amante, Maria João. 2015. "Families of children with SEN: perceptions of social support and parental well-being". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.19/4317.
  2. Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperanc¸a Jales; Amante, Maria João. 2015. "Parental adjustment to disability, stress indicators and the influence of social support.". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.19/4313.
  3. Felizardo, Sara; Ferreira, Joaquim; Pereira, Marcelino; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria João. 2015. "Families of children with SEN: perceptions of social support and parental well-being". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.19/4317.
Relatório
  1. Rodrigues, Margarete Lopes Rodrigues; Amante, Maria João. 2016. Medidas e recursos educativos para a promoção do sucesso escolar de um aluno com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura - estudo de caso. http://hdl.handle.net/10400.19/5120.
Resumo em conferência
  1. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Amante, Maria; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Xavier, Paula; Magalhães, Cátia; Araújo, Lia. "Household, sports and leisure time activities in a sample of portuguese community-dwelling older adults". Trabalho apresentado em 5º Congreso Internacional de Actividad Físico-Deportiva para Mayores, Málaga, 2013.
    Publicado
  2. Araújo, Lia; Amante, Maria; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Xavier, Paula; Magalhães, Cátia. "Household activities and nutricion status.". Trabalho apresentado em 5º Congreso Internacional de Actividad Físico-Deportiva para Mayores, Málaga, 2013.
    Publicado
  3. Amante, M.; Fonseca, S.; Fernandes, R.; Mendes, F.; Martins, E.; Araújo, L.; Xavier, P.; Magalhães, C.. "Vivências Académicas – um Estudo Exploratório no Instituto Politécnico de Viseu". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa, 2013.
    Publicado
  4. Mendes, F.; Martins, E.; Araújo, L.; Fernandes, R.; Amante, M.; Fonseca, S.; Magalhães, C.; Xavier, P.. "O Envolvimento na Aprendizagem em Alunos do Ensino Superior". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cruz, Cristina da Fonte. "As Dimensões das relações interpessoais na inclusão de um aluno com NE no ensino regular". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6196.
  2. Pereira, Marta Sofia Oliveira. "Vulnerabilidade ao Stress e o Burnout nos Trabalhadores Sociais que Trabalham com Crianças e Jovens em Risco/Perigo". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6043.
  3. Sousa, Bárbara Cristina Baptista de. "As trocas intergeracionais com crianças e jovens em risco – o uso de App intergeracional". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6040.
  4. Frias, Sandra Catarina Mota de. "O Storytelling no Turismo Cultural - Estudo dos Centros Históricos Património Mundial em Portugal Continental". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/5564.
  5. Correia, Sandra Maria Lopes. "Implementação de um programa de treino de competências sociais no âmbito da prevenção de atitudes (anti)sociais em jovens adolescentes". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/6182.
  6. Almeida, Maria João Claro de. "Dependência a videojogos e a perceção de satisfação com o suporte social em adolescentes". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/6057.
  7. Gomes, Telma Sofia Matos. "Bairros sociais : resiliência, autoconceito e autoestima em jovens adolescentes". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4652.
  8. Antunes, Beatriz Ferreira. "Regulação emocional e satisfação com a vida : estudo comparativo entre jovens institucionalizados e não institucionalizados". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4909.
  9. Fernandes, Maria Elisabete Lopes. "Literacia em saúde mental e consumo de álcool numa amostra de adolescentes da região centro / Maria Elisabete Lopes Fernandes". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4900.
  10. Rebelo, Aida Idalina Araújo. ""Uma viagem pelas emoções" : projeto de um programa de estimulação de competências emocionais para crianças com incapacidade intelectual". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4898.
  11. Sousa, Ana Catarina Pereira Fernandes de. "Tradução e adaptação transcultural do instrumento WHODAS 2.0 Child and Youth". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/5360.
  12. Brites, Juliana Reis. "Internamento em Centro Educativo: o ponto crítico no percurso de vida dos menores a cumprir medida tutelar educativa de internamento". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4899.
  13. Santos, Catarina Mendes Lopes dos. "Método multissensorial para a aprendizagem da leitura e escrita em crianças com perturbações neurodesenvolvimentais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4515.
  14. Rodrigues, Cláudia Claro. "A autonomia de vida e o suporte social de jovens adultos provenientes de acolhimento residêncial". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4482.
  15. Melo, Isabel Maria Alcântara de. "A prática de ensino supervisionada e a educação intercultural : a perceção dos educadores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4524.
  16. Cruz, Ana Catarina Moreira da. "Vinculação e rendimento escolar no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/4529.
  17. Almeida, Tânia Patrícia Pereira de. "Literacia em saúde mental : conhecimentos, estigma e preconceito numa amostra de adolescentes da região centro de Portugalprojeto de investigação". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2979.
  18. Ferreira, Ana Francisca Menezes Rodrigues. "Linguagem e vinculação em crianças vítimas de negligência parental: um estudo exploratório". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2980.
  19. Serra, Ana Filipa Bouça Nova. "O impacto dos rituais de acolhimento na integração das crianças/jovens nos lares de infância e juventude". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2263.
  20. Veloso, Carolina Jorge. "Lares de infância e juventude : contributos para a autonomia". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2264.
  21. Martins, Filipa Daniela dos Santos Ferreira. "O impacto da institucionalização no desempenho académico no 1º ciclo do ensino básico : a perceção dos futuros professores". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2509.
  22. Monteiro, Carla Sandra de Jesus Lourenço Maia; Amante, Maria João, orient.. "Crenças e representações sociais dos adolescentes sobre a violência doméstica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1875.
  23. Rodrigues, Vanda Sofia Alves; Amante, Maria João orient.; Fonseca, Susana orient.. "Do outro lado da linha : a visão de um educador social sobre a delinquência juvenil". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1844.
  24. Mendes, Carla Maria Figueiredo; Amante, Maria João orient.; Magalhães, Cátia orient.. "Comportamentos de vitimização e agressividade entre pares : um estudo com crianças do 4º ano de escolaridade". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1839.
  25. Pedro, Ana Luísa Morgado Vaz. "Filhos do divórcio : "quando os meus pais se divorciaram"". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1871.
  26. Santos, Margarida Isabel Pinto dos; Amante, Maria João orient.; Fonseca, Susana orient.. "Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1843.
  27. Lopes, Ana Isabel Rodrigues; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Intervenção dos educadores sociais de equipas multidisciplinares de RSI no desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas - perceção dos técnicos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1823.
  28. Rodrigues, Liliana de Almeida; Amante, Maria João. "Intervenção nos lares de infância e juventude : perceção dos técnicos e jovens desinstitucionalizados". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1832.
  29. Mendes, Carla Maria Figueiredo; Amante, Maria João orient.; Magalhães, Cátia orient.. "Comportamentos de vitimização e agressividade entre pares : um estudo com crianças do 4º ano de escolaridade". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1839.
  30. Vaz, Ana Sofia Silva Marques; Amante, Maria João, orient.. "Equipas multidisciplinares do RSI : do treino parental ao exercício de uma parentalidade positiva". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2133.
  31. Barros, Alzira da Costa; Amante, Maria João, orient.. "A representação social do consumo de álcool nos jovens". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2135.
  32. Pereira, Célia Maria de Jesus. "Mediação familiar no caminho da informalização do divórcio". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2108.
  33. Coelho, Anabela Tavares; Amante, Maria João, orient.; Cunha, Diana, co-orient.. "Violência interparental : um olhar sobre a transgeracionalidade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/1907.
  34. Carvalho, Daniela Filipa Cardoso de; Amante, Maria João, orient.; Fonseca, Susana. "Alcoolismo parental e o desenvolvimento psicossocial da criança no período pré-escolar: implicações das diferenças de género". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2136.
  35. Gomes, Madalena Amaro Pereira. "Integração social de crianças ciganas na escola pública". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2119.
  36. Silva, Catarina Alexandra Gomes Cardoso. "Um novo olhar sobre a delinquência juvenil no ordenamento jurídico português". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/1911.
  37. Sebastião, Maria João dos Santos Amante Rodrigues. "A avaliação da qualidade no ensino superior : uma proposta de indicadores de qualidade docente". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10316/7482.

Outros

Outra produção
  1. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Amante, Maria João; Rosado, António; Molina, Jesús. 2018. Characterization of the Physical Activity Level (PAL) in Portuguese Elderly. The positive impact of physical activity on the elderly is so relevant that WHO (2016) encourages it and sets out global recommendations for its practice. This paper describes a non-experimental study with 202 participants, with a mean age of 81.76 ± 7.47 years, of which 70.3% are female. 20.7% live with a spouse and 5.2% with their sons/daughters. The vast majority of participants (92.1%) has dif. http://hdl.handle.net/10400.19/5409.
    https://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2018.11.24
  2. Cunha, Madalena; Abrantes, José Luís; Amante, Maria João; Correia, Paula; Santos, Paula. 2018. Editorial. http://hdl.handle.net/10400.19/5305.
    https://doi.org/10.29352/mill0205
  3. Cunha, Madalena; Abrantes, José Luís; Amante, Maria João; Correia, Paula; Santos, Paula. 2018. Editorial. http://hdl.handle.net/10400.19/5307.
  4. Cunha, Madalena; Abrantes, José Luís; Amante, Maria João; Correia, Paula; Santos, Paula. 2018. Editorial. http://hdl.handle.net/10400.19/5305.
    https://doi.org/10.29352/mill0205
  5. Cunha, Madalena; Abrantes, José Luís; Amante, Maria João; Correia, Paula; Marques Dos Santos, Paula. 2018. Editorial. http://hdl.handle.net/10400.19/5306.
  6. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Alvarez, Catarina; Sousa, Isabel. 2017. Potentialities of Memory Cafés supporting people with dementia and their caregivers. Alzheimer/Memory Cafés recently emerged in several European countries and in North America as an initiative that involves people with dementia, their family/friend car- ers, and all others interested in dementia, focused in sociali- zation with an educational component. The sessions occur monthly and include a presentation on a different topic alternately with a stimulation/recreation activity, as. http://hdl.handle.net/10400.19/5434.
  7. Ribeiro, Esperanc¸a Jales; Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Felizardo, Sara; Amante, Maria. 2017. Abordaje dialógico en Pedagogía Social: el uso del photovoice como herramienta pedagógica y metodología participativa. El papel del Educador Social es fundamentalmente pedagógico en la medida en que está sostenido en su matriz de referencia que es la Pedagogía Social. La intervención del Educador Social sólo será eficiente si existen teorías y modelos que sostengan su acción y le permitan promover las condiciones de educabilidad de las personas. Así, uno de los desafíos que se colocan, en este ámbito, es de la cre. http://hdl.handle.net/10400.19/4762.
  8. Amante, Maria João; Alvarez, Catarina; Araújo, Lia; Sousa, Isabel. 2017. Intervenção em pessoas com demência e cuidadores: Café Memória um espaço privilegiado de relação. Introdução: o Café Memória assume-se como uma estratégia inovadora em vários países da Europa e nos USA. Trata-se de um encontro com periodicidade mensal, realizado em ambiente informal e comunitário, destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares e cuidadores e outras pessoas interessadas nesta problemática. Objetivo: o presente estudo procura apresentar evidências. http://hdl.handle.net/10400.19/4639.
  9. Cordeiro, Leandra; Amante, Maria João. 2016. Apoio Psicológico no Ensino Superior: o Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu. Introdução: O foco da intervenção psicológica em contexto universitário tem sofrido alterações ao longo do tempo, centrando-se hoje, para além das questões vocacionais e de gestão de carreira, nas vicissitudes ligadas ao desenvolvimento pessoal e ao bem estar intrasubjetivo.Objetivo: descrever e analisar a atividade do Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu, no período de 2010 a 2. https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13937.
  10. Costa, Ana; Felizardo, Sara; Sargento, José; Amante, Maria João; Ribeiro, Esperanc¸a Jales. 2016. Children at risk, attachment and institutionalization: contributions to the socio-educational intervention. Introduction: Institutionalized children exposed to early adverse experiences are a particularly vulnerable group with a high risk of developing health problems. Objectives: i) to know the representations of attachment in institutionalized children; ii) to understand if there are differences of attachment, according to some sociodemographic variables; iii) outline socio-educational intervention st. http://hdl.handle.net/10400.19/3465.
  11. Ribeiro, Esperanc¸a Jales; Amante, Maria Joa~o; Martins, Emi´lia; Felizardo, Sara; Fernandes, Rosina; Xavier, Paula; Araújo, Lia. 2016. Student’s Perception on the Personal Impact of a Social Education Degree Internship. The functional profile of the social educator is based on the development of theoretical, technical and personal/relational skills, which should guide training courses organization. Assuming the shortcomings of a merely theoretical approach, besides a consistent preparation in theoretical and essential technical contents for socio-educational intervention, practice in context should be favoured as. http://hdl.handle.net/10400.19/3462.
  12. Cantarinha, Diana; Felizardo, Sara; Alves, Ana Berta; Ribeiro, Esperanc¸a Jales; Amante, Maria João. 2016. Resilience, perception of parental support and socio-educational intervention strategies. Introduction: Resilience is a core variable in the context of studies on the psychosocial adjustment and school children and teenagers, and should be considered in the context of strategies to promote their well- being and quality of life. Objectives: To know the relationship between resilience, parental support and some sociodemographic variables; outline socio-educational intervention strategies. http://hdl.handle.net/10400.19/3466.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2010 SAÚDE E DISTRESS PSICOLÓGICO EM PESSOAS COM 80 E MAIS ANOS RESIDENTES NA COMUNIDADE Lia João de Pinho Araújo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 VINCULAÇÃO, PERCEPÇÃO DE PROBLEMAS E (IN)SUCESSO ESCOLAR. UM ESTUDO COM ALUNOS DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO. JOSÉ EDUARDO MADEIRA DOS SANTOS (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/11 - Atual Ordem dos Psicólogos
2009/12 - Atual Ordem dos Psicólogos