???global.info.a_carregar???
Paula Bacelar Nicolau. Concluiu a Licenciatura em Biologia Vegetal e Aplicada em 1991 pela Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Doctor of Philosophy em 1997/02/04 pela Bangor University (North Wales, UK). É Professora Auxiliar na Universidade Aberta e e investigadora sénior no Centro de Ecologia Funcional (CFE), Portugal (https://cfe.uc.pt/); também colabora com o Laboratório de Ensino a Distância e eLearning (LeaD), Portugal. Publicou 22 artigos em revistas especializadas. Possui 13 capítulos de livros e 4 livros. Orientou 1 tese de doutoramento e coorientou 1. Orientou 7 dissertações de mestrado e coorientou 9. Recebeu 1 prémio e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 10 projeto(s) e Investigador responsável em 4 projeto(s). Atua nas áreas de Ciências Naturais com ênfase em Ciências Biológicas e Ciências da Sustentabilidade, e na área do Ensino a Distância. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: eLearning; Biodiversidade e Conservação; Sustentabilidade; Microbiologia Ambiental; Biologia Vegetal. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Paula Bacelar Nicolau graduated in Plant and Applied Biology in 1991 from the University of Lisbon, Faculty of Science and is Doctor of Philosophy in 1997/02/04 from Bangor University (North Wales, UK). She is an Assistant Professor at the Open University, Portugal and senior researcher at the Centre for Functional Ecology (CFE), Portugal (https://cfe.uc.pt/); she also collaborates with the Laboratory for Distance Learning and eLearning (LeaD), Portugal. She has published 22 articles in specialized journals. She has published 13 book chapters and edited 4 books. She as supervised 1 PhD thesis and co-supervised 1. She as also supervised 7 Master's dissertations and co-supervised 9.Received 1 award and/or honors. She participates and/or participated as Researcher in 10 project(s) and Researcher in charge in 4 project(s). She works in the areas of Natural Sciences with an emphasis on Biological Sciences and Sustainability Sciences, and in the area of Distance Learning. In her Science Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: eLearning; Biodiversity and Conservation; Sustainability; Environmental Microbiology; Plant Biology.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Bacelar Nicolau

Nomes de citação

  • Bacelar-Nicolau, Paula

Identificadores de autor

Ciência ID
7D11-BE78-21FD
ORCID iD
0000-0001-5940-5131
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=WWFc0MkAAAAJ
Scopus Author Id
6507462575

Endereços de correio eletrónico

  • pnicolau@uab.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Aberta, Departamento de Ciências e Tecnologia | Rua Almirante Barroso, 38-4º piso, 1000-013 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Naturais - Ciências Biológicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1997/02/04
Concluído
n/a (Doctor of Philosophy)
Especialização em Environmental Microbiology
Bangor University, Reino Unido
"Novel iron-oxidising acidophilic heterotrophic bacteria from mineral leaching environments" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
1991
Concluído
Biologia + Bio.(Ens.) + Biol. Vegetal e Aplicada + Rec. Fauníst. e Ambiente (Licenciatura)
Especialização em Biologia Vegetal e Aplicada
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/05/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1999/03/01 - 2001/04/30 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2016 Conselho geral ou orgão correspondente Universidade Aberta, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/02/01 - 1999/02/28 Bolsa de Pós-doutoramento PRAXIS XXI/ BPD/ 14167/ 97 Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Portugal
1997/09/01 - 1997/12/31 Bolsa de Pós-doutoramento “Bioleaching of a tytanium oxide deposit by acidophilic iron-reducing bacteria” Du Pont Ltd., Estados Unidos
Bangor University School of Natural Sciences, Reino Unido
1997/05/01 - 1997/08/31 Research technician Bangor University School of Natural Sciences, Reino Unido
Bangor University School of Natural Sciences, Reino Unido
1991/09/01 - 1997/08/31 Bolseira de Doutoramento JNICT/ BD/ 1410/ 91/ IB & PRAXIS XXI/ BD/2817/94 Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Bangor University School of Natural Sciences, Reino Unido
1990/11/01 - 1991/07/31 Bolseira Erasmus C.E.E (PIC B-0025/90/7-2) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Bangor University School of Natural Sciences, Reino Unido
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/02/28 - 2024/02/27 ARDES - Short Learning Programme for ARt & DEsign & Sustainability with special focus on environment and climate change
2021-1-ES01-KA220-HED-000032193
Investigador responsável
Erasmus Academie
Em curso
2019/06/01 - 2023/05/31 B-GOOD - giving Beekeeping Guidance by cOmputatiOnal-assisted Decision making
Investigador
Centro de Ecologia Funcional CEF, Universidade de Coimbra, Portugal
Em curso
2019/09/01 - 2022/08/31 EUSTEPs Enhancing Universities’ Sustainability Teaching and Practices through Ecological Footprin
Investigador
Instituto do Mar IMAR, Universidade de Coimbra (Unidade 284/94 do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D da FCT, Portugal
Em curso
2018/01/01 - 2020/12/31 European SLP for Continous Professional Development and Lifelong Learning (E-Slp)
Investigador
Erasmus Plus
2017/10/01 - 2019/10/01 Joint Master Online Seminar in Environmental Participation
Investigador responsável
FernUniversitat, Hagen
Concluído
2016/09/01 - 2019/08/31 CROSSCUT. Cross-curricular teaching
Investigador
Erasmus Plus
Concluído
2014/02/01 - 2017/01/31 ECO - E-learning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning
Investigador
Concluído
2014/09/01 - 2016/08/31 OUVM Opening Universities for Virtual Mobility
Investigador
Erasmus Plus
2014/02/01 - 2016/07/31 EMMA - European Multiple MOOC Aggregator
Investigador
Concluído
2014 - 2015 The heat is up!” – Cross-disciplinary perspectives on climate change negotiations.
Investigador responsável
Concluído
2010/10/01 - 2012/04/30 LECH-e. The Life Experience of Climate Change Interdisciplinary e-module
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2008 - 2012 RECONNECT - Resposta dinâmica do sistema a um amplo restabelecimento artificial da ligação a montante entre os dois braços do estuário do Mondego (Portugal): Implicações para a recuperação, estado ecológico e gestão
Projecto PTDC/MAR/64627/2006
Investigador
Instituto do Mar IMAR, Universidade de Coimbra (Unidade 284/94 do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D da FCT, Portugal
Concluído
2006 - 2006 Organização e Gestão Responsável do Espaço e das Actividades do Sector Agrícola - OGREASA - (In)formar para Prevenir, Prevenir para Viver
Investigador responsável
Concluído
2002 - 2004 Organização e Gestão Responsável do Espaço e das Atividades do Sector Agrícola – OGREASA
Investigador responsável
Programa EQUAL
1991 - 2001 Impacto humano sobre a dinâmica estuarina de matéria e energia – bases para a gestão integrada de ecossistemas estuarinos
PRAXIS/P/MGS/11238/1998
PRAXIS/P/MGS/11238/1998
Investigador
Instituto do Mar IMAR, Universidade de Coimbra (Unidade 284/94 do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. João Francisco Lopes da Silva Teixeira Alves; Maria de Fátima Pereira Alves; Paula Bacelar Nicolau. "Perceções sobre as vulnerabilidades SocioAmbientais atuais e futuras face às alterações climáticas no setor agrícola: Estudo exploratório no município do Cadaval, Portugal". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3 3 (2022): e331248-e331248. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1248.
    10.47820/recima21.v3i3.1248
  2. Medeiros, V.; Bacelar-Nicolau, P.. Autor correspondente: Bacelar-Nicolau, P.. "Índice de Biodiversidade Urbana - City Biodiversity Index - aplicado à Cidade da Horta, Açores". Revista CAPTAR (Universidade de Aveiro) 10 (2021): 1-16. https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/25491/19123.
    Publicado
  3. Perbandt, Daniela; Heinelt, Marie-Sophie; Nicolau, Paula Bacelar; Mapar, Mahsa; Caeiro, Sandra; Perbandt, D.; Heinelt, M.-S.; et al. "Towards effective e-learning on sustainability: a case study-course on participatory processes in environmental politics". International Journal of Sustainability in Higher Education (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/11129.
    No prelo • 10.1108/ijshe-07-2020-0262
  4. Franco Perazzoni; Paula Bacelar-Nicolau; Marco Painho. "Correction: Perazzoni, F.; Bacelar-Nicolau, P.; Painho, M. Geointelligence against Illegal Deforestation and Timber Laundering in the Brazilian Amazon. ISPRS Int. J. Geo-Inf. 2020, 9, 398". ISPRS International Journal of Geo-Information 9 10 (2020): 573-573. https://doi.org/10.3390/ijgi9100573.
    10.3390/ijgi9100573
  5. Franco Perazzoni; Paula Bacelar-Nicolau; Marco Painho. "Geointelligence against Illegal Deforestation and Timber Laundering in the Brazilian Amazon". ISPRS International Journal of Geo-Information 9 6 (2020): 398-398. https://doi.org/10.3390/ijgi9060398.
    10.3390/ijgi9060398
  6. Leal Filho, Walter; Emblen-Perry, Kay; Molthan-Hill, Petra; Mifsud, Mark; Verhoef, Leendert; Azeiteiro, Ulisses Miranda; Bacelar-Nicolau, Paula; et al. "Implementing Innovation on Environmental Sustainability at Universities Around the World". Sustainability 11 14 (2019): 3807. http://dx.doi.org/10.3390/su11143807.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/su11143807
  7. Otto, Daniel; Caeiro, Sandra; Nicolau, Paula; Disterheft, Antje; Teixeira, António; Becker, Sara; Bollmann, Alexander; Sander, Kirsten. "Can MOOCs empower people to critically think about climate change? A learning outcome based comparison of two MOOCs". Journal of Cleaner Production 222 (2019): 12-21. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.02.190.
    Publicado • 10.1016/j.jclepro.2019.02.190
  8. Neves, Idalina; Leonor Bacelar-Nicolau; Bacelar-Nicolau, Paula; Silva Neves, Idalina; Bacelar-Nicolau, Leonor; Bacelar-Nicolau, Paula. "A valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola, Vila Nova de Gaia". Revista CAPTAR 8 2 (2019): 36-50. https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/1093.
    Publicado • 10.34624/captar.v8i2.1093
  9. Leal Filho, W.; Morgan, E.A.; Godoy, E.S.; Azeiteiro, U.M.; Bacelar-Nicolau, P.; Veiga Ávila, L.; Mac-Lean, C.; Hugé, J.. "Implementing climate change research at universities: Barriers, potential and actions". Journal of Cleaner Production 170 (2018): 269-277. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85031928369&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jclepro.2017.09.105
  10. Mendes, R.S.; Bacelar-Nicolau, Paula; Azeiteiro, Ulisses; Susana DR Mendes, Rita; Bacelar Nicolau, Paula; M Azeiteiro, Ulisses. "FAZENDinho – um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos Açores". Revista CAPTAR 7 1 (2018): 55-68. http://revistas.ua.pt/index.php/captar/article/view/10594.
    Publicado • 10.34624/captar.v7i1.1072
  11. Morgado, F.; Bacelar-Nicolau, P.; Rendon von Osten, J.; Santos, P.; Bacelar-Nicolau, L.; Farooq, H.; Alves, F.; Soares, A.M.V.M.; Azeiteiro, U.M.. "Assessing university student perceptions and comprehension of climate change (Portugal, Mexico and Mozambique)". International Journal of Climate Change Strategies and Management 9 3 (2017): 316-336. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020186592&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJCCSM-08-2016-0123
  12. Ulisses Miranda Azeiteiro; Paula Bacelar-Nicolau; Fernando J.P. Caetano; Sandra Caeiro. "Education for sustainable development through e-learning in higher education: experiences from Portugal". Journal of Cleaner Production 106 (2015): 308-319. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.11.056.
    10.1016/j.jclepro.2014.11.056
  13. Bacelar-Nicolau, Paula. "iMOOC on Climate Change: evaluation of a massive open online learning pilot experience". IRRODL (2015):
    10.19173/irrodl.v16i6.2160
  14. Amador, F.; Martinho, A.P.; Bacelar-Nicolau, P.; Caeiro, S.; Oliveira, C.P.. "Education for sustainable development in higher education: evaluating coherence between theory and praxis". Assessment and Evaluation in Higher Education 40 6 (2015): 867-882. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84939231838&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02602938.2015.1054783
  15. Jossefa, Manuel; Nicolau, Paula Bacelar; Azeiteiro, Ulisses. "Desenvolvimento comunitário e ambiente : caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)". (2014): http://hdl.handle.net/10400.2/3598.
  16. Teixeira, A.; Bacelar-Nicolau, P.; Caeiro, S.; Dams, L.; Van Dorp, K.-J.. "The challenge of widening citizen participation in climate change education: Developing open educational resources on the lived experiences of climate change". International Journal of Innovation and Sustainable Development 6 1 (2012): 66-77. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859405043&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJISD.2012.046054
  17. Bacelar-Nicolau, P.; Caeiro, S.; Martinho, A.P.; Azeiteiro, U.M.; Amador, F.. "E-learning for the environment: The Universidade Aberta (Portuguese Open Distance University) experience in the environmental sciences post-graduate courses". International Journal of Sustainability in Higher Education 10 4 (2009): 354-367. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70350230087&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/14676370910990701
  18. Johnson, D.B.; Bacelar-Nicolau, P.; Okibe, N.; Thomas, A.; Hallberg, K.B.. "Ferrimicrobium acidiphilum gen. nov., sp. nov. and Ferrithrix thermotolerans gen. nov., sp. nov.: Heterotrophic, iron-oxidizing, extremely acidophilic actinobacteria". International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology 59 5 (2009): 1082-1089. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-67649808144&partnerID=MN8TOARS.
    10.1099/ijs.0.65409-0
  19. Morgado, F.; Quintaneiro, C.; Rodrigues, E.; Pastorinho, M.R.; Bacelar-Nicolau, P.; Vieira, L.; Azeiteiro, U.M.. "Composition of the trophic structure of zooplankton in a shallow temperate estuary (Mondego Estuary, western Portugal)". Zoological Studies 46 1 (2007): 57-68. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-52249085426&partnerID=MN8TOARS.
  20. Vieira, L.; Morgado, F.; Re, P.; Nogueira, A.; Pastorinho, R.; Pereira, M.; Bacelar-Nicolau, P.; Marques, J.C.; Azeiteiro, U.M.. "Population dynamics of Acartia clausi from a temperate estuary (Mondego Estuary, Western Portugal)". Invertebrate Reproduction and Development 44 1 (2003): 9-15. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0141677714&partnerID=MN8TOARS.
  21. Bacelar-Nicolau, P.; Nicolau, L.B.; Marques, J.C.; Morgado, F.; Pastorinho, R.; Azeiteiro, U.M.. "Bacterioplankton dynamics in the Mondego estuary (Portugal)". Acta Oecologica 24 SUPPL. 1 (2003): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0038678211&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/S1146-609X(03)00016-X
  22. Pastorinho, R.; Vieira, L.; Ré, P.; Pereira, M.; Bacelar-Nicolau, P.; Morgado, F.; Marques, J.C.; Azeiteiro, U.. "Distribution, production, histology and histochemistry in Acartia tonsa (Copepoda: Calanoida) as means for life history determination in a temperate estuary (Mondego estuary, Portugal)". Acta Oecologica 24 SUPPL. 1 (2003): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0038339580&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/S1146-609X(03)00018-3
  23. Bacelar-Nicolau P; Johnson DB; Bacelar-Nicolau, P.; Johnson, D.B.. "Leaching of pyrite by acidophilic heterotrophic iron-oxidizing bacteria in pure and mixed cultures.". Applied and Environmental Microbiology 65 2 (1999): 585-590. http://europepmc.org/abstract/med/9925586.
Artigo em revista (magazine)
  1. Bacelar-Nicolau, Paula. "Observe as raízes das suas orquídeas!", Lusorquídeas (Associação Portuguesa de Orquidofilia), 2018, http://www.lusorquideas.com/.
  2. Bacelar-Nicolau, Paula. "Conhece a flor da orquídea?", Lusorquídeas (Associação Portuguesa de Orquidofilia), 2017, http://www.lusorquideas.com/.
  3. Vaz, S. C.D.; Lima, F.J.M.; Bacelar-Nicolau, Paula. "O espaço público e as pessoas - Baixa de Algés", Revista CAPTAR, 2016
  4. Bacelar-Nicolau, Paula. "Nomenclatura botânica", Lusorquídeas (Associação Portuguesa de Orquidofilia), 2015
  5. Bacelar-Nicolau, Paula. "Taxonomia de Orchidaceae", Lusorquídeas (Associação Portuguesa de Orquidofilia), 2014, http://www.lusorquideas.com/.
Capítulo de livro
  1. "Sustainability Assessment Tools in Higher Education Institutions". In Comprehensive Analysis of the Indicators and Outlook, 153-186. Wiley, 2022.
    10.1002/9781119852858.ch8
  2. Bacelar-Nicolau, Paula; Caeiro, Sandra. "Massive Open Online Courses (MOOCs) and Their Role in Climate Change Education". In Encyclopedia of the UN Sustainable Development Goals, editado por Leal Filho, W.; Azul A.; Brandli L.; Özuyar P; Wall T, 1-19. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-71063-1_32-1
  3. Bacelar-Nicolau, Paula. "Biodiversidade, Serviços dos Ecossistemas e o Turismo Sustentável". In Seminário "Ilha do Pico: Ambiente, Património, Turismo Sustentável; Madalena, Açores 24-25 março 2017, editado por Universidade Aberta; Portugal. Portugal, 2018.
    Publicado
  4. Azeiteiro, Ulisses; Nicolau, Paula Bacelar; Santos, Paulo T.; Nicolau, Leonor Bacelar; Morgado, Fernando. "Assessing high school students perceptions and comprehension of climate change". Springer, 2018.
    https://doi.org/10.1007/978-3-319-70479-1_2
  5. Bacelar-Nicolau, Paula; Azeiteiro, Ulisses. "O mestrado em Cidadania Ambiental e Participação da Universidade Aberta: Sucessos e progresso de uma formação online e contributos para o desenvolvimento sustentável". In Novos Olhares para os Cenários e Práticas da Educação Digital, editado por Universidade Aberta; Portugal, 114-143. Portugal: Universidade Aberta, 2017.
    Publicado
  6. Alves, Fátima; Nicolau, Leonor Bacelar; Lima, Dula; Azeiteiro, Ulisses; Nicolau, Paula Bacelar; Bacelar-Nicolau, Leonor; Azeiteiro, Ulisses M.; Bacelar-Nicolau, Paula; Bacelar-Nicolau, Paula. "University student’s perceptions about climate change: the case of interior design and architecture students of a brazilian university". Alemanha: Springer International Publishing, 2017.
    10.1007/978-3-319-70066-3_13
  7. Bacelar-Nicolau, Paula. "Online Teaching for Biodiversity Conservation". 2016.
    10.1007/978-3-319-32318-3_19
  8. Bacelar-Nicolau, Paula. "Assessing Student Perceptions and Comprehension of Climate Change in Portuguese Higher Education Institutions". 2016.
    10.1007/978-3-319-28591-7_12
  9. Bacelar-Nicolau, Paula. "Biodiversity and Education for Sustainable Development (ESD): Tendencies and Perspectives". 2016.
    10.1007/978-3-319-32318-3_1
  10. Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Fernandes, Ana Paula; Oliveira, Carla Padrel de; Nicolau, Paula Bacelar; Azeiteiro, Ulisses; Bacelar-Nicolau, Paula. "Strengths and weaknesses of an e-learning program in environmental sciences at Universidade Aberta, Portugal". Suiça: Springer, 2016.
    10.1007/978-3-319-32928-4_4
  11. Bacelar-Nicolau, Paula. "Attitudes, barriers and motivators as factors for sustainability of higher education e-learning programmes at Universidade Aberta, Portugal". 2015.
  12. Bacelar-Nicolau, Paula; Azeiteiro, Ulisses. "Terrestrial and Aquatic Ecosystems Response to Climate Change". In The heat is Up – cross-disciplinary perspectives on climate change negotiations”, editado por Universidade Aberta; Portugal. Universidade Aberta, 2015.
    Publicado
  13. Bacelar-Nicolau, Paula. "Online learning for sustainability: the student perception in an environmental science post-graduation". In Online learning for sustainability: the student perception in an environmental science post-graduation. 2012.
  14. Bacelar-Nicolau, Paula. "Environmental Literacy in Biodiversity terms at the end of the compulsory school: case study in Amadora, Portugal". In Science and Environmental Education. Towards the integration of Science Education, Experimental Science Activities and Environmental Education, 71-83. Peter Lang, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Bacelar-Nicolau, Paula. Seminário "Ilha do Pico: Ambiente, Património, Turismo Sustentável; Madalena, Açores 24-25 março 2017. Portugal: Universidade Aberta. 2018.
    Publicado • Editor
  2. Bacelar-Nicolau, Paula. Biodiversity and Education for Sustainable Development. 2016.
Livro
  1. Mapar, Mahsa; Fernandes, Ana Paula; Martinho, Ana Paula; Ferreira, Célia; Simão, João; Trindade, Jorge; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra. Guia ser sustentável: sugestões para viver de forma sustentável no campus …e fora dele.... Universidade Aberta. 2021.
    https://doi.org/10.34627/3xps-p052
  2. Moresno Pires, Sara; Nicolau, Mariana; Mapar, Mahsa; Ferreira Dias, M; Bacelar-Nicolau, Paula; Caeiro, Sandra Sofia Ferreira da Silva; Patrizi, N.; et al. “How to integrate sustainability teaching and learning in Higher Education Institutions? From context to actions for transformation towards SDGs implementation” A literature review.. Aveiro, Portugal. 2020.
    Publicado
  3. Martinho, A.P.; Caeiro, S.; Caetano, F.; Azeiteiro, U.M.; Bacelar-Nicolau, P.; Martinho, Ana Paula; Caeiro, Sandra Sofia Ferreira da Silva; et al. Training and Employability, Competences from an e-learning undergraduate programme in Environmental Sciences. Peter Lang. 2015.
    Publicado • 10.3726/978-3-653-02460-9
  4. Azeiteiro, Ulisses; Bacelar-Nicolau, Paula. Complementos de Biologia. Portugal: Universidade Aberta. 2003.
    Publicado
  5. Bacelar-Nicolau, Paula; Azeiteiro, Ulisses. Introdução à Biologia. Portugal: Universidade Aberta. 2001.
    Publicado
Recurso online
  1. Bacelar-Nicolau, Paula. "The heat is Up” – cross-disciplinary perspectives on climate change negotiations. 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4956.
Tese / Dissertação
  1. Alves, João Francisco Lopes da Silva Teixeira. "Perceções sobre as vulnerabilidades socioambientais atuais e futuras face às alterações climáticas no sector agrícola: estudo exploratório no município do Cadaval, Portugal". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10662.
  2. Perazzoni, Franco. "Informação geográfica, sustentabilidade e Amazônia: geointeligência aplicada à avaliação de manejos florestais sustentáveis no Sul do Amazonas". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10661.
  3. Neves, Idalina da Silva. "Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7417.
  4. Miranda, Mário Manuel Jesus. "Métodos de produção e sustentabilidade sócio-ambiental do setor hortícola da região Oeste". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7443.
  5. Nunes, Maria José de Almeida. "A biodiversidade vista pelas comunidades locais na Reserva Especial de Maputo, Moçambique". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/10659.
  6. Mendes, Rita Susana Diogo Rosa. "FAZENDinho : um suplemento de açorianidade e sustentabilidade nas escolas do Ensino Básico da Região Autónoma dos Açores". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6584.
  7. Lopes, Ricardo. "Educação ambiental em contexto escolar como ferramenta no controlo de espécies invasoras : estudo de caso do chorão-da-praia". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6826.
  8. Vaz, Simone Carvalho Dias. "Cidades para pessoas : estudo de caso da Baixa de Algés". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4479.

Outros

Outra produção
  1. A bolota, os carvalhos e seus valores. O presente trabalho dá a conhecer sobre as bolotas e as árvores que as produzem - os carvalhos, género Quercus (o ponto de vista botânico) e sobre os seus diversos valores, comummente descritos como serviços de ecossistemas (Aprovisionamento, Suporte, Regulação, Cutural).. "A bolota, os carvalhos e seus valores", foi apresentado no Webseminar "A Bolota - Conhecer, valorizar e Inovar", organizado p. 2021. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/11823.
  2. Biodiversidade e serviços de ecossistema em espaço urbano. 2019. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/9092.
  3. O solo, fundação da biodiversidade urbana. A expansão das áreas urbanas é indubitavelmente acompanhada pela expansão dos solos urbanos. Vejamos o que se sabe sobre o solo, suas características, suas funções - e valores - no ecossistema global, as alterações antropogénicas a que está sujeito em ambiente urbano e como estas alteram o seu potencial de função. Vejamos também aquilo para que devemos estar despertos quando consideramos a gestão. 2019. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/9304.
  4. Como colocar em prática o que sabemos sobre biodiversidade urbana?. 2019. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/9091.
  5. Património da cultura da vinha do Pico. Documento audiovisual, sobre o valor patrimonial - biológico, geológico, e social - associado à cultura da Vinha na Ilha do Pico, Açores. Documento preparado no âmbito do “Seminário "Ilha do Pico: Ambiente, Património, smo Sustentável; Madalena, Açores 24-25 março 2017”, Coleção Ciência e Cultura nº 3, Edições Universidade Aberta, ISBN 978-972-674-823-6 (https://indd.adobe.com/view/106e7a23-2450-4. 2018. Nicolau, Paula Bacelar; Pereira, Pedro. http://hdl.handle.net/10400.2/9643.
  6. História da classificação biológica. Material pedagógico no âmbito de cursos da área da biologia. 2017. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/6133.
  7. Organização biológica. Material pedagógico no âmbito de cursos da área da biologia. 2017. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/6134.
  8. Microrganismos e ambiente: ar e água, solo e extremos. Material didático para utilização em cursos de área da microbiologia.. 2016. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/6135.
  9. A célula: organização I. Recurso em formato vídeo para apoio a aprendizagem de conteúdos das ciências biológicas: "Organização celular I".. 2015. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/6224.
  10. Main concepts in sustainable development. Documento audiovisual preparado para o curso “Education for Sustainable Development" desenvolvido no âmbito do projeto 2014-1-LT01-KA203-000550 “Opening Universities for Virtual Mobility – OUVM. 2015. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/6217.
  11. Ecologia e desenvolvimento sustentável: o espaço urbano e a biodiversidade. 2015. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/4840.
  12. Microrganismos e crescimento microbiano. Material didático para utilização em cursos de área da microbiologia.. 2014. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/6137.
  13. Microbiologia ambiental: perspetiva histórica. Material didático do âmbito de cursos de microbiologia.. 2014. Nicolau, Paula Bacelar. http://hdl.handle.net/10400.2/6221.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual O consumo da água engarrafada versus água da torneira: compreender as preferências – Caso de estudo em Lisboa
Orientador
Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019 - Atual Os valores sociais, económicos e ambientais atribuídos aos ecossistemas dos Mangais nas zonas urbanas- caso do Mangal da Zona da Costa do Sol- Cidade de Maputo
Orientador
Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - Atual A sustentabilidade nos apoios alocados ao desenvolvimento rural em Moçambique: um estudo de caso dos pequenos produtores de arroz nas províncias centrais de Sofala e Zambézia
Coorientador
Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2021/10/01 - 2021/12/31 Key competences for sustainability. Can the university anticipate future needs?
Coorientador
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2021 Perceções sobre as vulnerabilidades socioambientais atuais e futuras face às alterações climáticas no sector agrícola: Estudo exploratório no município do Cadaval, Portugal
Coorientador
Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
2019 - 2021 Pós-doutoramento | Avaliação de ferramentas de e-learning e avaliação de modelos de cursos e-learning
Coorientador
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2021 Informação Geográfica, Sustentabilidade e Amazónia: geointeligência aplicada à avaliação de Manejos Florestais Sustentáveis na Região Sul do Estado do Amazonas
Orientador de Franco Perazzoni
Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2018 Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola
Orientador de Idalina da Silva Neves
Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2018 Métodos de produção e sustentabilidades Sócio ambienta do setor Hortícola da Região Oeste
Orientador de Mário Manuel Jesus Miranda
Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2018 A biodiversidade vista pelas comunidades locais na Reserva Especial de Maputo, Moçambique
Coorientador de Maria José de Almeida Nunes
Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
2016 - 2017/12/22 Educação Ambiental em contexto escolar como ferramenta no controlo de espécies invasoras - estudo de caso do chorão-da-praia
Coorientador
Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2017/06/12 FAZENDinho - um suplemento de Açorianidade e Sustentabilidade nas escolas do Ensino Básico da Região Autónoma dos Açores
Coorientador
Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 Cidades para Pessoas: Estudo de Caso da Baixa de Algés
Orientador
Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Os impactes sociais decorrentes das alterações da ocupação do solo e na perda da biodiversidade no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Associação com as alterações climáticas?
Orientador
Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2013/02/07 Desenvolvimento comunitário e gestão ambiental: o caso das associações de produtores agrícolas apoiadas pela associação mozal para o desenvolvimento da comunidade (AMDC)
Coorientador de Manuel Jaime Jossefa
Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação
2009 - 2011 O projecto LIFE de conservação do Sisão no Alentejo e as populações locais: a herança quatro anos depois
Coorientador de Natália Melo
Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação
2009 - 2011 A Perceção dos Pescadores de Armação de Pêra sobre os Impactes decorrentes da atividade Antrópica e do Aquecimento Global
Coorientador de Miguel de Sousa Santos Estiveira Gonçalves
Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2011 A conservação da natureza em manuais de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade
Coorientador de Rui Miguel Valente da Silva Oliveira
Mestrado em Estudos Ambientais: Cidadania e Participação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2010 Conceção de materiais pedagógicos para a biodiversidade do Parque Natural da Ria Formosa
Coorientador de Ana Paula Correia Martins
Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2010 Ensino da Biologia no 12º ano de escolaridade: avaliação da aquisição de competências
Orientador
Mestrado em Ensino da Geologia e Biologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2007 Adesão da bactéria redutora de sulfato Desulfovibrio indonensiensis a superfícies
Coorientador de João Manuel Ventura Barros
Mestrado em Química para o Ensino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Departamento de Química e Bioquímica, Portugal
2005 - 2006 Níveis de literacia ambiental no que respeita à biodiversidade após a conclusão da escolaridade obrigatória. Estudo de caso no Concelho da Amadora
Coorientador de Jorge Galamba
Mestrado em Ensino das Ciências (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/03/01 Informação Geográfica, Sustentabilidade e Amazônia: Geointeligência aplicada à avaliação de Manejos Florestais Sustentáveis no Sul do Amazonas
Orientador
Franco Perazzoni (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2022/01/24 Desafios de Transição de Agricultura de Subsistência para uma Agricultura Sustentável no Corredor de Nacala, 2005 2020
Vogal
Pedro Daniel Dzucule (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2022/01 Da sustentabilidade social e ambiental da cadeia produtiva do carvão vegetal nativo no Brasil aos crimes ambientais
Vogal
Herbert Dittmar (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2021/04 Multilevel Assessment of Biodiversity and Climate Change in Mozambique: Local Pathways to Sustainable Development
Vogal
Serafino Afonso Rui Mucova (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/04/10 Concepção de Protocolos Experimentais para a Aplicação na Prática nas Aulas
Arguente
Ana Sofia Gomes S. F. Gabriel (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
Distinções

Outra distinção

2020 Louvor
Universidade Aberta, Portugal