???global.info.a_carregar???
Marilia Fernandes, Ph.D. in Developmental Psychology. In 2020, was one of the winners of a junior research contract from FCT CEEC 3.ª Edition [2020.01432.CEECIND]. Published several articles in national and international scientific reviews and presented papers at the most important international conferences, relating to Developmental Psychology. Over the past years, she has been teaching Research Methods to undergraduate and master students at ISPA-Instituto Universitário.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marilia Ornelas Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
791A-5E1A-FAB4
ORCID iD
0000-0002-5023-0643
Researcher Id
R-9126-2017
Scopus Author Id
36473199700

Endereços de correio eletrónico

  • mfernandes@ispa.pt (Profissional)
  • marilia10710@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 218811700 Ext.: 504 (Profissional)

Moradas

  • ISPA- Instituto Universitário. Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2024/02/15 - 2024/05
Em curso
E-Trainer / E-Tutor: Pedagogical Specialization in Training [E-Formador / E-Tutor: Especialização Pedagógica em Formação] (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024/02 - 2024/04
Em curso
Parental Responsibilities Regulations (Regulação Do Exercício Das Responsabilidades Parentais) (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2024/01/27 - 2024/01/27
Concluído
PIN tech day, applying new tech paradigms to mental health (novos paradigmas da tecnologia aplicada a saude mental) (Outros)
PIN, Portugal
2023/09/16 - 2023/09/16
Concluído
The role of the psychologist in Autism Spectrum Disorder: from assessment to intervention (O papel do psicólogo na Perturbação do Espectro do Autismo: da avaliação à intervenção) (Mariana Crespo) (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2023/03/23 - 2023/06/17
Concluído
Play Therapy with child and adolescents 9ª edicao (Filipa Alvarez) (Outros)
Especialização em Clinica
ISPA-IU, Portugal
2023/05/16 - 2023/05/18
Concluído
Grief: conceptualization and intervention (children, adolescents and adults (O luto: conceptualização e intervenção (crianças, adolescentes e adultos)(Ana Santos) (Outros)
Especialização em Clinica
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2023/03/02 - 2023/03/02
Concluído
Python 101 (Niccolò Bonacchi) (Outros)
ISPA-IU, Portugal
2023/02/23 - 2023/02/27
Concluído
Rating Caregiver Sensitivity Ainsworth and Erickson - (Marian Bakermans-Kranenburg) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/02 - 2023/02/23
Concluído
Guidelines for Supervision Practice (Orientações para a Prática de Supervisão) - 8ª edição. (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2023/01/30 - 2023/01/30
Concluído
Workshop on Meta-Analysis (Bakermans-Kranenburg & van Ijzendoorn) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/10/10 - 2022/10/10
Concluído
Exploring Research with Virtual Reality (Mike DePhillips) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/03/09 - 2022/03/10
Concluído
The power of mediation: Power analysis and mediational models. (Marcello Gallucci) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2021/11/18 - 2021/11/19
Concluído
More than money: Father-child relationships in early childhood (Natasha Cabrera) (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09/24 - 2021/09/24
Concluído
Neuraldevelopment [Neurodesenvolvimento - Modulo VII] (Outros)
Sociedade Portuguesa de Pediatria, Portugal
2021/06/28 - 2021/07/07
Concluído
Systematic Review with EndNote (Outros)
Gades Solutions, Portugal
2021/01/19 - 2021/02/11
Concluído
Data Scientist in R (Outros)
Gades Solutions, Portugal
2020/05/15 - 2020/05/29
Concluído
Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis (Andrew Hayes) (Outros)
Statistical Horizons, Estados Unidos
2020/04/15 - 2020/04/15
Concluído
Learn how to query databases with SQL (Outros)
La Wagon - Webinar, Portugal
2020/04/14 - 2020/04/14
Concluído
Get started with Javascript (Outros)
La Wagon - Webinar, Portugal
2020/04/08 - 2020/04/08
Concluído
Data Analytics with Python (Outros)
La Wagon - Webinar, Portugal
2011 - 2020/02/14
Concluído
PhD Developmental Psychology [Psicologia do Desenvolvimento] (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
"Attachment Representations and Social Competence in Preschool Children" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and laudation
2018 - 2018
Concluído
Cognitive-Behavioral Therapeutics in Chronomedicine and Sleep Medicine (Terapêutica Cognitivo-Comportamental em Cronomedicina e Medicina do Sono) (Outros)
Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono, Portugal
2017 - 2017
Concluído
Introdution to data base in R (Introdução a Análise de dados em R) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2017 - 2017
Concluído
Bayesian Analysis using Mplus and Blavaan (Rens van de Schoot) (Outros)
Euro Stats Camp Lisbon, Portugal
2017 - 2017
Concluído
Longitudinal SEM (Todd D. Little) (Outros)
Euro Stats Camp Lisbon, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Strutural Equations - Confirmatory Factor Analysis in AMOS (Equaçoes Estruturais - Analise Confirmatória, AMOS) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Advanced stats: How to perform and report mediation, moderation and planned (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Qualitative analysis using NVivo and WebQDA(Análise Qualitativa com Apoio do NVivo e WebQDA) (Outros)
Associação Formação Profissional e Investigação da Universidade Aveiro, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Data Modelling - Marcelo Galluci (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2014 - 2014
Concluído
Multilevel analysis in HLM and SPSS (Análise Multi-nível no HLM e no SPSS) (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Growth Curve Analysis -Margaret Burchinal (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Introduction to Adult Attachment Interview (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2012 - 2012
Concluído
Network analysis (Análise de Redes) (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2012
Concluído
Interactions with caregiver Scale (Escala de Interação do Prestador de Cuidados - CIS) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Person-Oriented approach methods - Lars Bergman (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2009 - 2009
Concluído
Alone Again, Naturally: Social Withdrawal, K.Rubin (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2009 - 2009
Concluído
Dealing with feelings - Susanne Denham (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Integrated Masters in Psychology (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
"Secure Base in family context: mother/Child and father/Child relationships [Análise do fenómeno de base segura em contexto familiar: as relações Criança/Mãe e Criança/Pai]." (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
2008 - 2008
Concluído
New Opportunities - Recognition, Validation, and Certification of Competence [Novas Oportunidades-Reconhecimento, Validação e Certificação de Competência] (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Introdution to Structural equations modelling in AMOS (Introdução à Modelação de Equações Estruturais com AMOS) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Data analysis in Psychology - Markus Bruer (Análise de dados em psicologia) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Narratives about postdivorce family life, I. Bretherton (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Children's social understanding during the preschool years, F.F. Strayer (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2007 - 2007
Concluído
School and Career Orientation [Orientação Escolar e Profissional] (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2006 - 2006
Concluído
Attachment assessment methods: Q-sort Attachment with B. Vaughn(Vinculação: Métodos de Avaliação. Q-sort Attachment) (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2001 - 2006
Concluído
Educational Psychology (Licenciatura)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
"Associations between attachment relationship to mother and father, and child temperament [Relação entre a qualidade da vinculação à mãe e ao pai e o temperamento da criança]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2005 - 2005
Concluído
Being happy: Social consequences of individual differences, B. Vaughn (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2004 - 2004
Concluído
Adolescence - Multidisciplinary Perspectives [Adolescência - Olhares Multidisciplinares] (Outros)
Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - 2023/10/31 Investigador Contratado (Investigação) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2018/10 - 2021/03 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2016/06 - 2018/10 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2011/07 - 2014/07 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2007/10 - 2010/10 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2005/07 - 2005/12 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2005/02/20 - 2005/08 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISPA-Instituto Universitário, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2020/02/24 - 2023/10/31 Leitor (Docente Universitário) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2017/09 - 2020/02 Monitor (Docente Universitário) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2015/09 - 2016/02 Monitor (Docente Universitário) ISPA-Instituto Universitário, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/04 - 2007/09 Técnico Superior (Técnico Superior) Camara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal
2007/01 - 2007/06 Técnico Superior (Técnico Superior) Associação Juvenil de Estudos e Comunicação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10/24 - 2014/03/24 Parental Leave Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2007/01 - 2007/07 Outra Situação (Técnica) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2023 Attachment, Empathy and Prosociality in preschool
WJCR/014/BI/2022
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
ISPA-IU, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James
Concluído
2018/07/10 - 2020/04 Child Obesity - Risk of Childhood Obesity: The Role of Attachment, Temperament, and Self-Regulation [ChildObesity - Risco de Obesidade Infantil: O Papel da Vinculação, Temperamento e Auto-Regulação]
PTDC/PSI-GER/29636/2017
Bolseiro de Investigação
FCT
Concluído
2014/06 - 2017/10/06 Attachment, sleep quality, and socio emotional development in preschool children
PTDC/MHC-PED/0838/2014
Bolseiro de Investigação
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
Em curso
2006 - 2010 Children's Attachment Security, Parental Secure-Base Scripts and Mother-child/Father-Child Narrative Styles
PTDC/PSI64149/2006
Bolseiro de Investigação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Concluído
2006 - 2010 Positive Affect and the Socio-Emotional Development of Preschool Children
PTDC/PSI/66172/2006
Bolseiro de Investigação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Concluído
2002 - 2005 Attachment and Social Adaptation to Preschool
FCT/SAPIENS/36429
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023 - 2023 Study of perceptions about child development [Translation of the Portuguese title: Estudo de perceções sobre o desenvolvimento infantil]
--
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Fernandes, M.. "Unwrapping Empathy [Desembrulhar empatia]", ispa-n1-minuto-newsletter, 2023, https://www.ispa.pt/ispa-n1-minuto-newsletter-36-dezembro-2023/.
Artigo em conferência
  1. Perpetuo, C.; Fernandes, M.; Veppo, F.; Veríssimo, M.. "Associations between health perceptions and sleep problems in pre-adolescence (Associações entre as percepções de saúde e problemas de sono na pré-adolescência)". Trabalho apresentado em 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2020.
    Publicado
  2. Roque, L.; Verrísimo, M.; Oliveira, T. F.; Fernandes, M.; Oliveira, Rui Filipe Nunes Pais de. "Insecure attachment, but not difficult temperament, is related to HPA axis suppression to challenging and positive emotional contexts, in children but not in mothers". Trabalho apresentado em Annual Meeting of Society for Neuroscience, San Diego, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Santos, A. F.; Fernandes, M.; Fernandes, C.; Barros, Luísa; Veríssimo, M.. "Validation of the Comprehensive Feeding Practices Questionnaire (CFPQ) with Portuguese Caregivers of 2-to-8-Year-Olds". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10121924.
    Acesso aberto • 10.3390/children10121924
  2. Pires, E.; Fernandes, M.; Fernandes, C.; Veríssimo, M.. "The relationships between empathy and social behaviours in middle childhood". Análise Psicológica 41 2 (2023): 207-220.
    Publicado • 10.14417/ap.1996
  3. Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Santos, A. J.; Vaughn, B. E.; Veríssimo, M.. "Associations between secure base script knowledge in early childhood and perceived quality of attachment in middle childhood". Análise Psicológica 41 1 (2023): 61-68. https://doi.org/10.14417/ap.1869.
    Publicado
  4. Fernandes, C.; Martins, F.; Santos, A. F.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.. "Complementary Feeding Methods: Associations with Feeding and Emotional Responsiveness". Children 10 3 (2023): 464. http://dx.doi.org/10.3390/children10030464.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/children10030464
  5. Santos, A. F.; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Santos, A. J.; Veríssimo, M.. "Associations between Emotion Regulation, Feeding Practices, and Preschoolers’ Food Consumption". Nutrients 14 19 (2022): 4184. http://dx.doi.org/10.3390/nu14194184.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/nu14194184
  6. Fernandes, C.; Santos, A. F.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Santos, A. J.. "Caregivers Responses to Children s Negative Emotions: Associations with Preschoolers Executive Functioning". Children 9 7 (2022): 1075. http://dx.doi.org/10.3390/children9071075.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/children9071075
  7. Costa Martins, Mariana; Santos, C.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.. "Attachment and the Development of Prosocial Behavior in Children and Adolescents: A Systematic Review". Children 9 6 (2022): 874. https://doi.org/10.3390/children9060874.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/children9060874
  8. Fernandes, C.; Santos, A. F.; Fernandes, M.; Santos, A. J.; Bost, K.; Veríssimo, M.. "Caregivers perceived emotional and feeding responsiveness toward preschool children: Associations and paths of influence". Nutrients 13 4 (2021):
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/nu13041334
  9. Fernandes, C.; Fernandes, M.; Santos, A. J.; Antunes, M.; Vaughn, B.E.; Veríssimo, M.. "Early attachment to mothers and fathers: Contributions to Preschoolers Emotional Regulation". Frontiers in Psychology- Developmental Psychology (2021):
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpsyg.2021.660866
  10. Fernandes, C.; Verhaeghe, D.; Fernandes, M.; Perpétuo, C.; Santos, A. J.; Veríssimo, M.. "Caregiver responses to their children's negative emotion: Associations with preschooler's executive functioning". Análise Psicológica (2021):
    Aceite para publicação • 10.14417/ap.1688
  11. Fernandes, M.; Santos, A. J.; Antunes, M.; Fernandes, C.; Monteiro, L.; Vaughn, B.E.; Veríssimo, M.. "Convergent and Discriminant Validities of SCBE-30 Questionnaire Using Correlated Trait Correlated Method Minus One". Frontiers in Psychology 11 (2020): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2020.571792.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpsyg.2020.571792
  12. Perpétuo, C.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.. "Comparison Between Actigraphy Records and Parental Reports of Child's Sleep". Frontiers in Pediatrics 8 (2020): http://dx.doi.org/10.3389/fped.2020.567390.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fped.2020.567390
  13. Santos, A. F.; Fernandes, C.; Cardia, S.; Fernandes, M.; Bost, K. K.; Veríssimo, M.. "Agreement between reported vs. measured anthropometric data and relationship with parenting feeding practices in preschool years [Concordância entre dados antropométricos reportados vs. medidos e relação com as práticas parentais alimentares em idade pré-escolar]". Análise Psicológica 38 1 (2020): 33-50.
    Publicado • 10.14417/ap.1704
  14. Fernandes, C.; Monteiro, L.; Santos, A. J.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Vaughn, B. E.; Veríssimo, M.. "Early father child and mother child attachment relationships: contributions to preschoolers social competence". Attachment & Human Development 22 6 (2020): 687-704.
    Publicado • 10.1080/14616734.2019.1692045
  15. Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Santos, A. J.; Ribeiro, O.; Vaughn, B. E.; Gastelle, M.; Kerns, K. A.. "Measurement invariance across mother/child and father/child attachment relationships". Attachment & Human Development (2020): 1-19. http://dx.doi.org/10.1080/14616734.2019.1710222.
    Publicado • 10.1080/14616734.2019.1710222
  16. Monteiro, L.; Maia, R.; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Veríssimo, M.. "The associations between father's attachment representations and his involvement in care/management and play/leisure activities: An exploratory analysis [Uma análise exploratória das relações entre as representações de vinculação do pai e o seu envolvimento em atividades práticas e lúdicas]". Análise Psicológica 37 4 (2019): 507-519.
    Publicado • 10.14417/ap.1536
  17. Fernandes, C.; Veríssimo, M.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Santos, A. J.; Vaughn, B. E.. "Links between use of the secure base script and preschool children s knowledge about emotions [Associações entre o uso do script de base segura e o conhecimento das emoções em crianças de idade pré-escolar]". Análise Psicológica 37 1 (2019): 71-80.
    Publicado • 10.14417/ap.1569
  18. Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Santos, A. J.; Fernandes, C.; Antunes, M.; Vaughn, B. E.. "Preschoolers secure base script representations predict teachers ratings of social competence and externalizing behavior". Attachment & Human Development 21 3 (2019): 265-274.
    Publicado • 10.1080/14616734.2019.1575549
  19. Monteiro, L.; Fernandes, M.; Sousa, T.; Torres, N.; Rosado, A. F. (F315-1D5A-7217); Santos, A. J.. "Confirmatory factor analysis of the Portuguese version of the Preschool Play Behavior Scale for educators (Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras)". PSICOLOGIA 31 1 (2017): 27-36.
    Publicado • 10.17575/rpsicol.v31i1.1157
  20. Monteiro, L.; Fernandes, M.; Torres, N.; Santos, C.. "Fathers involvement and parenting styles in Portuguese families: The role of education and working hours". Análise Psicológica 35 (2017): 513-528.
    Publicado • 10.14417/ap.1451
  21. Daniel, J. R.; Santos, A. J.; Antunes, M.; Fernandes, M.; Vaughn, B. E. "Co-evolution of Friendships and Antipathies: A Longitudinal Study of Preschool Peer Groups". Frontiers in Psychology 7 1509 (2016): 1-13.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2016.01509
  22. Roque, L.; Veríssimo, M.; Oliveira, T.; Fernandes, M.; Rebelo, A.; Oliveira, R.F.. "Relationships between diurnal adrenocortical activity, children attachment security and mothers attachment representations". Análise Psicológica 33 (2015): 361-372.
    Publicado • 10.14417/ap.1012
  23. Roque, L.; Veríssimo, M.; Fernandes, M.; Rebelo, A.. "Emotion regulation and attachment: Relationships with children’s secure base, during different situational and social contexts in naturalistic settings.". Infant Behavior and Development. 3 36 (2013): 298-306.
    Publicado • 10.1016/j.infbeh.2013.03.003
  24. Torres, N.; Maia, J.; Veríssimo, M.; Fernandes, M.; Silva, F.. "Attachment security representations in institutionalized children and children living with their families: links to problem behaviour". Clinical Psychology & Psychotherapy 1 19 (2012): 25-36.
    Publicado • doi:10.1002/cpp.739
  25. Pinto, A.; Torres, N.; Veríssimo, M.; Maia, J.; Fernandes, M.; Santos, O.. "Modèles internes opérants de l'attachement et relations d'objet internalisées : l'analyse du devenir des relations « attachement par les récits à compléter »". Devenir 23 2 (2011): 145-145.
    Publicado • 10.3917/dev.112.0145
  26. Afonso, A.; Veríssimo, M.; Fernandes, M.; Borges, P; Monteiro, L.. "Associations between paternal involvement and social competence preschoolers (Associações entre o envolvimento paterno e a competência social de crianças em contexto pré-escolar)". Psicologia Educação Cultura 15 (2011): 43-60.
    Publicado
  27. Monteiro, L.; Veríssimo, M.; Vaughn, B.; Santos, A. J.; Torres, N.; Fernandes, M.. "The organization of children's secure base behaviour in two-parent Portuguese families and father's participation in child-related activities". European Journal of Developmental Psychology 7 5 (2010): 545-560.
    Publicado • 10.1080/17405620902823855
  28. Monteiro, L.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Pessoa e Costa, I.; Torres, N.; Vaughn, B.E.. "Father's perception about their involvement in bi-parental families. associations with what mothers want and children's characteristics | Perspectiva do Pai Acerca do seu Envolvimento em Famílias Nucleares. Associações com o que é Desejado pela Mãe e com as Características da Criança". Interamerican Journal of Psychology 44 1 (2010): 120-130.
    Publicado
  29. Monteiro, L.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Torres, N.; Vaughn, B.E.. "Father's perspective on his involvement in two-parent families. Associations with what is desired by mother and with child's characteristics(Perspectiva do pai acerca do seu envolvimento em famílias bi-parentais. Associações com o que é desejado pela mãe e com as características da criança)". Interamerican Journal of Psychology 44 1 (2010): 120-130.
    Publicado
  30. Silva, F.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Shin, N.; Vaughn, B.; Bost, K. K.. "Agreement between safe base behavior with the mother in the first years of life and the internal working models in preschoolers(A concordância entre o comportamento de base segura com a mãe nos primeiros anos de vida e os modelos internos dinâmicos no pré-escolar)". Análise Psicológica 26 3 (2008): 23-34.
    Publicado • 10.14417/ap.503
  31. Monteiro, L.; Veríssimo, M.; Vaughn, B. E.; Santos, A. J.; Fernandes, M.. "Secure base phenomenon analysis in the family context: child/mother and child/father relationships (Análise do fenómeno de base segura em contexto familiar: as relações criança/mãe e criança/pai)". PSICOLOGIA 22 1 (2008): 105-125.
    Publicado • 10.17575/rpsicol.v22i1.340
Poster em conferência
  1. Costa Martins, Mariana; Fernandes, M.; Fernandes, C.; Malti, T.; Veríssimo, M.. "Are there really sex differences in the development of sympathy? Parent-reports vs self-reports of sympathy in children.". Trabalho apresentado em European Conference on Developmental Psychology (ECDP), 2023.
  2. Pires, E.; Fernandes, M.; Fernandes, C.; Veríssimo, M.. "Empathy in Middle Childhood: Relation to Attachment, Parents Empathy, and Child Emotion Regulation.". Trabalho apresentado em European Conference on Developmental Psychology (ECDP), 2023.
  3. Monteiro, L.; Fernandes, M.; Silva, C.. "Fathers and Mothers Perceptions of Gate-Opening and Gate-Closing Maternal Behaviors, in a Sample of Portuguese Families.". Trabalho apresentado em European Conference on Developmental Psychology (ECDP), 2023.
  4. Santos, A. F.; Fernandes, C.; Martins, F.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.. "Feeding Children: Associations Between the Method of Complementary Foods Introduction, Feeding Practices, and Children s BMI". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development- SRCD 2023 Biennial Meeting:, 2023.
  5. Santos, A. F.; Martins, F.; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.. "Emotional and Food Responsiveness: Baby-Led Weaning VS. Traditional Method [Responsividade Emocional e Alimentar: Baby-Led Weaning VS. Método Tradicional]". Trabalho apresentado em 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2022.
  6. Perpétuo, C.; Fernandes, M.; Veppo, F.; Ribeiro, O.; El-sheikh, M.; Veríssimo, M.. "Associations between quality of sleep and quality of attachment to mother and father". Trabalho apresentado em 26th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development, 2022.
  7. Fernandes, C.; Santos, A. F.; Fernandes, M.; Bost, K. K.; Veríssimo, M.. "Bidirectional Effects of Parental Feeding Practices and Children´s Executive Function.". Trabalho apresentado em 26th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development, 2022.
  8. Pires, E.; Fernandes, M.; Costa Martins, Mariana; Fernandes, C.; Brito, A. T. ; Veríssimo, M.. "Attachment relationship with Mother and Father and Child’s Empathy". Trabalho apresentado em XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2022.
  9. Martins Cardoso, E.; Fernandes, M.; Costa Martins, Mariana; Fernandes, C.; Malti, T.; Veríssimo, M.. "Children conceptualization of respect and its associations with child’s sympathy". Trabalho apresentado em 26th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavoural Development (ISSBD), 2022.
  10. Cardia, S.; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Verísssimo, M.. "Association between Parental Practices of Food Control and Executive Functioning in Children (Associação entre Práticas Parentais de Controlo Alimentar e Funcionamento Executivo das Crianças)". Trabalho apresentado em 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2020.
  11. Perpetuo, C.; Fernandes, M.; Veppo, F.; Veríssimo, M.. "Comparison between maternal reports and objective measures of sleep at preschool age (Comparação entre relatos maternos e medidas objectivas do sono na idade pré-escolar)". Trabalho apresentado em 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2020.
  12. Perpetuo, C.; Fernandes, C.; Antunes, M.; Fernandes, M.; Bernardino, L.; Veríssimo, M.. "Sleep quality and representations of attachment in preschoolers (Qualidade do sono e representações de vinculação em crianças de idade pré-escolar)". Trabalho apresentado em X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2019.
  13. Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Fernandes, C.; Antunes, M.; Santos, A. J.. "Correlated Trait Correlated Method Minus One Analysis of the Three SCBE-30 Traits Across Multiple Raters". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2019.
  14. Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Coelho, L.; Santos, A. J.; Gastelle, M.; Kerns, K.. "Measurement Invariance Across Mother/Child and Father/Child Attachment Relationships.". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2019.
  15. Antunes, M.; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Perpetuo, C.; Santos, A. J.; Veríssimo, M.. "Links Between use of the Secure Base Script and Preschool Children’s Knowledge About Emotions". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2019.
  16. Perpetuo, C.; Pohl, M.; Rodrigues, I.; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Veríssimo, M.. "Attachment figures activated during ASCT situations: "Who" and "When"". Trabalho apresentado em 16th World Association for Infant Mental Health World Congress, 2018.
  17. Antunes, M.; Monteiro, L.; Fernandes, M.; Santos, A. J.; Veríssimo, M.. "The role of internal working models of attachment in father's involvement.". Trabalho apresentado em 16th World Association for Infant Mental Health World Congress, 2018.
  18. Fernandes, C.; Antunes, M.; Fernandes, M.; Perpetuo, C.; Veríssimo, M.. "Quality of Sleep and Attachment Representations in Portuguese Preschool Children". Trabalho apresentado em 16th World Association for Infant Mental Health World Congress, 2018.
  19. Fernandes, M.; Monteiro, L.; Santos, C.; Branco, I.; Chora, M.. "Fathers parenting styles and their involvement in childcare. The moderating roles of fathers education and working hours". Trabalho apresentado em 2017 SRCD Biennial Meeting, 2017.
  20. Fernandes, C.; Fernandes, M.; Daniel, J.R.; Veríssimo, M.; Vaughn, B.; Santos, A. J.. "Early Father-child and Mother-child Attachment Relationships: Contributes to Preschoolers’ Social Competence". Trabalho apresentado em 2017 SRCD Biennial Meeting, 2017.
  21. Fernandes, M.; Fernandes, C.; Antunes, M.; Veríssimo, M.; Santos, A. J.. "Parents and Teachers Perspectives of Pre-School Children’s Social Behavior". 2017.
  22. Gatinho, A.; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Vaughn, B.; Santos, A. J.; Veríssimo, M.. "Quality of Sleep and Attachment Representations in Portuguese Preschool Children". Trabalho apresentado em Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, 2017.
  23. Fernandes, M.; Antunes, M.; Fernandes, C.; Coelho, L.; Veríssimo, M.; Santos, A. J.; Vaughn, B.; Sousa, T.. "Quality of Attachment Representations and Teachers’ Ratings on Preschoolers’ Social Adjustment". Trabalho apresentado em International Attachment Conference 2017, 2017.
  24. Antunes, M.; Cardoso, J.; Fernandes, M.; Fernandes, C.; Sousa, T.; Santos, A. J.; Veríssimo, M.. "Attachment security and socioemotional adjustment in middle childhood". Trabalho apresentado em IAC2017, 2017.
  25. Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Sousa, T.; Santos, A. J.; Veríssimo, M.. "Parent-child attachment and preschoolers' self-regulation: Secure base support to emotional regulation and autonomy in preschool classrooms". 2017.
  26. Fernandes, M.; Monteiro, L.; Fernandes, C.; Veríssimo, M.; Santos, A. J.; Vaughn, B.. "Mothers, Fathers, Sons, and Daughters: Evidence for Sex Differences in the Organization of Secure Base Behavior in Early Childhood.". Trabalho apresentado em 2015 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, 2015.
  27. Monteiro, L.; Fernandes, M.; Torres, N.; Sousa, T.; Santos, A. J.. "Considering Father’s Contributions to Children’s Non-social Behaviors in a sample of Portuguese Pre-school age children". Trabalho apresentado em 17th European Conference of Developmental Psychology, 2015.
  28. Fernandes, C.; Veríssimo, M.; Santos, A. J.; Shin, N.; Vaughn, B.; Fernandes, M.; Pinto, A.. "Social Competence in Preschool Children: Replication of Results and Clarification of a Hierarchical Measurement Model". Trabalho apresentado em 2013 SRCD Biennial Meeting, 2013.
  29. Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Monteiro, L.; Santos, A. J.; Santos, O.; Torres, N.. "Is children's organization of secure base behavior with dad that different from children's organization of secure base behavior with mom?". Trabalho apresentado em 2013 SRCD Biennial Meeting, 2013.
  30. Fernandes, M.; Torres, N.; Silva, F.; Santos, O.; Santos, A. J.. "Social competence in the context of interactive play in preschoolers: convergence between sociometric measures and the PIPPS questionnaire(Competência social no contexto de brincadeira interactiva no pré-escolar: convergência entre medidas sociometricas e o questionário PIPPS)". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  31. Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Cardoso, J.; Torres, N.; Santos, A. J.; Vaughn, B.. "Affect Expression and Social Competence in Preschool Children". Trabalho apresentado em 9 Congresso Nacional de Etologia, 2012.
  32. Fernandes, M.; Monteiro, L.; Santos, O.; Veríssimo, M.; Santos, A. J.. "Similarities and Differences in the Quality of Attachment to Father and Mother". Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Etologia, 2012.
  33. Pinto, A.; Fernandes, M.; Silva, F.; Veríssimo, M.; Santos, A. J.. "Attachment quality to Father and Mother and Self-Esteem(Qualidade da Vinculação ao Pai e à Mãe e Auto-Estima)". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2012.
  34. Fernandes, M.; Silva, F.; Santos, A. J.; Veríssimo, M.. "Child's Psychosocial Adaptation Scale: The Educator's perception (Escala de adaptação Psicossocial da criança: A percepção da Educadora)". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  35. Roque, L.; Veríssimo, M.; Rebelo, A.; Fernandes, M.. "Attachment and toddlers' emotion regulation, expressiveness and intensity during different emotion-eliciting". Trabalho apresentado em SRCD Biennial Meeting, 2011.
  36. Silva, F.; Fernandes, M.; Monteiro, L.; Veríssimo, M.; Vaughn, B.; wong, M.. "The influence of Secure Base Behaviors and Mother/Father Attachment Scripts on Children's Mental Representations of Attachment". Trabalho apresentado em SRCD, 2011.
  37. Silva, F.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Santos, O.. "Parents secure base, children’s secure base behavior and child temperament". Trabalho apresentado em 12th World Congress of the WAIMH, 2010.
  38. Fernandes, M.; Silva, F.; Veríssimo, M.; Monteiro, L.; Santos, O.. "Father´s involvement and children´s organization of secure base behaviors in Portuguese Families". Trabalho apresentado em 12th World Congress of the WAIMH, 2010.
  39. Pessoa e Costa, I.; Monteiro, L.; Fernandes, M.; Torres, N.; Veríssimo, M.. "Paternal involvement in two-parent families: Associations with what is desired by the mother and with the child's characteristics(Envolvimento Paterno em famílias bi-parentais: Associações com o que é desejado pela mãe e com as características da criança)". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  40. Pimenta, M.; Fernandes, M.; Silva, F.; Fidalgo, Z.. "What skills to acquire during Preschool: Comparison between the expectations of the educators and the parents (Que competências adquirir durante o Período Pré escolar: Comparação entre as expectativas das educadoras e dos pais)". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  41. Roque, L.; Veríssimo, M.; Oliveira, R.; Fernandes, M.. "Emotion regulation strategies, attachment and cortisol variability in infant mother dyads, during fear, positive affect and anger episodes". 2009.
  42. Silva, F.; Fernandes, M.; Shin, N.; Vaughn, B.; Veríssimo, M.. "Association between mother and child attachment representations". 2009.
  43. Fernandes, M.; Monteiro, L.; Veríssimo, M.; Pessoa e Costa, I.; Pimenta, M.. "Fathers participation in child related activities: relations with mother’s expectations and children’s characteristics.". 2009.
  44. Roque, L.; Veríssimo, M.; Fernandes, M.; Rebelo, A.. "Emotion Regulation Strategies in Different Emotional Contexts, Temperament and Attachment in Mother-Infant Dyads Dyads". 2009.
  45. Silva, F.; Fernandes, M.; Shin, N.; Veríssimo, M.; Vaughn, B.. "Correspondence between maternal script security, secure base behavior with mother and later internal working models". 2009.
  46. Silva, F.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Maia, J.; Ferreira, B.. "Stability between Secure Base Behaviour with Mother and Father at the first years of life and Later Internal Working Models". 2008.
  47. Monteiro, L.; Veríssimo, M.; Silva, F.; Fernandes, M.. "A Comparison of Quality of Child Attachment to Mothers and Fathers". 2005.
  48. Monteiro, L.; Veríssimo, M.; Silva, F.; Fernandes, M.. "Children's Secure Base Behaviour at Home with Mothers and Fathers.". 2005.
Resumo em conferência
  1. Coelho, L.; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Silva, F.; Monteiro, L.; Santos, A. J.. "Different views on Social Competence of Pre-school children: mothers, fathers and educators descriptions (Diferentes visões sobre a Competência Social de crianças em idade Pré-escolar: as descrições de mães, pais e educadoras)". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, 2013.
    Publicado
  2. Fernandes, M.; Silva, F.; Veríssimo, M.; Monteiro, L.; Santos, O.. "Father's involvement and children's organization of secure base behaviours in portuguese families". Trabalho apresentado em 12th World Congress of the WAIMH, Leipzig, 2010.
    Publicado
  3. Silva, F.; Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Santos, O.. "Parent's secure base knowledge, children's secure base behavior and child temperament". Trabalho apresentado em 12th World Congress of the WAIMH, Leipzig, 2010.
    Publicado
Tradução
  1. Maia, J.; Veríssimo, M.; Ferreira, B.; Silva, F.; Fernandes, M.. Portuguese adaptation of the Attachment Story Completion Task: Application and quote manual: Continuous dimension of security (Adaptação portuguesa do Attachment Story Completion Task¿Manual de aplicação e cotação: Dimensão contínua de segurança). **, Portugal: Não publicado. 2009.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/17 Results of the ISPA study on child development [Resultados do estudo do ISPA sobre o desenvolvimento infantil] Big Meeting 2.0 - Primeiros Anos
(Portugal)
2022/09 Relationship between Pressure to Eat, Emotional Regulation and Children's Food Consumption [Relação entre a Pressão para Comer, Regulação Emocional e Consumo Alimentar Infantil] 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Funchal, Madeira
(Portugal)
2022 Attachment to Mother and Father, Social Acceptance and the development of Self-Esteem and quality of frienships in children VII Congreso internacional de la RIA 2022 Lima - Perú
(Lima, Peru)
2021/06 Attachment to Mother and Father: a comparative and longitudinal study of quality of friendship in middle-school children SEAS mini-conference on Father-Child Attachment and Relationships
(online)
2019/03/21 Peer Influences on Self-regulation and School Adaptation at the Transition from Preschool to Primary School 2019 SRCD Biennial Meeting
(Baltimore, Estados Unidos)
2018 Secure Base Script Scores Predict Social Competence in Portuguese Preschoolers 25th Biennial Metting of International Society for the Study of Behavioural Development - ISSBD
ISSBD (Queensland, Austrália)
2018 Implications of early relationships for social competence development [Implicaciones de las relaciones tempranas para el desarrollo de la competencia social] V Congresso de la RIA
RIA (Montevideo, Uruguay, Uruguai)
2017 Scripted Secure Base Attachment Representations Predict Social Competence in Preschool Age Children 2017 SRCD Biennial Meeting
(Austin, Texas, USA., Estados Unidos)
2015 A longitudinal analysis of the effects of attachment behavior and social acceptance on the representations of self of preschool age children XVII European Congress on Developmental Psychology
European Association of Developmental Psychology (Braga, Portugal)
2014 Attachment within the family: Contributions to a better understand of children’s psychosocial adjustment during the pre-school years 14th World Association for Infant Mental Health (WAIMH) World Congress
(Edinburgh, Scotland., Reino Unido)
2013 Supporting Functionality Profiles by Linking the MEISR to the ICF-CY ISEI 2013 Regional Conference
Siskin Children's Institute (St. Petersburg, Russian Federation, Rússia)
2013 The Quality of Parent´s Secure Base Scripts and Children's Secure Base Behaviour at Home: the Role of Father's Involvment in Child Related Activities IAC - 6th Internacional Attachment Conference
(Italy, Itália)
2013 The agreement between attachment behavior and attachment representations (A concordância entre os comportamentos de vinculação e a representação de vinculação) VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) (Aveiro, Portugal)
2013 Exponential random graph models of social attention in preschool peer groups 10º Congresso de Etologia
Centro Champalimaud (Lisboa, Portugal)
2013 Longitudinal Stability and Growth of Child Social Competence During the Preschool Years 10º Congresso de Etologia
Centro Champalimaud (Lisboa, Portugal)
2013 Father Involvement and Attachment Quality (Envolvimento paterno e qualidade da vinculação ) VIII Simpósio Nacional de Investigação
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) (Aveiro, Portugal, Portugal)
2012 Preschool Affiliative Networks and Social Withdrawal in Preschol Children 9 Congresso Nacional de Etologia
cba- Centro de Biologia Ambiental (Lisboa, Portugal)
2011 Father involvement and organization of safe base behaviors in father-child relationship (Tipos de envolvimento paterno e organização dos comportamentos de base segura da criança na relação com o pai) I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
UIPCDE ( Lisboa, Portugal)
2011 Emotional regulation, temperament, attachment and adrenocortical functioning in children (Regulação emocional, temperamento, vinculação e funcionamento adrenocortical em crianças) I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
UIPCDE (Lisboa, Portugal)
2011 Mother internal working models, safe-based behaviors and representations of attachment in preschoolers (Modelos internos dinâmicos da mãe, comportamentos de base-segura e representações de vinculação em crianças de idade pré-escolar) I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
UIPCDE (Lisboa, Portugal)
2011 Are different views on the Attachment Story Completion Task an added value or methodological weakness? Two confronting quotation systems (Diferentes olhares sobre o Attachment Story Completion Task são mais valia ou fragilidade metodológica? Dois sistemas de cotação em confronto) VIII Congresso Iberoamericano de avaliação/evaluacion Psicológica
(Lisboa, Portugal)
2010 Father involvement and organization of safe base behaviors of children in Portuguese families (Envolvimento paterno e organização dos comportamentos de base segura das crianças em famílias portuguesas) VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2010 Parents internal working models and child secure base behavior (O Modelo Interno Dinâmico da Mãe e do Pai e o comportamento de base segura dos seus filhos) VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2010 Relationship between father involvement and social competence development in preschoolers (A relação entre o envolvimento paterno e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré-escolar) I Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga, Portugal, Portugal)
2010 Emotional regulation, attachment and adrenocortical functioning during episodes of fear, positive affect and anger in mother-child dyads (Regulação emocional, vinculação e funcionamento adrenocortical durante episódios de medo, afecto positivo e raiva, em díades mãe criança) VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2008 Attachment and emotional regulation (Vinculação e Regulação Emocional)
(Portugal)
2006 Relation between child temperament and attachment quality in the mother-child and father-child relationships (Relação entre o Temperamento da Criança e a Qualidade da Vinculação na Díade Mãe Criança e Pai Criança)
(Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09 - Atual Associations between Online Behaviors, Friendships and a loneliness in Adolescents [As associações entre os Comportamentos Online, as Amizades nos diferentes Contextos e a Solidão em Adolescentes ]
Orientador
Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado)
ISPA, Instituto Universitário, Portugal
2023/09 - Atual Associations between empathy, externalizing behaviors and bullying, in adolescents. [Associações entre empatia, comportamentos externalizantes e bullying em adolescentes)
Orientador
Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado)
ISPA, Instituto Universitário, Portugal
2023/09 - Atual Associations between empathy, internalizing and externalizing behaviors, in adolescents. [associações entre empatia, comportamento internalizantes e externalizantes, em adolescentes]
Orientador
Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado)
ISPA, Instituto Universitário, Portugal
2021/09/04 - Atual Attachment, Sympathy and the Feelings of Guilt: A Longitudinal Study in Childhood [Vinculação, Simpatia e o Sentimento de Culpa: Um Estudo Longitudinal na Infância]
Coorientador
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/03/08 - 2024/03/08 Professional Traineeship in Clinical Psychology of the Portuguese Board of Psychologists
Orientador
Professional Traineeship in Clinical Psychology (Outra) (Outra)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
2022/09/14 - 2023/10/27 Friendship quality in the digital age: Associations between friendship quality and online behaviors in adolescence [Qualidade da amizade na era digital: Associações entre a qualidade da amizade e os comportamentos online na adolescência]
Orientador
Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2021/09/15 - 2022/09/28 Emotion Regualtion mediation between attachment and empathy [O Papel Mediador da Regulação Emocional na Relação entre Vinculação e Empatia]
Orientador
Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2020/09/15 - 2021/11/22 Respect and Sympathy: Development of respect and moral emotions in portuguese children [Respeito e Simpatia: Desenvolvimento do respeito e das emoções morais em crianças portuguesas]
Orientador
Psicologia Clinica (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/06/16 - 2024/06/20 27th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD) (2024/06/16 - 2024/06/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
ISPA, Instituto Universitário, Portugal
2022/07/14 - 2022/07/16 International Attachment Conference 2022- Lisbon (2022/07/14 - 2022/07/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/07 Social Withdrawal and Aggression in Adolescence: Relationships with School Skills, Parental Conflict and Punishment [Retraimento Social e Agressividade na Adolescência: Relações com Competências Escolares, Conflito e Punição Parentais]
Arguente principal
Bruna Branco (Mestrado)
ISPA-IU, Portugal
2023/12/07 Attachment Quality, Empathy and Social Competence in Preschoolers [Qualidade da Vinculação, Empatia, Competência Social de Crianças em Idade Pre-escolar]
Presidente do júri
Ana Raquel Fragoso (Mestrado)
ISPA-IU, Portugal
2023/12/05 Social Networks in Young Adults: Relationship between the use of social networks and loneliness, self-esteem and life satisfaction [Uso das redes sociais em jovens adultos: estudo sobre a relação do uso das redes sociais com a solidão, autoestima e satisfação com a vida]
Arguente principal
Inês Gregório (Mestrado)
ISPA-IU, Portugal
2023/11/30 Relationships between Depressive Symptoms, Psychological Attributes, and Social and Emotional Skills of Young People [Relações entre Sintomas Depressivos, Atributos Psicológicos, e Competências Sociais e Emocionais dos Jovens]
Arguente
Marisa Ramos (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/10/27 Friendship quality in the digital age: Associations between friendship quality and online behaviors in adolescence [Qualidade da amizade na era digital: Associações entre a qualidade da amizade e os comportamentos online na adolescência]
Orientador
Jussane Martha de Azevedo (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/12/06 "FATHER, MOTHER, I'M SHAME Association between Parental Practices and Shame in Adolescence ["PAI, MÃE, TENHO VERGONHA, Associação entre Práticas Parentais e Vergonha na Adolescência]
Presidente do júri
Rita Santos (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/12/06 Profiles of Loneliness, Parenting Practices and Attachment Relationships [Perfis de Solidão, Práticas Parentais e Segurança nas relações de Vinculação]
Arguente principal
Davide Pinto (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/09/28 Emotion Regulation mediation on attachment and empathy relation. [O Papel Mediador da Regulação Emocional na Relação entre Vinculação e Empatia]
Orientador
Eva de Oliveira Pires (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/09/28 Parents in Children's Feeding: Food Introduction, Emotional Regulation and Eating Practices [Os Pais na Alimentação das Crianças: Introdução Alimentar, Regulação Emocional e Praticas Alimentares]
Arguente principal
Fátima Martins (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/09/28 Tell me how you feel, I will help you to react: The impact of parental competence perceptions on the relationship between the reactions to negative emotions and children's emotional regulation [Diz-me como te Sentes, Ajudar-te-ei na forma como Reages: O Impacto do Sentimento de Competencia Parental na Relação entre as Reaçoes as Emoçoes Negativas e a Regulação Emocional das Crianças]
Arguente principal
Patricia Steffensen (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/07/19 Physical punishment: Caregivers’ beliefs and educational practices used in Portugal [Punição física: Crenças dos cuidadores e práticas educativas utilizadas em Portugal]
Arguente
Telma Gonçalves Rancheiro (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/07 The heterogeneity of disruptive behavior in the preschool years: levels of organization and underlying mechanisms (substitute member)
Vogal
Beatriz Domínguez Álvarez (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2021/12/10 Parenting styles: Parental perception in a sample of parents of preschoolers [Estilos Educativos Parentais: Perceção parental numa amostra de pais de crianças a frequentar o pré-escolar]
Presidente do júri
Ana Isabel Barreiras (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2021/11/22 Respect and Sympathy: Development of respect and moral emotions in Portuguese children [Respeito e Simpatia: Desenvolvimento do respeito e das emoções morais em crianças portuguesas]
Orientador
Evlyne Cardoso (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2021/07/21 It takes a village: Parental practices, social support and a global pandemic. [It takes a village: práticas parentais, suporte social e uma pandemia mundial.]
Arguente principal
Tatiana Esperanço (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2021/02/05 Parental coping and negative emotions: associations with executive functioning in preschool [Coping parental para lidar com as emoções negativas: associações com o funcionamento executivo no pré-escolar]
Arguente principal
Déborah Verhaeghe (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2020/07/10 Friendship Quality and Self-concept in 3rd and 4th school year [A Qualidade da Amizade e as suas Implicações no Auto-conceito em Crianças do 3º e 4º ano]
Arguente principal
Joana Couto (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2020/07/07 Beyond Attachment: The role of social acceptance in the relationship between attachment and self-esteem [Para Lá da Vinculação: O papel da aceitação social na relação entre a vinculação e a auto-estima]
Arguente principal
Ana Inês Varanda (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/01 - Atual Developmental Psychology
2022/09 - Atual Análise Psicológica
2022/05 - Atual European Early Childhood Education Research Journal
2021/05 - Atual Psicologia
2021/04 - Atual Journal of Social and Personal Relationships SAGE
2020/07 - Atual Frontiers Psychology - Developmental Psychology

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/14 - Atual Research Methods II (Métodos de Investigação II) Psicologia (Licenciatura) ISPA, Instituto Universitário, Portugal
2021/09/14 - Atual Developmental Research Methods I (Métodos de Investigação Desenvolvimental I) Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2021/02/24 - Atual Developmental Research Methods II [Métodos de Investigação Desenvolvimental II] Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2018/09/20 - Atual Research Methods I (Métodos Investigação I) Psicologia (Licenciatura) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/10 - 2024/02/14 Developmental Pshychology I [Psicologia do Desenvolvimento I] Psicologia (Licenciatura) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2017/09 - 2018/06 Developmental Psychology I and II (Psicologia Desenvolvimento I e II) (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015/09 - 2016/02 Research Methods I (Métodos de Investigação I) (Mestrado integrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/05/25 - Atual InLuto Portuguese Association for grief integrated care in [InLuto Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto]
2019/01/10 - Atual International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD)
2016/02 - Atual Portuguese Psychologists in Association (Ordem dos Psicólogos Portugueses)
2012/02 - 2013/02 SRCD - Society for Research in Child Development

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/02/09 - 2023/02/24 Member of the evaluation panel (Substitute member) for a Research Fellowship (call reference: WJCR/004/BI/2023) in the scope of the research-related activities in Psychology of the R&D Unit William James Center for Research ISPA-IU, Portugal
Distinções

Outra distinção

2020 2 position in CEEC 3.ª Edition [Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual, 2020.01432.CEECIND]
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2019 2019 Student and Early Career Council (SECC) Poster Competition
Society for Research in Child Development, Estados Unidos
2011 FCT Phd grant [Bolsa FCT doutoramento SFRH/BD/69863/2010]
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal