Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marilia Ornelas Fernandes
Nomes de citação
- Fernandes, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 791A-5E1A-FAB4
- ORCID iD
- 0000-0002-5023-0643
- Researcher Id
- R-9126-2017
- Scopus Author Id
- 36473199700
Endereços de correio eletrónico
- mfernandes@ispa.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 218811700 Ext.: 504 (Profissional)
Moradas
- ISPA- Instituto Universitário. Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- 0000-0002-5023-0643 (Profissional)
- www.researchgate.net/profile/Marilia_Fernandes (Profissional)
- www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5371012978103928 (Profissional)
- https://williamjamescr.org/people/social-development/marilia-fernandes/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/03/09 - 2022/03/10
Em curso
|
The power of mediation: Power analysis and mediational models. - Marcello Gallucci (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2021/11/18 - 2021/11/19
Concluído
|
More than money: Father-child relationships in early childhood (Natasha Cabrera) (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2021/09/24 - 2021/09/24
Concluído
|
Neurodesenvolvimento - Modulo VII (Outros)
Sociedade Portuguesa de Pediatria, Portugal
|
|
2021/06/28 - 2021/07/07
Concluído
|
Systematic Review with EndNote (Outros)
Gades Solutions, Portugal
|
|
2021/01/19 - 2021/02/11
Concluído
|
Data Scientist in R (Outros)
Gades Solutions, Portugal
|
|
2020/05/15 - 2020/05/29
Concluído
|
Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis - Andrew Hayes (Outros)
Statistical Horizons, Estados Unidos
|
|
2020/04/15 - 2020/04/15
Concluído
|
Learn how to query databases with SQL (Outros)
La Wagon - Webinar, Portugal
|
|
2020/04/14 - 2020/04/14
Concluído
|
Get started with Javascript (Outros)
La Wagon - Webinar, Portugal
|
|
2020/04/08 - 2020/04/08
Concluído
|
Data Analytics with Python (Outros)
La Wagon - Webinar, Portugal
|
|
2011 - 2020/02/14
Concluído
|
Developmental Psychology [Psicologia do Desenvolvimento] (Doutoramento)
Especialização em Desenvolvimento
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
"Attachment Representations and Social Competence in Preschool Children" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction and laudation |
2018 - 2018
Concluído
|
Cognitive-Behavioral Therapeutics in Chronomedicine and Sleep Medicine (Terapêutica Cognitivo-Comportamental em Cronomedicina
e Medicina do Sono) (Outros)
Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono, Portugal
|
|
2017 - 2017
Concluído
|
Introdution to data base in R (Introdução a Análise de dados em R) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2017 - 2017
Concluído
|
Bayesian Analysis using Mplus and Blavaan, Rens van de Schoot (Outros)
Euro Stats Camp Lisbon, Portugal
|
|
2017 - 2017
Concluído
|
Longitudinal SEM - Todd D. Little (Outros)
Euro Stats Camp Lisbon, Portugal
|
|
2016 - 2016
Concluído
|
Strutural Equations - Confirmatory Factor Analysis in AMOS (Equaçoes Estruturais - Analise Confirmatória, AMOS) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2016 - 2016
Concluído
|
Advanced stats: How to perform and report mediation, moderation and planned (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2015 - 2015
Concluído
|
Qualitative analysis using NVivo and WebQDA(Análise Qualitativa com Apoio do NVivo e WebQDA) (Outros)
Associação Formação Profissional e Investigação da Universidade Aveiro, Portugal
|
|
2015 - 2015
Concluído
|
Data Modelling - Marcelo Galluci (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2014 - 2014
Concluído
|
Multilevel analysis in HLM and SPSS (Análise Multi-nível no HLM e no SPSS) (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2013 - 2013
Concluído
|
Growth Curve Analysis -Margaret Burchinal (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
2013 - 2013
Concluído
|
Introduction to Adult Attachment Interview (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Network analysis (Análise de Redes) (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Interactions with caregiver Scale (Escala de Interação do Prestador de Cuidados - CIS) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2010 - 2010
Concluído
|
Person-Oriented approach methods - Lars Bergman (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2009 - 2009
Concluído
|
Alone Again, Naturally: Social Withdrawal, K.Rubin (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2009 - 2009
Concluído
|
Dealing with feelings - Susanne Denham (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2008 - 2008
Concluído
|
Equivalência a Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
"Análise do fenómeno de base segura em contexto familiar: as relações Criança/Mãe e Criança/Pai." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
20 |
2008 - 2008
Concluído
|
Introdution to Structural equations modelling in AMOS (Introdução à Modelação de Equações Estruturais com AMOS) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2008 - 2008
Concluído
|
Data analysis in Psychology - Markus Bruer (Análise de dados em psicologia) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2008 - 2008
Concluído
|
Narratives about postdivorce family life, I. Bretherton (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2008 - 2008
Concluído
|
Children's social understanding during the preschool years, F.F. Strayer (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2007 - 2007
Concluído
|
Orientação Escolar e Profissional (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2006 - 2006
Concluído
|
Attachment assessment methods: Q-sort Attachment with B. Vaughn(Vinculação: Métodos de Avaliação. Q-sort Attachment) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2001 - 2006
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Educacional
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
15 |
2005 - 2005
Concluído
|
Being happy: Social consequences of individual differences, B. Vaughn (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2004 - 2004
Concluído
|
Adolescência - Olhares Multidisciplinares (Outros)
Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2018/10 - Atual | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2016/06 - 2018/10 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2011/07 - 2014/07 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2007/10 - 2010/10 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2005/07 - 2005/12 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2005/02/20 - 2005/08 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/02/24 - 2021/06/02 | Leitor (Docente Universitário) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
ISPA-Instituto Universitário, Portugal | ||
2020/09/21 - 2021/01/30 | Leitor (Docente Universitário) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2017/09 - 2020/02 | Monitor (Docente Universitário) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2015/09 - 2016/02 | Monitor (Docente Universitário) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/04 - 2007/09 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Camara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal |
2007/01 - 2007/06 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Associação Juvenil de Estudos e Comunicação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/10/24 - 2014/03/24 | Parental Leave | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2007/01 - 2007/07 | Outra Situação (Técnica) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | ChildObesity - Risco de Obesidade Infantil: O Papel da Vinculação, Temperamento e Auto-Regulação
PTDC/PSI-GER/29636/2017
Bolseiro de Investigação
|
|
2016 - 2018/10/06 | Attachment, sleep quality, and socio emotional development in preschool children
PTDC/MHC-PED/0838/2014
Bolseiro de Investigação
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2006 - 2006 | Children's Attachment Security, Parental Secure-Base Scripts and Mother-child/Father-Child Narrative Styles
PTDC/PSI64149/2006
Outra
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
2006 - 2006 | Positive Affect and the Socio-Emotional Development of Preschool Children
PTDC/PSI/66172/2006
Outra
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
2002 - 2002 | Attachment and Social Adaptation to Preschool
FCT/SAPIENS/36429
Outra
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/06/24 | Attachment Security and Socioemotional Adjustment in Middle Childhood. | 26th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development
ISSBD (Island of Rhodes, Grécia)
|
2021/06 | Attachment to Mother and Father: a comparative and longitudinal study of quality of friendship in middle-school children | SEAS mini-conference on Father-Child Attachment and Relationships
(online)
|
2019/03/21 | Peer Influences on Self-regulation and School Adaptation at the Transition from Preschool to Primary School | 2019 SRCD Biennial Meeting
(Baltimore, Estados Unidos)
|
2018 | Secure Base Script Scores Predict Social Competence in Portuguese Preschoolers | 25th Biennial Metting of International Society for the Study of Behavioural Development - ISSBD
ISSBD (Queensland, Austrália)
|
2018 | Implicaciones de las relaciones tempranas para el desarrollo de la competencia social | V Congresso de la RIA
RIA (Montevideo, Uruguay, Uruguai)
|
2017 | Scripted Secure Base Attachment Representations Predict Social Competence in Preschool Age Children | 2017 SRCD Biennial Meeting
(Austin, Texas, USA., Estados Unidos)
|
2015 | A longitudinal analysis of the effects of attachment behavior and social acceptance on the representations of “self” of preschool age children | XVII European Congress on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (Braga, Portugal)
|
2014 | Attachment within the family: Contributions to a better understand of children’s psychosocial adjustment during the pre-school years | 14th World Association for Infant Mental Health (WAIMH) World Congress
(Edinburgh, Scotland., Reino Unido)
|
2013 | Supporting Functionality Profiles by Linking the MEISR to the ICF-CY | ISEI 2013 Regional Conference
Siskin Children's Institute (St. Petersburg, Russian Federation, Rússia)
|
2013 | The Quality of Parent´s Secure Base Scripts and Children's Secure Base Behaviour at Home: the Role of Father's Involvment in Child Related Activities | IAC - 6th Internacional Attachment Conference
(Italy, Itália)
|
2013 | The agreement between attachment behavior and attachment representations (A concordância entre os comportamentos de vinculação e a representação de vinculação) | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) (Aveiro, Portugal)
|
2013 | Exponential random graph models of social attention in preschool peer groups | 10º Congresso de Etologia
Centro Champalimaud (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Longitudinal Stability and Growth of Child Social Competence During the Preschool Years | 10º Congresso de Etologia
Centro Champalimaud (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Father Involvement and Attachment Quality (Envolvimento paterno e qualidade da vinculação ) | VIII Simpósio Nacional de Investigação
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) (Aveiro, Portugal, Portugal)
|
2012 | Preschool Affiliative Networks and Social Withdrawal in Preschol Children | 9 Congresso Nacional de Etologia
cba- Centro de Biologia Ambiental (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Father involvement and organization of safe base behaviors in father-child relationship (Tipos de envolvimento paterno e organização dos comportamentos de base segura da criança na relação com o pai) | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
UIPCDE ( Lisboa, Portugal)
|
2011 | Emotional regulation, temperament, attachment and adrenocortical functioning in children (Regulação emocional, temperamento, vinculação e funcionamento adrenocortical em crianças) | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
UIPCDE (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Mother internal working models, safe-based behaviors and representations of attachment in preschoolers (Modelos internos dinâmicos da mãe, comportamentos de base-segura e representações de vinculação em crianças de idade pré-escolar) | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
UIPCDE (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Are different views on the Attachment Story Completion Task an added value or methodological weakness? Two confronting quotation systems (Diferentes olhares sobre o Attachment Story Completion Task são mais valia ou fragilidade metodológica? Dois sistemas de cotação em confronto) | VIII Congresso Iberoamericano de avaliação/evaluacion Psicológica
(Lisboa, Portugal)
|
2010 | Father involvement and organization of safe base behaviors of children in Portuguese families (Envolvimento paterno e organização dos comportamentos de base segura das crianças em famílias portuguesas) | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Emotional regulation in different emotional episodes (fear, positive affect, anger), attachment and temperament, in mother-child dyads (Regulação emocional em diferentes episódios emocionais (medo, afecto positivo, raiva), qualidade da relação de vinculação e temperamento, em díades mãe-criança) | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Parents internal working models and child secure base behavior (O Modelo Interno Dinâmico da Mãe e do Pai e o comportamento de base segura dos seus filhos) | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Relationship between father involvement and social competence development in preschoolers (A relação entre o envolvimento paterno e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré-escolar) | I Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga, Portugal, Portugal)
|
2010 | Emotional regulation, attachment and adrenocortical functioning during episodes of fear, positive affect and anger in mother-child dyads (Regulação emocional, vinculação e funcionamento adrenocortical durante episódios de medo, afecto positivo e raiva, em díades mãe criança) | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2008 | Attachment and emotional regulation (Vinculação e Regulação Emocional) |
(Portugal)
|
2006 | Relation between child temperament and attachment quality in the mother-child and father-child relationships (Relação entre o Temperamento da Criança e a Qualidade da Vinculação na Díade Mãe Criança e Pai Criança) |
(Portugal)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12/10 | Estilos Educativos Parentais: Perceção parental numa amostra de pais de crianças a frequentar o pré-escolar
Presidente do júri
|
Ana Isabel Barreiras (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2021/11/22 | Respeito e Simpatia: Desenvolvimento do respeito e das emoções morais em crianças portuguesas
Orientador
|
Evlyne Cardoso (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2021/07/21 | It takes a village: práticas parentais, suporte social e uma pandemia mundial.
Arguente principal
|
Tatiana Esperanço (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2021/02/05 | Coping parental para lidar com as emoções negativas; associações com o funcionamento executivo no pré-escolar
Arguente principal
|
Déborah Verhaeghe (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2020/07/10 | A Qualidade da Amizade e as suas Implicações no Auto-conceito em Crianças do 3º e 4º ano
Arguente principal
|
Joana Couto (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2020/07/07 | Para Lá da Vinculação: O papel da aceitação social na relação entre a vinculação e a auto-estima
Arguente principal
|
Ana Inês Varanda (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/05/17 - Atual | European Early Childhood Education Research Journal | |
2021/05 - Atual | Psicologia | |
2021/04 - Atual | Journal of Social and Personal Relationships | SAGE |
2020/07/25 - Atual | Frontiers Psychology - Developmental Psychology |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/02/24 - 2022/06/15 | Developmental Research Methods II [Métodos de Investigação Desenvolvimental II] | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2021/09/14 - 2022/01/29 | Developmental Research Methods I (Métodos de Investigação Desenvolvimental I) | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado integrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2020/09/21 - 2022/01/29 | Research Methods I (Métodos Investigação I) | Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2019/09/20 - 2020/02/15 | Research Methods I (Métodos de Investigação I) | Mestrado integrado em psicologia (Mestrado integrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2018/09 - 2019/02 | Research Methods I (Métodos de Investigação I ) | Mestrado integrado em psicologia (Mestrado integrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2017/09 - 2018/06 | Developmental Psychology I and II (Psicologia Desenvolvimento I e II) | (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2015/09 - 2016/02 | Research Methods I (Métodos de Investigação I) | (Mestrado integrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016/02 - Atual | Portuguese Order of Psychologists (Ordem dos Psicólogos Portugueses) | |
2019/01/10 - 2021/12/31 | International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD) | |
2012/02 - 2013/02 | SRCD - Society for Research in Child Development |
Distinções
Outra distinção
2020 | 2 position in CEEC 3.ª Edition [Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual, 2020.01432.CEECIND]
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2019 | 2019 Student and Early Career Council (SECC) Poster Competition
Society for Research in Child Development, Estados Unidos
|
2011 | FCT Phd grant [Bolsa FCT doutoramento SFRH/BD/69863/2010]
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|