???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vanda Sá Silva

Nomes de citação

  • Silva, Vanda
  • Vanda de Sá
  • Sá, Vanda de

Identificadores de autor

Ciência ID
7B1A-9ADF-8B8B
ORCID iD
0000-0001-9156-2209

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Música e Musicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"Circuitos de Produção e Circulação da Música Instrumental em Portugal entre 1750-1820" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor
1996
Concluído
Musicologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Motete na Escola de Évora: Manuel Cardoso, Estevão Lopes Morago, Filipe de Magalhães" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"não compreendia elaboração de tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Quinze valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07/05 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2015/05/05 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/03/02 - 2011/09/02 Diretora Museu de Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria. Câmara Municipal de Cascais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022/02/05 I.R.: Projeto de Investigação FCT - PASEV • Patrimonialization of Évora's Soundscape •
Investigador responsável
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2010 - 2013/06/01 "Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755 – 1840, 2010-2013 (PTDC/EAT-MMU/104206/2008)
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sá, Vanda de; Conde, Antónia Fialho; Paula, Rodrigo Teodoro de; Henriques, Luís. "II Encontro Paisagem Sonora Histórica - Évora 2019". 2019.
  2. Sá, Vanda de; Henriques, Luís. "Paisagem Sonora Histórica - Évora 2017: Paisagem Sonora e Património Musical das Cidades". 2017.
Artigo em revista
  1. Sá, Vanda de. "Boletim de Cultura da Câmara Municipal de Évora, A Cidade de Évora". (2016): http://hdl.handle.net/10174/20572.
  2. Sá, Vanda de. "Revista Portuguesa de Musicologia". (2016): http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/280/379.
  3. Sá, Vanda. "Irmandade de Santa Cecília - Implementação local na segunda metade do século XVIII: Évora e Porto.". (2016): http://hdl.handle.net/10174/19094.
  4. Sá Silva, Vanda. "Avondano's Lisbon Minuets, the Establishment of a Cosmopolitan Model". (2010): http://hdl.handle.net/10174/3937.
Capítulo de livro
  1. Silva, Vanda; Conde, Antónia Fialho. "O Projeto PASEV: Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540-1910)". In Ouvir e Escrever Paisagens Sonoras. abordagens Teóricas e (multi)disciplinares, 347-362. Braga, Portugal: Universidade do Minho - Centro de Estudo Humanísticos, 2020.
    Publicado
  2. Conde, Antónia Fialho; Sá, Vanda de. "Introdução- Soundscapes". Openedition - CIDEHUS, 2019.
  3. Sá, Vanda de. ""Recursos para o Ensino da Música em Portugal no final do Antigo Regime: modelos cosmopolitas, manuais para o ensino de instrumentos e contributos para o processo de constituição do Real Conservatório de Lisboa (1835)" In Eduardo Lopes (Organizador) Tópicos de Pesquisa para a aprendizagem do Instrumento Musical". Goiânia: Editora Kelps, 2017.
  4. Sá, Vanda de; Mendes, Fábio. "O Piano enquanto veículo de cosmopolitismo e modernidade". 2017.
  5. Fernandes, Cristina; Sá, Vanda de. "Introdução". Colibri, 2014.
  6. Sá, Vanda de Sá Martins da Silva. ""A Música enquanto gesto social; político; de amor"". Althum.com, 2013.
  7. Sá, Vanda, de Sá M. Silva. "Ensino da Mu´sica em portugal no final do Antigo Regime: fatores de mudanc¸a e modernidade". Universidade de Évora-UnIMeM, 2013.
  8. Lopes, Eduardo (coord.); Sá, Vanda de; Vaz de Carvalho, Paulo; Lopes Bastos, Patrícia; Gaspar, Paulo; Marques, Mário. ""Ensino da Música em Portugal no Final do antigo Regime: fatores de mudança e modernidade" in Pluralidade no ensino do instrumento musical". UnImem, 2013.
  9. Sá, Vanda de Sá Martins Silva. "Música Instrumental no contexto da festa litúrgica portuguesa no final do Antigo Regime". INCM /Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
  10. Sá, Vanda de. "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX". Temas e Debates - Circulo de Leitores, 2010.
Entrada de dicionário
  1. Silva, Vanda. "In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (ed. Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa). Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2010.". , 2010.
Livro
  1. Sá, Vanda de; Fialho Conde, Antónia. PAISAGENS SONORAS URBANAS: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÓNIO. Publicações do Cidehus. 2019.
  2. Sá, Vanda de. "Cultura do Minuete em Portugal: o manuscrito Minuetti a due Violini, trombe e Basso (VM7 6764- BnF) de Pedro António Avondano (ca.1714-1782) In Música Instrumental no Final do Antigo Regime. Contextos, Circulação e Repertórios.. Edições Colibri. 2014.
  3. Sá, Vanda de; Fernandes, Cristina. Música Instrumental no Final do Antigo Regime. Contextos, Circulação e Repertórios. Colibri. 2014.
  4. Silva, Vanda. Pedro António Avondano, 14 Minuetti A due Violini, Trombe e Basso. Ensaio e notas críticas. Portugal. 2012.
Revisão de livro
  1. Sá, Vanda de. "Miguel Ángel Marín e Màrius Bernadó (eds.), Instrumental Music in Late Eighteenth-Century Spain (Kassel, Edition Reichenberger, 2014)". http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/280/379.
Tese / Dissertação
  1. Silva, Vanda de Sá Martins da. "Circuitos de produção e circulação da música instrumental em Portugal entre 1750-1820". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10174/12352.
  2. Sá Silva, Vanda. "Circuitos de Produção e Circulação da Música Instrumental em Portugal entre 1750-1820". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10174/2812.

Outros

Outra produção
  1. Música Instrumental nas festas sacras em Portugal entre 1750-1820: funções, formações orquestrais e instrumentos solistas. No contexto cultural do Antigo Regime desenvolve-se um modelo de festa religiosa que integra, e em última análise expande, vários pontos de contacto, que não exclusivamente musicais, com o universo profano. Verifica-se assim que quanto mais amplo e popular o carácter da festa sacra em questão maior a presença de música instrumental. O grau de popularidade do dia solenizado era aferido pela varieda. 2009. Sá Silva, Vanda. http://hdl.handle.net/10174/3968.