???global.info.a_carregar???
Doutora em Educação (Didática e Desenvolvimento Curricular) e Mestre em Supervisão pela Universidade de Aveiro (Portugal). Desenvolve estudos na área da formação docente, educação em línguas, constituição de redes profissionais colaborativas e desenvolvimento de projetos educativos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luciana Mesquita da Silva

Identificadores de autor

Ciência ID
7D11-0DB4-6B46

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2011/05 - 2016/04
Concluído
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Colaborar para uma educação plural em línguas: que possibilidades em contexto escolar português?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007/09 - 2010/01
Concluído
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Desenvolvimento profissional docente nos espaços e tempos do trabalho colaborativo: do isolamento profissional aos diálogos possíveis no projeto Línguas & Educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001 - 2007
Concluído
Licenciatura em Letras (Graduado)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
9,3/10
2001 - 2006
Concluído
Bacharelado em Ciências Contábeis (Graduado)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
9,3/10
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/04 - 2018/02 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto de Ensino Superior Franciscano, Brasil
2017/04 - 2018/02 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto de Ensino Superior Franciscano, Brasil
2015/10 - 2017/03 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto de Ensino Superior Franciscano, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/12 - Atual Tradutora Inglês-Português All3DP, Alemanha

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/12 - Atual Voluntária ESO Supernova - Planetário e Centro de Visitas, Alemanha
European Southern Observatory, Alemanha
2011/05 - 2015/04 Bolseira de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2009/09 - 2010/08 Técnica de Investigação do Programa Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores Trabalho independente, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2007/09 - 2009/08 Bolseira de Mestrado Programa Alban, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sá, Cristina Manuela; Mesquita, Luciana. "Abordagem Transversal do Ensino e Aprendizagem da Língua Materna e Promoção de uma Educação para a Cidadania Global". Revista Cocar 8 (2020): 315-332. https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3061.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Sá, Cristina Manuela; Mesquita, Luciana. "Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo". Educar em Revista 36 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.61731.
    10.1590/0104-4060.61731
  3. Sá, Cristina Manuela; Mesquita, Luciana. "Representações de futuros professores sobre educação global e a sua operacionalização no ensino de língua materna". Indagatio Didactica 10 5 (2018): 129-147. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11624/9539.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Sá, Cristina Manuela; Mesquita, Luciana. "Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/aprendizagem do Português à luz da educação global". Indagatio Didactica 10 1 (2018): 63-82. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10904.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Pinho, Ana Sofia; Mesquita, Luciana. "Desenvolvimento profissional e colaboração na escola: dois estudos em diálogo.". Revista Internacional de formação de Professores 3 1 (2018): 122-154. https://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/1191.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Mesquita, Luciana. "Resenha do livro “Supervisão e colaboração: uma relação para o desenvolvimento”, de Isabel Alarcão e Bernardo Canha". Revista Brasileira de Educação 22 68 (2017): 273-276. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226814.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s1413-24782017226814
  7. Mesquita, Luciana; Pinho, Ana Sofia; Andrade, Ana Isabel. "Trabalho colaborativo docente e educação plurilingue: que subversões a uma gramática da escola?". Revista Iberoamericana de Educação 70 1 (2016): 201-222. http://hdl.handle.net/10773/22175.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Correia, Sónia; Mesquita, Luciana. "Comunidades profissionais enquanto espaços formativos: olhares sobre (e a partir do) Projeto Creche". Indagatio Didactica 8 2 (2016): 7-25. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/download/4020/3702.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Reis,Pedro Rocha dos; Gonçalves, Teresa N. R.; Mesquita, Luciana. "A avaliação do Período Probatório de Professores em Portugal: perspectiva de professores, mentores e gestores". Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação 20 76 (2012): 525-546. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362012000300006.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Mesquita, Luciana. "Do isolamento docente aos diálogos colaborativos: espaços e tempos do Projeto Línguas e Educação". Revista Visão Global 13 2 (2010): 349-374. http://editora.unoesc.edu.br/index.php/visaoglobal/article/viewFile/648/pdf_164.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Costa, Julio Cesar; Mesquita, Luciana. "Ponto de Inflexão e Risco: complementando a análise Custo/Volume/Lucro". Revista Brasileira de Contabilidade 169 (2008): 67-77.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mesquita, Luciana. "Educação em Português e Cidadania Global: reflexões a partir do currículo em Portugal". In Educação em Português e cidadania global, 11-37. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
  2. Mesquita, Luciana. "Ensino da língua materna e promoção da cidadania global: a transversalidade da língua portuguesa como princípio estruturante". In Desafíos de investigación educativa durante la pandemia COVID19, 233-242. Madrid, Espanha: Editorial Dykinson, 2020.
    Publicado
  3. Mesquita, Luciana; Sá, Cristina Manuela. "Educação global no âmbito da formação de professores: perspetivas e desafios na cartografia de investigações brasileiras e portuguesas". In Educação de jovens e adultos em diferentes tempos e espaços da vida, editado por Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros; Costa, Adriana; Barbosa, Marcia Regina, 327-343. Coimbra, Portugal: Minerva Coimbra, 2020.
    Publicado • 10.48552/9zhg-be23
  4. Mesquita, Luciana; Duarte, D.; Cruz, J.; Rêgo, V.. "Viajando pelos alfabetos da Europa". In Abordar as línguas, integrar a diversidade nos primeiros anos de escolaridade: novas propostas, editado por Andrade, Ana Isabel; Martins, Filomena; Simões, Ana Raquel; Pinho, Ana Sofia; Sá, Susana, 57-67. Aveiro, Portugal: Editora da Universidade de Aveiro, 2015.
    Publicado
  5. Loureiro, Maria João; Mesquita, Luciana. "Narrativas sobre práticas de ensino e cossupervisão num blogue: resultados de um estudo exploratório envolvendo futuros professores". In Mídia e educação: espaços e (co)relações de conhecimentos, editado por Linhares, R.; Porto, C.; Freire, V., 121-140. Aracaju-SE, Brasil: Editora Universitária Tiradentes, 2014.
    Publicado
  6. Freitas-Luís, Joana; Martins, Idalina; Mesquita, Luciana. "For a systemic approach to quality in education: The role of early childhood educators and teachers, and views of political decision makers in Portugal". In Qualities of Education in a Globalised World, editado por Napier, D.; Pitman, A.; Acedo, C., 117-130. Rotterdam, Países Baixos: Sense Publishers, 2014.
    Publicado
  7. Gonçalves, Teresa N. R.; Reis,Pedro Rocha dos; Mesquita, Luciana. "Contributos da primeira implementação do período probatório para o desenvolvimento profissional dos professores portugueses". In Formação e Profissão Docente, editado por Guimarães, C.; Reis, P.; Akkari, A.; Gomes, A., 167-183. São Paulo, Brasil: Junqueira & Marin Editores, 2011.
    Publicado
  8. Canha, Manuel Bernardo; Santos, Leonor; Mesquita, Luciana. "Línguas e Educação: a ambição de construir uma comunidade de desenvolvimento profissional". In Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto, editado por Andrade, Ana; Pinho, Ana Sofia, 295-317. Aveiro, Portugal: LALE / Universidade de Aveiro, 2010.
    Publicado
  9. Martins, Maria da Esperança; Mesquita, Luciana. "Leituras em debate: os “nós” da colaboração e do desenvolvimento profissional". In Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto, editado por Andrade, Ana; Pinho, Ana Sofia, 229-246. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro / CIDTFF, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Leão, Ana; Macário, Maria João; Martins, Filomena; Melão, Dulce; Osório, Regina; Sá, Cristina Manuela; Mesquita, Luciana. Educação em línguas e cidadania global: mapeando caminhos e possibilidades de ação. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/mn4t-4q47 • Editor
  2. Mesquita, Luciana. Línguas e educação: materiais didácticos das oficinas de formação. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro / LALE. 2010.
    Publicado • Editor
  3. Mesquita, Luciana. Colóquio Línguas e Educação: prática e percursos de trabalho colaborativo. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2010.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Silva, Luciana Mesquita da. "Colaborar para uma educação plural em línguas: que possibilidades em contexto escolar português?". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17037.
  2. Silva, Luciana Mesquita da. "Desenvolvimento profissional docente nos espaços e tempos do trabalho colaborativo : do isolamento profissional aos diálogos possíveis no projeto Línguas & Educação". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1411.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Formação de professores: desafios e possibilidades de ação Jornada Pedagógica 2017 - Raposa-MA
Secretaria Municipal de Educação da Raposa (Raposa, Brasil)
2015 Formação de professores na contemporaneidade: paradigmas e desafios I Seminário Estadual sobre formação de professores e práticas pedagógicas do PARFOR/UESPI
Universidade Estadual do Piauí (Teresina, Brasil)
2013 Sobre a história de alguns encontros ou à guisa de uma apresentação Apresentação do livro Supervisão e colaboração: uma relação para o desenvolvimento, de Isabel Alarcão e Bernardo Canha
Livraria da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2010 Dois trajectos de conceptualização das noções de colaboração e de comunidade: entre a reflexão teórica e a experiência reflectida Seminário "Investigar colaborativamente práticas de educação em línguas: perfis profissionais, colaboração e ensino da leitura” - Projeto Línguas & Educação: construir e partilhar a formação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014 - 2016 International Journal of Educational Administration and Policy Studies (2141-6656) Academic Journals

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011 - Atual Participação no desenvolvimento de formações creditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) (Outros)
2011 - 2016 Dinamização de ateliês de sensibilização à diversidade linguística pelo Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/12 - 2024/01 Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores Membro colaborador