???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mary Sandra Carlotto

Nomes de citação

  • Carlotto, Mary
  • Carlotto, M. S.

Identificadores de autor

Ciência ID
7916-A597-D9E5
ORCID iD
0000-0003-2336-5224
Formação
Grau Classificação
1998/07/01 - 2005/12/21
Concluído
Psicologia Social (Doktor (PhD))
Especialização em Psicologia do Trabalho - Psicologia da Saúde Ocupacional
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE ENSINO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06/01 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Brasília - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2023/06/01 - Atual Fatores de risco e de proteção de agravos ocupacionais
Investigador responsável
Universidade de Brasília - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Michelle Engers Taube; Mary Sandra Carlotto. "Síndrome de Burnout em líderes e liderados: um modelo demandas-recursos no trabalho". Revista de Psicología (2024): https://doi.org/10.5354/0719-0581.2024.69868.
    10.5354/0719-0581.2024.69868
  2. Liciane Diehl; Mary Sandra Carlotto. "Estressores Ocupacionais em Professores dos Diferentes Níveis de Ensino: uma Análise Qualitativa". Psicologia Escolar e Educacional 28 fluxo cont (2024): https://submission.scielo.br/index.php/pee/article/view/260060.
  3. Pedro Gil-LaOrden; Mary Sandra Carlotto; Pedro R. Gil-Monte. "The Role of Guilt Feelings in the Development of the Burnout Process: The Influence on Psychosomatic Problems". Behavioral Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/bs14121196.
    10.3390/bs14121196
  4. Mary Sandra Carlotto; Sheila Gonçalves Câmara; Lia Severo Vieira; Guilherme Welter Wendt; Arla Day. "Demandas e recursos de tecnologias de informação e comunicação: evidências de validade de um instrumento". Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social (2024): https://doi.org/10.31211/rpics.2024.10.2.345.
    10.31211/rpics.2024.10.2.345
  5. Filipe Campani; Paulo Roberto Taborda de Souza Filho; Mary Sandra Carlotto; Sheila Gonçalves Câmara. "Evidências de validade da Escala de Fatalismo Social (EFS) no contexto brasileiro". Revista Iberoamericana de Psicología (2024): https://doi.org/10.33881/2027-1786.rip.17208.
    10.33881/2027-1786.rip.17208
  6. Carla Carvalho; Ana Pinto; Beatriz Pinedo; Soraia Oliveira; Sonia Maria Guedes Gondim; Mary Sandra Carlotto; Rui Coelho de Moura. "Exploring the Relationship between Decision-Making Styles and Emotion Regulation: A Study of Police Officials in Portuguese Public Security". Social Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/socsci13100544.
    10.3390/socsci13100544
  7. Mary Sandra Carlotto; Sheila Gonçalves Câmara. "Predictores de adicción al trabajo en el profesorado universitario". Apuntes de Psicología (2024): https://doi.org/10.55414/699g5c66.
    10.55414/699g5c66
  8. Fernanda Bittencourt Romeiro; Mary Sandra Carlotto; Priscila Goergen Brust-Renck. "Síndrome de Burnout em estudantes de medicina: efeito das emoções, variáveis sociodemográficas e acadêmicas". CES Psicología (2024): https://doi.org/10.21615/cesp.7101.
    10.21615/cesp.7101
  9. Pricila Kuhn; Michelle Engers Taube; Mary Sandra Carlotto. "Intenção de abandono profissional em professores brasileiros". Revista Psicologia em Pesquisa (2024): https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.37834.
    10.34019/1982-1247.2024.v18.37834
  10. Vanessa da Silva Marques; Mary Sandra Carlotto. "Síndrome de Burnout em Psicólogos Clínicos: Um modelo Demandas-Recursos". Revista Subjetividades (2024): https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i2.e13726.
    10.5020/23590777.rs.v24i2.e13726
  11. Michele Engers Taube; Mary Sandra Carlotto; Sheila Gonçalves Câmara. "Síndrome de burnout, conflitos, trabalho emocional: perfil discriminante entre líderes e liderados". Ciencias Psicológicas (2024): https://doi.org/10.22235/cp.v18i1.3146.
    10.22235/cp.v18i1.3146
  12. Fernanda Bittencourt Romeiro; Elisa Kern de Castro; Mary Sandra Carlotto. "Comunicação Emocional em Saúde: Apresentando a Ferramenta de Codificação de Verona de Sequências Emocionais (VR-CoDES)". Quaderns de Psicologia (2024): https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1972.
    10.5565/rev/qpsicologia.1972
  13. Liciane Diehl; Mary Sandra Carlotto. "PERCEPÇÃO DE ESTRESSORES OCUPACIONAIS EM PROFESSORES DOS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA". Psicologia Escolar e Educacional (2024): https://doi.org/10.1590/2175-35392024-260060.
    10.1590/2175-35392024-260060
  14. Liciane Diehl; Mary Sandra Carlotto. "PERCEPTION OF OCCUPATIONAL STRESSORS BY TEACHERS AT DIFFERENT EDUCATION LEVELS: A QUALITATIVE ANALYSIS". Psicologia Escolar e Educacional (2024): https://doi.org/10.1590/2175-35392024-260060-t.
    10.1590/2175-35392024-260060-t
  15. Sheila Gonçalves Câmara; Mary Sandra Carlotto. "Academic stressors as predictors of burnout syndrome in university students". Revista Brasileira de Educação (2024): https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290021.
    10.1590/s1413-24782024290021
  16. Vanessa da Silva Marques; Mary Sandra Carlotto. "Demandas e Recursos para Predição da Síndrome de Burnout em Psicólogos Clínicos". Psicologia: Ciência e Profissão (2024): https://doi.org/10.1590/1982-3703003258953.
    10.1590/1982-3703003258953
  17. Sheila Gonçalves Câmara; Mary Sandra Carlotto. "Estressores acadêmicos como preditores da síndrome de burnout em estudantes". Revista Brasileira de Educação (2024): https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290020.
    10.1590/s1413-24782024290020
  18. Mary Sandra Carlotto; Pricila Kuhn. "Autoavaliação da saúde geral em professores da educação básica". Educação em Foco (2023): https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6652.
    10.36704/eef.v26i50.6652
  19. Pricila Kuhn; Mary Sandra Carlotto. "PREDICTORS OF PROFESSIONAL AND INSTITUTIONAL DROPOUT INTENTION IN TEACHERS". Psicologia, Saúde & Doença (2023): https://doi.org/10.15309/23psd240316.
    10.15309/23psd240316
  20. Mary Sandra Carlotto; Sheila Gonçalves-Câmara. "Síndrome de Burnout em estudantes universitários trabalhadores e não trabalhadores". Revista Estudios Psicológicos (2023): https://doi.org/10.35622/j.rep.2023.03.002.
    10.35622/j.rep.2023.03.002
  21. Mary Sandra Carlotto; Sónia P. Gonçalves; Rosa Lutete Geremias; Sheila Gonçalves Câmara. "The mediating role of burnout syndrome between regulatory focus/motivation and intention to leave in teachers". Análise Psicológica (2023): https://doi.org/10.14417/ap.1985.
    10.14417/ap.1985
  22. Antônio Virgílio Bittencourt Bastos; Sonia Maria Guedes Gondim; Gardênia da Silva Abbad; Luciana Mourão; Amalia Raquel Pérez-Nebra; Francisco Antônio Coelho Júnior,; Mary Sandra Carlotto. "The Internationalisation of Psychology in Brazil: an Analysis of Scientific Outputs, Collaboration Networks and Their Impacts". Trends in Psychology (2023): https://doi.org/10.1007/s43076-023-00280-0.
    10.1007/s43076-023-00280-0
  23. Pedro R. Gil-Monte; Begoña Espejo; Irene Checa; Pedro Gil-LaOrden; Kezia Angeline J; Mary Sandra Carlotto; Daniela Converso; et al. "Factor Structure and Measurement Invariance of the Spanish Burnout Inventory Among Professionals Across 17 Countries and Regions". Applied Research in Quality of Life (2023): https://doi.org/10.1007/s11482-022-10108-1.
    10.1007/s11482-022-10108-1
  24. Gabriela Neumann; Mary Sandra Carlotto; Sheila Gonçalves Câmara. "Transtornos Mentais Comuns em Motoristas de Transporte Coletivo de Passageiros". Revista Psicologia e Saúde (2023): https://doi.org/10.20435/pssa.v14i3.2021.
    10.20435/pssa.v14i3.2021
  25. Monique Lauermann Tassinari Rückert; Tonantzin Ribeiro Gonçalves; Mary Sandra Carlotto. "Trabalho em Saúde Mental Durante a COVID-19: Manejo de Pacientes com Risco". PSI UNISC (2023): https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i1.17926.
    10.17058/psiunisc.v7i1.17926
  26. Sónia Pedroso Gonçalves; Clementina da Conceição Lobato Nogueira; Marlene Vale da Silva; Mary Sandra Carlotto. "Mapping the social representations of Psychology: a study in a Portuguese context". Estudos de Psicologia (Campinas) (2023): https://doi.org/10.1590/1982-0275202340e200161en.
    10.1590/1982-0275202340e200161en
  27. Letícia Dutra; Mary Sandra Carlotto. "Predictors of Subjective Well-Being of Expatriates on Mission in Brazil". Paidéia (Ribeirão Preto) (2023): https://doi.org/10.1590/1982-4327e3311.
    10.1590/1982-4327e3311
  28. Sónia Pedroso Gonçalves; Clementina da Conceição Lobato Nogueira; Marlene Vale da Silva; Mary Sandra Carlotto. "Mapeamento das representações sociais da Psicologia: um estudo em contexto português". Estudos de Psicologia (Campinas) (2023): https://doi.org/10.1590/1982-0275202340e200161.
    10.1590/1982-0275202340e200161
  29. Mary Sandra Carlotto; Gabriela Neumann. "Estratégias de Enfrentamento Utilizadas por Trabalhadores em Situação de Desemprego: Uma Revisão Integrativa". Revista de Psicologia da IMED (2022): https://doi.org/10.18256/2175-5027.2022.v14i2.4696.
    10.18256/2175-5027.2022.v14i2.4696
  30. Mary Sandra Carlotto; Sheila Gonçalves Câmara. "As Intenções de abandonar o curso universitário: um estudo de predição e mediação". Revista Educação em Questão (2022): https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID29277.
    10.21680/1981-1802.2022v60n65ID29277
  31. Michelle Engers Taube; Mary Sandra Carlotto. "Síndrome de Burnout e a liderança: revisão sistemática da literatura". Revista Administração em Diálogo - RAD (2022): https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i3.54795.
    10.23925/2178-0080.2022v24i3.54795
  32. Mary Sandra Carlotto; Gardênia da Silva Abbad; Marina Greghi Sticca; Maria Nivalda de Carvalho-Freitas; Marcos Santos de Oliveira. "Burnout Syndrome and the Work Design of Education and Health Care Professionals". Psico-USF (2021): https://doi.org/10.1590/1413-82712021260208.
    10.1590/1413-82712021260208
  33. Gildo Aliante; Jaqueline Tittoni; Mary Sandra Carlotto; Mussa Abacar. "Síndrome de Burnout em Professores Moçambicanos do Ensino Fundamental". Psicologia: Ciência e Profissão (2021): https://doi.org/10.1590/1982-3703003219900.
    10.1590/1982-3703003219900
  34. Edemar Zardo; Mary Sandra Carlotto Carlotto. "O papel mediador da satisfação com a vida na relação entre adição ao trabalho e o conflito trabalho-família". Revista Psicologia em Pesquisa (2020): https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27410.
    10.34019/1982-1247.2020.v14.27410
  35. Liciane Diehl; Mary Sandra Carlotto. "Síndrome de Burnout em professores: diferenças entre níveis de ensino". Research, Society and Development 9 5 (2020): 62952623-62952623. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.2623.
    10.33448/rsd-v9i5.2623
  36. Michelle Engers Taube; Mary Sandra Carlotto. "Preditores da Intenção de Abandono Profissional em Caminhoneiros". Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia (2020): https://doi.org/10.36298/gerais202013e14903.
    10.36298/gerais202013e14903
  37. Michelle Engers Taube de Oliveira; Mary Sandra Carlotto. "Factors Associated with Common Mental Disorders in Truck Drivers". Psicologia: Teoria e Pesquisa 36 (2020): https://doi.org/10.1590/0102.3772e3653.
    10.1590/0102.3772e3653
  38. Gardênia da Silva Abbad; Mary Sandra Carlotto; Sonia Maria Guedes Gondim; Jorge Correia Jesuino. "WELL-BEING: ANTECEDENTS AND CONSEQUENTS". RAM. Revista de Administração Mackenzie 21 1 (2020): https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramd200189.
    10.1590/1678-6971/eramd200189
  39. Edemar Zardo; Mary Sandra Carlotto. "Adicción al trabajo en profesionales autónomos". Salud & Sociedad (2019): https://doi.org/10.22199/issn.0718-7475-2019-03-014.
    10.22199/issn.0718-7475-2019-03-014
  40. Mary Sandra Carlotto; Sheila Gonçalves Câmara. "Burnout Syndrome in Public Servants: Prevalence and association with Occupational Stressors". Psico-USF 24 3 (2019): 425-435. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240302.
    10.1590/1413-82712019240302
  41. Daniele Kruel Goebel; Mary Sandra Carlotto. "Preditores da autoavaliação da Saúde Geral em docentes de Educação a Distância". RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia (2019): https://doi.org/10.5944/ried.22.1.21885.
    10.5944/ried.22.1.21885
  42. Sheila Gonçalves Câmara; Mary Sandra Carlotto; Lívia Maria Bedin. "Evidências de Validade da Versão Reduzida do Coping Orientation to Problems Experienced Inventory (COPE) com Trabalhadores Brasileiros". PSICOGENTE (2019): https://doi.org/10.17081/psico.22.41.3301.
    10.17081/psico.22.41.3301
  43. Mary Sandra Carlotto; Sheila Gonçalves Câmara; Michelle Engers Taube de Oliveira. "Intenção de abandono profissional entre professores: o papel dos estressores ocupacionais". Revista Brasileira de Educação 24 (2019): https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240028.
    10.1590/s1413-24782019240028
  44. Larissa Dalcin; Mary Sandra Carlotto. "Avaliação de efeito de uma intervenção para a Síndrome de Burnout em professores". Psicologia Escolar e Educacional 22 1 (2018): 141-150. https://doi.org/10.1590/2175-35392018013718.
    10.1590/2175-35392018013718
  45. Sandra Yvonne Spiendler Rodríguez; Mary Sandra Carlotto; Mariana Barcinski. "Estratégias de enfrentamento utilizadas por psicólogos: uma análise de gênero.". Salud & Sociedad 6 2 (2015): 110-119. https://doi.org/10.22199/S07187475.2015.0002.00001.
    10.22199/S07187475.2015.0002.00001